SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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TEMA: Saúde Ambiental (Combate ao Aedes aegypti) Subtema: Caminhos em Geografia para uma melhor
prevenção ao mosquito da Aedes aegypti. |
Unidade
Temática: O
sujeito e o seu lugar no mundo. Objetos do Conhecimento: Distribuição
da População Mundial e Deslocamento Populacionais( Continentes > Antártida). |
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Objetivo
geral: ·
Definir Estado, nação, território e país,
conceitos essenciais para a abordagem da Geografia Política, já que boa parte
dos conflitos mundiais só pode
ser compreendida com a distinção desses conceitos; ·
Entender o que são organizações políticas
mundiais e conhecer algumas delas, das quais a Organização das Nações Unidas
(ONU) é a mais relevante. |
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Ano: 8º Período: 11/03/20224 a
27/03/2024 Nº de Aulas: 6 |
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HABILIDADES |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. 3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e
aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção
do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação,
distribuição, extensão, localização e ordem. 7. Agir pessoal e
coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade,
resiliência e determinação, propondo ações sobre as questões socioambientais,
com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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1. Valorizar e
utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo
físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade,
continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa,
democrática e inclusiva. 6. Construir argumentos com base em informações geográficas
,debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a
consciência socioambiental e o respeito à
biodiversidade e ao outro ,sem preconceito de qualquer natureza. 7. Agir pessoal e coletivamente com respeito
,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação ,
propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios
éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; autoestima; autoconfiança;
compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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OBS: Professores, essa sequência didática terá uma duração de três
semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes , assim teremos
uma visão do aprendizado dos alunos, ficando mais facil a avaliação de desempenho da participação
nas aulas e nas atividades realizadas.
1º AULA Etapa 1 e
2: : Esta
aula esta estruturada em 2 etapas, sabemos que cada turma tem: uma realidade,
uma dinâmica e um tempo para aprender, estes fatores são determinantes para a
realização das atividades. Mas lembre-se que seu papel é fundamental para que
os alunos possam ampliar a visão de mundo. A seguir, fazer a leitura
compartilhada e discussão do texto.
TEXTO
: "Continentes são grandes massas de
terra banhadas por mares e oceanos. A superfície do planeta Terra se divide
hoje em seis grandes continentes, que são África, América, Ásia, Europa,
Oceania e Antártida. A sua formação e a atual disposição dos continentes são
explicadas por meio da teoria da deriva continental. Com exceção da
Antártida, todos os continentes se dividem em unidades territoriais chamadas
de países. Alguns países pertencem a mais de um continente ao mesmo tempo,
sendo chamados de transcontinentais." "Continentes
são imensas porções de terra banhadas pelos oceanos. Juntos, somam uma
área de 149 milhões de km², aproximadamente. Sua configuração
atual é explicada pela teoria da deriva continental. A Terra se divide
em seis continentes: América, África, Ásia, Europa, Oceania e Antártida. País é a unidade
política em que os continentes estão divididos, exceto a Antártida. Todos os
continentes são banhados por pelo menos um dos cinco oceanos que formam a
parcela de água da superfície terrestre. A Ásia é o mais extenso
e mais populoso continente do mundo. O menor deles é a Oceania. A Terra é formada
por cinco oceanos: oceano Atlântico (América, Europa, África), oceano
Pacífico (América, Ásia, Oceania), oceano Índico (Oceania, Ásia, África),
oceano Glacial Ártico (Ásia, Europa, América) e oceano Glacial Antártico
(Antártica)." "Características
dos continentes” Os continentes são
extensas parcelas de terra banhadas pelos oceanos. Eles são formados por uma
imensa área emersa e uma extensão situada abaixo do nível da água do mar, que
é denominada plataforma continental. Juntos, perfazem uma área de
aproximadamente 149 milhões de quilômetros quadrados, o equivalente a 30% da
superfície terrestre. Estando
posicionados sobre placas tectônicas, os continentes se originaram por meio
do movimento desses blocos sobre o magma terrestre, processo explicado
através da teoria da deriva continental. A atual configuração da superfície
do planeta teve início há 200 milhões de anos, com a desagregação do
supercontinente Pangeia, e adquiriu o formato dos continentes observados hoje
durante o começo do período Quaternário, há 2,6 milhões de anos." Veja mais sobre
"Continentes" em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/continentes.htm
Obs. Esse material é para se trabalhar com o 8º ano, lembrando que o professor é
livre para utilizar outras sugestões desde que não fuja do objeto de
conhecimento.
2º AULA Etapa 1 Iniciar com
um levantamento prévio sobre a aula anterior, discussão e questionamento sobre a o tema abordado. Sugestão de
leitura do livro Geografia, Espaco & Interação, páginas 14 e 15. Etapa 2 : Solicitar
os estudantes a fazer a Atividade da página
proposta abaixo, ou se preferir realizar atividades lo livro Geografia,
Espaco & Interação, na página 15. SUGESTÃO
DE ATIVIDADE 1) Explique como se originaram os
continentes? R:
__________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ 2) Qual é a
porcentagem da superfície terrestre que corresponde a área dos continentes e
das ilhas? a) Os continentes e as ilhas correspondem a
aproximadamente 70% da superfície terrestre. b) Os continentes e as ilhas correspondem a
aproximadamente 27% da superfície terrestre. c) Os continentes e as ilhas correspondem a
aproximadamente 40% da superfície terrestre. d) Os continentes e as ilhas correspondem a
aproximadamente 50% da superfície terrestre. 3) Analise
e marque as afirmações abaixo: I. A Terra é denominada “Planeta água”,
porque a maior parte da superfície terrestre é constituída por oceanos e
mares. II. Os oceanos e mares abrangem
aproximadamente 73% dos 510 milhões de quilômetros quadrados. III. Os continentes e as ilhas abrangem
aproximadamente 27% da superfície da Terra. Estão corretas as afirmações: a) I e II b) II e III c) I e III d) Todas as afirmações estão corretas 4) As ilhas
são porções de terras bem ________ que os continentes. Por convenção, os
estudiosos estabeleceram que a Austrália é ________que todos os continentes e
a Groenlândia , a __________ de todas as ilhas. Assinale na alternativa que
preenche as lacunas acima: a) menores, menor, maior b) maiores, menor, maior c) menores, maior, menor d) maiores, maior, menor 5) Explique
qual é a importância dos oceanos e mares para a humanidade? R:
__________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ 3º AULA Etapa 1: Nesta etapa, o professor trabahar a
temática A infecção de dengue causada pelo mosquito aedys aegipti, incentivando os os estudantes a realizar
uma atividade sobre a prevenção e combate a dengue. A dengue é uma doença viral transmitida por mosquitos
que nos últimos anos se espalhou rapidamente por todas as regiões da
Organização Mundial da Saúde (OMS). O vírus da dengue é transmitido por
mosquitos fêmea, principalmente da espécie Aedes aegypti e, em menor proporção, da
espécie Aedes albopictus. Esses mosquitos também transmite
chikungunya e zika. A dengue é generalizada ao longo dos
trópicos, com variações locais de risco influenciadas pela precipitação,
temperatura e rápida urbanização não planejada. Nas Américas, o principal
vetor da dengue é o mosquito Aedes aegypti. Existem quatro distintos, porém
intimamente relacionados, sorotipos do vírus que causa a dengue (DENV-1,
DENV-2, DENV-3 e DENV-4). A recuperação da infecção fornece imunidade
vitalícia contra o sorotipo adquirido. Entretanto, a imunidade cruzada para
os outros sorotipos após a recuperação é apenas parcial e temporária.
Infecções subsequentes aumentam o risco do desenvolvimento de dengue grave. Etapa 2: Resumo Sobre a dengue ·
É transmitida pela picada de um mosquito
infectado com um dos quatro sorotipos do vírus da dengue. ·
É uma doença febril que afeta bebês,
crianças e adultos. A infecção pode ser assintomática ou pode apresentar
sintomas que variam de febre baixa a febre alta incapacitante, com forte dor
de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares e nas articulações e
erupções cutâneas. A doença pode progredir para dengue grave, caracterizada
por choque, falta de ar, sangramento intenso e/ou complicações graves nos
órgãos. ·
Não existe um medicamento específico para
tratar a dengue. ·
A doença tem um padrão sazonal: a maioria
dos casos no hemisfério sul ocorre na primeira parte do ano e a maioria dos
casos no hemisfério norte ocorre na segunda metade. ·
A prevenção e o controle da dengue devem
ser Inter setoriais e envolver a família e a comunidade. Veja mais
em>
https://www.paho.org/pt/topicos/dengue#:~:text=Antes%20de%201970%2C%20apenas%20nove,Sudeste%20Asi%C3%A1tico%20e%20Pac%C3%ADfico%20Ocidental.
4ºAula Etapa 1: Nesta
etapa, o professor trabahar direciona a temática sobre a infecção de dengue
causada pelo mosquito aedys aegipti no
continente americano e no contexto mundia. A
dengue no continente Americano ·
Cerca de 500 milhões de pessoas nas
Américas correm o risco de contrair dengue. ·
O número de casos de dengue na Região
aumentou nas últimas quatro décadas, passando de 1,5 milhão de casos
acumulados na década de 1980 para 16,2 milhões na década de 2010-2019. ·
Em 2013, ano epidêmico para a Região, foram
registrados pela primeira vez mais de 2 milhões de casos e uma incidência de
430,8 por cada 100 mil habitantes. Também foram notificados 37.692 casos de
dengue grave e 1.280 mortes no continente. Em 2019, foram registrados pouco
mais de 3,1 milhões de casos, 28 mil graves e 1.534 óbitos. ·
Os quatro sorotipos da dengue (DENV-1,
DENV-2, DENV-3 e DEN-V 4) circulam pelas Américas e, em alguns casos,
simultaneamente. ·
A infecção com um sorotipo seguida por
outra infecção com um sorotipo diferente aumenta o risco de dengue grave e
até morte. ·
Nas Américas, o Aedes aegypti é o
mosquito vetor da dengue e está amplamente distribuído por todo o território,
apenas o Canadá e o Chile continental estão livres da dengue e do vetor. O
Uruguai não tem casos de dengue, mas tem o Ae. aegypti. A dengue no mundo ·
A incidência global da dengue cresceu
drasticamente nas últimas décadas. Aproximadamente metade da população
mundial está em risco de contrair a doença. ·
A dengue ocorre em climas tropicais e
subtropicais, principalmente em áreas urbanas e semiurbanas. ·
A dengue grave é uma das principais causas
de doenças graves e morte entre crianças em alguns países da Ásia e da
América Latina. ·
Não existe tratamento específico para
dengue ou dengue grave. No entanto, a detecção precoce e o acesso a cuidados
médicos adequados reduzem as taxas de mortalidade para abaixo de 1%. ·
A prevenção e o controle da dengue dependem
de medidas efetivas de controle de vetores. O acordo de
Paris O
Acordo de Paris, estabelecido em 2015, determina que os 195 países
signatários se esforcem para conter o aquecimento global a menos de 2°C até o
final do século, com tentativas de atingir uma meta mais ambiciosa de limitar
o aquecimento a 1,5°C, em comparação aos níveis pré-industriais. De acordo com o novo estudo, limitar o
aquecimento a 2°C representaria uma redução de 800 mil casos por ano até 2050
e de 2,8 milhões de casos por ano até 2100. Limitar o aquecimento a 1,5°C
produziria uma redução de 1,1 milhão de casos anuais até 2050 e de 3,3
milhões de casos por ano até 2100. O Brasil, segundo os pesquisadores, seria
um dos países mais beneficiados com a limitação da temperatura média global
às metas mais ambiciosas do Acordo de Paris. Com uma limitação do aquecimento
a 1,5°C, o País evitaria 500 mil casos por ano até 2050 e .1,4 milhão de
casos anuais até 2100. As reduções no número de casos de dengue em
cenários com aquecimento limitado a 2°C e 1.5°C - as metas estabelecidas pelo
Acordo de Paris - foram calculadas em comparação ao número de casos estimados
para 2100 se as temperaturas médias subirem a 3,7°C, que é a elevação
esperada caso as emissões de carbono continuem nas taxas atuais, sem nenhuma
medida para deter o aquecimento global. ·
Limitar o aquecimento global a 2°C poderia
evitar 2,8 milhões de casos de dengue por ano até o fim do século na América
Latina, de acordo com um novo estudo internacional feito com participação
brasileira. Segundo a pesquisa, um limite de aquecimento de 1.5°C
representaria uma redução 3,3 milhões de casos anuais até 2100 no continente,
sendo 1,4 milhão só no Brasil. ·
O estudo, que teve seus resultados
apresentados nesta segunda-feira, 28, em artigo publicado na revista
científica PNAS, também revela que limitar o aquecimento do planeta impediria
que a dengue se intensificasse em áreas onde a incidência é atualmente baixa,
ou que se espalhasse por áreas do continente onde ainda não há casos. https://www.terra.com.br/byte/ciencia/clima/cumprir-metas-do-acordo-de-paris-evitaria-milhoes-de-casos-de-dengue-na-america-latina,e06f306d0a263647458d28ef9751a3748289qs3v.html?utm_source=clipboard
5º AULA Etapa 1 : Dando
continuidade a aula anterior , este será um momento de tirar possíveis
dúvidas,. manter diálogo com os estudantes, elaborar uma atividade sobre o
combate ao mosquito vetor da dengue, e a prevenção contra a doença. A seguir,
procede a socialização dos conhecimentos e correção da atividade . SUGESTÃO
DE ATIVIDADE 1- O que e dengue? 2- Quais as formas de
transmissão da dengue? 3- Quais os principais
sintimas da dengue? 4- Como a dengue pode ser
evitada? 5- Qual é o principal vetor
da dengue? Etapa 2: Fazer a
fazer a correção da atividade, aproveitando o momento para questionamentos e
socialização. :
Etapa 2:
Iniciar s estudos sobre p continente
Antártida2º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA - 2024 com sugestão de leitura do livro Geografia, Espaco & Interação, nas páginas 16 e 17 Orientar a fazer a atividade disponível pagina 17.
ATIVIDADE Responda às
questões no caderno. 1 Quais países reivindicam territórios na
Antártida? Por que eles não podem assumir a posse desses territórios? 2 Há possibilidade de conflitos por
territórios ao final do Tratado da Antártida? Por quê?
6º AULA Etapa 1 e 2: Nestas
etapas fazer uma sondagem da aula anterior em seguida explanar o objeto de
conhecimento sobre “ESTADO, NAÇÃO E ESTADO-NAÇÃO” presente no
livro Geografia Espaço e Interação nas páginas 20 a 21. Momento de leitura
comentada e questionamento. Em seguida se dê tempo o professor pode
orientar os estudantes a fazer a
atividade do livro didático.
1ª AULA ETAPA
1 e 2: Iniciar com
um bom dia ou boa tarde, chamada e um levantamento prévio da aula anterior, dando
seguimento ao objeto de conhecimento já abordado, nesta etapa apresentar aos
estudantes o que são organizações mundiais, focando a integração econômica do
mundo, ao abordar instituições como o Banco Mundial e o Fundo Monetário
Internacional(FMI). O entendimento do que são essas organizações é essencial
para a compreensão da sua influência no contexto africano e americano.
Orientar os estudantes a leitura compartilhada do texto proposto na apostila
ou se preferir utilizar o livro didático Araribá Mais Geografia nas páginas
15 a 18. TEXTO PARA LEITURA: AS
RELAÇÕES ENTRE OS PAÍSES E AS PRINCIPAIS ORGANIZAÇÕES MULTILATERAIS As relações entre os países são
regulamentadas por tratados e acordos, que podem ser bilaterais ou
multilaterais. As relações bilaterais ocorrem entre dois
Estados e se baseiam em variados interesses: comércio, imigração e segurança
internacional, entre outros. Essas relações permitem alianças locais e
regionais. As relações multilaterais, por sua vez,
envolvem três ou mais Estados. Geralmente, os acordos multilaterais se
caracterizam pela obrigatoriedade de adesão às regras por todos os
participantes. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, os
países vencedores do conflito estabeleceram alguns valores considerados
fundamentais para garantir a ordem internacional, entre eles a manutenção da
paz, a proteção ao meio ambiente e o respeito aos direitos humanos. Para
concretizar esses valores, foram criadas organizações multilaterais. Banco Mundial e FMI Em 1944, uma conferência internacional
ocorrida na cidade de Bretton Woods (Estados Unidos) estabeleceu os pilares
dos atuais sistemas monetário e financeiro internacionais. Nela, foram
instituídos o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird),
que mais tarde passou a integrar o Banco Mundial, e o Fundo Monetário
Internacional (FMI), ambos
controlados por países ricos. A Organização das
Nações Unidas (ONU) foi criada em
1945, após a Segunda Guerra Mundial, com o principal objetivo de manter a paz
e a segurança internacionais. Além de seus órgãos principais, a ONU é formada por programas, fundos e
agências especializadas, com escritórios próprios que atuam de forma
interligada. A Assembleia Geral, da qual participam os países-membros da organização,
é um espaço de discussão, análise e decisão sobre os mais diversos assuntos
de âmbito internacional. O Conselho
de Segurança da ONU, que tem 15
membros, cinco deles permanentes (China, Estados Unidos, Rússia, França e
Reino Unido). A Unesco é um dos vários organismos que integram a ONU.
ORGANIZAÇÕES MUNDIAIS E INTEGRAÇÃO
CULTURAL Além das organizações multilaterais criadas
para garantir a ordem internacional, também surgiram organismos
intergovernamentais, no período pós-Segunda Guerra Mundial, para promover
integração e cooperação cultural entre os países. Alguns deles fazem parte da
própria ONU, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência
e a Cultura (Unesco), que, entre diversos objetivos, atua na preservação do
patrimônio histórico e cultural dos países. Na América, por exemplo, algumas
organizações se destacam por implementar projetos e programas
intergovernamentais capazes de difundir aspectos e elementos culturais entre
os países do continente. Entre elas, destacam-se a Organização dos Estados
Americanos (OEA), a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e a
Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal).
Livro
Didático- Encontros Geografia/ 8º ano- Araribá Mais Geografia15 a18. ETAPA
2: Após a leitura momento de
questionamento e discussão.Para casa, sugira que os alunos acessem o seguinte
endereço: https://nacoesunidas.org/organismos/siglas. Atividade complementar 1.
Quando
foi criada a Organização das Nações Unidas (ONU) e com qual objetivo? _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________. 2.
Qual
o significado da sigla FMI? _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 2.
Observe a
imagem abaixo pesquise e responda a
questão: Quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável? _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ETAPA 3: Correção da
atividadee socialização.
2ª AULA ETAPA
1 e 2: Esta aula está
estruturada em duas etapa, nesta etapa explanação do objeto de conhecimento
que aborda “Da ordem bipolar à
geopolítica atual”. Apresente aos
estudantes o que foi a Guerra Fria e explique o que é ordem bipolar. O mundo
ficou dividido entre duas potências mundiais, os Estados Unidos e a União
Soviética. Portanto, muitos dos conflitos e das questões econômicas e políticas
da época tinham relação com a disputa entre essas duas potências. Porém, com
o fim da Guerra Fria, os conflitos persistiram e, quando aprofundado sobre
suas causas e motivações, muitos têm relação com o contexto da ordem bipolar.
Solicite aos estudantes a leitura e interpretação do texto disponível na
apostila ou das páginas 21 a 27 do livro didático Araribá Mais Geografia. Leitura
do Texto:
Da ordem bipolar à geopolítica atual Após a Segunda Guerra Mundial
(1939-1945), os Estados Unidos da América (EUA) e a União das Repúblicas
Socialistas Soviéticas (URSS) firmaram-se como os Estados mais poderosos do
mundo, tanto economicamente quanto militarmente. Essas potências eram governadas sob sistemas sociais e
econômicos opostos, o capitalista e o socialista, e estenderam sua liderança
a outros países, formando os blocos capitalista e socialista. Essa disputa
pela influência sobre outras nações (hegemonia) ficou conhecida como Guerra
Fria, já que as duas potências nunca se enfrentaram diretamente no campo de
batalha. O confronto entre elas só ocorreu no campo diplomático,
caracterizado principalmente pelo apoio a guerras em outras regiões, como as
guerras da Coreia, do Vietnã e do Afeganistão. Com o fim da Guerra Fria, em
1989, vários países deixaram o bloco socialista e aderiram à economia de
mercado, típica do sistema capitalista. Com isso, os Estados Unidos
emergiram como a grande potência mundial, com reflexos na economia, na
sociedade e na cultura de todo o planeta. A GUERRA FRIA Depois de quase seis anos de batalhas e um
saldo de mais de 50 milhões de mortos e 28 milhões de mutilados, a Segunda
Guerra Mundial terminou, em 1945, com a derrota dos países que formavam o
bloco conhecido como Eixo (liderado por Itália, Japão e Alemanha). O Japão,
último a se render, sofreu ainda ataques nucleares dos Estados Unidos, que
lançaram duas bombas atômicas, nas cidades de Hiroshima e Nagasaki,
assombrando o mundo. Com o fim da Guerra, países que formavam o bloco dos
Aliados (Estados Unidos, União Soviética e Reino Unido), vitoriosos,
participaram de conferências para reorganizar o espaço europeu de acordo com
seus interesses. As conferências de Yalta e Potsdam remodelaram as fronteiras
soviéticas e alemãs, expandindo as áreas de influência da União Soviética. Os
Estados Unidos. Livro Didático- Encontros Geografia/ 8º ano- Araribá Mais
Geografia21 a 27. Sugestões: https://youtu.be/0Kcrms9olwo Nova Ordem Mundial. https://youtu.be/tabLMflgUwo Origens do mundo
bipolar: A ordem Geopolítica da Guerra Fria- Geografia. ETAPA 2: Após a leitura e
interpretação do texto orientar os estudantes a copiar e responder no caderno
a atividade proposta na apostila ou nas páginas 32 a 33 no livro didático
Araribá Mais Geografia .
ATIVIDADE RESPONDA COM ATENÇÃO: 1.
A
imagem a seguir é do dia 11 de setembro de 2001, quando, em território
estadunidense, ocorreu uma série de atentados liderados pelo saudita e líder
da Al-Qaeda, Osama Bin Laden, que foi morto em 2011. A tirinha está relacionada: a) ao período da Segunda Guerra Mundial, já
que deixa implícita a importância militar e econômica dos Estados Unidos e da
União Soviética nessa época. b) ao período conhecido como Guerra Fria,
quando a intensa troca de acusações e
ameaças entre Estados Unidos e União Soviética provocou o temor de uma
possível guerra nuclear. c)
ao período posterior à Guerra Fria, quando os Estados Unidos tornaram-se a
única superpotência mundial. d) ao período anterior à Segunda Guerra
Mundial, quando as potências mundiais buscavam, por meio de acordos, evitar
esse conflito. e) aos dias de hoje, já que seu conteúdo
encaixa-se na situação política e militar atual. 4)Escreva
com suas palavras o conceito de GUERRA FRIA. _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 5)
Como se caracterizou a Guerra Fria? _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 3ª
AULA ETAPA 1 e
2: Correção
da atividade, orientando aos alunos a expressar sobre o conhecimento
adquirido a partir da resolução da atividade sobre A Guerra Fria.Momento de escuta. Obs. Lembrando
que o professor é livre para fazer modificações na sequência ou utilizar
outra atividade, vídeos ou slides de acordo a realidade de suas turmas, desde
que não fuja do objeto de conhecimento. 4ª
AULA ETAPA 1 e
2:Nesta
etapa o professor orienta os estudantes a
trabalhar a habilidade (EF08GE06), permitindo analisar a atuação das organizações mundiais
nos processos de integração cultural (capoeira, festividades, comida, arte,
etc.) e econômica nos contextos americano e africano, reconhecendo, em seus
lugares de vivência, marcas desses processos.Com a realização de uma
atividade complementar disponível na apostila.
ATIVIDADE Vamos exercitar: 1.
Quais
são os principais termos relacionados à geopolítica? ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ 2.
Por
que Estado, nação, território e país são conceitos-chave da Geografia? ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ 3.
Qual
é o papel das organizações multilaterais? ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ 4.
Qual
é a importância da ONU e suas características? ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ 5.
O
que foi a Guerra Fria? ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ 6.
Quais
são as principais rivalidades étnico-religiosas do mundo? ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ 7.
Qual
é a relação entre recursos naturais e os principais conflitos no mundo? ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ RECURSOS: ( 15 a 18 e
20 a 31 )
Livro didático; (x ) Data show; ( ) Jornal; ( )
Revista; (x )
Vídeo; ( )
Computador; ( ) Jogos; ( ) Textos
Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: (
) Prova; ( ) Trabalho; ( x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 19, 32e33
) (
) Seminários; ( x ) Apresentação oral; ( ) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (x ) Debate;( ) Relatórios; (x ) Atividade escrita; (
) Avaliação da participação; Outros: ______________________________________________________________________________ Referencias: Livro Didático-
Encontros Geografia/ 8º ano- Araribá Mais Geografia . IMAGEM DO SITE: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/nacao-estado-governo-sala-aula.htm Objetivos
de Desenvolvimento Sustentável/ https://nacoesunidas.org/organismos/siglas. https://escolakids.uol.com.br/geografia/organizacoes-internacionais.htm . https://brasilescola.uol.com.br/geografia/mundo-bipolar.htm .
Que Deus continue protegendo e
abençoando a todos nós... |
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