Sequências didáticas de 07 a 17 de julho

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: Matemática na quarentena

Unidade Temática: Números

Objeto de Conhecimento: Adição e subtração; Sistema de numeração decima

Ano:                          Período: 07/07 a 17/07/2020                               Nº de Aulas: 02

HABILIDADES

(EF05MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.

(EF05MA07) Resolver operações de adição e subtração com números naturais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

(EF06MA02) Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais.

(EF06MA03) Resolver cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

COMPETÊNCIAS GERAIS

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Aula remota

1º momento

. Se possível postar novas atividades com antecedência

. Iniciar aula com boas vindas e parabenizar os alunos pela participação nas aulas com palavras de ânimo e esperança para superar o momento.

 

2ºmomento

. Revisar QVL, classe e ordem de um número, enfatizando a diferença entre valor absoluto e relativo

 

3ºmomento

. Se possível, expor e explicar as definições apresentadas na folha atividade (anexo)em power point ou apresentar com leitura bem clara os exemplos citados e outras situações do cotidiano explicar sobre termos da adição e subtração e como fazer o algoritmo e a relação que há entre as duas operações, uma é inversa da outra, a  prova real.  

Orientar como fazer as atividades (anexos) e pedir que façam as atividades 1 e 2 no caderno e postarem as dúvidas

 

Aula remota

1º momento

. Correção oral das atividades as atividades propostas

 

2ºmomento

. Apresentar as definições sobre sistema de numeração decimal da folha atividade (anexo), enfatizando a nomenclatura e o valor dos algarismos de acordo a sua posição, unidade, dezena, centena ...

3ºmomento

. Orientar para fazer as demais  atividades enfatizando a relação de inversão que há entre a adição e subtração, prova real, de números naturais (anexo)

 

RECURSOS: (  ) Livro didático;  () Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

Professor: _______________________________ Escola: _________________________________

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: Matemática na quarentena

Unidade Temática: Números

Objeto de Conhecimento: Sistema monetário envolvendo adição, subtração, multiplicação com números naturais e decimais

Ano:                          Período: 07/07 a 17/07/2020                               Nº de Aulas: 02

HABILIDADES

(EF03MA24) Resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro enfatizando os números decimais em situações de compra e venda.

 (EF06MA03) Resolver cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

COMPETÊNCIAS GERAIS

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1ª Aula remota

1º momento

. Postar as novas atividades com antecedência.

. Iniciar a aula com boas vindas e parabenizar pela participação nas aulas, incentivando os alunos a participarem das aulas online e com elogios e perspectivas de sucesso no futuro, enfatizando a disciplina, lealdade, resiliência, esperança.

. Estimular a participação dos alunos no grupo de whatsapp para tirar dúvidas e correção de atividades.

 

2ºmomento

. Responder as perguntas dos alunos (se haver questionamentos sobre as atividades postadas) e resolver oralmente, na medida do possível, as questões da aula anterior.

 

3ºmomento

. De forma dinâmica, fazer a leitura e explicação do texto “origem do dinheiro” (anexo), das orientações para calcular operações com números decimais.

. Orientar para fazer as atividades postadas, do 1º ao 10º ou como for melhor para cada um (anexo)

Aula remota

1º momento

. Corrigir as atividades oralmente, explicando detalhadamente cada item.

 

2ºmomento

. Apresentar uma revisão de adição, subtração e multiplicação dos números decimais, corrigindo as atividades pendentes e esclarecendo as dúvidas postadas

 

3º momento

. Apresentar o desafio no power point (anexo) ou da forma que for possível.

. Propor para responderem o desafio no caderno e as demais atividades.

 

RECURSOS: ( ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (X ) Computador;

(  ) Jogos; (  ) Informativos;   (  ) Outros: celular, notbook

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo;  ( ) Cartaz; (  ) Debate;(  ) Relatórios; (X) Atividade escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

Professor: _______________________________ Escola: _________________________________ 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: Matemática na quarentena

Unidade Temática: Números

Objeto de Conhecimento:  Números inteiros: reta numérica, adição e subtração

Ano:                          Período: 07/07 a 17/07/2020                               Nº de Aulas: 02

HABILIDADES

(EF07MA03) Comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta numérica e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

COMPETÊNCIAS GERAIS

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

 

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Aula remota

1º momento

. Postar a nova folha atividade (anexo) com antecedência, pedir para ler e anotar as dúvidas e questionamentos.

. Iniciar aula com boas vindas e parabenizar os alunos pela participação nas aulas com palavras de ânimo e esperança para superar o momento, enfatizando a disciplina, lealdade, resiliência, esperança.

. Estimular a participação dos alunos no grupo de whatsapp para tirar dúvidas e correção de atividades.

 

2ºmomento

.  Responder as perguntas dos alunos (se haver questionamentos sobre as atividades anterior) e resolver oralmente, na medida do possível, as questões da aula anterior.

 

3ºmomento

. De forma dinâmica, fazer a leitura e explicação do texto “Números inteiros” (anexo), orientar como observar e compreender a posição dos números positivos e negativos na reta numérica.

. Orientar para fazer as atividades postadas, do 1º ao 8º ou como for melhor para cada um (anexo)

. Pedir para verem o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=6_eT1TF16AY

  Aula remota

1º momento

. Correção oral da atividade, detalhando cada item das questões.

. Fazer comentário do vídeo https://www.youtube.com/watch?v=6_eT1TF16AY

 

2ºmomento

. Apresentar as orientações de como calcular adição e subtração com números inteiros, enfatizando a forma de manipular os sinais

3º momento

. Pedir para resolver as demais atividades (anexo)

 

RECURSOS: (  ) Livro didático; ( ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (X ) Computador;

(  ) Jogos; (  ) Informativos;   (  ) Outros: Celular, notbook

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                       

 


Professor: _______________________________ Escola: _________________________________ 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: Matemática na quarentena

Unidade Temática: Álgebra

Objeto de Conhecimento: Cálculo algébrico

Ano:                          Período:07/07 a 17/07/2020                                Nº de Aulas: 02

HABILIDADES

(EF08MA06) Resolver operações e problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

COMPETÊNCIAS GERAIS

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

 

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Aula remota

1º momento

. Postar a nova folha atividade (anexo) com antecedência, pedir para ler e anotar as dúvidas e questionamentos.

. Iniciar aula com boas vindas e parabenizar os alunos pela participação nas aulas com palavras de ânimo e esperança para superar o momento, enfatizando a disciplina, lealdade, resiliência, esperança.

. Estimular a participação dos alunos no grupo de whatsapp para tirar dúvidas e correção de atividades.

 

2ºmomento

. Fazer comentários sobre o vídeo postado na aula anterior https://www.youtube.com/watch?v=oYvy9oSu22Q&t=559s

. Corrigir as atividades da aula anterior

 

3ºmomento

. Fazer uma leitura dinâmica do texto apresentado na folha atividade “perímetro e expressões algébricas” (anexo), enfatizando os exemplos apresentados.

. Orientar para resolver as questões do 1º ao 4º da atividade (anexo).

 

Aula remota

1º momento

. Correção oral da atividade, detalhando cada item das questões.

 

2ºmomento

. Fazer uma explanação sobre simplificação de “expressões algébricas”, apresentar os exemplos dados detalhando a parte literal e os coeficientes (anexo). Apresentar outros exemplos

 

3º momento

. Pedir para resolver as demais atividades (anexo)

 

RECURSOS: ( ) Livro didático; ( ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (X ) Computador;

(  ) Jogos; (  ) Informativos;   (  ) Outros: Celular, notbook

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                       

 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário