SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática |
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Tema: Matemática na
quarentena |
Unidade Temática: Números |
Objeto de Conhecimento: Divisão
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Ano: 6º Período: 08 a 18 / 09 / 2020 Nº
de Aulas: 08 |
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HABILIDADES |
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(EF06MA04) Construir algoritmo em linguagem
natural e representá-lo por fluxograma que indique a resolução de um problema
simples (por exemplo, se um número natural qualquer é par). (EF06MA14)
Reconhecer que a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar,
subtrair, multiplicar e utilizar essa noção para determinar valores
desconhecidos na resolução de problemas. (EF06MA15)
Resolver e elaborar problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em
duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem
como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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2.
Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de
produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos
para compreender e atuar no mundo. 5.
Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais
disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de
outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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2. Exercitar a curiosidade
intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a
investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade,
para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver
problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos
conhecimentos das diferentes áreas. 4. Utilizar diferentes linguagens
– verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual,
sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística,
matemática e científica, para se expressar e partilhar informações,
experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir
sentidos que levem ao entendimento mútuo. |
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
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Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade
emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia;
Criatividade. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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Primeira semana – de 08 a 11/09/2020 1ª Aula – Expressão
numérica . Apresentar o problema: Ana foi
ao mercado e levou para pagar suas compras uma nota de 100 reais. A mãe dela
falou: - Muita atenção com o troco. Qual será o troco que Ana irá receber? A quantidade e o preço dos
produtos comprados por Ana estão indicados na lista abaixo.
. Fazer a
leitura e compreensão do problema com as questões: - O que eu sei? - O que eu
quero saber? - O que devo
fazer? . Após todos compreenderem o problema,
esquematizar 100 –
[ ( 3 x5 )
+ ( 4
x 2 ) +
( 1 x 6
) + (
5 x 12 ) ] = Dinheiro arroz batata feijão frango . Estruturar
a expressão. . Fazer as
devidas explicações e calcular o troco recebido por Ana. . Enfatizar
que: -Nas expressões numéricas usamos parênteses (
), colchetes [ ] e chaves { } sempre que for necessário alterar a prioridade
das operações. Quando
aparecer esses símbolos, resolver a expressão da seguinte forma: 1º)
as operações que estão dentro dos parênteses .
Apresentar outros exemplos 2ª Aula
–Expressão numérica . Propor
o jogo da loteria. .
Incentivar para resolverem e marcar a coluna correta
. A medida que algum aluno resolver uma expressão, corrige-a para
averiguar se o aluno acertou. .
Solicitar para fazer as demais atividades da atividade 3 (anexo)
da sequência anterior ou atividade 1 (anexo) dessa
sequência 3ª Aula – Correção
da atividade e tabuada Atenção: A Loteria das
expressões da 1ª questão já foi corrigida na aula anterior. Corrigir nessa
aula só as operações e os problemas . Corrigir as questões não corrigidas na atividade
3 da sequência anterior ou a atividade 1 dessa sequência revisando os objetos
de conhecimentos envolvidos nas questões e esclarecendo as possíveis dúvidas.
. Pedir
que ouçam as paródias e o funk da tabuada e façam uma paródia, ou um poema,
ou uma música com a tabuada e apresente na próxima aula. https://www.youtube.com/watch?v=zRiQzuMHpj8 https://www.youtube.com/watch?v=uF6ImZ8VQto https://www.youtube.com/watch?v=SZxkcQOsB0Y 4ª Aula – Tabuada
. Iniciar a aula fazendo uma disputa de tabuada atribuindo 1 ponto a
cada acerto, após umas 15 ou 20 perguntas, averiguar o vencedor da disputa,
parabenizar, se possível dispor no grupo da turma e da escola o vencedor da
disputa da tabuada. . Apresentação das paródias, textos, poemas . Orientar
para estudar tabuada e se possível acessar o link de jogos: https://www.tabuadademultiplicar.com.br/diploma/ . Pedir que devem tentar até receber o diploma Segunda semana – de 14 a 18/09/2020 5ª Aula – Divisão
. Fazer um levantamento prévio sobre divisão
com perguntas: - O que significa a palavra divisão? - Que ideia fazem de uma divisão? - Se eu tenho uma quantidade de balas e
divido-as com meus 3 melhores amigos, ficarei com uma maior, ou menor quantidade
das balas? . Pedir para abrir o livro na página 53,
fazer a leitura compartilhada do problema apresentado. . Resolver o problema
usando os métodos de estimativa e do algoritmo (raciocínios ou operações) usual, passo a passo.
Primeiro passo: montar a operação utilizando
o método da chave. Segundo passo: tentar encontrar um
número que multiplicado por 4 seja igual a 64. Como essa não é uma tarefa
fácil, vamos tomar somente o número 6 para dividir com o número 4, ou seja, o
algarismo da dezena. Assim, devemos determinar um número inteiro que
multiplicado por 4 seja igual a 6 ou que chegue o mais próximo possível.
Veja: Terceiro passo: prosseguir a divisão
descendo o algarismo da unidade, que não foi dividido, nesse caso, o 4. Veja: O processo chega ao fim, quando obtemos que
o resto é igual a 0, se a divisão for exata. 6ª Aula –
Divisão . Apresentar novos exemplos, nomear e conceituar os elementos da
divisão: dividendo, divisor, quociente e resto. . Mostrar com exemplos divisões exata e não exatas. . Solicitar que façam as atividades de 1 a 4 da página 55 7ª Aula –
Divisão . Corrigir as atividades 1 a 4 da página 55, revisando e esclarecendo
as dúvidas. . Pedir para ver o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=NCpcuRt0T2o ou https://www.youtube.com/watch?v=DER6Ej_xqdU 8ª Aula –
Divisão . Averiguar quem viu o vídeo e fazer indagações a respeito do vídeo . Apresentar a operação da página 54 seguindo as orientações didáticas. . Apresentar novos exemplos e solicitar que façam as atividades 5 a 7
da página 55. |
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RECURSOS:
(
x ) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal; (
) Revista; (X ) Vídeo; (X )
Computador; (x)
Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; ( x ) Outros: celular, notebook; |
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AVALIAÇÃO:
( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: 53 a 55 ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
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Professor:
_______________________________ Escola:
_________________________________________
Tema:
Matemática na quarentena |
Unidade
Temática: Números
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Objeto de Conhecimento: Números inteiros |
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Ano: 7º Período: 08 a 18 / 09 / 2020 Nº
de Aulas: 08 |
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HABILIDADES |
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EF07MA03) Comparar e ordenar
números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los
a pontos da reta numérica e utilizá-los em situações que envolvam adição e
subtração. (EF07MA04) Resolver e elaborar
problemas que envolvam operações com números inteiros. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de
investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo
aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo. 3. Compreender as relações entre conceitos e
procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra,
Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento,
sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar
conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na
busca de soluções. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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1. Valorizar e utilizar os
conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social,
cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo
e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e
inclusiva. 5. Compreender, utilizar e criar
tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as
escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir
conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida
pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências
culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem
entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas
ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia,
consciência crítica e responsabilidade. 10. Agir pessoal e coletivamente
com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação,
tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos,
sustentáveis e solidários. |
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade
emocional; Autoconhecimento;
Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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Primeira semana – de 08 a
11/09/2020 1ª Aula e 2ª Aula – Números inteiros . Retornar
as páginas 40 a 43 e revisar números negativos solicitando exemplos de
altitudes, saldos bancários e de gols em campeonatos, temperaturas, outros
... . Propor: Jogo do bingo com
números inteiros - Pedir que
peguem uma folha de papel e dobre ao meio, e repita dobrando ao meio por mais
3 vezes (ficando o papel com 16 espaços marcados. - A seguir
dita 16 números, positivos e negativos. Exemplo; -20; 5; 28; - 79; -12 - Após ditar
os 16 números, orienta aos alunos para marcar um x ou circular os números que
o professor for falando aleatoriamente. - Ganha quem
primeiro marcar os 4 números numa direção horizontal, vertical ou diagonal. Um exemplo
de como poderá ficar a folha do bingo do ganhador, após conclusão da
atividade.
Por favor
colegas, peço que façam um print na apresentação dessa atividade e postem no
nosso grupo 3ª Aula – Números
inteiros numa reta numérica . Numa reta
numérica comprovar a existência e emprego dos números inteiros: - Números
positivos e negativos; - Números
consecutivos positivos e negativos; - Ordem
crescente e decrescente com números inteiros - Números
opostos ou simétricos - Módulo ou valor
absoluto. 4ª Aula – Comparação
de números inteiros . Apresentar
o objeto de conhecimento de acordo as orientações didáticas da página 45 . Orientar
para fazer as atividades 46 e 47 (colega: oriente o aluno a fazer apenas as questões que pensas ser
pertinente) Segunda semana – de 14 a 18/09/2020 5ª Aula e 6ª Aula – Números
inteiros . Corrigir
as atividades 46 e 47, esclarecendo dúvidas e revisando o objeto de
conhecimento. . Avisar aos
alunos que na próxima aula todos deverão providenciar lápis, borracha, régua
e caneta. . Obs. Colega, para próxima
aula, compra ou confecciona dois dados com cores diferentes 7ª Aula e 8ª Aula –Adição
com números inteiros . Pedir que os alunos leiam
e observem bem as imagens da página 48. . Apresentar o objeto
de conhecimento de acordo as orientações didáticas . A seguir orientar os
alunos para traçar com caneta, uma reta numérica de 20 cm, como no exemplo
abaixo . Informar aos alunos
que eles estão participando de um jogo. E nesse jogo eles caminham sobre a
reta numérica e a pontuação se dá de acordo a indicação de dois dados (um com
valor de número positivo e outro com valor negativo – exemplo: dado vermelho
tem valor negativo e dado branco tem valor positivo) que serão lançados. - Pedir que um
determinado aluno apresente sua reta, o professor joga o dado negativo e pede
que os alunos marquem com um lápis o número sorteado na sua reta numérica. A
seguir o professor joga o dado positivo e informa aos alunos que devem sair
do lugar que estão e caminhar, contando de um em um a quantidade sorteada
pelo número do dado positivo. Exemplo: se o número sorteado pelo dado
negativo foi 3, então o aluno marcará na reta -3 e se o número sorteado pelo
dado positivo foi 6, então o aluno sairá do número -3 e caminhará até o 3,
pois caminhou 6 números a direita. . Informar que -3 + 6 =
3, pois saiu do 3 negativo e ficou no 3 positivo e que nesse momento ele está
com 3 pontos positivos. . Prosseguir jogando os
dados, fazendo as devidas colocações. Exemplo: se o aluno está sobre o número
3, o dado positivo sortear 5, ele vai para o número 8, e se o dado negativo
sortear 6, ele vai ficar sobre o numero2 e assim sucessivamente. . Apresentar novos exemplos fazendo uso dos parênteses e dos sinais + e – (+ 5 ) + ( + 9) =
14 ( - 5) + ( + 9) = 4 ( + 5 ) + ( - 9) = - 4 ( - 5) + ( - 9) = -14 Em resumo: Sinais iguais, soma e conserva o sinal. ·
Sinais diferentes, subtrai e
conserva o sinal do maior. ·
Sinais iguais, o resultado é
positivo. Sinais diferentes, o resultado é negativo. . Orientar para fazer a atividade das páginas 49 e 50 (colega: oriente o aluno a fazer apenas as questões que pensas ser
pertinente). |
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RECURSOS: (X ) Livro didático;
() Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; ( ) Vídeo; (X )
Computador; (
) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( x )
Outros: celular, notebook; |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: 45 a 50 (
) Seminários; ( ) Apresentação
oral; (X ) Observação do desempenho do aluno;
( ) Cartaz; ( ) Debate; (
) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros: |
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SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – Matemática |
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Tema: Matemática na quarentena |
Unidade Temática: Geometria |
Objeto de Conhecimento: Ângulos; Bissetriz de um
ângulo; Mediatriz de um segmento de reta e Simetria. |
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Ano: 8º Período: 08 a 18 / 09 / 2020 Nº de Aulas: 10 |
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HABILIDADES |
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(EF08MA16) Descrever, por escrito e por meio
de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um hexágono regular de
qualquer área, a partir da medida do ângulo central e da utilização de
esquadros e compasso. (EF08MA17)
Aplicar os conceitos de mediatriz e bissetriz como lugares geométricos na
resolução de problemas. (EF08MA18)
Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações
geométricas (translação, reflexão e rotação), com o uso de instrumentos de
desenho ou de softwares de geometria dinâmica. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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3. Compreender as
relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática
(Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras
áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de
construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a
perseverança na busca de soluções. 5.
Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais
disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de
outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados. 7. Desenvolver e/ou
discutir projetos que abordem, sobretudo, questões de urgência social, com
base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários,
valorizando a diversidade de opiniões de indivíduos e de grupos sociais, sem
preconceitos de qualquer natureza. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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5.
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e
comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 7.
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular,
negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e
promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo
responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em
relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. 8.
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional,
compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos
outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. |
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento;
Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
Primeira semana – de 08 a 11/09/2020 1ª Aula e 2ª Aula – Mediatriz de um segmento de reta . Seguindo as orientações da página 42 determinar mediatriz
de um segmento de reta com dobradura. . A partir da dobradura conceituar mediatriz de um
segmento de reta. . Determinar a mediatriz de um segmento de reta
com régua e compasso (ver orientações da página 43). . Orientar para fazer a atividade das páginas 44 e
45 3ª Aula – Bissetriz e mediatriz de
ângulo . Correção das atividades das páginas 44 e 45 . Solicitar que vejam em casa o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=WuxWcUug4tw 4ª aula – Ângulos; Bissetriz de um ângulo e Mediatriz de um segmento de reta
(revisão) . Averiguar quem viu o vídeo e o que aprenderam
com o mesmo. . Retornar a página 36 a 43 e revisar esclarecendo
possíveis dúvidas dos objetos mencionados 5ª Aula – Ângulos; Bissetriz de um ângulo e Mediatriz de um segmento de reta
(revisão). . Apresentar novos exemplos e solicitar que façam
a atividade 1 (anexo) Segunda semana – de 14 a 18/09/2020 6ª Aula – Ângulos; Bissetriz de um ângulo e Mediatriz de um segmento de reta
(revisão). . Correção da atividade
1esclarecendo as possíveis dúvidas 7ª Aula – Simetria de reflexão . Orientar que os alunos
leiam as páginas 46 e 47, seguir as orientações didáticas e fazer
demonstrações com malha quadriculada ou com outras opções, apresentando
exemplos de simetria de reflexão. . Esclarecer o sentido
das palavras simetria, eixo, reflexão. . Solicitar que façam
as atividades das páginas 48 e 49. Obs. Pedir aos alunos
que providenciem régua, transferidor e compasso para as próximas aulas 8ª Aula – Simetria de reflexão . Correção das
atividades das páginas 48 e 49, fazendo os esclarecimentos necessários. 9ª Aula - Simetria de rotação . Solicitar que os alunos leiam a página 50. . Fazer questionamentos sobre leitura . Se possível apresentar figuras ou outros itens demonstrando
simetria de rotação . Seguindo as orientações da página 51, demonstrar
como construir um polígono meio de rotação. . Orientar para fazer as atividades das páginas 52
e 53 10ª Aula - Simetria de rotação . Fazer correção das atividades das páginas 52 e
53 |
RECURSOS:
(X ) Livro didático;
() Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; ( ) Vídeo; (X )
Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; ( x ) Outros: celular, notebook; |
AVALIAÇÃO:
( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (46 a 53) ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
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Professor:
_______________________________ Escola:
________________________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática |
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Tema: Matemática
na quarentena |
Unidade Temática: Números e Geometria |
Objeto de Conhecimento:
Racionalização de denominador; Propriedades
de raízes; Circunferência |
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Ano: 9º Período: 08 a 18/09/2020 Nº de Aulas: 10 |
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HABILIDADES |
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(EF09MA03) Efetuar cálculos com números
reais, envolvendo raízes, raiz de um número negativo e potências com
expoentes fracionários, e propriedades de raízes. (EF09MA11)
Resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos
centrais e ângulos inscritos na circunferência, fazendo uso, inclusive, de
softwares de geometria dinâmica. (EF09MA15)
Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a
construção de um polígono regular cuja medida do lado é conhecida, utilizando
régua e compasso, como também softwares. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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1. Reconhecer que a
Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de
diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva,
que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para
alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do
trabalho. 2. Desenvolver o raciocínio lógico, o
espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes,
recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo. 3. Compreender as
relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática
(Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras
áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de
construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a
perseverança na busca de soluções. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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1.Valorizar e utilizar os conhecimentos
historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital
para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a
construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 3. Valorizar e fruir as diversas
manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também
participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. 5. Utilizar processos e ferramentas
matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e
resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento,
validando estratégias e resultados. 6. Enfrentar situações-problema em
múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente
relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e
sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens
(gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e
outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas, e dados). |
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade
emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia;
Criatividade. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
Primeira semana –
De 08 a 11/09/20202 Obs. A maioria dos colegas
ainda não trabalharam esses objetos de conhecimentos, os mesmos solicitaram
repetir parte da sequência passada, solicito aos que já trabalhou, fazer uma revisão dos mesmos para não
distanciar tanto dos demais. 1ª Aula e 2ª Aula – Racionalização
de denominador . Apresentar os vídeos ou
orientar para ver em casa https://www.youtube.com/watch?v=rX0cAcr_pAc
– 1º caso https://www.youtube.com/watch?v=p6yv2RazbM0
– 2 caso https://www.youtube.com/watch?v=RHy_mygdpXo
– 3º caso . Fazer uma breve explanação do objeto de conhecimento com outros
exemplos. . Orientar para fazer
as atividades 42 a 48 das páginas 24 e 25 do material de apoio (anexo- tirado do livro
Vontade de Saber Matemática – 9º ano de Joamir Souza e Patrícia M. Pataro) 3ª Aula - Racionalização
de denominador . Correção das
atividades 42 a 48 das páginas 24 e 25 do material de apoio (anexo- tirado do livro
Vontade de Saber Matemática – 9º ano de Joamir Souza e Patrícia M. Pataro) 4ª Aula – Propriedades
de raízes . Seguir as orientações didáticas da página 39 (do livro) . Apresentar o resumo a ficha resumo das propriedades de raízes (anexo) .
Orientar para fazer as atividades da página 40 e 41 5ª Aula – .
Correção das atividades da página 40 e 41 Segunda semana –
De 08 a 18/09/20202 6ª Aula – Circunferência .
Leitura e compreensão da leitura através de questionamentos da página 50 de
acordoa as orientações didáticas. . Apresentar
uma circunferência confeccionada numa cartolina e nela apresentar os
elementos da circunferência. . Orientar
para fazer a atividade 1 (anexo) 7ª Aula - Circunferência
. Iniciar a aula com o
desafio: Cada letra representa um número,
determine um valor para os algarismos A, L, S
e U, para que a operação fique correta.
S U A +
L U A
S A L A . Encerrado o desafio,
corrigir a atividade 1 (anexo) 8ª Aula e 9ª Aula – Comprimento da circunferência . Iniciar aula
mostrando diferentes objetos com o formato de circunferência ou demonstrar
com softwares,
fazendo as medidas e calculando a razão entre o comprimento e o diâmetro, ou
seja, determinando o número (pi) . Seguir as orientações
didáticas da página 51 . Orientar para fazer
as atividades 1 a 6 das páginas 54 e 55 10ª Aula – Circunferência
. Correção das
atividades 1 a 6 das páginas 54 e 55 revisando e esclarecendo dúvidas |
RECURSOS:
(X ) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; (X)
Vídeo; (X
) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; ( x ) Outros: celular, notebook; |
AVALIAÇÃO:
( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (48 a 51 e 54) ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
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Professor:
_______________________________
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