SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática |
|
Tema: Matemática na quarentena |
Unidade Temática: Números
|
Objeto de Conhecimento: Expressões numéricas envolvendo adição e subtração;
Multiplicação |
|
Ano: 6º Período: 21 a 30 /07 / 2020 Nº
de Aulas: 02 |
|
HABILIDADES |
|
(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição
e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito. (EF03MA04) Estabelecer a relação entre números naturais
na construção de fatos da adição e da subtração, relacionando-os com
deslocamentos para a direita ou para a esquerda. (EF04MA05) Utilizar as propriedades das operações para
desenvolver estratégias de cálculo (EF04MA06) Resolver e elaborar problemas envolvendo
diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais,
organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas,
como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. (EF06MA03) Resolver cálculos (mentais ou
escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de
estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
2.
Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de
produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos
para compreender e atuar no mundo. 5.
Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais
disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de
outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
2. Exercitar a curiosidade
intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a
investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade,
para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver
problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos
conhecimentos das diferentes áreas. 4. Utilizar diferentes linguagens
– verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual,
sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística,
matemática e científica, para se expressar e partilhar informações,
experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos
que levem ao entendimento mútuo. |
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade
emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia;
Criatividade. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
1ª Aula remota 1º
momento . Iniciar a aula com uma mensagem de
otimismo e esperança. . Fazer correção de atividades
pendentes (se houver). 2ºmomento . Com o recurso tecnológico disponível, apresentar
a paródia ‘Dona Maria’ das expressões numéricas Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=Ro9fXm7QDxY . Fazer
questionamentos sobre a paródia: - De
qual música foi feita a paródia? - De
acordo a música, o que é preciso decorar? - O que
precisa saber para não errar mais? - De
acordo a música, numa expressão numérica, qual a operação resolve primeiro? - Qual
o sinal de associação que deve se eliminar primeiro? E o último? 3ºmomento . Apresentar as ordens 1 e 2 para
resolver expressões numéricas da folha/atividade (anexo), fazendo demonstrações com exemplos variados. . Orientar para os alunos criarem
uma paródia envolvendo as operações de adição, subtração e multiplicação e compartilhar
no whatsap, também fazer as atividades 1 a 10 (anexos) no caderno. Obs. A melhor paródia pode ser
premiada, conversaremos sobre a premiação na articulação, no grupo, ou como
desejar. 2ª Aula
remota 1º
momento . Apresentar algumas
paródias e fazer comentários a respeito das mesmas, tais como criatividade,
adequação das palavras, rimas, elogiar todos que fizeram e da possível
premiação. . Fazer correção das atividades propostas,
fazendo revisão das duas primeiras ordens ao resolver as expressões numéricas
e esclarecer dúvidas. 2ºmomento . Apresentar as demais
ordens de resolução das expressões numéricas 3ºmomento . Orientar para fazer as demais
atividades (anexo), enfatizando como criar uma expressão numérica |
RECURSOS:
( ) Livro didático; () Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (X )
Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; ( x ) Outros: celular, notebook; |
AVALIAÇÃO:
( ) Prova; (
) Trabalho; ( ) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
|
Professor:
_______________________________ Escola: _________________________________
Tema: Matemática na quarentena |
Unidade Temática: Números
|
Objeto de Conhecimento: Divisões com decimais |
|
Ano: 7º
Período: 21 a 30 /07 / 2020 Nº
de Aulas: 02 |
|
HABILIDADES |
|
(EF06MA01) Comparar, ordenar, ler e escrever números decimais
(EF06MA02) Reconhecer o sistema de numeração decimal,
como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e diferenças
com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais características
(base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a
composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua
representação decimal. (EF06MA08) Reconhecer que os números racionais positivos
podem ser expressos nas formas fracionária e decimal, estabelecer relações
entre essas representações, passando de uma representação para outra, e
relacioná-los a pontos na reta numérica |
|
COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
|
2. Desenvolver o raciocínio
lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos
convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e
atuar no mundo. 5. Utilizar processos
e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para
modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de
conhecimento, validando estratégias e resultados |
|
COMPETÊNCIAS
GERAIS |
|
2. Exercitar a curiosidade
intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a
investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade,
para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver
problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos
conhecimentos das diferentes áreas. 4. Utilizar diferentes linguagens – verbal
(oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e
digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e
científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e
sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao
entendimento mútuo. |
|
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|
Empatia; Autoestima;
Ética; Resiliência; Estabilidade
emocional; Autoconhecimento; Confiança;
Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
1ª Aula remota 1º momento . Iniciar
a aula com uma mensagem de otimismo e esperança. . Fazer correção de atividades pendentes (se houver). 2ºmomento . Com o recurso tecnológico disponível, fazendo uso de
diferenciados exemplos apresentar a leitura de números decimais de acordo a
folha/atividade (anexo). . Enfatizar a
aplicabilidade da vírgula, chamando a atenção das diferenças na leitura da
parte inteira da parte decimal. Exemplo: 2,3 (dois inteiros e 3 décimos e não dois vírgula três) 41, 08 (quarenta e um inteiros e oito centésimos e não quarenta e
um vírgula zero oito) 3ºmomento . Fazer uma breve revisão
de adição, subtração e multiplicação com decimais. . Apresentar as regras para fazer divisão de inteiros por
decimais, decimais por inteiros, decimais por decimais, inteiro por inteiro
com o quociente decimal (anexo), outros, mostrando exemplos variados. . Pedir que leiam as orientações da folha/atividade, anotar as
dúvidas e postar. 2ª Aula
remota 1º momento . Relembrar a aula anterior, esclarecendo as possíveis dúvidas
postadas. 2ºmomento . Oralmente, apresentar exemplos semelhantes aos da folha/atividade. 3º momento . Solicitar que resolvam a atividade. |
RECURSOS: (
) Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (X ) Computador; (
) Jogos; ( ) Informativos; ( )
Outros: celular, notbook |
AVALIAÇÃO: (
) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;(
) Relatórios; (X) Atividade escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros: |
|
Professor: _______________________________ Escola:
_________________________________
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – Matemática |
|
Tema:
Matemática na quarentena |
Unidade Temática: Números |
Objeto de Conhecimento: Operações com números inteiros |
|
Ano: 8º Período: 21 a 30 /07 / 2020 Nº
de Aulas: 02 |
|
HABILIDADES |
|
(EF07MA03) Comparar e ordenar
números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los
a pontos da reta numérica e utilizá-los em situações que envolvam adição e
subtração. (EF07MA04) Resolver e elaborar
problemas que envolvam operações com números inteiros. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e
a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos
conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo. 5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive
tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas
cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias
e resultados. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
2.
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das
ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a
imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar
hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 4.
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras,
e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como
conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se
expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em
diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade
emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia;
Criatividade. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
1ª Aula remota 1º
momento . Iniciar a aula com uma mensagem de
otimismo e esperança. . Fazer correção de atividades
pendentes (se houver). 2ºmomento . Com o recurso tecnológico disponível, revisar números
inteiros enfatizando a reta numérica em vários contextos, números simétricos,
módulo, operações de adição e subtração e jogo de sinais. . Apresentar o 1º, o 2º caso
e as operações com parênteses de acordo a folha/atividade (anexo), lendo, explicando detalhadamente cada
exemplo. 3ºmomento . Apresentar multiplicação e divisão com números
inteiros, chamando a atenção aos sinais, demonstrar situações do cotidiano
que envolvam essas operações. . Pedir para fazer a atividade 1 (anexo). . Solicitar para ver o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=ziKpOLmLj4A 2ª Aula remota 1º
momento . Fazer correção da
atividade 1(anexo). . Fazer algumas demonstrações apresentadas no vídeo . Esclarecer possíveis
dúvidas apresentadas no vídeo ou que surgiram no decorrer da semana (caso os
alunos perguntem no whatsapp) 2ºmomento . Apresenta novos exemplos com reta numérica, pirâmides, situações
problemas envolvendo as operações com números inteiros, semelhantes às
atividades, sempre enfatizando a atenção com o jogo de sinais. 3º
momento . Pedir para resolver a
atividade 2 (anexo) |
RECURSOS:
( ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X)
Vídeo; (X ) Computador; ( ) Jogos; (
) Informativos; ( X)
Outros: Celular, notbook |
AVALIAÇÃO:
(
) Prova; ( ) Trabalho; (X)
Resolução de Exercícios ( ) (
) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X )
Observação do desempenho do aluno; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X)
Atividade escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros: |
|
Professor:
_______________________________ Escola: _________________________________
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – Matemática |
|
Tema:
Matemática na quarentena |
Unidade Temática: Álgebra |
Objeto de Conhecimento: Equações
do 1º grau |
|
Ano: 9º Período21 a 30 /07 / 2020 Nº
de Aulas: 02 |
|
HABILIDADES |
|
(EF08MA06) Resolver operações e problemas que envolvam
cálculo do valor numérico de expressões algébricas. utilizando as
propriedades das operações. (EF08MA07)
Resolver equação de 1º grau com uma incógnita numa resolução algébrica (EF08MA08) Resolver e elaborar problemas relacionados
ao seu contexto próximo, que possam ser representados por meio de equações de
1º grau com uma incógnita. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e
a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos
conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo. 5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive
tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas
cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias
e resultados. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
2.
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das
ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a
imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar
hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 4.
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras,
e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como
conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se
expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em
diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade
emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia;
Criatividade. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
1ª Aula remota 1º
momento . Iniciar
a aula com uma mensagem de otimismo e esperança. . Fazer correção de atividades
pendentes. 2ºmomento . Com o recurso
tecnológico disponível apresentar as orientações da folha/atividade (anexo). . Explicar
detalhadamente cada conceito, cada regra, cada propriedade, cada item
abordado. 3ºmomento . Apresentar a
atividade resolvida explicando passo a passo. . Apresentar os slides
sobre equações (anexo) e resolver as questões (anexo). . Pedir para ver o vídeo s vídeos https://www.youtube.com/watch?v=izco-0V6E9A
2ª Aula remota 1º
momento . Fazer comentários sobre
o vídeo e esclarecer possíveis dúvidas postadas pelos alunos 2ºmomento . Correção oral da atividade, detalhando cada
item das questões (anexo). Apresentar outros
exemplos 3º
momento . Pedir para ver ovídeo
https://www.youtube.com/watch?v=m-XKSTjdGOI
e anotar as dúvidas. |
RECURSOS:
(
) Livro didático; ( ) Data show; ( )
Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; (X )
Computador; ( ) Jogos; (
) Informativos; (X ) Outros: Celular, notbook |
AVALIAÇÃO:
(
) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade
escrita; (X ) Avaliação da participação;
Outros: |
|
Professor: _____________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário