Sequências didáticas de 21/09 a 02/10/2020

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: Matemática na quarentena

Unidade Temática: Números

Objeto de Conhecimento: Divisão  

Ano:                          Período: 21/09 a 02/10 / 2020                               Nº de Aulas: 08

HABILIDADES

 (EF06MA04) Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxograma que indique a resolução de um problema simples (por exemplo, se um número natural qualquer é par).

(EF06MA14) Reconhecer que a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar e utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.

(EF06MA15) Resolver e elaborar problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.

COMPETÊNCIAS GERAIS

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana – de 21/09 a 25/09/2020

 

Aula – Divisão

. Corrigir as atividades 5 a 7 da página 55.

. Orientar para fazer a questão 9 da página 56, usando a calculadora ou não.

 

2ª Aula – Dinâmica: Qual é resto? Por quê?

. Apresentar o exemplo da tabela.

. Citar outros exemplos (abaixo, mas pode ser outros)

. Marca ponto quem primeiro indicar o resto e explicar o porquê.

Dividendo

Divisor

Quociente

Resto

Por quê?

17

5

3

2

3 x 5 = 15 + 2 = 17

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Exemplos: 20 : 5;      32 : 4;        19 : 2;       47 : 5;         24 : 3

. Se desejar, apresentar outros exemplos.

 

Aula e Aula –Relação envolvendo multiplicação e divisão

. Solicitar que leiam o problema da página 58 e fazer questionamentos:

- Quem foi ao supermercado com a mãe?

- O que ela pretende comprar?

- Quantas barras de cereais tinha a embalagem?

- Quanto pesava as barras de cerais juntas?

- O que Lívia queria saber?

- O que ela fez?

- O que Lívia percebeu?

- Qual a operação inversa da divisão?

 

. Apresentar novos exemplos seguindo as orientações didáticas

. Comprovar que: quociente x divisor = dividendo (divisão exata) e quociente x divisor + resto = dividendo (divisão não exata)

. Orientar para fazer as atividades de 1 a 6 da página 59.

 

 

Segunda semana – de 28/09 a 02/10/2020

 

Aula e Aula – Relação envolvendo multiplicação e divisão

. Correção das atividades de 1 a 6 da página 59.

 

Aula – Expressões numéricas envolvendo divisão

. Pedir que os alunos leiam e observem bem a tirinha da página 60.

. Fazer as questões abordadas nas orientações didáticas e comentar as respostas dadas pelos alunos.

. Com os alunos resolver a expressão apresentada na página 60.

 

Aula – Divisão

. Relembrar os critérios para resolver expressão numérica:

1º- Multiplicação ou divisão, respeitando a ordem que aparecem.

2º - Adição ou subtração, também respeitando a ordem que aparecem.

Obs. Quando aparecer os símbolos (   ), [    ] e {   } resolve:

1º- As operações que estão dentro dos parênteses
2º- As operações que estão dentro dos colchetes
3º - As operações que estão dentro das chaves.

 

. Solicitar que façam as atividades da página 61.

 

 

RECURSOS: (x) Livro didático;  (   ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (X  ) Computador;

(x) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: 58 a 61

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

Professor: _______________________________ Escola: _________________________________________

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: Matemática na quarentena

Unidade Temática: Números

Objeto de Conhecimento: Adição e subtração com números inteiros

Ano: 7º                          Período: 21/ 09 a 02/10/ 2020                               Nº de Aulas: 08

HABILIDADES

EF07MA03) Comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta numérica e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração.

(EF07MA04) Resolver e elaborar operações que envolvam operações com números inteiros.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana – de 21 a 25/09/2020

Aula e Aula – Adição com números inteiros

. Correção das atividades das páginas 49 e 50.

 

Aula e Aula – Subtração com números inteiros

 

. Solicitar que os alunos observem atentamente a imagem do termômetro da página 51 e indagar a temperatura assinalada em determinado mês. Exemplo:

- Como estava a temperatura em Ottawa, Canadá no mês de junho?

- E em janeiro?

- Qual o mês mais quente?

- E o mais frio?

- De acordo o termômetro, o que percebe na temperatura do mês de fevereiro e de outubro?

. Na reta numérica apresentar a variação de temperatura dos meses de março e fevereiro.

. Apresentar outros exemplos semelhantes.

. Apresentar os exemplos dados nas orientações didáticas das páginas 51 e 52.

 

. Orientar para fazer as atividades da página 52 e 53

 

 

Segunda semana – de 28 /09 a 02/10/2020

 

Aula e Aula – Subtração com números inteiros

. Correção das atividades da página 52 e 53

 

Aula e Aula –Adição e Subtração com números inteiros (revisão)

. Apresentando exemplos, revisar adição e subtração com números inteiros.

. Numa reta numérica apresentar exemplos de adição


. E subtração com números inteiros

. Chamar a atenção para o jogo dos sinais

Sinais iguais, soma e conserva o sinal.

·         Sinais diferentes, subtrai e conserva o sinal do maior.

·         . Orientar para fazer a atividade (anexo)

 

RECURSOS: (X ) Livro didático;  () Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: 51 a 53

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                      

 

 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: Matemática na quarentena

Unidade Temática: Geometria

Objeto de Conhecimento: Simetria de rotação e translação

Ano: 8º                          Período: 21 / 09 a 02 / 10 / 2020                               Nº de Aulas: 10

HABILIDADES

 (EF08MA17) Aplicar os conceitos de mediatriz e bissetriz como lugares geométricos na resolução de problemas.

(EF08MA18) Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas (translação, reflexão e rotação), com o uso de instrumentos de desenho ou de softwares de geometria dinâmica.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.

7. Desenvolver e/ou discutir projetos que abordem, sobretudo, questões de urgência social, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários, valorizando a diversidade de opiniões de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.

COMPETÊNCIAS GERAIS

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

 

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana – de 21 a 25/09/2020

 

Aula e Aula – Simetria de rotação e translação

. Passar o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=te2q-aowdvc ,  ou postar com antecedência e fazer indagações:

- Qual o nome do professor que apresenta a aula?

- Quem é o convidado da aula?

- Juquinha entendeu a explicação dada? E você entendeu?

- De acordo a explicação, quando é que há uma simetria de rotação de uma figura?

- Quantos exemplos o professor mostrou pra Juquinha entender melhor?

- E você entendeu com determinar a simetria de uma figura?

- De acordo a explicação a simetria de translação é tem a mesma procedência da simetria de rotação?

- O que diferencia simetria de rotação e simetria de translação?

. Apresentar os slides em power point (anexo). Fazer comentários enquanto apresenta os slides e orientar os alunos a fazerem a atividades.

. Solicitar que leiam com atenção as informações contidas no retângulo da página 54.

. Pedir que os alunos tracem uma malha quadriculada no caderno e seguindo as orientações da página 55 construir figuras simétricas

 

3ª Aula e 4ª aula – Simetria de translação

. Seguindo as orientações didáticas, fazer a correção das atividades das páginas 56 e 57

 

Aula – Acessibilidade  

. Fazer leitura e compreensão do texto “acessibilidade” da página 58 e 59.

. Seguir as orientações didáticas e questionar os alunos quanto ao conhecimento sobre o tema.

. Orientar para que façam a atividade da página 59, em especial a questão 3, a.

 

Segunda semana – de 28/09 a 02/10/2020

 

Aula e Aula – Simetria de rotação e translação (revisão).

. Apresentar o quiz https://www.proprofs.com/quiz-school/quizshow.php?title=isometrias&q=5, ou https://www.proprofs.com/quiz-school/quizshow.php?title=isometrias&q=5, ou outra forma de perguntas e respostas para revisar.

. Solicitar que em casa pratiquem os jogos http://www.editoradobrasil.com.br/objetoslinhasepontos/cilli/tempo/matematica/index.html e https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geo-transformations-congruence/line-of-symmetry/e/axis_of_symmetry

 

 

8ª Aula – Simetria de rotação e translação (revisão).

. Fazer comentários sobre os jogos, e apresentar o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=fm71DKQ-WMM   ou  https://www.youtube.com/watch?v=GGKIPVGZiOA

 

. Orientar para fazer a atividade (anexo)

 

9ª Aula e 10ª Aula - Simetria de rotação e translação (revisão).

. Correção da atividade (anexo)

 

 

 

RECURSOS: (X ) Livro didático;  () Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (54 a 59) 

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

Professor: _______________________________ Escola: ________________________________________

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: Matemática na quarentena

Unidade Temática: Geometria e Números

Objeto de Conhecimento: Circunferência e Sistema de equações com duas incógnitas  

Ano:                          Período: 21/09 a 02/10/2020                               Nº de Aulas: 10

HABILIDADES

(EF09MA11) Resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência, fazendo uso, inclusive, de softwares de geometria dinâmica.

(EF09MA15) Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um polígono regular cuja medida do lado é conhecida, utilizando régua e compasso, como também softwares.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.

 2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

COMPETÊNCIAS GERAIS

1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.

6. Enfrentar situações-problema em múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas, e dados).

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana – De 21 a 25/09/20202

 

Aula e Aula – Construindo polígonos regulares

. Revisar detalhadamente as definições de polígonos regulares, apresentando exemplos variados.

. De acordo as instruções apresentadas na página 52 com régua e compasso, construir um triângulo equilátero.

. Orientar os alunos a fazer o mesmo exemplo

. Pedir aos alunos para providenciar círculo de papel para a próxima aula. 

 

Aula e Aula – Construindo polígonos regulares

. Iniciar a aula construindo um pentágono regular fazendo dobraduras no círculo de papel, solicitado na aula anterior, seguindo as orientações da página 53. (Obs. Fazer um modelo antes).

. Com compasso e régua construir um hexágono regular seguindo os passos das orientações da página 53.

. Orientar os alunos a fazerem as atividades 7, 8 e 9 da página 55

Aula – Construindo polígonos regulares

. Corrigir as atividades 7, 8 e 9 da página 55, construindo os polígonos citados.

 

Segunda semana – De 28/09 a 02/10/20202

 

Aula e Aula – Sistema de equação de 1º grau com duas incógnitas

 

. Apresentar o problema: Pedrinho comprou duas coxinhas e um refrigerante pelos quais pagou R$ 7,00. Seu irmão Joãozinho comprou uma coxinha e um refrigerante a mais, pagando R$ 11,50. Qual é o preço do refrigerante e o da coxinha? (http://www.matematicadidatica.com.br/SistemasEquacoesPrimeiroGrauDuasIncognitasExercicios.aspx#anchor_ex2)

. Informar que sistema de equações é constituído por um conjunto de equações que apresentam mais de uma incógnita (uma equação para Pedrinho  e outra para Joãozinho )  . Para resolver um sistema é necessário encontrar os valores que satisfaçam simultaneamente as duas equações.

Para montarmos as equações utilizar a incógnita c para representar a quantidade de coxinhas e a variável r para a representação da quantidade de refrigerantes.

Como Pedrinho comprou 2 coxinhas e 1 refrigerante a R$ 7,00, temos:

Como Joãozinho comprou uma unidade a mais de cada item, ele comprou 3 coxinhas e 2 refrigerantes a R$ 11,50, temos:

Temos então o seguinte sistema:

 

Neste exercício vamos utilizar o método da substituição. Para isto vamos começar isolando no primeiro membro, a incógnita r da primeira equação:

Escolhemos o isolamento desta variável, pois ela possuía coeficiente 1, o que tornaria as operações mais simples e rápidas. Em não havendo uma variável nesta situação, devemos escolher a que mais nos pareça simplificar a resolução do sistema.

Agora vamos substituir r na segunda equação:

 

A partir de c = 2,5 vamos obter o valor de r:

S= { 2 ; 2,5 }  Conjunto solução.

 

Então: O valor unitário do refrigerante é R$ 2,00 e o da coxinha é R$ 2,50.

 

Aula e Aula - Sistema de equação de 1º grau com duas incógnitas – Método da substituição, da comparação e da adição.

 

. Salientar que para resolver uma equação com duas incógnitas pode utilizar os métodos da substituição, da adição, da comparação, além do método gráfico. Apresentar os exemplos da atividade(anexo) e resolver seguindo cada passo do método da substituição e da adição.

. Orientar para fazer as atividades (anexo)

 

10ª Aula – Sistema de equação de 1º grau com duas incógnitas

. Correção das atividades (anexo)

 

RECURSOS: (X ) Livro didático;  ( ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (52 a 55) 

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário