quinta-feira, 5 de maio de 2016

AÇÕES DO PROJETO : EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE, A FAVOR DA VIDA

PROJETO: EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE, A FAVOR DA VIDA
Distribuição de ações referentes ao projeto
6ºAno
Leitura e releitura do paradidático “Águacad’água” (poluição dos rios em especial o Jucuruçu e escassez de água);
Releitura da obra utilizando fantoches;
Cantar e interpretar a Música Planeta Azul de Chitãozinho e Xororó;
Doenças a partir do acúmulo de lixo;
Ações voltadas para a promoção e proteção da saúde dos munícipes de Itamaraju;
Lixo – reciclagem, armazenamento, lixo orgânico, danos causados, coleta seletiva, – além da prevenção da dengue e leptospirose, controle de endemias;
Tabela com tempo de decomposição de material;
Construção de uma árvore seca com saquinhos de água amarrados em seus galhos. E em cada saquinho uma flor. Este símbolo faz os alunos refletirem sobre a seca em nosso país e que no futuro só haverá água ensacada e as flores apenas artificiais;
Construção de horta na escola;
Desenvolver campanhas nas redes sociais para economizar água, descarte adequado do lixo e contra a proliferação do Aedes aegypti;
7ºAno
Pesquisa sobre Aedes aegypti (ciclo de Vida, proliferação e medidas preventivas).
Leitura e interpretação do paradidático do paradidático A água e a vida de Patrícia Secco (Origem da água no planeta Terra, distribuição de água no planeta e poluição).
Releitura do Livro. Elaboração de painéis ilustrando a formação da parte liquida, distribuição de água no Planeta e racionamento.
Campanhas no entorno da escola, como, mutirão da limpeza e eliminação dos criadouros do Aedes aegypti, visita as residências para esclarecer sobre prejuízos causados aos seres humanos pela transmissão das doenças pelo Aedes aegypti com orientações em panfletos, mine comícios em defesa da vida e contra a poluição, apitaço no semáforo da Praça Castelo Branco com limpeza do espaço e abraço coletivo em torno da praça.
Vídeos que retratam a proliferação do Aedes aegypti (ciclo de vida, transmissão).
Desenvolver campanhas nas redes sociais para economizar água, descarte adequado do lixo e contra a proliferação do Aedes aegypti.

8°Ano
 A importância da ingestão de água.
Doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (Transmissão, sintomas, tratamento da febre amarela, dengue, zica, febre Chikungunya, relação do Zica vírus com a síndrome de GuillainBarré e microcefalia).
Receita do repelente caseiro (Distribuir as receitas e demonstrar a confecção na culminância).
Mine seminários durante a culminância sobre os conteúdos trabalhados realizados pelos alunos, ilustrado por vídeos ou slides.
Desenvolver campanhas nas redes sociais para economizar água, descarte adequado do lixo e contra a proliferação do Aedes aegypti.
9ºAno
Produção de vídeos pelos alunos sobre impactos ambientais em nossa cidade.
Impactos ambientais do Acidente em Mariana (componentes químicos encontrados na mistura de resíduos da barragem de Fundão, consequências para o meio ambiente).
Depoimentos das vítimas do desastre, contando os prejuízos causados a suas vidas e como será após acidente (cada aluno se caracterizará e dramatizará os depoimentos).
Danos causados a espécies animais pelo desastre ambiental ocorrido em Mariana.
Demonstração de vídeos sobre o acidente ambiental em Mariana.
Construção de painel ilustrado com espécies animais prejudicadas no desastre
Desenvolver campanhas nas redes sociais para economizar água, descarte adequado do lixo e contra a proliferação do Aedes aegypti.
 CULMINÂNCIA – ATENÇÃO!!
São duas as funções principais das cerimônias de fechamento de um projeto didático: dar ao aluno visibilidade para o processo de aprendizagem pelo qual passou e apresentar o trabalho da turma para a comunidade e os pais, que são estimulados a perceber o avanço de seus filhos.
O evento só cumprirá esses dois papéis se estiver prevista a exposição dos objetivos de cada atividade realizada, dos registros das várias versões do produto final e das fotos que ilustram o processo. Fazer uma festa bonita não deve ser a maior preocupação da escola- como é bastante comum -, mas o mínimo de organização precisa ser garantido.
Sem despender muito tempo nessa tarefa, professores e gestores precisam tomar uma série de providências, como: conseguir microfones para as apresentações orais, organizar as cadeiras para os convidados e distribuir pelo espaço reservado para o evento suportes para expor os trabalhos.
Alerta: a participação dos alunos na culminância deve ter caráter pedagógico, incluindo a definição de critérios para a exposição do material, e não na produção de enfeites, o que não relacionam a nenhum objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário