Sequências didáticas de 24 /08 a 04/09/2020

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: Matemática na quarentena

Unidade Temática: Números

Objeto de Conhecimento: REVISÃO: ADIÇÃO; SUBTRAÇÃO E MULTIPLICAÇÃO

Ano:                          Período: 24/08 a 04/09/ 2020                               Nº de Aulas: 07

HABILIDADES

 (EF06MA04) Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxograma que indique a resolução de um problema simples (por exemplo, se um número natural qualquer é par).

(EF06MA14) Reconhecer que a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar e utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.

(EF06MA15) Resolver e elaborar problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.

COMPETÊNCIAS GERAIS

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana – de 24 a 28/09 (aulas de 36 minutos)

 

Aula – Adição e subtração

. Apresentar uma operação de adição. Exemplo 3.247 + 12 + 715 e averiguar o conhecimento dos alunos com questionamentos:

- Como se ler o 1º número? E o 2º? E o 3º?

- O que significa essa cruz entre um número e outro?

- Que devemos fazer para saber o resultado da operação?

- Qual a regra para montar/armar uma operação de adição?

. Apresentar novos exemplos

. Apresentar uma operação de subtração e usar a mesma estratégia.

. Pedir para fazer atividade 1(anexo)

 

2ª Aula – Correção

.  Corrigir a atividade 1 e fazendo revisão

. Postar no grupo as animações de Ywélia (vídeo no whatasap ou https://www.youtube.com/watch?v=ReL5qnY_dls) e informar que vejam com bastante atenção, pois será necessário para as próximas aulas

 

 

 

Aula e Aula – Multiplicação

.  Averiguar quem viu o vídeo e questionar

- Como é o nome da professora do vídeo?

- Qual a operação que ela anuncia a ser estudada?

- De acordo a explicação da professora, como define a multiplicação?

- Qual foi o1º exemplo dado?

- Apresente um exemplo semelhante

- Para armar uma operação de multiplicação com os seguintes números 78 x 8, qual deve ficar em cima? Por quê?

- Calcule o resultado.

- Qual a regra para armar uma multiplicação com dois números (dígitos)?

- Entendeu como multiplicar por 10, 100 e 1000? Quem poderá explicar?

- Que número é usado para determinar o dobro de um número?

- E o triplo?

 

. Pedir para fazer a atividade 2 (anexo)

 

Segunda semana – de 31/08 a 04/09 ( aulas de 60 minutos)

 

Aula - Multiplicação

. Corrigir a atividade 2

Orientar para estudar tabuada e se possível acessar os links de jogos:

https://www.tabuadademultiplicar.com.br/memoria-tabuada.html

https://www.tabuadademultiplicar.com.br/disparo-com-tabuada.html

https://www.tabuadademultiplicar.com.br/tabuada-do-gato.html

 

Aula – Expressão numérica

. Apresentar o problema: Ana foi ao mercado e levou para pagar suas compras uma nota de 100 reais. A mãe dela falou: - Muita atenção com o troco.

Qual será o troco que Ana irá receber?

A quantidade e o preço dos produtos comprados por Ana estão indicados na lista abaixo.

Lista de compras

3 kg de arroz – R$ 5,00 o quilo

4 kg de batatas – 2,00 o quilo

1 kg de feijão – 6,00 o quilo

5 kg de frango – 12,00 o quilo

. Fazer a leitura e compreensão do problema com as questões:

- O que eu sei?

- O que eu quero saber?

- O que devo fazer?

 . Após todos compreenderem o problema, esquematizar  

100 –          [  ( 3 x5  )   +   (  4  x  2 )       +      (  1  x  6 )   + (  5   x   12 ) ] =

Dinheiro            arroz                       batata                           feijão                   frango

 

. Estruturar a expressão.

. Fazer as devidas explicações e calcular o troco recebido por Ana.

. Enfatizar que:

-Nas expressões numéricas usamos parênteses ( ), colchetes [ ] e chaves { } sempre que for necessário alterar a prioridade das operações.

Quando aparecer esses símbolos, resolver a expressão da seguinte forma:

1º) as operações que estão dentro dos parênteses
2º) as operações que estão dentro dos colchetes
3º) as operações que estão dentro das chaves

 

. Apresentar outros exemplos

. Pedir para fazer atividade 3 (anexo)

 

Aula

. Corrigir a atividade 3

. Pedir que ouçam as paródias e o funk da tabuada e façam uma paródia, ou um poema, ou uma música com a tabuada e apresente na próxima aula.

https://www.youtube.com/watch?v=zRiQzuMHpj8

https://www.youtube.com/watch?v=uF6ImZ8VQto

https://www.youtube.com/watch?v=SZxkcQOsB0Y

RECURSOS: (   ) Livro didático;  ( ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas:

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

Professor: _______________________________ Escola: _________________________________________

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: Matemática na quarentena

Unidade Temática: Números

Objeto de Conhecimento: Números inteiros

Ano: 7º                          Período: 24/08 a 04/09/ 2020                               Nº de Aulas: 07

HABILIDADES

(EF07MA03) Comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta numérica e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana – de 24 a 28/09 (aulas com 36 minutos)

Aula – Números inteiros

. Iniciar a aula fazendo indagações sobre o tempo de Itamaraju.

. Indagar se em todo planeta o clima é o mesmo.

. Pedir que leiam o texto “O inverno no Brasil da página 38 e fazer questionamentos da página 39 e outros.

. Questionar: já perceberam que muitas vezes os números naturais não são suficientes para representar alguns valores que estão presentes no nosso dia a dia?

. Apresentar a história dos números negativos da página 40

 

Aula – Números inteiros

. Fazer uma leitura das imagens das páginas 40 e 41 e as devidas explicações de cada item.

. Esclarecer que os números negativos são menores que zero

. Orientar para fazer a atividade 1 (anexo)

. Pedir que providencie régua, lápis e borracha para a próxima aula

 

Aula – Números inteiros

. Corrigir a atividade 1 (anexo) esclarecendo possíveis dúvidas

 

Aula – Números inteiros e a reta numérica

. Seguir as orientações didáticas da página 42

. Solicitar que com uma régua façam uma linha com 18 cm, pedir para marcar 9 cm a partir do início e escrever o ponto zero ao meio da reta. Em seguida fazer uma seta para o sentido esquerdo e outra no sentido direito, como o exemplo abaixo e escrever sobre a reta os números maiores que zero para direita e menores que zero para esquerda. Ver exemplo

                         NÚMEROS   NEGATIVOS                                        NÚMEROS POSITIVOS

 

Segunda semana – de 31/08 a 04/09 (aulas com 60 minutos)

 

Aula – Distância de um ponto à origem na reta numérica

. Fazer as devidas explicações de acordo ao apresentado na página 42 e 43, enfatizando antecessor e sucessor dos números inteiros, números consecutivos, módulo ou valor absoluto, números simétricos ou opostos

. Orientar para as atividades da página 44

 

Aula – Números inteiros e a reta numérica

. Fazer a correção das atividades da página 44, esclarecendo as possíveis dúvidas.

. Fazer um ditado de tabuada, dinâmica do chutômetro ou qual é o número ou outra qualquer.

 

Aula – Comparação de números inteiros

. Apresentar o objeto de conhecimento de acordo as orientações didáticas da página 45

. Orientar para fazer as atividades 46 e 47

RECURSOS: (X ) Livro didático;  () Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: 38 a 47

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

Professor: _______________________________ Escola: ________________________________________

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: Matemática na quarentena

Unidade Temática: Geometria

Objeto de Conhecimento: Ângulos  

Ano: 8º                          Período: 24/08 a 04/09/2020                               Nº de Aulas: 08

HABILIDADES

(EF08MA15) Construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares.

(EF08MA15) Construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares. (EF08MA16) Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um hexágono regular de qualquer área, a partir da medida do ângulo central e da utilização de esquadros e compasso.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.

7. Desenvolver e/ou discutir projetos que abordem, sobretudo, questões de urgência social, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários, valorizando a diversidade de opiniões de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.

COMPETÊNCIAS GERAIS

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

 

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana – De 24 a 28/08 (aula com 36 minutos)

 

Aula – Ângulos: Introdução

. Seguindo as orientações didáticas da página 36, apresentar situações diárias que identifique ângulos.

. Passar o vídeo ou postar para os alunos verem com antecedência https://www.youtube.com/watch?v=nAvqZSglTmA  Ou https://www.youtube.com/watch?v=AYD1Hu-eV7w

 

Aula – Ângulos: como medir e construir ângulos.

. Com base nas orientações do vídeo e da página 36 explanar bem o objeto de conhecimento apresentado.

. Demonstrar com exemplos prático os ângulos notáveis

. Postar os vídeos  https://www.youtube.com/watch?v=sJYU8Igk2hU

. Embasado no vídeo e na questão 4, mostrar passo a passo como medir e construir ângulos com transferidor e alguns podem ser apenas com os esquadros, (ver orientações da página 37).

 

 

Aula e 4ª aula – Ângulos complementares e suplementares

. Apresentar um vídeo https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geo-angle/vert-comp-supp-angles/v/complementary-and-supplementary-angles ou https://www.youtube.com/watch?v=o2qtuIfoV9w&feature=youtu.be (se optar pelo segundo vídeo, esclarecer que um ângulo agudo mede de um 10 a  890 59’ 59’’ e não de 10 a 890 como o professor diz no vídeo) e fazer as devidas orientações e cálculos com outros exemplos.

. Apresentar problemas e cálculos relacionados a ângulos complementares e suplementares

. Orientar para fazer as atividades das páginas 38 e 39

 

Aula – Ângulos complementares e suplementares

. Correção das atividades das páginas 38 e 39 esclarecendo as possíveis dúvidas

. Solicitar que na próxima aula providencie papel, tesoura, régua, lápis, compasso

 

Segunda semana – De 31/08 a 04/09 (aula com 60 minutos)

 

Aula – Bissetriz de um ângulo

. Seguindo as orientações da página 40 determinar bissetriz de ângulo com dobradura.

. A partir da dobradura conceituar bissetriz de um ângulo.

. Determinar a bissetriz de um ângulo com régua e compasso (ver orientações da página 41).

. Orientar para fazer a atividade 1 (anexo)

 

Aula

. Correção da atividade 1esclarecendo as possíveis dúvidas

 

8ª aula - Mediatriz de um ângulo

. Seguindo as orientações da página 42 determinar mediatriz de ângulo com dobradura.

. A partir da dobradura conceituar mediatriz de um ângulo.

. Determinar a mediatriz de um ângulo com régua e compasso (ver orientações da página 43).

. Orientar para fazer a atividade da página 44 e 45

 

 

 

RECURSOS: (X ) Livro didático;  () Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 24,27 e 29 ) 

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

Professor: _______________________________ Escola: ________________________________________

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: Matemática na quarentena

Unidade Temática: Números

Objeto de Conhecimento: Simplificação e operações com radicais; Racionalização de denominador e Propriedades de raízes

Ano:                          Período: 24/08 a 04/09/2020                               Nº de Aulas: 08

HABILIDADES

 (EF09MA03) Efetuar cálculos com números reais, envolvendo raízes, raiz de um número negativo e potências com expoentes fracionários, e propriedades de raízes.

(EF09MA18) Reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, tais como distância entre planetas e sistemas solares, tamanho de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de computadores, entre outros.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.

 2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

COMPETÊNCIAS GERAIS

1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana – De 24 a 28/08 (aula com 36 minutos)

 

Aula – Decomposição em fatores primos

. Relembrar decomposição de um número em fatores primos

. Apresentar vários exemplos

 

Aula – Simplificação de radicais

. Informar que quando dizemos que um número está na forma simplificada, queremos mostrar que há uma maneira mais simples, de interpretá-lo. As raízes exatas já são representadas de uma forma simples.

. Apresentar as devidas orientações para simplificar radicais com os exemplos mencionados e outros.

. Orientar para fazer as atividades 24 a 28 da página 21 do material de apoio (anexo- tirado do livro Vontade de saber Matemática-9º ano de Joamir Souza e Patrícia M. Pataro)

 

Aula - Simplificação de radicais

. Correção das atividades 24 a 28 da página 21 do material de apoio (anexo- tirado do livro Vontade de Saber Matemática – 9º ano de Joamir Souza e Patrícia M. Pataro)

 

 

Aula - Operação com radicais

. Apresentar o objeto de conhecimento fazendo as devidas explicações

. Orientar para fazer as atividades 29 a 41 das páginas 22 e 23 do material de apoio (anexo- tirado do livro Vontade de Saber Matemática – 9º ano de Joamir Souza e Patrícia M. Pataro)

 

 

Aula – Operação com radicais

. Correção das atividades 29 a 41 das páginas 22 e 23 do material de apoio (anexo- tirado do livro Vontade de Saber Matemática – 9º ano de Joamir Souza e Patrícia M. Pataro)

 

 

Segunda semana – De 31/08 a 04/09 (aula com 60 minutos)

 

Aula – Racionalização de denominador  

. Apresentar os vídeos:

 https://www.youtube.com/watch?v=rX0cAcr_pAc – 1º caso

https://www.youtube.com/watch?v=p6yv2RazbM0 – 2 caso

https://www.youtube.com/watch?v=RHy_mygdpXo – 3º caso

. Fazer uma breve explanação do objeto de conhecimento com outros exemplos.

. Orientar para fazer as atividades 42 a 48 das páginas 24 e 25 do material de apoio anexo- tirado do livro Vontade de Saber Matemática – 9º ano de Joamir Souza e Patrícia M. Pataro)

 

Aula - Racionalização de denominador 

. Correção das atividades 42 a 48 das páginas 24 e 25 do material de apoio (anexo- tirado do livro Vontade de Saber Matemática – 9º ano de Joamir Souza e Patrícia M. Pataro)

 

Aula – Propriedades de raízes

. Seguir as orientações didáticas da página 39 (do livro)

. Apresentar o resumo a ficha resumo das propriedades de raízes (anexo)

. Orientar para fazer as atividades da página 40 e 41

 

RECURSOS: (X ) Livro didático;  ( ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (31 a 40) 

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

Professor: _______________________________ Escola: _________________________________________

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