SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: Matemática na quarentena

Unidade Temática: Números e Geometria

Objeto de Conhecimento: Operações com números inteiros: Adição, subtração, multiplicação e divisão; ângulos

Ano: 7º                          Período: 13 a 30 /10/ 2020                               Nº de Aulas: 12

HABILIDADES

EF07MA03) Comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta numérica e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração.

(EF07MA04) Resolver e elaborar operações que envolvam operações com números inteiros.

(EF06MA19) Identificar características dos ângulos e classificá-los em relação a abertura dos lados

(EF06MA22) Utilizar instrumentos, como réguas e esquadros, ou softwares para representações de retas paralelas e perpendiculares e construção de quadriláteros, entre outros.

(EF06MA23) Construir algoritmo para resolver situações passo a passo (como na

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados

COMPETÊNCIAS GERAIS

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana – de 13 a 30/10/2020


Aula e AulaMultiplicação e divisão com números inteiros

1º momento:

. Corrigir a atividade da sequência anterior (anexo)  

 

2º momento:

. Numa reta numérica, apresentar uma multiplicação com números inteiros

. Seguir as orientações das páginas 54 e 55.

. Apresentar novos exemplos enfatizando as trocas de sinais

. apresentar a divisão como operação inversa a da multiplicação.

. Orientar para fazer as atividades da página 56.

 

Aula e Aula Multiplicação e divisão com números inteiros

1º momento:

. Corrigir a atividade da página 56

 

2º momento:

. Apresentar novos exemplos esclarecendo possíveis dúvidas

. Orientar para fazer as atividades da página 57

 

Segunda semana – de 19 a 23/10/2020

 

Aula e Aula Multiplicação e divisão com números inteiros

. Correção das atividades da página 57

 

Aula e Aula Operações com números inteiros: Adição, subtração, multiplicação e divisão (revisão)

 

. Retomar a leitura e explicação das páginas 48, 51, 52, 54 e 55.

. Apresentar exemplos das operações.

. Apresentar exemplos de expressões numéricas envolvendo as quatro operações

. Orientar para fazer a atividade complementar (anexo). 

. Orientar para que acessem  https://prodigi3.mangahigh.com/?lang=pt-br&lesson=445 e https://prodigi3.mangahigh.com/?lang=pt-br&lesson=66, joguem, tirem fotos, anotem a quantidade de acertos e de erros, e postem no grupo da turma

 

Terceira semana – de 26 a 30 /10/2020


9ª e 10ª Aula – Operações com números inteiros: Adição, subtração, multiplicação e divisão (revisão)

 

. Fazer indagações sobre os jogos e averiguar quem teve mais acerto, mais erros.

. Corrigir a atividade complementar (anexo). 

 

11ª e 12ª Aula – Critérios de divisibilidade

 

 1º momento:

 

. Leitura e compreensão do texto acessibilidade, das páginas 64 e 65.

 

2º momento:

. Após leitura da página 66, pedir exemplos de objetos, espaços e outros itens que apresentam ângulos em seu formato (telhado, o encontro do braço com o tronco, canto do caderno, abertura da porta, etc.)

. Com um transferidor ou no GEOGEBRA, construir ângulos e demonstrar os seus elementos (vértices, lados, medida do ângulo, assim como a identificação do mesmo).

Webquest - A representação de ângulos em sua forma decimal  

 

. Apresentar outros exemplos de ângulos e classifica-los de acordo às medidas.

. Orientar para fazer as atividades da página 68

 

RECURSOS: (X ) Livro didático;  () Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: 54 a 57 e 64 a 68

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                      

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário