PREFEITURA
MUNICIPAL DE ITAMARAJU
SECRETARIA MUNICIPAL
DE EDUCAÇÃO E CULTURA
Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais
ENCONTRO PEDAGÓGICO - 2024
COMPONENTE
CURRICULAR: Geografia
ARTICULADOR:
Uelcineia Jeamonod da Cruz
DATA:
05/03/2024
HORÁRIO:
13:30h às 17:00h (vespertino)
PAUTA:
1º Momento: Acolhida/ Oração/ Mensagem motivacional.
2º Momento: Reflexão, questionamento e socialização sobre a mensagem.
3º Momento: Socializar sobre os desafios de trabalhar os temas Intercurriculares Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!” / Consumidor consciente, empreendedor eficiente / Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco. Um projeto que tem como meta a observação do professor quanto a habilidade do pensamento do estudante, como analisar e sintetizar, dependendo da intencionalidade da proposta, leitura buscando uma coerência entre a forma de ensinar e a forma de mensurar o aprendizado.
Agradecimento
aos convidados!
4º
Momento: Lanche
5º Momento: Relatos
da aplicação da última sequência didática de Geografia
–
E como foi o andamento do trabalho com a 1ºSequência Didática de Geografia, com
momento de escuta.
Diagnóstico
e socialização.
6º Momento:
Elaboração da 2ª Sequência Didática
Os
grupos deverão apresentar as sequências, todos ao mesmo tempo (tema, objetos e
habilidades do 6º ano, depois 7º e assim por diante) fazendo a apresentação
ponto por ponto, após a apresentação das metodologia, o espaço fica aberto para
as intervenções.
Tema:
Tema Inter curricular:
Saúde Ambiental (Combate ao Aedes aegypti)
O combate ao Aedes pode e deve se tornar
um hábito entre os cidadãos. Basta alguns minutos para eliminar a água dos
vasos de plantas; vedar totalmente a tampa das caixas d'água, galões, tonéis,
poços e latões; guardar as garrafas sempre de boca para baixo; manter as calhas
sempre limpas para evitar o acúmulo de água.
6º ANO
Período: 11-03- 2023 a 27-03-2024
Subtema: A importância
da Geografia na prevenção Aedes aegypti
Objetos de Conhecimento: Identidade
sociocultural / Transformação das
paisagens naturais e antrópicas
- Paisagem, espaço e lugar: Elementos da paisagem, as transformações das
paisagens, o espaço geográfico, lugar.
- O
trabalho e a transformação do espaço geográfico: o trabalho, as atividades
econômicas e as paisagens.
Habilidades:
Orientações para o trabalho: O grupo deverá
construir uma sequência didática contendo 12 aulas (seguir o modelo da
sequência anterior), considerar o material do livro didático, ler atentamente
todas as páginas e sugestões do livro, utilizar o mapa conceitual. Para atender
os estudantes que tem acesso a internet poderá fazer uso de outros recursos
metodológicos com objetivo de facilitar a compreensão, como, vídeos, slides,
textos informativos, jogos e outros.
Sugestão: No primeiro momento elaborar uma
revisão do conteúdo anterior com atividades ou dinâmica para memorização e
utilizar atividade Complementar .
https://articulandooconhecimento.blogspot.com/p/9-sequencia-geografia-2020.html utilizar o link para visualizar a sequência e
aproveitar sugestões de metodologias, com intuito de levantar conhecimentos
prévios e introduzir a temática.
Reproduzir
atividades no Google Forms, caso achem oportuno.
Observação: Não esquecer de preencher as tabelas sobre recursos e
avaliação no final da sequência.
RECURSOS: (
) Livro
didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Textos Informativos; ( ) Outros
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; ( ) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( )
( ) Seminários; ( ) Apresentação
oral; ( ) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;
( ) Atividade
escrita; ( ) Avaliação da
participação; Outros:
PROFESSORES: Núbia, Marilaque, Joelita, Ibys.
7º ANO
Período: 11-03- 2023 a 27-03-2024
Subtema: Combate ao mosquito Aedes aegypti no espaço geográfico.
Objetos de Conhecimento: Ideias e Concepções Sobre a
formação Territorial do Brasil.
Característica
do território brasileiro/ Formação territorial do Brasil
Habilidades:
Orientações para o trabalho: O grupo deverá
construir uma sequência didática contendo 12 aulas (seguir o modelo da
sequência anterior), considerar o material do livro didático, ler atentamente
todas as páginas e sugestões do livro, utilizar o mapa conceitual. Para atender
os estudantes que tem acesso à internet poderá fazer uso de outros recursos
metodológicos com objetivo de facilitar a compreensão, como, vídeos, slides,
textos informativos, jogos e outros.
Sugestão: No primeiro momento elaborar uma
revisão do conteúdo anterior com atividades ou dinâmica para memorização e
utilizar atividade Complementar dos capítulo do livro Espaço e Interação Geografia.
https://articulandooconhecimento.blogspot.com/p/9-sequencia-geografia-2020.html utilizar o link para visualizar a sequência e
aproveitar sugestões de metodologias, com intuito de levantar conhecimentos
prévios e introduzir a temática.
Reproduzir
atividades no Google Forms, caso achem oportuno.
Observação: Não esquecer de preencher as tabelas sobre recursos e
avaliação no final da sequência.
RECURSOS: ( ) Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( ) Computador; (
) Jogos; ( ) Textos Informativos; ( ) Outros
AVALIAÇÃO: (
) Prova; ( ) Trabalho; ( ) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: páginas (
).
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (
) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (
) Debate;( ) Relatórios;
( ) Atividade escrita; (
) Avaliação da participação; Outros:
PROFESSORES:
Maria José, Evandro e Elenice
8º ANO
Período: 11-03- 2023 a 27-03-2024
Subtema: Caminhos em Geografia para uma melhor
prevenção ao mosquito da Aedes aegypti.
Objetos de
Conhecimento: Distribuição da População Mundial e
Deslocamento Populacionais.
Espaço
Geográfico e geopolítica mundial/ Diversidade e dinâmica da população
mundial.
Habilidades:
Orientações para o trabalho: O grupo deverá
construir uma sequência didática contendo 12 aulas (seguir o modelo da
sequência anterior), considerar o material do livro didático, ler atentamente
todas as páginas e sugestões do livro, utilizar o mapa conceitual. Para atender
os estudantes que tem acesso à internet poderá fazer uso de outros recursos
metodológicos com objetivo de facilitar a compreensão, como, vídeos, slides,
textos informativos, jogos e outros.
Sugestão: No primeiro momento elaborar uma
revisão do conteúdo anterior com atividades ou dinâmica para memorização e
utilizar atividade Complementar.
https://articulandooconhecimento.blogspot.com/p/9-sequencia-geografia-2020.html utilizar o link para visualizar a sequência e
aproveitar sugestões de metodologias, com intuito de levantar conhecimentos
prévios e introduzir a temática.
Reproduzir
atividades no Google Forms, caso achem oportuno.
Observação: Não esquecer de preencher as tabelas sobre recursos e
avaliação no final da sequência.
PROFESSORES: Ilce, Adeluzia, Adeires, e
Leonardo
RECURSOS: (
) Livro didático; ( ) Data show; ( )
Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Textos
Informativos; ( ) Outros
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; ( ) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( )
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (
) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (
) Debate;( ) Relatórios;
( ) Atividade
escrita; ( ) Avaliação da
participação; Outros:
9º ANO
Período: 11-03- 2023 a 27-03-2024
Subtemas: Geografia para uma
Objetos de
Conhecimento: Corporações e organismos internacionais
Mundo
globalizado (Mundialização e
globalização)
Habilidades:
.
Orientações para o trabalho: O grupo deverá
construir uma sequência didática contendo 12 aulas (seguir o modelo da
sequência anterior), considerar o material do livro didático, ler atentamente
todas as páginas e sugestões do livro, utilizar o mapa conceitual. Para atender
os estudantes que tem acesso a internet poderá fazer uso de outros recursos
metodológicos com objetivo de facilitar a compreensão, como, vídeos, slides,
textos informativos, jogos e outros.
PROFESSORES: Mauro, Natália,
Elizangela.
Sugestão: No primeiro momento elaborar uma
revisão do conteúdo anterior com atividades ou dinâmica para memorização e
utilizar atividade Complementar dos capítulo do livro Geografia.
https://articulandooconhecimento.blogspot.com/p/9-sequencia-geografia-2020.html utilizar o link para visualizar a sequência e
aproveitar sugestões de metodologias, com intuito de levantar conhecimentos
prévios e introduzir a temática.
Reproduzir
atividades no Google Forms, caso achem oportuno.
Observação: Não esquecer de preencher as tabelas sobre recursos e
avaliação no final da sequência.
.
RECURSOS: (
) Livro didático; ( ) Data show; ( )
Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( ) Computador; (
) Jogos; ( ) Textos Informativos; ( ) Outros
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; ( ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( )
( ) Seminários; ( ) Apresentação
oral; ( ) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;
( ) Atividade
escrita; ( ) Avaliação da
participação; Outros:
PROFESSORES:
SUGESTÃO :
METODOLOGIAS
- Sondagem dos conhecimentos prévios
através de imagens, ou, atividades práticas;
- Leitura e interpretação de
textos;
- Conversa informal;
- Aula expositiva utilizando o
livro didático;
- Vídeos, ou exposição de
slides abordando os temas estudados;
Que
Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...
Nenhum comentário:
Postar um comentário