SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco.

 SUBTEMA: Leitura Geográfica na América

UNIDADE TEMÁTICA: Formas de Representação e Pensamento Espacial.

OBJETO DE CONHECIMENTO: Cartografia: Anamorfose, Croquis e Mapas Temáticos da América e da África.

Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano: 8°                          Período: 05/09/2022  a  30/09/2022                                Nº de Aulas: 8

                                HABILIDADES

(EF08GE03) Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando características da população (perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial). Uma na pelos continentes e sua espacialização no país e no estado da Bahia e no município de Itamaraju.

(EF08GE07) Analisar os impactos geoeconômi cos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos d a América no cenário internacional em sua posição de liderança globalenarelaçãocoma ChinaeoBrasil.

(EF08GE09IT) Analisar os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da América e os países denominados de Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), reconhecendo o papel desempenhado pela Bahia, pela na mesorregião do Extremo Sul da Bahia em especial em Itamaraju e pela e sua contribuição nesse contexto.

(EF08GE19) Interpretar cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da África e América.

(EF08GE19IT) Interpretar cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da África e América e comparar com outros mais próximos da realidade.

                   COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

4. Desenvolver o pensamento espacial, fazendo uso das linguagens cartográficas e iconográficas, de diferentes gêneros textuais e das geotecnologias para a resolução de problemas que envolvam informações geográficas.

5. Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções (inclusive tecnológicas) para questões que requerem conhecimentos científicos da Geografia.

                      COMPETÊNCIAS GERAIS

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

           COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                         ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula).                                                                            

                                                                           1ªAula

 

ETAPA 1: Levantamento prévio do objeto do conhecimento da aula anterior, em seguida iniciar Apresentando aos alunos o tema “Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em focoque irá ser trabalhado durante a unidade,abordadndo a importância da leitura e escrita.

 Piaget diz:

 A escrita considera-se uma forma de representação, para o uso da comunicação, através desse recurso, o indivíduo tem a correspondência, para transmiti-la. A leitura constitui-se, da habilidade da escrita, assim assimilada, a criança passa para o estágio da leitura, fará relação grafema-fonema.

 E m seguida orientar aos alunos a leitura  compartilhada do resumo sobre:AMÉRICA DO NORTE” disponível na apostila,ou das páginas (124 a 130) do capítulo ( 8), abordando aspectos gerais sobre os Estados unidos.

 

 Leitura do texto:

 

                                                                              Estados Unidos

 

    

 

  “Estados Unidos ou Estados Unidos da América (EUA), como é chamado oficialmente, são um país localizado no continente americano (subcontinente América do Norte). O país é considerado o mais influente do mundo e exerce forte domínio político, econômico, militar e cultural.

 

   Os EUA participam de diversas organizações, como o Conselho das Nações Unidas; o Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA), antigo Nafta; a Otan, dentre outros. A nação mantém relações diplomáticas com a  maioria dos países em todas as regiões do mundo.

 

   Os Estados Unidos são também considerados uma nação multicultural. A grande extensão territorial confere ao país uma elevada biodiversidade e o encontro de diversas etnias, contribuindo para uma cultura riquíssima, repleta de particularidades em cada região do país.

 

   Seus aspectos naturais são também bastante diversificados, seja no relevo, no clima, na vegetação, na fauna e na flora, dando ao país o status de “megadiverso” (país que abriga a maioria das espécies da Terra)."

 

 "Dados gerais dos Estados Unidos

 Nome oficial- Estados Unidos da América (United States of America)

 

 Sigla-EUA (Português) - USA (Inglês)

 

 Capital-Washington D.C.

 

 Governo-República Federal Presidencialista

 

 Presidente-Joe Biden

 

 Língua oficial-Não há no território estadunidense uma língua oficial. Contudo, o Inglês é a língua mais falada no país, seguida do Espanhol.

 

 Área-9.833.517 km² - IBGE

 

 População-326.766.748 habitantes - IBGE

 

 Densidade demográfica-33,22 habitantes por quilômetro quadrado".

 

            População e território

 

 Com uma população de mais de 326 milhões de habitantes, os Estados Unidos da América (EUA) são o quarto maior país em área total e o terceiro em população. Os Estados Unidos são uma das nações mais multiculturais e etnicamente diversas do mundo, produto da forte imigração. No final do século XIX, a sua economia tornou-se a maior do mundo. A Guerra Hispano-Americana e a Primeira Guerra Mundial confirmaram o estatuto do país como uma potência militar. A nação emergiu da Segunda Guerra Mundial como o primeiro país com armas nucleares e como membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas. A economia dos EUA é alimentada pela abundância de recursos naturais, mas também por uma infraestrutura desenvolvida e organizada e pela alta produtividade do país.

 

  Imigracao

 Imigração para os Estados Unidos é o movimento internacional de indivíduos, que não possuem cidadania americana, em direção aos Estados Unidos para estudar, trabalhar e viver no país. É uma das fontes principais para o crescimento populacional e mudanças culturais durante toda a história dos Estados Unidos.

Em números absolutos, os Estados Unidos tem a maior população de imigrantes entre todos os países do mundo, somando mais de 47 milhões de pessoas em 2015.[1] Isso representava 19,1% dos 244 milhões de migrantes pelo planeta, e constituem 14,4% da população estadunidense como um todo.[2]

 O impacto econômico, social e político da imigração sempre foi motivo de controvérsia, com estudos mostrando diversos efeitos na mobilidade social, crime, padrão de votos em eleições e desemprego no território dos Estados Unidos.

Muitas pesquisas mostram que, no quadro geral, a imigração para os Estados Unidos tem um impacto benéfico na economia do país. Com poucas exceções, evidências sugerem que os movimentos migratórios para os Estados Unidos tiveram um efeito positivo na vida econômica da população nativa, porém os efeitos do excesso de trabalhadores imigrantes não qualificados tem sobre os nativos pouco qualificados é controverso.[3][4] Estudos também mostram que a imigração para os Estados Unidos teve pouco ou nenhum impacto nos índices de criminalidade e, em alguns lugares, até ajudou a baixar o número de crimes.[5] Outras pesquisas mostram que os Estados Unidos é o país com os melhores índices de assimilação cultural de imigrantes de primeira ou segunda geração, quando comparado a outros países ocidentais.[

 Os Estados Unidos continuam a ser a terra de entrada de milhões de imigrantes. Na atualidade quem domina essa imigração são os latino-americanos e, em especial, os mexicanos. Vivem hoje quase 30 milhões de pessoas de origem mexicana nos EUA. Estados próximos ao México, como ArizonaTexasNovo MéxicoCalifórnia e Flórida são, a cada ano, "inundados" com a entrada de novos imigrantes. Porto RicoCuba e El Salvador também mandam milhares de imigrantes a cada ano.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_nos_Estados_Unidos

  ETAPA 2: Após a leitura compartilhada questionamento e socialização.

Trump diz que operações contra imigrantes nos EUA ocorrerão 'muito em  breve' | Mundo | G1

O globo

                                                                                   2º aula  

 ETAPA  1: Dando continuação ao objeto de conhecimento sobre a América do Norte, orientar aos alunos a copiar e responder a atividade disponível na apostila.

                                                                          Atividades

 

1-      Com mais de 326 milhões de habitantes (2018) – cerca de 4,4% da população mundial -, os Estados Unidos são o país mais populoso da América e o terceiro do mundo, superado apenas por China e Índia. Apesar da população numerosa, o país não é, em média, densamente povoado. Explique a razão para esse fato diante da distribuição da população estadunidense pelo território.

 

2-      Analise o mapa a seguir.

 

 

A partir da análise do mapa, diante do processo de ocupação humana no espaço geográfico, caracterize uma área anecúmena(inabitavel) e outra ecúmena( habitada).

ETAPA 2: Correção da atividade questionamento socialização.

                                                                                   3º aula

 

ETAPA 1:Levantamento prévio da aula anterior em seguida leitura comentada do resumo sobre  “Formação territorial dos Estados Unidos”que esta disponível na apostila.

 

Texto para leitura comentada:

                                                   Formação territorial dos Estados Unidos

 

 Atualmente, o território dos Estados Unidos está dividido em 50 estados. Dois deles não estão em terras contínuas: o Alasca, que é uma península localizada a noroeste do Canadá; e o arquipélago do Havaí, no oceano Pacífico, anexado em 1898 depois da derrubada da monarquia nativa cinco anos antes. Esse espaço territorial se consolidou após o processo de colonização empenhado pelos europeus a partir do século XVI, culminando na formação das Treze Colônias inglesas da América do Norte, consideradas o princípio do que viriam a ser os Estados Unidos da América. As Treze Colônias, representadas no mapa a seguir, tiveram diferentes processos de ocupação do espaço, atividades econômicas e relações com a Inglaterra. No entanto, elas se uniram e aprovaram a Declaração de Independência em 4 de julho de 1776.

 

 

 O IMPERIALISMO

 

 Com a consolidação da independência estadunidense ameaçada pela Europa, foi lançada em 1823 a Doutrina Monroe, editada por James Monroe, presidente dos Estados Unidos entre 1817 e 1825. Sintetizada na frase “A América para os americanos”, a doutrina estabelecia o compromisso de os Estados Unidos não intervir nas questões europeias, desde que a Europa não interferisse politicamente no continente americano. Assim, o governo estadunidense deixava claro para os países europeus que qualquer tentativa de recolonizar os territórios americanos, após a independência das antigas possessões, seria considerada um ato de hostilidade contra os Estados Unidos. Houve, portanto, uma intensificação da política externa dos Estados Unidos, com o intuito de influenciar determinadas áreas estratégicas, notadamente na América Latina. A estratégia dos Estados Unidos pode ser observada, por exemplo, no interesse que o país demonstrava pela região amazônica já no século XIX, como vemos no trecho a seguir

 

 A região amazônica, potencialmente rica, ainda que despovoada e desprotegida, era alvo de interesse especial. Para defendê-la, o Brasil fechou a área ao comércio e às viagens internacionais. [...] Tais receios não eram de todo infundados. Em 1849, Matthew Fontaine Maury, tenente da marinha americana, pediu a abertura da Amazônia e sua colonização pelos norte-americanos

 

 

                                       A EXPANSÃO TERRITORIAL PARA O OESTE

 

 A política externa estadunidense passou a endurecer ainda mais, adquirindo um caráter expansionista em 1845. A partir de então, foi incentivada a conquista de terras a oeste do país, visando chegar até o oceano Pacífico. Os políticos e a imprensa justificavam a expansão recorrendo à doutrina chamada de Destino Manifesto.

 

 Segundo essa construção ideológica, os estadunidenses seriam um povo eleito, com a missão moral de se apropriar das terras do oeste e de outras regiões da América. A expansão territorial dos Estados Unidos para o oeste foi muito rápida e envolveu: compra de terras da França e da Espanha; tratados com a Inglaterra; guerras com o México, que saiu bastante prejudicado, pois acabou perdendo uma extensa área que vai do Texas à Califórnia.

 

 Observe no mapa os territórios conquistados pelos Estados Unidos entre 1803 e 1853. A conquista do oeste contou com a participação de muitos imigrantes europeus: o governo garantia aos imigrantes a posse definitiva de um lote de terras conquistadas, caso as cultivassem ou criassem gado por cinco anos.

 

 

 PRESENÇA MUNDIAL

 

 Como grande potência econômica e militar, os Estados Unidos marcam presença em diversas partes do mundo por meio de empresas transnacionais, bases militares e de sua frota marítima estacionada em todos os oceanos, com o objetivo de defender seus interesses econômicos e estratégicos e conservar suas áreas de influência. Intervencionismo Os Estados Unidos têm grande poder de decisão nas questões políticas atuais e exercem forte influência sobre instituições internacionais, como a ONU (Organização das Nações Unidas) e a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), até mesmo agindo contrariamente a elas, algumas vezes. Encontrando pouca oposição, o país passou a intervir livremente em questões e conflitos locais ou mundiais, buscando soluções que, muitas vezes, atendem apenas a seus interesses, sejam do governo ou de empresas privadas.

 

ETAPA 2: Após a leitura comentada, solicitar aos alunos a copiar e responder no caderno a  atividade do livro didático  referente a pagina 142 ( livro Arariba Mais Geografia).

Obs. A aplicação da atividade fica a critério da realidade de cada professor/turma.

 

                                                                        Atividade

 

1-O muro construído pelos Estados Unidos em sua fronteira com o México foi capaz de deter a imigração ilegal? O que explica a existência de intensos fluxos migratórios para os Estados Unidos?

 

 

2-Mesmo com trabalho e pagando todos os impostos, muitos imigrantes, por estarem de forma ilegal em outro país, como os Estados Unidos, são deportados todos os anos. Sobre essa questão, discuta com um colega: como você reagiria se vivesse em más condições em seu país e recebesse um convite para se mudar para outro país, com perspectivas melhores, porém tendo de se manter lá de forma ilegal?

 

3-Durante décadas, os Estados Unidos foram o principal parceiro comercial do Brasil. Nos anos 1990, por exemplo, o país era o destino de 20% das exportações brasileiras. Observe o gráfico e, depois, responda à questão: Qual posição é ocupada atualmente pelos Estados Unidos no ranking dos principais destinos das exportações brasileiras? O país ganhou ou perdeu posição? De que maneira a tendência observada no gráfico reflete os novos arranjos do sistema geopolítico global?

                                                                                         4º aula

 

ETAPA 1: Após os alunos fazer a leitura  comentada e atividade, o professor(a) pode se possível disponibilizar aos alunos a assistir o vídeo ou sugerir a acessar um link: https://youtu.be/VIW9MLO3Pz0  para  assistir o vídeo em casa, sobre “O Canadá e a sua população”, abordando as características da população. Em seguida pedir que anotem informações relevantes sobre o vídeo.

 O professor(a) pode também  propor aos alunos a leitura compartilhada do resumos obre “Canadá "que esta disponível na apostila.

Texto para leitura compartilhada:

 

                                                                                       Canadá

 

 Uma das características marcantes do Canadá é a desproporção entre sua população de 34 milhões de habitantes e o tamanho de seu território, que é o maior da América e o segundo maior do mundo, com cerca de 9 984 670 km2 . Essas características fazem do Canadá um país pouco povoado e um dos raros países abertos à imigração. Os descendentes de franceses e, principalmente, de britânicos compõem a maioria da população.

 

 Estrutura demográfica

 

 Entre os traços distintivos da estrutura demográfica canadense está o alto índice de idosos na população. Esse aspecto decorre da elevada expectativa de vida, cerca de 82 anos de idade, associada à baixa natalidade: em 2016, a taxa de natalidade foi estimada em 10,3‰. Imigração Com o baixo crescimento vegetativo da população, o Canadá tem enfrentado problemas de escassez de mão de obra. Para superá-los, na década de 1990 o governo ofereceu algumas facilidades para entrada de imigrantes. Com isso, cerca de um milhão de pessoas migraram para o Canadá, atraídas pelas oportunidades de trabalho e pelo elevado nível de vida. nos últimos anos, porém, foram adotadas medidas restritivas ao ingresso dos imigrantes, dando-se preferência aos profissionais qualificados nas áreas mais carentes de mão de obra.

 

 Etnias e línguas 

 

 Os descendentes de franceses e, principalmente, de britânicos formam a maioria da população canadense.

 O predomínio de pessoas dessas duas origens e a própria história do Canadá explicam por que o inglês e o francês são os dois idiomas oficiais no país. No entanto, quase 70% da população só fala  inglês e apenas uma  minoria se expressa nas duas línguas. Outros grupos de europeus, além de indígenas, inuítes, imigrantes asiáticos e latino-americanos, completam a composição étnica do país

 O movimento separatista de Quebec

 

 A colonização francesa no Canadá teve por núcleo o vale do rio São Lourenço, onde foram fundadas as cidades de Quebec, em 1608, e Montreal, em 1642. Em 1763, depois de vários conflitos com os ingleses, os territórios ocupados pela França foram cedidos à Inglaterra. Mas os franco-canadenses, concentrados no território de Quebec, conservaram diversos direitos, entre os quais o de manter as leis já existentes e a liberdade de idioma e religião.

 

 Economia do Canadá

 

 A economia do Canadá é marcada pelo intenso extrativismo, pela agropecuária moderna e altamente produtiva e pela industrialização dependente da economia dos Estados Unidos.

 

 Recursos naturais

 

 A exploração da Taiga, vegetação nativa encontrada em grande parte do Canadá, torna o país o maior produtor mundial de papel e celulose. Atualmente, a extração da madeira é feita em áreas reflorestadas de pinus, com técnicas e equipamentos modernos. O subsolo canadense é rico em recursos minerais e energéticos, como urânio, cobre, ouro, chumbo, zinco, ferro, petróleo, gás natural e carvão mineral.

O Canadá tem a terceira maior reserva mundial de petróleo, além de grandes jazidas de carvão. O relevo montanhoso a oeste favorece a produção de energia hidrelétrica, que constitui 60% da energia elétrica do país.

 

 Indústria e agricultura

 

 Após 1945, a indústria canadense recebeu grandes investimentos dos Estados Unidos e se desenvolveu de maneira complementar à indústria estadunidense.

 

 A região mais industrializada do Canadá está localizada no Vale do Rio São Lourenço, próximo aos Grandes Lagos, na fronteira com os Estados Unidos. Nessa porção do território, estão instaladas indústrias modernas e de alta tecnologia. Vancouver, no oeste do país, é também um importante centro industrial. A agricultura canadense é altamente produtiva e intensiva, com grande utilização de tecnologia. O Canadá se destaca na produção de grãos, como trigo e cevada, dos quais é grande exportador.

ETAPA 2: Momento de questionamento, discussão e socialização.

 

                                                                                 5ª AULA

ETAPA 1:Nesta aula, tendo por base as discussões oriundas da leitura compartilhada sobre “Canadá” propor aos alunos a atividade disponível na apostila .

 

                                                     ATIVIDADE COMPLEMENTAR -CANADÁ

 

1. Em relação ao Canadá, responda.
a) O país possui uma alta ou baixa densidade demográfica?
O Canadá possui baixa densidade demográfica.
b) População total.
A região dos Grandes Lagos e o vale do Rio São Lourenço. Porque nessa região há uma integração econômica com os Estados Unidos e o clima é mais ameno.
c) PIB.
Há descendentes de britânicos e franceses, além de outros grupos europeus, indígenas, inuítes, imigrantes asiáticos e latino-americanos.

2. Sobre a economia canadense, responda.

a) Como se obtém a madeira e para que tipo de indústria é usada?
A madeira é obtida da Floresta Boreal (Taiga) e é usada para várias indústrias, como a de construção, móveis e papel.
b) Quais são as principais regiões industriais?
As principais são Toronto, Montreal, vale do Rio São Lourenço e Vancouver.
c) Qual região se destaca pela alta produtividade e mecanização da agricultura?
A região das Pradarias.
d) Onde predomina a agropecuária leiteira e a agricultura familiar?
Na região dos Grandes Lagos e no vale do Rio São Lourenço.
e) Onde predomina a extração de madeira?
Na região da Colúmbia Britânica.

 

 OBS. A ATIVIDADE A SEGUIR FICA A CRITÉRIO DO PROFESSOR

 

1.      O texto a seguir trata sobre um povo tradicional que vive no Ártico, os inuítes. Leia e responda as questões.

Os inuítes

"[...] O Canadá é o lar de um quarto da população inuíte do mundo (antes chamados de "Esquimós"). Hoje, a maioria vive em cerca de 40 comunidades pequenas e remotas, a longo da costa norte do continente canadense e nas ilhas árticas, que se estendem por 400 km e por cinco fusos horários. A tecnologia tornou a vida mais fácil para os inuítes ("o povo", na língua Inuktitut), facilitando o transporte e as comunicações, melhorando a assistência médica e a proteção contra o clima severo. O tradicional trenó puxado por cães foi, em larga escala, substituído por veículos próprios para neve, veículos para todo tipo de terrenos, carros e caminhões. O arpão foi substituído pelo rifle. E o iglu, a tradicional casa de gelo, foi substituído por casa com aquecimento central, eletricidade, utensílios e encanamento e hoje, é somente usado em áreas remotas, quando estão caçando. [...]Mas a vida moderna também trouxe os seus problemas. Assim como muitos outros aborígenes, os inuítes tem de lutar corpo a corpo com o desafio da adaptação à vida de uma sociedade moderna e industrializada, enquanto mantem e preservam a tradição de suas raízes sociais e culturais."Portal São Francisco. Os inuítes. Disponível em www.portalsaofrancisco.com.br. Acesso em 30 jan. 2012.

 

a) Em qual país da América do Norte vivem os inuítes?

No Canadá.

b) como a tecnologia tornou mais fácil a vida desse povo?

A tecnologia facilitou o transporte e a comunicações, melhorou a assistência e a proteção contra o clima severo. O tradicional trenó puxado por cães foi substituído por veículos próprios para neve e para todo tipo de terreno. O arpão foi substituído pelo rifle. O iglu, a tradicional casa de gelo, foi substituído por casas com aquecimento central, eletricidade e encanamento.

c) Qual problema os inuítes enfrentam?

Os inuítes se deparam com o desafio de se adaptar à vida de uma sociedade moderna e industrializada e ao mesmo tempo manter e preservar suas tradições culturais.

                                                                               6ª AULA

 

ETAPA 1: Inicie a aula com um bom dia e a chamada, em seguida sondagem dos objetos de conhecimentos trabalhados e discutidos com os alunos na aula anterior.Dando continuidade ao capítulo (9), sugerir aos alunos a fazer a leitura das páginas ( 147 a 156) do livro arariba mais.

Leitura do texto:

                                                                                MÉXICO  

  

  O Planalto do México é cercado por formações de maior altitude, que são prolongamentos das Montanhas Rochosas e recebem as denominações Serra Madre Ocidental, a oeste, e Serra Madre Oriental, a leste. Nos trechos mais elevados, o clima frio inibe a ocupação humana, enquanto os desertos, no noroeste do país, contribuem para as baixas densidades demográficas da região. A Cidade do México, capital do país, e sua área metropolitana abrigam quase um quinto da população nacional — mais de 20 milhões de habitantes.

  Essa alta concentração populacional faz dela uma das maiores metrópoles americanas, com problemas típicos das grandes aglomerações urbanas em países pobres, como zonas de miséria, falta de infraestrutura, índices elevados de poluição atmosférica e tráfego caótico, entre outros. Ao mesmo tempo, há regiões com boa qualidade de vida e infraestrutura adequada.

  A violência é crescente, com destaque para a relacionada ao narcotráfico e à violência sexual sofrida por mulheres.

 

  População mexicana

  Com cerca de 124 milhões de habitantes, em 2017, a população mexicana é formada predominantemente pela miscigenação entre ameríndios e descendentes dos colonizadores espanhóis. Os indicadores sociais do México revelam grandes contrastes. O país convive com altas taxas de analfabetismo e de mortalidade infantil e mostra lentos avanços sociais. Em 2014, por exemplo, cerca de 53% da população se encontrava abaixo da linha de pobreza, taxa muito próxima de 1994.

  Processos migratórios

  Atraída pela economia estadunidense, entre os anos de 1980 e 1990, a empobrecida população mexicana fez com que a taxa de emigração do México para os Estados Unidos, tanto legal quanto ilegal, apresentasse um crescimento surpreendente. Hoje os mexicanos representam cerca de 27% dos quase 11 milhões de imigrantes que vivem nos Estados Unidos.

 A imigração tomou tal proporção que os Estados Unidos estabeleceram forte vigilância na fronteira e desenvolveram uma série de estratégias para tentar conter a entrada dos imigrantes ilegais.

  Chegada de migrantes

  Com a crise ocorrida na Europa e nos Estados Unidos em anos recentes e o crescimento econômico verificado no México, o país tem atraído muitos imigrantes nos últimos anos. O aumento do número de estrangeiros residentes em território mexicano tem sido registrado, principalmente, em cidades como Guadalajara, apontada como o Vale do Silício do México.

  Aspectos culturais

  A riqueza da cultura mexicana é resultado da mistura que ocorreu durante a colonização espanhola. Os aspectos culturais do país, como literatura, religiosidade, culinária, artes visuais, cinema etc., exibem a forte influência das práticas e tradições dos povos indígenas e dos valores e hábitos europeus. Ao longo da história do país, a sociedade mexicana desenvolveu características culturais próprias de grande importância universal.

  Economia do México

  A economia mexicana está fortemente ligada à dos Estados Unidos. Em virtude do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta), que, desde 1994, integra comercialmente Canadá, Estados Unidos e México, praticamente toda a exportação do país é destinada aos Estados Unidos, de onde provêm cerca de 50% das importações. Nos últimos anos, o México tem atraído investimentos estrangeiros e encontrado formas de garantir o crescimento de sua economia. O país apresenta estrutura produtiva diversificada, com atividades agropecuárias, mineradoras e industriais.

  O petróleo é o principal produto de exportação. O turismo representa uma das principais fontes de renda para o México.

  Agropecuária

  A agricultura se concentra no Planalto do México, onde as temperaturas são mais amenas, as chuvas, regulares e os solos, férteis. Nessa região, predominam extensas propriedades, conhecidas como haciendas, que empregam grande quantidade de mão de obra e são pouco mecanizadas. Correspondem a cerca de 42% das terras cultivadas no país, com destaque para o plantio de algodão, sisal, café e cana-de-açúcar, destinados ao mercado externo. Para abastecer o mercado interno, são produzidos trigo, arroz, batata, soja e milho.

  Indústria

  A industrialização mexicana se acelerou a partir da segunda metade do século XX, com a entrada de capital estrangeiro no país, atraído pela oferta de mão de obra e matérias-primas baratas. Empresas transnacionais, sobretudo dos Estados Unidos, passaram a dominar o parque industrial mexicano. A atividade industrial do México se concentra em grandes centros urbanos, como Cidade do México, Guadalajara, Monterrey, Vera cruz e Tampico. Destacam-se os setores têxtil, alimentício, automobilístico, petroquímico, siderúrgico e metalúrgico.

 Maquiladoras

  Com o objetivo de atrair capital estrangeiro e, com isso, ampliar o parque industrial mexicano, na década de 1960 foi criada uma zona franca na região fronteiriça com os Estados Unidos. A implantação dessa área contou com o apoio de uma legislação especial, garantindo menores impostos e facilidades para exportar a produção para os Estados Unidos, que também foi beneficiado com a baixa remuneração da mão de obra mexicana.

 Extrativismo

 No México há extração de diversos recursos naturais, como prata, chumbo, ferro, gás natural, cobre e petróleo, como pode ser observado no mapa ao lado. O país dispõe de grandes reservas de petróleo, principal produto de exportação, e está entre os maiores produtores mundiais.

 Urbanização

  As principais cidades do México estão situadas na porção central do território, próximo à capital do país. A urbanização ocorreu de forma muito similar à do Brasil, pois também foi impulsionada pelo processo de industrialização tardio, que se intensificou durante o período pós-guerra. A partir daquele momento, ocorreram muitos fluxos migratórios de população camponesa, que se dirigia às cidades com o objetivo de buscar novas oportunidades de trabalho e melhores condições de vida.

   Expansão de áreas urbanas

  A expansão das áreas urbanas ocorreu rapidamente e de forma desordenada no território. Apesar de as cidades mexicanas serem reconhecidas por preservar os centros históricos, datados do período colonial, as áreas periféricas cresceram obedecendo à lógica da dinâmica imobiliária, implantada ao longo dos grandes eixos viários.

 

     ETAPA 2: Momento de escuta e tirá dúvidas e socialização.                                                                                                          

                                                                                     7ºAula

ETAPA 2: Nesta aula sondagem dos conhecimento prévios, em seguida propor a atividade das páginas ( 157,158 e 159) do livro didático Araribá  Mais Geografia.e/ou atividade complementar a seguir.

 

                                                             ATIVIDADE COMPLEMENTAR

 

1-Cite duas condições naturais que dificultam a ocupação do território mexicano.
A presença de climas frios em terrenos mais elevados e a presença de desertos no noroeste do país.

2. Defina, a partir do que você estudou sobre o México.

a) Haciendas.
Propriedades extensas do México, onde é praticada uma agricultura com baixo uso de tecnologias e grande quantidade de mão de obra.
b) Braceros.
Nome dado aos trabalhadores que, devido aos baixos salários nas propriedades agrícolas mexicanas e à concentração de terras, migram em uma parte do ano para os Estados Unidos para um serviço temporário, como a época de colheita, e então regressam para o seu lugar de origem.
c) Maquiladoras.
Tipo de indústria existente no México criada para atrair o capital estrangeiro. Elas situam-se em uma zona franca, o que implica menos impostos e com legislação especial, para os Estados Unidos. Essas indústrias recebem peças fabricadas dos Estados Unidos e montam o produto final.

3. Cite quais são os principais recursos naturais extraídos em território mexicano.

Os principais recursos naturais extraídos são a prata, o ouro, o chumbo, o ferro, o gás natural, o cobre e o petróleo.

4. Leia o trecho a seguir e responda.


"A procura e em seguida a expulsão de mexicanos refletem as tendências contraditórias entre os mexicanos do sudoeste. Empregadores de mão de obra agrícola e outras atividades de baixos salários pressionaram por uma política de mais amplo acesso aos Estados Unidos a partir do México, enquanto há grupos preocupados com a criminalidade, dependência da previdência social, ou outros problemas sociais entre os imigrantes mexicanos."

SOWELL, Thomas. Etnias da América. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1988. p. 285.

 

a)      Apesar de o texto ser de 1988, há uma questão atual. Qual?
Os conflitos de opinião sobre a imigração mexicana para os Estados Unidos.

 

Vídeo muito interessante para fechamento do conteúdo https://youtu.be/VIW9MLO3Pz0

 

                                                                            8ª AULA

 

ETAPA 1: Inicie a aula com um bom dia /boa tarde, e a chamada, em seguida iniciar com os alunos em uma roda de conversa sobre a importância de se valorizar e praticar a autoestima. Em seguida aplicar a atividade proposta a seguir.

 

Obs.Essa aula esta relacionada a setembro amarelo se o professor(a) que  estiver uma outra  sugestão/metodologia pode esta aplicando, pois cada escola, cada turma observa-se realidades diferentes.

Lembrando que de acordo o setembro amarelo foi proposto pelo grupo no encontro com a  articulação trabalharmos textos voltados a autoestima dos alunos.

 

 Leia o texto com bastante atenção:

 

                                                                        

                                                                                                                              AUTOESTIMA

 

Autoestima é a qualidade de quem se valoriza, se contenta com seu modo de ser e de mostrar confiança em seus atos e ações. Da autoestima resulta a maioria dos estados emocionais de uma pessoa.

 

É o jeito de olhar para si mesmo, de perceber as qualidades, de reconhecer seus defeitos, de aplicar a educação que recebeu, são as crenças e sentimentos que são importantes e que têm valor. É expressa por meio do comportamento como o cuidado com a aparência. De forma geral, a autoestima poderá ser construída positivamente pela própria pessoa a partir do momento em que se interessar e querer evoluir. Alguns conseguem desenvolvê-la sozinhos, outros precisam de ajuda.

 

Desenvolver a autoestima é importante para quê? É a forma de olharmos para dentro de nosso íntimo, porque influência toda a nossa vida, logo, a autoestima afeta nosso comportamento, motivação e ainda altera nosso equilíbrio físico e mental. A autoestima é essencial para todo e qualquer ser humano, pois é um dos fatores que promove a mudança, as quais são imprescindíveis no processo de desenvolvimento pessoal.

 

(Adaptação do texto https://www.psicorientacao.com/o-que-e-autoestima).

 

                                                                Atividade

 

1-Em uma escala de nove a dez qual a nota você dá para você mesmo?

____________________________________________________________________________________________________

 

2-O quanto você ama a você mesmo? Você consegue descrever? Justifique:

___________________________________________________________________________________________________

 

3-Conte com suas palavras o que te deixa mais feliz:

___________________________________________________________________________________________________

 

4-Na sua opinião o que vale mais: A aparência física ou os sentimentos? Justifique:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________

 

RECURSOS( 143 a 152)Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ()   Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (157 ,158 e 159)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

Referencias:

  Canadá e a sua população, vídeo muito interessante ... https://youtu.be/VIW9MLO3Pz0.

 Vídeo muito interessante para fechamento do conteúdo https://youtu.be/VIW9MLO3Pz0

  

                                                                                     

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                              Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário