SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
Coordenação do Ensino
Fundamental Anos Finais
Data: 29/07/2021 (Quinta-feira)
Horário:
Matutino 8:00 as 10:00
Vespertino (14:00 as 16:00)
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
ARTICULADORA: Maria de Fátima
Pereira do Prado
PAUTA X: Tema intercurricular: As diversas facetas do
consumo
Tema
integrador: Educação financeira: Educação fiscal
1º
Momento: Acolhida/
O que se perde quando ora
2º
Momento:
vídeo/reflexão: https://www.youtube.com/watch?v=nGydKkg-zJ8
Ensinar
o que se sabe, praticar o que se ensina e perguntar o que se ignora - Mario
Sergio Cortella
Ou https://www.youtube.com/watch?v=mMcHfEPTCHw&t=17s
Ou
senta e chora, ou levanta e enfrenta - Mario Sergio Cortella
Compreensão do vídeo
- Em que contexto a fala de Cortella tem a
ver com a prática do professor?
- Concorda/discorda com Cortella. Em quê?
3º
Momento: Momento de escuta / relatos dos professores
- Como foi o
trabalho da última quinzena?
- O que foi
trabalhado?
- O que os
alunos gostaram? O que não gostaram?
- O que não
trabalhou? Por quê?
- E as
atividades ficaram a contento?
- Lembrar que o período para as escolas
enviarem os cartões-resposta dos alunos classificados para a 2ª fase, através
dos correios e aplicativos é de 29 de junho a 11 de agosto
4º
Momento: Esclarecimentos/avisos:
- Agradecimentos pelo empenho na prova
OBMEP
- Recuperação paralela
- Ac nas escolas, das 8:00 as 11:30
(preencher caderneta* e corrigir atividades impressas)
- Cadernetas do ano passado
- Assinar a frequência/coordenador(a)
-Volta as aulas presenciais
Carolina Darolt concorda que é necessário apurar o olhar
para os ganhos e as perdas da pandemia. “Perdemos com o afastamento do convívio
social entre alunos e professores e colegas de trabalho, mas, por outro lado,
construímos pontes para que o aprendizado fosse alcançado em cenários digitais.
Potencializamos a autonomia, a postura de estudante e o compromisso com a
aprendizagem. Agora, será preciso um exercício responsável para que a
aprendizagem seja resgatada individualmente e para que a escola continue
fazendo o que sempre fez: observar, analisar e desafiar o aluno para que ele
transforme seu potencial em grandes realizações”,
. Em 1º/09 (não é oficial)
. Do 5º ao 9º ano
. Jornada com professores na última semana
de agosto
. Protocolos emocional, cognitivo, preventivo
(higiene)
. Pede-se ideias, sugestões, plano para
retorno
. Sistema semipresencial / sem intervalo
. 1ª semana: grupo A de cada turma terá
aulas na 2ª, 4ª e 6ª e grupo B terá aulas na 3ª e 5ª/ levar atividade para compensar
os dias sem aulas.
. Diagnóstico/leitura/escrita/cálculo
- O que e como aplicar os objetos de
conhecimentos?
. Momento de fazer intervenções
pedagógicas.
- Sugestões (xadrez, lógica)
. 2ª semana: grupo B de cada turma terá
aulas na 2ª, 4ª e 6ª e grupo A terá aulas na 3ª e 5ª
. Ajudar o(a) coordenador(a) fazer o
horário
5º
Momento: Planejamento da X Sequência –09 a 20/08/2021
6º ano: expressões
numéricas; Múltiplos e divisores
7º ano: Os
números racionais
8º ano: Grandezas
inversamente proporcionais; Porcentagem
9º ano: Relações
métricas no triângulo retângulo; Teorema de Pitágoras ou Gráficos; Medidas de
tendência central
Anexo
O que se perde
quando ora
Certa vez perguntaram a um cristão:
“O que você ganha orando a Deus regularmente?”
Ele respondeu: “Geralmente ganho pouco
ou nada, mas, sim, perco muitas coisas.”
E ele citou tudo o que perdeu orando
a Deus regularmente:
1. Perdi a minha raiva orando a Deus
regularmente.
2. Perdi o orgulho orando a Deus
regularmente.
3. Perdi a ganância orando a Deus
regularmente.
4. Perdi a inveja orando a Deus
regularmente.
5. Perdi a luxúria orando a Deus
regularmente.
6. Perdi o egoísmo orando a Deus regularmente.
7. Perdi a mentira orando a Deus
regularmente.
8. Perdi o gosto pelo pecado orando a
Deus regularmente.
9. Perdi os desejos da carne orando a
Deus regularmente.
10. Perdi a impaciência, o desespero
e o desânimo orando a Deus regularmente.
Às vezes, oramos não para ganhar
algo, mas, sim, para perder coisas que não nos permitem crescer espiritualmente.
Você está disposto a perder algo?
(Autor desconhecido.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário