Sequência didática

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: Matemática na quarentena

Unidade Temática: Números

Objeto de Conhecimento: Divisão; Expressões numéricas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão

Ano:                          Período: 13 a 30/10 / 2020                               Nº de Aulas: 12

HABILIDADES

 (EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.

 

(EF06MA05) Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.

 

(EF06MA14) Reconhecer que a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número e utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.

COMPETÊNCIAS GERAIS

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana – de 13 a 16/10/2020

1ª e 2ª Aula – Divisão

1º momento:

. Iniciar a aula fazendo tabuada. Exemplo: 18:3 é quanto? Por quê? E 25:3 dá quanto? Deixa quanto de resto?

. Seguir com outros exemplos até sentir que todos alunos presentes participaram.

2º momento:

. Apresentar uma operação de divisão. Exemplo: 30 por 4 e comprovar a execução da mesma enfatizando seus respectivos elementos

30 → Dividendo

4 → Divisor

7 → Quociente

2 → Resto

. Sugerir outros exemplos e pedir que os alunos resolvam e apresentem os resultados

. Orientar para fazerem a atividade 1 (anexo)

 

3ª e 4ª Aula - Divisão

1º momento: Corrigir a atividade 1 (anexo), esclarecendo as possíveis as dúvidas.

2º momento: Apresentar expressão numérica [(4·5 – 6·3):(5·13 – 9·7)]:[(122:6·4):(6·8 – 6·7)]

. Expor que a hierarquia de realização dos cálculos de uma expressão começa no interior dos parênteses para depois o interior dos colchetes. Nas operações, a ordem correta é potenciação e radiciação, depois multiplicação e divisão e, por fim, adições e subtrações.

Seguindo essa ordem, resolve:

[(4·5 – 6·3) : (5·13 – 9·7)] : [(122 : 6·4) : (6·8 – 6·7)]

[(20 – 18) : (65 – 63)] : [(144 : 24) : (48 – 42)]

[2 : 2] : [6 : 6]

1:1

1

. Mostrar três números e solicitar que criem uma expressão com os mesmos e apresentem.

. Fazer comentários e correções e se possível apresentar outros exemplos

. Orientar para fazer a atividade 2 (anexo) e ver o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=gHK_T8UgLWk

 

Segunda semana – de 19 a 23/10/2020

 

5ª e 6ª Aula - Divisão

 

1º momento:

. Corrigir a atividade 2 (anexo)  

 

2º momento:

. Fazer questionamentos sobre o vídeo:

- Qual o nome do professor que apresentou a aula?

- Qual o assunto abordado?

- Entendeu a explicação?

- O que entendeu?

- O que não entendeu?

. Fazer leitura e explanação do texto da atividade 3 (anexo)

. Apresentar outros exemplos

. Orientar para ler e fazer a atividade 3 (anexo)

 

7ª e 8ª Aula - Divisão

1º momento:

. Corrigir a atividade 3 (anexo)  

 

Terceira semana – de 26 a 30 /10/2020

 

9ª e 10ª Aula – Múltiplos e divisores

 

1º momento:

. Propor a brincadeira do pi: A brincadeira consiste em falar a palavra “pi” em todos os múltiplos de 3, 4, 5 ... Assim, a contagem seria: 1, 2, "pi”, 4, 5, “pi”, 7, 8, “pi”, 10, 11, "pi”, e assim sucessivamente, até que alguém erre e recomeça com outro número.

Exemplo: Pedir os múltiplos de 3. (1, 2 pi, 4,5 pi, ,7, 8, pi, 10,11, pi ...)

 

2º momento:

. Seguir as orientações didáticas das páginas 62 e 63, enfatizando como determinar os múltiplos e divisores de um número.

. Sugerir que vejam o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=ej3vJcZYac8

. Orientar para fazer as atividades da página 64

 

11ª e 12ª Aula – Critérios de divisibilidade

 

 1º momento:

. Corrigir as atividades da página 64

 

2º momento:

. Fazer indagações sobre o vídeo e pausadamente apresentar os critérios de divisibilidade de 2,3,4,5,6,7,8,9,10...

. Apresentar novos exemplos.

.  Orientar para fazer a atividade 4 (anexo)  

 

 

RECURSOS: (  ) Livro didático;  () Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (  ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: 62 a 64

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: Matemática na quarentena

Unidade Temática: Números e Geometria

Objeto de Conhecimento: Operações com números inteiros: Adição, subtração, multiplicação e divisão; ângulos

Ano: 7º                          Período: 13 a 30 /10/ 2020                               Nº de Aulas: 12

HABILIDADES

EF07MA03) Comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta numérica e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração.

(EF07MA04) Resolver e elaborar operações que envolvam operações com números inteiros.

(EF06MA19) Identificar características dos ângulos e classificá-los em relação a abertura dos lados

(EF06MA22) Utilizar instrumentos, como réguas e esquadros, ou softwares para representações de retas paralelas e perpendiculares e construção de quadriláteros, entre outros.

(EF06MA23) Construir algoritmo para resolver situações passo a passo (como na

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados

COMPETÊNCIAS GERAIS

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana – de 13 a 30/10/2020

 

Aula e AulaMultiplicação e divisão com números inteiros

1º momento:

. Corrigir a atividade da sequência anterior (anexo)  

 

2º momento:

. Numa reta numérica, apresentar uma multiplicação com números inteiros

. Seguir as orientações das páginas 54 e 55.

. Apresentar novos exemplos enfatizando as trocas de sinais

. apresentar a divisão como operação inversa a da multiplicação.

. Orientar para fazer as atividades da página 56.

 

Aula e Aula Multiplicação e divisão com números inteiros

1º momento:

. Corrigir a atividade da página 56

 

2º momento:

. Apresentar novos exemplos esclarecendo possíveis dúvidas

. Orientar para fazer as atividades da página 57

 

Segunda semana – de 19 a 23/10/2020

 

Aula e Aula Multiplicação e divisão com números inteiros

. Correção das atividades da página 57

 

Aula e Aula Operações com números inteiros: Adição, subtração, multiplicação e divisão (revisão)

. Retomar a leitura e explicação das páginas 48, 51, 52, 54 e 55.

. Apresentar exemplos das operações.

. Apresentar exemplos de expressões numéricas envolvendo as quatro operações

. Orientar para fazer a atividade complementar (anexo). 

. Orientar para que acessem  https://prodigi3.mangahigh.com/?lang=pt-br&lesson=445 e https://prodigi3.mangahigh.com/?lang=pt-br&lesson=66, joguem, tirem fotos, anotem a quantidade de acertos e de erros, e postem no grupo da turma

 

Terceira semana – de 26 a 30 /10/2020

 

9ª e 10ª Aula – Operações com números inteiros: Adição, subtração, multiplicação e divisão (revisão)

 

. Fazer indagações sobre os jogos e averiguar quem teve mais acerto, mais erros.

. Corrigir a atividade complementar (anexo). 

 

11ª e 12ª Aula – Ângulos  

 1º momento:

. Leitura e compreensão do texto acessibilidade, das páginas 64 e 65.

 

2º momento:

. Após leitura da página 66, pedir exemplos de objetos, espaços e outros itens que apresentam ângulos em seu formato (telhado, o encontro do braço com o tronco, canto do caderno, abertura da porta, etc.)

. Com um transferidor ou no GEOGEBRA, construir ângulos e demonstrar os seus elementos (vértices, lados, medida do ângulo, assim como a identificação do mesmo).

Webquest - A representação de ângulos em sua forma decimal  

 

. Apresentar outros exemplos de ângulos e classifica-los de acordo às medidas.

. Orientar para fazer as atividades da página 68

 

RECURSOS: (X ) Livro didático;  () Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: 54 a 57 e 64 a 68

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                      

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: Matemática na quarentena

Unidade Temática: Álgebra

Objeto de Conhecimento: Expressões algébricas; Sequência; Equação do 1º grau com uma incógnita.

Ano: 8º                          Período: 13 a 30 / 10 / 2020                               Nº de Aulas: 15

HABILIDADES

(EF08MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações. Associação de uma equação linear de 1º grau a uma reta no plano cartesiano

 

(EF08MA08) Resolver e elaborar problemas relacionados ao seu contexto próximo, que possam ser representados por sistemas de equações de 1º grau com uma incógnita

 

(EF08MA10) Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números ou as figuras seguintes.

 

(EF08MA11) Identificar a regularidade de uma sequência numérica recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números seguintes.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

 

4. Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes.

 

6. Enfrentar situações-problema em múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas, e dados).

COMPETÊNCIAS GERAIS

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana – de 13 a 30/10/2020

 

Aula e Aula - Expressões algébricas

1º momento:

. Leitura e comentários do texto aplicativo, das páginas 66 e 67.

 

2º momento:

. Solicitar a leitura da página 68, a seguir fazer questionamentos do texto associando cada informação a um valor.

. Substituir as informações por valores e desenvolver o cálculo

. Fazer a observação: Termo algébrico é um produto de números e letras ou de letras.

Por exemplo, na expressão 4ab – 3a4 + b, os termos são: 4ab, – 3a4 e b.

Cada termo algébrico é formado por um coeficiente (número) e uma parte literal (letras). Cada letra da parte literal é chamada variável. Por exemplo, na mesma expressão citada 4ab – 3a4 + b, temos:

termos

coeficiente

parte literal

variáveis

4ab

4

ab

a e b

– 3a4

– 3

a4

a

b

1

b

b

valor numérico de uma expressão algébrica

Dada uma expressão algébrica, substituindo cada variável por um número, obtemos uma expressão numérica e, ao calcular seu valor, calculamos o valor numérico da expressão algébrica.

Para evitar confusão entre operações, recomendamos que a substituição de cada variável pelo valor numérico seja feita entre parênteses. Exemplo:

a ) 2m2 – 5m + 3, para m = 2              

    2.(2)2 – 5.(2) + 3 =                             

    2.4 – 5.2 + 3 =                                          

     8 – 10 + 3 =                                                 

            1                                                                 

. Apresentar novos exemplos enfatizando

. Orientar para verem o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=gYO7o1jothM  

. Orientar para fazer a atividade da página 69

 

3ª Aula e aula – Expressões algébricas

1º momento:

. Averiguar quem viu o vídeo e fazer questionamentos a respeito

. Corrigir a atividade da página 69

 

Aula – Sequência

. Solicitar que os alunos façam no caderno quadrículas e represente as seguintes figuras e a seguir represente a figura 5 de cada.

. Proceder da mesma forma que anterior, mas representar as figuras 3 e 4 no.

 

 

.Solicitar que vejam  o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=lvDn9WkVyiE e fazer questionamentos a respeito

 

Segunda semana – de 19 a 23/10/2020

 

Aula e Aula – Sequência

1º momento:

.Averiguar quem viu o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=lvDn9WkVyiE e fazer questionamentos a respeito

 

2º momento:

. Solicitar a leitura das páginas 70 e 71

. Indagar o que entenderam sobre recursiva e não recursiva e fazer os devidos esclarecimentos, apresentando exemplos.

Sequência recursiva é aquela formada por elementos em que um termo pode ser calculado através dos anteriores;

Sequência não recursiva é aquela formada por elementos que não dependem do anterior para ser determinado.

. Apresentar exemplos de sequências recursivas e não recursivas

Sequência recursiva:

( 5 , 9 , 13 , 17 , ...)

Sempre somamos 4 para obter o próximo número

Sequência não recursiva:

( 2 , 3 , 5 , 7 , ... )

Não é necessário saber o último termo para determinar o seguinte

Olhando atentamente, percebe-se que ela é formada pelos números primos.

. Orientar para fazer a atividade das páginas 71 e 72

 

8ª Aula – Sequência

. Corrigir as atividades das páginas 71 e 72

 

9ª Aula e 10ª Aula – Equação do 1º grau

1º momento:

. Apresentar os slides equilíbrio das balanças (anexo) ou enviar os mesmos para os alunos pelo zap.

. Questionar:

- O que entendem por equilíbrio?

- Conhecem uma balança desse tipo?

- Para que servem as balanças

. Pedir que mostrem as respostas e pedir que justifiquem suas respostas:

- Como fizeram para responder?

- Em que pensaram?

 

2º momento:

. Fazer a leitura da tirinha em quadrinhos da página 73 e com questionamentos fazer a compreensão do texto.

. Ler o problema apresentado na mesma página e fazer uma relação com as questões da balança.

. Associar equação a igualdade com outros exemplos

. Apresentar o exemplo da página 73, e demonstrar com bastante evidência membros, incógnitas e os passos de como resolver equações do 1º grau.

. Orientar para verem o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=bWJrg5DyuMY

 

 

Terceira semana – de 26 a 30 /10/2020

 

11ª Aula e 12ª Aula – Equação do 1º grau

 

1º momento:

. Averiguar quem viu o vídeo e fazer questionamentos a respeito

. Indagar sobre as dúvidas até o momento e esclarecê-las

 

2º momento:

. Apresentar vários exemplos (com números negativos, com frações, multiplicando os membros por – 1, etc) de como resolver equações.

. Orientar para fazer as atividades da página 74.

 

13ª Aula e 14ª Aula – Equação do 1º grau

. Corrigir as atividades da página 74

 

15ª Aula – Equação do 1º grau

. Apresentar o QUIZ DAS EQUAÇÕES (anexo)

 

RECURSOS: (X ) Livro didático;  () Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (66 a 74) 

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

Professor: _______________________________ Escola: ________________________________________

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: Matemática na quarentena

Unidade Temática: Álgebra

Objeto de Conhecimento: Expressões algébricas; Monômios e Polinômios 

Ano:                          Período: 13 a 30 / 10 / 2020                             Nº de Aulas: 10

HABILIDADES

(EF09MA09) Compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau...

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.

 

4. Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes.

 

7. Desenvolver e/ou discutir projetos que abordem, sobretudo, questões de urgência social, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários, valorizando a diversidade de opiniões de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.

COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana – De 13 a 30/10/2020

 

Aula e Aula – Arco de circunferência

1º momento:

. Solicitar que os alunos observem a imagem dos Arcos da Lapa do RJ, da página 56 e perguntar se já viram construções com arcos.

. Indagar se os alunos tem ideia de como fazer uma obra contendo arcos.

. Fazer comentários a respeito da utilidade da Matemática nas construções.

 

2º momento:

. Com compasso ou no GEOGEBRA traçar uma circunferência, delimitar arcos e demostrar o ângulo central do mesmo.

. Apresentar com cálculos como determinar a medida de um arco numa circunferência, de acordo as orientações didáticas da página 57

 

Aula e 4ª Aula – Arco de circunferência

. Seguindo as orientações didáticas, apresentar o ângulo inscrito em uma circunferência.

. Apresentar a relação entre o ângulo central e um ângulo inscrito correspondentes a um mesmo arco de circunferência, de acordo as 3 propriedades demonstras nas páginas 58 e 59.

. Orientar para fazer as atividades das páginas 59 e 60

 

Aula– Arco de circunferência

. Corrigir as atividades das páginas 59 e 60

 

Segunda semana – De 19 a 23/10/2020

 

Aula e 7ª Aula – Plano cartesiano

1º momento:

. Iniciar a aula com o jogo batalha naval

 

2º momento:

. Seguindo as orientações didáticas da página 61, por meio do GEOGEBRA ou no quadro apresentar o plano cartesiano demonstrando cada um dos seus elementos (eixos das abscissas e das ordenadas, quadrantes).

. Apresentar circunferências e outra s figuras e suas coordenadas num plano cartesiano.

. Orientar para fazerem as atividades da página 62 e 63

 

Aula e 9ª Aula – Plano cartesiano

. Corrigir as atividades da página 62 e 63

. Pedir lápis de cor para a próxima aula.

 

10ª Aula – Plano cartesiano

. Apresentar a figura a seguir e pedir que os alunos apresentem as coordenadas dos pontos: A, B, C, D, E, F, G, H, I e J.

 

. Fazer as correções se houver erros e apresentar as coordenadas A (-3,0); B (2, -3); C (3,4); D (1,1) em um plano cartesiano, pedir que liguem os pontos, pintem e mostrem a figura final

 

 A figura deve ficar nesse formato

. Solicitar que num plano cartesiano, represente os pontos A (4,0), B (0,4), C (-4,4), D (-8,0), E (-4,-4) e F (0,-4).

. Orientar para verem o vídeo

 

Terceira semana – De 26 a 30 /10/2020

 

11ª Aula e 12ª Aula – Vistas ortogonais

 

1º momento:

. Iniciar aula diferenciando uma figura bidimensional (duas dimensões - altura e largura) de uma figura tridimensional (comprimento, largura e altura).

Exemplos:

Dimensional: quadrado, triângulo, círculos, et.

Tridimensional: cubo, paralelepípedo, cones, cilindros, etc. 

. Mostrar uma folha (bidimensional) e uma caixa (tridimensional)com o formato de um retângulo e comprovar a diferença entre ambas.

 

2º momento:

. Seguindo as orientações da página 65 demonstrar como determinar um ponto de fuga de um sólido geométrico.

. Solicitar que os alunos façam uma malha pontilhada e oriente a construir um cubo. Modelo

 

13ª Aula e 14ª Aula - Projeção ortogonal

. Seguindo as orientações das páginas 66 e 67 demonstrar como acontece a projeção de um objeto, de uma figura, de como é nossa visão geométrica dos mesmos.

. Orientar para fazer as atividades das páginas 67 a 69.

 

15ª Aula – Projeção ortogonal

. Correção das atividades das páginas 67 a 69.

 

RECURSOS: (X ) Livro didático;  ( ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (56 a 69) 

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                      

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário