Sequências didáticas do 6º ao 9º ano, de 30/11 a 11/12/2020

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: Matemática e África

Unidade Temática: Álgebra

Objeto de Conhecimento: Produtos notáveis (revisão); Fatoração de polinômios (revisão); Equações do 2º grau

Ano:                          Período: 30/11 a 11/12 / 2020                               Nº de Aulas: 10

HABILIDADES

(EF09MA09) Compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau...

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.

4. Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes.

7. Desenvolver e/ou discutir projetos que abordem, sobretudo, questões de urgência social, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários, valorizando a diversidade de opiniões de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.

COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana – De 30/11 a 04/12/2020

 

Aula e Aula – Produtos notáveis (revisão)

 

1º momento:

. Revisar o objeto de conhecimento em pauta de acordo as orientações didáticas das páginas 84 a 86

 

2º momento:

. Apresentar novos exemplos

. Orientar para fazer a atividade 1 (anexo) de revisão

 

Aula – Produtos notáveis

. Corrigir a atividade 1 (anexo) de revisão

 

 

4ª Aula e Aula – Fatoração de polinômios (revisão)

1º momento:

. Revisar o objeto de conhecimento em pauta de acordo as orientações didáticas das páginas 88 a 90.

 

2º momento:

. Apresentar exemplos de cada tipo de cada caso

. Orientar para fazerem a atividade 2 (anexo) de revisão

 

 

Segunda semana – De 07 a 11/12/2020

 

Aula e 7ª Aula – Fatoração de polinômios (revisão); Equações do 2º grau com uma incógnita.

 

1º momento:

. Corrigir a atividade 2 (anexo) de revisão

 

2º momento:

. Seguir as orientações das páginas 92 e 93, citar outros exemplos e suas resoluções.

. Orientar para fazer a atividade da página 93

 

Aula – Equações do 2º grau com uma incógnita.

. Corrigir as atividades da página 93

 

9ª e 10ª Aula – Resolução de equações do 2º grau incompleta, com b ≠ 0 e c = 0, resolução de equações do 2º grau incompleta, com b = 0 e c = 0 e resolução de equações do 2º grau incompleta, com b = 0 e c ≠ 0.

 

1º momento:

. Seguir as orientações das páginas 94 a 96, citar outros exemplos e suas resoluções.

 

2º momento:

. Orientar para fazer a atividade da página 97

 

RECURSOS: (X ) Livro didático;  ( ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (92 a 97) 

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                      

 

 

ANEXOS

Obs. Consultar https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-matematica/exercicios-sobre-os-produtos-notaveis.htm para obter as respostas

 

1ª Atividade de revisão

1º) A respeito dos produtos notáveis, assinale a alternativa correta.

a) (x + a)2 = x2 + a2

b) (x + a)2 = x2 + xa + a2

c) (x – a)2 = x2 – a2

d) (x – a)2 = x2 – 2x – a2

e) (x – a)2 = x2 – 2x + a2

 

2º) A diferença entre o quadrado da soma e o quadrado da diferença entre dois números reais é igual a:

a) a diferença dos quadrados dos dois números.

b) a soma dos quadrados dos dois números.

c) a diferença dos dois números.

d) ao dobro do produto dos números.

e) ao quádruplo do produto dos números.

 

3º) Seja x2 + y2 = 60. Qual é o valor positivo de x + y, sabendo que xy = 20?

a) 5

b) 10

c) 15

d) 20

e) 25

 

4º) O resultado y2x2 – 4a2 é obtido por meio de qual dos produtos notáveis abaixo?

a) (yx + 2a)(yx – 2a)

b) (yx + 2a)(yx + 2a)

c) (x + a)(y – 2)

d) (y + a)(x + 2)

e) (yx + 2a)2

 

2ª Atividade de revisão

Obs. Consultar https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-matematica/exercicios-sobre-fator-comum-evidencia.htm,  para obter as respostas

 

1º) Agrupe os termos semelhantes nas expressões e fatore-as pelo método do fator comum em evidência.

a) ax2 + 2ax – 3ax2 + ax =

b) ay3 + 4by – 16by + 5ay3 =

c)by + ax + bx + ay=

 

2º) Simplifique a expressão:  n² + nx + nc + cx=

 

3º) Fatore as expressões:

a) ax + bx + cx + dx =

b)  3bm – 3bx - 3bn = 

c) 2x²y + 8xy – 4xyz =

 

4º) Obtenha a expressão do perímetro da figura abaixo e fatore caso seja necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário