Sequências didáticas do 6º ao 9º ano de 21 a 30 07/2020

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: Matemática na quarentena

Unidade Temática: Números

Objeto de Conhecimento: Expressões numéricas envolvendo adição e subtração; Multiplicação

Ano:                          Período: 21 a 30 /07 / 2020                               Nº de Aulas: 02

HABILIDADES

(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito. (EF03MA04) Estabelecer a relação entre números naturais na construção de fatos da adição e da subtração, relacionando-os com deslocamentos para a direita ou para a esquerda.

(EF04MA05) Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo

(EF04MA06) Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

 (EF06MA03) Resolver cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.

COMPETÊNCIAS GERAIS

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Aula remota

1º momento

. Iniciar a aula com uma mensagem de otimismo e esperança.

. Fazer correção de atividades pendentes (se houver).

 

2ºmomento

. Com o recurso tecnológico disponível, apresentar a paródia ‘Dona Maria’ das expressões numéricas

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=Ro9fXm7QDxY 

. Fazer questionamentos sobre a paródia:

- De qual música foi feita a paródia?

- De acordo a música, o que é preciso decorar?

- O que precisa saber para não errar mais?

- De acordo a música, numa expressão numérica, qual a operação resolve primeiro?

- Qual o sinal de associação que deve se eliminar primeiro? E o último?

 

3ºmomento

. Apresentar as ordens 1 e 2 para resolver expressões numéricas da folha/atividade (anexo), fazendo demonstrações com exemplos variados.

. Orientar para os alunos criarem uma paródia envolvendo as operações de adição, subtração e multiplicação e compartilhar no whatsap, também fazer as atividades 1 a 10 (anexos) no caderno.

Obs. A melhor paródia pode ser premiada, conversaremos sobre a premiação na articulação, no grupo, ou como desejar.

 

Aula remota

1º momento

. Apresentar algumas paródias e fazer comentários a respeito das mesmas, tais como criatividade, adequação das palavras, rimas, elogiar todos que fizeram e da possível premiação.

. Fazer correção das atividades propostas, fazendo revisão das duas primeiras ordens ao resolver as expressões numéricas e esclarecer dúvidas.

 

2ºmomento

. Apresentar as demais ordens de resolução das expressões numéricas

 

3ºmomento

. Orientar para fazer as demais atividades (anexo), enfatizando como criar uma expressão numérica

 

RECURSOS: (  ) Livro didático;  () Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (  ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

Professor: _______________________________ Escola: _________________________________

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: Matemática na quarentena

Unidade Temática: Números

Objeto de Conhecimento: Divisões com decimais

Ano:                          Período: 21 a 30 /07 / 2020                               Nº de Aulas: 02

HABILIDADES

(EF06MA01) Comparar, ordenar, ler e escrever números decimais

(EF06MA02) Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.

(EF06MA08) Reconhecer que os números racionais positivos podem ser expressos nas formas fracionária e decimal, estabelecer relações entre essas representações, passando de uma representação para outra, e relacioná-los a pontos na reta numérica

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados

COMPETÊNCIAS GERAIS

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1ª Aula remota

1º momento

. Iniciar a aula com uma mensagem de otimismo e esperança.

. Fazer correção de atividades pendentes (se houver).

 

2ºmomento

. Com o recurso tecnológico disponível, fazendo uso de diferenciados exemplos apresentar a leitura de números decimais de acordo a folha/atividade (anexo).

. Enfatizar a aplicabilidade da vírgula, chamando a atenção das diferenças na leitura da parte inteira da parte decimal.

Exemplo: 2,3 (dois inteiros e 3 décimos e não dois vírgula três)

                41, 08 (quarenta e um inteiros e oito centésimos e não quarenta e um vírgula zero oito)

 

3ºmomento

 . Fazer uma breve revisão de adição, subtração e multiplicação com decimais.

. Apresentar as regras para fazer divisão de inteiros por decimais, decimais por inteiros, decimais por decimais, inteiro por inteiro com o quociente decimal (anexo), outros, mostrando exemplos variados.

. Pedir que leiam as orientações da folha/atividade, anotar as dúvidas e postar.

Aula remota

1º momento

. Relembrar a aula anterior, esclarecendo as possíveis dúvidas postadas.

 

2ºmomento

. Oralmente, apresentar exemplos semelhantes aos da folha/atividade.

 

3º momento

. Solicitar que resolvam a atividade.

 

RECURSOS: ( ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (X ) Computador;

(  ) Jogos; (  ) Informativos;   (  ) Outros: celular, notbook

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do aluno;  ( ) Cartaz; (  ) Debate;(  ) Relatórios; (X) Atividade escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

Professor: _______________________________ Escola: _________________________________ 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: Matemática na quarentena

Unidade Temática: Números

Objeto de Conhecimento:    Operações com números inteiros

Ano:                          Período: 21 a 30 /07 / 2020                               Nº de Aulas: 02

HABILIDADES

(EF07MA03) Comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta numérica e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração.

(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.

COMPETÊNCIAS GERAIS

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Aula remota

1º momento

. Iniciar a aula com uma mensagem de otimismo e esperança.

. Fazer correção de atividades pendentes (se houver).

 

2ºmomento

.  Com o recurso tecnológico disponível, revisar números inteiros enfatizando a reta numérica em vários contextos, números simétricos, módulo, operações de adição e subtração e jogo de sinais.

. Apresentar o 1º, o 2º caso e as operações com parênteses de acordo a folha/atividade (anexo), lendo, explicando detalhadamente cada exemplo.

 

3ºmomento

. Apresentar multiplicação e divisão com números inteiros, chamando a atenção aos sinais, demonstrar situações do cotidiano que envolvam essas operações.

. Pedir para fazer a atividade 1 (anexo).

. Solicitar para ver o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=ziKpOLmLj4A

  Aula remota

1º momento

. Fazer correção da atividade 1(anexo).

. Fazer algumas demonstrações apresentadas no vídeo

. Esclarecer possíveis dúvidas apresentadas no vídeo ou que surgiram no decorrer da semana (caso os alunos perguntem no whatsapp)

2ºmomento

.  Apresenta novos exemplos com reta numérica, pirâmides, situações problemas envolvendo as operações com números inteiros, semelhantes às atividades, sempre enfatizando a atenção com o jogo de sinais.

3º momento

. Pedir para resolver a atividade 2 (anexo)

 

RECURSOS: (  ) Livro didático; ( ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (X ) Computador;

(  ) Jogos; (  ) Informativos;   (  X) Outros: Celular, notbook

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios  (  ) 

( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; (  ) Cartaz; (  ) Debate;(  ) Relatórios; (X) Atividade escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

Professor: _______________________________ Escola: _________________________________ 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: Matemática na quarentena

Unidade Temática: Álgebra

Objeto de Conhecimento: Equações do 1º grau

Ano:                          Período21 a 30 /07 / 2020                               Nº de Aulas: 02

HABILIDADES

(EF08MA06) Resolver operações e problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas.   

utilizando as propriedades das operações.

 (EF08MA07) Resolver equação de 1º grau com uma incógnita numa resolução algébrica

(EF08MA08) Resolver e elaborar problemas relacionados ao seu contexto próximo, que possam ser representados por meio de equações de 1º grau com uma incógnita.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.

COMPETÊNCIAS GERAIS

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Aula remota

1º momento

. Iniciar a aula com uma mensagem de otimismo e esperança.

. Fazer correção de atividades pendentes.

 

2ºmomento

. Com o recurso tecnológico disponível apresentar as orientações da folha/atividade (anexo).

. Explicar detalhadamente cada conceito, cada regra, cada propriedade, cada item abordado.

 

3ºmomento

. Apresentar a atividade resolvida explicando passo a passo.

. Apresentar os slides sobre equações (anexo) e resolver as questões (anexo).

. Pedir para ver o vídeo s vídeos https://www.youtube.com/watch?v=izco-0V6E9A

 

Aula remota

1º momento

. Fazer comentários sobre o vídeo e esclarecer possíveis dúvidas postadas pelos alunos

 

2ºmomento

.  Correção oral da atividade, detalhando cada item das questões (anexo). Apresentar outros exemplos

 

3º momento

. Pedir para ver ovídeo https://www.youtube.com/watch?v=m-XKSTjdGOI e anotar as dúvidas.

 

 

RECURSOS: ( ) Livro didático; ( ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (X ) Computador;

(  ) Jogos; (  ) Informativos;   (X ) Outros: Celular, notbook

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios  ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

Professor: _____________________________

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário