SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – Matemática |
|
Tema: Matemática
na quarentena |
Unidade Temática: Números |
Objeto de Conhecimento: Adição
e subtração; Sistema de numeração decima |
|
Ano: 6º Período: 07/07 a 17/07/2020 Nº
de Aulas: 02 |
|
HABILIDADES |
|
(EF05MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até
a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características
do sistema de numeração decimal. (EF05MA07) Resolver operações de adição e subtração com
números naturais, cuja representação decimal seja finita, utilizando
estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e
algoritmos. (EF06MA02)
Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo
ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a
sistematizar suas principais características (base, valor posicional e
função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de
números naturais. (EF06MA03)
Resolver cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números
naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos
neles envolvidos |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
1.
Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e
preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é
uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e
tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com
impactos no mundo do trabalho. 2.
Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de
produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos
para compreender e atuar no mundo. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
4. Utilizar
diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e
escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das
linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar
informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e
produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo |
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento;
Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
1ª Aula remota 1º momento . Se possível postar novas atividades com
antecedência . Iniciar aula com boas vindas e
parabenizar os alunos pela participação nas aulas com palavras de ânimo e
esperança para superar o momento. 2ºmomento . Revisar QVL, classe e
ordem de um número, enfatizando a diferença entre valor absoluto e relativo 3ºmomento . Se possível, expor e explicar as definições apresentadas na
folha atividade (anexo)em power point ou apresentar com leitura bem clara os exemplos
citados e outras situações do cotidiano explicar sobre termos da adição
e subtração e como fazer o algoritmo e a relação que há entre as duas
operações, uma é inversa da outra, a prova real. Orientar como fazer as atividades (anexos) e pedir que façam as
atividades 1 e 2 no caderno e postarem as dúvidas 2ª Aula remota 1º momento . Correção oral das
atividades as atividades propostas 2ºmomento . Apresentar as definições sobre sistema de
numeração decimal da folha atividade (anexo),
enfatizando a nomenclatura e o valor dos algarismos de acordo a sua posição,
unidade, dezena, centena ... 3ºmomento . Orientar para fazer as demais atividades enfatizando a relação de inversão
que há entre a adição e subtração, prova real, de números naturais (anexo) |
RECURSOS: ( ) Livro didático; () Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (X )
Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; ( x ) Outros: celular,
notebook; |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
|
Professor: _______________________________ Escola:
_________________________________
Tema: Matemática na quarentena |
Unidade Temática: Números |
Objeto de Conhecimento: Sistema monetário envolvendo adição,
subtração, multiplicação com números naturais e decimais |
|
Ano: 7º Período: 07/07 a 17/07/2020 Nº de Aulas: 02 |
|
HABILIDADES |
|
(EF03MA24) Resolver e
elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores
monetários do sistema brasileiro enfatizando os números decimais em situações
de compra e venda. (EF06MA03) Resolver cálculos (mentais ou escritos,
exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias
variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de
calculadora. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana,
fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes
momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar
problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e
construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho. 2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de
investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo
aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou
visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –,
bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica,
para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos
em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade;
Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
1ª Aula remota 1º
momento . Postar as novas atividades com
antecedência. . Iniciar a aula com boas vindas e
parabenizar pela participação nas aulas, incentivando os alunos a
participarem das aulas online e com elogios e perspectivas de sucesso no
futuro, enfatizando a disciplina, lealdade, resiliência, esperança. . Estimular
a participação dos alunos no grupo de whatsapp para tirar dúvidas e correção
de atividades. 2ºmomento . Responder as
perguntas dos alunos (se haver questionamentos sobre as atividades postadas)
e resolver oralmente, na medida do possível, as questões da aula anterior. 3ºmomento . De forma dinâmica,
fazer a leitura e explicação do texto “origem do dinheiro” (anexo), das orientações para
calcular operações com números decimais. . Orientar para fazer as atividades
postadas, do 1º ao 10º ou como for melhor para cada um (anexo) 2ª Aula remota 1º
momento .
Corrigir as atividades oralmente, explicando detalhadamente cada item. 2ºmomento . Apresentar uma revisão
de adição, subtração e multiplicação dos números decimais, corrigindo as
atividades pendentes e esclarecendo as dúvidas postadas 3º momento .
Apresentar o desafio no power point (anexo) ou da forma que for
possível. . Propor para responderem o desafio no caderno e
as demais atividades. |
RECURSOS: ( ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (X ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Informativos; ( )
Outros: celular, notbook |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; ( )
Apresentação oral; (X ) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X)
Atividade escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros: |
|
Professor: _______________________________ Escola: _________________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática |
|
Tema: Matemática na
quarentena |
Unidade
Temática: Números |
Objeto
de Conhecimento: Números inteiros: reta numérica, adição e subtração |
|
Ano:
8º Período: 07/07 a 17/07/2020 Nº de Aulas: 02 |
|
HABILIDADES |
|
(EF07MA03)
Comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o
histórico, associá-los a pontos da reta numérica e utilizá-los em situações
que envolvam adição e subtração |
|
COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
|
1. Reconhecer
que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações
de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência
viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e
para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do
trabalho. 2. Desenvolver o
raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir
argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para
compreender e atuar no mundo. |
|
COMPETÊNCIAS
GERAIS |
|
4. Utilizar
diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e
escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das
linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar
informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e
produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a
cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos
direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos
e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades,
sem preconceitos de qualquer natureza. |
|
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|
Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento;
Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
1ª Aula remota 1º momento . Postar a nova folha atividade (anexo) com antecedência, pedir para ler e anotar as
dúvidas e questionamentos. . Iniciar aula com boas vindas e
parabenizar os alunos pela participação nas aulas com palavras de ânimo e
esperança para superar o momento, enfatizando a disciplina, lealdade,
resiliência, esperança. . Estimular a participação dos alunos no grupo de whatsapp para
tirar dúvidas e correção de atividades.
2ºmomento . Responder as perguntas dos alunos (se haver
questionamentos sobre as atividades anterior) e resolver oralmente, na medida
do possível, as questões da aula anterior.
3ºmomento . De forma dinâmica, fazer a leitura e explicação do texto
“Números inteiros” (anexo), orientar
como observar e compreender a posição dos números
positivos e negativos na reta numérica. . Orientar
para fazer as atividades postadas, do 1º ao 8º ou como for melhor para cada
um (anexo) . Pedir para verem o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=6_eT1TF16AY 2ª Aula remota 1º momento . Correção oral da atividade, detalhando cada item
das questões. . Fazer comentário do vídeo https://www.youtube.com/watch?v=6_eT1TF16AY
2ºmomento . Apresentar as
orientações de como calcular adição e subtração com números inteiros,
enfatizando a forma de manipular os sinais 3º momento . Pedir para resolver as demais atividades (anexo)
|
RECURSOS: ( ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X)
Vídeo; (X ) Computador; ( ) Jogos; (
) Informativos; ( ) Outros: Celular, notbook |
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; ( )
Apresentação oral; (X ) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita; (X
) Avaliação da participação; Outros: |
|
Professor: _______________________________ Escola:
_________________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática |
|
Tema: Matemática na
quarentena |
Unidade
Temática: Álgebra |
Objeto
de Conhecimento: Cálculo algébrico |
|
Ano:
9º Período:07/07 a 17/07/2020 Nº
de Aulas: 02 |
|
HABILIDADES |
|
(EF08MA06)
Resolver operações e problemas que envolvam cálculo do valor numérico de
expressões algébricas. |
|
COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
|
1. Reconhecer
que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações
de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência
viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e
para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do
trabalho. 2. Desenvolver o
raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir
argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para
compreender e atuar no mundo. |
|
COMPETÊNCIAS
GERAIS |
|
4. Utilizar
diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e
escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das
linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar
informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e
produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a
cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos
direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos
e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades,
sem preconceitos de qualquer natureza. |
|
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|
Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento;
Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
1ª Aula remota 1º momento . Postar a nova folha atividade (anexo) com antecedência, pedir para ler e anotar as
dúvidas e questionamentos. . Iniciar aula com boas vindas e
parabenizar os alunos pela participação nas aulas com palavras de ânimo e
esperança para superar o momento, enfatizando a disciplina, lealdade,
resiliência, esperança. . Estimular a participação dos alunos no grupo de whatsapp para
tirar dúvidas e correção de atividades.
2ºmomento . Fazer comentários sobre o vídeo postado na aula
anterior https://www.youtube.com/watch?v=oYvy9oSu22Q&t=559s . Corrigir as atividades da aula anterior
3ºmomento . Fazer uma leitura dinâmica do texto apresentado
na folha atividade “perímetro e expressões algébricas” (anexo), enfatizando os exemplos apresentados. . Orientar para resolver as questões do 1º ao 4º
da atividade (anexo).
2ª Aula remota 1º momento . Correção oral da atividade, detalhando cada item
das questões.
2ºmomento . Fazer uma explanação sobre simplificação de
“expressões algébricas”, apresentar os exemplos dados detalhando a parte
literal e os coeficientes (anexo). Apresentar
outros exemplos
3º momento . Pedir para resolver as demais atividades (anexo)
|
RECURSOS: ( )
Livro didático; ( ) Data show; ( )
Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; (X )
Computador; ( ) Jogos; (
) Informativos; ( ) Outros: Celular, notbook |
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; ( )
Apresentação oral; (X ) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita; (X
) Avaliação da participação; Outros: |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário