SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática |
|
Tema: Matemática na quarentena |
Unidade Temática: Números
|
Objeto de Conhecimento: MULTIPLICAÇÃO
|
|
Ano: 6º Período: 03 a 14 /08 / 2020 Nº
de Aulas: 08 |
|
HABILIDADES |
|
(EF06MA03)
Resolver cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números
naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos
neles envolvidos (EF06MA04)
Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxograma que
indique a resolução de um problema simples (por exemplo, se um número natural
qualquer é par). (EF06MA14)
Reconhecer que a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar,
subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número e
utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos na resolução de
problemas. (EF06MA15)
Resolver e elaborar problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em
duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem
como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
2.
Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de
produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos
para compreender e atuar no mundo. 5.
Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais
disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de
outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
2. Exercitar a curiosidade
intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a
investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade,
para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver
problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos
conhecimentos das diferentes áreas. 4. Utilizar diferentes linguagens
– verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual,
sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística,
matemática e científica, para se expressar e partilhar informações,
experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir
sentidos que levem ao entendimento mútuo. |
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade
emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia;
Criatividade. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
1ª Aula . Leitura da informação sobre
reciclagem de altas de alumínio da página 46. . Apresentar explicação, enfatizando
que multiplicação é adição com parcelas iguais, seguindo as orientações
didáticas do lado esquerdo da página. . Fazer os cálculos das operações num QVL e
chamar a atenção para a troca de 10 unidades para 1 dezena .
Apresentar outros exemplos: quantas latinhas de alumínio são necessárias para
formar 5 kg, e
10 kg? .
Evidenciar a multiplicação por 10, 100 e 1000. 2ª Aula .
Apresentar outros exemplos, mostrando a operação por meio de adição e da
multiplicação, .
Mostrar outras formas de apresentar a multiplicação: com quadrículas (áreas) .
Chamar atenção para o sinal de multiplicação (x) ou ainda (.) . Orientar para fazer as atividades 1 a 4 das
pagina 48 e 49 . Postar os áudios das tabuadas que o colega
Gustavo postou no grupo 3ª Aula . Correção das atividades 1 a 4 das páginas 48 e 49. . Corrigir as
atividades propostas apresentando os cálculos passo a passo, a forma de
montar a operação, sempre revisando a aula anterior. 4ª Aula . Apresentar as
propriedades da multiplicação, apresentado novos exemplos, evidenciando os
conceitos de cada propriedade e seguindo as orientações didáticas que estão
do lado direito da página 47 5ª Aula . Apresentar a
propriedade do elemento nulo. Propriedade do Elemento Nulo Segundo essa propriedade, sempre que multiplicarmos qualquer
número pelo elemento nulo, o resultado será zero! Você sabe quem
é o elemento nulo? É o próprio zero. Qualquer número multiplicado
por zero sempre terá o produto igual a zero. Veja os exemplos a seguir: 2 x 0 = 0 . Orientar para fazer as atividades 5 a 10 das
páginas 49 e 50 . Obs. Chamar a atenção para desconsiderar a letra a da questão 5, para a
leitura atenciosa dos detalhes da questão 6. Acredito que não conseguirão
fazer a questão 7, caso deseja pedir aos alunos para fazer, dá exemplos antes. 6ª Aula . Correção das
atividades 5 a 10 das páginas 49 e 50 7ª Aula . Fazer
demonstração da árvore das possibilidades, ou quadro das possiblidades, ou
ainda combinações (2 calças, uma azul e outra preta e 3 camisas/blusas, uma
verde, outra branca e outra vermelha – quantas combinações é possível fazer),
seguindo as orientações didáticas da página 52 8ª Aula .
Orientar para fazer as questões 11 a 14 das páginas 50, 51 e 52 ATENÇÃO: Não pedir para alunos fazerem as atividades 15 a 17 da página
52, por se tratar de potência, deixaremos para outro momento, e devido as
mudanças no horário, achei melhor não trabalhar divisão dessa sequência |
RECURSOS:
(X ) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; ( ) Vídeo; (X )
Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; ( x ) Outros: celular, notebook; |
AVALIAÇÃO:
( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (46 a 57) ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
|
Professor: _______________________________
Escola: _________________________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática |
|
Tema: Matemática na quarentena |
Unidade Temática: Números
|
Objeto de Conhecimento: Potências
e Radicais |
|
Ano: 7º Período: 03 a 14 /08 / 2020 Nº
de Aulas: 08 |
|
HABILIDADES |
|
(EF08MA01) Efetuar cálculos com potências de expoentes com
números naturais. (EF08MA02) Resolver questões abordando a radiciação como
operação inversa a potenciação |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
2.
Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de
produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos
para compreender e atuar no mundo. 5.
Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais
disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de
outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
2. Exercitar a curiosidade
intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a
investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade,
para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver
problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos
conhecimentos das diferentes áreas. 4. Utilizar diferentes linguagens
– verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual,
sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística,
matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências,
ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao
entendimento mútuo. |
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade
emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia;
Criatividade. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
1ª Aula . Apresentar os slides sobre a ´lenda
do xadrez`https://pt.slideshare.net/ClaudiaZandonai/potenciao-com-nmeros-naturais e sobre a reprodução das bactérias . .
Outra sugestão de slide https://slideplayer.com.br/slide/5643571/ 2ª Aula .
Continuar a apresentação dos slides . Apresentar
o conceito de potenciação, evidenciando seus elementos (expoente, base e
potência) e fazer um comparativo dos slides com as orientações das páginas 24
e 25 . Orientar para fazer as atividades
de 1 a 8 das páginas 26 e 27 3ª Aula . Correção das atividades 1 a 8 das páginas 26 e 27 . Corrigir as
atividades propostas seguindo as orientações didáticas de cada questão (ver
as orientações nas laterais do livro) 4ª Aula . Demonstrar com vários
exemplos o que é um número quadrado prefeito . Demonstrar com vários
exemplos como decompor um número em fatores primos. 5ª Aula . Orientar para fazer
as atividades 9 e 10 da página 27 e ver os slides
1 ao 12 em https://pt.slideshare.net/deboranaiure/raiz-quadrada-78937103 6ª Aula . Correção das
atividades 9 e 10 da página 27 . Fazer questionamentos
sobre os slides https://pt.slideshare.net/deboranaiure/raiz-quadrada-78937103 7ª Aula . Num
papel quadriculado fazer demonstração de um número quadrado perfeito, 4, 9,
64 ... .
Apresentar a radiciação como operação inversa a potenciação, evidenciando o
índice, o radical, o radicando e a raiz. . Com
exemplos demonstrar raízes quadradas, cúbicas, quartas, quintas ... 8ª Aula . Apresentar
o cálculo de raízes fazendo a decomposição de números em fatores primos. . Orientar para fazer
as atividades das páginas 30 e 31 |
RECURSOS:
(X ) Livro didático;
() Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; ( ) Vídeo; (X )
Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; ( x ) Outros: celular, notebook; |
AVALIAÇÃO:
( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( 26 e 27, 30 e 31 ) ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
|
Professor:
_______________________________ Escola: ________________________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática |
|
Tema: Matemática na quarentena |
Unidade Temática: Números
|
Objeto de Conhecimento: Radiciação
|
|
Ano: 8º Período: 03 a 14 /08 / 2020 Nº
de Aulas: 10 |
|
HABILIDADES |
|
(EF08MA02)
Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e
radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
2.
Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de
produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos
para compreender e atuar no mundo. 5.
Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais
disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de
outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
2. Exercitar a curiosidade
intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a
investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade,
para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver
problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos
conhecimentos das diferentes áreas. 4. Utilizar diferentes linguagens
– verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual,
sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística,
matemática e científica, para se expressar e partilhar informações,
experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir
sentidos que levem ao entendimento mútuo. |
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade
emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia;
Criatividade. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
1ª Aula – Radiciação: Introdução . Apresentar o problema abordado na
página 22 e a resolução do mesmo com as orientações apresentadas. . Apresentar novos exemplos de acordo
as orientações pedagógicas da mesma página. 2ª Aula - Raiz de um número negativo . Seguindo as
orientações didáticas, demonstrar como comprovar a existência de raiz de um número negativo. .
Orientar para fazer as atividades da página 24. 3ª Aula e 4ª aula -
Atividades . Correção das
atividades da
página 24 seguindo as orientações didáticas. 5ª Aula -
Raiz quadrada exata e raiz quadrada aproximada de um número. . Apresentar
estratégias para calcular raiz quadrada exata e raiz quadrada aproximada de
um número. 6ª Aula –
Cálculo de raiz quadrada com decomposição em fatores primos . Demonstrar com
exemplos como calcular raiz quadrada com a decomposição do número em fatores
primos. . Orientar para fazer
as atividades da página 27. 7ª Aula e 8ª aula . Correção
das atividades da página 27 9ª Aula – Potência
com expoente fracionário . Seguindo as
orientações da página 28 demonstrar como calcular uma potência cuja base seja
um número positivo e o expoente uma fração. . Apresentar outros
exemplos 10ª Aula . Orientar para fazer
as atividades das páginas 29 |
RECURSOS:
(X ) Livro didático;
() Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; ( ) Vídeo; (X )
Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; ( x ) Outros: celular, notebook; |
AVALIAÇÃO:
( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( 24,27 e 29 ) ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
|
Professor:
_______________________________ Escola:
________________________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática |
|
Tema: Matemática na quarentena |
Unidade Temática: Números
|
Objeto de Conhecimento: |
|
Ano: 9º Período: 03 a 14 /08 / 2020 Nº
de Aulas: 10 |
|
HABILIDADES |
|
(EF09MA04)
Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação
científica, envolvendo diferentes operações. (EF09MA03)
Efetuar cálculos com números reais, envolvendo raízes, raiz de um número
negativo e potências com expoentes fracionários, e propriedades de raízes. (EF09MA18)
Reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou
muito pequenas, tais como distância entre planetas e sistemas solares,
tamanho de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de computadores,
entre outros. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
2.
Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de
produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos
para compreender e atuar no mundo. 5.
Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais
disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de
outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
2. Exercitar a curiosidade
intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a
investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade,
para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver
problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos
conhecimentos das diferentes áreas. 4. Utilizar diferentes linguagens
– verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual,
sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística,
matemática e científica, para se expressar e partilhar informações,
experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir
sentidos que levem ao entendimento mútuo. |
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade
emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia;
Criatividade. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
1ª Aula – Notação científica . Relembrar potência de base 10 com
expoente positivo e negativo. . Apresentar
as questões da página31 e seguindo as orientações didáticas, expor o objeto
de conhecimento, apresentando a fórmula a. 10n. 2ª Aula - Notação científica -
Apresentar exemplos de problema com medida muito grande usando a fórmula 10n
e muito pequena 10-n, fazendo os cálculos com notação científica. -
Apresentar os problemas da página 32 .
Orientar para os alunos fazerem as atividades das páginas 33 e 34 . Postar os slides (anexo)
para fixar as orientações 3ª Aula e 4ª Aula- Notação
científica . Relembrar o objeto de
conhecimento de acordo aos slides. . Correção das atividades das páginas 33 e 34. . Corrigir as
atividades propostas apresentando os cálculos passo a passo. 5ª Aula e 6ª Aula –
Raízes . Apresentar a radiciação como
operação inversa a potenciação, evidenciando o índice, o radical, o radicando
e a raiz, página 31 . Com exemplos demonstrar raízes quadradas,
cúbicas, quartas, quintas ... . Enfatizar a relação: = a. Demonstrar com exemplos práticos .
Exemplificar cálculos de raiz, fazendo uso da decomposição do número em
fatores primos e por tentativas. 7ª Aula e 8ª Aula –
Raiz de um número negativo .
Relembrar o jogo de sinais dos números inteiros e apresentar o objeto proposto
seguindo as orientações didáticas . Seguindo as
orientações didáticas da página 37 demonstrar como calcular uma potência cuja
base seja um número positivo e o expoente uma fração. . Orientar para responderem as atividades das
páginas 37 e 38. 9ª Aula 10ª Aula –
Potência com expoente fracionário . Correção das atividades das páginas 37 e 38 . Apresentar outros
exemplos e orientar para fazer a atividade 5 e 6 da página 38 .
Orientar para ver o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=X4Lvi0a2P9o |
RECURSOS:
(X ) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; ( ) Vídeo; (X )
Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; ( x ) Outros: celular, notebook; |
AVALIAÇÃO:
( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro
páginas: (31 a 40) ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
|
Professor:
_______________________________ Escola:
_________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário