SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática |
|
Tema: Matemática
e África |
Unidade Temática: Álgebra |
Objeto de Conhecimento: Produtos notáveis (revisão); Fatoração de polinômios (revisão); Equações do 2º grau |
|
Ano: 9º Período: 30/11 a 11/12 / 2020 Nº
de Aulas: 10 |
|
HABILIDADES |
|
(EF09MA09)
Compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em
suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas
que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau... |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
1. Reconhecer que a
Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de
diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva,
que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para
alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do
trabalho. 4.
Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes
nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar,
representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e
avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes. 7.
Desenvolver e/ou discutir projetos que abordem, sobretudo, questões de
urgência social, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e
solidários, valorizando a diversidade de opiniões de indivíduos e de grupos
sociais, sem preconceitos de qualquer natureza. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos
historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital
para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a
construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade intelectual e
recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a
reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar
causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar
soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes
áreas. 8.
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional,
compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos
outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. |
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade
emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia;
Criatividade. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
Primeira semana –
De 30/11 a 04/12/2020 1ª Aula e 2ª Aula –
Produtos notáveis (revisão) 1º momento: . Revisar o objeto de conhecimento em pauta de acordo as orientações
didáticas das páginas 84 a 86 2º momento: . Apresentar novos exemplos . Orientar para fazer a atividade 1 (anexo) de revisão 3ª Aula – Produtos notáveis . Corrigir a atividade
1 (anexo) de revisão 4ª Aula e 5ª Aula – Fatoração de polinômios
(revisão) 1º momento: . Revisar o
objeto de conhecimento em pauta de acordo as orientações didáticas das
páginas 88 a 90. 2º momento: . Apresentar exemplos de cada tipo de cada caso . Orientar para fazerem a atividade 2 (anexo) de revisão |
Segunda semana – De
07 a 11/12/2020 6ª Aula e 7ª Aula – Fatoração de polinômios
(revisão); Equações do 2º grau com
uma incógnita. 1º momento: . Corrigir a atividade 2 (anexo)
de revisão 2º momento: . Seguir as orientações das páginas 92 e 93, citar
outros exemplos e suas resoluções. . Orientar para fazer a atividade da página 93 8ª Aula – Equações do 2º grau com uma incógnita. .
Corrigir as atividades da
página 93 9ª e 10ª Aula – Resolução de equações do 2º grau incompleta, com b ≠ 0 e c = 0, resolução
de equações do 2º grau incompleta, com b = 0 e
c = 0 e resolução de equações do 2º grau incompleta, com b = 0 e c ≠ 0. 1º momento: . Seguir as orientações das páginas 94 a 96, citar
outros exemplos e suas resoluções. 2º momento: . Orientar para fazer a atividade da página 97 |
RECURSOS:
(X ) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; (X)
Vídeo; (X
) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; ( x ) Outros: celular, notebook; |
AVALIAÇÃO:
( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (92 a 97) ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
ANEXOS
Obs. Consultar https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-matematica/exercicios-sobre-os-produtos-notaveis.htm para obter as
respostas
1ª Atividade de revisão
1º) A respeito dos produtos
notáveis, assinale a alternativa correta.
a) (x + a)2 = x2 + a2
b) (x + a)2 = x2 + xa + a2
c) (x – a)2 = x2 – a2
d) (x – a)2 = x2 – 2x – a2
e) (x – a)2 = x2 – 2x + a2
2º) A diferença entre o quadrado
da soma e o quadrado da diferença entre dois números reais é igual a:
a) a diferença dos quadrados
dos dois números.
b) a soma dos quadrados dos
dois números.
c) a diferença dos dois
números.
d) ao dobro do produto dos
números.
e) ao quádruplo do produto dos
números.
3º) Seja x2 + y2 = 60. Qual
é o valor positivo de x + y, sabendo que xy = 20?
a) 5
b) 10
c) 15
d) 20
e) 25
4º) O resultado y2x2 – 4a2 é obtido por meio de qual dos produtos
notáveis abaixo?
a) (yx + 2a)(yx – 2a)
b) (yx + 2a)(yx + 2a)
c) (x + a)(y – 2)
d) (y + a)(x + 2)
e) (yx + 2a)2
2ª Atividade de revisão
Obs. Consultar
https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-matematica/exercicios-sobre-fator-comum-evidencia.htm, para obter as respostas
1º) Agrupe os termos
semelhantes nas expressões e fatore-as pelo método do fator comum em evidência.
a) ax2 + 2ax – 3ax2 + ax =
b) ay3 + 4by – 16by + 5ay3 =
c)by + ax + bx + ay=
2º) Simplifique a expressão:
n² + nx + nc + cx=
3º) Fatore as expressões:
a) ax + bx + cx + dx =
b) 3bm – 3bx - 3bn
=
c) 2x²y + 8xy – 4xyz =
4º) Obtenha a expressão do
perímetro da figura abaixo e fatore caso seja necessário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário