SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática |
|
Tema
intercurricular: Sustentabilidade no seu sentido mais
significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”. Tema integrador: Olhar matemático sobre o nosso ambiente. |
Unidade Temática:
Números |
Objeto de Conhecimento: MULTIPLICAÇÃO
|
|
Ano: 6º Período: 24/05 a 04/06/2021 Nº
de Aulas: 08 |
|
HABILIDADES |
|
(EF06MA03)
Resolver cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números
naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos
neles envolvidos (EF06MA04)
Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxograma que
indique a resolução de um problema simples (por exemplo, se um número natural
qualquer é par). (EF06MA14)
Reconhecer que a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar,
subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número e
utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos na resolução de
problemas. (EF06MA15)
Resolver e elaborar problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em
duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem
como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
2.
Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de
produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos
para compreender e atuar no mundo. 5.
Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais
disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de
outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
2. Exercitar a curiosidade
intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a
investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade,
para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver
problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos
conhecimentos das diferentes áreas. 4. Utilizar diferentes linguagens
– verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual,
sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística,
matemática e científica, para se expressar e partilhar informações,
experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir
sentidos que levem ao entendimento mútuo. |
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade
emocional; Autoconhecimento; Confiança;
Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
Primeira semana: 24 a 28/05/2021 1ª Aula e 2ª Aula – Multiplicação
x reciclagem (compromisso com o meio ambiente) 1º momento . Corrigir a atividade
da página 45 e atividade 3 2º momento . Apresentar o fragmento do texto abaixo e fazer
uma leitura coletiva. “Os
dados mostram como a estrutura de reciclagem de latas no Brasil é sólida. O
setor manteve suas operações dentro de padrões seguros, contribuindo para a
preservação do meio ambiente e a geração de emprego e renda para milhares de
famílias”, afirmou Alfredo Veiga, diretor de Metais da Novelis e coordenador
do Comitê de Reciclagem da Associação Brasileira do Alumínio (Abal). De acordo com a Abralatas, o Brasil é o terceiro maior mercado
mundial de latas de alumínio. Em 2020 foram quase 32 bilhões de latas consumidas
no Brasil. . Socializar as informações do texto,
enfatizando os benefícios da reciclagem . Orientar para os alunos fazerem uma
leitura silenciosa sobre reciclagem de altas de alumínio da página 46. . Apresentar explicação, enfatizando
que multiplicação é adição com parcelas iguais, seguindo as orientações
didáticas do lado esquerdo da página. . Fazer os cálculos das operações num QVL e
chamar a atenção para a troca de 10 unidades para 1 dezena .
Apresentar outros exemplos: quantas latinhas de alumínio são necessárias para
formar 5 kg, e
10 kg? .
Evidenciar a multiplicação por 10, 100 e 1000. 3º momento . Apresentar o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ReL5qnY_dls .
Apresentar outros exemplos, mostrando a operação por meio de adição e da
multiplicação, .
Mostrar outras formas de apresentar a multiplicação: com quadrículas (áreas) .
Chamar atenção para o sinal de multiplicação (x) ou ainda (.) . Orientar para fazer as atividades 1 a 4 das
pagina 48 e 49 3ª Aula e 4ª Aula - Multiplicação 1º momento . Correção das atividades 1 a 4 das páginas 48 e 49. . Corrigir as
atividades propostas apresentando os cálculos passo a passo, a forma de
montar a operação, sempre revisando a aula anterior. 2º momento . Apresentar o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ReL5qnY_dls . Fazer novas
explicações de acordo ao vídeo e esclarecer possíveis dúvidas . Propor o Jogo disparo
da tabuada https://www.tabuadademultiplicar.com.br/disparo-com-tabuada.html . Incentivar a jogar,
fazer um print e averiguar quem mais acertou 5ª Aula e 6ª Aula – Propriedades da multiplicação 1º momento . Apresentar com
exemplos, as propriedades: comutativa, associativa, distributiva, elemento
neutro e a com ênfase a propriedade do elemento nulo Propriedade do Elemento Nulo Segundo essa propriedade, sempre que multiplicarmos
qualquer número pelo elemento nulo, o resultado será zero! Você sabe
quem é o elemento nulo? É o próprio zero. Qualquer número multiplicado
por zero sempre terá o produto igual a zero. Veja os exemplos a seguir: 2 x 0 = 0 2º momento . Orientar para fazer as atividades 5 a 10 das
páginas 49 e 50 Obs. Chamar a atenção para desconsiderar a letra ‘a’ da questão 5,
para a leitura atenciosa dos detalhes da questão 6. Acredito que não
conseguirão fazer a questão 7, caso deseja pedir aos alunos para fazer, dá
exemplos antes. 7ª Aula e 8ª Aula – Multiplicação combinatória/proporcionalidade 1º momento . Correção das
atividades 5 a 10 das páginas 49 e 50 . Apresentar o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=dd0ABTtsJlU 2º momento . Fazer
demonstração da árvore das possibilidades, ou quadro das possiblidades, ou
ainda combinações (2 calças, uma azul e outra preta e 3 camisas/blusas, uma
verde, outra branca e outra vermelha – quantas combinações é possível fazer),
seguindo as orientações didáticas da página 52 .
Orientar para fazer as questões 11 a 14 das páginas 50, 51 e 52 ATENÇÃO: Não pedir para alunos fazerem as atividades 15 a 17 da página
52, por se tratar de potência, deixaremos para outro momento, e devido as
mudanças no horário, achei melhor não trabalhar divisão dessa sequência |
RECURSOS:
(X ) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; ( ) Vídeo; (X )
Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; ( x ) Outros: celular, notebook; |
AVALIAÇÃO:
( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (46 a 57) ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
|
Professor: _______________________________
Escola: _________________________________________
REFERÊNCIAS:
https://escolakids.uol.com.br/matematica/combinacao-de-objetos.htm
ANEXO
Multiplicação combinatória
Davi
tem 3 camisas de cores diferentes: amarela, vermelha e azul. Ele tem também 2
calças de cores diferentes: azul e verde. Quantas combinações diferentes ele
pode fazer, escolhendo uma camisa e uma calça?
Se
Davi decidir ir com a calça azul, quais combinações ele pode formar?
CALÇA
AZUL + CAMISA AMARELA
CALÇA
AZUL + CAMISA VERMELHA
CALÇA
AZUL + CAMISA AZUL
Davi poderá formar 3 combinações com a calça azul
E com a calça verde, quais combinações ele pode
formar?
CALÇA
VERDE + CAMISA AMARELA
CALÇA
VERDE + CAMISA VERMELHA
CALÇA
VERDE + CAMISA AZUL
Davi poderá formar 3 combinações com a calça verde
Então,
quantas combinações ele pode formar?
Então,
quantas combinações ele pode formar?
3
combinações com a calça azul + 3 combinações com a calça verde = 6 COMBINAÇÕES
Nenhum comentário:
Postar um comentário