Sequências Didática de Geografia do mês de Abril

 

                                           SEQUÊNCIA DIDÁTICA - DE GEOGRAFIA 2020

Tema: A influência  da tecnologia no mundo da geografia                   Subtema: Conceito da geografia

Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo ( A geografia e a compreensão do mundo)

Objeto do conhecimento: Identidade sociocultural

Tema integrador: Ciência e Tecnologia                Ano/Série:                   Período: 17/04 a 21/04                    Aulas: 3  

Competências:

.-Resgatar os conhecimentos prévios sobre Geografia.

-Ler e localizar informações no texto.

-Ampliar e enriquecer o vocabulário.  

-Elaborar o conceito de Geografia.

Habilidades 22: Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do estudo da geografia suas transformações.

 

                                             ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

                                            1º MOMENTO: (1 aula da semana)

  Esta aula está estruturada em 3 atividades, para cada aula uma atividade, sabemos que cada turma  tem: uma realidade, uma dinâmica e um tempo para aprender, estes fatores são determinantes para a realização das atividades. Mas, lembre-se! Seu papel é fundamental para que os alunos possam ampliar a visão de mundo e os conhecimentos científicos.

Nessa aula vamos trabalhar:

 -Resgatando conhecimentos, Levantando hipóteses, Observação, Desenho, Mural.   

Você vai precisar de:

- Caderno para o registro das atividades.

 - Folha de papel em branco.

- Lápis preto e lápis de cor.

 - Papel e cola para o painel.   

1ª Atividade: aproximadamente 40 a 50 minutos.

 Inicie a aula com um bom dia em seguida faça a apresentação e depois  instigue seus alunos a pensarem, para isso questione-os sobre o que é Geografia:

-Alguém sabe o que é Geografia?

-O que estudamos e o que aprendemos nas aulas de Geografia?

Divida uma folha de papel A4, em 3 partes e entregue para os alunos. Solicite que eles escrevam ou desenhe suas hipóteses: o que pensam ou conhecem sobre Geografia.(o aluno pode responder com músicas , HQ, poesias e parodias)

Se for possível faça uma ficha como a sugerida abaixo:  

 Ficha 1

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000134/md.0000005000.jpg

Depois de escreverem, recolha as fichas e guarde-as para que os alunos possam confrontar o que pensavam antes e depois de pesquisarem.   

 

PESQUISANDO NO DICIONÁRIO  OU  NO CELULAR:

Professor solicite que procurem no o significado da palavra Geografia e registrem no caderno. Se quiser, pode fazer outra ficha. Para economizar  na reprodução da ficha, aproveite a folha e reproduza várias fichas em uma só cópia.

 Ficha 2

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000134/md.0000005005.jpg

"Geografia é uma ciência que estuda as características da superfície do planeta Terra, os fenômenos climáticos e a ação do ser humano no meio ambiente e vice-versa"

Pergunte ao aluno se ele tem conhecimento de como essas informações chegam até nos? Com essa informação comece um debate comentando sobre a importância da tecnologia no estudo da geografia, observando a participação e o conhecimento prévio do aluno. Termine a aula com a frase: "Conhecendo a geografia você descobrirá o seu incrível mundo."

Luciano Dall Alba Lopes de Oliveira

                                      MOMENTO: (2 aula da semana)

·         Depois de um agradável bom dia e da chamada, inicie a aula perguntando se alguém lembra qual foi a frase que encerrou a aula anterior? Faça um breve comentário e em seguida faça alguns questionamento oral ou escrito no quadro.

1-Você gosta da Geografia? Sim ou não?

Você gosta de Geografia ou vai gostar? Por quê? Porque você vive com ela desde o dia que você nasceu. Ela o acompanha até hoje, talvez sem você perceber e sem dar este nome.                 

Veja; você vive em um lugar. Você se relaciona com as pessoas que o cercam. Você ocupa um lugar nesse espaço que você vive.                 

A cada instante você aprende GEOGRAFIA e vive a GEOGRAFIA. Como? Através das observações pessoais e das conversas com as outras pessoas. Por meio do estudo, da televisão, do rádio, dos jornais, das revistas entre outros.                 

Para estudar GEOGRAFIA é necessário:

·         Ter interesse para a leitura de textos informativos de jornais, livros ou revistas;

·         Destacar a informação básica, ou seja, a ideia central contida no texto;

·         Conhecer o significado das palavras a partir das definições do próprio texto e/ou com recurso do dicionário;

·         Selecionar os dados do texto que interessam. Observar, analisar e comparar gráficos, mapas, desenhos e fotografias;

·         Trocar ideias com os colegas e com o professor;

·         Desenvolver o senso crítico e criativo.

Solicite que os alunos leiam silenciosamente o texto.

 

                                                                         GEOGRAFIA

       Geografia é uma ciência que estuda as características da superfície do planeta Terra, os fenômenos climáticos e a ação do ser humano no meio ambiente e vice-versa.

      A Geografia é uma ciência muito importante, pois permite ao homem compreender melhor o planeta em que vive. Para isso, esta ciência dispõe de diversos recursos matemáticos e tecnológicos. A estatística, por exemplo, é muito usada na área da pesquisa populacional. Os satélites são fundamentais na elaboração de mapas, além de fornecerem dados importantes para a verificação de mudança na vegetação do planeta.

     No Brasil, o estudo da Geografia é obrigatório para os alunos do Ensino Fundamental e Médio e deve ser oferecido pelas escolas. 

 

Depois que todos já leram questione-os sobre o que fala o texto e qual é a ideia central. Em seguida pergunte-os sobre o que acharam mais interessante no texto. Discuta sobre cada item necessário para o estudo da GEOGRAFIA.  

 

TAREFA DE CASA

Solicite ao aluno que:

- De uma janela de sua casa, observe a paisagem que vê.

- Faça um desenho com um colorido bem bonito tentando se aproximar das cores reais da paisagem que observou e traga para a próxima aula. Solicite ainda para colocar seu nome e a data da atividade.   

 

 

                                      MOMENTO: (3 aula da semanas )

·         Inicie a aula com um agradável bom-dia! Em seguida coloque as cadeiras em circulo e solicite aos alunos para comentar sobre a tarefa de casa, se foi difícil? O que mais chamou a atenção? Por quê? Se pudesse mudar a paisagem que viu o que mudaria? Por quê?

·         Depois de uma breve reflexão vamos montar o mural.

Confeccione junto com os alunos o mural com os desenhos que eles fizeram a partir da observação da paisagem, para isso solicite que antes de colarem no papel escreva uma frase sobre a paisagem desenhada. Depois que todos colarem, solicite que comparem as paisagens representadas e encontrem semelhanças e diferenças entre elas.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000134/md.0000005014.jpg

·         Agora, depois que os alunos já viram um pouco do que é GEOGRAFIA, proponha que comparem o que pensavam antes e o que pensam agora. Para isso, devolva a ficha com as hipóteses e a ficha com a pesquisa que fizeram anteriormente, no dicionário ou no celular. Questione-os sobre o que observaram e o que discutimos.

·         No decorrer das atividades observe se os alunos conseguiram avançar em suas hipóteses sobre o conceito de GEOGRAFIA, para isso verifique as suas hipóteses e o conceito elaborado por eles posteriormente.

Verifique também se já conseguem localizar informações no texto. Registre no relatório os avanços e as dificuldades apresentadas pelos alunos para que você possa retomar em outras atividades. O trabalho com a leitura e a escrita deve permear todos os conteúdos.

 

OBS: Caros colegas educar é viajar no mundo do outro, sem nunca penetrar nele. É usar o que passamos para transformar no que somos.

Augusto Cury

 

RECURSOS:(  ) Resumo(  ) Data show;(  ) Jornal;(  ) Revista;(   ) Vídeo;(  ) Computador;(  ) Jogos;(  ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades.  ;(  ) Informativos .(X ) Caderno para o registro das atividades.(X )Folha de papel em branco.(X )Lápis preto e lápis de cor.(X )Papel e cola para montar o painel..

( ) Dicionário.  

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; (   )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (   );  (  ) Seminários; ( x ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do aluno; (  ) Debate; (  ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita;

( x ) Avaliação da participação; (  ) Montagem do cartaz.

 

Professor: _______________________________ Escola:___________________________

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                           SEQUÊNCIA DIDÁTICA -  DE GEOGRAFIA 2020

Tema: A influência  da tecnologia no mundo da geografia                   Subtema: A geografia e a tecnologia

Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo (A geografia e a tecnologia)

Objeto do conhecimento: Ideias e concepções sobre a geografia e a tecnologia.

Tema integrador: Ciência e Tecnologia                Ano/Série:                   Período: 17/02 a 21/02                     Aulas: 3  

Competências:

·         Estimular o raciocínio e a atenção em relação ao texto.

·         Reescrever textos utilizando a música como mediadora.

·         Vivenciar momentos de descontração, alegria e aprendizado.

·         Analisar criticamente letras de músicas.

·         Ampliar o vocabulário e despertar a criatividade.

·         Reconhecer a música como um texto possível de ser lido e interpretado.

Habilidades: (EF07GE01) Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das tecnologias dentro da geografia.

 

                                                ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

                                            1º MOMENTO: (1 aula da semana)

  Esta aula está estruturada em 3 atividades, para cada aula uma atividade, sabemos que cada turma  tem: uma realidade, uma dinâmica e um tempo para aprender, estes fatores são determinantes para a realização das atividades. Mas, lembre-se! Seu papel é fundamental para que os alunos possam ampliar a visão de mundo e os conhecimentos científicos.

Nessa aula vamos trabalhar :

 -Resgatando conhecimentos, Levantando hipóteses, Observação, Desenho, Mural.   

Você vai precisar de:

- Caderno para o registro das atividades.

 - Folha de papel em branco.

- Lápis preto e lápis de cor.

 - Papel e cola para o painel.

 - Aparelho de som.

 - Televisão ou data chow.

 - Xerox da música.

1ª Atividade: aproximadamente 40 a 50 minutos.

·         Inicie a aula com um bom dia em seguida faça a apresentação e depois instigue seus alunos a pensarem, para isso questione-os sobre as tecnologias atuais. ( essa atividade pode ser feita em grupo ou em duplas)

1-Quais os tipos de tecnologias você tem acesso?

2-Em que período do dia?

3-Em algum momento parou para pensar quais as vantagens dessa tecnologia na sua vida pessoal e escolar?

4-Conhece algum meio de comunicação que ferio alguém?

5-Você conhece alguém que ficou prejudicado por algum meio de comunicação?

6-Você já utilizou algum meio tecnológico para estudar a geografia? Qual?

7-Como você descreveria a vantagem e a desvantagem da tecnologia no mundo atual?

8- Por que a tecnologia é uma arma?

·         Assim que os alunos responderem entregue a letra da  música  PELA  INTERNET de Gilberto Gil, ao grupo ou duplas, onde os mesmos serão motivados a interpretar a letra da música, destacando pontos que mais chamou a atenção. 

·         Possibilitando  ao aluno dar opinião bem pessoal sobre  a parte escolhida da música estimulando um  debate.

·         Termine a aula com a frase: “A ciência de hoje é a tecnologia de amanhã.”                (EDWARD TELLER )

 

                                      MOMENTO: (2 aula da semana)

·         Depois de um agradável bom dia e da chamada, inicie a aula perguntando se alguém lembra qual foi a frase que encerrou a aula passada?

·          Faça um breve comentário sobre o que foi discutido na aula anterior.

·         Com os mesmos grupos ou com as mesmas duplas  retomamos o trabalho com a música dessa vez vamos ouvi-la ou assistir o vídeo.

·         Entregue  a cada dupla ou grupo uma pedaço de papel madeira ou papel A4 para que os mesmos quando terminarem de ouvirem  a música  expõem  seus  olhares  sobre o que a música quis dizer em forma de desenhos.

·         Se não for possível ouvir a música trabalhe com a letra xerocada que foi trabalhada na aula passada.

·         Ao terminarem os desenhos e depois de uma breve reflexão a respeito dos mesmos, vamos montar o mural  se os desenhos estiverem em folhas A4 se for em papel madeira faça a exposição individual.

 

 

TAREFA DE CASA

Solicite ao aluno que:

·         Para próxima aula busque uma noticia boa e uma ruim que está circulando na internet .

 

                                      MOMENTO: (3 aula da semanas )

·         Inicie a aula com um agradável bom-dia! Em seguida coloque as cadeiras em circulo e solicite aos alunos para comentar sobre as noticias pesquisadas.

·         Faça um levantamento sobre as noticias, se tem alguma repetida e se são REAIS ou FAKE  NEWS.

·         Vamos retomar observe novamente as perguntas da primeira aula e responda:

1-      O que esse assunto te possibilitou aprender?

2-      A internet é realmente perigosa? Por quê?

3-      Fazendo uma ligação com o tempo passado e o atual em que época melhor viveríamos e por quê?

·         Para descontrair:

4-      Dê dois adjetivos para essa música.

5-      Se a música fosse de um filme, qual seria?

6-       Sobre o que seria o filme?

7-      Onde a história se passaria?

8-       Quais seriam os personagens?

9-       Como terminaria o filme?

·         Conclua a aula de forma que os alunos compreendam os perigos reais que estão escondidos em alguns aplicativos, bem como as maravilhas que a internet possibilita, faça uma ponte entre os fatos sérios e a brincadeira que usamos para descontrair mostrando que,  para o bem ou para o mal a tecnologia vai sempre existir  somos nos que escolhermos de que forma vamos usa-la.

·         No decorrer das atividades observe se os alunos conseguiram avançar em suas hipóteses sobre o assunto trabalhado, para isso verifique as suas hipóteses, respostas e o conceito elaborado por eles posteriormente.

·         Verifique também se já conseguem localizar informações na música e no texto. Registre no relatório os avanços e as dificuldades apresentadas pelos alunos para que você possa retomar em outras atividades. O trabalho com a leitura, a interpretação e a escrita devem  permear em  todos os conteúdos.

OBS: “Ciência e tecnologia revolucionam nossas vidas, mas a memória, a tradição e o mito moldam nossas respostas”.

Arthur Schlesinger – historiador.

 

 

RECURSOS:(  ) Resumo( x ) Data show;(  ) Jornal;(  ) Revista;(   ) Vídeo;(  ) Computador;(  ) Jogos;(  ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades.  ;(  ) Informativos .(X ) Caderno para o registro das atividades.(X )Folha de papel em branco.(X )Lápis preto e lápis de cor.(X )Papel e cola para montar o painel..

( ) Dicionário.  

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; (   )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (   );  (  ) Seminários; ( x ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do aluno; (  ) Debate; (  ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita;

( x ) Avaliação da participação; (  ) Montagem do cartaz.

 

Professor: _______________________________ Escola:___________________________

 

 

 


 

Pela internet

Gilberto Gil

Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada um barco que veleje
Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada um barco que veleje
Que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve um oriki do meu velho orixá
Ao porto de um disquete de um micro em Taipé
Um barco que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve meu e-mail até Calcutá
Depois de um hot-link
Num site de Helsinque, para abastecer
Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut
Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut

De Connecticut acessar
O chefe da Macmilícia de…

 

 

 

 

 

 

 


                                           SEQUÊNCIA DIDÁTICA -  DE GEOGRAFIA 2020

Tema: A influência  da tecnologia no mundo da geografia                   Subtema: Eu e você no mundo das TICS.

Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo (TICS)

Objeto do conhecimento: Tecnologia no mundo da globalização.

Tema integrador: Ciência e Tecnologia                Ano/Série:                   Período: 17/02 a 21/02                     Aulas: 2  

Competências:

·         Estimular o raciocínio e a atenção em relação ao texto.

·         Vivenciar momentos de descontração, alegria e aprendizado.

·         Analisar criticamente letras de músicas e o texto.

·         Ampliar o vocabulário e despertar a criatividade.

·         Reconhecer a música como um texto possível de ser lido e interpretado.

Habilidades: Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando características da população a partir das mudanças no mundo tecnológico.  

 

                                                ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

                                            1º MOMENTO: (1 aula da semana)

·         Esta aula está estruturada em 2 atividades, para cada aula uma atividade, sabemos que cada turma  tem: uma realidade, uma dinâmica e um tempo para aprender, estes fatores são determinantes para a realização das atividades. Mas, lembre-se! Seu papel é fundamental para que os alunos possam ampliar a visão de mundo e os conhecimentos científicos.

Nessa aula vamos trabalhar a:

 -A interpretação, Levantamento de hipóteses, Observação, e criação  de E-MAIL.   

Você vai precisar de:

- Caderno para o registro das atividades.

- Aparelho de som.

 - Televisão ou data chow.

1ª Atividade: aproximadamente 40 a 50 minutos.

·         Inicie a aula com um bom dia em seguida faça a apresentação e depois instigue seus alunos a pensarem, para isso questione-os sobre as TICS (Tecnologias da informação e comunicação).                   

·         Você sabe o que significa a palavra TICS?

Temos uma definição bem clara e de fácil entendimento em uma enciclopédia digital bastante famosa, e muito utilizada para pesquisas. Essa enciclopédia é constituída por uma Wiki ( web site onde todos nós podemos contribuir com novos artigos ou mesmo complementando os já existentes). Agora fica fácil entender o nome do site Wikipédia (enciclopédia livre) que é representada pela seguinte loga:

Resultado de imagem para wikipedia

Podemos classificar como tecnologias independentes aquelas que não necessitam de energia elétrica para a sua utilização.

Você poderia citar muitas delas, não é mesmo?

Já as tecnologias dependentes são exatamente ao contrário, só podemos utilizar se tivermos a energia elétrica à disposição.

Vamos testar o seu conhecimento:

·         Imagine a sua casa ou o professopr pode determinar  uma  loja conhecida por todos os alunos, você pode classificar o número das tecnologias existentes nessa sua imaginação ou nessa loja? (O professor pode escolher uma imagem para ser trabalhada ou usar a imaginação dos alunos).

Usando a música PELA INTERNET ou PARABOLICA do cantor Gilberto Gil como ponto de partida, forme grupos ou duplas para uma interpretação oral sobreo significado da música que está sendo trabalhada.

·         O tema a ser abordado será sobre Redes Sociais. Esta aula tem o objetivo de informar a importância das redes

sociais no mundo da globalização.

·         O que é rede social?

Redes sociais, no mundo virtual, são sites e aplicativos que operam em níveis diversos — como profissional, de relacionamento, dentre outros — mas sempre permitindo o compartilhamento de informações entre pessoas e/ou empresas.

Quando falamos em rede social, o que vem à mente em primeiro lugar são sites como Facebook, Twitter e LinkedIn ou aplicativos como Snapchat e Instagram, típicos da atualidade. Mas a ideia, no entanto, é bem mais antiga: na sociologia, por exemplo, o conceito de rede social é utilizado para analisar interações entre indivíduos, grupos, organizações ou até sociedades inteiras desde o final do século XIX.

Na internet, as redes sociais têm suscitado discussões como a da falta de privacidade, mas também servido como meio de convocação para manifestações públicas em protestos. Essas plataformas criaram, também, uma nova forma de relacionamento entre empresas e clientes, abrindo caminhos tanto para interação quanto para o anúncio de produtos ou serviços.

·         Após explicar sobre redes sociais, juntamente com a experiência desta importante ferramenta, faça os seguintes questionamentos:

1-      Quais os principais sites e serviços que utilizam?

2-      Estão cadastrados em alguma rede social (como  WhatsApp , Facebook, MySpace)? Usam os recursos oferecidos pela telefonia móvel atual (mensagens de texto, acesso à internet, convergência digital).

3-      Como você ingressou na rede social?

4-      Quais as atividades você realizou com mais frequência nas redes sociais?

5-      Quais os cuidados que você toma em relação á segurança?

6-      Em que período do dia você mais utiliza essa rede?

7-      Em algum momento parou para pensar quais as vantagens dessa tecnologia na sua vida?

8-      Conhece algum meio de comunicação que ferio alguém?

9-      Você conhece alguém que ficou prejudicado por algum meio de comunicação?

10-  Como você descreveria a vantagem e a desvantagem das redes sociais mundo atual?

11-  Por que as redes sociais usadas de qualquer jeito se torna arma?

·          Conclua a aula com um breve comentário sobre as TICS e as perguntas abordadas, termine a aula com a frase: FAÇA UM CLIENTE INFELIZ NO MUNDO FÍSICO E ELE IRÁ CONTAR PARA 6 AMIGOS. FAÇA UM CLIENTE INSATISFEITO NA INTERNET E ELE IRÁ CONTAR PARA 6 MIL AMIGOS.  Jeff Bezos

                                      MOMENTO: (2 aula da semana)

·         Depois de um agradável bom dia e da chamada, inicie a aula perguntando se alguém lembra qual foi a frase que encerrou a aula passada?

·         Faça um breve comentário sobre a frase da aula anterior.

·         Em seguida, distribua as cópias da pesquisa Vantagens e Desvantagens das redes sociais. Certifique-se que todos tenham compreendido o texto e, se necessário, esclareça eventuais dúvidas e questionamentos. Procure animar a discursão  perguntando se os alunos concordam com o que leu, pedindo que justifiquem seus argumentos. Utilizando o material de apoio abaixo, apresente exemplos de outras formas de relações sociais e de produção que ocorrem por meio das novas tecnologias de comunicação. Se você possuir acesso à Internet, explore os sites, serviços e  notícias em conjunto com a turma.

                                      Vantagens e Desvantagens das redes sociais

Existem várias vantagens em fazer parte de redes sociais e é principalmente por isso que elas tiveram um crescimento tão significativo ao longo do anos. Porém, é importante ficar atento aos perigos que ela pode oferecer.

Veja no quadro a seguir as principais vantagens e desvantagens das redes sociais.

Vantagens

Desvantagens

Aproxima as pessoas que vivem em locais diferentes, pois é uma maneira fácil de manter as relações e o contato.

Falta de privacidade.

Possibilita a interação em tempo real.

Exige cuidado na divulgação de certos pormenores da vida de cada um.

Facilita a relação com quem está mais perto, permitindo manter uma relação de proximidade sem se encontrar fisicamente.

Crianças e adolescentes divulgam informações sobre a escola e locais que frequentam.

Oferece uma forma rápida e eficaz de comunicar algo para um grande número de pessoas ao mesmo tempo.

Pode causar dependência, pois em alguns casos as pessoas não conseguem se "desligar" das redes sociais, deixando coisas importantes por fazer.

Permite avisar sobre um acontecimento, a preparação de uma manifestação ou a mobilização de um grupo para um protesto.

Criação de perfil falso para postar comentários racistas, preconceituosos e racistas.

Facilita a organização de eventos, enviando convites e solicitando a confirmação de presença.

Facilidade de divulgação de notícias, fatos e imagens sem a verificação da fonte, podendo ser "fake news".

 

 

·         Após a discursão o professor junto com os alunos irá criar um EMAIL  ou um grupo de Whatsapp para os alunos comunicarem sobre os assuntos estudados em sala de aula.

OBS: Caros colegas não se esqueçam de preencherem o relatório sobre a turma, pois será de grande ajuda para o nosso tralho. Beijos e muito obrigada.

RECURSOS:(  ) Resumo( x ) Data show;(  ) Jornal;(  ) Revista;(   ) Vídeo;(  ) Computador;(  ) Jogos;(  ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades.  ;(  ) Informativos .(X ) Caderno para o registro das atividades.(X )Folha de papel em branco.(X )Lápis preto e lápis de cor.(X )Papel e cola para montar o painel..

( ) Dicionário.  

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; (   )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (   );  (  ) Seminários; ( x ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do aluno; (  ) Debate; (  ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita;

( x ) Avaliação da participação; (  ) Montagem do cartaz.

Professor: _______________________________ Escola:___________________________

 

 

 

                                           SEQUÊNCIA DIDÁTICA -  DE GEOGRAFIA 2020

Tema: A influência da tecnologia no mundo da geografia         Subtema: A tecnologia invade o nosso cotidiano

Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo ( Geopolítica )

Objeto do conhecimento:  As manifestações tecnológicas no cotidiano.

Tema integrador: Ciência e Tecnologia                Ano/Série:                   Período: 17/02 a 21/02                     Aulas: 2  

Competências:

·         Estimular o raciocínio e a atenção em relação ao texto.

·         Vivenciar momentos de descontração, alegria e aprendizado.

·         Analisar criticamente letras de músicas e o texto.

·         Ampliar o vocabulário e despertar a criatividade.

·         Reconhecer a música como um texto possível de ser lido e interpretado.

Habilidades:  Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao avanço tecnológico no nosso cotidiano.

 

                                                ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

                                            1º MOMENTO: (1 aula da semana)

·         Esta aula está estruturada em 2 atividades, para cada aula uma atividade, sabemos que cada turma  tem: uma realidade, uma dinâmica e um tempo para aprender, estes fatores são determinantes para a realização das atividades. Mas, lembre-se! Seu papel é fundamental para que os alunos possam ampliar a visão de mundo e os conhecimentos científicos.

Nessa aula vamos trabalhar :

 -Interpretação, Levantando hipóteses, Observação, Desenho, Mural.   

Você vai precisar de:

- Caderno para o registro das atividades.

 - Folha de papel em branco.

- Lápis preto e lápis de cor.

 - Papel e cola para o cartaz.

 - Xerox do texto.

·         Inicie a aula com um bom dia em seguida faça a apresentação e depois instigue seus alunos a pensarem, para isso questione-os sobre:

 1-Qual a importância das tecnologias em nossas vidas.

2-Quais os tipos de tecnologias você tem acesso?

3-Conhece4 algum tipo de tecnologia que ajudou a salvar vidas?

4-Em algum momento parou para pensar quais as vantagens  e desvantagens dessa tecnologia na sua vida pessoal e escolar?

5-Conhece alguma tecnologia que destruiu um uma cidade? que tecnologia  foi essa?

6-Você conhece alguém que ficou prejudicado com o avanço da tecnologia?

7-Você já utilizou algum meio tecnológico para estudar a geografia? Qual?

8-Como você descreveria a vantagem e a desvantagem da tecnologia no nosso cotidiano?

9- Por que a tecnologia é uma arma?

·         Assim que os alunos responderem entregue o texto: As tecnologias invadem nosso cotidiano.

·         Os alunos devem, está dividido em  grupos ou duplas, onde os mesmos serão motivados a interpretar o texto, destacando o paragrafo  que mais chamou a atenção. 

·         Após a escolha do paragrafo, possibilite  ao grupo ou a dupla a dar opinião bem pessoal sobre  a parte escolhida do texto estimulando um  debate. Faça uma breve conclusão sobre o tema estudado.

TAREFA DE CASA

Solicite ao aluno que:

·         Traga para a próxima aula figuras sobre vários tipos de tecnologias.

·         Termine a aula com a frase: “Só depois que a tecnologia inventou o telefone, o telégrafo, a televisão, a internet, foi que se descobriu que o problema de comunicação mais sério era o de perto.”

Millôr Fernandes

 

 

 

                                      MOMENTO: (2 aula da semana)

·         Depois de um agradável bom dia e da chamada, inicie a aula perguntando se alguém lembra qual foi a frase que encerrou a aula passada?

·         Faça um breve comentário sobre a frase e a aula anterior.

·         Com o mesmo grupo ou dupla da aula anterior  entregue o texto:

                                   AS TECNOLOGIAS INVADEM NOSSO COTIDIANO

 

As nossas atividades cotidianas mais comuns – como dormir, comer, trabalhar, nos deslocarmos para diferentes lugares, ler, conversar e se divertir – são possíveis graças às tecnologias a que temos acesso. Elas estão tão presentes em nossas vidas que já nos acostumamos e nem percebemos que não são coisas naturais.

Tecnologias que resultaram, por exemplo, em talheres, pratos, panelas, fogões, fornos, geladeiras, alimentos industrializados e muitos outros produtos, equipamentos e processos que foram planejados e construídos para podermos realizar a simples e fundamental tarefa que garante a nossa sobrevivência: a alimentação.

Da mesma forma, para todas as demais atividades que realizamos em nossas vidas, precisamos de produtos e equipamentos resultantes de estudos, planejamentos e construções específicos para serem utilizados, na busca de melhores formas de viver.

Ao conjunto de conhecimentos e princípios científicos que se aplicam ao planejamento, à construção e à utilização de um equipamento em um determinado tipo de atividade chamamos de "tecnologia". Para construir qualquer equipamento – seja uma caneta esferográfica ou um computador – os homens precisam pesquisar, planejar e criar tecnologias.

Nas atividades cotidianas lidamos com vários tipos de tecnologias. As maneiras, os jeitos ou as habilidades especiais de lidar com cada tipo de tecnologia, para executar ou fazer algo, chamamos de técnicas. Algumas dessas técnicas são muito simples e de fácil aprendizado. São transmitidas de geração em geração e integram os costumes e os hábitos sociais de um determinado grupo de pessoas. Outras tecnologias exigem técnicas mais elaboradas, habilidades e conhecimentos específicos e complexos.

Existem muitos outros equipamentos e produtos que utilizamos em nosso cotidiano e que não notamos como tecnologias. Alguns invadem o nosso corpo, como próteses, alimentos e medicamentos. Óculos, dentaduras, comidas e bebidas industrializadas, vitaminas e outros tipos de remédios são produtos resultantes de tecnologias sofisticadas.

Como podemos deduzir, dificilmente nossa vida cotidiana seria possível, neste estágio de civilização, sem as tecnologias. Elas invadiram definitivamente nosso cotidiano e já não sabemos viver sem fazer uso delas. Por outro lado, acostumamo-nos tanto com os produtos e os equipamentos tecnológicos que os achamos quase naturais.
Nem pensamos o quanto foi preciso de estudo, criação e construção para que essas tecnologias chegassem às nossas mãos.

Ani Kenski

·         Certifique-se que todos tenham compreendido o texto e, se necessário, esclareça eventuais dúvidas e questionamentos. Procure animar a discursão  perguntando se os alunos concordam com o que leu, pedindo que justifiquem seus argumentos.

·         Em seguida entregue ao grupo ou duplas o papel madeira para montagem dos cartazes com as varias formas de tecnologias que de uma forma ou de outra invadem as nossas vidas, no final do cartaz escreva uma frase que define a montagem o mesmo grupo também pode produzir uma parodia sobre o assunto e apresentar na próxima aula.

OBS: Caros colegas não se esqueçam de preencherem o relatório sobre a turma, pois será de grande ajuda para o nosso tralho. Beijos e muito obrigada.

RECURSOS:(  ) Resumo( x ) Data show;(  ) Jornal;(  ) Revista;(   ) Vídeo;(  ) Computador;(  ) Jogos;(  ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades.  ;(  ) Informativos .(X ) Caderno para o registro das atividades.(X )Folha de papel em branco.(X )Lápis preto e lápis de cor.(X )Papel e cola para montar o painel..

( ) Dicionário.  

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; (   )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (   );  (  ) Seminários; ( x ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do aluno; (  ) Debate; (  ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita;

( x ) Avaliação da participação; (  ) Montagem do cartaz.

Professor: _______________________________ Escola:___________________________

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário