Procedimentos:
Inicie a proposta distribuindo flores de papel nas cores: amarela, azul, verde,
vermelha e rosa. Pedir que cada um
coloque o nome e uma palavra que descreva um sentimento relacionado a cor de
sua flor.
Então,
comece a leitura do texto, sendo que os participantes que estiverem com as
flores das cores citadas irão fazendo os gestos descritos. No término, pode-se
fazer uma reflexão com o grupo sobre o que sentiram durante a dinâmica e qual a
sua mensagem principal
Certa
vez, num reino encantado, num dia muito especial comemorado no reino, o rei
convocou todas as cores para um grande congresso.
Queridos e queridas...
Neste dia especial, vocês estão sendo
convocados para um grande congresso. Venham todos, pois o tema deste congresso
é muito importante: A vida, os dons e os talentos que temos a maravilha de
sermos diferentes e complementares. (Cada um se apresenta dizendo o nome e
sentimento sobre a cor)
Eis que o congresso se inicia... o
AMARELO foi o primeiro a falar, e com todo o respeito, foi logo dizendo que
viver era saber distribuir apertos de mãos a todos que encontrava, pois a
discriminação era um grande mal social e todas as cores concordaram (as cores
AMARELAS saem dando apertos de mão no grupo).
O AZUL se levantou dizendo que em sua
opinião, viver era saber sorrir em qualquer situação, era cultivar bom humor, a
alegria, e saiu distribuindo sorrisos a todos os que encontravam (AZUIS saem
distribuindo sorrisos).
Não demorou muito e o VERDE se levantou, pronunciando solenemente: Minhas
amigas e meus amigos, o sentido da vida está na esperança, que faz abraçar as
pessoas, desejando a elas todo o bem com o simples gesto de bem querer, sem
hipocrisia, sem formalidades e inimizades (VERDES saem distribuindo abraços).
Cheio de charme surgiu o ROSA, dizendo
que sem sombra de dúvida, os olhos são o espelho da alma e que o mais
importante era saber e ensinar a olha o outro com ternura, pelo que foi
vivamente aplaudido (todos aplaudem o ROSA e saem olhando as pessoas com
ternura).
Eis
que o VERMELHO todo faceiro, que já não
aguentava mais ficar quieto, pois
sempre queria falar sem ser a sua vez, finalmente pode dizer categórico e
empolgado: ora amigos e amigas o mais importante da nossa vida e na nossa
cultura de hoje, é ser amigo, é perdoar, ensinar e exclamar a todo instante, em
palavras e em gestos de carinho (os VERMELHO saem fazendo carinho no rosto do
grupo).
De repente, um vento forte, muito forte
soprou, soprou tanto que as cores já estavam perdendo o brilho. Todas morreriam
se não tivessem se unido num grande círculo, cores fracas, cores fortes, cores
comuns, cores exóticas, cores de todo tipo, unidas para resistirem aquele vento
repentino, que logo iria embora (todas se unem).
E o vento se foi (todos se soltam) e o
perigo passou... que alegria (acenam as cores).
Então o rei, muito amoroso, em tom
solene, aproveita o momento para encerrar o congresso e pedindo atenção ao
público, proclama:
Amigos, amigos, aperto de mão, o
sorriso, o carinho, tudo isso é muito importante e faz um conjunto de talentos
que forma uma linda AQUARELA em nosso reino. Porém nenhum de nós seria
importante se não soubesse olhar e valorizar a vida, o ser e a cor do outro.
Nossas diferenças nos fazem mais belos, mais
belas, nosso conjunto nos torna invencíveis. Sejam felizes, queridas cores, e
não se esqueçam, é no conjunto que as cores se tornam bela.
E aquele reino, desde aquele dia, foi o
mais colorido de todos os reinos.
Socialização do texto
1- Apresentação
do Portfólio – pedir a alguns
professores que relatem os trabalhos realizados com os alunos, apontando os
pontos positivos e negativos.
2- Comentar
que todas as atividades planejadas serão arquivadas.
3- Falar
sobre Reprovação:
·
Os resultados de 2015
·
O que foi válido O
que mudar? E como?
·
Momento de sugestões:
4 – Simulado
- Falar sobre os resultados de 2015
5 -PROJETO
DE LEITURA - POR ÁREA
·
* Pedir aos professores que façam um
levantamento dos paradidáticos na escola; anotar os nomes dos livros e a
quantidade.
·
* Levar esses registros pra articulação.
·
* Descritores da área.
6-DIÁRIOS
·
(Comentar sobre as observações encontradas)
·
Ex: Avaliação? Que tipo de avaliação?
·
* Avaliação sobre:
·
* Pode anotar os dias 01 a 05 (Jornada
Pedagógica)
·
* Anotar também a quantidade de aulas dadas
semanais e das aulas geminadas.
7-AVALIAÇÃO
·
*Aplicar 4 avaliações por unidade; sendo que
uma é qualitativa;
·
*Passar com 20 pontos e não com média (5,0)
8-
PROJETO DE ARTE
·
Definir com os professores o tema, objetivos,
justificativa e metodologia;
·
Como trabalhar? Por turmas? Por temas? –
sugestões
9-PLANEJAMENTO
·
Entrega do planejamento Anual
·
TEMA – A Escola que encanta e transforma
vidas.
·
OBJETIVO:
·
Compreender que todos nós temos a capacidade
de encantar, criar, modificar, transformar e não só de usar “coisas prontas”.
10-
MÓDULOS
·
Distribuir os módulos.
11 -PLANEJAMENTO QUINZENAL
·
Separar por série, distribuir as planilhas
para o planejamento quinzenal.
SEJAM BEM VINDOS (AS)
ARTICULADORA DE ARTE
SUZENY
Nenhum comentário:
Postar um comentário