|                                           SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA | |||||
| TEMA:  Saúde Ambiental (Combate ao Aedes  aegypti) Subtema:   Caminhos em Geografia para uma melhor
  prevenção ao mosquito da Aedes aegypti. | Unidade
  Temática: O
  sujeito e o seu lugar no mundo. Objetos do Conhecimento: Distribuição
  da População Mundial e Deslocamento Populacionais( Continentes > Antártida). | ||||
| Objetivo
  geral:   ·        
  Definir Estado, nação, território e país,
  conceitos essenciais para a abordagem da Geografia Política, já que boa parte
  dos conflitos mundiais só pode
  ser compreendida com a distinção desses conceitos;  ·        
  Entender o que são organizações políticas
  mundiais e conhecer algumas delas, das quais a Organização das Nações Unidas
  (ONU) é a mais relevante. | |||||
| Ano: 8º                         Período: 11/03/20224 a 
  27/03/2024                       Nº de Aulas: 6 | |||||
|                                                                  HABILIDADES | |||||
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|                       COMPETÊNCIA ESPECÍFICA | |||||
| 2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas
  do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
  para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
   natureza ao longo da história.   3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e
  aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção
  do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação,
  distribuição, extensão, localização e ordem. 7. Agir pessoal e
  coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade,
  resiliência e determinação, propondo ações sobre as questões socioambientais,
  com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários | |||||
|                        COMPETÊNCIAS GERAIS | |||||
| 1.    Valorizar e
  utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo
  físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade,
  continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa,
  democrática e inclusiva.     6. Construir argumentos com base em informações geográficas
  ,debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a
  consciência socioambiental  e o respeito à
  biodiversidade  e ao outro ,sem preconceito de qualquer natureza.     7. Agir  pessoal e coletivamente com respeito
  ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação ,
  propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios
  éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários. | |||||
|               COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS | |||||
| Autonomia; autoestima; autoconfiança;
  compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
  respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
  autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
  reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
  estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
  sucesso profissional. | |||||
|  | |||||
|                                                        
  ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA | |||||
| OBS: Professores, essa sequência didática terá uma duração de três
  semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes , assim teremos
  uma visão do aprendizado dos alunos, ficando mais facil  a avaliação de desempenho da participação
  nas aulas e nas atividades  realizadas.                                                          
  1º AULA Etapa 1 e
  2: : Esta
  aula esta estruturada em 2 etapas, sabemos que cada turma tem: uma realidade,
  uma dinâmica e um tempo para aprender, estes fatores são determinantes para a
  realização das atividades. Mas lembre-se que seu papel é fundamental para que
  os alunos possam ampliar a visão de mundo. A seguir, fazer a leitura
  compartilhada e discussão do texto. 
     TEXTO
  :  "Continentes são grandes massas de
  terra banhadas por mares e oceanos. A superfície do planeta Terra se divide
  hoje em seis grandes continentes, que são África, América, Ásia, Europa,
  Oceania e Antártida. A sua formação e a atual disposição dos continentes são
  explicadas por meio da teoria da deriva continental. Com exceção da
  Antártida, todos os continentes se dividem em unidades territoriais chamadas
  de países. Alguns países pertencem a mais de um continente ao mesmo tempo,
  sendo chamados de transcontinentais." "Continentes
  são imensas porções de terra banhadas pelos oceanos. Juntos, somam uma
  área de 149 milhões de km², aproximadamente. Sua configuração
  atual é explicada pela teoria da deriva continental. A Terra se divide
  em seis continentes: América, África, Ásia, Europa, Oceania e Antártida. País é a unidade
  política em que os continentes estão divididos, exceto a Antártida. Todos os
  continentes são banhados por pelo menos um dos cinco oceanos que formam a
  parcela de água da superfície terrestre. A Ásia é o mais extenso
  e mais populoso continente do mundo. O menor deles é a Oceania. A Terra é formada
  por cinco oceanos: oceano Atlântico (América, Europa, África), oceano
  Pacífico (América, Ásia, Oceania), oceano Índico (Oceania, Ásia, África),
  oceano Glacial Ártico (Ásia, Europa, América) e oceano Glacial Antártico
  (Antártica)." "Características
  dos continentes” Os continentes são
  extensas parcelas de terra banhadas pelos oceanos. Eles são formados por uma
  imensa área emersa e uma extensão situada abaixo do nível da água do mar, que
  é denominada plataforma continental. Juntos, perfazem uma área de
  aproximadamente 149 milhões de quilômetros quadrados, o equivalente a 30% da
  superfície terrestre. Estando
  posicionados sobre placas tectônicas, os continentes se originaram por meio
  do movimento desses blocos sobre o magma terrestre, processo explicado
  através da teoria da deriva continental. A atual configuração da superfície
  do planeta teve início há 200 milhões de anos, com a desagregação do
  supercontinente Pangeia, e adquiriu o formato dos continentes observados hoje
  durante o começo do período Quaternário, há 2,6 milhões de anos." Veja mais sobre
  "Continentes" em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/continentes.htm                                                         
   Obs. Esse material é para se trabalhar  com o 8º ano, lembrando que o professor é
  livre para utilizar outras sugestões desde que não fuja do objeto de
  conhecimento.                                                              
                                                                  
  2º AULA Etapa 1 Iniciar com
  um levantamento prévio sobre a aula anterior, discussão e questionamento sobre a o tema abordado. Sugestão de
  leitura do livro Geografia, Espaco & Interação, páginas 14 e 15. Etapa 2 : Solicitar
  os estudantes a fazer  a Atividade da página
  proposta abaixo, ou se preferir realizar atividades lo livro Geografia,
  Espaco & Interação, na página 15. SUGESTÃO
  DE ATIVIDADE 1)        Explique como se originaram os
  continentes? R:
  __________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ 2) Qual é a
  porcentagem da superfície terrestre que corresponde a área dos continentes e
  das ilhas? a) Os continentes e as ilhas correspondem a
  aproximadamente 70% da superfície terrestre. b) Os continentes e as ilhas correspondem a
  aproximadamente 27% da superfície terrestre. c) Os continentes e as ilhas correspondem a
  aproximadamente 40% da superfície terrestre. d) Os continentes e as ilhas correspondem a
  aproximadamente 50% da superfície terrestre. 3) Analise
  e marque as afirmações abaixo: I. A Terra é denominada “Planeta água”,
  porque a maior parte da superfície terrestre é constituída por oceanos e
  mares. II. Os oceanos e mares abrangem
  aproximadamente 73% dos 510 milhões de quilômetros quadrados.  III. Os continentes e as ilhas abrangem
  aproximadamente 27% da superfície da Terra. Estão corretas as afirmações: a) I e II b) II e III c) I e III d) Todas as afirmações estão corretas 4) As ilhas
  são porções de terras bem ________ que os continentes. Por convenção, os
  estudiosos estabeleceram que a Austrália é ________que todos os continentes e
  a Groenlândia , a __________ de todas as ilhas. Assinale na alternativa que
  preenche as lacunas acima: a) menores, menor, maior b) maiores, menor, maior c) menores, maior, menor d) maiores, maior, menor 5) Explique
  qual é a importância dos oceanos e mares para a humanidade? R:
  __________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ____________________________________________________________________                                                                         3º AULA Etapa 1:  Nesta etapa, o professor trabahar a
  temática A infecção de dengue causada pelo mosquito aedys aegipti, incentivando os os estudantes a realizar
  uma atividade sobre a prevenção e combate a dengue.  
 A dengue é uma doença viral transmitida por mosquitos
  que nos últimos anos se espalhou rapidamente por todas as regiões da
  Organização Mundial da Saúde (OMS). O vírus da dengue é transmitido por
  mosquitos fêmea, principalmente da espécie Aedes aegypti e, em menor proporção, da
  espécie Aedes albopictus. Esses mosquitos também transmite
  chikungunya e zika.  A dengue é generalizada ao longo dos
  trópicos, com variações locais de risco influenciadas pela precipitação,
  temperatura e rápida urbanização não planejada. Nas Américas, o principal
  vetor da dengue é o mosquito Aedes aegypti. Existem quatro distintos, porém
  intimamente relacionados, sorotipos do vírus que causa a dengue (DENV-1,
  DENV-2, DENV-3 e DENV-4). A recuperação da infecção fornece imunidade
  vitalícia contra o sorotipo adquirido. Entretanto, a imunidade cruzada para
  os outros sorotipos após a recuperação é apenas parcial e temporária.
  Infecções subsequentes aumentam o risco do desenvolvimento de dengue grave.    Etapa 2:  Resumo Sobre a dengue ·                    
  É transmitida pela picada de um mosquito
  infectado com um dos quatro sorotipos do vírus da dengue. ·                    
  É uma doença febril que afeta bebês,
  crianças e adultos. A infecção pode ser assintomática ou pode apresentar
  sintomas que variam de febre baixa a febre alta incapacitante, com forte dor
  de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares e nas articulações e
  erupções cutâneas. A doença pode progredir para dengue grave, caracterizada
  por choque, falta de ar, sangramento intenso e/ou complicações graves nos
  órgãos. ·                    
  Não existe um medicamento específico para
  tratar a dengue. ·                    
  A doença tem um padrão sazonal: a maioria
  dos casos no hemisfério sul ocorre na primeira parte do ano e a maioria dos
  casos no hemisfério norte ocorre na segunda metade. ·                    
  A prevenção e o controle da dengue devem
  ser Inter setoriais e envolver a família e a comunidade. Veja mais
  em>
  https://www.paho.org/pt/topicos/dengue#:~:text=Antes%20de%201970%2C%20apenas%20nove,Sudeste%20Asi%C3%A1tico%20e%20Pac%C3%ADfico%20Ocidental.                                                                    
  4ºAula  Etapa 1: Nesta
  etapa, o professor trabahar direciona a temática sobre a infecção de dengue
  causada pelo mosquito aedys aegipti  no
  continente americano e no contexto mundia.   A
  dengue no continente Americano ·        
  Cerca de 500 milhões de pessoas nas
  Américas correm o risco de contrair dengue. ·        
  O número de casos de dengue na Região
  aumentou nas últimas quatro décadas, passando de 1,5 milhão de casos
  acumulados na década de 1980 para 16,2 milhões na década de 2010-2019. ·        
  Em 2013, ano epidêmico para a Região, foram
  registrados pela primeira vez mais de 2 milhões de casos e uma incidência de
  430,8 por cada 100 mil habitantes. Também foram notificados 37.692 casos de
  dengue grave e 1.280 mortes no continente. Em 2019, foram registrados pouco
  mais de 3,1 milhões de casos, 28 mil graves e 1.534 óbitos. ·        
  Os quatro sorotipos da dengue (DENV-1,
  DENV-2, DENV-3 e DEN-V 4) circulam pelas Américas e, em alguns casos,
  simultaneamente. ·        
  A infecção com um sorotipo seguida por
  outra infecção com um sorotipo diferente aumenta o risco de dengue grave e
  até morte. ·        
  Nas Américas, o Aedes aegypti é o
  mosquito vetor da dengue e está amplamente distribuído por todo o território,
  apenas o Canadá e o Chile continental estão livres da dengue e do vetor. O
  Uruguai não tem casos de dengue, mas tem o Ae. aegypti. A dengue no mundo  
 ·        
  A incidência global da dengue cresceu
  drasticamente nas últimas décadas. Aproximadamente metade da população
  mundial está em risco de contrair a doença. ·        
  A dengue ocorre em climas tropicais e
  subtropicais, principalmente em áreas urbanas e semiurbanas. ·        
  A dengue grave é uma das principais causas
  de doenças graves e morte entre crianças em alguns países da Ásia e da
  América Latina. ·        
  Não existe tratamento específico para
  dengue ou dengue grave. No entanto, a detecção precoce e o acesso a cuidados
  médicos adequados reduzem as taxas de mortalidade para abaixo de 1%. ·        
  A prevenção e o controle da dengue dependem
  de medidas efetivas de controle de vetores. O acordo de
  Paris  O
  Acordo de Paris, estabelecido em 2015, determina que os 195 países
  signatários se esforcem para conter o aquecimento global a menos de 2°C até o
  final do século, com tentativas de atingir uma meta mais ambiciosa de limitar
  o aquecimento a 1,5°C, em comparação aos níveis pré-industriais. De acordo com o novo estudo, limitar o
  aquecimento a 2°C representaria uma redução de 800 mil casos por ano até 2050
  e de 2,8 milhões de casos por ano até 2100. Limitar o aquecimento a 1,5°C
  produziria uma redução de 1,1 milhão de casos anuais até 2050 e de 3,3
  milhões de casos por ano até 2100. O Brasil, segundo os pesquisadores, seria
  um dos países mais beneficiados com a limitação da temperatura média global
  às metas mais ambiciosas do Acordo de Paris. Com uma limitação do aquecimento
  a 1,5°C, o País evitaria 500 mil casos por ano até 2050 e .1,4 milhão de
  casos anuais até 2100. As reduções no número de casos de dengue em
  cenários com aquecimento limitado a 2°C e 1.5°C - as metas estabelecidas pelo
  Acordo de Paris - foram calculadas em comparação ao número de casos estimados
  para 2100 se as temperaturas médias subirem a 3,7°C, que é a elevação
  esperada caso as emissões de carbono continuem nas taxas atuais, sem nenhuma
  medida para deter o aquecimento global. ·        
  Limitar o aquecimento global a 2°C poderia
  evitar 2,8 milhões de casos de dengue por ano até o fim do século na América
  Latina, de acordo com um novo estudo internacional feito com participação
  brasileira. Segundo a pesquisa, um limite de aquecimento de 1.5°C
  representaria uma redução 3,3 milhões de casos anuais até 2100 no continente,
  sendo 1,4 milhão só no Brasil. ·        
  O estudo, que teve seus resultados
  apresentados nesta segunda-feira, 28, em artigo publicado na revista
  científica PNAS, também revela que limitar o aquecimento do planeta impediria
  que a dengue se intensificasse em áreas onde a incidência é atualmente baixa,
  ou que se espalhasse por áreas do continente onde ainda não há casos. https://www.terra.com.br/byte/ciencia/clima/cumprir-metas-do-acordo-de-paris-evitaria-milhoes-de-casos-de-dengue-na-america-latina,e06f306d0a263647458d28ef9751a3748289qs3v.html?utm_source=clipboard                                                             
                                                                    
  5º AULA Etapa 1 : Dando
  continuidade a aula anterior , este será um momento de tirar possíveis
  dúvidas,. manter diálogo com os estudantes, elaborar uma atividade sobre o
  combate ao mosquito vetor da dengue, e a prevenção contra a doença. A seguir,
  procede a socialização dos conhecimentos e correção da atividade . SUGESTÃO
  DE ATIVIDADE  1-    O que e dengue? 2-    Quais as formas de
  transmissão da dengue? 3-    Quais os principais
  sintimas da dengue? 4-    Como a dengue pode ser
  evitada? 5-    Qual é o principal vetor
  da dengue? Etapa 2: Fazer a
  fazer a correção da atividade, aproveitando o momento para questionamentos e
  socialização. :                                                   
   Etapa 2:
  Iniciar s estudos sobre p continente
  Antártida2º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA - 2024 com sugestão de leitura do  livro Geografia, Espaco & Interação, nas páginas 16 e 17 Orientar a fazer a atividade disponível pagina 17. 
                                                     
  ATIVIDADE Responda às
  questões no caderno.  1 Quais países reivindicam territórios na
  Antártida? Por que eles não podem assumir a posse desses territórios?  2 Há possibilidade de conflitos por
  territórios ao final do Tratado da Antártida? Por quê?                                                                 
  6º AULA Etapa 1 e 2: Nestas
  etapas fazer uma sondagem da aula anterior em seguida explanar o objeto de
  conhecimento sobre “ESTADO, NAÇÃO E ESTADO-NAÇÃO” presente no
  livro Geografia Espaço e Interação nas páginas 20 a 21. Momento de leitura
  comentada e questionamento. Em seguida se dê tempo o professor pode
  orientar  os estudantes a fazer a
  atividade do livro didático. 
                                                        
         1ª AULA   ETAPA
  1 e 2: Iniciar com
  um bom dia ou boa tarde, chamada e um levantamento prévio da aula anterior, dando
  seguimento ao objeto de conhecimento já abordado, nesta etapa apresentar aos
  estudantes o que são organizações mundiais, focando a integração econômica do
  mundo, ao abordar instituições como o Banco Mundial e o Fundo Monetário
  Internacional(FMI). O entendimento do que são essas organizações é essencial
  para a compreensão da sua influência no contexto africano e americano.
  Orientar os estudantes a leitura compartilhada do texto proposto na apostila
  ou se preferir utilizar o livro didático Araribá Mais Geografia nas páginas
  15 a 18. TEXTO PARA LEITURA:                  AS
  RELAÇÕES ENTRE OS PAÍSES E AS PRINCIPAIS ORGANIZAÇÕES MULTILATERAIS  
  As relações entre os países são
  regulamentadas por tratados e acordos, que podem ser bilaterais ou
  multilaterais.    As relações bilaterais ocorrem entre dois
  Estados e se baseiam em variados interesses: comércio, imigração e segurança
  internacional, entre outros. Essas relações permitem alianças locais e
  regionais.    As relações multilaterais, por sua vez,
  envolvem três ou mais Estados. Geralmente, os acordos multilaterais se
  caracterizam pela obrigatoriedade de adesão às regras por todos os
  participantes.   Com o fim da Segunda Guerra Mundial, os
  países vencedores do conflito estabeleceram alguns valores considerados
  fundamentais para garantir a ordem internacional, entre eles a manutenção da
  paz, a proteção ao meio ambiente e o respeito aos direitos humanos. Para
  concretizar esses valores, foram criadas organizações multilaterais. Banco Mundial e FMI   Em 1944, uma conferência internacional
  ocorrida na cidade de Bretton Woods (Estados Unidos) estabeleceu os pilares
  dos atuais sistemas monetário e financeiro internacionais. Nela, foram
  instituídos o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird),
  que mais tarde passou a integrar o Banco Mundial, e o Fundo Monetário
  Internacional (FMI), ambos
  controlados por países ricos.   
      O Conselho
  de Segurança da ONU, que tem 15
  membros, cinco deles permanentes (China, Estados Unidos, Rússia, França e
  Reino Unido). A Unesco é um dos vários organismos que integram a ONU.         
  ORGANIZAÇÕES MUNDIAIS E INTEGRAÇÃO
  CULTURAL      Além das organizações multilaterais criadas
  para garantir a ordem internacional, também surgiram organismos
  intergovernamentais, no período pós-Segunda Guerra Mundial, para promover
  integração e cooperação cultural entre os países. Alguns deles fazem parte da
  própria ONU, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência
  e a Cultura (Unesco), que, entre diversos objetivos, atua na preservação do
  patrimônio histórico e cultural dos países. Na América, por exemplo, algumas
  organizações se destacam por implementar projetos e programas
  intergovernamentais capazes de difundir aspectos e elementos culturais entre
  os países do continente. Entre elas, destacam-se a Organização dos Estados
  Americanos (OEA), a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e a
  Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal).                                                               
   Livro
  Didático- Encontros Geografia/ 8º ano- Araribá Mais Geografia15 a18.                                                                                ETAPA
  2: Após a leitura momento de
  questionamento e discussão.Para casa, sugira que os alunos acessem o seguinte
  endereço: https://nacoesunidas.org/organismos/siglas.                                                  Atividade complementar 1.   
  Quando
  foi criada a Organização das Nações Unidas (ONU) e com qual objetivo? _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________. 2.   
  Qual
  o significado da   sigla FMI? _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 2.   
  Observe a
  imagem abaixo  pesquise e responda a
  questão: 
 Quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável? _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ETAPA 3: Correção da
  atividadee socialização.                                                                
                                                                 
            2ª AULA ETAPA
  1 e 2: Esta aula está
  estruturada em duas etapa, nesta etapa explanação do objeto de conhecimento
  que aborda “Da ordem bipolar à
  geopolítica atual”.  Apresente aos
  estudantes o que foi a Guerra Fria e explique o que é ordem bipolar. O mundo
  ficou dividido entre duas potências mundiais, os Estados Unidos e a União
  Soviética. Portanto, muitos dos conflitos e das questões econômicas e políticas
  da época tinham relação com a disputa entre essas duas potências. Porém, com
  o fim da Guerra Fria, os conflitos persistiram e, quando aprofundado sobre
  suas causas e motivações, muitos têm relação com o contexto da ordem bipolar.
  Solicite aos estudantes a leitura e interpretação do texto disponível na
  apostila ou das páginas 21 a 27 do livro didático Araribá Mais Geografia. Leitura
  do Texto:                                                    
  Da ordem bipolar à geopolítica atual        Após a Segunda Guerra Mundial
  (1939-1945), os Estados Unidos da América (EUA) e a União das Repúblicas
  Socialistas Soviéticas (URSS) firmaram-se como os Estados mais poderosos do
  mundo, tanto economicamente quanto militarmente. 
 Com isso, os Estados Unidos
  emergiram como a grande potência mundial, com reflexos na economia, na
  sociedade e na cultura de todo o planeta.    A GUERRA FRIA    Depois de quase seis anos de batalhas e um
  saldo de mais de 50 milhões de mortos e 28 milhões de mutilados, a Segunda
  Guerra Mundial terminou, em 1945, com a derrota dos países que formavam o
  bloco conhecido como Eixo (liderado por Itália, Japão e Alemanha). O Japão,
  último a se render, sofreu ainda ataques nucleares dos Estados Unidos, que
  lançaram duas bombas atômicas, nas cidades de Hiroshima e Nagasaki,
  assombrando o mundo. Com o fim da Guerra, países que formavam o bloco dos
  Aliados (Estados Unidos, União Soviética e Reino Unido), vitoriosos,
  participaram de conferências para reorganizar o espaço europeu de acordo com
  seus interesses. As conferências de Yalta e Potsdam remodelaram as fronteiras
  soviéticas e alemãs, expandindo as áreas de influência da União Soviética. Os
  Estados Unidos.                                                                                   Livro Didático- Encontros Geografia/ 8º ano- Araribá Mais
  Geografia21 a 27. Sugestões: https://youtu.be/0Kcrms9olwo Nova Ordem Mundial. https://youtu.be/tabLMflgUwo  Origens do mundo
  bipolar: A ordem Geopolítica da Guerra Fria- Geografia. ETAPA 2: Após a leitura e
  interpretação do texto orientar os estudantes a copiar e responder no caderno
  a atividade proposta na apostila ou nas páginas 32 a 33 no livro didático
  Araribá Mais Geografia .                                              
                              ATIVIDADE RESPONDA COM ATENÇÃO: 1.   
  A
  imagem a seguir é do dia 11 de setembro de 2001, quando, em território
  estadunidense, ocorreu uma série de atentados liderados pelo saudita e líder
  da Al-Qaeda, Osama Bin Laden, que foi morto em 2011. 
 
 A tirinha está relacionada:  a) ao período da Segunda Guerra Mundial, já
  que deixa implícita a importância militar e econômica dos Estados Unidos e da
  União Soviética nessa época.  b) ao período conhecido como Guerra Fria,
  quando a intensa  troca de acusações e
  ameaças entre Estados Unidos e União Soviética provocou o temor de uma
  possível guerra nuclear.  c)
  ao período posterior à Guerra Fria, quando os Estados Unidos tornaram-se a
  única superpotência mundial.  d) ao período anterior à Segunda Guerra
  Mundial, quando as potências mundiais buscavam, por meio de acordos, evitar
  esse conflito.  e) aos dias de hoje, já que seu conteúdo
  encaixa-se na situação política e militar atual. 4)Escreva
  com suas palavras o conceito de GUERRA FRIA. _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 5)
  Como se caracterizou a Guerra Fria? _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________                                                                3ª
  AULA ETAPA 1 e
  2: Correção
  da atividade, orientando aos alunos a expressar sobre o conhecimento
  adquirido a partir da resolução da atividade sobre A Guerra Fria.Momento de escuta. Obs. Lembrando
  que o professor é livre para fazer modificações na sequência ou utilizar
  outra atividade, vídeos ou slides de acordo a realidade de suas turmas, desde
  que não fuja do objeto de conhecimento.                                                                 4ª
  AULA ETAPA 1 e
  2:Nesta
  etapa o professor orienta os estudantes a
  trabalhar a habilidade (EF08GE06), permitindo  analisar a atuação das organizações mundiais
  nos processos de integração cultural (capoeira, festividades, comida, arte,
  etc.) e econômica nos contextos americano e africano, reconhecendo, em seus
  lugares de vivência, marcas desses processos.Com a realização de uma
  atividade complementar disponível na apostila.                                               
                      ATIVIDADE Vamos exercitar: 1.   
  Quais
  são os principais termos relacionados à geopolítica?  ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ 2.   
  Por
  que Estado, nação, território e país são conceitos-chave da Geografia?  ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ 3.   
  Qual
  é o papel das organizações multilaterais?  ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ 4.   
  Qual
  é a importância da ONU e suas características?  ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ 5.   
  O
  que foi a Guerra Fria?  ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ 6.   
  Quais
  são as principais rivalidades étnico-religiosas do mundo?  ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ 7.   
  Qual
  é a relação entre recursos naturais e os principais conflitos no mundo? ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ RECURSOS: ( 15 a 18 e
  20 a 31  )
  Livro didático; (x ) Data show; (  ) Jornal; (  )
  Revista; (x )
  Vídeo; (  )
  Computador; ( ) Jogos; (  ) Textos
  Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: (
  ) Prova; ( ) Trabalho; ( x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  19, 32e33 
  ) (
  ) Seminários; ( x ) Apresentação oral; (  ) Observação do
  desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (x ) Debate;( ) Relatórios; (x  ) Atividade escrita; (
   ) Avaliação da participação; Outros: ______________________________________________________________________________  Referencias:  Livro Didático-
  Encontros Geografia/ 8º ano- Araribá Mais Geografia .  IMAGEM DO SITE: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/nacao-estado-governo-sala-aula.htm   Objetivos
  de Desenvolvimento Sustentável/ https://nacoesunidas.org/organismos/siglas. https://escolakids.uol.com.br/geografia/organizacoes-internacionais.htm . https://brasilescola.uol.com.br/geografia/mundo-bipolar.htm .                                                   
  Que Deus continue protegendo e
  abençoando a todos nós... | |||||










 
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