2º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O 7º ANO - 2024

 

                                            SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: Saúde Ambiental (Combate ao Aedes  aegypti).

Subtema: Combate ao mosquito Aedes aegypti no espaço geográfico.   

Unidade Temática: O sujeito e o seu lugar no mundo

Objetos do Conhecimento: Ideias e Concepções Sobre a formação Territorial do Brhttps://articulandooconhecimento.blogspot.com/p/2-sequencia-didatica-de-geografia-para_11.html?zx=32d84cd3c6851a6dasil. (Características do território brasileiro).

Objetivo geral:  Conhecer o espaço geográfico como uma construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza.

Ano: 7°                          Período: 11/03/2023  a  27/03/2024                  Nº de Aulas: 9

                                 HABILIDADES

 

 (EF07GE02IT) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do local, da Mesorregião do Extremo Sul da Bahia e do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas com destaque para a questão fundiária entre os fazendeiros latifundiários, os indígenas Pataxó e os povos do Movimento Sem-terra-MST na região do Extremo Sul da Bahia e no município de Itamaraju.

(EF07GE03) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais

dessas comunidades.

(EF07GE06) Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares.

(EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.

(EF07GE10) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras.

(EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).

(EF07GE12) Comparar unidades de conservação existentes no Município de residência e em outras localidades brasileiras, com base na organização do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

                     COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

                         COMPETÊNCIAS GERAIS

1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva

6:Construir argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental  e o respeito à biodiversidade  e ao outro ,sem preconceito de qualquer natureza.

7:Agir  pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários.

            COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                   ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência didática  terá uma duração de três semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes , assim teremos uma visão do aprendizado, ficando mais fácil  a avaliação de desempenho dos estudantes, participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

                                                                 1ªAula

Etapa 1: Iniciar com um levantamento prévio da aula anterior, em seguida aborda o tema Saúde Ambiental (Combate ao Aedes  aegypti)”. Promover um momento de roda conversa sobre a Dengue, utilizar o texto para leitura comentada disponível na apostila.

   Propor a construção de conhecimentos por meio de um trabalho investigativo que responda a uma pergunta, resolva um problema ou um desafio. Nessa aprendizagem, os estudantes são envolvidos em pesquisa, levantamento de hipóteses, busca de recursos e aplicação prática da informação para obter uma solução ao Combate ao mosquito Aedes aegypti no espaço geográfico . Neste contexto o professor(a) propõe aos estudantes a regionalizar  a cidade de Itamaraju ( o bairro em que a escola está localizada) analisando as áreas que estão sendo afetadas pelo mosquito da dengue, registrar em ( fotos e vídeos). O professor(a) seleciona os melhores registros e escolhe um ou dois para contribuir no trabalho dos alunos do 8º ano que irão fazer um anánalise geoespacial e produzir roteiros para elaboração de vídeos para divulgação das pesquisas de campo pelos estudantes e como combater o mosquito.

 

Texto:

 

       Aedes aegypti é um mosquito de origem africana que teve sua primeira descrição realizada no Egito (daí a origem de seu nome). Ele provavelmente chegou aos outros continentes graças às embarcações saídas da África transportando negros, os chamados navios negreiros. Com ampla distribuição pelo globo, o  mosquito-da-dengue é adaptado ao ambiente urbano, onde encontra vários reservatórios ideais para sua fase larval. No Brasil, o Aedes aegypti foi identificado pela primeira vez em 1898 e atualmente é encontrado em todos os estados.

Sua característica principal é a presença de listras e manchas brancas em seu corpo de coloração preta. No que diz respeito aos seus hábitos, o mosquito destaca-se principalmente por possuir hábitos diurnos e ser encontrado em cantos escuros das casas, como embaixo de camas e escondido atrás de armários.

Conhecido popularmente como mosquito-da-dengue em virtude da capacidade de transmitir os quatro sorotipos da doença, o Aedes aegypti também é responsável pela transmissão da febre amarela, da febre chikungunya e da zika. O mosquito transmite doenças ao homem quando a fêmea contaminada pica um indivíduo, fato que ocorre normalmente ao amanhecer e ao entardecer.

Sua característica principal é a presença de listras e manchas brancas em seu corpo de coloração preta. No que diz respeito aos seus hábitos, o mosquito destaca-se principalmente por possuir hábitos diurnos e ser encontrado em cantos escuros das casas, como embaixo de camas e escondido atrás de armários.

Conhecido popularmente como mosquito-da-dengue em virtude da capacidade de transmitir os quatro sorotipos da doença, o Aedes aegypti também é responsável pela transmissão da febre amarela, da febre chikungunya e da zika. O mosquito transmite doenças ao homem quando a fêmea contaminada pica um indivíduo, fato que ocorre normalmente ao amanhecer e ao entardecer.

             

Etapa 2: Nesta etapa com o intuito de resgatar os conhecimentos prévios dos estudantes a respeito da aula anterior, solicitar uma atividade disponível na apostila ou elaborada pelo professor(a), para melhor compreensão do tema abordado.

 

                                                                 Atividade

Responda as questões:

 1. A dengue é uma doença sem tratamento específico, sendo recomendado basicamente descanso e hidratação. Diante disso, o melhor é prevenir-se da doença. Todas as alternativas abaixo relacionam-se com a prevenção da dengue, exceto:

a) Limpar caixas d'água e mantê-las fechadas para evitar proliferação do mosquito.

b) Vacinar-se.

c) Utilizar repelentes em áreas com mosquito.

d) Tratar a água da piscina com cloro para evitar proliferação do mosquito.

e) Lavar mensalmente recipientes utilizados para armazenar água.

         Dicas para a cruzadinha com respectivos gabaritos

(Professor, fica a seu critério adicionar mais perguntas a cruzadinha.)

1.   Devemos mantê-la sempre bem fechada (caixa d’água);

2.   Usados para decorar a casa, não devemos deixar que acumulem água (vasos de plantas);

3.   Nome do mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti);

4.   Em cima de nosso telhado, devemos sempre mantê-la limpa, pois na época da chuva, ela pode acumular água, contribuindo para o desenvolvimento do mosquito (calha);

5.   A dengue é uma doença causada por um...? (Vírus);

6.   Muito útil em veículos automotores, mas, quando descartado de forma inadequada, pode se tornar um criadouro do mosquito da dengue (pneus);

7.   É importante colocá-la em vasos de plantas para que não ocorra o acúmulo de água (areia);

8.   É uma das fases do mosquito da dengue (larva);

9.   Objeto importante, no qual jogamos todas as coisas que não utilizaremos mais (lixo);

10.   É nela que o mosquito se desenvolve (água parada).

https://s5.static.brasilescola.uol.com.br/img/2012/08/cruzadinha-dengue.jpg

Sugestão de atividade alunos com dificuldades de aprendizagem.     

atividade de geografia



 

 

                                                             

                                                                   2º AULA

Etapa 1 e 2: Esta aula esta estruturada em 2 etapas, sabemos que cada turma tem uma realidade, uma dinâmica e um tempo para aprender, estes fatores são determinantes para a realização das atividades. Mas lembre-se que seu papel é fundamental para que os alunos possam ampliar a visão de mundo. A seguir, fazer a leitura compartilhada e discussão do texto.

 

Objetivo

 

       Identificar as principais características utilizadas para localização do território brasileiro.

       Identificar e estabelecer relação entre a extensão latitudinal e a variedade de paisagens do território brasileiro.

 

Mas afinal, o que é Localização?

 

 A localização costuma depender de um quadro de referência. Lugares específicos: depende da direção/endereço – conhecer a cidade ajuda... É possível localizar algo usando referências como praças, um edifício, um monumento, entre outros... Mas para espaços maiores, a Geografia dispõe de ferramentas como as Coordenadas Geográficas para Localização precisa de qualquer lugar

ou objeto.

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg5J_2DiEEEk6LGsnkBbuFu0u1YplegI9vEDNG5Lg-V5wOE2GAqbmiHLksMdMppSsDB1J1kBXpc7HZQ5QLnRlQSN6n6483BUNXnOKEhfoO8DnXd1io8j90_kbRWPioWUFwuNApKrCC2kq0/s1600/coordenada+geogr%C3%A1fica.jpg

Observando o gráfico a lado, escreva a localização dos seguintes pontos:

  1. Ponto E:____________
  2. Ponto C:____________
  3. Ponto A:____________
  4. Ponto L:____________

                                                              3º AULA

 

Etapa 1 e 2: Dando continuidade ao objeto de conhecimento sobre Localização do Brasil

Orientar aos estudantes a fazer a leitura compartilhada do texto disponível na apostila.

 

Localização do Brasil

 

 Se dependesse do que estava determinado pelo Tratado de Tordesilhas, o território brasileiro seria bem menor do que é atualmente.

 

Mas, diante do inicial desinteresse que a porção Leste da América espanhola despertou nos espanhóis, em 1750, no Tratado de Madri, ficou estabelecido que os locais que tivessem fundações portuguesas seriam incorporados ao que viria a ser o território brasileiro. E assim foi feito.

mapa após tratado de madri - Pesquisa Google em 2020 | Tratado de  tordesilhas, Tordesilhas, Mapa

                                                                                                                                     

                                                          Pontos extremos do Brasil

 

 Os pontos extremos do território brasileiro são: a Norte Monte Caburaí, no estado de Roraima,

a 5°16’20” N; ao Sul, o extremo se localiza no Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul, na latitude 33° 45′ 03″S. Em linha reta, a distância entre esses dois pontos é de 4.394 Km.

 

A Oeste é a Serra da Contamana, no estado do Acre, na longitude 73°59’32”O; e a Leste, o extremo se localiza na Ponta do Seixas, no estado da Paraíba, na longitude de 34° 45′ 54″O.

Em linha reta, a distância entre esses dois pontos é de 4.319 Km.

 

3 3

                                                                     

                                                                       4ªAula

   Etapa 1: Esta aula esta estruturada em duas etapas, sendo a primeira etapa com o tempo sugerido: 2 minutos. Nas orientações o professor(a) expõe, o objeto de conhecimento sobre CARACTERÍSTICAS DO TERRITÓRIO aos estudantes, escreva no quadro ou fale para a turma.

  

 

 O percurso da aula visa contextualizar a conformação territorial atual do Brasil e problematizá-la como o resultado de processos históricos de apropriação de terras com a finalidade de ocupá-las e utilizá-las economicamente. O mapa histórico foi o recurso selecionado não apenas como registro especializado das transformações territoriais, mas também para identificação de um discurso ideológico contido nele. Por isso, na etapa de Ação Propositiva, os alunos são convidados a realizar uma observação atenta, indicando algumas características linguísticas de cada mapa. Como uma maneira de sistematizar o conhecimento, os alunos comparam os mapas com a finalidade de compreender que o território atual é resultado de um processo histórico de construção.

 

PENA, Rodolfo F. Alves. O que é território? Brasil Escola. Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-territorio.htm. Acesso em 16 de novembro de 2018.

MORAES, Antônio Carlos Robert. Território na geografia de Milton Santos. São Paulo: Annablume, 2013.

 

 

                                                              5º AULA

Etapa 1 e 2: Em continuidade da aula anterior, orientar aos estudantes a copiar e responder a atividade complementar disponível na apostila.

 

Características territoriais do Brasil

ATIVIDADE 2.

 

*O Brasil tem 23.102 km de fronteira, sendo 15.735 km terrestres e 7.367 km marítimos.

Com 8.547.403,5 Km², é o 1º na América do Sul

 

2. Sobre as características territoriais do Brasil é correto afirmar que:

a) Com extensão territorial de 8.514.876 quilômetros quadrado, o Brasil é o maior país sul-americano.

b) O território brasileiro é banhado pelos oceanos Atlântico e Pacífico.

c) O Brasil está regionalizado em cinco grandes complexos regionais: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul.

d) A grande extensão territorial proporciona ao país fronteira com todas as nações da

América do Sul.

 

Localização do Brasil: pelos hemisférios

 

 

O território está localizado quase totalmente no hemisfério Sul (em torno de 93%). No hemisfério Norte, apenas os estados do Amapá e Roraima - País Ocidental.

 

 

 Hemisférios, quais são? Classificação, características e linhas imaginárias

  

 

Localização do Brasil: pelos Continentes

                                             

O Brasil está localizado em um subcontinente chamado América do Sul. Ele faz divisa com outros 10 países diferentes. Assim, as fronteiras do nosso país só não estão localizadas ao lado de dois países da América do Sul: Chile e Equador.

 

Localização do Brasil: pelas Zonas térmicas

 

Grande parte do território brasileiro fica localizado na zona térmica tropical – entre o Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio.

Apenas 8% do território brasileiro está localizado na Zona Temperada,

 

Localização geográfica do brasil

ATIVIDADE

 

3. Analise as afirmativas sobre a posição geográfica do Brasil e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

a) (   ) O território brasileiro está totalmente ao sul da linha do Equador, o país pertence somente ao Hemisfério meridional.

b) (   ) Os extremos do território do Brasil no sentido leste-oeste são: Monte Caburaí (Roraima) e Arroio Chuí (Rio Grande do Sul).

c) (   )O Brasil pertence ao Hemisfério ocidental, visto que o país está situado a oeste do meridiano de Greenwich.

d) (   ) Cortado ao norte pela linha do  Equador, o Brasil possui 7% do seu território  no Hemisfério setentrional e 93% no Hemisfério Meridional.

 

 

                                                              6º AULA

Etapa 1 e 2: Levantamento prévio da aula anterior, em seguida orientar aos etudantes a fazer a leitura comentada das páginas 22 a 24 do livro didático Geografia  Espaço e interação como momento de questionamento, promovendo a oportunidade de tirá possiveis dúvidas!

Se dê tempo orientar os estudantes a copiar e responder no caderno, a atividade do livro didático nas páginas 23.

                                                              7º AULA

Etapa 1 e 2: Iniciar as etapas com levantamento prévio, correção da atividade da aula anterior, explanação do objeto de conhecimento sobre “A Formação do território brasileiro”. Orientar aos estudantes a fazer a leitura e interpretação de texto ou a assistir o vídeo a seguir: https://youtu.be/2ie-Ph6Z5jk Território brasileiro.

 O professor(a) assim, promove um momento de questionamento e socialização.

 

 

  A Formação do território brasileiro

 A formação do território brasileiro começou antes da chegada dos portugueses. Para evitar conflitos entre Espanha e Portugal, os dois países assinaram o Tratado de Tordesilhas (1494). Este estabelecia os limites das terras a serem ocupadas e exploradas na América.

No século XVI, a ocupação do Brasil se restringia ao litoral, principalmente no Nordeste, onde ficava a capital Salvador, tendo como principal atividade o cultivo de cana-de-açúcar. No século XVII, houve um processo de interiorização com a criação de gado, além da ocupação da Região Norte com as Drogas do Sertão. No Século XVIII, com a descoberta de minas de ouro e diamante nos estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, houve uma intensa ocupação do Centro-Sul, sendo a capital transferida para o Rio de Janeiro. Já no Século XIX, a atividade açucareira e mineradora entram em decadência, e o café se torna o principal produto da economia brasileira, cultivado inicialmente no Rio de Janeiro e Espírito Santo, expandindo-se para São Paulo, Minas Gerais e norte do Paraná. Neste mesmo século, iniciou-se a exploração da borracha na Amazônia e o cultivo de algodão no Nordeste. Com a abertura de estradas e ferrovias, inicia-se uma maior integração entre o interior e litoral, aumentando a integração nacional.

1.    Observe os mapas abaixo sobre a formação do território brasileiro.

 

 

 

 

 

 

 

Século XVI                                      Século XVII
brasil_xvi 

                  Século XVIII                                          Século XIX

brasil_xviii 

1.    Baseado nos mapas, analise a ocupação do território brasileiro, destacando suas principais atividades em cada século.

a)      Século XVI ______________________________________________________________

_____________________________________________________________________

 

b)     Século XVII_______________________________________________________________

________________________________________________________________

c)Século XVIIII____________________________________________________________

            ________________________________________________________________________

c)      Século XIX:______________________________________________________________ _______________________________________________________________________

 

                 BRASIL

Evolução do Território Brasileiro - YouTube

2. Por que o Brasil Colônia era apenas uma porção de terras mais á leste do que é hoje?

_____________________________________________________________________________

Mapas do Brasil Regiões para Colorir - NerdProfessorO Brasil está dividido em 5 regiões de acordo com o IBGE.

Pinte cada região de uma cor diferente e responda:

a) A Bahia está em qual região?

______________________

b) Qual é a maior região do Brasil?

__________________________

c) Brasília, capital do Brasil está em qual região?

                                                                                                              _______________________

d) Qual é a menor das regiões brasileira? __________________________________

e) Qual fio a primeira capital do Brasil? _________________________________

f) Onde os portugueses chegaram desembarcaram pela primeira vez no Brasil? ____________________________________________________________________

   

                                                             8º AULA

Etapa 1 e 2: Levantamento prévio da aula anterior e fazer a correção da atividade como momento de tirá dúvidas!       

                                                               9º AULA

Etapa 1 e 2: Nestas etapas acolhimento da turma, em continuidade orientar aos estudantes a copiar e responder no caderno, à atividade sobre os objetos de conhecimento trabalhados. Em seguida correção da atividade.

                     A formação territorial do Brasil

 

1) Analise as afirmativas abaixo:

A respeito do território brasileiro e suas características, qual é a única afirmativa falsa?

a) O Brasil apresenta um  território com grande diversidade natural e cultural.

b) O Brasil é o quinto maior país do mundo em extensão territorial.

c) Com exceção do Chile e do Equador, o Brasil faz fronteira com todos os países da América do Sul.

d) Na maior parte do território brasileiro predomina o clima tropical, com temperaturas elevadas o ano todo.

e) De acordo com a regionalização oficial do IBGE, o Brasil se divide em 5 regiões: Norte, Nordeste, Centro-Sul, Centro-Oeste e Noroeste.

 

2) Por que o Brasil é considerado um país com grande diversidade natural?

____________________________________________________________________________________________________________

 

3 )Por que o Brasil é considerado um país de grande diversidade cultural?

________________________________________________________________________________________

 

4) Uma característica do território brasileiro bastante relevante é a sua grande extensão longitudinal e latitudinal. Do extremo leste, a Ponta do Seixas, em Paraíba, até o extremo oeste, a Nascente do Rio Moa, no Acre, há uma distância de 4.319 quilômetros. Do extremo norte, o Monte Caburaí em Roraima, até o extremo sul, o Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul, há uma distância de 4.394 km. Uma das consequência desse imenso território é que o Brasil apresenta:
                Analise e julgue as afirmativas como verdadeiras (V)  ou falsas (F) .

a) (    ) Grande diversidade climática.

b) (    ) presença de paisagens naturais diversificadas.

c) (    ) existência de vários fusos horários

d) (    ) existência de muitos rios, que ajudam da geração de energia elétrica, irrigação, pesca e abastecimento da população.

e) (    ) Um território rico em recursos minerais, como ouro, petróleo e ferro.

5) Marque a alternativa com o único oceano da Terra que banha as terras do Brasil:

a- Oceano Pacífico

b- Oceano Índico

c- Oceano glacial Ártico

d- Oceano Atlântico


6) O Brasil se localiza quase totalmente na zona intertropical do Planeta. Apenas uma Pequena parte do território fica fora da zona intertropical. Essa pequena parte abrange  quais  estados do Brasil?

 

 

 

 

RECURSOS: (12 a 21 e 22 a 24 e 28 a29 ) Livro didático; ( x) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (x  ) Vídeo; (  ) Computador; ( ) Jogos; (x ) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; ( x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: páginas ( 23        ).

( ) Seminários; ( x ) Apresentação oral; (x  ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(  ) Atividade escrita; (  ) Avaliação da participação; Outros:

 

REFERENCIAS:

Livro didático Geografia Espaço e Interação

Opas. Organização Pan Americana de Saúde. Disponível em https://www.paho.org/pt/topicos/dengue#:~:text=Antes%20de%201970%2C%20apenas%20nove,Sudeste%20Asi%C3%A1tico%20e%20Pac%C3%ADfico%20Ocidental. Acesso em 08-03-2024

 

https://youtu.be/2ie-Ph6Z5jk Território brasileiro.

 

                                

 

 

                                                               Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...                                       

 

                                    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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