SEQUÊNCIA DIDÁTICA GEOGRAFIA

Tema: Arte e cultura em movimento: Itamaraju em foco.

 

Subtema: Arte e cultura movimentando espaço Geográfico.

UNIDADE TEMÁTICA: Natureza Ambientes e Qualidade de Vida.

Objetos do conhecimento: Fenômenos naturais e sociais representados de diferentes maneiras  /Relações entre os componentes físico—natural.

 

Ano:     Período:  16/09 a 28/09/2024                   de Aulas: 06

    

Objetivos :

·         Valorizar o uso de fontes de energia renováveis, que causam menores impactos ambientais, para reco nhecer a importância de pesquisas e investimentos nesse tipo de recurso.

·         Aprender o conceito de relevo para relacionar as diversas atividades humanas à ocupação dos terrenos com diferentes formas.

·         Compreender que os conceitos de relevo, altura e altitude estão relacionados e interferem nas diferentes atividades humanas

                                                 COMPETÊNCIAS  ESPECÍFICA

1. Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2. 2. Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

   COMPETÊNCIAS GERAIS

1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

                                            COMPETÊNCIAS   SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo

 

estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes , assim teremos uma visão do aprendizado dos estudantes ,ficando mais fácil a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nasatiovidades  realizadas.

 

  Sugestão: Iniciar abordando o tema Arte e cultura em movimento: Itamaraju em foco, que será trabalhado durante a aplicação da sequência didática.

Sugestão: O professor(a), pode promover um roteiro  em busca do Olhar Geográfico e artístico para as serras baixas, que contornam Itamraju!

Um roteiro geografico para observar o relevo de Itamaraju.

Qual é a forma de relevo que mais se destaca em Itamaraju?

 

Sugestão de fonte de pesquisa: a revista  A GEOGRAFIA DE ITAMARAJU.

Aula 1:FONTES DE ENERGIA   

           

Objeto de conhecimento: Fenômenos naturais e sociais representados de diferentes maneiras

 

 

Metodologia:

·         Aula expositiva utilizando as páginas 110 a 113 do livro didático Geografia espaço e interação  Leitura e interpretação de texto com momento de questionamento e socialização.

 

Habilidade:

 (EF06GE11) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.

(EF06GE11IT) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade do bioma da Mata Atlântica em Itamaraju local e do mundo.

 

 

Desenvolvimento:

Etapa, Expor o objeto de conhecimento sobre a “ Fontes de energia”.Inicie a aula com uma breve explanação destacando a importância das fontes de energia para as atividades cotidianas e o desenvol vimento de diversas atividades econômicas, como a extração de minerais, a fabricação de diversos produtos, o transporte, o comércio e o setor de serviços. Utilize um vídeo curto abordando as fontes de energia para melhor compreensão do conteúdo.

Etapa, realizar a leitura compartilhada das páginas 110 a 114 do livro didático Geografia espaço e interação. Momento de discussão e questionamento.

 

Avaliação:

Participação nas discussões /. Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

 

Aula 2: FONTES DE ENERGIA ( Continuação).

Objeto de conhecimento:

Fenômenos naturais e sociais representados de diferentes maneiras

Metodologia:

·         Vídeos ou exposição de slides abordando os tema estudados;

·         Roda de conversa, os estudantes em um círculo irão ler as informações trazidas e colocar dentro deste debate seus pontos de vista criando autonomia para realizar atividades e posteriormente socializar.

·         Resolução de atividades individuais utilizando a atividade disponível nas páginas 111,115 e 116 do livro didático.

Habilidade:

 (EF06GE11) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.

(EF06GE11IT) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade do bioma da Mata Atlântica em Itamaraju local e do mundo.

Desenvolvimento:

1º Etapa: Apresente slides detalhados as fontes de energia, Comentar que estamos tão acos tumados a usar a energia elétri ca, desde o momento em que acordamos até a hora em que va mos dormir, que nem nos damos conta da sua presença e impor tância em atividades como tomar banho, acender uma lâmpada, assistir à televisão, usar computa dor ou tablet etc.

2º Etapa: Solicitar a atividade das páginas 116, 117e 118.
3º Etapa: A avaliação será baseada na participação dos estudantes nas atividades, na discussão e no momento de socialização. O professor(a) observará a capacidade dos estudantes de se expressarem, bem como a qualidade das argumentações apresentadas.

Sugestão:  Deixe um espaço aberto para perguntas finais e reflexões.

 

 

Aula 3: RELEVO

Objeto de conhecimento:  

Relações entre os componentes físico--naturais

Metodologia:

·          Resolução de atividades individuais utilizando a atividade disponível nas páginas 124 a 129.

·         Resolução de atividades individuais utilizando a atividade das páginas 126, 127 e 129.

·         Discussão e reflexão em sala.

HaEF06GE06BA) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização e ofertas de diversos serviços, partindo de sua realidade.

(EF06GE06IT) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária, com destaque para a cultura do café, pimenta-do-reino e eucalipto e para criação do gado e ofertas de diversos serviços, como aqueles ligados à expansão urbana partindo da realidade do município de Itamaraju.

(EF06GE11) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.

(EF06GE11IT) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade do bioma da Mata Atlântica em Itamaraju local e do mundo.

Desenvolvimento:

1º Etapa: O professor(a) pode copiar no quadro branco e orientar os estudantes a copiar e responder a atividade no caderno disponível nas páginas 126, 127 e 129 do livro didático.

 2º Etapa: Continuação da atividade e correção e momento de questionamento e socialização.

  

Avaliação:

Participação nas discussões /. Qualidade na resolução de atividades individuais/. Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

 

Aula 4: RELEVO  (CONTINUAÇÃO)

Objeto de conhecimento: Relações entre os componentes físico--naturais

 

Metodologia:

·         Levantamento prévio e sondagem dos conteúdos estudados.

·         Resolução de atividades individuais e/ou em grupos.

 

Habilidade:

HaEF06GE06BA) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização e ofertas de diversos serviços, partindo de sua realidade.

(EF06GE06IT) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária, com destaque para a cultura do café, pimenta-do-reino e eucalipto e para criação do gado e ofertas de diversos serviços, como aqueles ligados à expansão urbana partindo da realidade do município de Itamaraju.

(EF06GE11) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.

(EF06GE11IT) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade do bioma da Mata Atlântica em Itamaraju local e do mundo.

Desenvolvimento:

1º Etapa, iniciar com exposição do objeto de conhecimento sobre Relevo, promovendo a leitura do mapa e análise na página 130,131, 132 e 133 do livro didático de Geografia espaço e interação.

 

Etapa, orientar aos estudantes a fazer a atividade da página 130 e 133 do livro didático , ou outra atividade elaborada pelo professor(a).

Avaliação

  • Participação nas discussões;
  • Qualidade na resolução de atividades individuais;
  • Clareza e organização na apresentação dos trabalhos.

 

5º Aula : FORMAS DO RELEVO TERRESTRE

Objeto de conhecimento:

Relações entre os componentes físico--naturais

Metodologia:

·         Sondagem dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas;

·         Resolução de atividades individuais e/ou em grupos.

Habilidade:

EF06GE04BA) Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas do Brasil e da Bahia e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.

(EF06GE04IT) Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas do Brasil, da Bahia e do município de Itamaraju e a sua localização no modelado da superfície terrestre destacando planaltos e morros de Itamaraju e da cobertura vegetal de mata Atlântica.

(EF06GE05) Relacionar padrões climáticos, tipos desolo, relevo e formações vegetais.

(EF06GE05IT) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais identificando estes aspectos físicos no município de Itamaraju e a sua importância.

 

Desenvolvimento:

1º Etapa, iniciar com exposição do objeto de conhecimento sobre a Formas de relevo terrestre, promovendo a leitura compartilhada da página 134 e 141 do livro didático de Geografia espaço e interação.

 

Etapa, orientar aos estudantes a fazer a atividade da página 135,137 e 141 do livro didático , ou outra atividade elaborada pelo professor(a).

6º Aula : FORMAS DO RELEVO TERRESTRE ( CONTINUAÇÃO).

Objeto de conhecimento:

Relações entre os componentes físico--naturais

Metodologia:

·         Sondagem dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas;

·         Resolução de atividades individuais e/ou em grupos.

Habilidade:

 

EF06GE04BA) Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas do Brasil e da Bahia e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.

(EF06GE04IT) Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas do Brasil, da Bahia e do município de Itamaraju e a sua localização no modelado da superfície terrestre destacando planaltos e morros de Itamaraju e da cobertura vegetal de mata Atlântica.

(EF06GE05) Relacionar padrões climáticos, tipos desolo, relevo e formações vegetais.

(EF06GE05IT) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais identificando estes aspectos físicos no município de Itamaraju e a sua importância.

Desenvolvimento:

1º Etapa: O professor(a) pode copiar no quadro branco e orientar os estudantes a reescrever no caderno e responder a atividade disponível na apostila .

 2º Etapa: Continuação da atividade, correção, momento de questionamento e socialização.

Avaliação

  • Participação nas discussões;
  • Qualidade na resolução de atividades individuais;

Clareza e organização na apresentação dos trabalhos.

                                                                 

Obs. O professor (a) é livre para utilizar outro material desde que não fuja do objeto de conhecimento.

 

Referencia:

 

Livro didático de Geografia espaço e interação.

 

 

                                               

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                        Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...


 

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