SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA
|
Unidade Temática: GINÁSTICA
|
Objeto de
Conhecimento: Ginástica de Condicionamento Físico/ Sistema muscular:
Introdução, Funções, tipos e principais músculos e alongamento)
|
Ano/Série: 9º ano Período: 30.06 a 10/07/2020 Nº de
Aulas: 02
|
HABILIDADES
|
v (EF08EF12)
Analisar as funções do sistema muscular identificando os principais músculos
relacionando aos exercícios físicos desenvolvidos através da ginástica de
academia.
v (EF08EF11)
Experimentar e fruir alguns exercícios físicos da ginástica de academia,
identificando as exigências corporais desses diferentes programas e
reconhecendo a importância de uma prática individualizada, adequada às
características e necessidades de cada sujeito.
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
|
1ª ETAPA: Aula Expositiva
Aula Expositiva: Ginástica de Condicionamento Físico:
Sugestões
de slides em anexo
A
exposição do conteúdo pode ser feita através de slides, vídeos, pesquisa,
debate, etc.
Vivência prática: Praticando o alongamento em
casa
Reproduzir movimentos de alongamento após a aula online
Sugestões
de vídeos:
ATIVIDADE
01: Exercício em anexo sobre o objeto de conhecimento
RESPOSTAS:
01. 3,2,1
02. B
03. A
04. 3,1,2
05. C
06. B
2ª ETAPA:
Correção e socialização do exercício ou sugestão
de outra atividade:
ATIVIDADE 02 em anexo (Desenhar a imagem e identificar os
músculos indicados)
Produção de texto sobre alongamento
RESPOSTAS:
1º COLUNA
LADO ESQUERDO:
ESTERNOCLEIDOMASTOIDEO
DELTÓIDE
OBLIQUO EXTERNO DO ABDOME
RETO FEMORAL
VASTO MEDIAL
GASTROCNÊMIO
2ª COLUNA
LADO DIREITO:
TRAPÉZIO
PEITORAL MAIOR
BÍCEPS
RETO ABDOMINAL
SARTÓRIO
|
RECURSOS: ( ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( x ) Vídeo;( x ) Computador;
( ) Jogos; ( ) Material pertinente as aulas práticas; ( )
Informativos; ( x ) Outros: celular,
notebook;
|
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; ( x ) Pesquisa ( x ) Resolução de Exercícios; ( ) Seminários; ( x ) Apresentação oral; ( x
) Observação do desempenho individual e/do grupo; ( ) Cartaz; ( x ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( x ) Avaliação da
participação; Outros:
|
|
OBSERVAÇÃO: O
planejamento da sequência quinzenal é flexível, podendo ser ajustado a
outras metodologias/recursos/aplicativos de acordo com a realidade.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário