Sequências didáticas - De 14 a 17/10/2020

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: Matemática

Unidade Temática: Geometria

Objeto de Conhecimento: Polígonos na malha quadriculada

Ano:                          Período: 14 a 17/12 / 2020                               Nº de Aulas: 08

HABILIDADES

(EF06MA16) Associar pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano do 1º quadrante, em situações como a localização dos vértices de um polígono.

(EF06MA19) Identificar características dos triângulos e classificá-los em relação às medidas dos lados e dos ângulos.

(EF06MA20) Identificar características dos quadriláteros, classificá-los em relação a lados e a ângulos e reconhecer a inclusão e a intersecção de classes entre eles.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade

COMPETÊNCIAS GERAIS

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana – de 14 a 17/12/2020

 

 1ª e 2ª Aula – Polígonos na malha quadriculada

 

1º momento

. Numa malha quadriculada semelhante a questão 4 da página 95, demarcar pontos nos vértices de alguns quadradinhos, ligar os pontos com uma reta e traçar um polígono.

 

2º momento:

. Apresentar os elementos do polígono e mostrar outros exemplos.

. Orientar para fazer as atividades das páginas 95 a 97.

 

3ª e 4ª Aula – Polígonos na malha quadriculada

 

1º momento

. Revisar o que já foi visto sobre polígonos.

 

2º momento:

. Corrigir as atividades das páginas 95 a 97.

 

RECURSOS: (X ) Livro didático;  ( ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; (X ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (  ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: 95 a 97

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: Matemática

Unidade Temática: Geometria

Objeto de Conhecimento: Os ângulos nos polígonos

Ano: 7º                          Período: 14 a 17/12 / 2020                               Nº de Aulas: 08

HABILIDADES

(EF07MA26) Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um triângulo qualquer, conhecidas as medidas dos três lados.

 

(EF07MA27) Calcular medidas de ângulos internos de polígonos regulares, sem o uso de fórmulas, e estabelecer relações entre ângulos internos e externos de polígonos, preferencialmente vinculadas à construção de mosaicos e de ladrilhamentos.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

3.Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

COMPETÊNCIAS GERAIS

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana – de 14 a 17/12/2020

 

Aula e Aula Os ângulos nos polígonos

 

 1º momento:

. Seguindo as orientações didáticas da página 84, solicitar que os alunos façam um triângulo num papel avulso e proceda de acordoa s orientações apresentadas

 

2º momento:

. Esclarecer com exemplos que a soma dos ângulos internos de qualquer triângulo é sempre 180º.

. Orientar para traçar um quadrilátero, um pentágono, um decágono e decompor esses polígonos em triângulos e indagar:

- Quantos triângulos foram feitos no quadrilátero? A resposta deverá ser 2

- Quantos triângulos foram feitos no pentágono? A resposta deverá ser 3

- Quantos triângulos foram feitos no decágono? A resposta deverá ser 8

. Demostrar como calcular a soma dos ângulos internos de um polígono

. Apresentar outros exemplos

. Orientar para fazer as atividades das páginas 86 e 87.

 

Aula e Aula – Os ângulos nos polígonos

 

1º momento:

. Corrigir as atividades das páginas 86 e 87.

 

 

 

RECURSOS: (X ) Livro didático;  (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; (X  ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas:  84 a 87

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                      

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário