PREFEITURA
MUNICIPAL DE ITAMARAJU
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
Coordenação do Ensino
Fundamental Anos Finais
ENCONTRO
PEDAGÓGICO - 2023
COMPONENTE
CURRICULAR: Geografia
ARTICULADOR:
Uelcineia Jeamonod da Cruz
DATA:
06/06/2023
HORÁRIO:
8:00h às 11:30h (matutino)
13:30h às 17:00h
(vespertino
PAUTA:
1º Momento: Acolhida/Oração
2º Momento:
Leitura e reflexão do texto (Autor desconhecido)
Qual é a sua mensagem?
O ato de comprar alguma coisa está
inteiramente ligado a mostrar quem você é. Quando você desencadeia um hábito de
consumismo, na realidade está só colocando para fora um rompante de emoções
descontroladas que o levam a acreditar que qualquer coisa basta. Repense o seu
hábito! Pare para refletir sobre quem você verdadeiramente é e sobre qual
legado gostaria de deixar transparecer. Ao comprar algo, você acaba deixando
uma mensagem. Que mensagem você quer transmitir às pessoas?
3º
Momento: Análise e do Andamento da 4º Sequência Didática.
Fazer um debate, onde
os grupos (2) serão advogados de acusação e advogados de defesa.
Procedimento:
Os
grupos analisarão as sequências anotando as observações na planilha de rubrica,
terão um momento para isso, em seguida deverão expor as observações como se
fosse num tribunal e a sequência o réu. Dentro de cada grupo deverá ter 3
subgrupos, um acusa, outro defende e uma pessoa lê as mudanças que aplicaram
para aceitação da sequência outro grupo, deverá fazer a defesa.
Entregar
os direcionamentos e as rubricas.
Tema:
Consumo
Consumismo
e competitividade levam ao emagrecimento moral e intelectual da pessoa, à
redução da personalidade e da visão do mundo, convidando, também, a esquecer a
oposição fundamental entre a figura do consumidor e a figura do cidadão.
Milton Santos
.
6º ANO
Período:12-
06-2023 a 30-06-2023
Subtema: Consumo sustentável no planeta
Objetos de Conhecimento: Transformação
das paisagens naturais e antrópicas.
·
Os continentes e ilhas
·
Oceanos e mares
Habilidades:
(EF06GE04) Descrever o ciclo
da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural,
reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes
hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da
cobertura vegetal.
(EF06GE04BA) Descrever o ciclo
da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural,
reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes
hidrográficas do Brasil e da Bahia e a sua localização no modelado da
superfície terrestre e da cobertura vegetal.
(EF06GE04IT)
Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente
urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias
e das redes hidrográficas do Brasil, da Bahia e do município de Itamaraju e a
sua localização no modelado da superfície terrestre destacando planaltos e
morros de Itamaraju e da cobertura vegetal de mata Atlântica.
Obs. Analisar
outras habilidades.
Orientações
para o trabalho: O grupo deverá construir uma sequência didática contendo 9
aulas (seguir o modelo da sequência anterior), considerar o material do livro
didático, ler atentamente todas as páginas e sugestões do livro, utilizar o
mapa conceitual. Para atender os estudantes que tem acesso à internet poderá
fazer uso de outros recursos metodológicos com objetivo de facilitar a
compreensão, como, vídeos, slides, textos informativos, jogos e outros.
Sugestão:
No primeiro momento elaborar uma revisão do conteúdo anterior com com
atividades ou dinâmica para memorização e utilizar atividade Complementar dos
capítulo do livro Araribá Mais Geografia.
https://articulandooconhecimento.blogspot.com/p/9-sequencia-geografia-2020.html utilizar
o link para visualizar a sequência e aproveitar sugestões de metodologias, com
intuito de levantar conhecimentos prévios e introduzir a temática.
Reproduzir atividades no Google
Forms, caso achem oportuno.
Observação: Não
esquecer de preencher as tabelas sobre recursos e avaliação no final da
sequência.
RECURSOS: ( ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( )
Revista; ( ) Vídeo; ( )
Computador; ( ) Jogos; ( ) Textos Informativos; ( ) Outros
AVALIAÇÃO: ( ) Prova;
( ) Trabalho; ( ) Resolução
de Exercícios/Livro páginas: ( )
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( )
Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;
( ) Atividade
escrita; ( ) Avaliação da participação; Outros:
PROFESSORES: Marilaque, Núbia, Elizangela. e Joelita.
7º ANO
Período: 12-
06-2023 a 30-06-2023
Subtema: Crescimento Populacional e
Consumo
Objetos de Conhecimento: Produção, Circulação e Consumo de
Mercadorias
População
brasileiro (Aspectos demográficos e sociais)
Habilidades:
(EF07GE02) Analisar a
influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e
territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e
contemporâneas.
(EF07GE02IT) Analisar a influência dos fluxos econômicos e
populacionais na formação socioeconômica e territorial do local, da Mesorregião
do Extremo Sul da Bahia e do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões
históricas e contemporâneas com destaque para a questão fundiária entre os
fazendeiros latifundiários, os indígenas Pataxó e os povos do Movimento
Sem-terra-MST na região do Extremo Sul da Bahia e no município de Itamaraju.
EF07GE04) Analisar a
distribuição territorial da população brasileira e baiana, considerando a
diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim
como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras.
(EF07GE04IT) Analisar a distribuição
territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural
(indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e
idade nas regiões brasileiras e nos territórios de identidade do estado, como
Itamaraju.
(EF07GE09)
Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando
tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil e da
Bahia (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e
analogia espaciais.
Orientações para o trabalho: O grupo
deverá construir uma sequência didática contendo 9 aulas (seguir o modelo da
sequência anterior), considerar o material do livro didático, ler atentamente
todas as páginas e sugestões do livro, utilizar o mapa conceitual. Para atender
os estudantes que tem acesso à internet poderá fazer uso de outros recursos
metodológicos com objetivo de facilitar a compreensão, como, vídeos, slides,
textos informativos, jogos e outros.
Sugestão:
No primeiro momento elaborar uma revisão do conteúdo anterior com atividades ou
dinâmica para memorização e utilizar atividade Complementar dos capítulo do
livro Araribá Mais Geografia.
https://articulandooconhecimento.blogspot.com/p/9-sequencia-geografia-2020.html utilizar
o link para visualizar a sequência e aproveitar sugestões de metodologias, com
intuito de levantar conhecimentos prévios e introduzir a temática.
Reproduzir atividades no Google
Forms, caso achem oportuno.
Observação: Não
esquecer de preencher as tabelas sobre recursos e avaliação no final da
sequência.
RECURSOS: ( )
Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( )
Computador; ( ) Jogos; ( ) Textos Informativos;
( ) Outros
AVALIAÇÃO: ( ) Prova;
( ) Trabalho; ( ) Resolução
de Exercícios/Livro páginas: páginas ( ).
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( )
Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;
( ) Atividade escrita; ( ) Avaliação
da participação; Outros:
PROFESSORES: Elenice, Adeires, Joelita.
8º ANO
Período: 12-
06-2023 a 30-06-2023
Subtema:
População e consumo
Objetos de Conhecimento: Cartografia:
Anamorfose, Croquis e Mapas Temáticos da América e da África.
·
Continente Americano/ Quadro natural e
regionalização
Habilidades:
EF08GE01IT) Descrever as rotas de
dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios
em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e
condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana
pelos continentes e sua espacialização no país e no estado da Bahia e no
município de Itamaraju.
(EF08GE04IT) Compreender os
fluxos de migração na América Latina (movimentos voluntários e forçados, assim
como fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais políticas
migratórias da região, traçando paralelos com a dinâmica nacional, baiana da
mesorregião do Extremo Sul da Bahia especialmente no Município de Itamaraju.
(EF08GE04) Compreender os
fluxos de migração na América Latina (movimentos voluntários e força dos, assim
como fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais políticas
migratórias da região, traçando paralelos com a dinâmica nacional e baiana.
(EF08GE04IT) Compreender os fluxos de migração na América Latina
(movimentos voluntários e forçados, assim como fatores e áreas de expulsão e
atração) e as principais políticas migratórias da região, traçando paralelos
com a dinâmica nacional, baiana da mesorregião do Extremo Sul da Bahia
especialmente no Município de Itamaraju.
(EF08GE10) Distinguir e analisar
conflitos e ações dos movimentos sociais brasileiros e baiano, no campo e na
cidade, comparando com outros movimentos sociais existentes nos países
latino-americanos.
(EF08GE10IT) Distinguir e analisar
conflitos e ações dos movimentos sociais brasileiros, no campo (MST dentre
outros) e na cidade em especial no espaço de vivência, comparando com outros
movimentos sociais existentes nos países latino-americanos.
Orientações
para o trabalho: O grupo deverá construir uma sequência didática contendo 6
aulas (seguir o modelo da sequência anterior), considerar o material do livro
didático, ler atentamente todas as páginas e sugestões do livro, utilizar o
mapa conceitual. Para atender os estudantes que tem acesso à internet poderá
fazer uso de outros recursos metodológicos com objetivo de facilitar a
compreensão, como, vídeos, slides, textos informativos, jogos e outros.
Sugestão:
No primeiro momento elaborar uma revisão do conteúdo anterior com atividades ou
dinâmica para memorização e utilizar atividade Complementar dos capítulo do
livro Araribá Mais Geografia.
https://articulandooconhecimento.blogspot.com/p/9-sequencia-geografia-2020.html utilizar
o link para visualizar a sequência e aproveitar sugestões de metodologias, com
intuito de levantar conhecimentos prévios e introduzir a temática.
Reproduzir atividades no Google
Forms, caso achem oportuno.
Observação: Não
esquecer de preencher as tabelas sobre recursos e avaliação no final da
sequência.
PROFESSORES: Ilma, Leonardo, Ilce, Renata e Ibys.
RECURSOS: ( ) Livro didático; (
) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( )
Computador; ( ) Jogos; ( ) Textos
Informativos; ( ) Outros
AVALIAÇÃO: ( ) Prova;
( ) Trabalho; ( ) Resolução
de Exercícios/Livro páginas: ( )
( ) Seminários; ( )
Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;
( ) Atividade
escrita; ( ) Avaliação da participação; Outros:
9º ANO
Período: 12-
06-2023 a 30-06-2023
Subtemas: Economia, sociedade e consumo
Objetos de Conhecimento: A Divisão
do Mundo em Oriente e Ocidente. Intercâmbios Históricos e Culturais entre
Europa, Ásia e Oceania.
·
O continente Europeu/ Europa: Quadro natural e
regionalização.
Habilidades:
EF09GE02) Analisar
a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais
na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.
(EF09GE04IT) Relacionar diferenças de
paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania,
valorizando identidades e interculturalidades regionais e no local de vivência.
(EF09GE08BA)
Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras,
tensões, conflitos e múltiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania,
comparando casos no Brasil e na Bahia
Orientações
para o trabalho: O grupo deverá construir uma sequência didática contendo 6
aulas (seguir o modelo da sequência anterior), considerar o material do livro
didático, ler atentamente todas as páginas e sugestões do livro, utilizar o
mapa conceitual. Para atender os estudantes que tem acesso a internet poderá
fazer uso de outros recursos metodológicos com objetivo de facilitar a
compreensão, como, vídeos, slides, textos informativos, jogos e outros.
Sugestão:
No primeiro momento elaborar uma revisão do conteúdo anterior com atividades ou
dinâmica para memorização e utilizar atividade Complementar dos capítulo do
livro Araribá Mais Geografia.
https://articulandooconhecimento.blogspot.com/p/9-sequencia-geografia-2020.html utilizar
o link para visualizar a sequência e aproveitar sugestões de metodologias, com
intuito de levantar conhecimentos prévios e introduzir a temática.
Reproduzir atividades no Google
Forms, caso achem oportuno.
Observação: Não
esquecer de preencher as tabelas sobre recursos e avaliação no final da
sequência.
.
RECURSOS: ( ) Livro
didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Textos
Informativos; ( ) Outros
AVALIAÇÃO: ( ) Prova;
( ) Trabalho; ( ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( )
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( )
Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;
( ) Atividade
escrita; ( ) Avaliação da participação; Outros:
PROFESSORES: Mauro, Natália, Adeires.
SUGESTÃO PARA ESSA
SEQUÊNCIA: Orientar como trabalhar a sustentabilidade em sala de aula com mapas e gráficos, para que os estudantes visualizem
áreas de preservação ambiental e que vejam o “antes e depois” de locais que
foram desmatados. Incentive o descarte correto dos resíduos com lixeiras
seletivas.
Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...
Nenhum comentário:
Postar um comentário