SEQUÊNCIA 8º ANO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA
Unidade Temática: GINÁSTICA
Objeto de Conhecimento: Ginástica de Condicionamento Físico: Ginástica Laboral (Benefícios e resultados)
Ano/Série: 8º ano                            Período: 30.06 a 10/07/2020                          Nº de Aulas: 02         
HABILIDADES
v  (EF07EF15) Compreender os benefícios e os resultados da ginástica laboral para o organismo.
v   (EF07EF17) Produzir e experimentar a prática dos tipos de ginástica laboral que possibilitem uma reflexão sobre a promoção da saúde no ambiente de trabalho.
v  (EF06EF16) Produzir e experimentar a prática dos tipos de ginástica laboral que possibilitem uma reflexão sobre a promoção da saúde no ambiente de trabalho.


ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1ª ETAPA: Aula Expositiva
Aula Expositiva: Ginástica de Condicionamento Físico: Ginástica Laboral
  • Benefícios e Resultados

INSTRUMENTALIZAÇÃO
Inicie este momento trabalhando com a definição de Ginástica Laboral, pois só assim os alunos serão capazes de se familiarizar com o assunto trabalhado e ter competência de posteriormente participar de atividades propostas.

Ginástica laboral é o conjunto de práticas de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, com a finalidade de colocar previamente cada pessoa — e todos — da equipe ou grupo de trabalho bem preparadas para o exercício do trabalho diário. Usualmente baseia-se em técnicas de alongamento, distribuídas pelas várias partes do corpo, dos membros, passando pelo tronco, à cabeça, sendo, de ordinário, orientada ou supervisionada por um especialista no assunto ou por alguém (do grupo) por esse especialista treinado (que pode ser um fisioterapeuta ou profissional de educação física). 

VÍDEO: Chalie Chaplin (Tempos Modernos)
Após apresentação da definição de Ginástica Laboral e do vídeo converse com seus alunos sobre:
  • Como a prática da Ginástica Laboral pode colaborar para a saúde do trabalhador?
  • Quanto ao rendimento e desempenho profissional quais são os resultados obtidos com a prática da Ginástica Laboral?
  • Este momento serve para integrar todos com a Ginástica Laboral através da conversa paralela.

A exposição do conteúdo pode ser feita através de slides, vídeos, pesquisa, debate, etc.

Vivência prática: Praticando a Ginástica Laboral em casa
Ginástica Laboral: Exercícios individual ou em duplas utilizando bexigas, borrachas, bolinhas ou sem instrumentos. Reproduzir exercícios de Ginástica Laboral após a aula online.

Sugestões de vídeos:

ATIVIDADE 01: Entrevista
Peça para que em casa os alunos conversem com seus pais ou responsáveis sobre o trabalho que cada um realiza.
As respostas deverão ser anotadas no caderno, para que possa ser dada continuidade na próxima aula.
  • Que tipo de atividade desenvolve?
  • Quais são os movimentos mais realizados por eles?
  • Sentem alguma dificuldade ao realizar atividades específicas?
  • Na empresa onde trabalham é ofertada a opção de Ginástica Laboral?
  • Todos participam das atividades oferecidas? Por quê?
  • Qual a opinião de quem pratica a Ginástica Laboral?

Após a entrevista, orientar que elaborem uma redação sobre o trabalho do entrevistado enfatizando a importância da realização do exercício durante a jornada de trabalho. 
A ginástica laboral pode reduzir a incidência de doenças ocupacionais e lesões de esforços repetitivos, e desta forma diminuir o número de afastamentos dos empregados na empresa. Além dos benefícios físicos, a prática voluntária da Ginástica Laboral proporciona ganhos psicológicos, diminuição do estresse e aumento no poder de concentração, motivação e moral dos trabalhadores.


2ª ETAPA:
Correção e socialização das entrevistas ou sugestão de outra atividade:
ATIVIDADE 02 em anexo


RECURSOS: ( ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( x ) Vídeo;( x ) Computador;
(  ) Jogos; (  ) Material pertinente as aulas práticas; (   ) Informativos; ( x ) Outros: celular, notebook;
AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (   ) Trabalho;  ( x ) Pesquisa   ( x ) Resolução de Exercícios; (  ) Seminários; ( x ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho individual e/do grupo; (  ) Cartaz; ( x ) Debate; (  ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:                                                     

OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível, podendo ser ajustado a outras metodologias/recursos/aplicativos de acordo com a realidade.

 

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