2º PAUTA -2024

 


PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DE             EDUCAÇÃO E CULTURA

 

                                         Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

ENCONTRO PEDAGÓGICO - 2024

COMPONENTE CURRICULAR: Geografia

ARTICULADOR: Uelcineia Jeamonod da Cruz

DATA: 05/03/2024

HORÁRIO: 13:30h às 17:00h (vespertino)

PAUTA:

1º Momento: Acolhida/ Oração/ Mensagem motivacional.

 

2º Momento: Reflexão, questionamento e socialização sobre a mensagem.


3º Momento: Socializar sobre os desafios de trabalhar os temas Intercurriculares Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!” / Consumidor consciente, empreendedor eficiente / Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco. Um projeto que tem como meta a observação do professor quanto a habilidade do pensamento do estudante, como analisar e sintetizar, dependendo da intencionalidade da proposta, leitura buscando uma coerência entre a forma de ensinar e a forma de mensurar o aprendizado.

Agradecimento aos convidados!

4º Momento: Lanche

5º Momento: Relatos da aplicação da última sequência didática de Geografia

– E como foi o andamento do trabalho com a 1ºSequência Didática de Geografia, com momento de escuta.

Diagnóstico e socialização.

 

6º Momento: Elaboração da 2ª Sequência Didática

Os grupos deverão apresentar as sequências, todos ao mesmo tempo (tema, objetos e habilidades do 6º ano, depois 7º e assim por diante) fazendo a apresentação ponto por ponto, após a apresentação das metodologia, o espaço fica aberto para as intervenções.

 

Tema: Tema Inter curricular: Saúde Ambiental (Combate ao Aedes aegypti)

combate ao Aedes pode e deve se tornar um hábito entre os cidadãos. Basta alguns minutos para eliminar a água dos vasos de plantas; vedar totalmente a tampa das caixas d'água, galões, tonéis, poços e latões; guardar as garrafas sempre de boca para baixo; manter as calhas sempre limpas para evitar o acúmulo de água.

6º ANO 

Período: 11-03- 2023 a 27-03-2024

Subtema: A importância da Geografia na prevenção Aedes aegypti

 

Objetos de Conhecimento: Identidade sociocultural / Transformação das paisagens naturais e antrópicas

  • Paisagem, espaço e lugar: Elementos da paisagem, as transformações das paisagens, o espaço geográfico, lugar.
  • O trabalho e a transformação do espaço geográfico: o trabalho, as atividades econômicas e as paisagens.

 

Habilidades:

 

 

Orientações para o trabalho: O grupo deverá construir uma sequência didática contendo 12 aulas (seguir o modelo da sequência anterior), considerar o material do livro didático, ler atentamente todas as páginas e sugestões do livro, utilizar o mapa conceitual. Para atender os estudantes que tem acesso a internet poderá fazer uso de outros recursos metodológicos com objetivo de facilitar a compreensão, como, vídeos, slides, textos informativos, jogos e outros. 

Sugestão: No primeiro momento elaborar uma revisão do conteúdo anterior com  atividades ou dinâmica para memorização e utilizar atividade Complementar .

https://articulandooconhecimento.blogspot.com/p/9-sequencia-geografia-2020.html utilizar o link para visualizar a sequência e aproveitar sugestões de metodologias, com intuito de levantar conhecimentos prévios e introduzir a temática.

Reproduzir atividades no Google Forms, caso achem oportuno.

Observação: Não esquecer de preencher as tabelas sobre recursos e avaliação no final da sequência. 

 

RECURSOS: (              ) Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (  ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (  ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (                      )

( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(  ) Atividade escrita; (  ) Avaliação da participação; Outros:

 

PROFESSORES: Núbia, Marilaque, Joelita, Ibys.

 

7º ANO 

Período: 11-03- 2023 a 27-03-2024

Subtema: Combate ao mosquito Aedes aegypti no espaço geográfico.

 

Objetos de Conhecimento: Ideias e Concepções Sobre a formação Territorial do Brasil.

Característica do território brasileiro/ Formação territorial do Brasil

Habilidades:

 

 

 

 Orientações para o trabalho: O grupo deverá construir uma sequência didática contendo 12 aulas (seguir o modelo da sequência anterior), considerar o material do livro didático, ler atentamente todas as páginas e sugestões do livro, utilizar o mapa conceitual. Para atender os estudantes que tem acesso à internet poderá fazer uso de outros recursos metodológicos com objetivo de facilitar a compreensão, como, vídeos, slides, textos informativos, jogos e outros. 

Sugestão: No primeiro momento elaborar uma revisão do conteúdo anterior com atividades ou dinâmica para memorização e utilizar atividade Complementar dos capítulo do livro Espaço e Interação Geografia.

https://articulandooconhecimento.blogspot.com/p/9-sequencia-geografia-2020.html utilizar o link para visualizar a sequência e aproveitar sugestões de metodologias, com intuito de levantar conhecimentos prévios e introduzir a temática.

Reproduzir atividades no Google Forms, caso achem oportuno.

Observação: Não esquecer de preencher as tabelas sobre recursos e avaliação no final da sequência. 

 

RECURSOS: (             ) Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (  ) Computador; ( ) Jogos; (  ) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (  ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: páginas (         ).

( ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(  ) Atividade escrita; (  ) Avaliação da participação; Outros:

 

PROFESSORES:  Maria José, Evandro e Elenice

 

8º ANO 

Período: 11-03- 2023 a 27-03-2024

 

Subtema: Caminhos em Geografia para uma melhor prevenção ao mosquito da Aedes aegypti.

     

Objetos de Conhecimento: Distribuição da População Mundial e Deslocamento Populacionais.

Espaço Geográfico e geopolítica mundial/ Diversidade e dinâmica da população mundial.

 

Habilidades:

 

Orientações para o trabalho: O grupo deverá construir uma sequência didática contendo 12 aulas (seguir o modelo da sequência anterior), considerar o material do livro didático, ler atentamente todas as páginas e sugestões do livro, utilizar o mapa conceitual. Para atender os estudantes que tem acesso à internet poderá fazer uso de outros recursos metodológicos com objetivo de facilitar a compreensão, como, vídeos, slides, textos informativos, jogos e outros. 

Sugestão: No primeiro momento elaborar uma revisão do conteúdo anterior com atividades ou dinâmica para memorização e utilizar atividade Complementar.

https://articulandooconhecimento.blogspot.com/p/9-sequencia-geografia-2020.html utilizar o link para visualizar a sequência e aproveitar sugestões de metodologias, com intuito de levantar conhecimentos prévios e introduzir a temática.

Reproduzir atividades no Google Forms, caso achem oportuno.

Observação: Não esquecer de preencher as tabelas sobre recursos e avaliação no final da sequência. 

 

PROFESSORES: Ilce, Adeluzia, Adeires, e Leonardo

 

 

RECURSOS: (                 ) Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (  ) Computador; ( ) Jogos; (  ) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (  ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (                             )

( ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(  ) Atividade escrita; (  ) Avaliação da participação; Outros:

 

9º ANO 

Período: 11-03- 2023 a 27-03-2024

 

 

Subtemas: Geografia para uma

Objetos de Conhecimento: Corporações e organismos internacionais

Mundo globalizado (Mundialização e globalização)

Habilidades:

.

 

Orientações para o trabalho: O grupo deverá construir uma sequência didática contendo 12 aulas (seguir o modelo da sequência anterior), considerar o material do livro didático, ler atentamente todas as páginas e sugestões do livro, utilizar o mapa conceitual. Para atender os estudantes que tem acesso a internet poderá fazer uso de outros recursos metodológicos com objetivo de facilitar a compreensão, como, vídeos, slides, textos informativos, jogos e outros. 

 

PROFESSORES: Mauro, Natália, Elizangela.

Sugestão: No primeiro momento elaborar uma revisão do conteúdo anterior com atividades ou dinâmica para memorização e utilizar atividade Complementar dos capítulo do livro Geografia.

https://articulandooconhecimento.blogspot.com/p/9-sequencia-geografia-2020.html utilizar o link para visualizar a sequência e aproveitar sugestões de metodologias, com intuito de levantar conhecimentos prévios e introduzir a temática.

Reproduzir atividades no Google Forms, caso achem oportuno.

Observação: Não esquecer de preencher as tabelas sobre recursos e avaliação no final da sequência. 

 

.

RECURSOS: (            ) Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (  ) Computador; ( ) Jogos; (  ) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; ( ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (                )

( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(  ) Atividade escrita; (  ) Avaliação da participação; Outros:

PROFESSORES:

 

SUGESTÃO :

                                                                         METODOLOGIAS

  •  Sondagem dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas;
  • Leitura e interpretação de textos;
  •  Conversa informal;
  • Aula expositiva utilizando o livro didático;
  • Vídeos, ou exposição de slides abordando os temas estudados;

 

 

 

 

                                                 Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário