2º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O 8º ANO -2024

 

                                          SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA:  Saúde Ambiental (Combate ao Aedes  aegypti)

Subtema:   Caminhos em Geografia para uma melhor prevenção ao mosquito da Aedes aegypti.

Unidade Temática: O sujeito e o seu lugar no mundo.

Objetos do Conhecimento: Distribuição da População Mundial e Deslocamento Populacionais( Continentes > Antártida).

Objetivo geral:  

·         Definir Estado, nação, território e país, conceitos essenciais para a abordagem da Geografia Política, já que boa parte dos conflitos mundiais só pode ser compreendida com a distinção desses conceitos;

·         Entender o que são organizações políticas mundiais e conhecer algumas delas, das quais a Organização das Nações Unidas (ONU) é a mais relevante.

Ano:                          Período: 11/03/20224 a  27/03/2024                       Nº de Aulas: 6

                                                                 HABILIDADES

 

 

(EF08GE03IT) Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando características da população (perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial) huma na pelos continentes e sua espacialização no país e no estado da Bahia e no município de Itamaraju.

(EF08GE05) Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra.

(EF08GE07) Analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos d a América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil.

(EF08GE08) Analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra.

 ( EF08GE09), (EF08GE14).

                      COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da  natureza ao longo da história.  

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

7. Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, propondo ações sobre as questões socioambientais, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários

                       COMPETÊNCIAS GERAIS

1.    Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

    6. Construir argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental  e o respeito à biodiversidade  e ao outro ,sem preconceito de qualquer natureza.

    7. Agir  pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários.

              COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                        ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência didática terá uma duração de três semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos, ficando mais facil  a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

                                                          1º AULA

Etapa 1 e 2: : Esta aula esta estruturada em 2 etapas, sabemos que cada turma tem: uma realidade, uma dinâmica e um tempo para aprender, estes fatores são determinantes para a realização das atividades. Mas lembre-se que seu papel é fundamental para que os alunos possam ampliar a visão de mundo. A seguir, fazer a leitura compartilhada e discussão do texto.

 

Continentes: quais são eles, divisões, países - Escola Kids
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


  TEXTO :

 

"Continentes são grandes massas de terra banhadas por mares e oceanos. A superfície do planeta Terra se divide hoje em seis grandes continentes, que são África, América, Ásia, Europa, Oceania e Antártida. A sua formação e a atual disposição dos continentes são explicadas por meio da teoria da deriva continental. Com exceção da Antártida, todos os continentes se dividem em unidades territoriais chamadas de países. Alguns países pertencem a mais de um continente ao mesmo tempo, sendo chamados de transcontinentais."

"Continentes são imensas porções de terra banhadas pelos oceanos.

Juntos, somam uma área de 149 milhões de km², aproximadamente.

Sua configuração atual é explicada pela teoria da deriva continental.

A Terra se divide em seis continentes: América, África, Ásia, Europa, Oceania e Antártida.

País é a unidade política em que os continentes estão divididos, exceto a Antártida.

Todos os continentes são banhados por pelo menos um dos cinco oceanos que formam a parcela de água da superfície terrestre.

A Ásia é o mais extenso e mais populoso continente do mundo. O menor deles é a Oceania.

A Terra é formada por cinco oceanos: oceano Atlântico (América, Europa, África), oceano Pacífico (América, Ásia, Oceania), oceano Índico (Oceania, Ásia, África), oceano Glacial Ártico (Ásia, Europa, América) e oceano Glacial Antártico (Antártica)."

 

"Características dos continentes”

 

Os continentes são extensas parcelas de terra banhadas pelos oceanos. Eles são formados por uma imensa área emersa e uma extensão situada abaixo do nível da água do mar, que é denominada plataforma continental. Juntos, perfazem uma área de aproximadamente 149 milhões de quilômetros quadrados, o equivalente a 30% da superfície terrestre.

 

Estando posicionados sobre placas tectônicas, os continentes se originaram por meio do movimento desses blocos sobre o magma terrestre, processo explicado através da teoria da deriva continental. A atual configuração da superfície do planeta teve início há 200 milhões de anos, com a desagregação do supercontinente Pangeia, e adquiriu o formato dos continentes observados hoje durante o começo do período Quaternário, há 2,6 milhões de anos."

 

Veja mais sobre "Continentes" em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/continentes.htm

 

                                                        

Obs. Esse material é para se trabalhar  com o 8º ano, lembrando que o professor é livre para utilizar outras sugestões desde que não fuja do objeto de conhecimento.

                                                             

                                                                2º AULA

 

Etapa 1 Iniciar com um levantamento prévio sobre a aula anterior, discussão e questionamento sobre a o tema abordado. Sugestão de leitura do livro Geografia, Espaco & Interação, páginas 14 e 15.

 

Etapa 2 : Solicitar os estudantes a fazer  a Atividade da página proposta abaixo, ou se preferir realizar atividades lo livro Geografia, Espaco & Interação, na página 15.

 

SUGESTÃO DE ATIVIDADE

 

1)        Explique como se originaram os continentes?

R: __________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

 

2) Qual é a porcentagem da superfície terrestre que corresponde a área dos continentes e das ilhas?

a) Os continentes e as ilhas correspondem a aproximadamente 70% da superfície terrestre.

b) Os continentes e as ilhas correspondem a aproximadamente 27% da superfície terrestre.

c) Os continentes e as ilhas correspondem a aproximadamente 40% da superfície terrestre.

d) Os continentes e as ilhas correspondem a aproximadamente 50% da superfície terrestre.

 

3) Analise e marque as afirmações abaixo:

I. A Terra é denominada “Planeta água”, porque a maior parte da superfície terrestre é constituída por oceanos e mares.

II. Os oceanos e mares abrangem aproximadamente 73% dos 510 milhões de quilômetros quadrados.

III. Os continentes e as ilhas abrangem aproximadamente 27% da superfície da Terra.

Estão corretas as afirmações:

a) I e II

b) II e III

c) I e III

d) Todas as afirmações estão corretas

 

4) As ilhas são porções de terras bem ________ que os continentes. Por convenção, os estudiosos estabeleceram que a Austrália é ________que todos os continentes e a Groenlândia , a __________ de todas as ilhas. Assinale na alternativa que preenche as lacunas acima:

a) menores, menor, maior

b) maiores, menor, maior

c) menores, maior, menor

d) maiores, maior, menor

 

5) Explique qual é a importância dos oceanos e mares para a humanidade?

R: __________________________________________________________________

___________________________________________________________________

____________________________________________________________________

 

                                                                        3º AULA

 

Etapa 1:  Nesta etapa, o professor trabahar a temática A infecção de dengue causada pelo mosquito aedys aegipti, incentivando os os estudantes a realizar uma atividade sobre a prevenção e combate a dengue.

DENGUE:

 


A dengue é uma doença viral transmitida por mosquitos que nos últimos anos se espalhou rapidamente por todas as regiões da Organização Mundial da Saúde (OMS). O vírus da dengue é transmitido por mosquitos fêmea, principalmente da espécie Aedes aegypti e, em menor proporção, da espécie Aedes albopictus. Esses mosquitos também transmite chikungunya e zika.

 

 

 

A dengue é generalizada ao longo dos trópicos, com variações locais de risco influenciadas pela precipitação, temperatura e rápida urbanização não planejada. Nas Américas, o principal vetor da dengue é o mosquito Aedes aegypti.

Existem quatro distintos, porém intimamente relacionados, sorotipos do vírus que causa a dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). A recuperação da infecção fornece imunidade vitalícia contra o sorotipo adquirido. Entretanto, a imunidade cruzada para os outros sorotipos após a recuperação é apenas parcial e temporária. Infecções subsequentes aumentam o risco do desenvolvimento de dengue grave.

  

Etapa 2:

Resumo Sobre a dengue

·                     É transmitida pela picada de um mosquito infectado com um dos quatro sorotipos do vírus da dengue.

·                     É uma doença febril que afeta bebês, crianças e adultos. A infecção pode ser assintomática ou pode apresentar sintomas que variam de febre baixa a febre alta incapacitante, com forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares e nas articulações e erupções cutâneas. A doença pode progredir para dengue grave, caracterizada por choque, falta de ar, sangramento intenso e/ou complicações graves nos órgãos.

·                     Não existe um medicamento específico para tratar a dengue.

·                     A doença tem um padrão sazonal: a maioria dos casos no hemisfério sul ocorre na primeira parte do ano e a maioria dos casos no hemisfério norte ocorre na segunda metade.

·                     A prevenção e o controle da dengue devem ser Inter setoriais e envolver a família e a comunidade.

Veja mais em> https://www.paho.org/pt/topicos/dengue#:~:text=Antes%20de%201970%2C%20apenas%20nove,Sudeste%20Asi%C3%A1tico%20e%20Pac%C3%ADfico%20Ocidental.

 

                                                                    4ºAula

 

Etapa 1: Nesta etapa, o professor trabahar direciona a temática sobre a infecção de dengue causada pelo mosquito aedys aegipti  no continente americano e no contexto mundia.

 

  A dengue no continente Americano

 

·         Cerca de 500 milhões de pessoas nas Américas correm o risco de contrair dengue.

·         O número de casos de dengue na Região aumentou nas últimas quatro décadas, passando de 1,5 milhão de casos acumulados na década de 1980 para 16,2 milhões na década de 2010-2019.

·         Em 2013, ano epidêmico para a Região, foram registrados pela primeira vez mais de 2 milhões de casos e uma incidência de 430,8 por cada 100 mil habitantes. Também foram notificados 37.692 casos de dengue grave e 1.280 mortes no continente. Em 2019, foram registrados pouco mais de 3,1 milhões de casos, 28 mil graves e 1.534 óbitos.

·         Os quatro sorotipos da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DEN-V 4) circulam pelas Américas e, em alguns casos, simultaneamente.

·         A infecção com um sorotipo seguida por outra infecção com um sorotipo diferente aumenta o risco de dengue grave e até morte.

·         Nas Américas, o Aedes aegypti é o mosquito vetor da dengue e está amplamente distribuído por todo o território, apenas o Canadá e o Chile continental estão livres da dengue e do vetor. O Uruguai não tem casos de dengue, mas tem o Ae. aegypti.

A dengue no mundo

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·         A incidência global da dengue cresceu drasticamente nas últimas décadas. Aproximadamente metade da população mundial está em risco de contrair a doença.

·         A dengue ocorre em climas tropicais e subtropicais, principalmente em áreas urbanas e semiurbanas.

·         A dengue grave é uma das principais causas de doenças graves e morte entre crianças em alguns países da Ásia e da América Latina.

·         Não existe tratamento específico para dengue ou dengue grave. No entanto, a detecção precoce e o acesso a cuidados médicos adequados reduzem as taxas de mortalidade para abaixo de 1%.

·         A prevenção e o controle da dengue dependem de medidas efetivas de controle de vetores.

O acordo de Paris

 O Acordo de Paris, estabelecido em 2015, determina que os 195 países signatários se esforcem para conter o aquecimento global a menos de 2°C até o final do século, com tentativas de atingir uma meta mais ambiciosa de limitar o aquecimento a 1,5°C, em comparação aos níveis pré-industriais.

De acordo com o novo estudo, limitar o aquecimento a 2°C representaria uma redução de 800 mil casos por ano até 2050 e de 2,8 milhões de casos por ano até 2100. Limitar o aquecimento a 1,5°C produziria uma redução de 1,1 milhão de casos anuais até 2050 e de 3,3 milhões de casos por ano até 2100.

O Brasil, segundo os pesquisadores, seria um dos países mais beneficiados com a limitação da temperatura média global às metas mais ambiciosas do Acordo de Paris. Com uma limitação do aquecimento a 1,5°C, o País evitaria 500 mil casos por ano até 2050 e .1,4 milhão de casos anuais até 2100.

As reduções no número de casos de dengue em cenários com aquecimento limitado a 2°C e 1.5°C - as metas estabelecidas pelo Acordo de Paris - foram calculadas em comparação ao número de casos estimados para 2100 se as temperaturas médias subirem a 3,7°C, que é a elevação esperada caso as emissões de carbono continuem nas taxas atuais, sem nenhuma medida para deter o aquecimento global.

 

·         Limitar o aquecimento global a 2°C poderia evitar 2,8 milhões de casos de dengue por ano até o fim do século na América Latina, de acordo com um novo estudo internacional feito com participação brasileira. Segundo a pesquisa, um limite de aquecimento de 1.5°C representaria uma redução 3,3 milhões de casos anuais até 2100 no continente, sendo 1,4 milhão só no Brasil.

 

·         O estudo, que teve seus resultados apresentados nesta segunda-feira, 28, em artigo publicado na revista científica PNAS, também revela que limitar o aquecimento do planeta impediria que a dengue se intensificasse em áreas onde a incidência é atualmente baixa, ou que se espalhasse por áreas do continente onde ainda não há casos.

 

https://www.terra.com.br/byte/ciencia/clima/cumprir-metas-do-acordo-de-paris-evitaria-milhoes-de-casos-de-dengue-na-america-latina,e06f306d0a263647458d28ef9751a3748289qs3v.html?utm_source=clipboard 

                                                          

                                                                  5º AULA

 

Etapa 1 : Dando continuidade a aula anterior , este será um momento de tirar possíveis dúvidas,. manter diálogo com os estudantes, elaborar uma atividade sobre o combate ao mosquito vetor da dengue, e a prevenção contra a doença. A seguir, procede a socialização dos conhecimentos e correção da atividade .

 

SUGESTÃO DE ATIVIDADE

1-    O que e dengue?

2-    Quais as formas de transmissão da dengue?

3-    Quais os principais sintimas da dengue?

4-    Como a dengue pode ser evitada?

5-    Qual é o principal vetor da dengue?

Etapa 2: Fazer a fazer a correção da atividade, aproveitando o momento para questionamentos e socialização.

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Etapa 2: Iniciar s estudos sobre p continente Antártida2º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA - 2024 com sugestão de leitura do  livro Geografia, Espaco & Interação, nas páginas 16 e 17 Orientar a fazer a atividade disponível pagina 17.

É verão na Antártida. Saiba como explorar com ...

 

                                                     ATIVIDADE

 

Responda às questões no caderno.

1 Quais países reivindicam territórios na Antártida? Por que eles não podem assumir a posse desses territórios?

 

 

2 Há possibilidade de conflitos por territórios ao final do Tratado da Antártida? Por quê?

 

 

 

                                                                 6º AULA

 

Etapa 1 e 2: Nestas etapas fazer uma sondagem da aula anterior em seguida explanar o objeto de conhecimento sobre “ESTADO, NAÇÃO E ESTADO-NAÇÃO” presente no livro Geografia Espaço e Interação nas páginas 20 a 21. Momento de leitura comentada e questionamento. Em seguida se dê tempo o professor pode orientar  os estudantes a fazer a atividade do livro didático.

 

 

   

 

 

REFERENCIAS:

Opas . Organização Pan Americana de Saude. Disponivel em https://www.paho.org/pt/topicos/dengue#:~:text=Antes%20de%201970%2C%20apenas%20nove,Sudeste%20Asi%C3%A1tico%20e%20Pac%C3%ADfico%20Ocidental. Acesso em 08-03-2024

 

T Portal erra https://www.terra.com.br/byte/ciencia/clima/cumprir-metas-do-acordo-de-paris-evitaria-milhoes-de-casos-de-dengue-na-america-latina,e06f306d0a263647458d28ef9751a3748289qs3v.html; Acesso em 08-03-2024.

 

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/continentes.htm

 

 

RECURSOS: (14 a 17 e 20 a 21 ) Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (  ) Computador; ( ) Jogos; (  ) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (  ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: páginas (         ).

( ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(  ) Atividade escrita; (  ) Avaliação da participação; Outros:

 

 

 

 

                                 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                             Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...                                       

 

                                    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                               1ª AULA

 

ETAPA 1 e 2: Iniciar com um bom dia ou boa tarde, chamada e um levantamento prévio da aula anterior, dando seguimento ao objeto de conhecimento já abordado, nesta etapa apresentar aos estudantes o que são organizações mundiais, focando a integração econômica do mundo, ao abordar instituições como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional(FMI). O entendimento do que são essas organizações é essencial para a compreensão da sua influência no contexto africano e americano. Orientar os estudantes a leitura compartilhada do texto proposto na apostila ou se preferir utilizar o livro didático Araribá Mais Geografia nas páginas 15 a 18.

TEXTO PARA LEITURA:

                 AS RELAÇÕES ENTRE OS PAÍSES E AS PRINCIPAIS ORGANIZAÇÕES MULTILATERAIS

 

 As relações entre os países são regulamentadas por tratados e acordos, que podem ser bilaterais ou multilaterais.

  As relações bilaterais ocorrem entre dois Estados e se baseiam em variados interesses: comércio, imigração e segurança internacional, entre outros. Essas relações permitem alianças locais e regionais.

   As relações multilaterais, por sua vez, envolvem três ou mais Estados. Geralmente, os acordos multilaterais se caracterizam pela obrigatoriedade de adesão às regras por todos os participantes.

 Com o fim da Segunda Guerra Mundial, os países vencedores do conflito estabeleceram alguns valores considerados fundamentais para garantir a ordem internacional, entre eles a manutenção da paz, a proteção ao meio ambiente e o respeito aos direitos humanos. Para concretizar esses valores, foram criadas organizações multilaterais.

Banco Mundial e FMI

 

 Em 1944, uma conferência internacional ocorrida na cidade de Bretton Woods (Estados Unidos) estabeleceu os pilares dos atuais sistemas monetário e financeiro internacionais. Nela, foram instituídos o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), que mais tarde passou a integrar o Banco Mundial, e o Fundo Monetário Internacional (FMI), ambos controlados por países ricos. 

A Organização das Nações Unidas (ONU) foi criada em 1945, após a Segunda Guerra Mundial, com o principal objetivo de manter a paz e a segurança internacionais. Além de seus órgãos principais, a ONU é formada por programas, fundos e agências especializadas, com escritórios próprios que atuam de forma interligada. A Assembleia Geral, da qual participam os países-membros da organização, é um espaço de discussão, análise e decisão sobre os mais diversos assuntos de âmbito internacional.

     O Conselho de Segurança da ONU, que tem 15 membros, cinco deles permanentes (China, Estados Unidos, Rússia, França e Reino Unido). A Unesco é um dos vários organismos que integram a ONU.

     

  ORGANIZAÇÕES MUNDIAIS E INTEGRAÇÃO CULTURAL

  

 Além das organizações multilaterais criadas para garantir a ordem internacional, também surgiram organismos intergovernamentais, no período pós-Segunda Guerra Mundial, para promover integração e cooperação cultural entre os países. Alguns deles fazem parte da própria ONU, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que, entre diversos objetivos, atua na preservação do patrimônio histórico e cultural dos países. Na América, por exemplo, algumas organizações se destacam por implementar projetos e programas intergovernamentais capazes de difundir aspectos e elementos culturais entre os países do continente. Entre elas, destacam-se a Organização dos Estados Americanos (OEA), a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e a Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal).  

 

                                                              Livro Didático- Encontros Geografia/ 8º ano- Araribá Mais Geografia15 a18.

                                                                              

ETAPA 2: Após a leitura momento de questionamento e discussão.Para casa, sugira que os alunos acessem o seguinte endereço: https://nacoesunidas.org/organismos/siglas.

                                                 Atividade complementar

 

1.    Quando foi criada a Organização das Nações Unidas (ONU) e com qual objetivo?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

2.    Qual o significado da   sigla FMI?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2.    Observe a imagem abaixo  pesquise e responda a questão:

Quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ETAPA 3: Correção da atividadee socialização.                                                                

 

                                                                         2ª AULA

 

ETAPA 1 e 2: Esta aula está estruturada em duas etapa, nesta etapa explanação do objeto de conhecimento que aborda “Da ordem bipolar à geopolítica atual”.  Apresente aos estudantes o que foi a Guerra Fria e explique o que é ordem bipolar. O mundo ficou dividido entre duas potências mundiais, os Estados Unidos e a União Soviética. Portanto, muitos dos conflitos e das questões econômicas e políticas da época tinham relação com a disputa entre essas duas potências. Porém, com o fim da Guerra Fria, os conflitos persistiram e, quando aprofundado sobre suas causas e motivações, muitos têm relação com o contexto da ordem bipolar. Solicite aos estudantes a leitura e interpretação do texto disponível na apostila ou das páginas 21 a 27 do livro didático Araribá Mais Geografia.

Leitura do Texto:

                                                    Da ordem bipolar à geopolítica atual

       Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os Estados Unidos da América (EUA) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) firmaram-se como os Estados mais poderosos do mundo, tanto economicamente quanto militarmente.

 Essas potências eram governadas sob sistemas sociais e econômicos opostos, o capitalista e o socialista, e estenderam sua liderança a outros países, formando os blocos capitalista e socialista. Essa disputa pela influência sobre outras nações (hegemonia) ficou conhecida como Guerra Fria, já que as duas potências nunca se enfrentaram diretamente no campo de batalha. O confronto entre elas só ocorreu no campo diplomático, caracterizado principalmente pelo apoio a guerras em outras regiões, como as guerras da Coreia, do Vietnã e do Afeganistão. Com o fim da Guerra Fria, em 1989, vários países deixaram o bloco socialista e aderiram à economia de mercado, típica do sistema capitalista.

Com isso, os Estados Unidos emergiram como a grande potência mundial, com reflexos na economia, na sociedade e na cultura de todo o planeta.

  A GUERRA FRIA

 

  Depois de quase seis anos de batalhas e um saldo de mais de 50 milhões de mortos e 28 milhões de mutilados, a Segunda Guerra Mundial terminou, em 1945, com a derrota dos países que formavam o bloco conhecido como Eixo (liderado por Itália, Japão e Alemanha). O Japão, último a se render, sofreu ainda ataques nucleares dos Estados Unidos, que lançaram duas bombas atômicas, nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, assombrando o mundo. Com o fim da Guerra, países que formavam o bloco dos Aliados (Estados Unidos, União Soviética e Reino Unido), vitoriosos, participaram de conferências para reorganizar o espaço europeu de acordo com seus interesses. As conferências de Yalta e Potsdam remodelaram as fronteiras soviéticas e alemãs, expandindo as áreas de influência da União Soviética. Os Estados Unidos.

                                                                                  Livro Didático- Encontros Geografia/ 8º ano- Araribá Mais Geografia21 a 27.

 

Sugestões:

https://youtu.be/0Kcrms9olwo Nova Ordem Mundial.

https://youtu.be/tabLMflgUwo  Origens do mundo bipolar: A ordem Geopolítica da Guerra Fria- Geografia.

 

ETAPA 2: Após a leitura e interpretação do texto orientar os estudantes a copiar e responder no caderno a atividade proposta na apostila ou nas páginas 32 a 33 no livro didático Araribá Mais Geografia .

 

                                                                          ATIVIDADE

 

RESPONDA COM ATENÇÃO:

 

1.    A imagem a seguir é do dia 11 de setembro de 2001, quando, em território estadunidense, ocorreu uma série de atentados liderados pelo saudita e líder da Al-Qaeda, Osama Bin Laden, que foi morto em 2011.

 

A tirinha está relacionada:

 a) ao período da Segunda Guerra Mundial, já que deixa implícita a importância militar e econômica dos Estados Unidos e da União Soviética nessa época.

 b) ao período conhecido como Guerra Fria, quando a intensa  troca de acusações e ameaças entre Estados Unidos e União Soviética provocou o temor de uma possível guerra nuclear.

c) ao período posterior à Guerra Fria, quando os Estados Unidos tornaram-se a única superpotência mundial.

 d) ao período anterior à Segunda Guerra Mundial, quando as potências mundiais buscavam, por meio de acordos, evitar esse conflito.

 e) aos dias de hoje, já que seu conteúdo encaixa-se na situação política e militar atual.

 

4)Escreva com suas palavras o conceito de GUERRA FRIA.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5) Como se caracterizou a Guerra Fria?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

                                                               3ª AULA

 

ETAPA 1 e 2: Correção da atividade, orientando aos alunos a expressar sobre o conhecimento adquirido a partir da resolução da atividade sobre A Guerra Fria.Momento de escuta.

 

Obs. Lembrando que o professor é livre para fazer modificações na sequência ou utilizar outra atividade, vídeos ou slides de acordo a realidade de suas turmas, desde que não fuja do objeto de conhecimento.

 

                                                                4ª AULA

 

ETAPA 1 e 2:Nesta etapa o professor orienta os estudantes a trabalhar a habilidade (EF08GE06), permitindo  analisar a atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural (capoeira, festividades, comida, arte, etc.) e econômica nos contextos americano e africano, reconhecendo, em seus lugares de vivência, marcas desses processos.Com a realização de uma atividade complementar disponível na apostila.

 

                                                                   ATIVIDADE

 

Vamos exercitar:

 

1.    Quais são os principais termos relacionados à geopolítica?

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2.    Por que Estado, nação, território e país são conceitos-chave da Geografia?

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3.    Qual é o papel das organizações multilaterais?

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4.    Qual é a importância da ONU e suas características?

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5.    O que foi a Guerra Fria?

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6.    Quais são as principais rivalidades étnico-religiosas do mundo?

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7.    Qual é a relação entre recursos naturais e os principais conflitos no mundo?

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RECURSOS: ( 15 a 18 e 20 a 31  ) Livro didático; (x ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (x ) Vídeo; (  ) Computador; ( ) Jogos; (  ) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; ( x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  19, 32e33  )

( ) Seminários; ( x ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (x ) Debate;( ) Relatórios;

(x  ) Atividade escrita; (  ) Avaliação da participação; Outros:

 

 

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 Referencias:

 Livro Didático- Encontros Geografia/ 8º ano- Araribá Mais Geografia .

 IMAGEM DO SITE: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/nacao-estado-governo-sala-aula.htm

 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável/ https://nacoesunidas.org/organismos/siglas.

 

https://escolakids.uol.com.br/geografia/organizacoes-internacionais.htm .

 

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/mundo-bipolar.htm .

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                   Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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