PROJETO: EM DEFESA DO MEIO
AMBIENTE, A FAVOR DA VIDA
6ºAno
Leitura e releitura do
paradidático “Águacad’água” (poluição dos rios em especial o Jucuruçu e
escassez de água);
Releitura da obra
utilizando fantoches;
Cantar e interpretar a
Música Planeta Azul de Chitãozinho e Xororó;
Doenças a partir do
acúmulo de lixo;
Ações voltadas para a
promoção e proteção da saúde dos munícipes de Itamaraju;
Lixo – reciclagem,
armazenamento, lixo orgânico, danos causados, coleta seletiva, – além da
prevenção da dengue e leptospirose, controle de endemias;
Tabela com tempo de
decomposição de material;
Construção de uma
árvore seca com saquinhos de água amarrados em seus galhos. E em cada saquinho
uma flor. Este símbolo faz os alunos refletirem sobre a seca em nosso país e
que no futuro só haverá água ensacada e as flores apenas artificiais;
Construção de horta na
escola;
Desenvolver campanhas
nas redes sociais para economizar água, descarte adequado do lixo e contra a proliferação
do Aedes aegypti;
7ºAno
Pesquisa sobre Aedes
aegypti (ciclo de Vida, proliferação e medidas preventivas).
Leitura e interpretação
do paradidático do paradidático A água e a vida de Patrícia Secco (Origem da
água no planeta Terra, distribuição de água no planeta e poluição).
Releitura do Livro.
Elaboração de painéis ilustrando a formação da parte liquida, distribuição de
água no Planeta e racionamento.
Campanhas no entorno da
escola, como, mutirão da limpeza e eliminação dos criadouros do Aedes aegypti,
visita as residências para esclarecer sobre prejuízos causados aos seres
humanos pela transmissão das doenças pelo Aedes aegypti com orientações em
panfletos, mine comícios em defesa da vida e contra a poluição, apitaço no
semáforo da Praça Castelo Branco com limpeza do espaço e abraço coletivo em
torno da praça.
Vídeos que retratam a
proliferação do Aedes aegypti (ciclo de vida, transmissão).
Desenvolver campanhas
nas redes sociais para economizar água, descarte adequado do lixo e contra a
proliferação do Aedes aegypti.
8°Ano
Doenças transmitidas
pelo Aedes aegypti (Transmissão, sintomas, tratamento da febre amarela,
dengue, zica, febre Chikungunya, relação do Zica vírus com a síndrome de
GuillainBarré e microcefalia).
Receita do repelente
caseiro (Distribuir as receitas e demonstrar a confecção na culminância).
Mine seminários durante
a culminância sobre os conteúdos trabalhados realizados pelos alunos, ilustrado
por vídeos ou slides.
Desenvolver campanhas
nas redes sociais para economizar água, descarte adequado do lixo e contra a
proliferação do Aedes aegypti.
9ºAno
Produção de vídeos
pelos alunos sobre impactos ambientais em nossa cidade.
Impactos ambientais do
Acidente em Mariana (componentes químicos encontrados na mistura de resíduos da
barragem de Fundão, consequências para o meio ambiente).
Depoimentos das vítimas
do desastre, contando os prejuízos causados a suas vidas e como será após
acidente (cada aluno se caracterizará e dramatizará os depoimentos).
Danos causados a
espécies animais pelo desastre ambiental ocorrido em Mariana.
Demonstração de vídeos
sobre o acidente ambiental em Mariana.
Construção de painel
ilustrado com espécies animais prejudicadas no desastre
Desenvolver campanhas
nas redes sociais para economizar água, descarte adequado do lixo e contra a
proliferação do Aedes aegypti.
São duas as funções
principais das cerimônias de fechamento de um projeto didático: dar ao aluno
visibilidade para o processo de aprendizagem pelo qual passou e apresentar o
trabalho da turma para a comunidade e os pais, que são estimulados a perceber o
avanço de seus filhos.
O evento só cumprirá
esses dois papéis se estiver prevista a exposição dos objetivos de cada
atividade realizada, dos registros das várias versões do produto final e das
fotos que ilustram o processo. Fazer uma festa bonita não deve ser a maior
preocupação da escola- como é bastante comum -, mas o mínimo de organização
precisa ser garantido.
Sem despender muito tempo nessa tarefa, professores e gestores precisam tomar uma série de providências, como: conseguir microfones para as apresentações orais, organizar as cadeiras para os convidados e distribuir pelo espaço reservado para o evento suportes para expor os trabalhos.
Alerta: a participação dos alunos na culminância deve ter caráter pedagógico, incluindo a definição de critérios para a exposição do material, e não na produção de enfeites, o que não relacionam a nenhum objetivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário