SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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TEMA: Saúde Ambiental (Combate ao Aedes aegypti). Subtema: Combate ao mosquito Aedes aegypti no
espaço geográfico. |
Unidade Temática:
O sujeito e o
seu lugar no mundo Objetos do Conhecimento: Ideias e Concepções Sobre a
formação Territorial do Brhttps://articulandooconhecimento.blogspot.com/p/2-sequencia-didatica-de-geografia-para_11.html?zx=32d84cd3c6851a6dasil. (Características do território brasileiro). |
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Objetivo
geral: Conhecer o espaço geográfico como uma construção
histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim compreendendo a
natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a construção do
espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza. |
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Ano: 7° Período: 11/03/2023 a 27/03/2024 Nº de Aulas:
9 |
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HABILIDADES |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. 3.
Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do
raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço,
envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição,
extensão, localização e ordem. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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1.Valorizar e utilizar os
conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social,
cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo
e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva 6:Construir
argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e
pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro ,sem preconceito de qualquer
natureza. 7:Agir pessoal e coletivamente com respeito
,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação ,
propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios
éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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OBS: Professores, essa sequência didática terá uma duração de três semanas para melhor
agilizar a vida de vocês e dos estudantes , assim teremos uma visão do aprendizado, ficando mais fácil a
avaliação de desempenho dos estudantes, participação nas aulas e nas
atividades realizadas. 1ªAula Etapa 1: Iniciar
com um levantamento prévio da aula anterior, em seguida aborda o tema “
Saúde Ambiental (Combate ao Aedes
aegypti)”. Promover um momento de roda conversa sobre a Dengue,
utilizar o texto para leitura comentada disponível na apostila. Propor a construção de
conhecimentos por meio de um trabalho investigativo que responda a uma
pergunta, resolva um problema ou um desafio. Nessa aprendizagem, os
estudantes são envolvidos em pesquisa, levantamento de hipóteses, busca de
recursos e aplicação prática da informação para obter uma solução ao Combate ao mosquito Aedes aegypti no
espaço geográfico . Neste
contexto o professor(a) propõe aos estudantes a
regionalizar a cidade de Itamaraju ( o
bairro em que a escola está localizada) analisando as áreas que estão sendo
afetadas pelo mosquito da dengue, registrar em ( fotos e vídeos). O professor(a) seleciona os melhores
registros e escolhe um ou dois para contribuir no trabalho dos alunos do 8º
ano que irão fazer um anánalise geoespacial e produzir roteiros para
elaboração de vídeos para divulgação das pesquisas de campo pelos estudantes
e como combater o mosquito. Texto: O Aedes aegypti é um mosquito de origem africana que
teve sua primeira descrição realizada no Egito (daí a origem de seu nome).
Ele provavelmente chegou aos outros continentes graças às embarcações saídas
da África transportando negros, os chamados navios negreiros. Com ampla
distribuição pelo globo, o mosquito-da-dengue é adaptado ao ambiente
urbano, onde encontra vários reservatórios ideais para sua fase larval. No
Brasil, o Aedes
aegypti foi identificado pela primeira vez em 1898 e
atualmente é encontrado em todos os estados. Sua característica principal é a presença de
listras e manchas brancas em seu corpo de coloração preta. No que
diz respeito aos seus hábitos, o mosquito destaca-se principalmente por
possuir hábitos diurnos e ser encontrado em cantos escuros das casas, como
embaixo de camas e escondido atrás de armários. Conhecido popularmente como mosquito-da-dengue em
virtude da capacidade de transmitir os quatro sorotipos da doença, o Aedes
aegypti também é responsável pela transmissão da febre amarela, da febre
chikungunya e da zika. O mosquito
transmite doenças ao homem quando a fêmea contaminada pica um indivíduo, fato
que ocorre normalmente ao amanhecer e ao entardecer. Sua característica principal é a presença de listras e manchas brancas em
seu corpo de coloração preta. No que diz respeito aos seus hábitos, o
mosquito destaca-se principalmente por possuir hábitos diurnos e ser
encontrado em cantos escuros das casas, como embaixo de camas e escondido
atrás de armários. Conhecido popularmente
como mosquito-da-dengue em virtude da capacidade de transmitir os quatro
sorotipos da doença, o Aedes
aegypti também é responsável pela transmissão da febre amarela, da febre
chikungunya e da zika. O
mosquito transmite doenças ao homem quando a fêmea contaminada pica um
indivíduo, fato que ocorre normalmente ao amanhecer e ao entardecer. Etapa
2: Nesta etapa com o intuito de resgatar os conhecimentos prévios dos estudantes
a respeito da aula
anterior, solicitar uma atividade disponível na apostila ou elaborada pelo
professor(a), para melhor
compreensão do tema abordado.
Atividade Responda as questões: 1. A dengue é uma doença sem tratamento
específico, sendo recomendado basicamente descanso e hidratação. Diante
disso, o melhor é prevenir-se da doença. Todas as alternativas abaixo
relacionam-se com a prevenção da dengue, exceto: a) Limpar caixas d'água e mantê-las
fechadas para evitar proliferação do mosquito. b) Vacinar-se. c) Utilizar repelentes em áreas com
mosquito. d) Tratar a água da piscina com cloro para
evitar proliferação do mosquito. e) Lavar mensalmente recipientes
utilizados para armazenar água. Dicas para a
cruzadinha com respectivos gabaritos (Professor, fica
a seu critério adicionar mais perguntas a cruzadinha.) 1.
Devemos mantê-la sempre bem fechada (caixa d’água); 2.
Usados para decorar a casa, não devemos deixar que
acumulem água (vasos de plantas); 3.
Nome do mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti); 5.
A dengue é uma doença causada por um...? (Vírus); 7.
É importante colocá-la em vasos de plantas para que não
ocorra o acúmulo de água (areia); 8.
É uma das fases do mosquito da dengue (larva); 9.
Objeto importante, no qual jogamos todas as coisas que
não utilizaremos mais (lixo); 10.
É nela que o mosquito se desenvolve (água parada). Sugestão de
atividade alunos com dificuldades de aprendizagem.
2º AULA Etapa 1 e
2: Esta
aula esta estruturada em 2 etapas, sabemos que cada turma tem uma realidade,
uma dinâmica e um tempo para aprender, estes fatores são determinantes para a
realização das atividades. Mas lembre-se que seu papel é fundamental para que
os alunos possam ampliar a visão de mundo. A seguir, fazer a leitura
compartilhada e discussão do texto. Objetivo ● Identificar as principais características utilizadas para localização
do território brasileiro. ● Identificar e estabelecer relação entre a extensão latitudinal e a
variedade de paisagens do território brasileiro. Mas afinal, o que é
Localização? A localização costuma depender de um quadro
de referência. Lugares específicos: depende da direção/endereço – conhecer a
cidade ajuda... É possível localizar algo usando referências como praças, um
edifício, um monumento, entre outros... Mas para espaços maiores, a Geografia
dispõe de ferramentas como as Coordenadas Geográficas para Localização
precisa de qualquer lugar ou objeto. Observando o gráfico a lado,
escreva a localização dos seguintes pontos:
3º AULA Etapa 1 e
2: Dando
continuidade ao objeto de conhecimento sobre Localização do Brasil Orientar aos estudantes a fazer a leitura
compartilhada do texto disponível na apostila. Localização do
Brasil Se dependesse do que estava determinado pelo
Tratado de Tordesilhas, o território brasileiro seria bem menor do que
é atualmente. Mas, diante do inicial
desinteresse que a porção Leste da América espanhola despertou nos espanhóis,
em 1750, no Tratado de Madri, ficou estabelecido que os locais
que tivessem fundações portuguesas seriam incorporados ao que viria a ser o
território brasileiro. E assim foi feito.
Pontos extremos do Brasil Os pontos extremos do território brasileiro são: a Norte o Monte
Caburaí, no estado de Roraima, a 5°16’20” N; ao Sul,
o extremo se localiza no Arroio Chuí, no Rio Grande do
Sul, na latitude 33° 45′ 03″S. Em linha reta, a distância entre esses
dois pontos é de 4.394 Km. A Oeste é a Serra da
Contamana, no estado do Acre, na longitude 73°59’32”O; e a Leste, o
extremo se localiza na Ponta do Seixas, no estado da Paraíba, na longitude de
34° 45′ 54″O. Em linha reta, a distância
entre esses dois pontos é de 4.319 Km.
4ªAula Etapa 1: Esta aula esta estruturada em duas etapas, sendo a primeira
etapa com o tempo sugerido: 2 minutos. Nas orientações o professor(a) expõe, o
objeto de conhecimento sobre CARACTERÍSTICAS DO
TERRITÓRIO aos estudantes,
escreva no quadro ou fale para a turma. O percurso da aula visa contextualizar a
conformação territorial atual do Brasil e problematizá-la como o resultado de
processos históricos de apropriação de terras com a finalidade de ocupá-las e
utilizá-las economicamente. O mapa histórico foi o recurso selecionado não
apenas como registro especializado das transformações territoriais, mas
também para identificação de um discurso ideológico contido nele. Por isso,
na etapa de Ação Propositiva, os alunos são convidados a realizar uma
observação atenta, indicando algumas características linguísticas de cada
mapa. Como uma maneira de sistematizar o conhecimento, os alunos comparam os
mapas com a finalidade de compreender que o território atual é resultado de
um processo histórico de construção. PENA, Rodolfo F. Alves. O que é território?
Brasil Escola. Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-territorio.htm. Acesso em 16 de novembro de 2018. MORAES, Antônio Carlos Robert. Território na geografia
de Milton Santos. São Paulo: Annablume, 2013.
5º AULA Etapa 1 e
2: Em
continuidade da aula anterior, orientar aos estudantes a copiar e responder a
atividade complementar disponível na apostila. Características territoriais do
Brasil ATIVIDADE
2. *O Brasil tem 23.102 km de
fronteira, sendo 15.735 km terrestres e 7.367 km marítimos. Com 8.547.403,5 Km², é o 1º na
América do Sul 2. Sobre as características
territoriais do Brasil é correto afirmar que: a) Com extensão territorial de
8.514.876 quilômetros quadrado, o Brasil é o maior país sul-americano. b) O território brasileiro é
banhado pelos oceanos Atlântico e Pacífico. c) O Brasil está regionalizado
em cinco grandes complexos regionais: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste
e Sul. d) A grande extensão
territorial proporciona ao país fronteira com todas as nações da América do Sul. Localização do
Brasil: pelos hemisférios O território está
localizado quase totalmente no hemisfério Sul (em torno de
93%). No hemisfério Norte, apenas os estados do Amapá e Roraima - País
Ocidental. Localização do Brasil: pelos Continentes
O Brasil está localizado em um
subcontinente chamado América
do Sul. Ele faz divisa com outros 10 países diferentes. Assim, as
fronteiras do nosso país só não estão localizadas ao lado de dois países da
América do Sul: Chile e Equador. Localização do Brasil: pelas Zonas térmicas Grande parte
do território brasileiro fica localizado na zona térmica tropical – entre o
Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio. Apenas 8% do
território brasileiro está localizado na Zona Temperada, ATIVIDADE 3. Analise as afirmativas sobre
a posição geográfica do Brasil e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as
falsas. a) ( ) O território brasileiro está totalmente
ao sul da linha do Equador, o país pertence somente ao Hemisfério meridional. b) ( ) Os extremos do território do Brasil no
sentido leste-oeste são: Monte Caburaí (Roraima) e Arroio Chuí (Rio Grande do
Sul). c) ( )O Brasil pertence ao Hemisfério ocidental,
visto que o país está situado a oeste do meridiano de Greenwich. d) ( ) Cortado ao norte pela linha do Equador, o Brasil possui 7% do seu
território no Hemisfério setentrional
e 93% no Hemisfério Meridional.
6º AULA Etapa 1 e
2: Levantamento
prévio da aula anterior, em seguida orientar aos etudantes a fazer a leitura
comentada das páginas 22 a 24 do livro didático Geografia Espaço e interação como momento de
questionamento, promovendo a oportunidade de tirá possiveis dúvidas! Se dê tempo orientar os
estudantes a copiar e responder no caderno, a atividade do livro didático nas
páginas 23.
7º
AULA Etapa
1 e 2: Iniciar
as etapas com levantamento prévio, correção da atividade da aula anterior, explanação
do objeto de conhecimento sobre “A Formação do território brasileiro”. Orientar aos estudantes a fazer a leitura e interpretação
de texto ou a assistir o vídeo a seguir: https://youtu.be/2ie-Ph6Z5jk Território brasileiro. O professor(a) assim, promove um momento de
questionamento e socialização. A
Formação do território brasileiro A formação do território brasileiro começou
antes da chegada dos portugueses. Para evitar conflitos entre Espanha e
Portugal, os dois países assinaram o Tratado de Tordesilhas (1494). Este
estabelecia os limites das terras a serem ocupadas e exploradas na América. No século XVI, a ocupação do Brasil se restringia ao litoral,
principalmente no Nordeste, onde ficava a capital Salvador, tendo como
principal atividade o cultivo de cana-de-açúcar. No século XVII, houve um
processo de interiorização com a criação de gado, além da ocupação da Região
Norte com as Drogas do Sertão. No Século XVIII, com a descoberta de minas de
ouro e diamante nos estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, houve uma
intensa ocupação do Centro-Sul, sendo a capital transferida para o Rio de
Janeiro. Já no Século XIX, a atividade açucareira e mineradora entram em
decadência, e o café se torna o principal produto da economia brasileira,
cultivado inicialmente no Rio de Janeiro e Espírito Santo, expandindo-se para
São Paulo, Minas Gerais e norte do Paraná. Neste mesmo século, iniciou-se a
exploração da borracha na Amazônia e o cultivo de algodão no Nordeste. Com a
abertura de estradas e ferrovias, inicia-se uma maior integração entre o
interior e litoral, aumentando a integração nacional. 1.
Observe os mapas abaixo sobre a
formação do território brasileiro. Século XVIII
Século XIX 1.
Baseado nos mapas, analise a ocupação do território
brasileiro, destacando suas principais atividades em cada século. a) Século
XVI ______________________________________________________________ _____________________________________________________________________ b) Século
XVII_______________________________________________________________ ________________________________________________________________ c)Século
XVIIII____________________________________________________________
________________________________________________________________________ c) Século
XIX:______________________________________________________________ _______________________________________________________________________ BRASIL 2.
Por que o Brasil Colônia era apenas uma porção de terras mais á leste do que
é hoje? _____________________________________________________________________________ O Brasil está dividido em 5
regiões de acordo com o IBGE. Pinte
cada região de uma cor diferente e responda: a)
A Bahia está em qual região? ______________________ b)
Qual é a maior região do Brasil? __________________________ c)
Brasília, capital do Brasil está em qual região?
_______________________ d)
Qual é a menor das regiões brasileira? __________________________________ e)
Qual fio a primeira capital do Brasil? _________________________________ f)
Onde os portugueses chegaram desembarcaram pela primeira vez no Brasil?
____________________________________________________________________ 8º
AULA Etapa 1 e 2: Levantamento prévio da aula anterior e fazer a correção da atividade
como momento de tirá dúvidas!
9º AULA Etapa 1 e 2: Nestas etapas acolhimento da turma, em continuidade orientar aos
estudantes a copiar e responder no caderno, à atividade sobre os objetos de
conhecimento trabalhados. Em seguida correção da atividade.
A formação territorial do Brasil
1) Analise as
afirmativas abaixo: A respeito do território
brasileiro e suas características, qual é a única afirmativa falsa? a) O Brasil apresenta
um território com grande diversidade natural e cultural. b) O Brasil é o quinto
maior país do mundo em extensão territorial. c) Com exceção do
Chile e do Equador, o Brasil faz fronteira com todos os países da América do
Sul. d) Na maior parte do
território brasileiro predomina o clima tropical, com temperaturas elevadas o
ano todo. e) De acordo com a regionalização
oficial do IBGE, o Brasil se divide em 5 regiões: Norte, Nordeste,
Centro-Sul, Centro-Oeste e Noroeste. 2) Por que o Brasil é
considerado um país com grande diversidade natural? ____________________________________________________________________________________________________________ 3 )Por que o Brasil é
considerado um país de grande diversidade cultural? ________________________________________________________________________________________ 4) Uma característica
do território brasileiro bastante relevante é a sua grande extensão
longitudinal e latitudinal. Do extremo leste, a Ponta do Seixas, em Paraíba,
até o extremo oeste, a Nascente do Rio Moa, no Acre, há uma distância de
4.319 quilômetros. Do extremo norte, o Monte Caburaí em Roraima, até o
extremo sul, o Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul, há uma distância de 4.394
km. Uma das consequência desse imenso território é que o Brasil apresenta: a) ( ) Grande
diversidade climática. b) (
) presença de paisagens naturais diversificadas. c) ( ) existência de vários fusos horários d) ( ) existência de muitos rios, que ajudam da geração de
energia elétrica, irrigação, pesca e abastecimento da população. e) ( ) Um
território rico em recursos minerais, como ouro, petróleo e ferro. a- Oceano
Pacífico b- Oceano
Índico c- Oceano
glacial Ártico d- Oceano Atlântico
RECURSOS: (12 a 21 e 22 a 24 e 28 a29 ) Livro
didático; ( x) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (x ) Vídeo; ( ) Computador; ( ) Jogos; (x
) Textos Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; ( x )
Resolução de Exercícios/Livro páginas: páginas ( 23 ). ( ) Seminários; ( x ) Apresentação
oral; (x ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;(
) Relatórios; (
) Atividade escrita; ( ) Avaliação da participação; Outros: REFERENCIAS: Livro didático Geografia
Espaço e Interação Opas. Organização Pan Americana de
Saúde. Disponível em https://www.paho.org/pt/topicos/dengue#:~:text=Antes%20de%201970%2C%20apenas%20nove,Sudeste%20Asi%C3%A1tico%20e%20Pac%C3%ADfico%20Ocidental. Acesso em 08-03-2024 https://youtu.be/2ie-Ph6Z5jk Território brasileiro. Que
Deus continue protegendo e abençoando a todos nós... |
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