XIII Pauta - 16/09/2021

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

Data: 16/09/2021 (Quinta-feira)

Horário: Matutino 8:00 as 10:00

             Vespertino (14:00 as 16:00)                                                                   

COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

ARTICULADORA: Maria de Fátima Pereira do Prado

 

PAUTA XIII:

Tema intercurricular: Leitura e escrita em movimento: Itamaraju em foco.

Tema integrador: Escrita e contextualização em Matemática

 

1º Momento: Acolhida/Oração –“Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” Romanos 8, 28


Entregar o lápis com o texto bíblico

 

2º Momento: Mensagem – “A parábola do lápis”

Dinamizar a leitura

 

3º Momento: Reflexão

Somos também como um lápis. Fomos criados com um propósito pelo nosso Criador.
E então, será que compreendemos tudo isto a cada dia?

 

1- Assim como o lápis, você sabe que para viver em sociedade é necessário ter amigos, apoio. Nesse período pandêmico, e de ensino remoto, quem foi seu ombro amigo, seu auxílio?

 

2- A ponta do lápis quebra, e por isso precisa ser apontada, afiada. Agora responda: Durante esse período surgiram dificuldades? Como você enfrentou essas dificuldades?

Se permitiu ser moldado, afiado, refeito?

 

3- Todo lápis quando bem apontado, revela suas qualidades: força, cor, beleza, tamanho, marca, etc. E você, durante esse período conseguiu mostrar e compartilhar as suas qualidades, para a realização de algo?

 

4- O lápis ele pode ser apagado facilmente. As vezes escrever com o lápis nos dá a oportunidade de apagar algumas reflexões e reescrever nossa trajetória e ações. Durante esse período você soube rever seus passos e ações pessoais e profissionais?

5- Ao escrever o lápis deixa marcas. Durante a sua caminhada, foi possível perceber e entender as marcas, legados que as outras pessoas compartilharam? E você, conseguiu deixar sua marcar, durante esse percurso? Como?

 

6- Ao lermos a parábola do lápis, é possível perceber que todos nós temos um propósito de vida, uma missão. Qual é a sua missão, propósito, enquanto ser humano e educador? Está conseguindo cumprir essa missão?

 

Após socializar cada resposta, apresentar a conclusão.

  

 

CONCLUSÃO

Lembre-se sempre e nunca se esqueça, se torne a melhor pessoa que podes ser.

1 – Serás capaz de grandes coisas, mas somente se permitires ser sustentado pelas mãos de Deus, e deixar que outros se aproximem para partilhar dos muitos dons que tens.

2 –De tempos em tempos experimentarás sofrimentos profundos, ao enfrentar os vários problemas, mas isto te será necessário para te tornares uma pessoa forte.

3 – Serás capaz de corrigir erros que talvez cometas, e mesmo crescer com eles.

4- O mais importante será sempre o que está dentro de ti.

5 – Por onde andares, tens de deixar tuas marcas. Não importa a situação, deves continuar servindo a Deus em tudo.

Todo mundo é como um lápis: Feito pelo Criador com um propósito único e especial.

Compreender e lembrar permite-nos continuar a vida com significado no coração e na relação diária com Deus.

FOSTE FEITO PARA REALIZAR GRANDES COISAS!!

 

 

4º Momento: Atualizações / últimas informações sobre:

- Cadernetas

- Retorno antecipado dos alunos do 9º ano com aulas de Matemática e Língua Portuguesa

- Programa Aprender Valor/ formação do professor/projeto

. Início das aulas presenciais (27/09)  

- Plano de operacionalização do retorno (slides)

- Novo tema Inter curricular: Leitura e escrita em movimento: Itamaraju em foco

Tema integrador: Escrita e contextualização em Matemática

- Diagnóstico na 1ª semana, enfatizando a leitura, a escrita, a compreensão e a interpretação, mas abordando o objeto de conhecimento estabelecido para ser estudado.

 

5º Momento: Momento de escuta / relatos dos professores/ socialização dos trabalhos executados

 

7º Momento: Planejamento da XI Sequência – 20/09 a 1º /10/2021

 

- Acolhida dos alunos/ diagnóstico da turma/ nível de aprendizado

- Conhecendo nossa cidade (atividades complementares) IBGE

- Socialização das aulas distribuídas anteriormente,

- As duplas irão apresentar como desejam apresentar as aulas

- Os demais escutarão, opinarão, darão sugestões ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário