domingo, 28 de fevereiro de 2016

PLanejamento Pedagógico de Arte -2016



PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
PAUTA DE ARTE
04/02/2016


1-      Acolhida/ Boas Vindas
2-      Oração
3-      Dinâmica - O REI E O CONGRESSO DAS CORES (Montar um painel com as flores distribuídas).

Procedimentos: Inicie a proposta distribuindo flores de papel nas cores: amarela, azul, verde, vermelha e rosa.  Pedir que cada um coloque o nome e uma palavra que descreva um sentimento relacionado a cor de sua flor.
Então, comece a leitura do texto, sendo que os participantes que estiverem com as flores das cores citadas irão fazendo os gestos descritos. No término, pode-se fazer uma reflexão com o grupo sobre o que sentiram durante a dinâmica e qual a sua mensagem principal
Certa vez, num reino encantado, num dia muito especial comemorado no reino, o rei convocou todas as cores para um grande congresso.
        Queridos e queridas...
        Neste dia especial, vocês estão sendo convocados para um grande congresso. Venham todos, pois o tema deste congresso é muito importante: A vida, os dons e os talentos que temos a maravilha de sermos diferentes e complementares. (Cada um se apresenta dizendo o nome e sentimento sobre a cor)
        Eis que o congresso se inicia... o AMARELO foi o primeiro a falar, e com todo o respeito, foi logo dizendo que viver era saber distribuir apertos de mãos a todos que encontrava, pois a discriminação era um grande mal social e todas as cores concordaram (as cores AMARELAS saem dando apertos de mão no grupo).
        O AZUL se levantou dizendo que em sua opinião, viver era saber sorrir em qualquer situação, era cultivar bom humor, a alegria, e saiu distribuindo sorrisos a todos os que encontravam (AZUIS saem distribuindo sorrisos).
        Não demorou muito e o VERDE  se levantou, pronunciando solenemente: Minhas amigas e meus amigos, o sentido da vida está na esperança, que faz abraçar as pessoas, desejando a elas todo o bem com o simples gesto de bem querer, sem hipocrisia, sem formalidades e inimizades (VERDES  saem distribuindo abraços).
        Cheio de charme surgiu o ROSA, dizendo que sem sombra de dúvida, os olhos são o espelho da alma e que o mais importante era saber e ensinar a olha o outro com ternura, pelo que foi vivamente aplaudido (todos aplaudem o ROSA e saem olhando as pessoas com ternura).
         Eis que o VERMELHO  todo faceiro, que já não aguentava mais ficar     quieto, pois sempre queria falar sem ser a sua vez, finalmente pode dizer categórico e empolgado: ora amigos e amigas o mais importante da nossa vida e na nossa cultura de hoje, é ser amigo, é perdoar, ensinar e exclamar a todo instante, em palavras e em gestos de carinho (os VERMELHO saem fazendo carinho no rosto do grupo).
        De repente, um vento forte, muito forte soprou, soprou tanto que as cores já estavam perdendo o brilho. Todas morreriam se não tivessem se unido num grande círculo, cores fracas, cores fortes, cores comuns, cores exóticas, cores de todo tipo, unidas para resistirem aquele vento repentino, que logo iria embora (todas se unem).
        E o vento se foi (todos se soltam) e o perigo passou... que alegria (acenam as cores).
        Então o rei, muito amoroso, em tom solene, aproveita o momento para encerrar o congresso e pedindo atenção ao público, proclama:
        Amigos, amigos, aperto de mão, o sorriso, o carinho, tudo isso é muito importante e faz um conjunto de talentos que forma uma linda AQUARELA em nosso reino. Porém nenhum de nós seria importante se não soubesse olhar e valorizar a vida, o ser e a cor do outro.
    Nossas diferenças nos fazem mais belos, mais belas, nosso conjunto nos torna invencíveis. Sejam felizes, queridas cores, e não se esqueçam, é no conjunto que as cores se tornam bela.
        E aquele reino, desde aquele dia, foi o mais colorido de todos os reinos.



Socialização do texto



1-    Apresentação do Portfólio – pedir a alguns professores que relatem os trabalhos realizados com os alunos, apontando os pontos positivos e negativos.

2-    Comentar que todas as atividades planejadas serão arquivadas.


3-    Falar sobre Reprovação:
·         Os resultados de 2015
·         O que foi válido O que mudar? E como?
·         Momento de sugestões:
4     – Simulado - Falar sobre os resultados de 2015
 -PROJETO DE LEITURA - POR ÁREA
·         * Pedir aos professores que façam um levantamento dos paradidáticos na escola; anotar os nomes dos livros e a quantidade.
·         * Levar esses registros pra articulação.
·         * Descritores da área.

               6-DIÁRIOS
·         (Comentar sobre as observações encontradas)
·         Ex: Avaliação?  Que tipo de avaliação?
·         * Avaliação sobre:
·         * Pode anotar os dias 01 a 05 (Jornada Pedagógica)
·         * Anotar também a quantidade de aulas dadas semanais e das aulas geminadas.
7-AVALIAÇÃO
·         *Aplicar 4 avaliações por unidade; sendo que uma é qualitativa;
·         *Passar com 20 pontos e não com média (5,0)

8-  PROJETO DE ARTE
·         Definir com os professores o tema, objetivos, justificativa e metodologia;
·         Como trabalhar? Por turmas? Por temas? – sugestões

                9-PLANEJAMENTO
·         Entrega do planejamento Anual
·         TEMA – A Escola que encanta e transforma vidas.
·         OBJETIVO:
·         Compreender que todos nós temos a capacidade de encantar, criar, modificar, transformar e não só de usar “coisas prontas”.
10- MÓDULOS
·         Distribuir os módulos.
11 -PLANEJAMENTO QUINZENAL
·         Separar por série, distribuir as planilhas para o planejamento quinzenal.




SEJAM BEM VINDOS (AS)
ARTICULADORA DE ARTE
SUZENY

Nenhum comentário:

Postar um comentário