SEQUÊNCIA
DIDÁTICA - DE GEOGRAFIA 2020 |
Tema: A influência da
tecnologia no mundo da geografia Subtema:
Conceito da geografia |
Unidade temática: O sujeito e
seu lugar no mundo ( A geografia e a compreensão do mundo) Objeto do conhecimento: Identidade
sociocultural |
Tema integrador: Ciência e
Tecnologia Ano/Série: 6º Período: 17/04 a 21/04 Aulas: 3 |
Competências: .-Resgatar os conhecimentos prévios sobre
Geografia. -Ler e localizar
informações no texto. -Ampliar e enriquecer
o vocabulário. -Elaborar o conceito
de Geografia. |
Habilidades 22:– Identificar registros sobre o papel das
técnicas e tecnologias na organização do estudo da geografia suas
transformações. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
1º MOMENTO: (1 aula da semana) Esta aula está
estruturada em 3 atividades, para cada aula uma atividade, sabemos que cada
turma tem: uma realidade, uma dinâmica e um tempo para aprender,
estes fatores são determinantes para a realização das atividades. Mas,
lembre-se! Seu papel é fundamental para que os alunos possam ampliar a visão
de mundo e os conhecimentos científicos. Nessa aula vamos
trabalhar: -Resgatando
conhecimentos, Levantando hipóteses, Observação, Desenho, Mural. Você vai precisar de: - Caderno para o registro
das atividades. - Folha de papel em
branco. - Lápis preto e lápis de
cor. - Papel e cola para o
painel. 1ª Atividade:
aproximadamente 40 a 50 minutos. Inicie a aula com um
bom dia em seguida faça a apresentação e depois instigue seus alunos a pensarem, para isso
questione-os sobre o que é Geografia: -Alguém sabe o que é
Geografia? -O que estudamos e o que
aprendemos nas aulas de Geografia? Divida uma folha de papel
A4, em 3 partes e entregue para os alunos. Solicite que eles escrevam ou
desenhe suas hipóteses: o que pensam ou conhecem sobre Geografia.(o aluno
pode responder com músicas , HQ, poesias e parodias) Se for possível faça uma
ficha como a sugerida abaixo: Ficha 1 Depois de escreverem,
recolha as fichas e guarde-as para que os alunos possam confrontar o que
pensavam antes e depois de pesquisarem. PESQUISANDO NO
DICIONÁRIO OU NO CELULAR: Professor solicite que
procurem no o significado da palavra Geografia e registrem no caderno. Se
quiser, pode fazer outra ficha. Para economizar na reprodução da ficha,
aproveite a folha e reproduza várias fichas em uma só cópia. Ficha 2 "Geografia é uma
ciência que estuda as características da superfície do planeta Terra, os
fenômenos climáticos e a ação do ser humano no meio ambiente e
vice-versa" Pergunte ao aluno se ele
tem conhecimento de como essas informações chegam até nos? Com essa
informação comece um debate comentando sobre a importância da tecnologia no
estudo da geografia, observando a participação e o conhecimento prévio do
aluno. Termine a aula com a frase: "Conhecendo a geografia você descobrirá o seu incrível
mundo." |
2º MOMENTO: (2 aula da semana) ·
Depois de um
agradável bom dia e da chamada, inicie a aula perguntando se alguém lembra
qual foi a frase que encerrou a aula anterior? Faça um breve comentário e em
seguida faça alguns questionamento oral ou escrito no quadro. 1-Você gosta da Geografia?
Sim ou não? Você gosta de Geografia ou
vai gostar? Por quê? Porque você vive com ela desde o dia que você nasceu.
Ela o acompanha até hoje, talvez sem você perceber e sem dar este nome.
Veja; você vive em um
lugar. Você se relaciona com as pessoas que o cercam. Você ocupa um lugar
nesse espaço que você vive.
A cada instante você
aprende GEOGRAFIA e vive a GEOGRAFIA. Como? Através das observações
pessoais e das conversas com as outras pessoas. Por meio do estudo, da
televisão, do rádio, dos jornais, das revistas entre outros.
Para estudar GEOGRAFIA é
necessário: ·
Ter interesse
para a leitura de textos informativos de jornais, livros ou revistas; ·
Destacar a
informação básica, ou seja, a ideia central contida no texto; ·
Conhecer o
significado das palavras a partir das definições do próprio texto e/ou com
recurso do dicionário; ·
Selecionar os
dados do texto que interessam. Observar, analisar e comparar gráficos, mapas,
desenhos e fotografias; ·
Trocar ideias
com os colegas e com o professor; ·
Desenvolver o
senso crítico e criativo. Solicite que os alunos
leiam silenciosamente o texto. GEOGRAFIA Geografia é
uma ciência que estuda as características da superfície do planeta
Terra, os fenômenos climáticos e a ação do ser humano no meio ambiente e
vice-versa. A Geografia é
uma ciência muito importante, pois permite ao homem compreender melhor o
planeta em que vive. Para isso, esta ciência dispõe de diversos recursos
matemáticos e tecnológicos. A estatística, por exemplo, é muito usada na área
da pesquisa populacional. Os satélites são fundamentais na elaboração de
mapas, além de fornecerem dados importantes para a verificação de mudança na
vegetação do planeta. No Brasil, o
estudo da Geografia é obrigatório para os alunos do Ensino Fundamental e
Médio e deve ser oferecido pelas escolas. Depois que todos já leram
questione-os sobre o que fala o texto e qual é a ideia central. Em seguida
pergunte-os sobre o que acharam mais interessante no texto. Discuta sobre
cada item necessário para o estudo da GEOGRAFIA. TAREFA DE CASA Solicite ao aluno que: - De uma janela de sua
casa, observe a paisagem que vê. - Faça um desenho com um
colorido bem bonito tentando se aproximar das cores reais da paisagem que
observou e traga para a próxima aula. Solicite ainda para colocar seu nome e
a data da atividade. |
3º
MOMENTO: (3 aula da semanas ) ·
Inicie a aula
com um agradável bom-dia! Em seguida coloque as cadeiras em circulo e
solicite aos alunos para comentar sobre a tarefa de casa, se foi difícil? O
que mais chamou a atenção? Por quê? Se pudesse mudar a paisagem que viu o que
mudaria? Por quê? ·
Depois de uma
breve reflexão vamos montar o mural. Confeccione junto com os
alunos o mural com os desenhos que eles fizeram a partir da observação da paisagem,
para isso solicite que antes de colarem no papel escreva uma frase sobre a
paisagem desenhada. Depois que todos colarem, solicite que comparem as
paisagens representadas e encontrem semelhanças e diferenças entre elas. ·
Agora, depois
que os alunos já viram um pouco do que é GEOGRAFIA, proponha que comparem o
que pensavam antes e o que pensam agora. Para isso, devolva a ficha com as
hipóteses e a ficha com a pesquisa que fizeram anteriormente, no dicionário
ou no celular. Questione-os sobre o que observaram e o que discutimos. ·
No decorrer das
atividades observe se os alunos conseguiram avançar em suas hipóteses sobre o
conceito de GEOGRAFIA, para isso verifique as suas hipóteses e o conceito
elaborado por eles posteriormente. Verifique também se já
conseguem localizar informações no texto. Registre no relatório os avanços e
as dificuldades apresentadas pelos alunos para que você possa retomar em
outras atividades. O trabalho com a leitura e a escrita deve permear todos os
conteúdos. |
OBS: Caros colegas educar é viajar no mundo do outro, sem nunca penetrar nele.
É usar o que passamos para transformar no que somos. |
RECURSOS:( )
Resumo( ) Data show;( ) Jornal;(
) Revista;( ) Vídeo;( ) Computador;( ) Jogos;(
) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades. ;( )
Informativos .(X ) Caderno para o registro das atividades.(X )Folha de papel
em branco.(X )Lápis preto e lápis de cor.(X )Papel e cola para montar o
painel.. ( ) Dicionário. AVALIAÇÃO:( ) Prova;
( ) Trabalho; ( )Resolução de Exercícios/Livro páginas:
( );
( ) Seminários; ( x )
Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Debate; (
) Relatórios; ( ) Avaliação
escrita; ( x ) Avaliação da
participação; ( ) Montagem do cartaz. Professor:
_______________________________ Escola:___________________________ |
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA - DE GEOGRAFIA 2020 |
Tema: A influência da
tecnologia no mundo da geografia Subtema: A geografia e a tecnologia |
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo (A geografia e a tecnologia) Objeto do conhecimento: Ideias e concepções sobre a geografia e a tecnologia. |
Tema integrador: Ciência e
Tecnologia Ano/Série: 7º Período: 17/02 a 21/02 Aulas: 3 |
Competências: ·
Estimular o raciocínio e a atenção
em relação ao texto. ·
Reescrever textos utilizando a
música como mediadora. ·
Vivenciar momentos de
descontração, alegria e aprendizado. ·
Analisar criticamente letras de
músicas. ·
Ampliar o vocabulário e despertar
a criatividade. ·
Reconhecer a música como um texto
possível de ser lido e interpretado. |
Habilidades: (EF07GE01) Avaliar, por meio de exemplos
extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das tecnologias
dentro da geografia. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
1º MOMENTO: (1 aula da semana) Esta aula está
estruturada em 3 atividades, para cada aula uma atividade, sabemos que cada
turma tem: uma realidade, uma dinâmica e um tempo para aprender,
estes fatores são determinantes para a realização das atividades. Mas,
lembre-se! Seu papel é fundamental para que os alunos possam ampliar a visão
de mundo e os conhecimentos científicos. Nessa aula vamos
trabalhar : -Resgatando
conhecimentos, Levantando hipóteses, Observação, Desenho, Mural.
Você vai precisar de: - Caderno para o registro
das atividades. - Folha de papel em
branco. - Lápis preto e lápis de
cor. - Papel e cola para o
painel. - Aparelho de som. - Televisão ou data chow. - Xerox da música. 1ª Atividade:
aproximadamente 40 a 50 minutos. ·
Inicie a aula
com um bom dia em seguida faça a apresentação e depois instigue seus alunos a
pensarem, para isso questione-os sobre as tecnologias atuais. ( essa
atividade pode ser feita em grupo ou em duplas) 1-Quais
os tipos de tecnologias você tem acesso? 2-Em
que período do dia? 3-Em
algum momento parou para pensar quais as vantagens dessa tecnologia na sua
vida pessoal e escolar? 4-Conhece
algum meio de comunicação que ferio alguém? 5-Você
conhece alguém que ficou prejudicado por algum meio de comunicação? 6-Você
já utilizou algum meio tecnológico para estudar a geografia? Qual? 7-Como
você descreveria a vantagem e a desvantagem da tecnologia no mundo atual? 8-
Por que a tecnologia é uma arma? ·
Assim que os
alunos responderem entregue a letra da música PELA
INTERNET de Gilberto Gil, ao grupo ou duplas, onde os mesmos serão
motivados a interpretar a letra da música, destacando pontos que mais chamou
a atenção. ·
Possibilitando ao aluno dar opinião bem pessoal sobre a parte escolhida da música estimulando um debate. Termine a aula com a frase: “A ciência de hoje é a tecnologia de amanhã.” ( |
2º MOMENTO: (2 aula da semana) ·
Depois de um
agradável bom dia e da chamada, inicie a aula perguntando se alguém lembra
qual foi a frase que encerrou a aula passada? ·
Faça um breve comentário sobre o que foi
discutido na aula anterior. ·
Com os mesmos
grupos ou com as mesmas duplas retomamos o trabalho com a música dessa vez
vamos ouvi-la ou assistir o vídeo. ·
Entregue a cada dupla ou grupo uma pedaço de papel
madeira ou papel A4 para que os mesmos quando terminarem de ouvirem a música
expõem seus olhares sobre o que a música quis dizer em forma de desenhos. ·
Se não for
possível ouvir a música trabalhe com a letra xerocada que foi trabalhada na
aula passada. ·
Ao terminarem
os desenhos e depois de uma breve reflexão a respeito dos mesmos, vamos
montar o mural se os desenhos
estiverem em folhas A4 se for em papel madeira faça a exposição individual. TAREFA DE CASA Solicite ao aluno que: ·
Para próxima
aula busque uma noticia boa e uma ruim que está circulando na internet . |
3º
MOMENTO: (3 aula da semanas ) ·
Inicie a aula
com um agradável bom-dia! Em seguida coloque as cadeiras em circulo e
solicite aos alunos para comentar sobre as noticias pesquisadas. ·
Faça um
levantamento sobre as noticias, se tem alguma repetida e se são REAIS ou
FAKE NEWS. ·
Vamos retomar
observe novamente as perguntas da primeira aula e responda: 1- O que esse assunto te possibilitou aprender? 2- A internet é realmente perigosa? Por quê? 3- Fazendo uma ligação com o tempo passado e o atual em
que época melhor viveríamos e por quê? ·
Para
descontrair: 4- Dê dois adjetivos para essa música. 5- Se a música fosse de um filme, qual seria? 6- Sobre o que
seria o filme? 7- Onde a história se passaria? 8- Quais seriam
os personagens? 9- Como terminaria o filme? ·
Conclua a aula
de forma que os alunos compreendam os perigos reais que estão escondidos em
alguns aplicativos, bem como as maravilhas que a internet possibilita, faça
uma ponte entre os fatos sérios e a brincadeira que usamos para descontrair
mostrando que, para o bem ou para o
mal a tecnologia vai sempre existir somos nos que escolhermos de que forma vamos
usa-la. ·
No decorrer das
atividades observe se os alunos conseguiram avançar em suas hipóteses sobre o
assunto trabalhado, para isso verifique as suas hipóteses, respostas e o
conceito elaborado por eles posteriormente. ·
Verifique
também se já conseguem localizar informações na música e no texto. Registre no
relatório os avanços e as dificuldades apresentadas pelos alunos para que
você possa retomar em outras atividades. O trabalho com a leitura, a
interpretação e a escrita devem permear em todos os conteúdos. |
OBS: “Ciência e
tecnologia revolucionam nossas vidas, mas a memória, a tradição e o mito
moldam nossas respostas”. Arthur Schlesinger – historiador. |
RECURSOS:( ) Resumo( x
) Data show;( ) Jornal;( ) Revista;( ) Vídeo;(
) Computador;( ) Jogos;( ) Livro didático para ajudar nas resoluções
das atividades. ;( ) Informativos .(X ) Caderno para o
registro das atividades.(X )Folha de papel em branco.(X )Lápis preto e lápis
de cor.(X )Papel e cola para montar o painel.. ( ) Dicionário. AVALIAÇÃO:( ) Prova;
( ) Trabalho; ( )Resolução de Exercícios/Livro páginas:
( );
( ) Seminários; ( x )
Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Debate; (
) Relatórios; ( ) Avaliação
escrita; ( x ) Avaliação da
participação; ( ) Montagem do cartaz. Professor:
_______________________________ Escola:___________________________ |
Pela internet
Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada um barco que veleje
Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada um barco que veleje
Que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve um oriki do meu velho orixá
Ao porto de um disquete de um micro em Taipé
Um barco que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve meu e-mail até Calcutá
Depois de um hot-link
Num site de Helsinque, para abastecer
Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut
Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut
De Connecticut acessar
O chefe da Macmilícia de…
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA - DE GEOGRAFIA 2020 |
Tema: A influência da
tecnologia no mundo da geografia Subtema: Eu e você no mundo das TICS. |
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo (TICS) Objeto do conhecimento: Tecnologia no mundo da globalização. |
Tema integrador: Ciência e Tecnologia
Ano/Série: 8º Período: 17/02 a 21/02 Aulas: 2 |
Competências: ·
Estimular o raciocínio e a atenção
em relação ao texto. ·
Vivenciar momentos de
descontração, alegria e aprendizado. ·
Analisar criticamente letras de
músicas e o texto. ·
Ampliar o vocabulário e despertar
a criatividade. ·
Reconhecer a música como um texto
possível de ser lido e interpretado. |
Habilidades: Analisar
aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando
características da população a partir das mudanças no mundo tecnológico. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
||||||||||||||||
1º MOMENTO: (1 aula da semana) ·
Esta aula está
estruturada em 2 atividades, para cada aula uma atividade, sabemos que cada
turma tem: uma realidade, uma dinâmica e um tempo para aprender,
estes fatores são determinantes para a realização das atividades. Mas,
lembre-se! Seu papel é fundamental para que os alunos possam ampliar a visão
de mundo e os conhecimentos científicos. Nessa aula vamos
trabalhar a: -A interpretação, Levantamento
de hipóteses, Observação, e criação de
E-MAIL. Você vai precisar de: - Caderno para o registro
das atividades. - Aparelho de som. - Televisão ou data chow. 1ª Atividade:
aproximadamente 40 a 50 minutos. ·
Inicie a aula
com um bom dia em seguida faça a apresentação e depois instigue seus alunos a
pensarem, para isso questione-os sobre as TICS (Tecnologias da informação e comunicação). ·
Você
sabe o que significa a palavra TICS? Temos uma definição
bem clara e de fácil entendimento em uma enciclopédia digital bastante
famosa, e muito utilizada para pesquisas. Essa enciclopédia é constituída por
uma Wiki ( web site onde todos nós podemos contribuir com novos artigos ou
mesmo complementando os já existentes). Agora fica fácil entender o nome do
site Wikipédia (enciclopédia livre) que é representada pela seguinte loga: Podemos classificar
como tecnologias independentes aquelas que não necessitam de energia elétrica
para a sua utilização. Você poderia citar
muitas delas, não é mesmo? Já as tecnologias
dependentes são exatamente ao contrário, só podemos utilizar se tivermos a
energia elétrica à disposição. Vamos testar o seu
conhecimento: ·
Imagine
a sua casa ou o professopr pode determinar
uma loja conhecida por todos os
alunos, você pode classificar o número das tecnologias existentes nessa sua
imaginação ou nessa loja? (O professor pode escolher uma imagem para ser trabalhada
ou usar a imaginação dos alunos). Usando a música PELA
INTERNET ou PARABOLICA do cantor Gilberto Gil como ponto de partida, forme
grupos ou duplas para uma interpretação oral sobreo significado da música que
está sendo trabalhada. ·
O tema a ser
abordado será sobre Redes Sociais. Esta aula tem o objetivo de informar a
importância das redes sociais no mundo da
globalização. ·
O que é rede social? Redes sociais, no mundo virtual, são sites e
aplicativos que operam em níveis diversos — como profissional, de
relacionamento, dentre outros — mas sempre permitindo o compartilhamento de
informações entre pessoas e/ou empresas. Quando falamos em rede social, o que vem à mente em
primeiro lugar são sites como Facebook, Twitter e LinkedIn ou aplicativos como
Snapchat e Instagram, típicos da atualidade. Mas a ideia, no entanto, é bem
mais antiga: na sociologia, por exemplo, o conceito de rede social é
utilizado para analisar interações entre indivíduos, grupos, organizações ou
até sociedades inteiras desde o final do século XIX. Na internet, as redes sociais têm suscitado discussões
como a da falta de privacidade, mas também servido como meio de convocação
para manifestações públicas em protestos. Essas plataformas criaram, também,
uma nova forma de relacionamento entre empresas e clientes, abrindo caminhos
tanto para interação quanto para o anúncio de produtos ou serviços. ·
Após
explicar sobre redes sociais, juntamente com a experiência desta importante
ferramenta, faça os seguintes questionamentos: 1- Quais os principais sites e serviços que utilizam? 2- Estão cadastrados em alguma rede social (como WhatsApp ,
Facebook, MySpace)? Usam os recursos oferecidos pela telefonia móvel atual
(mensagens de texto, acesso à internet, convergência digital). 3- Como você ingressou na rede social? 4- Quais as atividades você realizou com mais
frequência nas redes sociais? 5- Quais os cuidados que você toma em relação á
segurança? 6- Em que período do dia você mais utiliza essa rede? 7- Em algum momento parou para pensar quais as vantagens
dessa tecnologia na sua vida? 8- Conhece algum meio de comunicação que ferio alguém? 9- Você conhece alguém que ficou prejudicado por algum
meio de comunicação? 10- Como você descreveria a vantagem e a desvantagem das
redes sociais mundo atual? 11- Por que as redes sociais usadas de qualquer jeito se
torna arma? ·
Conclua a aula
com um breve comentário sobre as TICS e as perguntas abordadas, termine a
aula com a frase: FAÇA
UM CLIENTE INFELIZ NO MUNDO FÍSICO E ELE IRÁ CONTAR PARA 6 AMIGOS. FAÇA UM
CLIENTE INSATISFEITO NA INTERNET E ELE IRÁ CONTAR PARA 6 MIL AMIGOS. Jeff
Bezos |
||||||||||||||||
2º MOMENTO:
(2 aula da semana) ·
Depois de um
agradável bom dia e da chamada, inicie a aula perguntando se alguém lembra
qual foi a frase que encerrou a aula passada? ·
Faça um breve
comentário sobre a frase da aula anterior. ·
Em seguida,
distribua as cópias da pesquisa Vantagens e Desvantagens das redes sociais. Certifique-se
que todos tenham compreendido o texto e, se necessário, esclareça eventuais
dúvidas e questionamentos. Procure animar a discursão perguntando se os alunos concordam com o
que leu, pedindo que justifiquem seus argumentos. Utilizando o material de
apoio abaixo, apresente exemplos de outras formas de relações sociais e de
produção que ocorrem por meio das novas tecnologias de comunicação. Se você
possuir acesso à Internet, explore os sites, serviços e notícias em conjunto com a turma. Vantagens
e Desvantagens das redes sociais Existem várias vantagens em
fazer parte de redes sociais e é principalmente por isso que elas tiveram um
crescimento tão significativo ao longo do anos. Porém, é importante ficar
atento aos perigos que ela pode oferecer. Veja no quadro a seguir as
principais vantagens e desvantagens das redes sociais.
·
Após a
discursão o professor junto com os alunos irá criar um EMAIL ou um grupo de Whatsapp para os alunos
comunicarem sobre os assuntos estudados em sala de aula. |
||||||||||||||||
OBS: Caros colegas não
se esqueçam de preencherem o relatório sobre a turma, pois será de grande
ajuda para o nosso tralho. Beijos e muito obrigada. |
||||||||||||||||
RECURSOS:( ) Resumo( x
) Data show;( ) Jornal;( ) Revista;( ) Vídeo;(
) Computador;( ) Jogos;( ) Livro didático para ajudar nas resoluções
das atividades. ;( ) Informativos .(X ) Caderno para o
registro das atividades.(X )Folha de papel em branco.(X )Lápis preto e lápis
de cor.(X )Papel e cola para montar o painel.. ( ) Dicionário. AVALIAÇÃO:( ) Prova;
( ) Trabalho; ( )Resolução de Exercícios/Livro páginas:
( );
( ) Seminários; ( x )
Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Debate; (
) Relatórios; ( ) Avaliação
escrita; ( x ) Avaliação da
participação; ( ) Montagem do cartaz. Professor:
_______________________________ Escola:___________________________ |
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA - DE GEOGRAFIA 2020 |
Tema: A influência da
tecnologia no mundo da geografia Subtema:
A tecnologia
invade o nosso cotidiano |
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo ( Geopolítica ) Objeto do conhecimento: As
manifestações tecnológicas no cotidiano. |
Tema integrador: Ciência e
Tecnologia Ano/Série: 9º Período: 17/02 a 21/02 Aulas: 2 |
Competências: ·
Estimular o raciocínio e a atenção
em relação ao texto. ·
Vivenciar momentos de
descontração, alegria e aprendizado. ·
Analisar criticamente letras de
músicas e o texto. ·
Ampliar o vocabulário e despertar
a criatividade. ·
Reconhecer a música como um texto
possível de ser lido e interpretado. |
Habilidades:
Analisar a atuação das corporações
internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em
relação ao avanço tecnológico no nosso cotidiano. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
1º MOMENTO: (1 aula da semana) ·
Esta aula está
estruturada em 2 atividades, para cada aula uma atividade, sabemos que cada
turma tem: uma realidade, uma dinâmica e um tempo para aprender,
estes fatores são determinantes para a realização das atividades. Mas,
lembre-se! Seu papel é fundamental para que os alunos possam ampliar a visão
de mundo e os conhecimentos científicos. Nessa aula vamos
trabalhar : -Interpretação, Levantando
hipóteses, Observação, Desenho,
Mural. Você vai precisar de: - Caderno para o registro
das atividades. - Folha de papel em
branco. - Lápis preto e lápis de
cor. - Papel e cola para o
cartaz. - Xerox do texto. ·
Inicie a aula
com um bom dia em seguida faça a apresentação e depois instigue seus alunos a
pensarem, para isso questione-os sobre: 1-Qual a importância das tecnologias em nossas
vidas. 2-Quais
os tipos de tecnologias você tem acesso? 3-Conhece4
algum tipo de tecnologia que ajudou a salvar vidas? 4-Em
algum momento parou para pensar quais as vantagens e desvantagens dessa tecnologia na sua vida
pessoal e escolar? 5-Conhece
alguma tecnologia que destruiu um uma cidade? que tecnologia foi essa? 6-Você
conhece alguém que ficou prejudicado com o avanço da tecnologia? 7-Você
já utilizou algum meio tecnológico para estudar a geografia? Qual? 8-Como
você descreveria a vantagem e a desvantagem da tecnologia no nosso cotidiano? 9-
Por que a tecnologia é uma arma? ·
Assim que os
alunos responderem entregue o texto: As tecnologias invadem nosso cotidiano. ·
Os alunos
devem, está dividido em grupos ou
duplas, onde os mesmos serão motivados a interpretar o texto, destacando o
paragrafo que mais chamou a
atenção. ·
Após a escolha
do paragrafo, possibilite ao grupo ou
a dupla a dar opinião bem pessoal sobre
a parte escolhida do texto estimulando um debate. Faça uma breve conclusão sobre o
tema estudado. TAREFA DE CASA Solicite ao aluno que: ·
Traga para a
próxima aula figuras sobre vários tipos de tecnologias. ·
Termine a aula com a frase: “Só depois que a tecnologia
inventou o telefone, o telégrafo, a televisão, a internet, foi que se
descobriu que o problema de comunicação mais sério era o de perto.” Millôr Fernandes |
2º MOMENTO:
(2 aula da semana) ·
Depois de um
agradável bom dia e da chamada, inicie a aula perguntando se alguém lembra
qual foi a frase que encerrou a aula passada? ·
Faça um breve
comentário sobre a frase e a aula anterior. ·
Com o mesmo
grupo ou dupla da aula anterior entregue o texto: AS
TECNOLOGIAS INVADEM NOSSO COTIDIANO As nossas atividades cotidianas mais
comuns – como dormir, comer, trabalhar, nos deslocarmos para diferentes
lugares, ler, conversar e se divertir – são possíveis graças às tecnologias a
que temos acesso. Elas estão tão presentes em nossas vidas que já nos
acostumamos e nem percebemos que não são coisas naturais. ·
Certifique-se
que todos tenham compreendido o texto e, se necessário, esclareça eventuais
dúvidas e questionamentos. Procure animar a discursão perguntando se os alunos concordam com o
que leu, pedindo que justifiquem seus argumentos. ·
Em seguida
entregue ao grupo ou duplas o papel madeira para montagem dos cartazes com as
varias formas de tecnologias que de uma forma ou de outra invadem as nossas vidas,
no final do cartaz escreva uma frase que define a montagem o mesmo grupo
também pode produzir uma parodia sobre o assunto e apresentar na próxima
aula. |
OBS: Caros colegas não
se esqueçam de preencherem o relatório sobre a turma, pois será de grande
ajuda para o nosso tralho. Beijos e muito obrigada. |
RECURSOS:( ) Resumo( x
) Data show;( ) Jornal;( ) Revista;( ) Vídeo;(
) Computador;( ) Jogos;( ) Livro didático para ajudar nas resoluções
das atividades. ;( ) Informativos .(X ) Caderno para o
registro das atividades.(X )Folha de papel em branco.(X )Lápis preto e lápis
de cor.(X )Papel e cola para montar o painel.. ( ) Dicionário. AVALIAÇÃO:( ) Prova;
( ) Trabalho; ( )Resolução de Exercícios/Livro páginas:
( );
( ) Seminários; ( x )
Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Debate; (
) Relatórios; ( ) Avaliação
escrita; ( x ) Avaliação da
participação; ( ) Montagem do cartaz. Professor:
_______________________________ Escola:___________________________ |
Nenhum comentário:
Postar um comentário