DIRECIONAMENTO PARA A 5º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O 6º ANO, 7º ANO , 8º ANO E 9º ANO -2023

 

Direcionamento do Planejamento 2023

Componente Curricular: Geografia

5º Sequência Didática

 

Tema: Consumo

Consumismo e competitividade levam ao emagrecimento moral e intelectual da pessoa, à redução da personalidade e da visão do mundo, convidando, também, a esquecer a oposição fundamental entre a figura do consumidor e a figura do cidadão.

                                                                                                                                                   Milton Santos

.

6º ANO 

Período:12- 06-2023 a 30-06-2023

 

Subtema: Consumo sustentável no planeta

Objetos de Conhecimento: Transformação das paisagens naturais e antrópicas.

·         Os continentes e ilhas

·         Oceanos e mares

Habilidades:

(EF06GE04) Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.

(EF06GE04BA) Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas do Brasil e da Bahia e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.

(EF06GE04IT) Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas do Brasil, da Bahia e do município de Itamaraju e a sua localização no modelado da superfície terrestre destacando planaltos e morros de Itamaraju e da cobertura vegetal de mata Atlântica.

Obs. Analisar outras habilidades.

 

 

Orientações para o trabalho: O grupo deverá construir uma sequência didática contendo 9 aulas (seguir o modelo da sequência anterior), considerar o material do livro didático, ler atentamente todas as páginas e sugestões do livro, utilizar o mapa conceitual. Para atender os estudantes que tem acesso à  internet poderá fazer uso de outros recursos metodológicos com objetivo de facilitar a compreensão, como, vídeos, slides, textos informativos, jogos e outros. 

Sugestão: No primeiro momento elaborar uma revisão do conteúdo anterior com com atividades ou dinâmica para memorização e utilizar atividade Complementar dos capítulo do livro Araribá Mais Geografia.

https://articulandooconhecimento.blogspot.com/p/9-sequencia-geografia-2020.html utilizar o link para visualizar a sequência e aproveitar sugestões de metodologias, com intuito de levantar conhecimentos prévios e introduzir a temática.

Reproduzir atividades no Google Forms, caso achem oportuno.

Observação: Não esquecer de preencher as tabelas sobre recursos e avaliação no final da sequência. 

 

RECURSOS: (              ) Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (  ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (  ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (                      )

( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(  ) Atividade escrita; (  ) Avaliação da participação; Outros:

 

PROFESSORES: Marilaque, Núbia, Elizangela.  e Joelita.

 

7º ANO 

Período: 12- 06-2023 a 30-06-2023

 

Subtema: Crescimento Populacional e Consumo

 

Objetos de Conhecimento: Produção, Circulação e Consumo de Mercadorias

   População brasileiro (Aspectos demográficos e sociais)

Habilidades:

(EF07GE02) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.

  (EF07GE02IT) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do local, da Mesorregião do Extremo Sul da Bahia e do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas com destaque para a questão fundiária entre os fazendeiros latifundiários, os indígenas Pataxó e os povos do Movimento Sem-terra-MST na região do Extremo Sul da Bahia e no município de Itamaraju.

EF07GE04) Analisar a distribuição territorial da população brasileira e baiana, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras.

 (EF07GE04IT) Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões bra- sileiras e nos territórios de identidade do estado, como Itamaraju.

(EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil e da Bahia (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogia espaciais.

 Obs. Analisar outras habilidades.

 

 Orientações para o trabalho: O grupo deverá construir uma sequência didática contendo 9 aulas (seguir o modelo da sequência anterior), considerar o material do livro didático, ler atentamente todas as páginas e sugestões do livro, utilizar o mapa conceitual. Para atender os estudantes que tem acesso à internet poderá fazer uso de outros recursos metodológicos com objetivo de facilitar a compreensão, como, vídeos, slides, textos informativos, jogos e outros. 

Sugestão: No primeiro momento elaborar uma revisão do conteúdo anterior com atividades ou dinâmica para memorização e utilizar atividade Complementar dos capítulo do livro Araribá Mais Geografia.

https://articulandooconhecimento.blogspot.com/p/9-sequencia-geografia-2020.html utilizar o link para visualizar a sequência e aproveitar sugestões de metodologias, com intuito de levantar conhecimentos prévios e introduzir a temática.

Reproduzir atividades no Google Forms, caso achem oportuno.

Observação: Não esquecer de preencher as tabelas sobre recursos e avaliação no final da sequência. 

 

RECURSOS: (             ) Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (  ) Computador; ( ) Jogos; (  ) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (  ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: páginas (         ).

( ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(  ) Atividade escrita; (  ) Avaliação da participação; Outros:

 

PROFESSORES: Elenice, Maria Flores, Evandro, Renata.   

 

8º ANO 

Período: 12- 06-2023 a 30-06-2023

 

 

 

Subtema: População e consumo

Objetos de Conhecimento: Cartografia: Anamorfose, Croquis e Mapas Temáticos da América e da África.

 

·         Continente Americano/ Quadro natural e regionalização

Habilidades:

EF08GE01IT) Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes e sua espacialização no país e no estado da Bahia e no município de Itamaraju.

(EF08GE04IT) Compreender os fluxos de migração na América Latina (movimentos voluntários e forçados, assim como fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais políticas migratórias da região, traçando paralelos com a dinâmica nacional, baiana da mesorregião do Extremo Sul da Bahia especialmente no Município de Itamaraju.

(EF08GE04) Compreender os fluxos de migração na América Latina (movimentos voluntários e força dos, assim como fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais políticas migratórias da região, traçando paralelos com a dinâmica nacional e baiana.

 (EF08GE04IT) Compreender os fluxos de migração na América Latina (movimentos voluntários e forçados, assim como fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais políticas migratórias da região, traçando paralelos com a dinâmica nacional, baiana da mesorregião do Extremo Sul da Bahia especialmente no Município de Itamaraju.

(EF08GE10) Distinguir e analisar conflitos e ações dos movimentos sociais brasileiros e baiano, no campo e na cidade, comparando com outros movimentos sociais existentes nos países latino-americanos.

(EF08GE10IT) Distinguir e analisar conflitos e ações dos movimentos sociais brasileiros, no campo (MST dentre outros) e na cidade em especial no espaço de vivência, comparando com outros movimentos sociais existentes nos países latino-americanos.

Obs. Analisar outras habilidades.

Orientações para o trabalho: O grupo deverá construir uma sequência didática contendo 6 aulas (seguir o modelo da sequência anterior), considerar o material do livro didático, ler atentamente todas as páginas e sugestões do livro, utilizar o mapa conceitual. Para atender os estudantes que tem acesso à internet poderá fazer uso de outros recursos metodológicos com objetivo de facilitar a compreensão, como, vídeos, slides, textos informativos, jogos e outros. 

Sugestão: No primeiro momento elaborar uma revisão do conteúdo anterior com atividades ou dinâmica para memorização e utilizar atividade Complementar dos capítulo do livro Araribá Mais Geografia.

https://articulandooconhecimento.blogspot.com/p/9-sequencia-geografia-2020.html utilizar o link para visualizar a sequência e aproveitar sugestões de metodologias, com intuito de levantar conhecimentos prévios e introduzir a temática.

Reproduzir atividades no Google Forms, caso achem oportuno.

Observação: Não esquecer de preencher as tabelas sobre recursos e avaliação no final da sequência. 

 

PROFESSORES: Ilma, Leonardo, Ilce, Adeluzia  e Ibys.

 

 

RECURSOS: (                 ) Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (  ) Computador; ( ) Jogos; (  ) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (  ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (                             )

( ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(  ) Atividade escrita; (  ) Avaliação da participação; Outros:

 

9º ANO 

Período: 12- 06-2023 a 30-06-2023

 

Subtemas: Economia, sociedade e consumo

Objetos de Conhecimento: A Divisão do Mundo em Oriente e Ocidente. Intercâmbios Históricos e Culturais entre Europa, Ásia e Oceania.

·         O continente Europeu/ Europa: Quadro natural e regionalização.

 

Habilidades:

EF09GE02) Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.

(EF09GE04IT) Relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania, valorizando identidades e interculturalidades regionais e no local de vivência.

(EF09GE08BA) Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania, comparando casos no Brasil e na Bahia

 Obs. Analisar outras habilidades.

Orientações para o trabalho: O grupo deverá construir uma sequência didática contendo 6 aulas (seguir o modelo da sequência anterior), considerar o material do livro didático, ler atentamente todas as páginas e sugestões do livro, utilizar o mapa conceitual. Para atender os estudantes que tem acesso a internet poderá fazer uso de outros recursos metodológicos com objetivo de facilitar a compreensão, como, vídeos, slides, textos informativos, jogos e outros. 

Sugestão: No primeiro momento elaborar uma revisão do conteúdo anterior com atividades ou dinâmica para memorização e utilizar atividade Complementar dos capítulo do livro Araribá Mais Geografia.

https://articulandooconhecimento.blogspot.com/p/9-sequencia-geografia-2020.html utilizar o link para visualizar a sequência e aproveitar sugestões de metodologias, com intuito de levantar conhecimentos prévios e introduzir a temática.

Reproduzir atividades no Google Forms, caso achem oportuno.

Observação: Não esquecer de preencher as tabelas sobre recursos e avaliação no final da sequência. 

 

.

RECURSOS: (            ) Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (  ) Computador; ( ) Jogos; (  ) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; ( ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (                )

( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(  ) Atividade escrita; (  ) Avaliação da participação; Outros:

PROFESSORES: Mauro, Natália, Adeires.

SUGESTÃO PARA ESSA SEQUÊNCIA:  Orientar como trabalhar a sustentabilidade em sala de aula com mapas e gráficos, para que os estudantes visualizem áreas de preservação ambiental e que vejam o “antes e depois” de locais que foram desmatados. Incentive o descarte correto dos resíduos com lixeiras seletivas.

 

 

                                                                  Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

Nenhum comentário:

Postar um comentário