SEQUÊNCIA DIDÁTICA
– Matemática |
|
Tema: Matemática
|
Unidade Temática: Geometria |
Objeto de Conhecimento: Polígonos na malha quadriculada |
|
Ano:
6º Período: 14 a 17/12 / 2020 Nº
de Aulas: 08 |
|
HABILIDADES |
|
(EF06MA16) Associar pares ordenados de
números a pontos do plano cartesiano do 1º quadrante, em situações como a
localização dos vértices de um polígono. (EF06MA19) Identificar características
dos triângulos e classificá-los em relação às medidas dos lados e dos
ângulos. (EF06MA20) Identificar características
dos quadriláteros, classificá-los em relação a lados e a ângulos e reconhecer
a inclusão e a intersecção de classes entre eles. |
|
COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
|
5.
Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais
disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de
outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados. 6.
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de
conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações
próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da
cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência
crítica e responsabilidade |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
2. Exercitar a curiosidade
intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a
investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade,
para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver
problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos
conhecimentos das diferentes áreas. |
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade
emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia;
Criatividade. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
Primeira semana – de 14 a 17/12/2020 1ª e 2ª Aula – Polígonos na malha quadriculada 1º momento . Numa malha quadriculada semelhante a
questão 4 da página 95, demarcar pontos nos vértices de alguns quadradinhos,
ligar os pontos com uma reta e traçar um polígono. 2º momento: . Apresentar os elementos do polígono e mostrar
outros exemplos. .
Orientar para fazer as atividades das páginas 95 a 97. 3ª e 4ª Aula – Polígonos
na malha quadriculada 1º momento .
Revisar o que já foi visto sobre polígonos. 2º momento: .
Corrigir as atividades das páginas 95 a 97. |
RECURSOS:
(X ) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; (X
) Vídeo; (X
) Computador; ( ) Jogos;
(X ) Material pertinente ao experimento;
( ) Informativos; ( x ) Outros: celular, notebook; |
AVALIAÇÃO:
( ) Prova; (
) Trabalho; ( ) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: 95 a 97 ( )
Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( )
Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros: |
Tema:
Matemática |
Unidade
Temática: Geometria |
Objeto de Conhecimento: Os
ângulos nos polígonos
|
|
Ano: 7º Período: 14 a 17/12 / 2020 Nº
de Aulas: 08 |
|
HABILIDADES |
|
(EF07MA26)
Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a
construção de um triângulo qualquer, conhecidas as medidas dos três lados. (EF07MA27)
Calcular medidas de ângulos internos de polígonos regulares, sem o uso de
fórmulas, e estabelecer relações entre ângulos internos e externos de
polígonos, preferencialmente vinculadas à construção de mosaicos e de
ladrilhamentos. |
|
COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
|
3.Compreender as relações entre
conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética,
Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do
conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e
aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a
perseverança na busca de soluções. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
10. Agir pessoal e coletivamente
com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação,
tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos,
sustentáveis e solidários |
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento;
Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
Primeira
semana – de 14 a 17/12/2020 1ª Aula e 2ª Aula – Os ângulos nos polígonos 1º momento: . Seguindo
as orientações didáticas da página 84, solicitar que os alunos façam um
triângulo num papel avulso e proceda de acordoa s orientações apresentadas 2º momento: . Esclarecer
com exemplos que a soma dos ângulos internos de qualquer triângulo é sempre
180º. . Orientar para traçar um quadrilátero, um pentágono, um decágono e
decompor esses polígonos em triângulos e indagar: - Quantos triângulos foram feitos no quadrilátero? A resposta deverá ser 2 - Quantos triângulos foram feitos no pentágono?
A resposta deverá ser 3 - Quantos triângulos foram feitos no decágono? A
resposta deverá ser 8 . Demostrar como calcular a soma dos ângulos internos de um polígono . Apresentar outros exemplos . Orientar para fazer as atividades das páginas 86 e 87. 3ª Aula e 4ª Aula – Os ângulos nos polígonos 1º momento: . Corrigir
as
atividades das páginas 86 e 87. |
RECURSOS: (X ) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (X )
Computador; ( ) Jogos; (X ) Material pertinente ao experimento;
( ) Informativos; ( x )
Outros: celular, notebook; |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: 84 a 87 ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário