PAUTA DA ARTICULAÇÃO DE ARTE
31/05 à 14/06
• Acolhida/boas-vindas e oração.
• Dinâmica.
• Socialização e reflexão sobre o texto:
OS ESPINHOS E AS FLORES
• Planejar as atividades do projeto Meio
Ambiente.
• Lanche.
• Socialização dos trabalhos para o
projeto.
• Planejar a sequência didática
quinzenal. ( Serão usados os conteúdos anteriores)
• Montar atividades de revisão para o
simulado.
• Mensagem final e agradecimento.
Dinâmicas em grupo: A FLOR E OS ESPINHOS
OBJETIVO: Trabalhar o mundo interior de cada colega de equipe
visando criação de um clima adequado à fase da LIMPEZA “S”.
CENÁRIO: Lembrar, com
a equipe, as inúmeras situações que nos ferem ao longo da nossa vida
profissional. Usando música de fundo, criar um clima em que venham a tona as
lembranças dos nossos dissabores profissionais. Buscar, em seguida, lembrar
também das experiências positivas, das esperanças cultivadas, e que se
constituem na força motora que nos faz levantar e prosseguir sempre. Nesse
momento sugere-se usar música instrumental um pouco mais alegre.
DESENVOLVIMENTO: Entregar a cada colega um quadrado
recortado em papel marrom no momento em que estiverem sendo lembrados os
dissabores. Pedir que cada um registre nele as lembranças mais amargas de sua
experiência profissional. Deixar que o grupo processe calmamente esse momento.
Em seguida, no momento em que se buscam as experiências agradáveis e as
esperanças positivas, entregar um quadrado recortado em papel vermelho, e pedir
que cada um registre nele as lembranças felizes ou os sentimentos positivos.
Logo depois de processado esse momento pedir que façam um canudinho bem fino
com o papel marrom, e, através de dobradura (ao meio duas vezes, abrindo as
pétalas), uma flor com o vermelho. Apertando os vértices do vermelho para fazer uma ponta que possa ser
introduzida no canudinho. As alegrias e esperanças são a flor; os dissabores
são os espinhos. Toda flor possui espinhos, mas os espinhos são a base de
sustentação para a flor.
PROCESSAMENTO:
Sugerir que cada um compartilhe com um dos colegas sua reflexão. Nesse momento,
se alguém quiser, podem se trocar as flores, buscando nos colegas uma forma de
amenizar os espinhos, reforçando as flores.
SUGESTÕES DE ROUPAS E
ACESSÓRIOS PARA AS GAROTAS MEIO AMBIENTE
REVISÃO PRO SIMULADO DE ARTE
2016
6ºANO
1 1- OBSERVE A IMAGEM DO ARTISTA ROMERO BRITTO.
AGORA
RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO:
A)
COMO SÃO OS QUADROS DO ARTISTA PLÁSTICO?
B)
QUAIS AS FORMAS VOCÊS ENCONTRAM NOS TRABALHOS
DELES?
C)
ELE UTILIZA LINHAS? QUAIS?
2 2- AO REPRESENTAR OS ELEMENTOS DA NATUREZA, O QUE O
ARTISTA FAZ PRIMEIRO?
( ) PINTA A COR DOS ELEMENTOS.
( ) PINTA COM CORES ALEGRES.
( ) RISCA A LINHA DE CONTATO DOS ELEMENTOS.
3 3- O QUE É PONTO?
FALE SOBRE SUAS CLASSIFICAÇÕES.
4 4- NO NEO-IMPRESSIONISMO QUAL ERA A TÉCNICA USADA?
5 5- O QUE VOCÊ ENTENDE POR ARTE
RUPESTRE?
6 6- DEFINE:
CORES
PRIMÁRIAS
SECUNDÁRIAS:
FRIAS
) 7- O QUE É ARTE?
8 8- O QUE É MONOCROMIA?
9 9- FALE SOBRE A PRÉ-HISTÓRIA
) 10 -QUANTAS
PEÇAS HÁ NO TANGRAM QUADRADO? E QUAIS FORMAS APARECEM?
SUGESTÃO DE ATIVIDADE PARA TODAS AS TURMAS
SUGESTÃO DE ATIVIDADE PARA TODAS AS TURMAS
Conhecer vida e obra do artista
plástico Romero Brito
Apreciar algumas de
suas obras;
Contextualizar suas
obras;
Identificar linhas,
formas, cores e outros elementos nas suas produções;
Criar uma obra utilizando a técnica do artista plástico.
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Está aula não necessita de conhecimentos prévios
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1 -
Professor pesquise sobre a vida e obra do artista plástico Romero Brito.
Quem é Romero Brito?
Onde ele nasceu?
Quando começou a pintar?
Onde ele mora?
site:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Romero_Britto
site oficial do artista plástico Romero Brito -
http://www.britto.com/
Professor exiba alguns vídeos do artista plástico,
possibilitando as crianças apreciarem e contextualizarem algumas dessas obras,
identificando linhas (retas, inclinadas e curvas), formas geométricas
(círculos, retângulos, quadrados, triângulos), cores vibrantes, e outros
elementos nas suas produções;
vídeos: http://www.youtube.com/watch?v=fFCIgIeOmsQ
http://www.youtube.com/watch?v=yG84icaqoJk&NR=1
Como são os quadros do artista plástico Romero Brito?
Quais cores ele utiliza para pintar?
Quais formas vocês encontram nos trabalhos dele?
Ele utiliza linhas? Quais?
O que o trabalho dele transmite para vocês? Por que?
http://blogcoisasnossas.blogspot.com/2010/01/romero-brito.html
http://mol-tagge.blogspot.com/2009/06/andy-warhol-e-romero-brito.html
http://biancaelias.blogspot.com/2009/06/arte-do-brasil-romero-brito.html
Atividade 3- Professor, proponha uma releitura da obra,
utilizando a mesma técnica do artista plástico.
1ª Passo: Faça o desenho,
2º Passo: Corte o desenho passando linhas retas e curvas.
3ª Passo: Preencha os espaços desenhando círculos, pontos,
retas horizontais, verticais e inclinadas.
4º Passo: Pinte o desenho.
5º Passo: Com o lápis hidrocor preto ou marrom contorne todo
o desenho.
Material: Papel peso 40 A4, lápis, régua, lápis de cor,
hidrocor, tinta guaché
Atividade 4: Professor, organize com as crianças uma
exposição dos trabalhos realizados.
Atividade 4 – Carta de reconhecimento.
Como se trata de um artista Brasileiro nascido em
Pernambuco, estado da região Nordeste, finalize esse trabalho escrevendo uma carta
com os alunos ou se preferir mandando um e-mail para Romero de Brito, dizendo
que tiveram oportunidade de conhecer sua biografia, apreciar algumas de suas
obras e escolher uma delas como inspiração para desenhar e pintar utilizando a
sua técnica, bem como, as cores fortes e vibrantes utilizadas por ele em suas
obras.
Não esqueçam de escrever as impressões dos alunos sobre a
obra desse artista e enviar-lhe de presente um email com a obra produzida por
um dos alunos.
Sugestão: O/a professor/a poderá propor aos alunos a
produção de cartões postais com a releitura de algumas obras do artista Romero
de Brito.
Recursos
Complementares
http://www.facebook.com/pages/Romero-Britto-Fan-Page/216903746147?ref=ts
http://blogcoisasnossas.blogspot.com/2010/01/romero-brito.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário