Tema:
Matemática na quarentena |
Unidade
Temática: Números |
Objeto de Conhecimento: REVISÃO: ADIÇÃO; SUBTRAÇÃO E MULTIPLICAÇÃO |
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Ano: 6º Período: 24/08 a 04/09/ 2020 Nº
de Aulas: 07 |
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HABILIDADES |
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(EF06MA04) Construir algoritmo em linguagem
natural e representá-lo por fluxograma que indique a resolução de um problema
simples (por exemplo, se um número natural qualquer é par). (EF06MA14)
Reconhecer que a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar,
subtrair, multiplicar e utilizar essa noção para determinar valores
desconhecidos na resolução de problemas. (EF06MA15)
Resolver e elaborar problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em
duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem
como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo. |
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COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
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2. Desenvolver o raciocínio lógico, o
espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes,
recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo. 5. Utilizar processos e ferramentas
matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e
resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento,
validando estratégias e resultados. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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2.
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das
ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a
imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar
hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 4.
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras,
e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como
conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se
expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em
diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. |
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade
emocional; Autoconhecimento;
Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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Primeira semana – de 24 a 28/09
(aulas de 36 minutos) 1ª Aula
– Adição e subtração . Apresentar uma operação de adição. Exemplo
3.247 + 12 + 715 e averiguar o conhecimento dos alunos com questionamentos: - Como se ler o 1º número? E o 2º? E o 3º? - O que significa essa cruz entre um número e
outro? - Que devemos fazer para saber o resultado da
operação? - Qual a regra para montar/armar uma operação de
adição? . Apresentar novos exemplos . Apresentar uma operação de subtração e usar a
mesma estratégia. . Pedir para fazer atividade 1(anexo) 2ª Aula – Correção . Corrigir a
atividade 1 e fazendo revisão . Postar no grupo as animações de Ywélia (vídeo
no whatasap ou https://www.youtube.com/watch?v=ReL5qnY_dls) e informar
que vejam com bastante atenção, pois será necessário para as próximas aulas 3ª Aula e 4ª Aula – Multiplicação . Averiguar quem viu o vídeo e questionar - Como é o nome da professora do vídeo? - Qual a operação que ela anuncia a ser estudada? - De acordo a explicação da professora, como
define a multiplicação? - Qual foi o1º exemplo dado? - Apresente um exemplo semelhante - Para armar uma operação de multiplicação com os
seguintes números 78 x 8, qual deve ficar em cima? Por quê? - Calcule o resultado. - Qual a regra para armar uma multiplicação com
dois números (dígitos)? - Entendeu como multiplicar por 10, 100 e 1000?
Quem poderá explicar? - Que número é usado para determinar o dobro de
um número? - E o triplo? . Pedir para fazer a atividade 2 (anexo) Segunda semana – de 31/08 a 04/09 (
aulas de 60 minutos) 5ª Aula - Multiplicação . Corrigir a atividade 2 Orientar para estudar tabuada e se possível acessar os links de
jogos: https://www.tabuadademultiplicar.com.br/memoria-tabuada.html https://www.tabuadademultiplicar.com.br/disparo-com-tabuada.html https://www.tabuadademultiplicar.com.br/tabuada-do-gato.html 6ª Aula – Expressão numérica .
Apresentar o problema: Ana foi ao mercado e levou para pagar suas compras
uma nota de 100 reais. A mãe dela falou: - Muita atenção com o troco. Qual será o
troco que Ana irá receber? A quantidade e o preço dos
produtos comprados por Ana estão indicados na lista abaixo.
. Fazer a leitura e compreensão do problema com as
questões: - O que eu sei? - O que eu quero saber? - O que devo fazer? . Após todos
compreenderem o problema, esquematizar 100 –
[ ( 3 x5 )
+ ( 4
x 2 ) +
( 1 x 6
) + (
5 x 12 ) ] = Dinheiro arroz batata feijão frango . Estruturar a expressão. . Fazer as devidas explicações e calcular o troco
recebido por Ana. . Enfatizar que: -Nas
expressões numéricas usamos parênteses ( ), colchetes [ ] e chaves { } sempre
que for necessário alterar a prioridade das operações. Quando aparecer esses símbolos,
resolver a expressão da seguinte forma: 1º) as operações que estão dentro dos
parênteses . Apresentar outros exemplos . Pedir para fazer atividade 3 (anexo) 7ª Aula . Corrigir a atividade 3 . Pedir que ouçam as
paródias e o funk da tabuada e façam uma paródia, ou um poema, ou uma música
com a tabuada e apresente na próxima aula. https://www.youtube.com/watch?v=zRiQzuMHpj8 |
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RECURSOS: (
) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (X )
Computador; (
) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( x )
Outros: celular, notebook; |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro
páginas: (
) Seminários; ( ) Apresentação
oral; (X ) Observação do desempenho do aluno;
( ) Cartaz; ( ) Debate; (
) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros: |
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Professor: _______________________________ Escola:
_________________________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática |
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Tema: Matemática na quarentena |
Unidade Temática: Números
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Objeto de Conhecimento: Números inteiros |
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Ano: 7º Período: 24/08 a 04/09/ 2020 Nº
de Aulas: 07 |
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HABILIDADES |
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(EF07MA03)
Comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o
histórico, associá-los a pontos da reta numérica e utilizá-los em situações
que envolvam adição e subtração. |
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COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
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2. Desenvolver o
raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir
argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para
compreender e atuar no mundo. 3. Compreender as
relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática
(Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras
áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de
construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a
perseverança na busca de soluções. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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1.
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o
mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 5.
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e
comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade
de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e
experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do
trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu
projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e
responsabilidade. 10.
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade,
resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos,
democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. |
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade
emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia;
Criatividade. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
Primeira semana – de 24 a 28/09 (aulas com 36 minutos) 1ª Aula – Números inteiros . Iniciar a aula
fazendo indagações sobre o tempo de Itamaraju. . Indagar se em todo
planeta o clima é o mesmo. . Pedir que leiam o
texto “O inverno no Brasil da página 38 e fazer questionamentos da página 39
e outros. . Questionar: já
perceberam que muitas vezes os números naturais não são suficientes para
representar alguns valores que estão presentes no nosso dia a dia? . Apresentar a história
dos números negativos da página 40 2ª Aula – Números inteiros . Fazer uma leitura das
imagens das páginas 40 e 41 e as devidas explicações de cada item. . Esclarecer que os
números negativos são menores que zero . Orientar para fazer a
atividade 1 (anexo) . Pedir que providencie
régua, lápis e borracha para a próxima aula 3ª Aula – Números
inteiros . Corrigir a atividade
1 (anexo) esclarecendo possíveis dúvidas 4ª Aula – Números
inteiros e a reta numérica . Seguir as orientações
didáticas da página 42 . Solicitar que com uma
régua façam uma linha com 18 cm, pedir para marcar 9 cm a partir do início e
escrever o ponto zero ao meio da reta. Em seguida fazer uma seta para o
sentido esquerdo e outra no sentido direito, como o exemplo abaixo e escrever
sobre a reta os números maiores que zero para direita e menores que zero para
esquerda. Ver exemplo NÚMEROS NEGATIVOS
NÚMEROS POSITIVOS Segunda semana – de 31/08 a 04/09 (aulas com 60 minutos) 5ª Aula – Distância de
um ponto à origem na reta numérica . Fazer as devidas
explicações de acordo ao apresentado na página 42 e 43, enfatizando
antecessor e sucessor dos números inteiros, números consecutivos, módulo ou
valor absoluto, números simétricos ou opostos . Orientar para as
atividades da página 44 6ª Aula – Números
inteiros e a reta numérica . Fazer a correção das
atividades da página 44, esclarecendo as possíveis dúvidas. . Fazer um ditado de
tabuada, dinâmica do chutômetro ou qual é o número ou outra qualquer. 7ª Aula – Comparação de
números inteiros . Apresentar o objeto
de conhecimento de acordo as orientações didáticas da página 45 . Orientar para fazer
as atividades 46 e 47 |
RECURSOS:
(X ) Livro didático;
() Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; ( ) Vídeo; (X )
Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; ( x ) Outros: celular, notebook; |
AVALIAÇÃO:
( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro
páginas: 38 a 47 ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
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Professor:
_______________________________ Escola:
________________________________________
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – Matemática |
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Tema: Matemática
na quarentena |
Unidade Temática: Geometria |
Objeto de Conhecimento: Ângulos |
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Ano: 8º Período: 24/08 a 04/09/2020 Nº de
Aulas: 08 |
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HABILIDADES |
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(EF08MA15)
Construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria
dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos
regulares. (EF08MA15)
Construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria
dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos
regulares. (EF08MA16) Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um
algoritmo para a construção de um hexágono regular de qualquer área, a partir
da medida do ângulo central e da utilização de esquadros e compasso. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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3. Compreender as
relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática
(Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras
áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de
construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a
perseverança na busca de soluções. 5.
Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais
disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de
outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados. 7. Desenvolver e/ou
discutir projetos que abordem, sobretudo, questões de urgência social, com
base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários,
valorizando a diversidade de opiniões de indivíduos e de grupos sociais, sem
preconceitos de qualquer natureza. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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5.
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e
comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 7.
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular,
negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e
promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo
responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em
relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. 8.
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional,
compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos
outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. |
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento;
Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
Primeira semana –
De 24 a 28/08 (aula com 36 minutos) 1ª Aula – Ângulos: Introdução . Seguindo as orientações didáticas da página 36, apresentar situações
diárias que identifique ângulos. . Passar o vídeo ou postar para os alunos verem com antecedência https://www.youtube.com/watch?v=nAvqZSglTmA Ou https://www.youtube.com/watch?v=AYD1Hu-eV7w 2ª Aula – Ângulos: como medir e construir ângulos. . Com base nas
orientações do vídeo e da página 36 explanar bem o objeto de conhecimento apresentado. . Demonstrar com
exemplos prático os ângulos notáveis .
Postar os vídeos https://www.youtube.com/watch?v=sJYU8Igk2hU . Embasado no vídeo
e na questão 4, mostrar passo a passo como medir e construir ângulos com
transferidor e alguns podem ser apenas com os esquadros, (ver orientações da página 37). 3ª Aula e 4ª aula – Ângulos
complementares e suplementares . Apresentar um vídeo https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geo-angle/vert-comp-supp-angles/v/complementary-and-supplementary-angles
ou https://www.youtube.com/watch?v=o2qtuIfoV9w&feature=youtu.be
(se optar pelo segundo vídeo, esclarecer que um ângulo agudo mede de um 10
a 890 59’ 59’’ e não
de 10 a 890 como o professor diz no vídeo) e fazer as
devidas orientações e cálculos com outros exemplos. . Apresentar problemas
e cálculos relacionados a ângulos complementares e suplementares . Orientar para fazer
as atividades das páginas 38 e 39 5ª Aula – Ângulos
complementares e suplementares . Correção das atividades das páginas 38 e 39
esclarecendo as possíveis dúvidas . Solicitar que na próxima aula providencie papel,
tesoura, régua, lápis, compasso Segunda semana – De 31/08 a 04/09
(aula com 60 minutos) 6ª Aula – Bissetriz de
um ângulo . Seguindo as orientações da página 40 determinar
bissetriz de ângulo com dobradura. . A partir da dobradura conceituar bissetriz de um
ângulo. . Determinar a bissetriz de um ângulo com régua e
compasso (ver
orientações da página 41). . Orientar para fazer a atividade 1 (anexo) 7ª Aula . Correção da atividade
1esclarecendo as possíveis dúvidas 8ª aula - Mediatriz de
um ângulo . Seguindo as orientações da página 42 determinar mediatriz
de ângulo com dobradura. . A partir da dobradura conceituar mediatriz de um
ângulo. . Determinar a mediatriz de um ângulo com régua e
compasso (ver
orientações da página 43). . Orientar para fazer a atividade da página 44 e
45 |
RECURSOS:
(X ) Livro didático;
() Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; ( ) Vídeo; (X )
Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; ( x ) Outros: celular, notebook; |
AVALIAÇÃO:
( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( 24,27 e 29 ) ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
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Professor:
_______________________________ Escola:
________________________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática |
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Tema: Matemática na quarentena |
Unidade Temática: Números
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Objeto de Conhecimento: Simplificação e
operações com radicais; Racionalização de denominador e Propriedades de raízes |
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Ano: 9º Período: 24/08 a 04/09/2020 Nº de Aulas: 08 |
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HABILIDADES |
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(EF09MA03) Efetuar cálculos com números
reais, envolvendo raízes, raiz de um número negativo e potências com
expoentes fracionários, e propriedades de raízes. (EF09MA18)
Reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou
muito pequenas, tais como distância entre planetas e sistemas solares,
tamanho de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de computadores,
entre outros. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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1. Reconhecer que a
Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de
diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva,
que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para
alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do
trabalho. 2. Desenvolver o raciocínio lógico, o
espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes,
recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo. 3. Compreender as
relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática
(Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras
áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de
construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a
perseverança na busca de soluções. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente
construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e
explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de
uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 3. Valorizar e fruir as diversas manifestações
artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de
práticas diversificadas da produção artístico-cultural. |
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade
emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia;
Criatividade. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
Primeira semana –
De 24 a 28/08 (aula com 36 minutos) 1ª Aula – Decomposição em fatores primos .
Relembrar decomposição de um número em fatores primos .
Apresentar vários exemplos 2ª Aula – Simplificação de radicais .
Informar que quando dizemos que um número está na forma simplificada,
queremos mostrar que há uma maneira mais simples, de interpretá-lo. As raízes
exatas já são representadas de uma forma simples. . Apresentar
as devidas orientações para simplificar radicais com os exemplos mencionados
e outros. . Orientar para fazer as atividades 24 a 28 da
página 21 do material de apoio (anexo- tirado do
livro Vontade de saber Matemática-9º ano de Joamir Souza e Patrícia M. Pataro) 3ª Aula - Simplificação
de radicais . Correção das atividades 24 a 28 da página 21 do material de apoio (anexo- tirado do livro Vontade de Saber Matemática – 9º ano
de Joamir Souza e Patrícia M. Pataro) 4ª Aula - Operação com
radicais . Apresentar
o objeto de conhecimento fazendo as devidas explicações . Orientar para fazer
as atividades 29 a 41 das páginas 22 e 23 do
material de apoio (anexo- tirado do livro Vontade de
Saber Matemática – 9º ano de Joamir Souza e Patrícia M. Pataro) 5ª Aula – Operação com
radicais . Correção das atividades
29 a 41 das páginas 22 e 23 do material de apoio (anexo- tirado do livro Vontade de Saber Matemática – 9º ano
de Joamir Souza e Patrícia M. Pataro) Segunda semana – De 31/08 a 04/09
(aula com 60 minutos) 6ª Aula – Racionalização
de denominador . Apresentar os vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=rX0cAcr_pAc
– 1º caso https://www.youtube.com/watch?v=p6yv2RazbM0
– 2 caso https://www.youtube.com/watch?v=RHy_mygdpXo
– 3º caso . Fazer uma breve explanação do objeto de conhecimento com outros
exemplos. . Orientar para fazer
as atividades 42 a 48 das páginas 24 e 25 do material de apoio anexo- tirado do livro
Vontade de Saber Matemática – 9º ano de Joamir Souza e Patrícia M. Pataro) 7ª Aula - Racionalização
de denominador
. Correção das
atividades 42 a 48 das páginas 24 e 25 do material de apoio (anexo- tirado do livro
Vontade de Saber Matemática – 9º ano de Joamir Souza e Patrícia M. Pataro) 8ª Aula – Propriedades
de raízes . Seguir as orientações didáticas da página 39 (do livro) . Apresentar o resumo a ficha resumo das propriedades de raízes (anexo) .
Orientar para fazer as atividades da página 40 e 41 |
RECURSOS:
(X ) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; ( ) Vídeo; (X )
Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; ( x ) Outros: celular, notebook; |
AVALIAÇÃO:
( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro
páginas: (31 a 40) ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
|
Professor:
_______________________________ Escola:
_________________________________________
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