terça-feira, 23 de maio de 2017

Bullying: veja como trabalhar o tema em sala de aula
A violência física ou psicológica – o chamado bullying – que muitos jovens enfrentam nas escolas é um tema que vem ganhando cada vez mais espaço na mídia e nas discussões entre os profissionais da educação. Tratar deste assunto com os próprios jovens é um passo importante para poder combater e prevenir este complexo fenômeno social.
Para ajudar os educadores a trabalhar esta questão com os alunos, o Blog Educação identificou um plano de aula que traz algumas formas de abordar o tema bullying em sala de aula e promover um debate com os alunos, levando os mesmos a refletir sobre o problema.
Confira abaixo as atividades sugeridas:Assunto: bullying
Tema Transversal: 
Ética
Áreas do conhecimento: 
Língua Portuguesa, Matemática
Proposta de atividade:
Fazer um levantamento dos conhecimentos dos alunos em torno do tema bullying e de experiências pessoais.
Sugestão: Leitura da matéria “Ministério Público do estado tem 20 registros de bullying”, publicada no jornal A Tarde no dia 29/10/10 pelos alunos.
Obs.: Professores(as) vocês podem usar matérias sobre bullying de jornais de dias anteriores ou retiradas do portal de jornais na internet.
• Debater sobre o assunto, mostrando que aquilo que pensam ser uma simples brincadeira pode trazer algum sofrimento para o colega e que, de acordo com a intenção, repetição e motivação, pode ser caracterizado o fenômeno bullying.
• Leitura do texto “Bullying: o exercício da intimidação”.
• Pedir que os alunos pesquisem pela internet ou em bibliotecas sobre o assunto.
• Estimular a produção de questionário pelos alunos sobre práticas que podem caracterizar bullying e aplicar com alunos de outras turmas da escola que estuda.
• Sistematizar em forma de gráfico os dados levantados a partir dos questonários.Colher depoimentos dos alunos relacionados à prática do bullying.
• Divulgar as pesquisas realizadas na escola e que as outras turmas possam ter acesso.
• Apresentar na escola uma peça de teatro sobre bullying, escrita pelos próprios alunos.
• Fazer montagem de um mural com exposição das pesquisas e descobertas, tentando sensibilizar toda a comunidade escolar.
• Trabalhar a criação artística (rap, paródia, charge, tirinhas, etc.). Elaboração de um folheto informativo contendo os principais dados sobre bullying e suas características para ser distribuído na escola.

Bullying : o exercício da intimidação.http://www.dincao.com.br/noticias/wp-content/uploads/2010/11/grande-bullying2.jpg

À menina magricela chamam de ''Olívia Palito'' ; ao gordinho chamam de ''baleia'' ou ''orca'' ; ao outro , que começou a usa óculos , chamam de ''nerd'' ou ''quatro-olhos''. Será que não há lugar para o respeito pelas características e pelos sentimentos de cada um ?

Depoimento 1 - '' Tem um menino da 4° ano que vive me ameaçando , pedindo dinheiro e lanche. Ele me bateu na saída. Ele me cobrava R$ 1,50. Um dia , eu entrei na escola , e ele me bateu na classe e também cobrou o dinheiro. Se eu não desse o dinheiro , ele me batia na saída. Então eu corri e contei para o diretor que ele queria me bater na rua e na entrada . Ele me bateu e agora cobra R$ 2,50 e fica me ameaçando''
Depoimento 2 - ''Minha vida escolar é muito ruim porque os meninos me colocaram um apelido de ''sapatão'' só porque eu gosto de andar e jogar com os meninos e isso me deixa magoada .Queria resolver isso mas não consigo .Finjo que não ligo , mas não adianta nada, de qualquer jeito eles me xingam. Não sei o que fazer ; falei para a professora , mas eles continuam assim mesmo.''
Depoimento 3 - '' Minha vida é muito triste porque meus colegas me colocam apelidos , me chamam de ''putinha'' ou ''prostituta'' , isso tudo pelo simple fato  de eu gostar de me cuidar . Mas eu só estou me cuidando , pois antes eles me chamavam de ''sarnenta'' ou ''feia'' , '' piolhenta'' e outras coisas. Gostaria que parassem com isso , não aguento mais tanta humilhação.''
Depoimento 4 - ''Não vou mentir , meus colegas me tratam muito mal , com violência verbal , porém, quanto mais me tratam mal , mais eu tenho rancor dos meus companheiros de escola. Sou caluniado porque tiro sempre notas boas e me chamam de ''nerd'' .''
Como vimos nos depoimentos de pessoas que sofrem de bullying , a vida delas é muito sofrida.No último depoimento o garoto diz ; ''Quanto mais me tratam mal , mais eu tenho rancor dos meus companheiros de escola'' . Muitas vezes pessoas assim viram vingativos quando mais adultos.Então você ai que é contra o bullying ,que tal fazer uma união contra esse tipo de agressão aqui mesmo na internet !
Você já foi alvo de gozação ou vê, ou viu alguém sendo ofendido constantemente? Não era brincadeira. Era o bullying. Bullying é uma situação caracterizada por agressões intencionais, verbais, físicas ou psicológicas, feitas de maneira repetitiva. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.
Bullying é uma característica de quem gosta de ofender, humilhar, discriminar, intimidar, de quem se diverte fazendo alguém sofrer. 
O comportamento dos praticantes do bullying são variados, mas em geral, incluem a  intimidação física, psicológica, relacional e até sexual. O bullying pode ser mais visível, mas pode também passar despercebido pelo tipo de comportamentos envolvidos (por exemplo, espalhar rumores sobre alguém);
BULLYING E O PODER: O bullying está associado a uma relação de poder e de submissão, onde alguém ou um grupo detém poder físico e psicológico por longo tempo sobre outra pessoa, provocando-lhe intenso sofrimento. 


Bullying é violência e é crime. Já existem leis contra essa crueldade. Em Pernambuco há duas leis: LEI Nº 13.995 DE 22/12/2009: Combate ao Bullying;LEI Nº 14.376 DE 02/09/2011: Combate ao Cyberbullying
Detalhes da Lei 13.995: Art. 1º AS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DEVERÃO INCLUIR EM SEU PROJETO PEDAGÓGICO, MEDIDAS DE CONSCIENTIZAÇÃO, PREVENÇÃO, DIAGNOSE E COMBATE AO BULLYING.



Nenhum comentário:

Postar um comentário