SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática |
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Tema: Matemática
na quarentena |
Unidade Temática: Números |
Objeto de Conhecimento: Divisão |
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Ano: 6º Período: 21/09 a 02/10 / 2020 Nº
de Aulas: 08 |
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HABILIDADES |
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(EF06MA04) Construir algoritmo em linguagem
natural e representá-lo por fluxograma que indique a resolução de um problema
simples (por exemplo, se um número natural qualquer é par). (EF06MA14)
Reconhecer que a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar,
subtrair, multiplicar e utilizar essa noção para determinar valores
desconhecidos na resolução de problemas. (EF06MA15)
Resolver e elaborar problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em
duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem
como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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2.
Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de
produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos
para compreender e atuar no mundo. 5.
Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais
disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de
outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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2. Exercitar a curiosidade
intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a
investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade,
para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver
problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos
conhecimentos das diferentes áreas. 4. Utilizar diferentes linguagens
– verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual,
sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística,
matemática e científica, para se expressar e partilhar informações,
experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos
que levem ao entendimento mútuo. |
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
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Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade
emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia;
Criatividade. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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Primeira semana – de 21/09 a 25/09/2020 1ª Aula – Divisão . Corrigir as atividades 5 a 7 da página 55. . Orientar para fazer a questão 9 da página 56, usando a calculadora ou
não. 2ª Aula
– Dinâmica: Qual
é resto? Por quê? . Apresentar o exemplo da tabela. . Citar outros exemplos (abaixo, mas pode ser
outros) . Marca ponto quem primeiro indicar o resto e
explicar o porquê.
Exemplos:
20
: 5; 32
: 4; 19 :
2; 47 : 5;
24 : 3 . Se desejar,
apresentar outros exemplos. 3ª Aula e 4ª Aula –Relação
envolvendo multiplicação e divisão . Solicitar que leiam o problema da página 58 e fazer questionamentos: - Quem foi ao supermercado com a mãe? - O que ela pretende comprar? - Quantas barras de cereais tinha a embalagem? - Quanto pesava as barras de cerais juntas? - O que Lívia queria saber? - O que ela fez? - O que Lívia percebeu? - Qual a operação inversa da divisão? . Apresentar novos exemplos seguindo as orientações didáticas . Comprovar que: quociente x divisor = dividendo (divisão exata) e
quociente x divisor + resto = dividendo (divisão não exata) . Orientar para fazer as atividades de 1 a 6 da página 59. Segunda semana – de 28/09 a 02/10/2020 5ª Aula e 6ª Aula – Relação
envolvendo multiplicação e divisão . Correção das atividades de 1 a 6 da página 59. 7ª Aula – Expressões
numéricas envolvendo divisão . Pedir que os alunos leiam e observem bem a tirinha da página 60. . Fazer as questões abordadas nas orientações didáticas e comentar as
respostas dadas pelos alunos. . Com os alunos resolver a expressão apresentada na página 60. 8ª Aula –
Divisão . Relembrar os critérios para resolver expressão numérica: 1º- Multiplicação ou divisão, respeitando a ordem que aparecem. 2º - Adição ou subtração, também respeitando a ordem que aparecem. Obs. Quando aparecer os símbolos ( ), [
] e { } resolve: 1º-
As operações que estão dentro dos parênteses . Solicitar
que façam as atividades da página 61. |
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RECURSOS:
(x)
Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (X ) Computador; (x)
Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; ( x ) Outros: celular, notebook; |
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AVALIAÇÃO:
( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: 58 a 61 ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
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Professor:
_______________________________ Escola:
_________________________________________
Tema:
Matemática na quarentena |
Unidade
Temática: Números
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Objeto de Conhecimento: Adição e subtração com números
inteiros |
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Ano: 7º Período: 21/ 09 a 02/10/ 2020 Nº
de Aulas: 08 |
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HABILIDADES |
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EF07MA03) Comparar e ordenar
números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los
a pontos da reta numérica e utilizá-los em situações que envolvam adição e
subtração. (EF07MA04) Resolver e elaborar operações
que envolvam operações com números inteiros. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de
investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo
aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo. 3. Compreender as relações entre conceitos e
procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra,
Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento,
sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar
conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na
busca de soluções. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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1. Valorizar e utilizar os
conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social,
cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo
e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e
inclusiva. 5. Compreender, utilizar e criar
tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as
escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir
conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida
pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências
culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem
entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas
ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia,
consciência crítica e responsabilidade. 10. Agir pessoal e coletivamente
com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação,
tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos,
sustentáveis e solidários. |
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade
emocional; Autoconhecimento;
Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
Primeira semana – de 21 a 25/09/2020 1ª Aula e 2ª Aula – Adição com números inteiros . Correção
das atividades das páginas 49 e 50. 3ª Aula e 4ª Aula – Subtração com números inteiros . Solicitar
que os alunos observem atentamente a imagem do termômetro da página 51 e
indagar a temperatura assinalada em determinado mês. Exemplo: - Como
estava a temperatura em Ottawa, Canadá no mês de junho? - E em
janeiro? - Qual o mês
mais quente? - E o mais
frio? - De acordo
o termômetro, o que percebe na temperatura do mês de fevereiro e de outubro? . Na reta
numérica apresentar a variação de temperatura dos meses de março e fevereiro. . Apresentar
outros exemplos semelhantes. . Apresentar
os exemplos dados nas orientações didáticas das páginas 51 e 52. . Orientar para
fazer as atividades da página 52 e 53 Segunda semana – de 28 /09 a 02/10/2020 5ª Aula e 6ª Aula – Subtração com números inteiros . Correção
das atividades da página 52 e 53 7ª Aula e 8ª Aula –Adição e Subtração com números inteiros (revisão) . Apresentando
exemplos, revisar adição e subtração com números inteiros. . Numa reta numérica
apresentar exemplos de adição
. Chamar a atenção para o jogo dos
sinais Sinais iguais, soma e conserva o sinal. ·
Sinais diferentes, subtrai e conserva
o sinal do maior. ·
. Orientar para fazer a atividade (anexo) |
RECURSOS: (X ) Livro didático;
() Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; ( ) Vídeo; (X )
Computador; (
) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( x )
Outros: celular, notebook; |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: 51 a 53 (
) Seminários; ( ) Apresentação
oral; (X ) Observação do desempenho do aluno;
( ) Cartaz; ( ) Debate; (
) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros: |
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SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – Matemática |
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Tema: Matemática na quarentena |
Unidade Temática: Geometria |
Objeto de Conhecimento: Simetria de rotação e
translação |
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Ano: 8º Período: 21 / 09 a 02 / 10 / 2020 Nº de Aulas: 10 |
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HABILIDADES |
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(EF08MA17) Aplicar os conceitos de mediatriz
e bissetriz como lugares geométricos na resolução de problemas. (EF08MA18)
Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações
geométricas (translação, reflexão e rotação), com o uso de instrumentos de
desenho ou de softwares de geometria dinâmica. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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3. Compreender as
relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática
(Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras
áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de
construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a
perseverança na busca de soluções. 5.
Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais
disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de
outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados. 7. Desenvolver e/ou
discutir projetos que abordem, sobretudo, questões de urgência social, com
base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários,
valorizando a diversidade de opiniões de indivíduos e de grupos sociais, sem
preconceitos de qualquer natureza. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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5.
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e
comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 7.
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular,
negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e
promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo
responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em
relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. 8.
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional,
compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos
outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. |
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento;
Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
Primeira semana – de 21 a 25/09/2020 1ª Aula e 2ª Aula – Simetria de rotação e translação . Passar o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=te2q-aowdvc , ou postar com antecedência e fazer
indagações: - Qual o nome do
professor que apresenta a aula? - Quem é o convidado da
aula? - Juquinha entendeu a
explicação dada? E você entendeu? - De acordo a
explicação, quando é que há uma simetria de rotação de uma figura? - Quantos exemplos o
professor mostrou pra Juquinha entender melhor? - E você entendeu com
determinar a simetria de uma figura? - De acordo a
explicação a simetria de translação é tem a mesma procedência da simetria de
rotação? - O que diferencia
simetria de rotação e simetria de translação? . Apresentar os slides em power point (anexo). Fazer comentários enquanto apresenta os
slides e orientar os alunos a fazerem a atividades. . Solicitar que leiam com atenção as informações
contidas no retângulo da página 54. . Pedir que os alunos tracem uma malha
quadriculada no caderno e seguindo as orientações da página 55 construir
figuras simétricas 3ª Aula e 4ª aula – Simetria de translação . Seguindo as orientações didáticas, fazer a correção
das atividades das páginas 56 e 57 5ª Aula – Acessibilidade . Fazer leitura e compreensão do texto
“acessibilidade” da página 58 e 59. . Seguir as orientações didáticas e questionar os
alunos quanto ao conhecimento sobre o tema. . Orientar para que façam a atividade da página
59, em especial a questão 3, a. Segunda semana – de 28/09 a 02/10/2020 6ª Aula e 7ª Aula – Simetria de rotação e translação (revisão). . Apresentar o quiz https://www.proprofs.com/quiz-school/quizshow.php?title=isometrias&q=5, ou https://www.proprofs.com/quiz-school/quizshow.php?title=isometrias&q=5, ou outra forma de perguntas e respostas para
revisar. . Solicitar que em casa pratiquem os jogos http://www.editoradobrasil.com.br/objetoslinhasepontos/cilli/tempo/matematica/index.html e https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geo-transformations-congruence/line-of-symmetry/e/axis_of_symmetry 8ª Aula – Simetria de rotação e translação (revisão). . Fazer comentários sobre os jogos, e apresentar o
vídeo https://www.youtube.com/watch?v=fm71DKQ-WMM ou https://www.youtube.com/watch?v=GGKIPVGZiOA . Orientar para fazer a atividade (anexo) 9ª Aula e 10ª Aula - Simetria de rotação e translação (revisão). . Correção da atividade (anexo) |
RECURSOS:
(X ) Livro didático;
() Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; ( ) Vídeo; (X )
Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; ( x ) Outros: celular, notebook; |
AVALIAÇÃO:
( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (54 a 59) ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
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Professor:
_______________________________ Escola:
________________________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática |
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Tema: Matemática
na quarentena |
Unidade Temática: Geometria e Números |
Objeto de Conhecimento:
Circunferência e Sistema de equações com duas incógnitas |
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Ano: 9º Período: 21/09 a 02/10/2020 Nº de Aulas: 10 |
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HABILIDADES |
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(EF09MA11)
Resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos,
ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência, fazendo uso,
inclusive, de softwares de geometria dinâmica. (EF09MA15)
Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a
construção de um polígono regular cuja medida do lado é conhecida, utilizando
régua e compasso, como também softwares. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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1. Reconhecer que a
Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de
diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva,
que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para
alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do
trabalho. 2. Desenvolver o raciocínio lógico, o
espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes,
recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo. 3. Compreender as
relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática
(Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras
áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de
construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a
perseverança na busca de soluções. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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1.Valorizar e utilizar os conhecimentos
historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital
para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a
construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 3. Valorizar e fruir as diversas
manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também
participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. 5. Utilizar processos e ferramentas
matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e
resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento,
validando estratégias e resultados. 6. Enfrentar situações-problema em
múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente
relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e
sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens
(gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e
outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas, e dados). |
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade
emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia;
Criatividade. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
Primeira semana –
De 21 a 25/09/20202 1ª Aula e 2ª Aula – Construindo polígonos regulares . Revisar detalhadamente as definições de
polígonos regulares, apresentando exemplos variados. . De acordo as instruções apresentadas na página
52 com régua e compasso, construir um triângulo equilátero. . Orientar os alunos a fazer o mesmo exemplo . Pedir aos alunos para providenciar círculo de
papel para a próxima aula. 3ª Aula e 4ª Aula – Construindo polígonos regulares . Iniciar a aula
construindo um pentágono regular fazendo dobraduras no círculo de papel,
solicitado na aula anterior, seguindo as orientações da página 53. (Obs. Fazer um
modelo antes). . Com compasso e régua
construir um hexágono regular seguindo os passos das orientações da página
53. . Orientar os alunos a
fazerem as atividades 7, 8 e 9 da página 55 5ª Aula – Construindo polígonos regulares . Corrigir
as atividades 7, 8 e 9
da página 55, construindo os polígonos citados. Segunda semana –
De 28/09 a 02/10/20202 6ª Aula e 7ª Aula – Sistema de equação de 1º grau com duas
incógnitas . Apresentar
o problema: Pedrinho comprou duas coxinhas e um refrigerante pelos quais pagou R$
7,00. Seu irmão Joãozinho comprou uma coxinha e um refrigerante a mais,
pagando R$ 11,50. Qual é o preço do refrigerante e o da coxinha?
(http://www.matematicadidatica.com.br/SistemasEquacoesPrimeiroGrauDuasIncognitasExercicios.aspx#anchor_ex2) . Informar que sistema de equações é constituído por um conjunto de equações que
apresentam mais de uma incógnita (uma equação para Pedrinho e outra para Joãozinho ) . Para resolver um sistema é necessário
encontrar os valores que satisfaçam simultaneamente as duas equações. Para montarmos as
equações utilizar a incógnita c para
representar a quantidade de coxinhas e a variável r para
a representação da quantidade de refrigerantes. Como Pedrinho
comprou 2 coxinhas e 1 refrigerante a R$
7,00, temos: Como Joãozinho
comprou uma unidade a mais de cada item, ele comprou 3 coxinhas
e 2 refrigerantes a R$ 11,50, temos: Temos então o seguinte
sistema: Neste exercício
vamos utilizar o método da substituição. Para isto vamos começar isolando no
primeiro membro, a incógnita r da
primeira equação: Escolhemos o
isolamento desta variável, pois ela possuía coeficiente 1, o que tornaria as operações mais simples e
rápidas. Em não havendo uma variável nesta situação, devemos escolher a que
mais nos pareça simplificar a resolução do sistema. Agora vamos
substituir r na segunda equação: A partir de c = 2,5 vamos obter o valor de r: S= { 2 ; 2,5 } Conjunto
solução. Então: O valor unitário do refrigerante é R$ 2,00 e o da coxinha é
R$ 2,50. 8ª Aula e 9ª Aula - Sistema de equação de 1º grau com duas incógnitas – Método
da substituição, da comparação e da adição. . Salientar que para resolver uma equação com duas
incógnitas pode utilizar os métodos da substituição, da adição, da
comparação, além do método gráfico. Apresentar os exemplos da atividade(anexo) e resolver seguindo cada passo do método da
substituição e da adição. . Orientar para fazer as atividades (anexo) 10ª Aula – Sistema de equação de 1º grau com duas incógnitas . Correção das
atividades (anexo) |
RECURSOS:
(X ) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; (X)
Vídeo; (X
) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; ( x ) Outros: celular, notebook; |
AVALIAÇÃO:
( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (52 a 55) ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
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