SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – Matemática |
|
Tema: Matemática na quarentena |
Unidade Temática: Álgebra |
Objeto de Conhecimento: Expressões algébricas;
Sequência; Equação do 1º grau com uma incógnita. |
|
Ano: 8º Período: 13 a 30 / 10 / 2020 Nº de Aulas: 15 |
|
HABILIDADES
|
|
(EF08MA06)
Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico de
expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações. Associação
de uma equação linear de 1º grau a uma reta no plano cartesiano (EF08MA08)
Resolver e elaborar problemas relacionados ao seu contexto próximo, que
possam ser representados por sistemas de equações de 1º grau com uma
incógnita (EF08MA10)
Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não recursiva
e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os
números ou as figuras seguintes. (EF08MA11)
Identificar a regularidade de uma sequência numérica recursiva e construir um
algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números seguintes. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
2. Desenvolver o raciocínio
lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos
convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e
atuar no mundo. 4. Fazer
observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes
nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar,
representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e
avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes. 6. Enfrentar situações-problema
em múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente
relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e
sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens
(gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e
outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas, e dados). |
|
COMPETÊNCIAS
GERAIS |
|
2. Exercitar a curiosidade
intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a
investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade,
para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver
problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos
conhecimentos das diferentes áreas. |
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
||||||||||||||||
Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento;
Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
||||||||||||||||
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
||||||||||||||||
Primeira semana –
de 13 a 30/10/2020 1ª Aula e 2ª Aula - Expressões algébricas 1º momento: .
Leitura e comentários do texto aplicativo, das páginas 66 e 67. 2º momento: . Solicitar a leitura da página 68, a seguir fazer
questionamentos do texto associando cada informação a um valor. . Substituir as informações por valores e
desenvolver o cálculo . Fazer a observação: Termo algébrico é um produto de
números e letras ou de letras. Por exemplo, na expressão 4ab – 3a4
+ b, os termos são: 4ab, – 3a4 e b. Cada termo algébrico é formado por
um coeficiente (número) e uma parte literal (letras). Cada letra da parte
literal é chamada variável. Por exemplo, na mesma expressão citada 4ab – 3a4
+ b, temos:
valor numérico de uma expressão algébrica Dada uma expressão algébrica,
substituindo cada variável por um número, obtemos uma expressão numérica e,
ao calcular seu valor, calculamos o valor numérico da expressão algébrica. Para evitar confusão entre operações,
recomendamos que a substituição de cada variável pelo valor numérico seja
feita entre parênteses. Exemplo: a ) 2m2 – 5m + 3, para
m = 2 2.(2)2
– 5.(2) + 3 = 2.4 – 5.2 + 3
= 8 – 10 + 3 =
1
. Apresentar novos exemplos enfatizando . Orientar para verem o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=gYO7o1jothM
. Orientar para fazer a atividade da página 69 3ª Aula e 4ª aula – Expressões
algébricas 1º momento: . Averiguar quem viu o vídeo e fazer
questionamentos a respeito . Corrigir a atividade da página 69 5ª Aula – Sequência . Solicitar que os alunos façam no caderno
quadrículas e represente as seguintes figuras e a seguir represente a figura
5 de cada. . Proceder da mesma forma que anterior, mas
representar as figuras 3 e 4 no. .Solicitar que vejam o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=lvDn9WkVyiE e fazer questionamentos a respeito Segunda semana –
de 19 a 23/10/2020 6ª Aula e 7ª Aula – Sequência 1º momento: .Averiguar quem viu o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=lvDn9WkVyiE e fazer questionamentos a respeito 2º momento: . Solicitar a leitura das páginas 70 e 71 . Indagar o que entenderam sobre recursiva e não
recursiva e fazer os devidos esclarecimentos, apresentando exemplos. Sequência recursiva é aquela formada por elementos em que
um termo pode ser calculado através dos anteriores; Sequência não recursiva é aquela formada por elementos
que não dependem do anterior para ser determinado. . Apresentar exemplos de sequências recursivas e
não recursivas Sequência recursiva: ( 5 , 9 , 13 , 17 , ...) Sempre somamos 4 para obter o próximo número Sequência não recursiva: ( 2 , 3 , 5 , 7 , ... ) Não é necessário saber o último termo para determinar o seguinte Olhando atentamente, percebe-se que ela é formada pelos números primos. . Orientar para fazer a atividade das páginas 71 e
72 8ª Aula – Sequência . Corrigir as atividades das páginas 71 e 72 9ª Aula e 10ª Aula – Equação do 1º grau 1º momento: . Apresentar os slides equilíbrio das balanças (anexo) ou enviar os mesmos para os alunos pelo zap. . Questionar: - O que entendem por equilíbrio? - Conhecem uma balança desse tipo? - Para que servem as balanças . Pedir que mostrem as respostas e pedir que
justifiquem suas respostas: - Como fizeram para responder? - Em que pensaram? 2º momento: . Fazer a leitura da tirinha em quadrinhos da
página 73 e com questionamentos fazer a compreensão do texto. . Ler o problema apresentado na mesma página e
fazer uma relação com as questões da balança. . Associar equação a igualdade com outros exemplos
. Apresentar o exemplo da página 73, e demonstrar
com bastante evidência membros, incógnitas e os passos de como resolver
equações do 1º grau. . Orientar para verem o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=bWJrg5DyuMY Terceira semana –
de 26 a 30 /10/2020 11ª Aula e 12ª Aula – Equação do 1º grau 1º momento: . Averiguar quem viu o vídeo e fazer
questionamentos a respeito . Indagar sobre as dúvidas até o momento e
esclarecê-las 2º momento: . Apresentar vários exemplos (com números
negativos, com frações, multiplicando os membros por – 1, etc) de como
resolver equações. . Orientar para fazer as atividades da página 74. 13ª Aula e 14ª Aula – Equação do 1º grau . Corrigir as atividades da página 74 15ª Aula – Equação do 1º grau . Apresentar o QUIZ DAS EQUAÇÕES (anexo) |
||||||||||||||||
RECURSOS:
(X ) Livro didático;
() Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; ( ) Vídeo; (X )
Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; ( x ) Outros: celular, notebook; |
||||||||||||||||
AVALIAÇÃO:
( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (66 a 74) ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
||||||||||||||||
|
Professor:_______________________________Escola:
____________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário