Sequência Matemática Outubro 8

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: Matemática na quarentena

Unidade Temática: Álgebra

Objeto de Conhecimento: Expressões algébricas; Sequência; Equação do 1º grau com uma incógnita.

Ano: 8º                          Período: 13 a 30 / 10 / 2020                               Nº de Aulas: 15

HABILIDADES

(EF08MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações. Associação de uma equação linear de 1º grau a uma reta no plano cartesiano

 

(EF08MA08) Resolver e elaborar problemas relacionados ao seu contexto próximo, que possam ser representados por sistemas de equações de 1º grau com uma incógnita

 

(EF08MA10) Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números ou as figuras seguintes.

 

(EF08MA11) Identificar a regularidade de uma sequência numérica recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números seguintes.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

 

4. Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes.

 

6. Enfrentar situações-problema em múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas, e dados).

COMPETÊNCIAS GERAIS

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana – de 13 a 30/10/2020

 

Aula e Aula - Expressões algébricas

1º momento:

. Leitura e comentários do texto aplicativo, das páginas 66 e 67.

 

2º momento:

. Solicitar a leitura da página 68, a seguir fazer questionamentos do texto associando cada informação a um valor.

. Substituir as informações por valores e desenvolver o cálculo

. Fazer a observação: Termo algébrico é um produto de números e letras ou de letras.

Por exemplo, na expressão 4ab – 3a4 + b, os termos são: 4ab, – 3a4 e b.

Cada termo algébrico é formado por um coeficiente (número) e uma parte literal (letras). Cada letra da parte literal é chamada variável. Por exemplo, na mesma expressão citada 4ab – 3a4 + b, temos:

termos

coeficiente

parte literal

variáveis

4ab

4

ab

a e b

– 3a4

– 3

a4

a

b

1

b

b

valor numérico de uma expressão algébrica

Dada uma expressão algébrica, substituindo cada variável por um número, obtemos uma expressão numérica e, ao calcular seu valor, calculamos o valor numérico da expressão algébrica.

Para evitar confusão entre operações, recomendamos que a substituição de cada variável pelo valor numérico seja feita entre parênteses. Exemplo:

a ) 2m2 – 5m + 3, para m = 2              

    2.(2)2 – 5.(2) + 3 =                             

    2.4 – 5.2 + 3 =                                          

     8 – 10 + 3 =                                                 

            1                                                                 

. Apresentar novos exemplos enfatizando

. Orientar para verem o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=gYO7o1jothM  

. Orientar para fazer a atividade da página 69

 

3ª Aula e aula – Expressões algébricas

1º momento:

. Averiguar quem viu o vídeo e fazer questionamentos a respeito

. Corrigir a atividade da página 69

 

Aula – Sequência

. Solicitar que os alunos façam no caderno quadrículas e represente as seguintes figuras e a seguir represente a figura 5 de cada.

. Proceder da mesma forma que anterior, mas representar as figuras 3 e 4 no.

 

 

.Solicitar que vejam  o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=lvDn9WkVyiE e fazer questionamentos a respeito

 

Segunda semana – de 19 a 23/10/2020

 

Aula e Aula – Sequência

1º momento:

.Averiguar quem viu o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=lvDn9WkVyiE e fazer questionamentos a respeito

 

2º momento:

. Solicitar a leitura das páginas 70 e 71

. Indagar o que entenderam sobre recursiva e não recursiva e fazer os devidos esclarecimentos, apresentando exemplos.

Sequência recursiva é aquela formada por elementos em que um termo pode ser calculado através dos anteriores;

Sequência não recursiva é aquela formada por elementos que não dependem do anterior para ser determinado.

. Apresentar exemplos de sequências recursivas e não recursivas

Sequência recursiva:

( 5 , 9 , 13 , 17 , ...)

Sempre somamos 4 para obter o próximo número

Sequência não recursiva:

( 2 , 3 , 5 , 7 , ... )

Não é necessário saber o último termo para determinar o seguinte

Olhando atentamente, percebe-se que ela é formada pelos números primos.

. Orientar para fazer a atividade das páginas 71 e 72

 

8ª Aula – Sequência

. Corrigir as atividades das páginas 71 e 72

 

9ª Aula e 10ª Aula – Equação do 1º grau

1º momento:

. Apresentar os slides equilíbrio das balanças (anexo) ou enviar os mesmos para os alunos pelo zap.

. Questionar:

- O que entendem por equilíbrio?

- Conhecem uma balança desse tipo?

- Para que servem as balanças

. Pedir que mostrem as respostas e pedir que justifiquem suas respostas:

- Como fizeram para responder?

- Em que pensaram?

 

2º momento:

. Fazer a leitura da tirinha em quadrinhos da página 73 e com questionamentos fazer a compreensão do texto.

. Ler o problema apresentado na mesma página e fazer uma relação com as questões da balança.

. Associar equação a igualdade com outros exemplos

. Apresentar o exemplo da página 73, e demonstrar com bastante evidência membros, incógnitas e os passos de como resolver equações do 1º grau.

. Orientar para verem o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=bWJrg5DyuMY

 

 

Terceira semana – de 26 a 30 /10/2020

 

11ª Aula e 12ª Aula – Equação do 1º grau

 

1º momento:

. Averiguar quem viu o vídeo e fazer questionamentos a respeito

. Indagar sobre as dúvidas até o momento e esclarecê-las

 

2º momento:

. Apresentar vários exemplos (com números negativos, com frações, multiplicando os membros por – 1, etc) de como resolver equações.

. Orientar para fazer as atividades da página 74.

 

13ª Aula e 14ª Aula – Equação do 1º grau

. Corrigir as atividades da página 74

 

15ª Aula – Equação do 1º grau

. Apresentar o QUIZ DAS EQUAÇÕES (anexo)

 

RECURSOS: (X ) Livro didático;  () Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (66 a 74) 

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

Professor:_______________________________Escola: ____________________________________

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário