Sequências didáticas do 6º ao 9º ano de 08 a 18/09/2020

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: Matemática na quarentena

Unidade Temática: Números

Objeto de Conhecimento: Divisão  

Ano:                          Período: 08 a 18 / 09 / 2020                               Nº de Aulas: 08

HABILIDADES

 (EF06MA04) Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxograma que indique a resolução de um problema simples (por exemplo, se um número natural qualquer é par).

(EF06MA14) Reconhecer que a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar e utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.

(EF06MA15) Resolver e elaborar problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.

COMPETÊNCIAS GERAIS

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana – de 08 a 11/09/2020

 

AulaExpressão numérica

. Apresentar o problema: Ana foi ao mercado e levou para pagar suas compras uma nota de 100 reais. A mãe dela falou: - Muita atenção com o troco.

Qual será o troco que Ana irá receber?

A quantidade e o preço dos produtos comprados por Ana estão indicados na lista abaixo.

Lista de compras

3 kg de arroz – R$ 5,00 o quilo

4 kg de batatas – 2,00 o quilo

1 kg de feijão – 6,00 o quilo

5 kg de frango – 12,00 o quilo

. Fazer a leitura e compreensão do problema com as questões:

- O que eu sei?

- O que eu quero saber?

- O que devo fazer?

 . Após todos compreenderem o problema, esquematizar 

100 –         [  ( 3 x5  )   +   (  4  x  2 )       +      (  1  x  6 )   + (  5   x   12 ) ] =

Dinheiro            arroz                       batata                           feijão                   frango

. Estruturar a expressão.

. Fazer as devidas explicações e calcular o troco recebido por Ana.

. Enfatizar que:

-Nas expressões numéricas usamos parênteses ( ), colchetes [ ] e chaves { } sempre que for necessário alterar a prioridade das operações.

Quando aparecer esses símbolos, resolver a expressão da seguinte forma:

1º) as operações que estão dentro dos parênteses
2º) as operações que estão dentro dos colchetes
3º) as operações que estão dentro das chaves

 

. Apresentar outros exemplos

 

2ª Aula –Expressão numérica

. Propor o jogo da loteria.

. Incentivar para resolverem e marcar a coluna correta

 

Expressões

Coluna 1

Coluna 2

Coluna 3

29  +  28 – 51 + 130 =

136

150

100

(6 + 2)  x  3 + 5 =

38

87

29

(32 – 10)  x  (20 – 15) =

123

101

110

87 + 7 x 85 – 120 =

462

562

372

6  x  (14 – 4 + 6 ) – 16 – 6 =

84

64

74

6  x  8  +   7 x  6 =

50

90

40

 

. A medida que algum aluno resolver uma expressão, corrige-a para averiguar se o aluno acertou.

. Solicitar para fazer as demais atividades da atividade 3 (anexo) da sequência anterior ou atividade 1 (anexo) dessa sequência

 

Aula – Correção da atividade e tabuada

Atenção: A Loteria das expressões da 1ª questão já foi corrigida na aula anterior. Corrigir nessa aula só as operações e os problemas

. Corrigir as questões não corrigidas na atividade 3 da sequência anterior ou a atividade 1 dessa sequência revisando os objetos de conhecimentos envolvidos nas questões e esclarecendo as possíveis dúvidas.

. Pedir que ouçam as paródias e o funk da tabuada e façam uma paródia, ou um poema, ou uma música com a tabuada e apresente na próxima aula.

https://www.youtube.com/watch?v=zRiQzuMHpj8

https://www.youtube.com/watch?v=uF6ImZ8VQto

https://www.youtube.com/watch?v=SZxkcQOsB0Y

 

Aula – Tabuada

. Iniciar a aula fazendo uma disputa de tabuada atribuindo 1 ponto a cada acerto, após umas 15 ou 20 perguntas, averiguar o vencedor da disputa, parabenizar, se possível dispor no grupo da turma e da escola o vencedor da disputa da tabuada.

. Apresentação das paródias, textos, poemas

. Orientar para estudar tabuada e se possível acessar o link de jogos:

https://www.tabuadademultiplicar.com.br/diploma/

. Pedir que devem tentar até receber o diploma

 

Segunda semana – de 14 a 18/09/2020

 

Aula – Divisão

. Fazer um levantamento prévio sobre divisão com perguntas:

- O que significa a palavra divisão?

- Que ideia fazem de uma divisão?

- Se eu tenho uma quantidade de balas e divido-as com meus 3 melhores amigos, ficarei com uma maior, ou menor quantidade das balas?

. Pedir para abrir o livro na página 53, fazer a leitura compartilhada do problema apresentado.

. Resolver o problema usando os métodos de estimativa e do algoritmo (raciocínios ou operações) usual, passo a passo.

Primeiro passo: montar a operação utilizando o método da chave.

Segundo passo: tentar encontrar um número que multiplicado por 4 seja igual a 64. Como essa não é uma tarefa fácil, vamos tomar somente o número 6 para dividir com o número 4, ou seja, o algarismo da dezena. Assim, devemos determinar um número inteiro que multiplicado por 4 seja igual a 6 ou que chegue o mais próximo possível. Veja:

Terceiro passo: prosseguir a divisão descendo o algarismo da unidade, que não foi dividido, nesse caso, o 4. Veja:

O processo chega ao fim, quando obtemos que o resto é igual a 0, se a divisão for exata.

 

Aula – Divisão

. Apresentar novos exemplos, nomear e conceituar os elementos da divisão: dividendo, divisor, quociente e resto.

. Mostrar com exemplos divisões exata e não exatas.

. Solicitar que façam as atividades de 1 a 4 da página 55

 

Aula – Divisão

. Corrigir as atividades 1 a 4 da página 55, revisando e esclarecendo as dúvidas.

. Pedir para ver o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=NCpcuRt0T2o  ou https://www.youtube.com/watch?v=DER6Ej_xqdU

 

Aula – Divisão

. Averiguar quem viu o vídeo e fazer indagações a respeito do vídeo

. Apresentar a operação da página 54 seguindo as orientações didáticas.

. Apresentar novos exemplos e solicitar que façam as atividades 5 a 7 da página 55.

 

RECURSOS: (  x ) Livro didático;  ( ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (X  ) Computador;

(x) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: 53 a 55

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

Professor: _______________________________ Escola: _________________________________________

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: Matemática na quarentena

Unidade Temática: Números

Objeto de Conhecimento: Números inteiros

Ano: 7º                          Período: 08 a 18 / 09 / 2020                               Nº de Aulas: 08

HABILIDADES

EF07MA03) Comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta numérica e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração.

(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana – de 08 a 11/09/2020

Aula e Aula – Números inteiros

. Retornar as páginas 40 a 43 e revisar números negativos solicitando exemplos de altitudes, saldos bancários e de gols em campeonatos, temperaturas, outros ...

. Propor: Jogo do bingo com números inteiros

- Pedir que peguem uma folha de papel e dobre ao meio, e repita dobrando ao meio por mais 3 vezes (ficando o papel com 16 espaços marcados.

- A seguir dita 16 números, positivos e negativos. Exemplo; -20; 5; 28; - 79; -12

- Após ditar os 16 números, orienta aos alunos para marcar um x ou circular os números que o professor for falando aleatoriamente.

- Ganha quem primeiro marcar os 4 números numa direção horizontal, vertical ou diagonal.

Um exemplo de como poderá ficar a folha do bingo do ganhador, após conclusão da atividade.

- 12

4

7

-10

8

5

6

-34

16

-25

28

-7

13

-47

-21

-79

 Por favor colegas, peço que façam um print na apresentação dessa atividade e postem no nosso grupo

 

Aula Números inteiros numa reta numérica

. Numa reta numérica comprovar a existência e emprego dos números inteiros:

- Números positivos e negativos;

- Números consecutivos positivos e negativos;

- Ordem crescente e decrescente com números inteiros

- Números opostos ou simétricos

- Módulo ou valor absoluto.

 

Aula Comparação de números inteiros

. Apresentar o objeto de conhecimento de acordo as orientações didáticas da página 45

. Orientar para fazer as atividades 46 e 47 (colega: oriente o aluno a fazer apenas as questões que pensas ser pertinente)

 

Segunda semana – de 14 a 18/09/2020

 

Aula e Aula Números inteiros

. Corrigir as atividades 46 e 47, esclarecendo dúvidas e revisando o objeto de conhecimento.

. Avisar aos alunos que na próxima aula todos deverão providenciar lápis, borracha, régua e caneta.

. Obs. Colega, para próxima aula, compra ou confecciona dois dados com cores diferentes

 

Aula e Aula Adição com números inteiros

. Pedir que os alunos leiam e observem bem as imagens da página 48.

. Apresentar o objeto de conhecimento de acordo as orientações didáticas

. A seguir orientar os alunos para traçar com caneta, uma reta numérica de 20 cm, como no exemplo abaixo

. Informar aos alunos que eles estão participando de um jogo. E nesse jogo eles caminham sobre a reta numérica e a pontuação se dá de acordo a indicação de dois dados (um com valor de número positivo e outro com valor negativo – exemplo: dado vermelho tem valor negativo e dado branco tem valor positivo) que serão lançados.

- Pedir que um determinado aluno apresente sua reta, o professor joga o dado negativo e pede que os alunos marquem com um lápis o número sorteado na sua reta numérica. A seguir o professor joga o dado positivo e informa aos alunos que devem sair do lugar que estão e caminhar, contando de um em um a quantidade sorteada pelo número do dado positivo. Exemplo: se o número sorteado pelo dado negativo foi 3, então o aluno marcará na reta -3 e se o número sorteado pelo dado positivo foi 6, então o aluno sairá do número -3 e caminhará até o 3, pois caminhou 6 números a direita.

. Informar que -3 + 6 = 3, pois saiu do 3 negativo e ficou no 3 positivo e que nesse momento ele está com 3 pontos positivos.

. Prosseguir jogando os dados, fazendo as devidas colocações. Exemplo: se o aluno está sobre o número 3, o dado positivo sortear 5, ele vai para o número 8, e se o dado negativo sortear 6, ele vai ficar sobre o numero2 e assim sucessivamente.

. Apresentar novos exemplos fazendo uso dos parênteses e dos sinais + e –

(+ 5 ) + ( + 9) = 14     ( - 5) + ( + 9) = 4        ( + 5 ) + ( - 9) = - 4         ( - 5) + ( - 9) = -14

 Em resumo:

Sinais iguais, soma e conserva o sinal.

·         Sinais diferentes, subtrai e conserva o sinal do maior.

·         Sinais iguais, o resultado é positivo.

Sinais diferentes, o resultado é negativo. 

. Orientar para fazer a atividade das páginas 49 e 50 (colega: oriente o aluno a fazer apenas as questões que pensas ser pertinente).

RECURSOS: (X ) Livro didático;  () Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: 45 a 50

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                      

 

 

 

 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: Matemática na quarentena

Unidade Temática: Geometria

Objeto de Conhecimento: Ângulos; Bissetriz de um ângulo; Mediatriz de um segmento de reta e Simetria.

Ano: 8º                          Período: 08 a 18 / 09 / 2020                               Nº de Aulas: 10

HABILIDADES

 (EF08MA16) Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um hexágono regular de qualquer área, a partir da medida do ângulo central e da utilização de esquadros e compasso.

(EF08MA17) Aplicar os conceitos de mediatriz e bissetriz como lugares geométricos na resolução de problemas.

(EF08MA18) Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas (translação, reflexão e rotação), com o uso de instrumentos de desenho ou de softwares de geometria dinâmica.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.

7. Desenvolver e/ou discutir projetos que abordem, sobretudo, questões de urgência social, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários, valorizando a diversidade de opiniões de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.

COMPETÊNCIAS GERAIS

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

 

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana – de 08 a 11/09/2020

 

Aula e Aula – Mediatriz de um segmento de reta

. Seguindo as orientações da página 42 determinar mediatriz de um segmento de reta com dobradura.

. A partir da dobradura conceituar mediatriz de um segmento de reta.

. Determinar a mediatriz de um segmento de reta com régua e compasso (ver orientações da página 43).

. Orientar para fazer a atividade das páginas 44 e 45

 

3ª Aula – Bissetriz e mediatriz de ângulo

. Correção das atividades das páginas 44 e 45

. Solicitar que vejam em casa o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=WuxWcUug4tw

4ª aula – Ângulos; Bissetriz de um ângulo e Mediatriz de um segmento de reta (revisão)

. Averiguar quem viu o vídeo e o que aprenderam com o mesmo.

. Retornar a página 36 a 43 e revisar esclarecendo possíveis dúvidas dos objetos mencionados

 

 Aula – Ângulos; Bissetriz de um ângulo e Mediatriz de um segmento de reta (revisão).

. Apresentar novos exemplos e solicitar que façam a atividade 1 (anexo)

 

Segunda semana – de 14 a 18/09/2020

 

Aula – Ângulos; Bissetriz de um ângulo e Mediatriz de um segmento de reta (revisão).

. Correção da atividade 1esclarecendo as possíveis dúvidas

 

Aula – Simetria de reflexão

. Orientar que os alunos leiam as páginas 46 e 47, seguir as orientações didáticas e fazer demonstrações com malha quadriculada ou com outras opções, apresentando exemplos de simetria de reflexão.

. Esclarecer o sentido das palavras simetria, eixo, reflexão.

. Solicitar que façam as atividades das páginas 48 e 49.

Obs. Pedir aos alunos que providenciem régua, transferidor e compasso para as próximas aulas

 

8ª Aula – Simetria de reflexão

. Correção das atividades das páginas 48 e 49, fazendo os esclarecimentos necessários.

 

9ª Aula - Simetria de rotação

. Solicitar que os alunos leiam a página 50.

. Fazer questionamentos sobre leitura

. Se possível apresentar figuras ou outros itens demonstrando simetria de rotação

. Seguindo as orientações da página 51, demonstrar como construir um polígono meio de rotação.

. Orientar para fazer as atividades das páginas 52 e 53

 

10ª Aula - Simetria de rotação

. Fazer correção das atividades das páginas 52 e 53

 

 

RECURSOS: (X ) Livro didático;  () Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (46 a 53) 

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

Professor: _______________________________ Escola: ________________________________________

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: Matemática na quarentena

Unidade Temática: Números e Geometria

Objeto de Conhecimento: Racionalização de denominador; Propriedades de raízes; Circunferência

Ano:                          Período: 08 a 18/09/2020                               Nº de Aulas: 10

HABILIDADES

 (EF09MA03) Efetuar cálculos com números reais, envolvendo raízes, raiz de um número negativo e potências com expoentes fracionários, e propriedades de raízes.

(EF09MA11) Resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência, fazendo uso, inclusive, de softwares de geometria dinâmica.

(EF09MA15) Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um polígono regular cuja medida do lado é conhecida, utilizando régua e compasso, como também softwares.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.

 2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

COMPETÊNCIAS GERAIS

1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.

6. Enfrentar situações-problema em múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas, e dados).

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana – De 08 a 11/09/20202

 

Obs. A maioria dos colegas ainda não trabalharam esses objetos de conhecimentos, os mesmos solicitaram repetir parte da sequência passada, solicito aos que já trabalhou,  fazer uma revisão dos mesmos para não distanciar tanto dos demais.

 

Aula e Aula – Racionalização de denominador 

. Apresentar os vídeos ou orientar para ver em casa

 https://www.youtube.com/watch?v=rX0cAcr_pAc – 1º caso

https://www.youtube.com/watch?v=p6yv2RazbM0 – 2 caso

https://www.youtube.com/watch?v=RHy_mygdpXo – 3º caso

. Fazer uma breve explanação do objeto de conhecimento com outros exemplos.

. Orientar para fazer as atividades 42 a 48 das páginas 24 e 25 do material de apoio (anexo- tirado do livro Vontade de Saber Matemática – 9º ano de Joamir Souza e Patrícia M. Pataro)

Aula - Racionalização de denominador 

. Correção das atividades 42 a 48 das páginas 24 e 25 do material de apoio (anexo- tirado do livro Vontade de Saber Matemática – 9º ano de Joamir Souza e Patrícia M. Pataro)

 

Aula – Propriedades de raízes

. Seguir as orientações didáticas da página 39 (do livro)

. Apresentar o resumo a ficha resumo das propriedades de raízes (anexo)

. Orientar para fazer as atividades da página 40 e 41

 

Aula –

. Correção das atividades da página 40 e 41

 

Segunda semana – De 08 a 18/09/20202

 

Aula – Circunferência  

. Leitura e compreensão da leitura através de questionamentos da página 50 de acordoa as orientações didáticas.

. Apresentar uma circunferência confeccionada numa cartolina e nela apresentar os elementos da circunferência.

.  Orientar para fazer a atividade 1 (anexo)

 

Aula - Circunferência  

. Iniciar a aula com o desafio:

 Cada letra representa um número, determine um valor para os algarismos A,  LS  e  U, para que a operação fique correta.

                    S U A

                +  L U A  

                 S A L A

. Encerrado o desafio, corrigir a atividade 1 (anexo)

 

Aula e Aula – Comprimento da circunferência  

. Iniciar aula mostrando diferentes objetos com o formato de circunferência ou demonstrar com softwares, fazendo as medidas e calculando a razão entre o comprimento e o diâmetro, ou seja, determinando o número (pi)

. Seguir as orientações didáticas da página 51

. Orientar para fazer as atividades 1 a 6 das páginas 54 e 55

 

10ª Aula – Circunferência  

. Correção das atividades 1 a 6 das páginas 54 e 55 revisando e esclarecendo dúvidas

 

 

RECURSOS: (X ) Livro didático;  ( ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (48 a 51 e 54) 

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

Professor: _______________________________

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