quinta-feira, 5 de maio de 2016

AÇÕES DO PROJETO : EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE, A FAVOR DA VIDA

PROJETO: EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE, A FAVOR DA VIDA
Distribuição de ações referentes ao projeto
6ºAno
Leitura e releitura do paradidático “Águacad’água” (poluição dos rios em especial o Jucuruçu e escassez de água);
Releitura da obra utilizando fantoches;
Cantar e interpretar a Música Planeta Azul de Chitãozinho e Xororó;
Doenças a partir do acúmulo de lixo;
Ações voltadas para a promoção e proteção da saúde dos munícipes de Itamaraju;
Lixo – reciclagem, armazenamento, lixo orgânico, danos causados, coleta seletiva, – além da prevenção da dengue e leptospirose, controle de endemias;
Tabela com tempo de decomposição de material;
Construção de uma árvore seca com saquinhos de água amarrados em seus galhos. E em cada saquinho uma flor. Este símbolo faz os alunos refletirem sobre a seca em nosso país e que no futuro só haverá água ensacada e as flores apenas artificiais;
Construção de horta na escola;
Desenvolver campanhas nas redes sociais para economizar água, descarte adequado do lixo e contra a proliferação do Aedes aegypti;
7ºAno
Pesquisa sobre Aedes aegypti (ciclo de Vida, proliferação e medidas preventivas).
Leitura e interpretação do paradidático do paradidático A água e a vida de Patrícia Secco (Origem da água no planeta Terra, distribuição de água no planeta e poluição).
Releitura do Livro. Elaboração de painéis ilustrando a formação da parte liquida, distribuição de água no Planeta e racionamento.
Campanhas no entorno da escola, como, mutirão da limpeza e eliminação dos criadouros do Aedes aegypti, visita as residências para esclarecer sobre prejuízos causados aos seres humanos pela transmissão das doenças pelo Aedes aegypti com orientações em panfletos, mine comícios em defesa da vida e contra a poluição, apitaço no semáforo da Praça Castelo Branco com limpeza do espaço e abraço coletivo em torno da praça.
Vídeos que retratam a proliferação do Aedes aegypti (ciclo de vida, transmissão).
Desenvolver campanhas nas redes sociais para economizar água, descarte adequado do lixo e contra a proliferação do Aedes aegypti.

8°Ano
 A importância da ingestão de água.
Doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (Transmissão, sintomas, tratamento da febre amarela, dengue, zica, febre Chikungunya, relação do Zica vírus com a síndrome de GuillainBarré e microcefalia).
Receita do repelente caseiro (Distribuir as receitas e demonstrar a confecção na culminância).
Mine seminários durante a culminância sobre os conteúdos trabalhados realizados pelos alunos, ilustrado por vídeos ou slides.
Desenvolver campanhas nas redes sociais para economizar água, descarte adequado do lixo e contra a proliferação do Aedes aegypti.
9ºAno
Produção de vídeos pelos alunos sobre impactos ambientais em nossa cidade.
Impactos ambientais do Acidente em Mariana (componentes químicos encontrados na mistura de resíduos da barragem de Fundão, consequências para o meio ambiente).
Depoimentos das vítimas do desastre, contando os prejuízos causados a suas vidas e como será após acidente (cada aluno se caracterizará e dramatizará os depoimentos).
Danos causados a espécies animais pelo desastre ambiental ocorrido em Mariana.
Demonstração de vídeos sobre o acidente ambiental em Mariana.
Construção de painel ilustrado com espécies animais prejudicadas no desastre
Desenvolver campanhas nas redes sociais para economizar água, descarte adequado do lixo e contra a proliferação do Aedes aegypti.
 CULMINÂNCIA – ATENÇÃO!!
São duas as funções principais das cerimônias de fechamento de um projeto didático: dar ao aluno visibilidade para o processo de aprendizagem pelo qual passou e apresentar o trabalho da turma para a comunidade e os pais, que são estimulados a perceber o avanço de seus filhos.
O evento só cumprirá esses dois papéis se estiver prevista a exposição dos objetivos de cada atividade realizada, dos registros das várias versões do produto final e das fotos que ilustram o processo. Fazer uma festa bonita não deve ser a maior preocupação da escola- como é bastante comum -, mas o mínimo de organização precisa ser garantido.
Sem despender muito tempo nessa tarefa, professores e gestores precisam tomar uma série de providências, como: conseguir microfones para as apresentações orais, organizar as cadeiras para os convidados e distribuir pelo espaço reservado para o evento suportes para expor os trabalhos.
Alerta: a participação dos alunos na culminância deve ter caráter pedagógico, incluindo a definição de critérios para a exposição do material, e não na produção de enfeites, o que não relacionam a nenhum objetivo.

quarta-feira, 4 de maio de 2016

ALGUNS TRABALHOS DE ARTE

TRABALHOS DOS ALUNOS DO COLÉGIO MARIA D'AJUDA
PROFESSORA : MARLY
           
           

         


 APRESENTAÇÕES DOS ALUNOS DA PROFESSORA: VALDIRENE / URBIS II

 


                                      




PAUTA DA ARTICULAÇÃO DE ARTE

ORAÇÃO/BOAS VINDAS
CHAMADA
TRABALHANDO COM OS TEXTOS:
MÃES
Ser mãe é uma arte.Que só ela pode entender, são tantos os seus desígnios. É preciso muito saber, deram a ela tantos talentos, de infinita nobreza. Mas será que ela aguenta, todo esse poder?!
Depois que o filho nasce alguma mãe dorme em paz? Ah! Penso que nenhuma é capaz.
Todos os medos e fantasmas aparecem, só para nos assombrar, fazendo o nosso coração acelerar. E fora da boca pular! cada fase, um recomeço, um acerto, um tropeço; a vida vem em ondas, como um mar. Momentos de calmaria e outros de agitação, mas nada teria graça sem essa ebulição! cada mãe é única e singular. Tem uma visão de mundo, que lhe é peculiar; com certeza em sua cabeça, existe um grande radar.
E os seus olhos seguem em todas as direções para tudo localizar, e nada há de lhe escapar! E ai quem diga, para não se preocupar. Acho que toda mãe precisa de sonoterapia, pois cada fato novo lhe traz gasto de energia! uma simples viagem de avião, pode se transforma na mais oura consumição.
Ai, não é um meio seguro, carro anda no chão! Será? Pode correr, pode bater, pode um pneu furar e será que tem estepe?
E ai vai que chega um pivete.
sei não, por nada ficamos tranquila, só tomando doses de tequila. E basta um resfriado, pronto o mal está agravado, liga logo ao doutor para ser bem medicado, tem certeza, só está mesmo gripado?

A Origem do dia das mães
Socialização dos textos

Informativos:
* O curso oferecido pelo SM- isesp.educ.br/sm
* Simulado 1ª fase

Socialização:
* Recuperação paralela - resultados
* Projeto Meio Ambiente



PLANEJAMENTO QUINZENAL DE ARTE
04 À 17/05
6º ano
O movimento do corpo humano
Colagem e afastamento
Dia das mães
Cores

7º ano
Tangram oval
Arte linear
Dia das mães
Conhecendo o artista ( Cândido Portinari)

8º ano
Vitral
Dias das mães
Técnica de sombreamento

9º ano
A figura humana
Anatomia artística
Dia das mães
Conhecendo o artista ( Romero Brito)