SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática |
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Tema: Matemática na quarentena |
Unidade Temática: Números |
Objeto de Conhecimento: Múltiplos e divisores; Critérios
de divisibilidade; Números primos; Decomposição em fatores primos |
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Ano: 6º Período: 03 a 13/11 / 2020 Nº
de Aulas: 08 |
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HABILIDADES |
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(EF06MA03)
Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos,
exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias
variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de
calculadora. (EF06MA05)
Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações
entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é
fator de”, e estabelecer, por meio de investigações, critérios de
divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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3.Compreender as
relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática
(Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras
áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de
construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a
perseverança na busca de soluções. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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2. Exercitar a curiosidade
intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a
investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade,
para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver
problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos
conhecimentos das diferentes áreas. |
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade
emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia;
Criatividade. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
Primeira semana –
de 03 a 06/11/2020 1ª e 2ª Aula – Múltiplos e divisores 1º momento: . Propor a brincadeira
do pi: A brincadeira consiste em
falar a palavra “pi” em todos os múltiplos de 3, 4, 5 ... Assim, a contagem
seria: 1, 2, "pi”, 4, 5, “pi”, 7, 8, “pi”, 10, 11, "pi”, e assim
sucessivamente, até que alguém erre e recomeça com outro número.
Exemplo:
Pedir os múltiplos de 3. (1, 2 pi, 4,5 pi, ,7, 8, pi, 10,11, pi ...) 2º momento: .
Seguir as orientações didáticas das páginas 62 e 63, enfatizando como
determinar os múltiplos e divisores de um número. .
Sugerir que vejam o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=ej3vJcZYac8 .
Orientar para fazer as atividades da página 64 3ª e 4ª Aula – Critérios de divisibilidade 1º momento: . Corrigir as
atividades da página 64 2º momento: .
Fazer indagações sobre o vídeo e pausadamente apresentar os critérios de
divisibilidade de 2,3,4,5,6,7,8,9,10... .
Apresentar novos exemplos. . Orientar para fazer a atividade 4 (anexo) ou
outra
(abaixo) .
Solicitar que tenham lápis de cor e régua na próxima aula Segunda semana –
de 09 a 13/11/2020 5ª e 6ª Aula – Números primos e compostos 1º momento . Corrigir a atividade 4 da aula anterior (da
sequência anterior ou outra) 2º momento: .
Pedir que tracem uma tabela 10x10 e dentro de cada retângulo escrever os
números de 1 a 100 .
Isolar o nº 1, circular o número 2 com o lápis azul, a seguir fazer um traço
com o lápis azul em todos múltiplos de 2, contando 1,2 e marcando. .
Chamar a atenção que o nº 3 não foi marcado, então circula o mesmo com lápis
na cor vermelha e a seguir marcar com um traço todos os múltiplos de 3,
contando 1,2,3 e marca. . Indagar:
Qual o próximo nº que não foi riscado? É o cinco proceder do mesmo modo até
que sejam todos os números sejam múltiplos de 47. .
Orientar para circular todos os números que não foram marcados .
Pedir que destaquem (copiem) todos os números que não foram marcados. Exemplo: .
Solicitar que leiam a página 66 e perguntar o que entenderam da leitura e da
tabela que fizeram. .
Apresentar os números circulados como números primos e os riscados como
compostos .
Esclarecer as definições de cada .
Relatar que eles construíram o Crivo de Eratóstenes e falar de Eratóstenes e
sua contribuição matemática para humanidade .
Apresentar também exemplo de como determinar se número é primo ou não fazendo
sucessivas divisões, até que o quociente fique menor que o divisor e que
nenhuma divisão seja exata. .
Realizar um fluxograma, com exemplo, de acordo as orientações da página 67. .
Orientar para acessar o link e jogar o jogo caça primos, http://clubes.obmep.org.br/blog/jogo-caca-primos/ e
fazer as atividades 1 e 2 da página 69 7ª e 8ª Aula – Decomposição em fatores primos 1º momento .
Corrigir a atividade 1 e 2 da página 69 2º momento: .
Seguir as orientações didáticas da página 68 . Enfatizar
o sentido da palavra decompor .
Apresentar novos exemplos .
Orientar para fazer as demais atividades da página 69 |
RECURSOS:
( ) Livro didático; () Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X
) Vídeo; (X
) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; ( x ) Outros: celular, notebook; |
AVALIAÇÃO:
( ) Prova; (
) Trabalho; ( ) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: 62 a 69 ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
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Atividades sobre múltiplos e
divisores
1º) Marque um X nos divisores:
I) De 15:
a) 1, 3, 5, 15 b) 2, 4, 6, 15 c) 1, 3, 4, 15
II) De 20:
a) 1, 6, 7, 10, 15 b) 1, 2, 4, 6, 8, 10, 20 c) 1, 2, 4, 5, 10, 20
III) 23:
a) 1, 23 b) 2, 23 c)
8, 23
2º) Escreva os divisores dos números abaixo:
25_________________ 30_________________
90_________________ 12_________________
24_________________ 54_________________
3º) Determine os números que estão entre 50 e
100 que são divisíveis por 2:
4º) Quais
dos números abaixo são divisíveis por 3 e por 9.
105 – 127 – 252 – 27 – 612 – 626 – 108 – 39
5º) Sem efetuar a
divisão, assinale com um X os números divisíveis por 2:
a) 211 ( )
b) 406 ( ) c) 250 ( )
d) 118 ( ) e) 1 113 ( ) f) 22 004 (
)
6º) Sem efetuar a
divisão, assinale com um X os números divisíveis por 3:
a) 119 ( ) b) 201 ( ) c) 240 ( )
d) 113 ( ) e) 3 103 ( ) f) 10 101 (
)
7º) Dentre os números 60 – 531 – 120 – 36 – 630 – 27
Quais são divisíveis por
a)2 b)3
c)5 d)6
e)8 f)10
8º) Assinale os números divisíveis por 8:
31 – 40 – 64 – 1202 – 128 - 360 – 458 – 700 - 320
24. Escreva os
divisores de:
a) D (25) =
b) D (17) =
c) D ( 20) =
d) D (18) =
9º) Sem efetuar a divisão,
assinale com um X os números divisíveis por 7:
a)
217 ( ) d)
161 ( )
b) 116 (
)
e) 517 ( )
c) 1113
( ) f)
636 ( )
10º) Apresente os dez primeiros múltiplos:
a) M (5) =
b) M ( 8) =
c) M (10) =
d) M (13) =
11º) Responda:
a) Que número é divisor de todos os números
naturais?
b) Que número é múltiplo de todos os números
naturais?
Tema:
Matemática na quarentena |
Unidade
Temática: Geometria |
Objeto de Conhecimento:
Ângulos |
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Ano: 7º Período: 03 a13
/11/ 2020 Nº de Aulas: 08 |
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HABILIDADES |
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(EF07MA23) Verificar relações entre os
ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal, com e sem
uso de softwares de geometria dinâmica |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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3.Compreender as relações entre conceitos e procedimentos
dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria,
Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo
segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos
matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de
soluções. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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2. Exercitar a curiosidade
intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a
investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade,
para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver
problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos
conhecimentos das diferentes áreas. 4. Utilizar diferentes linguagens
– verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual,
sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística,
matemática e científica, para se expressar e partilhar informações,
experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos
que levem ao entendimento mútuo |
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade
emocional; Autoconhecimento;
Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
Primeira semana – de 03 a 06/11/2020 1ª Aula e 2ª Aula – Ângulos
1º momento: . Leitura e
compreensão do texto acessibilidade, das páginas 64 e 65. . Apresentar
o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=MY27OG40kNE e fazer indagações a
respeito, chamar a atenção para os nossos colegas professores André Luiz e
Gustavo 2º momento: . Após
leitura da página 66, pedir exemplos de objetos, espaços e outros itens que
apresentam ângulos em seu formato (telhado, o encontro do braço com o tronco,
canto do caderno, abertura da porta, etc.) . Com um
transferidor ou no GEOGEBRA, construir ângulos e demonstrar os seus elementos
(vértices, lados, medida do ângulo, assim como a identificação do mesmo). .
Apresentar outros exemplos de ângulos e classifica-los de acordo às medidas. .
Orientar para fazer as atividades da página 68 .
Pedir para acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=o2qtuIfoV9w e ver o vídeo com
bastante atenção 3ª Aula e 4ª Aula –Ângulos complementares e
suplementares 1º momento: . Corrigir
as atividades da página 68 2º momento: . Fazer
comentário sobre o filme https://www.youtube.com/watch?v=o2qtuIfoV9w e apresentar exemplos
e definições de ângulos complementares e suplementares .
Orientar para fazer a atividade 3 da página 69 e a do anexo. Segunda semana – de 09 a 13/112020 5ª Aula e 6ª Aula – Ângulos complementares e
suplementares e ângulos formados por duas retas paralelas e uma transversal 1º momento: . Corrigir a atividade
3 da página 69 e a do anexo. 2º momento: . Apresentar exemplos de retas paralelas e reta transversal . Exemplificar nomes de ruas próximas a escola que sejam paralelas. . Apresentar as orientações da página 70 e demonstrar os pares de
ângulos formados quando uma reta transversal cruza com duas paralelas. . Classificar cada par de ângulos de acordo as suas características e
posição em relação às retas . Orientar para ver o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=7FIwHPQLTbo 7ª Aula e 8ª Aula – Ângulos formados por duas retas
paralelas e uma transversal 1º momento: .
Apresentar questões relacionadas ao vídeo. 2º momento: .
Traçar duas paralelas cortadas por uma paralela e retomar ao objeto de
conhecimento mostrando os pares de ângulos formados pelas mesmas. .
Classificar cada ângulo formado pelas retas de acordo a posição de cada um em
relação às retas .
Orientar para fazer as atividades da 72 e 73
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RECURSOS: (X ) Livro didático;
() Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; ( ) Vídeo; (X )
Computador; (
) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( x )
Outros: celular, notebook; |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro
páginas: 69 a 73 (
) Seminários; ( ) Apresentação
oral; (X ) Observação do desempenho do aluno;
( ) Cartaz; ( ) Debate; (
) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros: |
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Anexo
Atividade
-GEOMETRIA
1º) Dois ângulos são suplementares. Um deles mede 93°. Qual
a medida do outro?
2º) Calcule o complemento e o suplemento dos ângulos abaixo:
a) 75° b)
14°
c) 23° d)
51°
3º) Assinale V para verdadeiro e F para falso nas sentenças
abaixo
( ) 80º e 10º são suplementares.
( ) 30º e 70º são complementares.
( ) 120º e 60º são suplementares.
( ) 20º e 160º são complementares.
( ) 140º e 40º são complementares.
( ) 140º e 40º são suplementares.
4º) Calcule o complemento dos seguintes ângulos:
a) 25º
b) 47º
c) 52º
5º) Calcule o suplemento dos seguintes ângulos:
a) 125º
b) 132º
c) 121º
6º) Calcule o
valor do ângulo indicado pelas letras em cada figura.
a)
Dado: med = 134º m
= |
b)
med() = 180º z= |
c)
Dado: med() = 100º x
= |
d)
Dado: med (PÔQ) = 135º Y= |
7º)
Qual o complemento de:
A)
30º?
B)
60º?
C)
50º?
8º)
Qual é o suplemento de:
A)
120º ?
B)
55º ?
C)
5º ?
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – Matemática |
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Tema: Matemática na quarentena |
Unidade Temática: Álgebra |
Objeto de Conhecimento: Sequência; Equação do 1º
grau com uma e duas incógnitas. |
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Ano: 8º Período: 03 a 13 / 11 / 2020 Nº de Aulas: 08 |
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HABILIDADES |
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(EF08MA06)
Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico de
expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações. Associação
de uma equação linear de 1º grau a uma reta no plano cartesiano (EF08MA07)
Associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no
plano cartesiano. (EF08MA08)
Resolver e elaborar problemas relacionados ao seu contexto próximo, que
possam ser representados por sistemas de equações de 1º grau com uma
incógnita (EF08MA10)
Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não recursiva
e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os
números ou as figuras seguintes. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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3.Compreender as relações entre
conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética,
Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do
conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e
aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a
perseverança na busca de soluções. 6. Enfrentar situações-problema
em múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente
relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e
sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens
(gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e
outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas, e dados). |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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2. Exercitar a curiosidade
intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação,
a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar
causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar
soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes
áreas. |
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento;
Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
Primeira semana –
de 03 a 06/11/2020 1ª Aula e 2ª Aula – Sequência 1º momento: . Fazer
indagações sobre o objeto de conhecimento. . Averiguar o que os alunos já sabem, quais as
dúvidas e fazer as devidas explicações 2º momento: . Corrigir
as atividades das páginas 71 e 72 . Orientar para fazer a atividade 1 (anexo) 3ª Aula e 4ª aula – Equação
do 1º grau 1º momento: . Corrigir
a atividade 1 (anexo) 2º momento: . Fazer a leitura da tirinha em quadrinhos da
página 73 e com questionamentos fazer a compreensão do texto. . Ler o problema apresentado na mesma página e
fazer uma relação com as questões da balança. . Associar equação a igualdade com outros exemplos
. Apresentar o exemplo da página 73, e demonstrar
com bastante evidência membros, incógnitas e os passos de como resolver
equações do 1º grau. . Orientar para verem o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=bWJrg5DyuMY Segunda semana –
de 09 a 13 /11/2020 5ª Aula e 6ª Aula – Equação do 1º grau 1º momento: . Averiguar quem viu o vídeo e fazer
questionamentos a respeito . Indagar sobre as dúvidas até o momento e esclarecê-las 2º momento: . Apresentar vários exemplos (com números
negativos, com frações, multiplicando os membros por – 1, etc) de como
resolver equações. . Orientar para fazer as atividades da página 74. 7ª Aula e 8ª Aula – Equação do 1º grau com uma incógnita e com duas incógnitas 1º momento: . Corrigir as atividades da página 74 2º momento: .
Relembrar plano cartesiano e seguir as orientações didáticas da página 76 .
Orientar para fazer a atividade da página 77 e a do anexo. |
RECURSOS:
(X ) Livro didático;
() Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; ( ) Vídeo; (X )
Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; ( x ) Outros: celular, notebook; |
AVALIAÇÃO:
( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (70 a 77) ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
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Professor:
_______________________________ Escola:
________________________________________
Anexo
Atividade
1 - Sequência
1 – Observe a seguinte sequência dos números pares
positivos: 0, 2, 4, 6, 8, 10, ... Nessa sequência:
a) qual é o 10º
termo?
b) qual é o 15º
termo?
2 – Escreva os cinco primeiros termos da sequência dos
números ímpares positivos. Em seguida,
responda:
a) qual é o 10º
termo?
3 – Observe a seguinte sequência numérica: 1, 4, 9, 16, 25,
... Nessa sequência, responda:
a) qual é o 6º termo?
3 - Determine os três próximos números da sequência 0, 5,
10, 15, 20, …
4 - Mantendo-se a regularidade da sequência numérica -3,
1,-5, 3, -7, 5, ..., os dois próximos elementos
dessa sequência serão, respectivamente,
a) -10 e 6. b) -9 e
7.
c) -11 e 5. d)
-12 e 4.
5 - Observe a sequência de figuras. Em seguida, responda:
a) Quantos
quadrinhos brancos deverá ter a 6a figura dessa sequência?
Atividade 2 -Equação do 1º grau
1º) Dada a equação , responda:
a)
Qual
é o 1º membro?
b)
Qual
é o 2º membro?
c)
Quais
são os termos do 1º membro?
d)
Quais
são os termos do 2º membro?
e)
Qual
o valor de x?
2º) Qual é o número que colocado no lugar de x, torna verdadeira
as sentenças?
a)
b)
c)
d)
3º) Resolva as
equações de 1° grau:
a) 𝑥 + 5 = 8
b) 𝑥 − 4 = 3
c) 𝑥 + 6 = 5
d)10 = 𝑥 + 8
e) 15 = 𝑥 + 20
f) 9x – 2 = 4x + 18
g) 2x – 10 + 7x + 10 =
180
h) 7y – 10 = y + 50
i) 4x – 18 + 3x = 10
j) 2x + 5 + x + 7 = 18
k) 5x – 91 = 4x – 77
k) 7x + 1 = 5x – 7
l) 4x + 5 = x + 20
m) 3(x + 1) + 2(2x – 3)
= 5 (x – 1 ) + 8
n) 2(x + 5 ) – 4 = 26
o)
p) 3( x + 2 ) = 2 ( x –
7)
q) 4(2x –1 ) = 3( x+2 )
r)
s)
t)
u)
v)
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática |
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Tema: Matemática
na quarentena |
Unidade Temática: Álgebra |
Objeto de Conhecimento: Expressões
algébricas; Monômios e Polinômios |
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Ano: 9º Período: 03 a 13 / 11/ 2020 Nº de Aulas: 10 |
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HABILIDADES |
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(EF09MA09)
Compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em
suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas
que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau... |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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1. Reconhecer que a
Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de
diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva,
que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para
alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do
trabalho. 4.
Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos
presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar,
representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e
avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes. 7.
Desenvolver e/ou discutir projetos que abordem, sobretudo, questões de
urgência social, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e
solidários, valorizando a diversidade de opiniões de indivíduos e de grupos
sociais, sem preconceitos de qualquer natureza. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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1. Valorizar e utilizar os conhecimentos
historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital
para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a
construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade intelectual e
recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a
reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar
causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar
soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes
áreas. 8.
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional,
compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos
outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. |
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade
emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia;
Criatividade. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
Primeira semana –
De 03 a 06/11/2020 1ª Aula e 2ª Aula – Expressões
algébricas e monômios 1º momento: . Ler o texto “Bandeira tarifária” da página
79. . Explorar oralmente as questões da mesma
página. 2º momento: . Seguir
as orientações didáticas das páginas 80 e 81 até adição e subtração com
monômios, enfatizando as definições: - variáveis -
monômios - coeficiente - parte
literal -termos
semelhantes -
monômios semelhantes .
Orientar para ver os vídeos https://www.youtube.com/watch?v=8FcIRlxrVug&list=RDCMUCJX2x-WgMyk54OqwnPWGz2Q&start_radio=1&t=0 e https://www.youtube.com/watch?v=-kcvSk68K-Q 3ª Aula e 4ª Aula –Operações
com monômios 1º momento: . Fazer
comentários sobre os vídeos e retomar as operações de adição e subtração com
monômios 2º momento: .
Apresentar multiplicação e divisão com monômios com exemplos variados . Citar
exemplos de potenciação com monômios .
Orientar para fazer as atividades 1 a 3 da página 83. 5ª Aula - Operações com
monômios e polinômios 1º momento: . Corrigir as atividades 1 a 3 da
página 83. 2º momento: .
Apresentar polinômios e simplificação de polinômios seguindo as orientações
didáticas da página 82. .
Orientar para fazer as atividades 4 a 8 da página 83 |
Segunda semana – De
09 a 13/11/2020 6ª Aula e 7ª Aula – Expressões
algébricas; Monômios e Polinômios (revisão) Referencia: A Biblioteca
Virtual do Estudante Brasileiro - Telecurso 2000 1º momento: . Corrigir
as atividades 4 a 8 da página 83 2º momento: . Apresentar
na tela “expressões algébricas” (anexo - páginas postadas
por Gustavo) . Revisar os objetos de conhecimentos citados
fazendo a leitura e as devidas explicações e solicitar que respondam as
atividades citadas no percurso da aula 8ª Aula e 9ª Aula – Produtos
notáveis 1º momento: . Apresentar o tema e
com questionamentos esclarecer o significado das palavras “produto” e
“notável”. . Escrever frases com
as palavras “produto” e “notável”, para que compreendam o sentido do título. Exemplo: A Matemática é
a mais notável das ciências. Meu salário é o produto do meu trabalho. 2º momento: . Seguindo as
orientações didáticas da página 84 e 85 apresentar o objeto de conhecimento
citado, apresentando exemplos que comprovem a regra “quadrado do primeiro termo, mais duas vezes o
primeiro termo vezes o segundo, mais o quadrado do segundo termo”,
“quadrado do primeiro
termo, menos duas vezes o primeiro termo vezes o segundo, mais o quadrado do
segundo termo” e “o produto da soma pela diferença de dois termos
é igual ao quadrado do primeiro termo menos o quadrado do segundo termo”. . Orientar para fazer as atividades da página
87 10ª Aula – Produtos notáveis .
Corrigir as atividades da
página 87 |
RECURSOS:
(X ) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; (X)
Vídeo; (X
) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; ( x ) Outros: celular, notebook; |
AVALIAÇÃO:
( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (80 a 87) ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
|
ANEXO
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