Sequências didáticas do 6º ao 9º ano de 03 a 14/08/2020

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: Matemática na quarentena

Unidade Temática: Números

Objeto de Conhecimento: MULTIPLICAÇÃO

Ano:                          Período: 03 a 14 /08 / 2020                               Nº de Aulas: 08

HABILIDADES

(EF06MA03) Resolver cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos

(EF06MA04) Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxograma que indique a resolução de um problema simples (por exemplo, se um número natural qualquer é par).

(EF06MA14) Reconhecer que a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número e utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.

(EF06MA15) Resolver e elaborar problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.

COMPETÊNCIAS GERAIS

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Aula

. Leitura da informação sobre reciclagem de altas de alumínio da página 46.

. Apresentar explicação, enfatizando que multiplicação é adição com parcelas iguais, seguindo as orientações didáticas do lado esquerdo da página.

.  Fazer os cálculos das operações num QVL e chamar a atenção para a troca de 10 unidades para 1 dezena

. Apresentar outros exemplos: quantas latinhas de alumínio são necessárias para formar

5 kg, e 10 kg?

. Evidenciar a multiplicação por 10, 100 e 1000.

 

Aula

. Apresentar outros exemplos, mostrando a operação por meio de adição e da multiplicação,

. Mostrar outras formas de apresentar a multiplicação: com quadrículas (áreas)

. Chamar atenção para o sinal de multiplicação (x) ou ainda (.)

. Orientar para fazer as atividades 1 a 4 das pagina 48 e 49

. Postar os áudios das tabuadas que o colega Gustavo postou no grupo

 

 

 

Aula

. Correção das atividades 1 a 4 das páginas 48 e 49.

. Corrigir as atividades propostas apresentando os cálculos passo a passo, a forma de montar a operação, sempre revisando a aula anterior.

 

Aula

. Apresentar as propriedades da multiplicação, apresentado novos exemplos, evidenciando os conceitos de cada propriedade e seguindo as orientações didáticas que estão do lado direito da página 47

 

Aula

. Apresentar a propriedade do elemento nulo.

Propriedade do Elemento Nulo

Segundo essa propriedade, sempre que multiplicarmos qualquer número pelo elemento nulo, o resultado será zero! Você sabe quem é o elemento nulo? É o próprio zero. Qualquer número multiplicado por zero sempre terá o produto igual a zero. Veja os exemplos a seguir:

2 x 0 = 0
0 x 5 = 0
7 x 0 x 2 = 0

. Orientar para fazer as atividades 5 a 10 das páginas 49 e 50

. Obs. Chamar a atenção para desconsiderar a letra a da questão 5, para a leitura atenciosa dos detalhes da questão 6. Acredito que não conseguirão fazer a questão 7, caso deseja pedir aos alunos para fazer, dá exemplos antes.

Aula

. Correção das atividades 5 a 10 das páginas 49 e 50

 

Aula

. Fazer demonstração da árvore das possibilidades, ou quadro das possiblidades, ou ainda combinações (2 calças, uma azul e outra preta e 3 camisas/blusas, uma verde, outra branca e outra vermelha – quantas combinações é possível fazer), seguindo as orientações didáticas da página 52

 

Aula

. Orientar para fazer as questões 11 a 14 das páginas 50, 51 e 52

 

ATENÇÃO: Não pedir para alunos fazerem as atividades 15 a 17 da página 52, por se tratar de potência, deixaremos para outro momento, e devido as mudanças no horário, achei melhor não trabalhar divisão dessa sequência

 

RECURSOS: (X ) Livro didático;  ( ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (46 a 57) 

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

Professor: _______________________________ Escola: _________________________________________

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: Matemática na quarentena

Unidade Temática: Números

Objeto de Conhecimento: Potências e Radicais

Ano: 7º                          Período: 03 a 14 /08 / 2020                               Nº de Aulas: 08

HABILIDADES

(EF08MA01) Efetuar cálculos com potências de expoentes com números naturais.

(EF08MA02) Resolver questões abordando a radiciação como operação inversa a potenciação

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.

COMPETÊNCIAS GERAIS

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Aula

. Apresentar os slides sobre a ´lenda do xadrez`https://pt.slideshare.net/ClaudiaZandonai/potenciao-com-nmeros-naturais e sobre a reprodução das bactérias .

.  Outra sugestão de slide https://slideplayer.com.br/slide/5643571/

 

Aula

. Continuar a apresentação dos slides

. Apresentar o conceito de potenciação, evidenciando seus elementos (expoente, base e potência) e fazer um comparativo dos slides com as orientações das páginas 24 e 25

. Orientar para fazer as atividades de 1 a 8 das páginas 26 e 27

 

Aula

. Correção das atividades 1 a 8 das páginas 26 e 27

. Corrigir as atividades propostas seguindo as orientações didáticas de cada questão (ver as orientações nas laterais do livro)

 

Aula

. Demonstrar com vários exemplos o que é um número quadrado prefeito

. Demonstrar com vários exemplos como decompor um número em fatores primos.

 

Aula

. Orientar para fazer as atividades 9 e 10 da página 27 e ver os slides 1 ao 12 em https://pt.slideshare.net/deboranaiure/raiz-quadrada-78937103

 

Aula

.  Correção das atividades 9 e 10 da página 27

. Fazer questionamentos sobre os slides https://pt.slideshare.net/deboranaiure/raiz-quadrada-78937103

 

Aula

. Num papel quadriculado fazer demonstração de um número quadrado perfeito, 4, 9, 64 ...

. Apresentar a radiciação como operação inversa a potenciação, evidenciando o índice, o radical, o radicando e a raiz.

. Com exemplos demonstrar raízes quadradas, cúbicas, quartas, quintas ...

Aula

. Apresentar o cálculo de raízes fazendo a decomposição de números em fatores primos.

. Orientar para fazer as atividades das páginas 30 e 31

 

RECURSOS: (X ) Livro didático;  () Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 26 e 27, 30 e 31 ) 

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

Professor: _______________________________ Escola: ________________________________________

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: Matemática na quarentena

Unidade Temática: Números

Objeto de Conhecimento: Radiciação

Ano: 8º                          Período: 03 a 14 /08 / 2020                               Nº de Aulas: 10

HABILIDADES

(EF08MA02) Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.

COMPETÊNCIAS GERAIS

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Aula – Radiciação: Introdução

. Apresentar o problema abordado na página 22 e a resolução do mesmo com as orientações apresentadas.

. Apresentar novos exemplos de acordo as orientações pedagógicas da mesma página.

 

Aula - Raiz de um número negativo

. Seguindo as orientações didáticas, demonstrar como comprovar a existência de raiz de um número negativo.

. Orientar para fazer as atividades da página 24.

 

Aula e 4ª aula - Atividades

. Correção das atividades da página 24 seguindo as orientações didáticas.

 

Aula - Raiz quadrada exata e raiz quadrada aproximada de um número.

. Apresentar estratégias para calcular raiz quadrada exata e raiz quadrada aproximada de um número.

 

Aula – Cálculo de raiz quadrada com decomposição em fatores primos

. Demonstrar com exemplos como calcular raiz quadrada com a decomposição do número em fatores primos.

. Orientar para fazer as atividades da página 27.

 

Aula e 8ª aula

. Correção das atividades da página 27

 

 

Aula – Potência com expoente fracionário

. Seguindo as orientações da página 28 demonstrar como calcular uma potência cuja base seja um número positivo e o expoente uma fração.

. Apresentar outros exemplos

 

10ª Aula

. Orientar para fazer as atividades das páginas 29

 

RECURSOS: (X ) Livro didático;  () Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 24,27 e 29 ) 

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

Professor: _______________________________ Escola: ________________________________________

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: Matemática na quarentena

Unidade Temática: Números

Objeto de Conhecimento:

Ano:                          Período: 03 a 14 /08 / 2020                               Nº de Aulas: 10

HABILIDADES

(EF09MA04) Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação científica, envolvendo diferentes operações.

(EF09MA03) Efetuar cálculos com números reais, envolvendo raízes, raiz de um número negativo e potências com expoentes fracionários, e propriedades de raízes.

(EF09MA18) Reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, tais como distância entre planetas e sistemas solares, tamanho de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de computadores, entre outros.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.

COMPETÊNCIAS GERAIS

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Aula – Notação científica

. Relembrar potência de base 10 com expoente positivo e negativo.

. Apresentar as questões da página31 e seguindo as orientações didáticas, expor o objeto de conhecimento, apresentando a fórmula a. 10n.

 

Aula - Notação científica

- Apresentar exemplos de problema com medida muito grande usando a fórmula 10n e muito pequena 10-n, fazendo os cálculos com notação científica.

- Apresentar os problemas da página 32

. Orientar para os alunos fazerem as atividades das páginas 33 e 34

. Postar os slides (anexo) para fixar as orientações

 

Aula e Aula- Notação científica

. Relembrar o objeto de conhecimento de acordo aos slides.

. Correção das atividades das páginas 33 e 34.

. Corrigir as atividades propostas apresentando os cálculos passo a passo.

 

Aula e Aula – Raízes

. Apresentar a radiciação como operação inversa a potenciação, evidenciando o índice, o radical, o radicando e a raiz, página 31

.  Com exemplos demonstrar raízes quadradas, cúbicas, quartas, quintas ...

. Enfatizar a relação: = a. Demonstrar com exemplos práticos

. Exemplificar cálculos de raiz, fazendo uso da decomposição do número em fatores primos e por tentativas.

 

 

Aula e Aula – Raiz de um número negativo

. Relembrar o jogo de sinais dos números inteiros e apresentar o objeto proposto seguindo as orientações didáticas

. Seguindo as orientações didáticas da página 37 demonstrar como calcular uma potência cuja base seja um número positivo e o expoente uma fração.

. Orientar para responderem as atividades das páginas 37 e 38.

 

Aula 10ª Aula – Potência com expoente fracionário

. Correção das atividades das páginas 37 e 38

. Apresentar outros exemplos e orientar para fazer a atividade 5 e 6 da página 38

. Orientar para ver o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=X4Lvi0a2P9o

 

RECURSOS: (X ) Livro didático;  ( ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (31 a 40) 

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

Professor: _______________________________ Escola: _________________________________________

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