1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
social, cultural e digital para
entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
7.
Argumentar com base
em fatos, dados
e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista
e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a
consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local,
regional e global, com posicionamento ético
em relação ao cuidado de si mesmo,
dos outros e do planeta.
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OBS: Professores,
essa sequencia terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida
de vocês e dos estudantes , assim
teremos uma visão do aprendizado dos estudantes ,ficando mais fácil a
avaliação de desempenho da participação nas
aulas e nasatiovidades realizadas.
Sugestão:
Iniciar abordando o tema “Arte e cultura em movimento:
Itamaraju em foco”, que será trabalhado durante a
aplicação da sequência didática.
Sugestão: O professor(a), pode promover um roteiro em busca do Olhar Geográfico e artístico
para as serras baixas, que contornam Itamraju!
Um roteiro
geografico para observar o relevo de Itamaraju.
Qual é a forma
de relevo que mais se destaca em Itamaraju?
Sugestão
de fonte de pesquisa: a revista A GEOGRAFIA DE ITAMARAJU.
Aula 1:FONTES DE ENERGIA
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Objeto de conhecimento:
Fenômenos naturais e sociais
representados de diferentes maneiras
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Metodologia:
·
Aula expositiva
utilizando as páginas 110 a 113 do livro didático Geografia espaço e
interação Leitura e interpretação de
texto com momento de questionamento e socialização.
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Habilidade:
(EF06GE11) Analisar
distintas interações das sociedades com a natureza, com base na
distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações
da biodiversidade local e do mundo.
(EF06GE11IT) Analisar
distintas interações das sociedades com a natureza, com base na
distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações
da biodiversidade do bioma da Mata Atlântica em Itamaraju local e do mundo.
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Desenvolvimento:
1º Etapa, Expor o objeto
de conhecimento sobre a “ Fontes de
energia”.Inicie a aula com uma breve explanação
destacando a importância das fontes de energia para as atividades
cotidianas e o desenvol vimento de diversas atividades econômicas, como a
extração de minerais, a fabricação de diversos produtos, o transporte, o
comércio e o setor de serviços. Utilize um vídeo curto abordando as fontes
de energia para melhor compreensão do conteúdo.
2º Etapa, realizar a
leitura compartilhada das
páginas 110 a 114 do livro didático
Geografia espaço e interação. Momento de discussão e questionamento.
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Avaliação:
Participação nas discussões /. Reflexão final sobre o aprendizado da
aula.
Aula 2: FONTES DE
ENERGIA ( Continuação).
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Objeto de conhecimento:
Fenômenos
naturais e sociais representados de diferentes maneiras
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Metodologia:
·
Vídeos ou exposição de
slides abordando os tema estudados;
·
Roda de conversa, os estudantes em um círculo irão ler as informações
trazidas e colocar dentro deste debate seus pontos de vista criando
autonomia para realizar atividades e posteriormente socializar.
·
Resolução de atividades
individuais utilizando a atividade disponível nas páginas 111,115 e 116 do
livro didático.
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Habilidade:
(EF06GE11) Analisar
distintas interações das sociedades com a natureza, com base na
distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações
da biodiversidade local e do mundo.
(EF06GE11IT)
Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na
distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações
da biodiversidade do bioma da Mata Atlântica em Itamaraju local e do mundo.
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Desenvolvimento:
1º
Etapa: Apresente slides
detalhados as fontes de energia, Comentar que estamos tão acos tumados a
usar a energia elétri ca, desde o momento em que acordamos até a hora em
que va mos dormir, que nem nos damos conta da sua presença e impor tância
em atividades como tomar banho, acender uma lâmpada, assistir à televisão,
usar computa dor ou tablet etc.
2º
Etapa: Solicitar
a atividade das páginas 116, 117e 118.
3º Etapa: A avaliação
será baseada na participação dos estudantes nas atividades, na discussão e
no momento de socialização. O professor(a) observará a capacidade dos
estudantes de se expressarem, bem como a qualidade das argumentações
apresentadas.
Sugestão: Deixe um espaço aberto para perguntas
finais e reflexões.
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Aula 3: RELEVO
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Objeto de conhecimento:
Relações entre os
componentes físico--naturais
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Metodologia:
·
Resolução
de atividades individuais utilizando a atividade disponível nas páginas 124
a 129.
·
Resolução de atividades individuais
utilizando a atividade das páginas 126, 127 e 129.
·
Discussão e reflexão em
sala.
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HaEF06GE06BA)
Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho
humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de
industrialização e ofertas de diversos serviços, partindo de sua realidade.
(EF06GE06IT) Identificar
as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a
partir do desenvolvimento da agropecuária, com destaque para a cultura do
café, pimenta-do-reino e eucalipto e para criação do gado e ofertas de
diversos serviços, como aqueles ligados à expansão urbana partindo da
realidade do município de Itamaraju.
(EF06GE11)
Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na
distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações
da biodiversidade local e do mundo.
(EF06GE11IT) Analisar
distintas interações das sociedades com a natureza, com base na
distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações
da biodiversidade do bioma da Mata Atlântica em Itamaraju local e do mundo.
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Desenvolvimento:
1º Etapa: O professor(a) pode copiar no quadro branco e orientar os estudantes
a copiar e responder a atividade no caderno disponível nas páginas 126,
127 e 129 do livro didático.
2º Etapa: Continuação da atividade e correção e momento de
questionamento e socialização.
Avaliação:
Participação nas discussões /. Qualidade na resolução de atividades
individuais/. Reflexão final sobre o aprendizado da aula.
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Aula 4:
RELEVO (CONTINUAÇÃO)
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Objeto de conhecimento:
Relações entre os componentes
físico--naturais
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Metodologia:
·
Levantamento prévio e sondagem dos
conteúdos estudados.
·
Resolução
de atividades individuais e/ou em grupos.
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Habilidade:
HaEF06GE06BA)
Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho
humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de
industrialização e ofertas de diversos serviços, partindo de sua realidade.
(EF06GE06IT)
Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho
humano a partir do desenvolvimento da agropecuária, com destaque para a
cultura do café, pimenta-do-reino e eucalipto e para criação do gado e
ofertas de diversos serviços, como aqueles ligados à expansão urbana
partindo da realidade do município de Itamaraju.
(EF06GE11)
Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na
distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações
da biodiversidade local e do mundo.
(EF06GE11IT) Analisar
distintas interações das sociedades com a natureza, com base na
distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações
da biodiversidade do bioma da Mata Atlântica em Itamaraju local e do mundo.
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Desenvolvimento:
1º Etapa, iniciar com exposição do objeto de
conhecimento sobre Relevo, promovendo a leitura do mapa e análise na página
130,131, 132 e 133 do livro didático de Geografia espaço e interação.
2º Etapa, orientar
aos estudantes a fazer a atividade da página 130 e 133 do livro didático , ou outra atividade
elaborada pelo professor(a).
Avaliação
- Participação
nas discussões;
- Qualidade na resolução de atividades
individuais;
- Clareza
e organização na apresentação dos trabalhos.
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5º Aula : FORMAS DO RELEVO TERRESTRE
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Objeto de conhecimento:
Relações entre os
componentes físico--naturais
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Metodologia:
·
Sondagem dos
conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas;
·
Resolução de atividades
individuais e/ou em grupos.
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Habilidade:
EF06GE04BA)
Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente
urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das
bacias e das redes hidrográficas do Brasil e da Bahia e a sua localização
no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
(EF06GE04IT) Descrever o ciclo da
água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural,
reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes
hidrográficas do Brasil, da Bahia e do município de Itamaraju e a sua
localização no modelado da superfície terrestre destacando planaltos e
morros de Itamaraju e da cobertura vegetal de mata Atlântica.
(EF06GE05) Relacionar padrões
climáticos, tipos desolo, relevo e formações vegetais.
(EF06GE05IT) Relacionar padrões
climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais identificando estes
aspectos físicos no município de Itamaraju e a sua importância.
Desenvolvimento:
1º Etapa, iniciar com exposição do objeto de conhecimento
sobre a Formas de relevo terrestre, promovendo a leitura compartilhada da
página 134 e 141 do livro didático de Geografia espaço e interação.
2º Etapa, orientar
aos estudantes a fazer a atividade da página 135,137 e 141 do livro didático , ou outra
atividade elaborada pelo professor(a).
6º Aula : FORMAS DO RELEVO TERRESTRE (
CONTINUAÇÃO).
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Objeto de
conhecimento:
Relações
entre os componentes físico--naturais
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Metodologia:
·
Sondagem dos conhecimentos
prévios através de imagens, ou, atividades práticas;
·
Resolução de
atividades individuais e/ou em grupos.
Habilidade:
EF06GE04BA)
Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no
ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da
morfologia das bacias e das redes hidrográficas do Brasil e da Bahia e a
sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura
vegetal.
(EF06GE04IT) Descrever o ciclo da
água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural,
reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das
redes hidrográficas do Brasil, da Bahia e do município de Itamaraju e a
sua localização no modelado da superfície terrestre destacando planaltos
e morros de Itamaraju e da cobertura vegetal de mata Atlântica.
(EF06GE05) Relacionar padrões
climáticos, tipos desolo, relevo e formações vegetais.
(EF06GE05IT)
Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais
identificando estes aspectos físicos no município de Itamaraju e a sua
importância.
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Desenvolvimento:
1º Etapa: O professor(a) pode copiar no quadro branco e orientar os
estudantes a reescrever no caderno e responder a atividade disponível na
apostila .
2º Etapa: Continuação da atividade, correção, momento de
questionamento e socialização.
Avaliação
- Participação
nas discussões;
- Qualidade na resolução de atividades
individuais;
Clareza e
organização na apresentação dos trabalhos.
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