Sequências didáticas do 6º ao 9º ano, de 16 a 27/11/2020

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: Matemática e Consciência negra

Unidade Temática: Números e Geometria

Objeto de Conhecimento: Múltiplos e divisores; Divisibilidade; Números primos; Decomposição em fatores primos (revisão); Ponto, reta e plano; Ângulos

Ano:                          Período: 16 a 27/11 / 2020                               Nº de Aulas: 08

HABILIDADES

 (EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.

 

(EF06MA05) Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.

 

(EF06MA21) Construção de retas paralelas e perpendiculares, fazendo uso de réguas, esquadros e softwares

 

(EF06MA22) Utilizar instrumentos, como réguas e esquadros, ou softwares para representações de retas paralelas e perpendiculares e construção de quadriláteros, entre outros.

 

(EF06MA23) Construir algoritmo para resolver situações passo a passo (como na construção de dobraduras ou na indicação de deslocamento de um objeto no plano segundo pontos de referência e distâncias fornecidas etc.). Grandezas e medidas Problemas sobre medidas envolvendo grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume

 

 (EF06MA25) Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.

 

 (EF06MA26) Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

3.Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

 

5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.

 

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade

COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva

 

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana – de 16 a 20/11/2020

 

1ª e 2ª Aula – Múltiplos e divisores; Divisibilidade

 

1º momento:

. Retomar as páginas 62 e 63 e observar a aprendizagem dos alunos fazendo questionamentos sobre os objetos de conhecimentos citados.

 

2º momento:

. Pedir exemplos de

- Múltiplos de 7, 3, 9, 15 ...

- Divisores de 9, 14, 18, 30 ...

- 45 é divisível por 2? Por quê? E por 3? Por quê?

. Orientar que façam a 1ª atividade (anexo).

 

. Enviar o texto “Escravidão no Brasil” e pedir que o leiam com atenção. Na próxima aula será utilizado

 

3ª e 4ª Aula – Critérios de divisibilidade

 

 1º momento:

. Corrigir a 1ª atividade (anexo).

 

2º momento:

. Expor o texto “Escravidão no Brasil” (apresentar na tela ou de outra forma)

. Fazer leitura oral (cada aluno ler um capítulo)

. Com questionamentos fazer a compreensão do texto.

. Enfatizar a conscientização contra o racismo e outras demandas no que tange o tema Consciência negra (a lei, o crime, os abusos, outros).

. Orientar para fazer a 2ª atividade (anexo).

 

Segunda semana – de 23 a 27/11/2020

 

5ª e 6ª Aula – Números primos e compostos; Decomposição em fatores primos

 

1º momento

. Corrigir a 2ª atividade (anexo).

 

2º momento:

. Retomar as páginas 66 e 67 e observar a aprendizagem dos alunos fazendo questionamentos sobre os objetos de conhecimentos citados.

. Apresentar novos exemplos

. Apresentar diversas formas de decompor um número.

. Fazer um campeonato de fatoração (quem fatorar o número em 1º lugar, marca ponto. Após umas 4 rodadas, ver quem foi campeão).

- Orientar para fazerem a 3ª atividade (anexo).

 

7ª e 8ª Aula – Ponto, reta e plano; Ângulos

 

1º momento

. Corrigir a 3ª atividade (anexo).

 

2º momento:

. Observação da imagem das páginas 76 e 77.

. Leitura e compreensão do texto pontilhismo.

. Seguir as orientações didáticas da página 78, evidenciando as definições de plano, ponto, reta e ângulo.

Ponto, reta, plano e ângulo de acordo a 4ª atividade (anexo).

. Orientar para fazerem a atividade da página 79

 

RECURSOS: (X ) Livro didático;  () Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (  ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: 62 a 81

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

 

 

ANEXOS:

ATIVIDADES DE ESTUDO 

1ª Atividade

 

1º) Uma empresa produziu, no primeiro trimestre de um ano, 6905 peças. No segundo trimestre, a mesma empresa produziu 765 peças a mais que no primeiro trimestre.

 

a)      Quantas peças a empresa produziu no segundo trimestre?

b)      Quantas peças a empresa produziu no semestre?

 

2º) Considere os números 645 e 335.

 

a)      Determine a diferença entre eles.

b)      Adicione 5 unidades ao primeiro número e 5 unidades ao segundo número. Depois, calcule a diferença entre os novos números que você obteve.

 

3º) Responda às questões abaixo:

a)      Todos os divisores de 30;

b)      Os divisores de 72 compreendidos entre 10 e 30;

c)      Os divisores ímpares de 40;

d)      Os divisores pares de 40;

 

4º) Determine:

a)      O maior número de três algarismos divisível por 2;

b)      Os três maiores divisores de 32;

c)      Os fatores de 96 compreendidos entre 10 e 25;

 

5º) Determine 5 múltiplos dos números a seguir.

a)      3

b)      5

c)      7

d)      10

e)      15

6º) Determine todos os divisores dos números a seguir.

a)      50

b)      43

c)      90

d)      72

e)      36

f)       13

7º) Determine o valor do algarismo a no número 47 82a para que ele seja divisível por:

Obs. Substituir a letra a por um número que satisfaça a questão

 

 

A ESCRAVIDÃO NO BRASIL

 

Foram mais de cinco milhões de africanos forçados a vir para este país de diferentes regiões, que além de terem constituído a base da economia material da sociedade brasileira, influenciaram também em nossa formação cultural. A miscigenação entre africanos, indígenas e europeus é a base da formação populacional do Brasil. Dessa forma, a matriz africana da sociedade tem uma influência que vai além do vocabulário. Muitos deles eram guerreiros e nobres em suas terras de origens e trouxeram uma cultura de mais de 3.000 anos antes de Cristo expressas na sua língua falada e grafada, nos valores, na medicina, na culinária e nas suas crenças.

A seguir faremos a leitura do texto: “O negro e a escravidão no Brasil”.

Antes de romper o sol, os negros eram despertados através das badaladas de um sino e formados em fila no terreiro para serem contados pelo feitor e seus ajudantes que, após a contagem, rezavam uma oração que era repetida por todos os negros.

Após ingerirem um gole de cachaça e uma xícara de café como alimentação da manhã, os negros eram encaminhados pelo feitor para o penoso labor nas roças, e às oito horas da manhã o almoço era trazido por um dos camaradas do sítio em um grande balaio que continha a panela de feijão, que era cozido com gordura e misturado com farinha de mandioca, o angu esparramado em largas folhas de bananeiras, abóbora moranga, couve rasgada e raramente um pedaço de carne de porco fresca ou salgada que era colocada no chão, onde os negros acocoravam-se para encher as suas cuias e iam comer em silêncio. Após se saciarem os negros cortavam o fumo de rolo e preparavam sem pressa os seus cigarros feitos com palha de milho, e após o descanso de meia hora continuavam a labuta até às duas horas, quando vinha o jantar. E, ao pôr do sol, eram conduzidos de volta à fazenda onde todos eram passados em revista pelo feitor e recebiam um prato de canjica adoçada com rapadura como ceia e eram recolhidos a senzala.

 Em suas jornadas diárias, os negros também sofriam os mais variados tipos de castigo. Nas cidades, o principal castigo era o açoite que era feito publicamente nos pelourinhos, que se constituíam em colunas de pedras erguidas em praças pública e que continham na parte superior algumas pontas recurvadas de ferro onde se prendiam os infelizes escravos.

As condenações, à pena dos açoites, eram anunciadas pelos rufos dos tambores para uma grande multidão que se reunia para assistir ao látego do carrasco abater-se sobre o corpo do negro escravo condenado, para delírio da multidão excitada que aplaudia, enquanto o chicote abria estrias de sangue no dorso nu do negro escravo que ficava à execração pública.

Outro método de punição dado aos negros foi o castigo dos bolos, que consistia em dar pancada com a palmatória nas palmas das mãos estendidas dos negros, e que provocavam violentas equimoses e ferimentos no epitélio delicado das mãos.

Em algumas fazendas e engenhos, as crueldades dos senhores de engenho e feitores atingiram extremos e incríveis métodos de castigos eram empregados nos negros, como o anavalhamento do corpo seguido de salmoura, marcas de ferro em brasa, mutilações, fraturas dos dentes a marteladas e uma longa e infinita prática de sadismo requintado. No sul do Brasil, os senhores de engenhos costumavam mandar atar os punhos dos escravos e os penduravam em uma trava horizontal com a cabeça para baixo, e sobre os corpos inteiramente nus, eles untavam de mel ou salmoura para que os negros fossem picados por insetos. E através de uma série de instrumentos de suplício que desafiavam a imaginação das consciências mais duras para a contenção do negro escravo que houvesse cometido qualquer falha. O “tronco” era um grande pedaço de madeira retangular aberta em duas metades com buracos maiores para a cabeça e menores para os pés e as mãos dos escravos, para colocar o negro no tronco abriam-se as suas duas metades e colocavam nos buracos o pescoço, os tornozelos ou os pulsos do escravo e se fechava as extremidades com um grande cadeado.

O “vira mundo” era um instrumento de ferro de tamanho menor que o tronco, porém com o mesmo mecanismo e as mesmas finalidades de prender os pés e as mãos dos escravos. O “cepo” era um instrumento que consistia num grosso tronco de madeira que o escravo carregava à cabeça, preso por uma longa corrente a uma argola que trazia ao tornozelo.

O “libanto” era um instrumento que prendia o pescoço do escravo numa argola de ferro de onde saía uma haste longa. Que poderia terminar com um chocalho em sua extremidade e que servia para dar o sinal quando o negro andava, ou com as pontas retorcidas com a finalidade de prender-se aos galhos das árvores para dificultar a fuga do negro pelas matas. As “gargalheiras” eram colocadas no pescoço dos escravos e dela partiam correntes que prendiam os membros do negro ao corpo ou serviam para atrelar os escravos uns aos outros, quando transportados dos mercados de escravos para as fazendas. Através das algemas os negros eram presos pelas mãos aos tornozelos o que impedia o escravo de correr ou andar depressa, com isto dificultava sua fuga. Para os que furtavam e comiam cana ou rapadura escondido era utilizada a máscara, que era feita de folhas de flandres e tomava todo o rosto, possuía alguns orifícios para a respiração do negro, com isto o escravo não podia comer nem beber sem a permissão do feitor. Os “anjinhos” era um instrumento de suplício aos quais se prendiam os dedos polegares da vítima em dois anéis que eram comprimidos gradualmente para se obter à força a confissão do escravo, incriminando-o por uma falta grave.

 

Fonte: http://www.geledes.org.br/historia-da-escravidao-negra-brasil/#gs.poGd4s4

 

 

 

2ª ATIVIDADE

 

1º) Retire do texto todos os números mencionados.

 

2º) Observamos no texto que o negro vivia em condições desumanas e era tratado de forma inferiorizada, evidenciando o preconceito e o racismo. Nos dias atuais você percebe em nossa sociedade situações que remetem o racismo? Justifique.

 

 

3º) Leia:

 

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono

a seguinte Lei:

"Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se

obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.

§ 1o O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da

África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação

da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e

política pertinentes à História do Brasil.

 

Responda: Qual a importância desta Lei para a sociedade brasileira e em especial para os afrodescendentes?

 

 

3ª ATIVIDADE

 

1º) Quais dos números abaixo são primos?

a)      81

b)      227

c)      463

d)      101

 

2º) Responda as questões:

a)      Que número natural é divisor de todos os outros números?

b)      O que é número primo?

c)      O que é um número composto?

Faça a fatoração completa dos números abaixo.

a)      96     

b)      324   

c)      1024 

d)      1260 

e)      2870 

4º) Analise os números abaixo e pinte apenas aqueles que são primos:

5º) Dado o número natural 36, escreva:

a)   Os divisores de 36:

b)   Quais são os divisores pares de 36:

 

6º) Decomponha em produtos de números primos:

a)   14                                                      b) 70

b)   35                                                      d) 42

 

7º) Decomponha em fatores primos:

a)   420                                                    b) 360                                   c) 1386

 

4ª ATIVIDADE

Ponto, reta; plano e ângulos

 

O estudo da Geometria está repleto de definições. Estas definições estabelecem propriedades, conceitos e entidades muito importantes. Porém, existem noções primitivas que dispensam o uso de definições, dentre elas, os conceitos de ponto, reta e plano. Podemos intuitivamente identificar essas entidades apenas com uma experiência observacional. As noções apresentadas neste artigo terão como base o espaço tridimensional.

 

Ponto

Um ponto, propriamente dito, é uma entidade que é caracterizada pelos seguintes postulados:

  • O ponto não tem dimensão. Ele pode ser, por exemplo, um toque da caneta no papel. Representamos pontos no espaço sempre com letras maiúsculas (A, B, P, M, ...), exemplo:
  • Por um ponto no espaço, passam infinitas retas.
  • Todo ponto que pertence a uma reta divide-a em duas semirretas, das quais o ponto é a origem.

 

Reta

A reta também possui postulados:

  • Uma reta não tem origem e nem extremidade. É representada sempre por letras minúsculas (r, s, t, u, ...)
  • Uma reta é ilimitada e infinita, logo não é possível determinar o seu comprimento.
  • Uma reta é um conjunto de infinitos pontos.
  • Dois pontos distintos determinam ou individualizam uma reta.

Quando escolhemos como referência um ponto numa reta , ela fica dividida em dois conjuntos de pontos. Cada um desses conjuntos de pontos recebe o nome de semirreta ou raio.

 

Plano

Outro conceito primitivo que é caracterizado pelos seus postulados.

  • Um plano pode ser formado por 3 pontos não colineares. É representado por letras gregas minúsculas (α,β,γ,...).
  • Ou por uma reta e um ponto fora dela. Não se esqueça que lidamos com o espaço, então este postulado é possível.
  • Um plano pode ser formado por duas retas concorrentes.
  • Ou também por duas retas paralelas distintas.

Ângulos

O ângulo e seus elementos

Duas semirretas que não estejam contidas na mesma reta, e que tenham a mesma origem, dividem o plano em duas regiões: uma convexa e outra não-convexa.

Cada uma dessas regiões, junto com as semirretas, forma um ângulo. Assim, as duas semirretas determinam o ângulo.

Todo ângulo possui dois lados um vértice. Os lados são as semirretas que o determinam. O vértice é a

O ângulo de vértice O e lados  é indicado por: AÔB, BÔA ou Ô.

 

Referências Bibliográficas:

DOLCE, Osvaldo; POMPEO, José Nicolau. Fundamentos de Matemática Elementar. Volume 10: Geometria Espacial. São Paulo: Editora Atual, 2010.

WINTERLE, Paulo. Vetores e Geometria Analítica. São Paulo: Pearson Makron Books, 2000

https://www.somatematica.com.br/fundam/angulos/angulos.php

 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: Contribuição africana na Matemática

Unidade Temática: Geometria

Objeto de Conhecimento: Ângulos; Polígonos; ÁFRICA E MATEMÁTICA. Uma longa história

Ano: 7º                          Período: 16 a 27/11 / 2020                               Nº de Aulas: 08

HABILIDADES

(EF06MA18) Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e classificá-los em regulares e não regulares, tanto em suas representações no plano como em faces de poliedros

 

(EF07MA23) Verificar relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal, com e sem uso de softwares de geometria dinâmica

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

3.Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

 

7. Desenvolver e/ou discutir projetos que abordem, sobretudo, questões de urgência social, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários, valorizando a diversidade de opiniões de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.

COMPETÊNCIAS GERAIS

3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

 

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana – de 16 a 20/11/2020

 

Aula e AulaÂngulos; Ângulos complementares e suplementares(revisão)

 

 1º momento:

 

. Retomar as páginas 66 e 67 e observar a aprendizagem dos alunos fazendo questionamentos sobre os objetos de conhecimentos citados.

. Apresentar exemplos de como traçar e medir ângulos

. Com um transferidor ou no GEOGEBRA, construir ângulos e demonstrar os seus elementos (vértices, lados, medida do ângulo, assim como a identificação do mesmo).

 

2º momento:

 

. Retomar as páginas 69 a 71 e observar a aprendizagem dos alunos fazendo questionamentos sobre os objetos de conhecimentos citados.

. Apresentar exemplos de ângulos complementares, suplementares e opostos pelo vértice

. Orientar para fazer a 1ª atividade (anexo).

 

 

 

Aula e Aula –Ângulos (revisão) e ÁFRICA E MATEMÁTICA. Uma longa história

 

1º momento:

. Corrigir a 1ª atividade (anexo).

 

2º momento:

. Apresentar o vídeo:  https://www.youtube.com/watch?v=XpymMW7OHEk

. Fazer questionamentos sobre o vídeo:

- Por qual razão os africanos foram considerados seres selvagens?

- Qual é o país da África que é considerado o provável local do desenvolvimento do Sistema decimal?

- Quais eram a s utilidades do “Osso de Lebombo”?

- Por que tem esse nome?

- Onde contém registro mais antigo da aplicação da Álgebra, da Geometria?

- Quantos desafios matemáticos tem o Papiro de Moscou?

- Como é chamado a técnica de desenvolver símbolos matemáticos na areia, usando os dedos?

- Onde a cultura Geometria Sona foi desenvolvida?

- Em que a escrita Geometria Sona era utilizada?

- Onde fica e quando foi fundada a universidade AL QUARAOIYINE?

. Relembrar o sistema de numeração egípcia

. Enfatizar sobre as contribuições africanas na Matemática

. Orientar para pesquisarem outras contribuições da cultura africana para nossa cultura, (sugestão: uma contribuição por duplas – exemplos: dança, comida, costume, outros)

 

Segunda semana – de 20 a 27/112020

 

Aula e Aula – Ângulos formados por duas retas paralelas e uma transversal (revisão)

 

1º momento:

. Solicitar que apresentem a pesquisa e tecer comentários a respeito.

 

2º momento:

. Retomar as páginas 70 e 71, e demonstrar os pares de ângulos formados quando uma reta transversal cruza com duas paralelas.

. Classificar cada par de ângulos de acordo as suas características e posição em relação às retas

. Orientar para fazer a 2ª atividade (anexo).

 

Aula e Aula Polígonos

 

1º momento:

. Corrigir a 2ª atividade (anexo).

 

2º momento:

. Seguir as orientações didáticas das páginas 74 e 75.

. Fazer leitura das mesmas e definir (de acordo as orientações do anexo da 3ª atividade):

- Polígonos

- Elementos do polígono

- Classificação dos polígonos

- Polígono convexo e não convexo

- Polígonos regulares e não regulares

- Soma de um ângulo interno com um externo num polígono

. Orientar para a atividade das páginas 76 e 77

 

RECURSOS: (X ) Livro didático;  () Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: 66 a 77

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                      

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anexos

1ª ATIVIDADE

1º) Observe a figura e responda às questões:

 

 

 

 

 

2º) Copie e complete o quadro, sendo A, B e C ângulos internos de um triângulo.

3º) Calcule o suplemento dos seguintes ângulos:
a) 30° =                                                          b) 85° =  
c) 72° =                                                          d) 132° =

4º) Em cada item a seguir, os ângulos são adjacentes e complementares. Qual o valor de X cada caso?

                                           

 

5º) Quais são os 3 pares de ângulos opostos pelo vértice?

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjvsOrG9uR-ZJB-vqXC1uzcYdF48q_3tPm1YGAYSnqKQByU9l5ENvnhJ-uGLdvRBC3i9D8pZU1tHC8sNk0ZKsHmZcnmdf-1LuiBOEPYqLNoP0KJlFs39nu9dHaBF0bniTPkUagV8KqqmgRE/s320/25.jpg

 

2ª ATIVIDADE

 

1º) Sabendo que r//s, dê a medida dos ângulos indicados por letras:

a)                                                                    b)                                                             

 

 
 

 

 

 

 

 

 


2º) Nas figuras a seguir r//s e t é transversal, determine as medidas x e y dos ângulos destacados:

 


a)                                                                    b)

 

 


                  x          y                                                   

                                                                                   y

 

 

 

 
 

 


3º) Sabendo que r//s, dê o nome aos pares de ângulos:

a) p e q; p e u                                     b) a e c; b e c

c

 

 

 

 

 

 

 

 


c) a e b; a e c                                     d) m e n; m e p

p

 

 

 

 

 

 

 


4º) Observe a figura e classifique as afirmações em V (verdadeira) ou F (falsa).

1

a) (     ) Os ângulos  e  são correspondentes e, portanto, congruentes.

b) (     ) Os ângulos  e  são alternos internos e, portanto, suplementares.

c) (     ) Os ângulos  e  são congruentes , pois são alternos externos.

d) (     ) Os ângulos  e  são suplementares , pois são colaterais externos.

e) (     ) Os ângulos  e  são colaterais internos e, portanto, congruentes.

 

3ª ATIVIDADE

 

Polígonos

 

Os polígonos são figuras planas e fechadas constituídas por segmentos de reta. A palavra "polígono" advém do grego e constitui a união de dois termos "poly" e "gon" que significa "muitos ângulos".

Os polígonos podem ser simples ou complexos. Os polígonos simples são aqueles cujos segmentos consecutivos que o formam não são colineares, não se cruzam e se tocam apenas nas extremidades.

Polígono convexo e côncavo

A junção das retas que formam os lados de um polígono com o seu interior é chamada de região poligonal. Essa região pode ser convexa ou côncava.

Os polígonos simples são chamados de convexos quando qualquer reta que une dois pontos, pertencente a região poligonal, ficará totalmente inserida nesta região. Já nos polígonos côncavos isso não acontece.

Polígono convexo e côncavo Gif animado

Polígonos regulares

Quando um polígono apresenta todos os lados congruentes entre si, ou seja, possuem a mesma medida, ele é chamado de equilátero. Quando todos os ângulos têm mesma medida, ele é chamado de equiângulo.

Os polígonos convexos são regulares quando apresentam os lados e os ângulos congruentes, ou seja, são ao mesmo tempo equiláteros e equiângulos. Por exemplo, o quadrado é um polígono regular.

Polígono regular

Elementos do Polígono

·         Vértice: corresponde ao ponto de encontro dos segmentos que formam o polígono.

·         Lado: corresponde a cada segmentos de reta que une vértices consecutivos.

·         Ângulos: os ângulos internos correspondem aos ângulos formados por dois lados consecutivos. Por outro lado, os ângulos externos são os ângulos formados por um lado e pelo prolongamento do lado sucessivo a ele.

·         Diagonal: corresponde ao segmento de reta que liga dois vértices não consecutivos, ou seja, um segmento de reta que passa pelo interior da figura.

Elementos de um polígono

 

 

 

Nomenclatura dos Polígonos

Dependendo do número de lados presentes, os polígono são classificados em:

Nomenclatura poligonos

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: Matemática e Mandalas africanas

Unidade Temática: Álgebra

Objeto de Conhecimento: Equação do 1º grau com uma e duas incógnitas.

Ano: 8º                          Período: 16 a 27 / 11 / 2020                               Nº de Aulas: 10

HABILIDADES

(EF08MA07) Associar uma equação linear de 1º grau com uma e duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.

 

(EF08MA08) Resolver e elaborar problemas relacionados ao seu contexto próximo, que possam ser representados por sistemas de equações de 1º grau com uma incógnita

 

(EF08MA10) Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números ou as figuras seguintes.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

3.Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

 

4. Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes.

 

6. Enfrentar situações-problema em múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas, e dados).

COMPETÊNCIAS GERAIS

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana – de 16 a 20/11/2020

 

Aula e Aula – Equação do 1º grau(revisão)

 

1º momento:

 

.  Retomar a página 73 e revisar equação do 1º grau com uma incógnita

. Apresentar um problema envolvendo equação e orientar como interpretar, transcrever para a linguagem algébrica, montar a equação e resolver.

 

2º momento:

 

. Apresentar o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=pCEZS-p1B3c e chamar a atenção para os nossos colegas professores Gustavo, Alexandre e Deolizan Neto

. Fazer indagações sobre o vídeo

. Orientar para fazer a 1ª atividade (anexo).

 

3ª Aula e aula – Equação do 1º grau e mandalas africanas

1º momento:

.  Corrigir a 1ª atividade (anexo)

 

2º momento:

. Apresentar o texto mandalas (anexo)

. Fazer comentários e questionamentos sobre mandalas, consciência negra, contribuições africanas, etc.

. Orientar para pintar a mandala 2ª atividade (anexo), de acordo a resolução das equações. Obs. Avisar a escola para imprimir as mandalas e deixar disponível aos alunos.

 

5ª Aula – Equação do 1º grau e mandalas africanas

 

.  Corrigir a 2ª atividade (anexo)

 

 

Segunda semana – de 23 a 27 /11/2020

 

5ª Aula e 6ª Aula – Equação do 1º grau com uma incógnita e com duas incógnitas

 

1º momento:

. De acordo as orientações das páginas 80 e 81, apresentar um exemplo de uma equação:

- Com duas incógnitas que tenha apenas uma solução – Retas concorrentes

- Com duas incógnitas que não tenha uma solução. – Retas paralelas

- Com duas incógnitas que tenha infinitas soluções – Retas coincidentes

 

2º momento:

. Citar exemplos de sistemas e pedir que os resolva e os classifique.

. Orientar para fazer atividade das páginas 82 e 83

 

7ª Aula - Equação do 1º grau com uma incógnita e com duas incógnitas

 

1º momento:

. Corrigir as atividades das páginas 82 e 83

 

8ª Aula e 9ª Aula – Equação do 1º grau com uma incógnita e com duas incógnitas envolvendo o tema Consciência Negra na problematização (quilombola)

 

1º momento:

. De acordo as orientações das páginas 84 e 85, apresentar exemplos de uma equação com solução:

- Pelo método da substituição

- Pelo método da adição

 

2º momento:

. Fazer uma profunda reflexão dobre quilombos e quilombolas. Problema citado na página 85.

. Orientar para fazer as atividades das páginas 86 e 87.

 

10ª Aula – Equação do 1º grau com uma incógnita e com duas incógnitas

 

.  Corrigir as atividades das páginas 86 e 87

RECURSOS: (X ) Livro didático;  () Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (70 a 87) 

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

Professor: _______________________________ Escola: ________________________________________

 

Anexos

 

1ª ATIVIDADE

1º) Seja a equação do 1º grau 2x + 4 = 2 – 3x, responda:

a) Qual o primeiro membro desta equação?

b) Qual o segundo membro?

c) Qual o valor de x que torna a equação verdadeira?

2º) Resolva as equações a seguir:

a) 3 + x = 0

b) 23x + 2 = 2

c) 12 – 7 + 4x = 25

d) 5x – 3x = 30

e) 4x + 10 = 45 – 3x3

3º) Resolva os problemas envolvendo equações:

 

a) Qual é o número que adicionado a 5 é igual a sua metade mais 7?

 

b) O triplo de um número, menos 40, é igual a sua metade mais 20. Qual é esse número?

 

c) Três números consecutivos somam 369. Determine o maior deles.

 

d) Três números pares consecutivos somam 702. Determine o menor deles.

e O dobro de um número, aumentado de 15, é igual a 49. Qual é esse número?

 

f A soma de um número com o seu triplo é igual a 48. Qual é esse número?

 

g) A idade de um pai é igual ao triplo da idade de seu filho. Calcule essas idades, sabendo que juntos têm 60 anos?

 

2ª Atividade

Resolva as equações e pinte a “mandala” de acordo os resultados. Cuidado: tem equações com respostas iguais, resolva uma cor de cada vez. Observe a simetria

                                                                          

                                                                     2                            - 5   

                                            14                                     7                                  - 1

   

 

                    -12                  3             2                                      - 2                           - 1             - 13

                                       

                                    

            3                 - 6                           2                     3                 2                              5                 -25                                       

 

 

             - 4                                      1                          - 10                     14/5                                    - 14

                                                                                                                              

                                                           3                                5                                         

 

 

                    - 5                                                                                                                          2

                                     114                                                               - 40

                                         -88                                                                            5

                                                                   2                 12         

                                                                                                  5

                                                                                                 

Amarelo

Verde

Vermelho        

x + 5 = 8
b) x - 4 = 3
c) x + 6 = 5
d) x -3 = - 7
e) x + 9 = -1

f) x + 28 = 11
g) x - 109 = 5
h) x - 39 = -79

3X – 4 = 2X + 8   

i) 10 = x + 9
j) 15 = x + 20
l) 4 = x - 10
m) 7 = x + 8
n) 0 = x + 12
o) -3 = x + 10 (R= -13)

i) 3 (2x – 1) = -2 ( x + 3)
j) 5x – 3( x +2) = 15
k) 2x + 3x + 9 = 8(6 –x)
l) 4(x+ 10) -2(x – 5) = 0

m) 3 (2x + 3 ) – 4 (x -1) = 3

m) 10 - 9x + 2x = 2 - 3x
n) 4x - 4 - 5x = -6 + 90
o) 2 - 3x = -2x + 12 - 3x

a) 4x – 1 = 3 ( x – 1)
b) 3( x – 2) = 2x – 4
c) 2( x – 1) = 3x + 4
d) 3(x – 1) – 7 = 15
e) 7 ( x – 4) = 2x – 3
f) 3 ( x –2) = 4(3 – x)
g) 3 ( 3x – 1) = 2 ( 3x + 2)
h) 7 ( x – 2 ) = 5 ( x + 3

Laranja

j) 2x - 1 = -3 + x + 4
l) 3x - 2 - 2x - 3 = 0

 

2x + 5 - 5x =
b) 5 + 6x = 5x + 2
c) x + 2x - 1 - 3 = x
d) -3x + 10 = 2x + 8 +1)
e) 5x - 5 + x = 9 + x
f) 7x - 4 - x = -7x + 8 - 3x
g) -x -5 + 4x = -7x + 6x + 15
h) 3x - 2x = 3x + 2
i) 2 - 4x = 32 - 18x + 12


 

 

 



 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: Matemática e África

Unidade Temática: Álgebra

Objeto de Conhecimento: Produtos notáveis (revisão); Fatoração de polinômios (revisão); Equações do 2º grau

Ano:                          Período: 30/11 a 11/12 / 2020                               Nº de Aulas: 10

HABILIDADES

(EF09MA09) Compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau...

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.

4. Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes.

7. Desenvolver e/ou discutir projetos que abordem, sobretudo, questões de urgência social, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários, valorizando a diversidade de opiniões de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.

COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana – De 16 a 20/11/2020

 

Aula e Aula – Produtos notáveis (revisão)

 

1º momento:

. Revisar o objeto de conhecimento em pauta de acordo as orientações didáticas das páginas 84 a 86

 

2º momento:

. Apresentar atividades de revisão

 

Aula – Produtos notáveis

. Corrigir as atividades de revisão

 

4ª Aula e Aula –

 

1º momento:

. Seguir as orientações didáticas da página 88 a 90, fazendo comparação com as explicações dos vídeos

 

2º momento:

. Orientar para fazerem as atividades da página 91.

 

10ª Aula – Fatoração de polinômios

. Corrigir as atividades da página 91.

 

Segunda semana – De 23 a 27/11/2020

 

Aula e 7ª Aula – Geometria Sona e Produtos notáveis (revisão)

1º momento:

. Apresentação das histórias criadas por meio de um desenho sona

 

2º momento:

. Apresentar o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=_3YQvVKbqn0

. Apresentar novos exemplos enfatizando as regras de cada caso (quadrado da soma, quadrado da soma pela diferença e produto da soma)

. Orientar para fazer a 1ª atividade (anexo).

. Pedir para que vejam os

https://www.youtube.com/watch?v=KLI0Mry1SaE – Fator comum em evidência

https://www.youtube.com/watch?v=H7b3f6ZJOdo – Fatoração por agrupamento

https://www.youtube.com/watch?v=B_Q_doTKgQo – trinômio quarado perfeito

 

Aula e 9ª Aula – Fatoração de polinômios

 

1º momento:

. Seguir as orientações didáticas da página 88 a 90, fazendo comparação com as explicações dos vídeos

 

2º momento:

. Orientar para fazerem as atividades da página 91.

 

10ª Aula – Fatoração de polinômios

. Corrigir as atividades da página 91.

 

RECURSOS: (X ) Livro didático;  ( ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (80 a 91) 

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                      

 

 

ANEXOS

1ª Atividade

Desenvolva os seguintes produtos notáveis abaixo:

 

a) (2a+3)² = 

 

b) (2 + 9x)² = 

 

c) (6x - y)² = 

 

d) (a - 2b)² = 

 

e) (7a +1) (7a - 1) = 

 

f) (10a - bc) (10a + bc) = 

 

g) (x² + 2a)² = 

 

h) (x - 5) (x + 5) = 

 

i) (9y + 4 ) (9y - 4) = 

 

j) (m - n)² = 

 

 

 

 

 

2ª Atividade

 

A Matemática no Continente Africano – Sona: desenhos matemáticos na areia

 

 

Uma cultura de longa tradição (alguns dizem que está em extinção), originária do povo Tshokwe, do nordeste de Angola, onde pessoas faziam desenhos matemáticos na areia, chamados de Sona (no singular, um lusona). É conhecido também no leste de Angola e nas fronteiras do país, como a República Democrática do Congo e na Zâmbia. Conheceremos um pouco dessas figuras geométricas, representando também outros conteúdos de Matemática, como Análise Combinatória, Mínimo Múltiplo Comum (MMC) e Máximo Divisor Comum (MDC). Lembrando que esses conceitos eram utilizados intuitivamente, sem o conhecimento de fórmulas.

 

Era necessário limpar e alisar o solo com a mão, o narrador desenhava, com a ponta dos dedos, uma grade de pontos, cuidando para que estivessem regularmente espaçados. Em seguida, em volta dos pontos, traçava linhas retas e curvas, tanto para a direita quanto para a esquerda, com uma inclinação de 45 graus, mantendo equidistantes dos pontos, servindo de base para a sua história. As linhas são sempre fechadas, traçadas sem o narrador levantar o dedo da areia, seguindo regras específicas de acordo com a tradição. Os sona são uma forma de escrita, onde um narrador ou conta uma história ou uma realidade da vida nos quais ilustram provérbios, contos, fábulas, jogos, mitos, animais, cantos, leis e enigmas, desempenhando um papel importante na transmissão do saber às novas gerações. Diversos sona evocavam o mukanda, o rito de passagem dos meninos à idade adulta. O sona é uma representação simbólica da evolução da narrativa. 

 

  A Matemática no Continente Africano – Sona: desenhos matemáticos na areia

 

 

É possível estudar os sona por meio de Matemática de gráficos, redes definidas por pontos (vértices) ligados por linhas e arestas. Nesses objetos, o comprimento e a curvatura das arestas não importam: dois conjuntos de vértices idênticos podem ser ligados da mesma maneira.

 

  A Matemática no Continente Africano – Sona: desenhos matemáticos na areia

 

Algumas histórias contadas por meio dos Sona

 

 

A Matemática no Continente Africano – Sona: desenhos matemáticos na areia

 

Sambalu, o coelho (posicionado no ponto B), descobre uma mina de sal-gema (ponto A). Imediatamente, o leão (ponto C), a onça (ponto D) e a hiena (ponto E) reclamam a posse, reivindicando o direito do mais forte. O coelho, afirmando o inviolável direito do mais fraco, rapidamente faz uma vedação para isolar a mina dos usurpadores.

 

Como se pode verificar no desenho, só é possível chegar ao ponto A (a "mina de sal-gema") a partir do ponto B (o "coelho") sem atravessar a linha sinuosa (a "vedação"). Os outros pontos (o "leão", a "onça" e a "hiena") estão separados de A pela linha.

 

 

A Matemática no Continente Africano – Sona: desenhos matemáticos na areia

 

A figura que está em cima é Deus, à esquerda está o Sol, à direita está a Lua e em baixo está um ser humano. Este lusona representa o caminho para Deus.

 

Um dia, o Sol foi visitar Deus. Deus deu um galo ao Sol e disse: “Volta cá amanhã de manhã antes de partires”. No dia seguinte de manhã, o galo cantou e acordou o Sol. Quando o Sol se apresentou diante de Deus, este disse-lhe: “Tu não comeste o galo que te dei para o jantar. Podes ficar com o galo, mas tens que regressar todos os dias.” É por isso que o Sol dá a volta à Terra e reaparece todas as manhãs.

 

A Lua também foi visitar Deus e recebeu um galo de presente. No dia seguinte de manhã, o galo cantou e acordou a Lua. Mais uma vez, Deus disse: “Tu não comeste o galo que te dei para o jantar. Podes ficar com o galo, mas tens que regressar a cada vinte e oito dias.” É por isso que o ciclo da Lua dura vinte e oito dias.

 

O ser humano também foi visitar Deus e recebeu um galo de presente. Mas o humano estava com fome depois de ter feito uma tão longa viagem e comeu parte do galo ao jantar. Na manhã seguinte, o Sol já ia alto no céu quando o humano acordou, comeu o resto do galo e apressou-se a visitar Deus. Deus disse-lhe: “Eu não ouvi o galo cantar esta manhã.” O humano respondeu-lhe a medo: “Eu estava com fome e comi-o.” “Está bem,” disse Deus, “mas escuta: tu sabes que o Sol e a Lua estiveram aqui, mas nenhum deles matou o galo que lhes dei. É por isso que eles nunca morrem. Mas tu mataste o teu, e por isso deves também morrer. Mas quando morreres deves regressar aqui.”

 

E assim acontece.

 

 

2ª Atividade

Criar um sona (no papel) com uma história semelhante ao do coelho

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