SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática |
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Tema: Matemática na quarentena |
Unidade Temática: Números |
Objeto de Conhecimento: Divisão; Expressões
numéricas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão |
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Ano: 6º Período: 13 a 30/10 / 2020 Nº
de Aulas: 12 |
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HABILIDADES |
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(EF06MA03)
Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos,
exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias
variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de
calculadora. (EF06MA05)
Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações
entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é
fator de”, e estabelecer, por meio de investigações, critérios de
divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000. (EF06MA14)
Reconhecer que a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar,
subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número e
utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos na resolução de
problemas |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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2.
Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de
produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos
para compreender e atuar no mundo. 5.
Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais
disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de
outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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2. Exercitar a curiosidade
intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a
investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade,
para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver
problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos
conhecimentos das diferentes áreas. |
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade
emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
Primeira semana –
de 13 a 16/10/2020 1ª e 2ª Aula –
Divisão 1º momento: . Iniciar a aula fazendo tabuada. Exemplo: 18:3 é
quanto? Por quê? E 25:3 dá quanto? Deixa quanto de resto? . Seguir com outros exemplos até sentir que todos
alunos presentes participaram. 2º momento: . Apresentar uma operação de divisão. Exemplo: 30 por 4 e comprovar a execução da mesma enfatizando seus respectivos
elementos 30 → Dividendo 4 → Divisor 7 → Quociente 2 → Resto . Sugerir outros exemplos e pedir que os alunos
resolvam e apresentem os resultados . Orientar para fazerem a atividade 1 (anexo) 3ª e 4ª Aula -
Divisão 1º momento: Corrigir a atividade 1 (anexo), esclarecendo as possíveis as dúvidas. 2º momento: Apresentar expressão numérica [(4·5 – 6·3):(5·13 – 9·7)]:[(122:6·4):(6·8 – 6·7)] . Expor que
a hierarquia de realização dos cálculos de uma expressão começa no interior
dos parênteses para depois o interior dos colchetes. Nas operações, a ordem
correta é potenciação e radiciação, depois multiplicação e divisão e, por
fim, adições e subtrações. Seguindo
essa ordem, resolve: [(4·5 – 6·3) : (5·13 – 9·7)] : [(122 : 6·4) : (6·8
– 6·7)] [(20 – 18) : (65 – 63)] : [(144 : 24) : (48 – 42)] [2 : 2] : [6 : 6] 1:1 1 . Mostrar três números e solicitar que criem uma
expressão com os mesmos e apresentem. . Fazer comentários e correções e se possível
apresentar outros exemplos . Orientar para fazer a atividade 2 (anexo) e ver o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=gHK_T8UgLWk Segunda semana –
de 19 a 23/10/2020 5ª e 6ª Aula -
Divisão 1º momento: . Corrigir a atividade 2 (anexo)
2º momento: . Fazer questionamentos sobre o vídeo: - Qual o nome do professor que apresentou a aula? - Qual o assunto abordado? - Entendeu a explicação? - O que entendeu? - O que não entendeu? . Fazer leitura e explanação do texto da atividade 3 (anexo) . Apresentar outros exemplos . Orientar para ler e fazer a atividade 3 (anexo) 7ª e 8ª Aula -
Divisão 1º momento: . Corrigir a atividade 3 (anexo)
Terceira semana –
de 26 a 30 /10/2020 9ª e 10ª Aula – Múltiplos
e divisores 1º momento: . Propor a brincadeira
do pi: A brincadeira consiste em
falar a palavra “pi” em todos os múltiplos de 3, 4, 5 ... Assim, a contagem
seria: 1, 2, "pi”, 4, 5, “pi”, 7, 8, “pi”, 10, 11, "pi”, e assim
sucessivamente, até que alguém erre e recomeça com outro número.
Exemplo:
Pedir os múltiplos de 3. (1, 2 pi, 4,5 pi, ,7, 8, pi, 10,11, pi ...) 2º momento: .
Seguir as orientações didáticas das páginas 62 e 63, enfatizando como
determinar os múltiplos e divisores de um número. .
Sugerir que vejam o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=ej3vJcZYac8 .
Orientar para fazer as atividades da página 64 11ª e 12ª Aula – Critérios
de divisibilidade 1º momento: . Corrigir as
atividades da página 64 2º momento: .
Fazer indagações sobre o vídeo e pausadamente apresentar os critérios de
divisibilidade de 2,3,4,5,6,7,8,9,10... .
Apresentar novos exemplos. . Orientar para fazer a atividade 4 (anexo) |
RECURSOS:
( ) Livro didático; () Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X
) Vídeo; (X
) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; ( x ) Outros: celular, notebook; |
AVALIAÇÃO:
( ) Prova; (
) Trabalho; ( ) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: 62 a 64 ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
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Tema:
Matemática na quarentena |
Unidade
Temática: Números e Geometria |
Objeto de Conhecimento: Operações com números inteiros:
Adição, subtração, multiplicação e divisão; ângulos |
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Ano: 7º Período: 13 a 30 /10/ 2020 Nº de Aulas: 12 |
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HABILIDADES |
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EF07MA03) Comparar e ordenar
números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los
a pontos da reta numérica e utilizá-los em situações que envolvam adição e
subtração. (EF07MA04) Resolver e elaborar
operações que envolvam operações com números inteiros. (EF06MA19) Identificar
características dos ângulos e classificá-los em relação a abertura dos lados (EF06MA22) Utilizar instrumentos,
como réguas e esquadros, ou softwares para representações de retas paralelas
e perpendiculares e construção de quadriláteros, entre outros. (EF06MA23) Construir algoritmo
para resolver situações passo a passo (como na |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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2. Desenvolver o raciocínio lógico, o
espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes,
recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo. 5. Utilizar processos e ferramentas
matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e
resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento,
validando estratégias e resultados |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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2. Exercitar a curiosidade
intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a
investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade,
para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver
problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos
conhecimentos das diferentes áreas. 10. Agir pessoal e coletivamente
com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação,
tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos,
sustentáveis e solidários. |
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade
emocional; Autoconhecimento;
Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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Primeira semana – de 13 a 30/10/2020 1ª Aula e 2ª Aula – Multiplicação
e divisão com números inteiros 1º momento: .
Corrigir a atividade da sequência anterior (anexo) 2º momento: . Numa reta numérica, apresentar uma multiplicação com números inteiros
. Seguir as orientações das páginas 54 e 55. . Apresentar novos exemplos enfatizando as trocas de sinais . apresentar a divisão como operação inversa a da multiplicação. . Orientar para fazer as atividades da página 56. 3ª Aula e 4ª Aula – Multiplicação
e divisão com números inteiros 1º momento: .
Corrigir a atividade da página 56 2º momento: .
Apresentar novos exemplos esclarecendo possíveis dúvidas .
Orientar para fazer as atividades da página 57 Segunda semana – de 19 a 23/10/2020 5ª Aula e 6ª Aula – Multiplicação
e divisão com números inteiros . Correção das atividades da página 57 7ª Aula e 8ª Aula – Operações com números inteiros: Adição, subtração,
multiplicação e divisão (revisão) . Retomar a leitura e explicação das páginas 48, 51, 52, 54 e 55. . Apresentar exemplos das operações. . Apresentar exemplos de expressões numéricas envolvendo as quatro
operações . Orientar para fazer a atividade complementar (anexo). . Orientar para que acessem https://prodigi3.mangahigh.com/?lang=pt-br&lesson=445 e https://prodigi3.mangahigh.com/?lang=pt-br&lesson=66, joguem, tirem fotos, anotem a quantidade de acertos e de erros, e
postem no grupo da turma Terceira semana – de 26 a 30 /10/2020 9ª e 10ª Aula – Operações com números
inteiros: Adição, subtração, multiplicação e divisão (revisão) .
Fazer indagações sobre os jogos e averiguar quem teve mais acerto, mais
erros. . Corrigir
a atividade complementar (anexo). 11ª e 12ª Aula – Ângulos 1º momento: . Leitura e
compreensão do texto acessibilidade, das páginas 64 e 65. . Após
leitura da página 66, pedir exemplos de objetos, espaços e outros itens que apresentam
ângulos em seu formato (telhado, o encontro do braço com o tronco, canto do
caderno, abertura da porta, etc.) . Com um
transferidor ou no GEOGEBRA, construir ângulos e demonstrar os seus elementos
(vértices, lados, medida do ângulo, assim como a identificação do mesmo). .
Apresentar outros exemplos de ângulos e classifica-los de acordo às medidas. .
Orientar para fazer as atividades da página 68 |
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RECURSOS: (X ) Livro didático;
() Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; ( ) Vídeo; (X )
Computador; (
) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( x )
Outros: celular, notebook; |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro
páginas: 54 a 57 e 64 a 68 (
) Seminários; ( ) Apresentação
oral; (X ) Observação do desempenho do aluno;
( ) Cartaz; ( ) Debate; (
) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros: |
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SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática |
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Tema: Matemática na quarentena |
Unidade Temática: Álgebra |
Objeto de Conhecimento: Expressões algébricas;
Sequência; Equação do 1º grau com uma incógnita. |
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Ano: 8º Período: 13 a 30 / 10 / 2020 Nº de Aulas: 15 |
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HABILIDADES |
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(EF08MA06)
Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico de
expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações. Associação
de uma equação linear de 1º grau a uma reta no plano cartesiano (EF08MA08)
Resolver e elaborar problemas relacionados ao seu contexto próximo, que
possam ser representados por sistemas de equações de 1º grau com uma
incógnita (EF08MA10)
Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não recursiva
e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os
números ou as figuras seguintes. (EF08MA11)
Identificar a regularidade de uma sequência numérica recursiva e construir um
algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números seguintes. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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2. Desenvolver o raciocínio
lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos
convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e
atuar no mundo. 4. Fazer
observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes
nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar,
representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e
avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes. 6. Enfrentar situações-problema
em múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente
relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e
sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens
(gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e
outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas, e dados). |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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2. Exercitar a curiosidade
intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação,
a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar
causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar
soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes
áreas. |
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento;
Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
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ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
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Primeira semana –
de 13 a 30/10/2020 1ª Aula e 2ª Aula - Expressões algébricas 1º momento: .
Leitura e comentários do texto aplicativo, das páginas 66 e 67. 2º momento: . Solicitar a leitura da página 68, a seguir fazer
questionamentos do texto associando cada informação a um valor. . Substituir as informações por valores e
desenvolver o cálculo . Fazer a observação: Termo algébrico é um produto de
números e letras ou de letras. Por exemplo, na expressão 4ab – 3a4
+ b, os termos são: 4ab, – 3a4 e b. Cada termo algébrico é formado por
um coeficiente (número) e uma parte literal (letras). Cada letra da parte
literal é chamada variável. Por exemplo, na mesma expressão citada 4ab – 3a4
+ b, temos:
valor numérico de uma expressão algébrica Dada uma expressão algébrica,
substituindo cada variável por um número, obtemos uma expressão numérica e,
ao calcular seu valor, calculamos o valor numérico da expressão algébrica. Para evitar confusão entre
operações, recomendamos que a substituição de cada variável pelo valor
numérico seja feita entre parênteses. Exemplo: a ) 2m2 – 5m + 3, para
m = 2 2.(2)2
– 5.(2) + 3 = 2.4 – 5.2 + 3
= 8 – 10 + 3 =
1
. Apresentar novos exemplos enfatizando . Orientar para verem o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=gYO7o1jothM . Orientar para fazer a atividade da página 69 3ª Aula e 4ª aula – Expressões
algébricas 1º momento: . Averiguar quem viu o vídeo e fazer
questionamentos a respeito . Corrigir a atividade da página 69 5ª Aula – Sequência . Solicitar que os alunos façam no caderno
quadrículas e represente as seguintes figuras e a seguir represente a figura
5 de cada. . Proceder da mesma forma que anterior, mas
representar as figuras 3 e 4 no. .Solicitar que vejam o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=lvDn9WkVyiE e fazer questionamentos a respeito Segunda semana –
de 19 a 23/10/2020 6ª Aula e 7ª Aula – Sequência 1º momento: .Averiguar quem viu o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=lvDn9WkVyiE e fazer questionamentos a respeito 2º momento: . Solicitar a leitura das páginas 70 e 71 . Indagar o que entenderam sobre recursiva e não
recursiva e fazer os devidos esclarecimentos, apresentando exemplos. Sequência recursiva é aquela formada por elementos em que
um termo pode ser calculado através dos anteriores; Sequência não recursiva é aquela formada por elementos
que não dependem do anterior para ser determinado. . Apresentar exemplos de sequências recursivas e
não recursivas Sequência recursiva: ( 5 , 9 , 13 , 17 , ...) Sempre somamos 4 para obter o próximo número Sequência não recursiva: ( 2 , 3 , 5 , 7 , ... ) Não é necessário saber o último termo para determinar o seguinte Olhando atentamente, percebe-se que ela é formada pelos números
primos. . Orientar para fazer a atividade das páginas 71 e
72 8ª Aula – Sequência . Corrigir as atividades das páginas 71 e 72 9ª Aula e 10ª Aula – Equação do 1º grau 1º momento: . Apresentar os slides equilíbrio das balanças (anexo) ou enviar os mesmos para os alunos pelo zap. . Questionar: - O que entendem por equilíbrio? - Conhecem uma balança desse tipo? - Para que servem as balanças . Pedir que mostrem as respostas e pedir que
justifiquem suas respostas: - Como fizeram para responder? - Em que pensaram? 2º momento: . Fazer a leitura da tirinha em quadrinhos da
página 73 e com questionamentos fazer a compreensão do texto. . Ler o problema apresentado na mesma página e
fazer uma relação com as questões da balança. . Associar equação a igualdade com outros exemplos
. Apresentar o exemplo da página 73, e demonstrar
com bastante evidência membros, incógnitas e os passos de como resolver
equações do 1º grau. . Orientar para verem o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=bWJrg5DyuMY Terceira semana –
de 26 a 30 /10/2020 11ª Aula e 12ª Aula – Equação do 1º grau 1º momento: . Averiguar quem viu o vídeo e fazer
questionamentos a respeito . Indagar sobre as dúvidas até o momento e
esclarecê-las 2º momento: . Apresentar vários exemplos (com números
negativos, com frações, multiplicando os membros por – 1, etc) de como
resolver equações. . Orientar para fazer as atividades da página 74. 13ª Aula e 14ª Aula – Equação do 1º grau . Corrigir as atividades da página 74 15ª Aula – Equação do 1º grau . Apresentar o QUIZ DAS EQUAÇÕES (anexo) |
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RECURSOS:
(X ) Livro didático;
() Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; ( ) Vídeo; (X )
Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; ( x ) Outros: celular, notebook; |
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AVALIAÇÃO:
( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (66 a 74) ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
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Professor:
_______________________________ Escola:
________________________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática |
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Tema: Matemática
na quarentena |
Unidade Temática: Álgebra |
Objeto de Conhecimento: Expressões
algébricas; Monômios e Polinômios |
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Ano: 9º Período: 13 a 30 / 10 / 2020 Nº
de Aulas: 10 |
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HABILIDADES |
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(EF09MA09)
Compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em
suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas
que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau... |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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1. Reconhecer que a
Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de
diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva,
que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para
alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do
trabalho. 4.
Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos
presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar,
representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e
avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes. 7.
Desenvolver e/ou discutir projetos que abordem, sobretudo, questões de
urgência social, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e
solidários, valorizando a diversidade de opiniões de indivíduos e de grupos
sociais, sem preconceitos de qualquer natureza. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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1. Valorizar e utilizar os conhecimentos
historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital
para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a
construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade intelectual e
recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a
reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar
causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar
soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes
áreas. 8.
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional,
compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos
outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. |
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade
emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia;
Criatividade. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
Primeira semana –
De 13 a 30/10/2020 1ª Aula e 2ª Aula – Arco de circunferência 1º momento: . Solicitar que os alunos observem a imagem
dos Arcos da Lapa do RJ, da página 56 e perguntar se já viram construções com
arcos. . Indagar se os alunos tem ideia de como
fazer uma obra contendo arcos. . Fazer comentários a respeito da utilidade
da Matemática nas construções. 2º momento: . Com compasso
ou no GEOGEBRA traçar uma circunferência, delimitar arcos e demostrar o
ângulo central do mesmo. .
Apresentar com cálculos como determinar a medida de um arco numa
circunferência, de acordo as orientações didáticas da página 57 3ª Aula e 4ª Aula – Arco de circunferência . Seguindo
as orientações didáticas, apresentar o ângulo inscrito em uma circunferência. .
Apresentar a relação entre o ângulo central e um ângulo inscrito
correspondentes a um mesmo arco de circunferência, de acordo as 3
propriedades demonstras nas páginas 58 e 59. .
Orientar para fazer as atividades das páginas 59 e 60 5ª Aula– Arco de circunferência .
Corrigir as atividades das páginas 59 e 60 |
Segunda semana – De
19 a 23/10/2020 6ª Aula e 7ª Aula – Plano
cartesiano 1º momento: . Iniciar
a aula com o jogo batalha naval 2º momento: . Seguindo as orientações didáticas da página 61,
por meio do GEOGEBRA ou no quadro apresentar o plano cartesiano demonstrando cada
um dos seus elementos (eixos das abscissas e das ordenadas, quadrantes). . Apresentar circunferências e outra s figuras e
suas coordenadas num plano cartesiano. . Orientar para fazerem as atividades da página 62
e 63 8ª Aula e 9ª Aula – Plano
cartesiano . Corrigir as atividades da página 62 e 63 . Pedir lápis de cor para a próxima aula. 10ª Aula – Plano cartesiano . Apresentar
a figura a seguir e pedir que os alunos apresentem as coordenadas dos pontos:
A, B, C, D, E, F, G, H, I e J. . Fazer
as correções se houver erros e apresentar as coordenadas A (-3,0); B (2, -3);
C (3,4); D (1,1) em um plano cartesiano, pedir que liguem os pontos, pintem e
mostrem a figura final A figura
deve ficar nesse formato .
Solicitar que num
plano cartesiano, represente os pontos A (4,0), B (0,4), C (-4,4), D (-8,0),
E (-4,-4) e F (0,-4). .
Orientar para verem o vídeo Terceira semana –
De 26 a 30 /10/2020 11ª Aula e 12ª Aula – Vistas ortogonais 1º momento: .
Iniciar aula diferenciando uma figura bidimensional (duas dimensões - altura
e largura) de uma figura tridimensional (comprimento, largura e altura). Exemplos: Dimensional:
quadrado, triângulo, círculos, et. Tridimensional:
cubo, paralelepípedo, cones, cilindros, etc.
. Mostrar uma
folha (bidimensional) e uma caixa (tridimensional)com o formato de um
retângulo e comprovar a diferença entre ambas. 2º momento: . Seguindo as orientações da página 65 demonstrar
como determinar um ponto de fuga de um sólido geométrico. . Solicitar que os alunos façam uma malha pontilhada
e oriente a construir um cubo. Modelo 13ª Aula e 14ª Aula - Projeção ortogonal . Seguindo as
orientações das páginas 66 e 67 demonstrar como acontece a projeção de um
objeto, de uma figura, de como é nossa visão geométrica dos mesmos. . Orientar para fazer
as atividades das páginas 67 a 69. 15ª Aula – Projeção ortogonal . Correção das atividades das páginas 67 a 69. |
RECURSOS:
(X ) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; (X)
Vídeo; (X
) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; ( x ) Outros: celular, notebook; |
AVALIAÇÃO:
( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (56 a 69) ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
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