Tema: Matemática
na quarentena |
Unidade Temática: Números e Geometria |
Objeto de Conhecimento: Operações com números inteiros:
Adição, subtração, multiplicação e divisão; ângulos |
|
Ano: 7º Período: 13 a 30
/10/ 2020 Nº de Aulas: 12 |
|
HABILIDADES |
|
EF07MA03) Comparar e ordenar
números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los
a pontos da reta numérica e utilizá-los em situações que envolvam adição e
subtração. (EF07MA04) Resolver e elaborar
operações que envolvam operações com números inteiros. (EF06MA19) Identificar
características dos ângulos e classificá-los em relação a abertura dos lados (EF06MA22) Utilizar instrumentos,
como réguas e esquadros, ou softwares para representações de retas paralelas
e perpendiculares e construção de quadriláteros, entre outros. (EF06MA23) Construir algoritmo
para resolver situações passo a passo (como na |
|
COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
|
2. Desenvolver o raciocínio lógico, o
espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes,
recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo. 5. Utilizar processos e ferramentas
matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e
resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento,
validando estratégias e resultados |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
2. Exercitar a curiosidade
intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a
investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade,
para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver
problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos
conhecimentos das diferentes áreas. 10. Agir pessoal e coletivamente
com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação,
tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos,
sustentáveis e solidários. |
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade
emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia;
Criatividade. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
Primeira
semana – de 13 a 30/10/2020 1ª Aula e 2ª Aula – Multiplicação e divisão com números
inteiros 1º momento: .
Corrigir a atividade da sequência anterior (anexo) 2º momento: . Numa reta numérica,
apresentar uma multiplicação com números inteiros . Seguir as orientações
das páginas 54 e 55. . Apresentar novos
exemplos enfatizando as trocas de sinais . apresentar a divisão
como operação inversa a da multiplicação. . Orientar para fazer
as atividades da página 56. 3ª Aula e 4ª Aula – Multiplicação
e divisão com números inteiros 1º momento: .
Corrigir a atividade da página 56 2º momento: .
Apresentar novos exemplos esclarecendo possíveis dúvidas .
Orientar para fazer as atividades da página 57 Segunda semana – de 19 a 23/10/2020 5ª Aula e 6ª Aula – Multiplicação
e divisão com números inteiros . Correção
das atividades da página 57 7ª Aula e 8ª Aula – Operações com números inteiros: Adição,
subtração, multiplicação e divisão (revisão) . Retomar a leitura e
explicação das páginas 48, 51, 52, 54 e 55. . Apresentar exemplos
das operações. . Apresentar exemplos
de expressões numéricas envolvendo as quatro operações . Orientar para fazer a
atividade complementar (anexo). . Orientar para que
acessem https://prodigi3.mangahigh.com/?lang=pt-br&lesson=445 e https://prodigi3.mangahigh.com/?lang=pt-br&lesson=66, joguem, tirem fotos,
anotem a quantidade de acertos e de erros, e postem no grupo da turma Terceira semana – de 26 a 30 /10/2020 9ª e 10ª Aula – Operações com números
inteiros: Adição, subtração, multiplicação e divisão (revisão) .
Fazer indagações sobre os jogos e averiguar quem teve mais acerto, mais
erros. . Corrigir
a atividade complementar (anexo). 11ª e 12ª Aula – Critérios de divisibilidade 1º momento: . Leitura e compreensão do texto acessibilidade,
das páginas 64 e 65. . Após leitura da página 66, pedir exemplos de
objetos, espaços e outros itens que apresentam ângulos em seu formato
(telhado, o encontro do braço com o tronco, canto do caderno, abertura da
porta, etc.) . Com um transferidor ou no GEOGEBRA, construir
ângulos e demonstrar os seus elementos (vértices, lados, medida do ângulo,
assim como a identificação do mesmo). . Apresentar outros exemplos de
ângulos e classifica-los de acordo às medidas. . Orientar para fazer as atividades da
página 68 |
RECURSOS:
(X ) Livro didático;
() Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; ( ) Vídeo; (X )
Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; ( x ) Outros: celular, notebook; |
AVALIAÇÃO:
( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: 54 a 57 e 64 a 68 ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário