Sequências didáticas do 6º ao 9º ano, de 03 a 13/11/2020

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: Matemática na quarentena

Unidade Temática: Números

Objeto de Conhecimento: Múltiplos e divisores; Critérios de divisibilidade; Números primos; Decomposição em fatores primos

Ano:                          Período: 03 a 13/11 / 2020                               Nº de Aulas: 08

HABILIDADES

 (EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.

 

(EF06MA05) Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

3.Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

COMPETÊNCIAS GERAIS

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana – de 03 a 06/11/2020

 

1ª e 2ª Aula – Múltiplos e divisores

 

1º momento:

. Propor a brincadeira do pi: A brincadeira consiste em falar a palavra “pi” em todos os múltiplos de 3, 4, 5 ... Assim, a contagem seria: 1, 2, "pi”, 4, 5, “pi”, 7, 8, “pi”, 10, 11, "pi”, e assim sucessivamente, até que alguém erre e recomeça com outro número.

Exemplo: Pedir os múltiplos de 3. (1, 2 pi, 4,5 pi, ,7, 8, pi, 10,11, pi ...)

 

2º momento:

. Seguir as orientações didáticas das páginas 62 e 63, enfatizando como determinar os múltiplos e divisores de um número.

. Sugerir que vejam o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=ej3vJcZYac8

. Orientar para fazer as atividades da página 64

 

3ª e 4ª Aula – Critérios de divisibilidade

 

 1º momento:

. Corrigir as atividades da página 64

 

2º momento:

. Fazer indagações sobre o vídeo e pausadamente apresentar os critérios de divisibilidade de 2,3,4,5,6,7,8,9,10...

. Apresentar novos exemplos.

.  Orientar para fazer a atividade 4 (anexo) ou outra (abaixo)

. Solicitar que tenham lápis de cor e régua na próxima aula

 

Segunda semana – de 09 a 13/11/2020

 

5ª e 6ª Aula – Números primos e compostos

 

1º momento

. Corrigir a atividade 4 da aula anterior (da sequência anterior ou outra)

 

2º momento:

. Pedir que tracem uma tabela 10x10 e dentro de cada retângulo escrever os números de 1 a 100

. Isolar o nº 1, circular o número 2 com o lápis azul, a seguir fazer um traço com o lápis azul em todos múltiplos de 2, contando 1,2 e marcando.

. Chamar a atenção que o nº 3 não foi marcado, então circula o mesmo com lápis na cor vermelha e a seguir marcar com um traço todos os múltiplos de 3, contando 1,2,3 e marca.

. Indagar: Qual o próximo nº que não foi riscado? É o cinco proceder do mesmo modo até que sejam todos os números sejam múltiplos de 47.

. Orientar para circular todos os números que não foram marcados

. Pedir que destaquem (copiem) todos os números que não foram marcados.

Exemplo:

Crivo de Eratóstenes - O Que é? - Como construir?

. Solicitar que leiam a página 66 e perguntar o que entenderam da leitura e da tabela que fizeram.

. Apresentar os números circulados como números primos e os riscados como compostos

. Esclarecer as definições de cada

. Relatar que eles construíram o Crivo de Eratóstenes e falar de Eratóstenes e sua contribuição matemática para humanidade

. Apresentar também exemplo de como determinar se número é primo ou não fazendo sucessivas divisões, até que o quociente fique menor que o divisor e que nenhuma divisão seja exata.

. Realizar um fluxograma, com exemplo, de acordo as orientações da página 67.

. Orientar para acessar o link e jogar o jogo caça primos, http://clubes.obmep.org.br/blog/jogo-caca-primos/

e fazer as atividades 1 e 2 da página 69

 

7ª e 8ª Aula – Decomposição em fatores primos

 

1º momento

. Corrigir a atividade 1 e 2 da página 69

 

2º momento:

 

. Seguir as orientações didáticas da página 68

. Enfatizar o sentido da palavra decompor

. Apresentar novos exemplos

. Orientar para fazer as demais atividades da página 69

 

RECURSOS: (  ) Livro didático;  () Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (  ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: 62 a 69

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

 

Atividades sobre múltiplos e divisores

1º) Marque um X nos divisores:

I) De 15:

a)    1, 3, 5, 15             b) 2, 4, 6, 15               c)    1, 3, 4, 15

 

II) De 20:

a)    1, 6, 7, 10, 15       b) 1, 2, 4, 6, 8, 10, 20 c)    1, 2, 4, 5, 10, 20

 

III) 23:

a)    1, 23                     b)  2, 23                      c)    8, 23

 

2º) Escreva os divisores dos números abaixo:

25_________________                     30_________________

90_________________                     12_________________

24_________________                     54_________________

 

3º) Determine os números que estão entre 50 e 100 que são divisíveis por 2:

 

4º) Quais dos números abaixo são divisíveis por 3 e por 9.

 

105 – 127 – 252 – 27 – 612 – 626 – 108 – 39

 

5º) Sem efetuar a divisão, assinale com um X os números divisíveis por 2:

a) 211 (     )                        b) 406 (     )                           c) 250 (     )

d) 118 (     )                        e) 1 113 (    )                         f)  22 004 (     )

6º) Sem efetuar a divisão, assinale com um X os números divisíveis por 3:

a) 119 (     )                        b) 201 (     )                           c) 240 (     )

d) 113 (     )                        e) 3 103 (    )                         f)  10 101 (     )

7º) Dentre os números 60 – 531 – 120 – 36 – 630 – 27

Quais são divisíveis por

a)2                                                                              b)3

c)5                                                                              d)6

e)8                                                                              f)10

 

8º) Assinale os números divisíveis por 8:

31 – 40 – 64 – 1202 – 128 - 360 – 458 – 700 - 320

24. Escreva os divisores de:

a) D (25) =

b) D (17) = 

c) D ( 20) = 

d) D (18) = 

 

9º) Sem efetuar a divisão, assinale com um X os números divisíveis por 7:

a) 217   (     )                      d) 161 (     )

b) 116   (     )                      e) 517 (     )

c) 1113 (     )                      f) 636 (     )

 

10º) Apresente os dez primeiros múltiplos:

 

a) M (5) = 

 

b) M ( 8) = 

 

c) M (10) = 

 

d) M (13) = 

 

11º) Responda:

 

a) Que número é divisor de todos os números naturais?

 

b) Que número é múltiplo de todos os números naturais?

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: Matemática na quarentena

Unidade Temática: Geometria

Objeto de Conhecimento: Ângulos

Ano: 7º                          Período: 03 a13 /11/ 2020                               Nº de Aulas: 08

HABILIDADES

 (EF07MA23) Verificar relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal, com e sem uso de softwares de geometria dinâmica

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

3.Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

COMPETÊNCIAS GERAIS

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana – de 03 a 06/11/2020

 

Aula e AulaÂngulos 

 

 1º momento:

. Leitura e compreensão do texto acessibilidade, das páginas 64 e 65.

. Apresentar o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=MY27OG40kNE e fazer indagações a respeito, chamar a atenção para os nossos colegas professores André Luiz e Gustavo

 

2º momento:

. Após leitura da página 66, pedir exemplos de objetos, espaços e outros itens que apresentam ângulos em seu formato (telhado, o encontro do braço com o tronco, canto do caderno, abertura da porta, etc.)

. Com um transferidor ou no GEOGEBRA, construir ângulos e demonstrar os seus elementos (vértices, lados, medida do ângulo, assim como a identificação do mesmo).

Webquest - A representação de ângulos em sua forma decimal  

 

. Apresentar outros exemplos de ângulos e classifica-los de acordo às medidas.

. Orientar para fazer as atividades da página 68

. Pedir para acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=o2qtuIfoV9w e ver o vídeo com bastante atenção

 

Aula e Aula –Ângulos complementares e suplementares

 

1º momento:

. Corrigir as atividades da página 68

 

2º momento:

. Fazer comentário sobre o filme https://www.youtube.com/watch?v=o2qtuIfoV9w e apresentar exemplos e definições de ângulos complementares e suplementares

. Orientar para fazer a atividade 3 da página 69 e a do anexo.

 

Segunda semana – de 09 a 13/112020

 

Aula e Aula – Ângulos complementares e suplementares e ângulos formados por duas retas paralelas e uma transversal

 

1º momento:

. Corrigir a atividade 3 da página 69 e a do anexo.

 

2º momento:

. Apresentar exemplos de retas paralelas e reta transversal

. Exemplificar nomes de ruas próximas a escola que sejam paralelas.

. Apresentar as orientações da página 70 e demonstrar os pares de ângulos formados quando uma reta transversal cruza com duas paralelas.

. Classificar cada par de ângulos de acordo as suas características e posição em relação às retas

. Orientar para ver o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=7FIwHPQLTbo

 

 

Aula e Aula Ângulos formados por duas retas paralelas e uma transversal

 

1º momento:

. Apresentar questões relacionadas ao vídeo.

 

2º momento:

. Traçar duas paralelas cortadas por uma paralela e retomar ao objeto de conhecimento mostrando os pares de ângulos formados pelas mesmas.

. Classificar cada ângulo formado pelas retas de acordo a posição de cada um em relação às retas

. Orientar para fazer as atividades da 72 e 73 

 

RECURSOS: (X ) Livro didático;  () Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: 69 a 73

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                      

 

Anexo

Atividade -GEOMETRIA

1º) Dois ângulos são suplementares. Um deles mede 93°. Qual a medida do outro?

2º) Calcule o complemento e o suplemento dos ângulos abaixo:

a) 75°                                                                                                   b) 14°

c) 23°                                                                                                   d) 51°

3º) Assinale V para verdadeiro e F para falso nas sentenças abaixo

( ) 80º e 10º são suplementares.

( ) 30º e 70º são complementares.

( ) 120º e 60º são suplementares.

( ) 20º e 160º são complementares.

( ) 140º e 40º são complementares.

( ) 140º e 40º são suplementares.

4º) Calcule o complemento dos seguintes ângulos:

a) 25º

b) 47º

c) 52º

5º) Calcule o suplemento dos seguintes ângulos:

a) 125º

b) 132º

c) 121º

6º) Calcule o valor do ângulo indicado pelas letras em cada figura.

a) Dado: med = 134º

ângulos

m =

b) med() = 180º

ângulos

z=

c) Dado: med() = 100º

ângulos

x =

d) Dado: med (PÔQ) = 135º

Y=

 

7º) Qual o complemento de:

A) 30º? 

B) 60º? 

C) 50º? 

8º) Qual é o suplemento de:

A) 120º 

B) 55º 

C) 5º ? 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: Matemática na quarentena

Unidade Temática: Álgebra

Objeto de Conhecimento: Sequência; Equação do 1º grau com uma e duas incógnitas.

Ano: 8º                          Período: 03 a 13 / 11 / 2020                               Nº de Aulas: 08

HABILIDADES

(EF08MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações. Associação de uma equação linear de 1º grau a uma reta no plano cartesiano

 

(EF08MA07) Associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.

 

(EF08MA08) Resolver e elaborar problemas relacionados ao seu contexto próximo, que possam ser representados por sistemas de equações de 1º grau com uma incógnita

 

(EF08MA10) Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números ou as figuras seguintes.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

3.Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

 

6. Enfrentar situações-problema em múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas, e dados).

COMPETÊNCIAS GERAIS

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana – de 03 a 06/11/2020

 

Aula e Aula – Sequência

 

1º momento:

.  Fazer indagações sobre o objeto de conhecimento.

. Averiguar o que os alunos já sabem, quais as dúvidas e fazer as devidas explicações

 

2º momento:

.   Corrigir as atividades das páginas 71 e 72

. Orientar para fazer a atividade 1 (anexo)

 

3ª Aula e aula – Equação do 1º grau

1º momento:

.  Corrigir a atividade 1 (anexo)

 

 

2º momento:

. Fazer a leitura da tirinha em quadrinhos da página 73 e com questionamentos fazer a compreensão do texto.

. Ler o problema apresentado na mesma página e fazer uma relação com as questões da balança.

. Associar equação a igualdade com outros exemplos

. Apresentar o exemplo da página 73, e demonstrar com bastante evidência membros, incógnitas e os passos de como resolver equações do 1º grau.

. Orientar para verem o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=bWJrg5DyuMY

 

 

Segunda semana – de 09 a 13 /11/2020

 

5ª Aula e 6ª Aula – Equação do 1º grau

 

1º momento:

. Averiguar quem viu o vídeo e fazer questionamentos a respeito

. Indagar sobre as dúvidas até o momento e esclarecê-las

 

2º momento:

. Apresentar vários exemplos (com números negativos, com frações, multiplicando os membros por – 1, etc) de como resolver equações.

. Orientar para fazer as atividades da página 74.

 

7ª Aula e 8ª Aula – Equação do 1º grau com uma incógnita e com duas incógnitas

1º momento:

. Corrigir as atividades da página 74

 

2º momento:

. Relembrar plano cartesiano e seguir as orientações didáticas da página 76

. Orientar para fazer a atividade da página 77 e a do anexo.

 

 

 

 

RECURSOS: (X ) Livro didático;  () Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (70 a 77) 

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

Professor: _______________________________ Escola: ________________________________________

 

 

 

 

 

 

Anexo

Atividade 1 - Sequência

 

1 – Observe a seguinte sequência dos números pares positivos: 0, 2, 4, 6, 8, 10, ... Nessa sequência:

 a) qual é o 10º termo?

 b) qual é o 15º termo?

2 – Escreva os cinco primeiros termos da sequência dos números ímpares positivos. Em seguida,

responda:

 a) qual é o 10º termo?

3 – Observe a seguinte sequência numérica: 1, 4, 9, 16, 25, ... Nessa sequência, responda:

 a) qual é o 6º termo?

3 - Determine os três próximos números da sequência 0, 5, 10, 15, 20, …

 

4 - Mantendo-se a regularidade da sequência numérica -3, 1,-5, 3, -7, 5, ..., os dois próximos elementos

dessa sequência serão, respectivamente,

 a) -10 e 6.                                          b) -9 e 7.

c) -11 e 5.                                           d) -12 e 4.

5 - Observe a sequência de figuras. Em seguida, responda:

a)       Quantos quadrinhos brancos deverá ter a 6a figura dessa sequência?

 

Atividade 2 -Equação do 1º grau

1º) Dada a equação , responda:

a)      Qual é o 1º membro?

b)      Qual é o 2º membro?

c)      Quais são os termos do 1º membro?

d)      Quais são os termos do 2º membro?

e)      Qual o valor de x?

 

2º) Qual é o número que colocado no lugar de x, torna verdadeira as sentenças?

a)  

b)  

c)  

d)  

 

3º) Resolva as equações de 1° grau:

a) 𝑥 + 5 = 8

b) 𝑥 − 4 = 3

c) 𝑥 + 6 = 5

d)10 = 𝑥 + 8

e) 15 = 𝑥 + 20

f) 9x – 2 = 4x + 18

g) 2x – 10 + 7x + 10 = 180

h) 7y – 10 = y + 50

i) 4x – 18 + 3x = 10

j) 2x + 5 + x + 7 = 18

k) 5x – 91 = 4x – 77

k) 7x + 1 = 5x – 7

l) 4x + 5 = x + 20

m) 3(x + 1) + 2(2x – 3) = 5 (x – 1 ) + 8

n) 2(x + 5 ) – 4 = 26

o)    

p) 3( x + 2 ) = 2 ( x – 7)

q) 4(2x –1 ) = 3( x+2 )

r)                                         

s)                                            

t)

u)                                           

v)

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: Matemática na quarentena

Unidade Temática: Álgebra

Objeto de Conhecimento: Expressões algébricas; Monômios e Polinômios 

Ano:                          Período: 03 a 13 / 11/ 2020                               Nº de Aulas: 10

HABILIDADES

(EF09MA09) Compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau...

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.

4. Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes.

7. Desenvolver e/ou discutir projetos que abordem, sobretudo, questões de urgência social, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários, valorizando a diversidade de opiniões de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.

COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana – De 03 a 06/11/2020

 

Aula e Aula – Expressões algébricas e monômios

1º momento:

. Ler o texto “Bandeira tarifária” da página 79.

. Explorar oralmente as questões da mesma página.

 

2º momento:

. Seguir as orientações didáticas das páginas 80 e 81 até adição e subtração com monômios, enfatizando as definições:

- variáveis

- monômios

- coeficiente

- parte literal

-termos semelhantes

- monômios semelhantes

. Orientar para ver os vídeos https://www.youtube.com/watch?v=8FcIRlxrVug&list=RDCMUCJX2x-WgMyk54OqwnPWGz2Q&start_radio=1&t=0 e https://www.youtube.com/watch?v=-kcvSk68K-Q

 

Aula e 4ª Aula –Operações com monômios

1º momento:

. Fazer comentários sobre os vídeos e retomar as operações de adição e subtração com monômios 

 

2º momento:

. Apresentar multiplicação e divisão com monômios com exemplos variados

. Citar exemplos de potenciação com monômios

. Orientar para fazer as atividades 1 a 3 da página 83.

 

Aula - Operações com monômios e polinômios

 

1º momento:

. Corrigir as atividades 1 a 3 da página 83.

 

2º momento:

. Apresentar polinômios e simplificação de polinômios seguindo as orientações didáticas da página 82.

. Orientar para fazer as atividades 4 a 8 da página 83

Segunda semana – De 09 a 13/11/2020

 

Aula e 7ª Aula – Expressões algébricas; Monômios e Polinômios (revisão)

Referencia: A Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro - Telecurso 2000

 

1º momento:

. Corrigir as atividades 4 a 8 da página 83

 

2º momento:

.  Apresentar na tela “expressões algébricas” (anexo - páginas postadas por Gustavo)

. Revisar os objetos de conhecimentos citados fazendo a leitura e as devidas explicações e solicitar que respondam as atividades citadas no percurso da aula

 

Aula e 9ª Aula – Produtos notáveis

 

1º momento:

. Apresentar o tema e com questionamentos esclarecer o significado das palavras “produto” e “notável”.

. Escrever frases com as palavras “produto” e “notável”, para que compreendam o sentido do título.

Exemplo: A Matemática é a mais notável das ciências. Meu salário é o produto do meu trabalho.

 

2º momento:

. Seguindo as orientações didáticas da página 84 e 85 apresentar o objeto de conhecimento citado, apresentando exemplos que comprovem a regra “quadrado do primeiro termo, mais duas vezes o primeiro termo vezes o segundo, mais o quadrado do segundo termo”,  “quadrado do primeiro termo, menos duas vezes o primeiro termo vezes o segundo, mais o quadrado do segundo termo” e “o produto da soma pela diferença de dois termos é igual ao quadrado do primeiro termo menos o quadrado do segundo termo”.

. Orientar para fazer as atividades da página 87

10ª Aula – Produtos notáveis

. Corrigir as atividades da página 87

RECURSOS: (X ) Livro didático;  ( ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (80 a 87) 

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                      

 

 

ANEXO

 

 

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