PLANEJAMENTO ANUAL –
6º ANO
|
||
UNIDADE/CONTEÚDOS
|
TÓPICOS
|
|
I
Unidade
|
Números naturais e
sistemas de numeração
|
-Números naturias( história)
-Sequencia dos números
naturais
-O conjunto N
-Arredondamentos
-As várias representações de
um número natural
-Tratamento da informação –
Estatística: tabelas e gráficos com números naturais
-Operações fundamentais com
números naturais (adição, subtração, multiplicação e divisão)
-Situações problemas e
cálculo mental
|
-Sólidos geométricos,
regiões planas e contornos
|
-classificação dos sólidos
geométricos
-elementos de um poliedro:
vértice, face e aresta
-poliedro: paralelepípedo ou
bloco retangular
-As três dimensões de um
bloco retangular
|
|
II Unidade
|
Potenciação e
radiciação em N
Expressões numéricas
|
-Termos e leitura de uma
potenciação
-Expoente 2, 3 e demais
expoentes
-Potências de base 10
-A idéia de raiz quadrada
-Operações fundamentais com
números naturais
|
Sólidos geométricos:
regiões planas e contornos
|
- Os prismas e as pirâmides
-Principais corpos redondos
-Regiões planas
-Contornos de regiões planas
|
PLANEJAMENTO ANUAL –
6º ANO
|
||
UNIDADE/CONTEÚDOS
|
TÓPICOS
|
|
III
Unidade
|
Divisores e Múltiplos
de Números naturais
|
-Divisibilidade: múltiplo e
divisor de números naturais
-Números primos e compostos
-Máximo divisor comum (mdc)
-Mínimo múltiplo comum (mmc)
-Processo prático para
a determinação do mmc e mdc
|
Frações e porcentagens
|
-Fração: leitura e
representação
-Algumas ideias associadas à
fração
-Fração de um número
-Tipos de frações
-Simplificação e comparação
de fração
-Operações com frações
-Porcentagem e fração
|
|
Ângulos e retas
|
-Definição
-Ângulo reto, agudo e
obtuso
-Retas paralelas e
retas concorrentes
|
|
IV
Unidade
|
Números decimais
|
-Representação decimal
-Número decimal e fração
-Comparação de números
decimais
-Operações com números
decimais
|
Grandezas e medidas
|
-Unidades de medidas:
comprimento, capacidade, área e volume
|
|
Perímetros, áreas e
volumes
|
-Perímetro de um contorno
-Área de algumas figuras
planas
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário