V Sequência - 2021

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema intercurricular: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”.

Tema integrador: Olhar matemático sobre o nosso ambiente.

Unidade Temática: Números

Objeto de Conhecimento: MULTIPLICAÇÃO

Ano:                          Período: 24/05 a 04/06/2021         Nº de Aulas: 08

HABILIDADES

(EF06MA03) Resolver cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos

(EF06MA04) Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxograma que indique a resolução de um problema simples (por exemplo, se um número natural qualquer é par).

(EF06MA14) Reconhecer que a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número e utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.

(EF06MA15) Resolver e elaborar problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.

COMPETÊNCIAS GERAIS

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.
Imaginação criativa: Ser capaz de gerar novas maneiras de pensar e agir por meio da experimentação, brincadeira, aprender com seus erros.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

Primeira semana: 24 a 28/05/2021

 

Aula e AulaMultiplicação x reciclagem (compromisso com o meio ambiente)

 

1º momento

. Corrigir a atividade da página 45 e atividade 3

 

2º momento

. Apresentar o fragmento do texto abaixo e fazer uma leitura coletiva.

Os dados mostram como a estrutura de reciclagem de latas no Brasil é sólida. O setor manteve suas operações dentro de padrões seguros, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a geração de emprego e renda para milhares de famílias”, afirmou Alfredo Veiga, diretor de Metais da Novelis e coordenador do Comitê de Reciclagem da Associação Brasileira do Alumínio (Abal).

De acordo com a Abralatas, o Brasil é o terceiro maior mercado mundial de latas de alumínio. Em 2020 foram quase 32 bilhões de latas consumidas no Brasil.

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-04/brasil-fecha-2020-entre-os-maiores-recicladores-de-latas-de-aluminio

 

. Socializar as informações do texto, enfatizando os benefícios da reciclagem

. Orientar para os alunos fazerem uma leitura silenciosa sobre reciclagem de altas de alumínio da página 46.

. Apresentar explicação, enfatizando que multiplicação é adição com parcelas iguais, seguindo as orientações didáticas do lado esquerdo da página.

.  Fazer os cálculos das operações num QVL e chamar a atenção para a troca de 10 unidades para 1 dezena

. Apresentar outros exemplos: quantas latinhas de alumínio são necessárias para formar

5 kg, e 10 kg?

. Evidenciar a multiplicação por 10, 100 e 1000.

 

3º momento

. Apresentar o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ReL5qnY_dls

. Apresentar outros exemplos, mostrando a operação por meio de adição e da multiplicação,

. Mostrar outras formas de apresentar a multiplicação: com quadrículas (áreas)

. Chamar atenção para o sinal de multiplicação (x) ou ainda (.)

. Orientar para fazer as atividades 1 a 4 das pagina 48 e 49

 

Aula e Aula - Multiplicação

1º momento

. Correção das atividades 1 a 4 das páginas 48 e 49.

. Corrigir as atividades propostas apresentando os cálculos passo a passo, a forma de montar a operação, sempre revisando a aula anterior.

 

2º momento

. Apresentar o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ReL5qnY_dls

. Fazer novas explicações de acordo ao vídeo e esclarecer possíveis dúvidas

. Propor o Jogo disparo da tabuada https://www.tabuadademultiplicar.com.br/disparo-com-tabuada.html

. Incentivar a jogar, fazer um print e averiguar quem mais acertou

 

Aula e AulaPropriedades da multiplicação

1º momento

 

. Apresentar com exemplos, as propriedades: comutativa, associativa, distributiva, elemento neutro e a com ênfase a propriedade do elemento nulo

Propriedade do Elemento Nulo

Segundo essa propriedade, sempre que multiplicarmos qualquer número pelo elemento nulo, o resultado será zero! Você sabe quem é o elemento nulo? É o próprio zero. Qualquer número multiplicado por zero sempre terá o produto igual a zero. Veja os exemplos a seguir:

2 x 0 = 0
0 x 5 = 0
7 x 0 x 2 = 0

 

2º momento

. Orientar para fazer as atividades 5 a 10 das páginas 49 e 50

Obs. Chamar a atenção para desconsiderar a letra ‘a’ da questão 5, para a leitura atenciosa dos detalhes da questão 6. Acredito que não conseguirão fazer a questão 7, caso deseja pedir aos alunos para fazer, dá exemplos antes.

Aula e AulaMultiplicação combinatória/proporcionalidade

 

1º momento

. Correção das atividades 5 a 10 das páginas 49 e 50

. Apresentar o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=dd0ABTtsJlU

 

2º momento

. Fazer demonstração da árvore das possibilidades, ou quadro das possiblidades, ou ainda combinações (2 calças, uma azul e outra preta e 3 camisas/blusas, uma verde, outra branca e outra vermelha – quantas combinações é possível fazer), seguindo as orientações didáticas da página 52

 

. Orientar para fazer as questões 11 a 14 das páginas 50, 51 e 52

 

ATENÇÃO: Não pedir para alunos fazerem as atividades 15 a 17 da página 52, por se tratar de potência, deixaremos para outro momento, e devido as mudanças no horário, achei melhor não trabalhar divisão dessa sequência

 

RECURSOS: (X ) Livro didático;  ( ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (46 a 57) 

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

Professor: _______________________________ Escola: _________________________________________

REFERÊNCIAS:

https://escolakids.uol.com.br/matematica/combinacao-de-objetos.htm

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-04/brasil-fecha-2020-entre-os-maiores-recicladores-de-latas-de-aluminio

 

ANEXO

Multiplicação combinatória

Davi tem 3 camisas de cores diferentes: amarela, vermelha e azul. Ele tem também 2 calças de cores diferentes: azul e verde. Quantas combinações diferentes ele pode fazer, escolhendo uma camisa e uma calça?

Se Davi decidir ir com a calça azul, quais combinações ele pode formar?

CALÇA AZUL + CAMISA AMARELA

CALÇA AZUL + CAMISA VERMELHA

CALÇA AZUL + CAMISA AZUL

Davi poderá formar 3 combinações com a calça azul

E com a calça verde, quais combinações ele pode formar?

CALÇA VERDE + CAMISA AMARELA

CALÇA VERDE + CAMISA VERMELHA

CALÇA VERDE + CAMISA AZUL

Davi poderá formar 3 combinações com a calça verde

Então, quantas combinações ele pode formar?

Então, quantas combinações ele pode formar?

3 combinações com a calça azul + 3 combinações com a calça verde = 6 COMBINAÇÕES  

Nenhum comentário:

Postar um comentário