SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA-2020
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TEMA:
Tecnologia aliada a Informação e Educação
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SUBTEMA: Os
jogos virtuais e o uso da tecnologia na atividade física
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Ano:
6º ANO Período: (17/02 a 21/02/2020) (27/02 a 06/03/2020) Nº de Aulas: 05
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COMPETÊNCIAS
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ü 5.
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e
comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar
informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
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HABILIDADES
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ü
Compreender
a importância do estudo de Educação Física para a vida pessoal e social.
ü
Conhecer
sobre o componente curricular, como o estuda e como é feita a avaliação.
ü
Vivenciar práticas individuais e coletivas nos
circuitos e atividades recreativas.
ü
Perceber
a importância do exame Biométrico na verificação das medidas corporais.
ü
Verificar
se está com o IMC ideal de acordo a idade.
Desenvolver percepções quanto aos jogos
virtuais e o uso da tecnologia na atividade física.
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
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1º Momento: Aula
teórica
ü Dinâmica:
Apresentação (professor/aluno)
ü Sugestões:
Dinâmica tudo sobre mim; Quem é meu professor? Conhecendo e aprendendo;
Procurando um coração, dentre outras (em anexo)
ü Apresentar
as regras para as aulas de Educação Física
ü Apresentar
os instrumentos e critérios de avaliação: Como avaliar no componente
curricular Educação Física (Distribuição das 4 atividades)
ü Aplicar
Diagnóstico sobre o componente Educação Física (em anexo)
ü Aplicar
Questionário sobre a avaliação da atividade física (em anexo)
ü Socialização
das questões apresentadas nos questionários.
ü Para
finalizar apresentar o componente curricular Educação Física (O que é, a
importância, as vantagens e os benefícios,
2º Momento: Aula prática
ü
Exame
Biométrico
O Exame
Biométrico é utilizado nas escolas pelos profissionais de Educação Física
para fazer o levantamento de dados dos alunos e verificar se o seu peso está
ideal.
Deslocar os
alunos para um espaço para mensurar as medidas corporais (peso e altura).
Fazer as
anotações de cada aluno na planilha por turma (em anexo).
Através da
fórmula calcular o IMC e analisar o resultado de acordo a tabela da OMS (em
anexo).
Material
necessário: balança, fita métrica
3º Momento: Aula teórica
TEMA: Tecnologia aliada a Informação e Educação
SUBTEMA: Os jogos virtuais e o uso da tecnologia na
atividade física
ü Iniciar
o subtema fazendo o levantamento de conhecimentos prévios dos alunos:
1. Apresentará
imagens de crianças e jovens utilizando jogos eletrônicos em diversas
situações para que os alunos identifiquem comportamentos que possam ser
familiares a eles.
As imagens (em anexo) devem ser projetadas por meio do Data
Show ou impressas de modo que todo o grupo visualize. Após a
apresentação, haverá um momento para que os alunos expressem sua opinião
sobre o que sentiram ao ver as imagens.
2. Após a
apresentação das imagens, o professor fará alguns questionamentos aos alunos,
tais como:
a) Quem são essas crianças
e adolescentes?
b) Que idade tem?
c) Será que estão se divertindo?
d) Onde estão seus amigos?
e) Será que sempre preferem mais os jogos
virtuais do que os jogos reais?
f) Quais são os
tipos de jogos que praticam no mundo virtual?
g) Quais são os jogos que praticam no
dia-a-dia com outras pessoas?
O professor deve conduzir a
atividade de modo que todos os alunos possam manifestar suas impressões sobre
as imagens que viram, bem como concordar ou discordar dos posicionamentos dos
colegas. Contudo, o professor deve sempre frisar que a divergência de ideias
é algo que está presente no nosso cotidiano, pois nem todos compartilham com
as mesmas ideias, o que por sua vez deve ser feito de forma respeitosa.
Os comentários dos alunos serão
registrados no quadro de modo que todos possam visualizar o que está sendo
construído coletivamente.
Ao final da atividade, na sala
de aula, o professor realizará a dinâmica Linha da Aproximação e
motivará os alunos a identificarem os pontos em comum entre todas as
opiniões.
Exemplo: O professor lê uma
colocação que um aluno elaborou e a utiliza como um comando: “Quem joga
muito tempo acaba se afastando dos amigos” ou “jogar futebol no
computador é mais emocionante que jogar no campo”. Ao ouvir os
"comandos", o aluno que se identificar com o mesmo, pode se
aproximar da linha, inclusive, aqueles que não emitiram determinada opinião,
basta concordar com o que foi dito.
Nessa lógica, o professor lerá todas as colocações dos alunos
(as semelhantes poderão ser aglutinadas para não tornar a atividade
repetitiva) e, ao final de cada frase, os alunos se aproximarão ou se
afastarão da Linha da Aproximação.
Dica: Esta
dinâmica foi inspirada em uma atividade realizada no filme "Escritores
da Liberdade" (Freedom Writers, EUA, 2007).
Após a sondagem concluir sobre
o que caracteriza os games é que o praticante se
torna uma figura dentro de uma realidade virtual. Em seguida, listar os preferidos
por eles. Quem tiver em casa levar os jogos virtuais e aparelhos para a
próxima aula.
Disponibilizar na escola televisores,
projetores e computadores para que todos experimentem.
Tarefa
para casa: Hora de sair do virtual
A turma será dividida em grupos e cada grupo
deve criar uma brincadeira com base em um jogo eletrônico. Eles devem levar
em conta os elementos do original, a presença de desafios e de tomadas de
decisão, além da quantidade de pessoas envolvidas.
Planejar o ambiente, as regras e as
estratégias das partidas realizadas fora da tela e desenvolver na próxima
aula prática.
4º Momento:
Aula prática
Vivência dos jogos eletrônicos na sala de
aula.
Sugestão: Exercício de fixação: Leitura e
interpretação de texto (anexo)
5º Momento: Aula prática
Apresentação dos grupos:
Desenvolver a brincadeira com base em um
jogo eletrônico.
Observação: Durante
essa sequência os professores deverão fazer a avaliação diagnóstica dos
alunos através dos instrumentos dispostos na planilha (em anexo).
(Traçar o
perfil de cada turma, identificar alunos que não sabem ler e escrever, a
aprendizagem cognitiva, dentre outros pontos).
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RECURSOS: ( x ) quadro, pincel
atômico, apagador; ( x ) Data show; ( x
) Vídeo; ( x ) Computador; ( )
Jornal;
( ) Revista; ( ) Informativos; ( x ) Jogos
diversos; ( ) Jogos de tabuleiro ( x )
bolas, apito, rede;
( ) Outros: fita métrica, balança, jogos eletrônico
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AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( x ) Trabalho; ( x )
Pesquisa; ( x )Resolução de Exercícios; (
) Seminários;
( ) Cartaz; ( x ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Resumo; ( ) Avaliação escrita; ( x ) Avaliação da
participação;
(
x ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Outros:
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Ficha – Diagnóstico
Vamos recomeçar
o estudo de Educação Física. Agora no_______ano.
Mas o que é
mesmo Educação Física? Escreva sua definição.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Educação Física
é importante? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Desde quando
existe a Educação Física?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Em que o estudo
da Educação Física contribui para sua vida cotidiana?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Você se
interessa pelo estudo da Educação Física? Como você colabora para seu tempo de
estudo da Educação Física seja o mais aproveitável possível?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Relacione os
conteúdos que foram trabalhados no componente Educação Física no ano anterior
descrevendo o que você aprendeu.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
Quais suas
expectativas com relação às aulas de Educação Física durante este ano?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questionário de
Avaliação da Atividade Física
A realização do questionário sugerido, simples e objetivo, pode servir
para acompanhar modificações no estilo de vida ativo ou sedentário, além de
auxiliar nas orientações das modificações necessárias à promoção da saúde nos
adolescentes.
Nome:__________________________________________
Data: ____ /_____ /______ Sexo: ( ) M ( ) F Idade: ______
Escola:
__________________________________________Turma/Ano:________
- Para
responder a estas perguntas você vai procurar se lembrar das atividades
físicas ou horas fazer atividade física no último mês:
1. DESLOCAMENTO PARA A ESCOLA:
( ) não vai ( )
andando ( ) bicicleta ( ) carro / outro transporte
Se você vai andando, de bicicleta ou outro meio que gaste energia
(patins, etc), quanto tempo gasta por dia somando ida e volta? minutos por dia
vezes por semana
2. AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA:
( ) não faz ( ) 1 vez por
semana ( ) 2 vezes por semana
Tempo gasto fazendo exercícios: __________minutos por dia _____________minutos por semana
3. OUTRAS ATIVIDADES FÍSICAS:
A) Faz atividades
físicas regulares ou esportes? ( ) nunca ou quase nunca ( ) algumas vezes ( )
sempre
B) Pratica atividade
física intensa - que o deixa cansado, com a respiração difícil ou o coração
acelerado (correr, bicicleta, natação, algum esporte – descreva):
Tipo de exercício: _______________________ ______minutos por dia ______ vezes por semana
Tipo de exercício: _______________________ ______minutos por dia ______ vezes por semana
Tipo de exercício: _______________________ ______minutos por dia ______vezes por semana
TOTAL: _______minutos por
dia __________vezes por semana
C) Pratica atividade
física leve - que não o deixa muito cansado, nem com a respiração difícil ou o
coração muito acelerado (caminhar, outras atividades – descreva):
Tipo de exercício: ______________________ ______minutos por dia ______ vezes por semana
Tipo de exercício: ______________________ ______minutos por dia ______ vezes por semana
Tipo de exercício: _______________________ ______minutos por dia ______vezes por semana
TOTAL: _______minutos por
dia __________vezes por semana
4. PERÍODOS SEM FAZER ATIVIDADE FÍSICA:
(Descreva o tempo que passa assistindo televisão, vídeo, DVD, no
computador, videogame ou ao telefone)
Assistindo TV, vídeo ou DVD: ___________minutos por dia _________ horas por semana
Jogando no computador ou vídeo game:_________ minutos por dia ________horas por semana
Conversando ao telefone: ______________minutos por dia ________horas por semana
TOTAL:
__________minutos por dia
__________horas por semana
LEVANTAMENTO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS
CONTEÚDO: Os jogos virtuais e o uso da
tecnologia na atividade física
Introdução e reflexão.
1. O professor de
Educação Física deverá iniciar os trabalhos com a seguinte dinâmica:
O professor apresentará imagens
de crianças e jovens utilizando jogos eletrônicos em diversas situações para
que os alunos identifiquem comportamentos que possam ser familiares a eles.
As imagens devem ser projetadas
por meio do Data Show, ou impressas de modo que todo o grupo
visualize. Após a apresentação, haverá um momento para que os alunos expressem
sua opinião sobre o que sentiram ao ver as imagens.
Sugestões de imagens para os
alunos:
2. Após a
apresentação das imagens, o professor fará alguns questionamentos aos alunos,
tais como:
a)
Quem são essas crianças?
b)
Que idade tem?
c)
Será que estão se divertindo?
d)
Onde estão seus amigos?
e)
Será que sempre preferem mais os jogos virtuais do que os jogos reais?
O professor deve conduzir a
atividade de modo que todos os alunos possam manifestar suas impressões sobre
as imagens que viram, bem como concordar ou discordar dos posicionamentos dos
colegas. Contudo, o professor deve sempre frisar que a divergência de ideias é
algo que está presente no nosso cotidiano, pois nem todos compartilham com as
mesmas ideias, o que por sua vez deve ser feito de forma respeitosa.
Os comentários dos alunos serão
registrados no quadro de modo que todos possam visualizar o que está sendo
construído coletivamente.
Ao final da atividade, na sala de
aula, o professor realizará a dinâmica Linha da Aproximação e
motivará os alunos a identificarem os pontos em comum entre todas as opiniões.
Para a realização da Linha da Aproximação o
professor pode permanecer no espaço da sala de aula, e deve proceder da
seguinte forma:
a) O professor deve fazer
uma linha no chão da sala de aula (pode ser com fita crepe, durex colorido ou
giz);
b) À medida que o professor
ler as colocações ("comandos") apresentadas na sala de aula, as quais
foram registradas por ele, os alunos que se identificam com a opinião pisarão
na Linha da Aproximação.
Exemplo: O professor lê uma colocação que um aluno elaborou
e a utiliza como um comando: “Quem joga muito tempo acaba se afastando dos
amigos” ou “jogar futebol no computador é mais emocionante que
jogar no campo”. Ao ouvir os "comandos", o aluno que se
identificar com o mesmo, pode se aproximar da linha, inclusive, aqueles que não
emitiram determinada opinião, basta concordar com o que foi dito.
Nessa lógica, o professor lerá todas as colocações dos
alunos (as semelhantes poderão ser aglutinadas para não tornar a atividade
repetitiva) e, ao final de cada frase, os alunos se aproximarão ou se afastarão
da Linha da Aproximação.
Dica: Esta
dinâmica foi inspirada em uma atividade realizada no filme "Escritores da
Liberdade" (Freedom Writers, EUA, 2007).
COMPONENTE
CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA
TEMA: Tecnologia aliada a Informação e
Educação
SUBTEMA:
Os jogos virtuais e o uso da tecnologia na atividade
física (6º ANO)
Os jogos
eletrônicos surgiram nos anos 1960, como uma inovação tecnológica bem sucedida
no mercado de entretenimento.
A adoção
de tecnologias de ponta propiciam gráficos de alta definição, discos rígidos
com alta capacidade de armazenamento e suporte integrado à internet.
Esse
conjunto de fatores permite ao usuário experiências cada vez mais surreais de
jogo com a adoção dos Jogos Virtuais que contemplam movimento.
Nesse
contexto, os consoles atuais – como o Nintendo Wii e o Xbox com Kinect – são
utilizados em processos de reabilitação, treinamento neuromuscular
proprioceptivo e estudos sobre parâmetros fisiológicos gerados pelo tipo de
atividade exercida durante o jogo.
A prática
dos jogos que utilizam movimentos do corpo como interação com a realidade
virtual é vista por especialistas como um estímulo para as pessoas saírem do
sedentarismo e como um instrumento para o controle do peso de crianças e
adolescentes. É a atividade física aliando-se à tecnologia.
Contudo,
os jogos virtuais sozinhos não fazem milagres. A função dos games é tirar os
jogadores da inércia, como um complemento de outras atividades físicas, de uma
maneira mais dinâmica. Ou seja, o equipamento deixa de ser apenas diversão.
Passa a ser um aliado para a saúde do usuário dessa tecnologia.
Aproprie-se
dessa possibilidade. Saia do sedentarismo e amplie os resultados obtidos com um
belo jogo virtual. Vale dança, futebol, tênis, boliche e afins!
Encare seu
Desafio. Você se mexe e o mundo mexe junto.
Práticas reais de jogos virtuais
Ao
transpor games para a quadra, a classe elabora estratégias e movimenta o corpo
Imagine a
seguinte cena: um garoto sentado, o tronco inclinado para a frente e os olhos
fixos em direção a uma tela que projeta cores diversas no rosto dele. Os braços
semiflexionados e os dedos das mãos apertando botões insistentemente. Já dá
para saber o que ele está fazendo? No computador, celular, tablet ou videogame,
os jogos eletrônicos despertam o interesse de crianças e adolescentes. Desde
que surgiram, aparecem novas atualizações e modalidades para manter a garotada
imersa no ambiente virtual, com os dedinhos (só eles) em ação.
Muitas das
estratégias utilizadas pelos jogadores e vários dos gestos praticados pelos
personagens nos games podem ser transpostos para o mundo real, o que gera uma
gama de possibilidades pedagógicas. O professor Pedro Henrique Carbone Vidotti
aproveitou essa oportunidade e incluiu o tema nas aulas do 8º ano da EM
Professora Ruth Correia Leite Cardoso, em Ilhabela, a 210 quilômetros de São Paulo.
A
sequência começou com uma discussão sobre o que caracteriza os games. Os
estudantes disseram que eles são eletrônicos e o praticante se torna uma figura
dentro de uma realidade virtual. Em seguida, a turma listou seus preferidos e
entre eles apareceram Pac-Man, Angry Birds e Mario Bros. Essa conversa pode
continuar, debatendo as ações utilizadas para ter sucesso e se jogam sozinhos
ou acompanhados. Tudo isso contribui com as adaptações que serão feitas.
Pedro
pediu para os estudantes que levassem seus jogos virtuais e aparelhos para a
aula. Ele também disponibilizou televisores, projetores e computadores, alguns
emprestados e outros da escola, para que todos experimentassem. "Havia
jovens que não tinham o hábito de jogar. Outros não conheciam muitos games.
Essa etapa foi importante para que todos se familiarizassem com eles e tivessem
repertório para realizar a etapa seguinte", conta ele.
Computador,
telão e outros aparelhos foram usados na etapa de estudos sobre os games.
Hora
de sair do virtual
Para que
a garotada entendesse a proposta, o professor fez a primeira transformação e
escolheu para isso o Angry Birds. Popular em tablets e celulares, o
jogo consiste em lançar passarinhos de tamanhos diferentes com um estilingue
para derrubar a proteção dos porcos verdes, que haviam roubado os ovos deles.
Na quadra, duas câmaras de bicicleta presas às traves do gol e unidas por uma
camiseta formaram um estilingue. A bola de handebol fez as vezes das aves e era
lançada em direção a garrafas PET - no lugar dos porcos -, sobre mesas e
cadeiras. Depois de algumas jogadas, a altura dos alvos foi modificada.
Segundo
Caio Costa, coordenador do Instituto Esporte e Educação, em São Paulo, é
interessante que os estudantes reflitam sobre as duas versões e levantem as
alterações que foram necessárias. Nessa conversa, o docente pode questionar,
por exemplo, se as características principais do jogo eletrônico foram mantidas
e se as ações usadas na tela e na quadra são iguais. "Além de levar os
meninos e as meninas para o movimento, as adaptações permitem que eles
trabalhem habilidades de comparação e estratégia", explica.
Depois da
atividade inicial na quadra, a turma do professor Pedro foi dividida em grupos
de cinco alunos e cada um teve de criar uma brincadeira com base em um jogo
eletrônico. Eles deveriam levar em conta os elementos do original, a presença
de desafios e de tomadas de decisão, além da quantidade de pessoas envolvidas.
Entre os games escolhidos pelos adolescentes estavam Pac-Man, Mortal
Kombat e Resident Evil. Os estudantes planejaram o
ambiente, as regras e as estratégias das partidas realizadas fora da tela.
Nem todos
os games têm as características necessárias para possibilitar uma riqueza de
movimentos e de planejamento na recriação. O Fifa Soccer, por exemplo, já é
baseado em um jogo de futebol de campo regular. Quando isso ocorre, os
estudantes devem verificar se há aspectos adicionados ao virtual que podem ser
incluídos à versão adaptada por eles. Se ainda assim não conseguirem algo
diferente, talvez essa não seja uma boa escolha para esse tipo de trabalho e a
garotada deve eleger outro produto para a transposição. O monitoramento
dos grupos pelo professor é importante para garantir que esses elementos
estejam presentes nas propostas desenvolvidas por eles e gerem aprendizados
táticos e motores.
No caso
do Pac-Man, assim como existe na versão eletrônica, o grupo
construiu um labirinto com cadeiras. Nelas, foram amarradas fitas para
simbolizar as bolinhas que são comidas no digital. Um aluno era o comedor e
outros três faziam os fantasminhas que, quando o atingiam, tiravam dele uma
vida. A cada apito do professor, o jogo invertia: ora o comedor caçava os
fantasmas ora ele era o perseguido. O objetivo era sair do labirinto sem ser
pego e com o maior número de fitinhas. Nessa adaptação, foram trabalhadas a
corrida, o desvio e a agilidade de decisão.
Ao
transpor o Mortal Kombat - uma competição de luta -, houve a
preocupação com a segurança. "Perguntei à classe como não machucar o
colega", diz Pedro. Os alunos sugeriram que os lutadores tivessem três
pregadores presos à camiseta, que eram as vidas de cada um. Em vez de
acertar golpes, ganhava quem retirasse todos os prendedores do oponente.
"O contato físico foi excluído, mas competências de defesa e ataque, que
caracterizam as lutas, foram mantidas", aponta Caio. Na versão de Resident
Evil - em que humanos fogem de zumbis e os matam -, os jovens tinham
de atravessar a quadra, pegar uma mochila e voltar sem ser tocados pelos
mortos-vivos. Para que os zumbis andassem devagar (como no virtual), os pés dos
que interpretavam esses personagens foram amarrados.
Ao
avaliar a evolução dos alunos, vale fazer uma roda de conversa e questionar que
alterações funcionaram e quais não e por quê. Não se trata de eleger a melhor,
mas analisar criticamente as escolhas feitas. Ao fim do trabalho, os dedos
ligeiros da garotada ganharam a companhia de outros movimentos, como correr e
lançar, além de uma sensação bem real de satisfação. "Ao vivo, eu ficava
ainda mais empolgado com as vitórias", conta o aluno Luciano Fabrizio
Blandi, 14 anos.
ESCOLA MUNICIPAL________________________________________ Data: ____/____/____
Aluno
(a)_____________________________________________________Ano/Turma: 6º
____
Professor
(a)____________________________________Componente Curricular: Educação Física
Atividade
Leia o texto 1 a seguir:
Free Fire: jogadores comentam o segredo
do sucesso do aplicativo mais baixado do mundo
Falando um pouco sobre o jogo em si, como
qualquer jogo de Batalha Real, mistura três elementos: sobrevivência no estilo
last man standing (último homem de pé), exploração do ambiente e coleta de
recursos e equipamentos. Disputadas individualmente ou em pequenos esquadrões,
as partidas funcionam da seguinte forma: após caírem de paraquedas num cenário
específico, geralmente uma ilha, os jogadores ficam confinados e precisam
coletar armas espalhadas pelo território. O único objetivo é eliminar uns aos
outros até que reste só um homem de pé. Ao contrário da maioria dos jogos de
tiro, quem morre não volta, a menos que comece outra partida. Durante a
disputa, jogadores do mesmo “time” podem conversar através do fone de ouvido.
O número de pessoas online varia. Em PubG e
Fortnite, por exemplo, são 100 players, em Free Fire, 50. Com o passar do
tempo, o mapa do jogo vai sendo reduzido, forçando os jogadores a se
encontrarem, facilitando a eliminação de um a um. Para eliminar os rivais, os jogadores
têm à disposição armas como espingardas, carabinas, metralhadoras, escopetas,
pistolas, granadas e até coquetel molotov. Também é possível escolher em um
menu roupas, óculos, fantasias e estilo de cabelo para incrementar o avatar.
A febre entre jovens e adultos, incluindo o
atacante da seleção brasileira Neymar, que projetou uma sala especialmente
dedicada para jogar games online com amigos, se tornou a bola da vez. E os
jogos como Battle Royale, Fortnite, Free Fire entre outros, tornaram-se a atração
favorita de crianças e adolescentes em todo mundo. Isso por conta de seus
gráficos bem elaborados e de sua jogabilidade. Porém, profissionais do cenário
competitivo do mobile põem a acessibilidade como o grande trunfo para o enorme
sucesso.
A estrondosa audiência da final do brasileirão
de Free Fire no dia 20/07/2019, seguida pelo sucesso do game como o aplicativo
para celular mais baixado no mundo, não se explicam apenas pela diversão que
ele proporciona. Durante o campeonato, jogadores, managers e torcedores
tentaram explicar o motivo da modalidade ter crescido tanto no último ano.
O Free Fire não é apenas um jogo gratuito, é
também um jogo que não exige grande investimento em tecnologia para que o
player jogue em alto nível. O foco no desenvolvimento do game para a plataforma
mobile fez do Free Fire um jogo leve que pode ser jogado em celulares medianos
e sem planos gigantes de internet 3G ou 4G. “A palavra chave do sucesso do Free
Fire no Brasil com certeza é acessibilidade. Ser para celulares que não são
muito potentes deu condição a qualquer um que acompanha o jogo vê videos ou
acompanhar os torneios e pensar: ‘Nossa, eu consigo também’ –“comentou
Bruno "playhard", fundador da LOUD e-sports.
O Free Fire é mais acessível, então tem muito
público tanto de classe baixa quanto de classe alta. Isso faz com que o jogo se
torne muito atraente e atraia um público gigantesco. Acompanhando
superficialmente o cenário e o público presente no evento presencial, se
confirmam as afirmações de que o game é 100% democrático. Classes, estilos,
idades, tudo se mistura e cria um ambiente em que o principal é se divertir.
Ainda devido a grande audiência e popularidade
do jogo foi anunciado que o Brasil receberá em novembro o mundial da
modalidade.
01. Após a leitura do texto 1, responda:
O texto 1 faz uma crítica ao jogo e a quem joga Free Fire.
O texto 1 tem o objetivo de trazer informações sobre o jogo que é considerado febre entre o público jovem.
Ao mencionar que Neymar também joga Free Fire, o autor do texto teve a intenção de mostrar a extrema popularidade do jogo.
O sinal de aspas no 5º parágrafo é para indicar a fala do narrador do texto, sobre a acessibilidade do jogo.
03. Observe atentamente o texto 2:
VÍCIOS EM JOGOS ELETRÔNICOS SERÁ CONSIDERADO DOENÇA EM 2022,
DIZ OMS
A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou que incluirá, após votação unânime em
favor da medida, o chamado “vício em games” na lista de doenças reconhecidas pela entidade a
partir de janeiro de 2022.
Em outras palavras, segundo a OMS, pessoas que sofrem do vício correm o risco de prejudicar
suas vidas em todos os âmbitos: pessoal, familiar, ocupacional, trabalhista e social.
A entidade ainda diz que esse transtorno pode ser uma aflição contínua ou episódica na vítima
e que, para sugerir que alguém sofra do mal, esses padrões de comportamento devem ser
apresentados por cerca de um ano ou mais.
(https://exame.abril.com.br/)
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De acordo com o texto, o vício em jogos eletrônicos NÃO é considerado doentio quando afeta:
A vida pessoal do jogador
07. Você se considera viciado em alguma coisa desse tipo da pergunta anterior? Explique sua resposta.
08. O que a família deve ou pode fazer quando descobrir que os jogos estão prejudicando a vida de seus filhos?
Isso, consequentemente, acabou aquecendo o mercado fitness atraindo mais simpatizantes em busca de saúde e bem-estar. Porém, esse reposicionamento da sociedade acabou trazendo clientes muito mais exigentes.
A vida social do jogador
A vida familiar do jogador
O trabalho do jogador
A pontuação do jogador no game
04. Leia o texto 3 abaixo e assinale a única alternativa CORRETA:
O texto 3 critica as crianças desorganizadas com seus brinquedos.
O texto 3 mostra crianças interagindo pessoalmente entre elas.
O texto 3 faz uma crítica ao fato de hoje as crianças estarem viciadas em jogos eletrônicos.
O texto 3 apresenta o quanto o celular desenvolve a socialização presencial entre as crianças.
O texto 3 mostra o quanto os brinquedos tradicionais ainda são importantes para as crianças.
05. Você acredita que jogos violentos estimulam as pessoas a serem violentas? Explique sua resposta.
06. Em que o vício em jogos eletrônicos ou até em redes sociais, pode nos prejudicar? Justifique sua resposta.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA-2020
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TEMA:
Tecnologia aliada a Informação e Educação
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SUBTEMA: A Tecnologia
a favor dos atletas portadores de deficiências
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Ano:
7º ANO Período: (17/02 a 21/02/2020) (27/02 a 06/03/2020) Nº de Aulas: 05
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COMPETÊNCIAS
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ü 5.
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e
comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar
informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
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HABILIDADES
|
ü
Compreender
a importância do estudo de Educação Física para a vida pessoal e social.
ü
Conhecer
sobre o componente curricular, como o estuda e como é feita a avaliação.
ü
Vivenciar práticas individuais e coletivas nos
circuitos e atividades recreativas.
ü
Perceber
a importância do exame Biométrico na verificação das medidas corporais.
ü
Verificar
se está com o IMC ideal de acordo a idade.
ü Desenvolver percepções quanto as
tecnologias que estão a favor dos atletas portadores de deficiências.
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
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1º Momento: Aula teórica
Dinâmica: Apresentação (professor/aluno)
Sugestões: Dinâmica tudo sobre mim; Quem é meu
professor? Conhecendo e aprendendo; Procurando um coração, dentre outras (em
anexo)
ü Apresentar
as regras para as aulas de Educação Física
ü Apresentar
os instrumentos e critérios de avaliação: Como avaliar no componente
curricular Educação Física (Distribuição das 4 atividades)
ü Aplicar
Diagnóstico sobre o componente Educação Física (em anexo)
ü Aplicar
Questionário sobre a avaliação da atividade física (em anexo)
ü Socialização
das questões apresentadas nos questionários.
ü Para
finalizar apresentar o componente curricular Educação Física (O que é, a
importância, as vantagens e os benefícios,
2º Momento: Aula prática
ü
Exame
Biométrico
O Exame Biométrico é
utilizado nas escolas pelos profissionais de Educação Física para fazer o
levantamento de dados dos alunos e verificar se o seu peso está ideal.
Deslocar os alunos para um
espaço para mensurar as medidas corporais (peso e altura).
Fazer as anotações de cada
aluno na planilha por turma (em anexo).
Através da fórmula calcular
o IMC e analisar o resultado de acordo a tabela da OMS (em anexo).
Material necessário:
balança, fita métrica
3º Momento: Aula teórica
TEMA: Tecnologia aliada a
Informação e Educação
SUBTEMA: A tecnologia à
favor das pessoas portadoras de deficiências
Pessoa com
deficiência
Somos todos iguais,
e ao mesmo tempo diferentes.
Somos todos normais,
tristes ou contentes.
Cadeira de rodas ou a pé,
é indiferente, há que ver.
Olhos não veêm corações,
dentro do peito a bater.
Ter uma deficiência
não é o final,
é apenas o início
de uma luta desigual.
Nunca digas nunca,
a vida não foi feita para desistir,
mas para lutar...
Lutar e prosseguir!
Beatriz
Leia mais:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=119652 ©
Luso-Poemas
Após a leitura do poema
apresentar algumas imagens de atletas portadores de deficiências. As imagens
devem ser projetadas por meio do Data Show ou impressas de modo
que todo o grupo visualize. Após a apresentação, haverá um momento para que
os alunos expressem sua opinião da relação do poema com as imagens através
dos seguintes questionamentos:
Qual é a relação do poema com
as imagens?
Vocês conhecem algum portador
de deficiências em nossa cidade e que pratica algum esporte?
Essas pessoas fazem uso de algum equipamento tecnológico adaptado?
Sabe o nome de algum atleta portador de deficiência que é
destaque nos esportes?
Qual a importância da tecnologia para essas pessoas?
Quais os tipos de equipamentos tecnológicos que vocês já
ouviram falar?
Em quais modalidades esportivas estes atletas estão
inseridos?
SUGESTÃO 1:
Ao final do levantamento apresentar as imagens abaixo que
são de um atleta do triátlon que representa o Brasil em provas nacionais e
internacionais (Edson Dantas) é natural de Itamaraju e da família Dantas.
Verificar se os alunos sabem de quem se trata.
Em seguida apresentar o vídeo
que conta a história desse itamarajuense no esporte.
VÍDEO 1:
Edson Dantas-Vitória além do
pódio (Atleta itamarajuense da família Dantas)
Duração: 02 min. e 39 segundos
VÍDEO 2:
Vida de Corredor EP 42 Corrida
com Edson Dantas
Duração: 10min, 29 segundos
VÍDEO 3:
DON'T FEEL
DOWN ( Cassiano Kruger ) VIDEO CLIPE com o tema principal superação,
estrelando Edson Dantas
Duração: 03 min. e 21 seg.
Após o estudo da história desse
atleta divulgar o face book e o Instagran desse atleta para os alunos terem
acesso e conhecerem mais sobre esse itamarajuense (Edson Dantas)
SUGESTÃO 2:
Abordar através do vídeo ou
texto a história de Fernando Fernandes
Ex BBB, tetra campeão mundial
de paracanoagem
VÍDEO 1:
Entrevista com Fernando
Fernandes
Duração: 6 min e 27 seg.
VÍDEO 2:
Fernando Fernandes é tricampeão
Mundial de Paracanoagem na Polônia
Duração: 8 min e 4 seg.
VÍDEO 3:
Fernando Fernandes- Mergulho
Adaptado
Duração: 4 min e 54 seg.
VÍDEO GERAL:
Esporte + tecnologia evolução
Duração: 03 min. e 51 seg.
VÍDEO GERAL:
Big ideia #27 | Como a
tecnologia ajuda o esporte
Duração: 02min e 32seg
Após a apreciação dos vídeos e/ou textos sobre os atletas orientar 2
atividades para socialização na próxima aula:
Atividade 1:
Pesquisa sobre 05 inovações tecnológicas utilizadas pelos paratletas
Lâminas de corridas
Toucas de alta tecnologia
Bicicleta túnel de vento
Próteses 3D
Novo kit de bocha adaptado
Atividade 2:
Após esse estudo sobre a deficiência/tecnologia e esporte analise a
frase da imagem abaixo e elabore um poema com o título superação e vitória
4º Momento: Aula teórica
ü Socialização da pesquisa sobre as 05
inovações utilizadas pelos paratletas
5º Momento: Aula prática
ü Circuitos
ü Jogos e Atividades recreativas (algumas
sugestões em anexo)
Observação: Durante essa sequência os
professores deverão fazer a avaliação diagnóstica dos alunos através dos instrumentos
dispostos na planilha (em anexo).
(Traçar o perfil de cada turma,
identificar alunos que não sabem ler e escrever, a aprendizagem cognitiva,
dentre outros pontos).
|
RECURSOS: ( x ) quadro, pincel
atômico, apagador; ( x ) Data show; ( x
) Vídeo; ( x ) Computador; ( )
Jornal;
( ) Revista; ( ) Informativos; ( x ) Jogos
diversos; ( ) Jogos de tabuleiro ( x )
bolas, apito, rede;
( ) Outros:
|
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( x ) Trabalho; ( x )
Pesquisa; ( x )Resolução de Exercícios; (
) Seminários;
( ) Cartaz; ( x ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Resumo; ( ) Avaliação escrita; ( x ) Avaliação da
participação;
(
x ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Outros:
|
Ficha – Diagnóstico
Vamos recomeçar
o estudo de Educação Física. Agora no_______ano.
Mas o que é
mesmo Educação Física? Escreva sua definição.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Educação Física
é importante? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Desde quando
existe a Educação Física?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Em que o estudo
da Educação Física contribui para sua vida cotidiana?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Você se
interessa pelo estudo da Educação Física? Como você colabora para seu tempo de
estudo da Educação Física seja o mais aproveitável possível?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Relacione os
conteúdos que foram trabalhados no componente Educação Física no ano anterior
descrevendo o que você aprendeu.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
Quais suas
expectativas com relação às aulas de Educação Física durante este ano?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questionário de
Avaliação da Atividade Física
A realização do questionário sugerido, simples e objetivo, pode servir
para acompanhar modificações no estilo de vida ativo ou sedentário, além de
auxiliar nas orientações das modificações necessárias à promoção da saúde nos
adolescentes.
Nome:__________________________________________
Data: ____ /_____ /______ Sexo: ( ) M ( ) F Idade: ______
Escola:
__________________________________________Turma/Ano:________
- Para
responder a estas perguntas você vai procurar se lembrar das atividades
físicas ou horas fazer atividade física no último mês:
1. DESLOCAMENTO PARA A ESCOLA:
( ) não vai ( )
andando ( ) bicicleta ( ) carro / outro transporte
Se você vai andando, de bicicleta ou outro meio que gaste energia
(patins, etc), quanto tempo gasta por dia somando ida e volta? minutos por dia
vezes por semana
2. AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA:
( ) não faz ( ) 1 vez por
semana ( ) 2 vezes por semana
Tempo gasto fazendo exercícios: __________minutos por dia _____________minutos por semana
3. OUTRAS ATIVIDADES FÍSICAS:
A) Faz atividades
físicas regulares ou esportes? ( ) nunca ou quase nunca ( ) algumas vezes ( )
sempre
B) Pratica atividade
física intensa - que o deixa cansado, com a respiração difícil ou o coração
acelerado (correr, bicicleta, natação, algum esporte – descreva):
Tipo de exercício: _______________________ ______minutos por dia ______ vezes por semana
Tipo de exercício: _______________________ ______minutos por dia ______ vezes por semana
Tipo de exercício: _______________________ ______minutos por dia ______vezes por semana
TOTAL: _______minutos por
dia __________vezes por semana
C) Pratica atividade
física leve - que não o deixa muito cansado, nem com a respiração difícil ou o
coração muito acelerado (caminhar, outras atividades – descreva):
Tipo de exercício: ______________________ ______minutos por dia ______ vezes por semana
Tipo de exercício: ______________________ ______minutos por dia ______ vezes por semana
Tipo de exercício: _______________________ ______minutos por dia ______vezes por semana
TOTAL: _______minutos por
dia __________vezes por semana
4. PERÍODOS SEM FAZER ATIVIDADE FÍSICA:
(Descreva o tempo que passa assistindo televisão, vídeo, DVD, no
computador, videogame ou ao telefone)
Assistindo TV, vídeo ou DVD: ___________minutos por dia _________ horas por semana
Jogando no computador ou vídeo game:_________ minutos por dia ________horas por semana
Conversando ao telefone: ______________minutos por dia ________horas por semana
TOTAL:
__________minutos por dia
__________horas por semana
COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA
TEMA: Tecnologia aliada a
Informação e Educação
SUBTEMA: A Tecnologia a favor das
pessoas portadoras de necessidades especiais
(7º ANO)
Desde o surgimento do esporte adaptado nos anos 40, quando passou
a ser usado na reabilitação de soldados feriados na II Guerra Mundial, até essa
edição carioca dos Jogos Paralímpicos – a décima quinta da história – obtivemos
um notável avanço na adaptação de equipamentos de acordo com a necessidade de
cada atleta, possibilitando seu desempenho máximo nas competições.
Os modelos de próteses, cadeiras e acessórios seguem uma rígida
regulamentação, mas as regras não impedem investimentos e melhorias a cada
temporada. As inovações visam conforto e melhora no desempenho a cada disputa
por uma medalha.
O sul-africano Oscar Pistorius foi o primeiro biamputado da
história a participar da competição usando a prótese conhecida como lâmina. O
acessório, feito com mais de 80 camadas de fibra de carbono, é leve, flexível,
tem encaixe artesanal e desempenha a função que seria do tornozelo e do pé. A
junção no corpo é feita a vácuo, o atleta necessita de um longo período de
adaptação para conquistar o equilíbrio e evitar lesões.
“Uso o mesmo modelo desde 2008. No primeiro mês, foi um pouco complicado,
mas depois tudo ficou mais fácil. Até hoje aprendo um pouco mais sobre a
prótese e a cada dois meses vejo como posso melhorar a questão do conforto”,
conta Alan Fonteles, campeão paralímpico mundial de atletismo. A vida útil do
material é de seis meses, podendo variar de acordo com a intensidade dos
treinos. Nos casos em que a perna é amputada na altura da coxa, a prótese com
joelho mecânico utiliza cilindros hidráulicos, que simulam o movimento de
flexo-extensão dos joelhos. O mecanismo permite não só a corrida, como também o
salto em distância com movimento natural de dobra, além da força do impulso.
Alguns atletas que competem sentados utilizam uma cadeira de três
rodas. Um túnel de vento foi usado para testar sua aerodinâmica e ficou
comprovado que a posição do corpo é afetada diretamente pela resistência do
vento. Os modelos tradicionais passaram a ser produzidos com materiais leves,
um guidão e rodas ligeiramente inclinadas, chegando a custar quase R$ 25 mil.
Além das questões de conforto e desempenho, a tecnologia também é aplicada para
facilitar o manuseio dos equipamentos. As cadeiras de rodas das competições de
basquete foram refeitas em 2012, quando a estrutura passou a ser de alumínio e
o assento foi customizado pela BMW, diminuindo o peso em dois quilos com
relação à versão anterior. Agora o atleta se locomove com mais agilidade e
consegue voltar mais facilmente à posição inicial em caso de queda.
A leveza do material também chegou até a rampa projetada para as
competições de bocha, que agregaram tecnologia utilizada nos chassis e asas dos
carros de Fórmula 1. A mudança facilita a posição correta e, consequentemente,
a precisão no lançamento da bola. As próteses para ciclistas, conectadas
diretamente ao pedal e que dispensam o uso de tênis, e os assentos para
projeção de arremesso contam com melhorias na mesma linha.
A tecnologia é uma das maiores aliadas do
esporte. Para muitos atletas paralímpicos ela é essencial.
Confira cinco inovações tecnológicas utilizadas pelos paratletas:
Lâminas de corrida
Lâminas de
corrida proporcionam melhor performance para os paratletas
As lâminas
de corrida são, possivelmente, as inovações tecnológicas para atletas
deficientes mais conhecidas do mundo. Elas dão aos atletas a oportunidade de competir
em alto nível. No entanto, só são utilizadas para disputas esportivas, sendo
inviáveis para uso no dia a dia. A maioria dessas lâminas são compostas por 80
camadas de fibra de carbono, cada uma mais fina que um fio de cabelo. Elas são
acopladas a um joelho esportivo, tornando-se a única opção para os atletas
amputados do joelho para cima.
Toucas de alta tecnologia
Touca
avisa o momento exato de o nadador virar na piscina
A
tecnologia também está presente na natação paralímpica. Alguns atletas utilizam
uma touca de alta tecnologia que emite um alerta vibratório para avisar aos
nadadores com deficiência visual o momento exato de fazer a volta na piscina. A
tecnologia desenvolvida pela Samsung foi trabalhada junto à delegação espanhola
para ser utilizada a partir do ano de 2016 no Rio.
Bicicletas túnel de vento
Conhecidas
como Wind tunnel bikes, 'Bicicletas túnel de
vento', em português, o modelo foi criado pela BMW, a mesma dos carros de luxo,
especialmente para o time dos Estados Unidos. Essa cadeira de rodas, com ar de
bicicleta foi testada em condições de túnel de vento. Ela contempla um design
de chassi completamente novo, com construção avançada de fibra de carbono,
direção e frenagem.
Próteses 3D
O time
alemão também inovou para buscar medalhas, uma de suas apostas no campo de
tecnologia aliada ao esporte é a prótese em impressão 3D, que será utilizada
pela ciclista Denise Schindler na Paralimpíada. A perna protética impressa
em policarbonato 3D é o ápice da alta tecnologia no ciclismo paralímpico.
Novo kit de Bocha adaptado
A bocha é
um esporte que exige muita estratégia e concentração. Para essa Paralimpíada,
um novo projeto, que pode ser assistido no vídeo abaixo, foi desenvolvido para
ajudar os paratletas alcançarem o seu desempenho máximo na competição, sem
serem atrapalhados pela falta de equilíbrio, por exemplo.
Apesar de
todos os benefícios proporcionados pela tecnologia, as máquinas, assim como os
humanos, também falham. O próprio Alan Fonteles, mencionado acima, foi
prejudicado por elas, em 2015, quando deixou de disputar competições por conta
de problemas com a válvula de expulsão de ar de suas próteses. Mas não há
dúvida de que o esporte paralímpico só tende a ganhar cada vez mais com a
tecnologia.
Link
deste artigo: https://esporte.ig.com.br/olimpiadas/2016-09-05/tecnologia-esporte.html
ESCOLA MUNICIPAL________________________________________ Data: ____/____/____
Aluno
(a)_____________________________________________________Ano/Turma: 7º ____
Professor
(a)____________________________________Componente Curricular: Educação Física
PESQUISA
Pesquisar e elaborar uma descrição e um
desenho sobre cada inovação tecnológicas utilizadas pelos paratletas:
Inovações
Tecnológicas
|
Descrição
|
Desenho do equipamento
|
Lâminas de
corridas
|
||
Toucas de alta tecnologia
|
||
Bicicleta túnel de vento
|
||
Próteses 3D
|
||
Novo kit de
bocha adaptado
|
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA-2020
|
TEMA:
Tecnologia aliada a Informação e Educação
|
SUBTEMA: As
inovações das tecnologias nos esportes
|
Ano:
8º ANO Período: (17/02 a 21/02/2020) (27/02 a 06/03/2020) Nº de Aulas: 05
|
COMPETÊNCIAS
|
ü 5.
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e
comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
|
HABILIDADES
|
ü
Compreender
a importância do estudo de Educação Física para a vida pessoal e social.
ü
Conhecer
sobre o componente curricular, como o estuda e como é feita a avaliação.
ü
Vivenciar práticas individuais e coletivas nos
circuitos e atividades recreativas.
ü
Perceber
a importância do exame Biométrico na verificação das medidas corporais.
ü
Verificar
se está com o IMC ideal de acordo a idade.
ü Desenvolver percepções quanto as inovações
das tecnologias nos esportes.
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
|
1º Momento: Aula teórica
Dinâmica: Apresentação (professor/aluno)
Sugestões: Dinâmica tudo sobre mim; Quem é meu
professor? Conhecendo e aprendendo; Procurando um coração, dentre outras (em
anexo)
ü Apresentar
as regras para as aulas de Educação Física
ü Apresentar
os instrumentos e critérios de avaliação: Como avaliar no componente
curricular Educação Física (Distribuição das 4 atividades)
ü Aplicar
Diagnóstico sobre o componente Educação Física (em anexo)
ü Aplicar
Questionário sobre a avaliação da atividade física (em anexo)
ü Socialização
das questões apresentadas nos questionários.
ü Para
finalizar apresentar o componente curricular Educação Física (O que é, a
importância, as vantagens e os benefícios,
2º Momento: Aula prática
ü
Exame
Biométrico
O Exame Biométrico é
utilizado nas escolas pelos profissionais de Educação Física para fazer o
levantamento de dados dos alunos e verificar se o seu peso está ideal.
Deslocar os alunos para um
espaço para mensurar as medidas corporais (peso e altura).
Fazer as anotações de cada
aluno na planilha por turma (em anexo).
Através da fórmula calcular
o IMC e analisar o resultado de acordo a tabela da OMS (em anexo).
Material necessário:
balança, fita métrica
3º Momento: Aula teórica
TEMA: Tecnologia aliada a
Informação e Educação
SUBTEMA: As inovações das
tecnologias nos esportes
Para levantar os
conhecimentos prévios dos alunos
utilizar as seguintes perguntas:
SUGESTÃO 1:
Ao final do levantamento prévio abordar o conteúdo através
de exposição de slides (conteúdo em anexo)
SUGESTÃO 2:
Trabalhar o conteúdo através dos vídeos disponíveis pelos
links abaixo:
Tecnologia nos esportes
Duração: 06min e 55seg
Tecnologia Fantástica: Veja o que mudou nos uniformes dos
atletas
Duração: 07min e 21seg
Matéria Jornal EPTV Avanço na Tecnologia para o Esporte
Duração: 02min e 56seg
Após a apreciação dos vídeos e/ou slides sobre o subtema aplicar uma
atividade sobre pesquisa para entregar e socializar na próxima aula.
Atividade 1:
Pesquisa sobre as cinco tecnologias que
modernizaram o futebol representando através de descrição e desenhos. (modelo
em anexo).
1.VAR
2.Tecnologia da linha de
gol
3.Tira-teima
4.Análise de desempenho
5.Material esportivo
4º Momento: Aula teórica
ü Socializar a pesquisa sobre os cinco
tecnologias que modernizaram o futebol
ü Atividade: Leitura e Interpretação (em
anexo)
5º Momento: Aula prática
ü Circuitos
ü Jogos e Atividades recreativas (algumas
sugestões em anexo)
Observação: Durante essa sequência os
professores deverão fazer a avaliação diagnóstica dos alunos através dos instrumentos
dispostos na planilha (em anexo).
(Traçar o perfil de cada turma,
identificar alunos que não sabem ler e escrever, a aprendizagem cognitiva,
dentre outros pontos).
|
RECURSOS: ( x ) quadro, pincel
atômico, apagador; ( x ) Data show; ( x
) Vídeo; ( x ) Computador; ( )
Jornal;
( ) Revista; ( ) Informativos; ( x ) Jogos
diversos; ( ) Jogos de tabuleiro ( x )
bolas, apito, rede;
( ) Outros:
|
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( x ) Trabalho; ( x )
Pesquisa; ( x )Resolução de Exercícios; (
) Seminários;
( ) Cartaz; ( x ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Resumo; ( ) Avaliação escrita; ( x ) Avaliação da
participação;
(
x ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Outros:
|
Ficha – Diagnóstico
Vamos recomeçar
o estudo de Educação Física. Agora no_______ano.
Mas o que é
mesmo Educação Física? Escreva sua definição.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Educação Física
é importante? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Desde quando
existe a Educação Física?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Em que o estudo
da Educação Física contribui para sua vida cotidiana?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Você se
interessa pelo estudo da Educação Física? Como você colabora para seu tempo de
estudo da Educação Física seja o mais aproveitável possível?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Relacione os
conteúdos que foram trabalhados no componente Educação Física no ano anterior
descrevendo o que você aprendeu.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
Quais suas
expectativas com relação às aulas de Educação Física durante este ano?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questionário de
Avaliação da Atividade Física
A realização do questionário sugerido, simples e objetivo, pode servir
para acompanhar modificações no estilo de vida ativo ou sedentário, além de
auxiliar nas orientações das modificações necessárias à promoção da saúde nos
adolescentes.
Nome:__________________________________________
Data: ____ /_____ /______ Sexo: ( ) M ( ) F Idade: ______
Escola:
__________________________________________Turma/Ano:________
- Para
responder a estas perguntas você vai procurar se lembrar das atividades
físicas ou horas fazer atividade física no último mês:
1. DESLOCAMENTO PARA A ESCOLA:
( ) não vai ( )
andando ( ) bicicleta ( ) carro / outro transporte
Se você vai andando, de bicicleta ou outro meio que gaste energia
(patins, etc), quanto tempo gasta por dia somando ida e volta? minutos por dia
vezes por semana
2. AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA:
( ) não faz ( ) 1 vez por
semana ( ) 2 vezes por semana
Tempo gasto fazendo exercícios: __________minutos por dia _____________minutos por semana
3. OUTRAS ATIVIDADES FÍSICAS:
A) Faz atividades físicas
regulares ou esportes? ( ) nunca ou quase nunca ( ) algumas vezes ( ) sempre
B) Pratica atividade
física intensa - que o deixa cansado, com a respiração difícil ou o coração
acelerado (correr, bicicleta, natação, algum esporte – descreva):
Tipo de exercício: _______________________ ______minutos por dia ______ vezes por semana
Tipo de exercício: _______________________ ______minutos por dia ______ vezes por semana
Tipo de exercício: _______________________ ______minutos por dia ______vezes por semana
TOTAL: _______minutos por
dia __________vezes por semana
C) Pratica atividade
física leve - que não o deixa muito cansado, nem com a respiração difícil ou o
coração muito acelerado (caminhar, outras atividades – descreva):
Tipo de exercício: ______________________ ______minutos por dia ______ vezes por semana
Tipo de exercício: ______________________ ______minutos por dia ______ vezes por semana
Tipo de exercício: _______________________ ______minutos por dia ______vezes por semana
TOTAL: _______minutos por
dia __________vezes por semana
4. PERÍODOS SEM FAZER ATIVIDADE FÍSICA:
(Descreva o tempo que passa assistindo televisão, vídeo, DVD, no
computador, videogame ou ao telefone)
Assistindo TV, vídeo ou DVD: ___________minutos por dia _________ horas por semana
Jogando no computador ou vídeo game:_________ minutos por dia ________horas por semana
Conversando ao telefone: ______________minutos por dia ________horas por semana
TOTAL:
__________minutos por dia
__________horas por semana
COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA
AS INOVAÇÕES DAS TECNOLOGIAS NOS ESPORTES
(8º ANO)
O universo dos
esportes é bastante complexo, sempre envolvendo técnicas e estratégias para a
melhor performance dos atletas. Com o passar dos anos, novos métodos,
acessórios e objetos passaram a ser desenvolvidos e implementados nas rotinas
de diversas modalidades, com o intuito de proporcionar maior conforto e para
explorar o que há de melhor no esportista.
Nesse sentido,
a tecnologia tem sido cada vez mais aliada para as práticas esportivas. Mais do
que as tecnologias usadas nas roupas, calçados e aparelhos, as novas tecnologias
proporcionam a obtenção de dados essenciais e seguros para a criação e
cruzamento de informações para a reprodução de estatísticas individuais ou
coletivas da prática esportiva. Com isso, a tomada de decisão de um treinador
para com o seu atleta, foi aprimorada, tomando como base dados seguros em tempo
real da performance do mesmo.
Assim, são
pontuados picos de desempenho, pontos fracos e fortes dos atletas, movimentos
corretos e incorretos, entre outros detalhes que fazem toda a diferença na
montagem dos treinos e na atuação do treinador para com seu atleta. Tudo isso
irá refletir em seu desempenho nas competições e nos resultados obtidos.
A tecnologia mudou o foco do esporte. A performance atlética passou a
ser entendida por alguns estudiosos como um grupo de parâmetros físicos (vetor
força e aceleração), processos biológicos (pulsação e volume de oxigênio
máximo) e estados mentais (preparação ou despreparação psicológica). Os
processos físicos e biológicos se emprestam à intervenção tecnológica e, agora,
até o treinamento psicológico está se tornando altamente influenciado pela
tecnologia (por exemplo: retorno biológico – biofeedback,
visualização e treinamento em realidade virtual).
Já os não competidores (espectadores, mídia, anunciantes, etc), geralmente,
são beneficiados pela introdução de recursos tecnológicos. Isso porque, tais
inovações garante-lhes diferentes perspectivas para assistir a um esporte, além
de contar, em alguns casos, com aparelhos que simulem a sua participação e
estabeleçam maior interação com o que está sendo assistido.
Contudo, o custo de produção desses programas é passado para os
anunciantes, e então os espectadores têm que lidar com o número maior de
intervalos comerciais nas coberturas esportivas. Até espectadores que frequentam
eventos esportivos são requisitados a esperar enquanto comerciais televisivos
interrompem a ação em curso. Isto é especialmente verdadeiro na América do
Norte, onde eventos como hóquei, basquete e patinação artística, por
exemplo, requerem intervalos extensos para facilitar reclames comerciais.
Para que tudo
isso funcione, as empresas que produzem materiais esportivos diversos montaram
verdadeiros centros de pesquisas e testes para desenvolver e aprimorar as
inovações nesse setor. Independentemente da modalidade esportiva, todas essas
inovações visam melhorar o desempenho do atleta, aumentando sua segurança
durante a prática e proporcionando maior conforto durante as atividades.
Apesar de a
tecnologia estar presente a todo instante no esporte, a maioria das pessoas não
consegue enxergar essa aplicação. Por isso, separamos alguns exemplos práticos
da tecnologia nesse ambiente tão vasto.
No futebol
Essa é uma das
modalidades que mais aplica a tecnologia em seu cotidiano. Em um jogo de
futebol, por exemplo, em que o campo é grande e a visibilidade não é tão boa
para os jogadores e para o juiz, é difícil que este enxergue se a bola
realmente ultrapassou a linha do gol, para confirmar que a pontuação foi feita.
Para que não
houvesse mais erros nesse sentido, a tecnologia do olho de falcão “Hawk-eye”
foi desenvolvida e implementada. Também conhecida como bola chipada, esse
sistema é composto por uma câmera e um computador que consegue traçar a
trajetória da bola. Para que o juiz consiga saber a trajetória, o chip
instalado na bola possui uma conexão com o relógio que fica no pulso do
árbitro, que recebe todas informações após a bola atravessar a linha do gol,
sendo assim, o mesmo pode ter a certeza que foi realmente gol.
Outra
tecnologia bastante notória durante os jogos de futebol, que foi severamente
discutida quando implementada, é a do árbitro em vídeo. O juiz tem à disposição
na lateral do campo uma tela que mostrará em vídeo o exato momento de uma falta
que gerou dúvidas no árbitro. Assim, ele pode conferir com riqueza de detalhes
se aquele momento realmente deflagrou uma falta ou não, evitando cobranças
indevidas e injustas durante a partida.
Para que os
operadores dessa tecnologia saibam que o árbitro deseja essa revisão, o mesmo
faz um sinal com as mãos em forma de retângulo, que imita uma tela de
televisão. Outra tecnologia parecida, mas que serve para quem está assistindo à
partida de casa, é o tira-teima. Essa é aquela famosa versão ilustrada feita
pela emissora de TV, em que um lance do campo é digitalizado e permite uma
análise mais aprofundada dos comentaristas. Para isso, são utilizadas bases de
dados do campo com todas as medidas de gramado, de ângulos e de posicionamento
dos jogadores no lance analisado. É como se fosse um congelamento do lance, que
será analisado sob diversas perspectivas.
Antes de chegar no jogo, o processo de treinamento do futebol também se utiliza de diversos elementos tecnológicos.
Antes de chegar no jogo, o processo de treinamento do futebol também se utiliza de diversos elementos tecnológicos.
São sensores
nas chuteiras e nos uniformes, câmeras espalhadas monitorando o desempenho, entre
outras que proporcionam em tempo real estatísticas de desempenho para um relatório
personalizado e completo.
Natação
Além dos maiôs
usados pelos nadadores, que ajudam a superar recordes e promover melhor
desempenho, as provas são totalmente monitoradas por equipamentos tecnológicos
que proporcionam resultados assertivos para os árbitros e também durante os
treinamentos. Câmeras personalizadas instaladas no fundo da piscina, acompanham
e mostram com detalhes todos os movimentos de nado dos atletas, servindo para
poder congelar a imagem e analisar cada braçada e batida de perna do nadador.
Para os atletas
de nado sincronizado, um recurso de áudio permite que os mesmos ouçam toda a
música enquanto fazem as movimentações em baixo da água, ajudando nos treinos e
no desempenho durante as competições.
Esgrima
Apesar de ser
um esporte clássico, praticado há milhares de anos, essa sem dúvidas é uma das
modalidades mais tecnológicas que existe, sendo a mais avançada dos Jogos
Olímpicos nesse sentido. Sensores instalados na ponta da espada de cada atleta,
conseguem apontar quando o adversário foi tocado, ajudando a arbitragem na
análise de pontos. É através de uma malha de fios elétricos que estão
instalados na roupa do atleta, que permite saber se o mesmo foi tocado.
O sistema wifi
também é usado para deferir os pontos, não precisando que o atleta utilize essa
malha de filamentos durante a prática. Basta o sensor na ponta da espada para
que luzes acendam de acordo com a pontuação realizada.
Para o
desempenho do atleta durante a prática, isso também ajudou bastante, pois
permite ao treinador avaliar todos os movimentos e acompanhar de perto com o
atleta está pontuando.
Atletismo
As roupas e os
calçados com tecnologia apropriada, sem dúvidas é um dos destaques tecnológicos
dessa modalidade. As roupas são de poliuretano, garantindo leveza, praticidade
e absorção rápida do suor durante a prática. Outra ferramenta inteligente nas
peças, chamada de Hydrology, é capaz de absorver e gerenciar a quantidade de
suor, garantindo que isso não comprometa a atenção e o desempenho dos atletas
durante os jogos.
Outro avanço
que auxilia no atletismo está localizado no bloco de partida de corrida, em que
o atleta apoia seus pés para iniciar o percurso. O mesmo é composto com
dispositivos de sinalização e disparo do cronômetro, que permite saber se o
corredor “queimou” ou não a largada.
CINCO TECNOLOGIAS
QUE MODERNIZARAM O FUTEBOL
1.
VAR
A
mais recente inovação tecnológica envolvendo o esporte é o VAR,
sigla para árbitro assistente de vídeo. Ele fica em uma sala dentro do estádio
com uma série de telas exibindo lances do jogo em todos os ângulos. Quando
acionado pelo juiz principal, o árbitro de vídeo ajuda a revisar e tomar
decisões de lances polêmicos, como marcação de pênalti ou impedimento.
O
próprio juiz principal tem uma tela na beira do gramado para fazer a
conferência, se ele quiser. A indicação de que o VAR será consultado é um sinal
de retângulo com os dedos, imitando uma tela. Vários torneios nacionais na
Europa já usam a tecnologia, mas a de 2018 na Rússia foi a primeira Copa do
Mundo.
2.
Tecnologia da linha do gol
A LGT,
ou tecnologia da linha do gol, foi uma das primeiras formas de correção ao vivo
no futebol usando tecnologia. Ela estreou no mundial de clubes de 2012, no
Japão.
O
funcionamento aqui é bem simples. Tudo começa com um sistema de câmeras
espalhadas pelo estádio, que é o sistema chamado de Hawk Eye, ou olhos de
águia. Só que a bola também possui um chip implantado que tem o movimento
controlado por um campo magnético. Se ela passa da linha do gol e entra
totalmente, o árbitro recebe um sinal no
relógio e pode confirmar o lance mais rapidamente.
3.
Tira-teima
Essa
é pra quem tá assistindo ao jogo no conforto do lar! O tira-teima é aquela
ilustração que digitaliza um lance do campo e permite uma análise mais
aprofundada dos comentaristas. A partir de uma base de dados com as medidas do
gramado e filmagens de todos os ângulos do estádio, ele pode inserir uma régua
na tela em lances de impedimento, ou confirmar se uma bola passou um não da
linha do gol. Ele não tem influência na partida.
Esse
recurso já é bem antigo e era usado especialmente em corridas de cavalo pra ver
quem tinha sido o vencedor. A estreia do recurso pro futebol no Brasil foi na
Copa de 86, ainda com gráficos meio rudimentares. Um gol da Espanha contra o
Brasil na estreia foi analisado, e a televisão confirmou que a bola entrou.
Hoje, as simulações são mais realistas e permitem análises táticas completas.
4. Análise de desempenho
O
treinador hoje em dia não usa só uma prancheta de madeira com folha de papel. A
equipe técnica tem em mãos uma enorme quantidade de dados que mostram o
desempenho de cada jogador em campo e nos treinos pra decidir quem deve ser
titular, quais jogadas usar e o que precisa ser melhorado. Em alguns clubes, os
próprios atletas recebem relatórios sobre eles mesmos e os adversários.
As
tecnologias aqui envolvem sensores na chuteira e no uniforme, softwares de
análise de dados e câmeras espalhadas pelo estádio. Jogos como o Football
Manager tentam simular ao máximo essa experiência de saber em números
absolutamente tudo sobre os atletas.
5.
Material esportivo
O
uniforme mudou bastante ao longo dos anos em termos de aparência e também de
tecnologia. As camisas hoje são feitas de um material que facilita a
transpiração e se ajustam melhor ao formato do corpo. As camisas térmicas ou
segunda pele ajudam a mantem a temperatura do corpo estável.
As
primeiras chuteiras tinham bico de aço e até pregos pra dar sustentabilidade.
Hoje, elas ficaram bem mais leves, tem um design pensado em chute, corrida e
pisada do atleta A Hypervenom Phantom II da Nike, por exemplo, tem uma textura
que melhora o controle de bola, um colarinho que se ajusta ao seu tornozelo,
palmilha que reduz o impacto e estrutura em nylon que garante maior
sensibilidade.
Até
mesmo as bolas ficaram mais modernas, saindo daqueles modelos pesados de couro
pra Telstar 18, da Copa da Rússia. Ela foi construída com material reciclado,
tem um sistema de absorção de água e só foi aprovada depois de muitos testes de
textura e rolagem na grama.
https://www.tecmundo.com.br/ciencia/131487-5-tecnologias-modernizaram-futebol-video.htm
ESCOLA MUNICIPAL________________________________________ Data: ____/____/____
Aluno
(a)_____________________________________________________Ano/Turma: 8º
____
Professor
(a)____________________________________Componente Curricular: Educação Física
ATIVIDADE
TEXTO:
FUTEBOL E TECNOLOGIA
Ana Fukui
No
meu tempo de criança - e nisso lá se vão mais de 30 anos! - a novidade para a
Copa do Mundo era comprar uma TV em cores! Isso mesmo: televisão, para a
maioria dos mortais, era só em preto e branco. Colorida? Só para os
"magnatas".
Mesmo
em cores, lá pelos idos de 1982, o jogo era transmitido com uma imagem fixa do
campo. Nada de exibir vários ângulos do gol, de reexaminar a imagem de uma
jogada duvidosa. E ver a expressão dos jogadores, então? Naquela época, nem
pensar! Hoje, contamos até com a tal da Spidercam, que, com quilômetros de
cabos instalados nos estádios, permite que vejamos, no conforto de nossas casas
e em tempo real, muitos e muitos ângulos de qualquer lance.
Quem
vai aos estádios, no entanto, não fica de fora dos privilégios e dos confortos
que a tecnologia nos traz: ela deixa tudo mais seguro para os torcedores, para
os juízes e para os jogadores. Afinal, torcer tem de ser divertido e não
perigoso, certo?
Aos
mais esquentadinhos de plantão, o recado é direto: os estádios a serem (re)
inaugurados para a Copa contarão com monitoramento permanente e câmeras de
vigilância que permitem identificar as pessoas que possam criar conflitos. Por
exemplo, na Arena Fonte Nova, na Bahia, são 227 câmeras instaladas em pontos
estratégicos! É muito olho eletrônico, não é?
Com
tanto fio e energia elétrica consumida na iluminação e no funcionamento dos
equipamentos, é quase obrigatório pensar em formas alternativas de se gerar
energia. Assim, a maior parte das arenas terão células fotovoltaicas para a
transformação de energia luminosa em energia elétrica. O que sobra é usado
pelas casas ao redor dos estádios.
Da
próxima vez em que assistir a um jogo, procure reparar não só na movimentação
dos atletas, mas também observe, com verdadeiros olhos de lince, as tecnologias
que permitem todo o espetáculo.
1 ATIVIDADE DE MOTIVAÇÃO E PRÉ-LEITURA
Como
tarefa prévia de tema, os alunos precisarão fazer uma entrevista com os pais,
os avós ou outras pessoas mais velhas da comunidade, perguntando a seguinte
questão: de que forma você assistia aos jogos da Copa do Mundo na sua infância?
Na aula seguinte, todos devem comentar as respostas, que podem ser tomadas como
motivação para as reflexões sobre o texto.
2 ATIVIDADE DE LEITURA-DESCOBERTA
Abordagem
do texto da seção “Tá sabendo”, texto “Futebol e Tecnologia”.
1. O
texto em questão apresenta-nos uma resposta para uma dúvida da ciência. Que
dúvida é essa?
2.
Há 30 anos, segundo a autora, qual era a novidade da tecnologia para se
assistir à Copa do Mundo? Por quê?
3. O
que a autora sugere ao usar a expressão “para a maioria dos mortais”?
4.
Quem eram os “magnatas” a que a autora se refere?
5. O
que a Spidercam proporciona hoje aos telespectadores dos jogos da Copa?
6. De que forma a tecnologia
pode auxiliar os torcedores que vão aos estádios?
7. A imagem a seguir é a de um
animal citado no texto. Que animal é esse? Que característica desse animal, de
acordo com o conselho da autora, o ser humano deve ter ao assistir a um jogo?
FONTE:
Projeto Ler - Abordagem de Textos - Fascículo I/2014. Disponível em:
https://www2.faccat.br/portal/sites/default/files/ckeditorfiles/ABORDAGEM%20FASC%201%202014%20vf.pdf
ESCOLA
MUNICIPAL________________________________________ Data: ____/____/____
Aluno
(a)_____________________________________________________Ano/Turma: 8º ____
Professor
(a)____________________________________Componente Curricular: Educação Física
PESQUISA
Pesquisar e elaborar uma descrição com um desenho sobre cinco tecnologias
que modernizaram o futebol.
Inovações
Tecnológicas
|
Descrição
|
Desenho
|
VAR
|
||
Tecnologia da linha de gol
|
||
Tira-teima
|
||
Análise de desempenho
|
||
Material esportivo
|
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA-2020
|
TEMA:
Tecnologia aliada a Informação e Educação
|
SUBTEMA: A
tecnologia como grande aliada nas academias
|
Ano:
9º ANO Período: (17/02 a 21/02/2020) (27/02 a 06/03/2020) Nº de Aulas: 05
|
COMPETÊNCIAS
|
ü 5.
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e
comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
|
HABILIDADES
|
ü
Compreender
a importância do estudo de Educação Física para a vida pessoal e social.
ü
Conhecer
sobre o componente curricular, como o estuda e como é feita a avaliação.
ü
Vivenciar práticas individuais e coletivas nos
circuitos e atividades recreativas.
ü
Perceber
a importância do exame Biométrico na verificação das medidas corporais.
ü
Verificar
se está com o IMC ideal de acordo a idade.
ü Desenvolver percepções quanto as tecnologia
como grande aliada nas academias.
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
|
1º Momento: Aula teórica
Dinâmica: Apresentação (professor/aluno)
Sugestões: Dinâmica tudo sobre mim; Quem é meu
professor? Conhecendo e aprendendo; Procurando um coração, dentre outras (em
anexo)
ü Apresentar
as regras para as aulas de Educação Física
ü Apresentar
os instrumentos e critérios de avaliação: Como avaliar no componente
curricular Educação Física (Distribuição das 4 atividades)
ü Aplicar
Diagnóstico sobre o componente Educação Física (em anexo)
ü Aplicar
Questionário sobre a avaliação da atividade física (em anexo)
ü Socialização
das questões apresentadas nos questionários.
ü Para
finalizar apresentar o componente curricular Educação Física (O que é, a importância,
as vantagens e os benefícios,
2º Momento: Aula prática
ü
Exame
Biométrico
O Exame Biométrico é
utilizado nas escolas pelos profissionais de Educação Física para fazer o
levantamento de dados dos alunos e verificar se o seu peso está ideal.
Deslocar os alunos para um
espaço para mensurar as medidas corporais (peso e altura).
Fazer as anotações de cada
aluno na planilha por turma (em anexo).
Através da fórmula calcular
o IMC e analisar o resultado de acordo a tabela da OMS (em anexo).
Material necessário:
balança, fita métrica
3º Momento: Aula teórica
TEMA: Tecnologia aliada a
Informação e Educação
SUBTEMA: A tecnologia como
grande aliada nas academias
Para levantar os
conhecimentos prévios dos alunos
utilizar as seguintes perguntas:
SUGESTÃO 1:
Ao final do levantamento prévio abordar o conteúdo através
de exposição de slides (conteúdo em anexo)
SUGESTÃO 2:
Trabalhar o conteúdo através dos vídeos disponíveis pelos
links abaixo:
Tecnologia é a nova aliada dos treinos na academia
Duração: 1min e 33seg
Tecnologia e Sustentabilidade na Academia - TOP ONE Club -
Florianópolis
Duração: 03min e 56seg
Após a apreciação dos vídeos e/ou slides sobre o subtema aplicar uma
atividade sobre pesquisa para entregar e socializar na próxima aula.
Atividade 1:
Pesquisa descrição e imagens sobre 04 equipamentos tecnológicos
utilizados nas academias para a socialização na próxima aula.
4º Momento: Aula teórica
ü Socialização da pesquisa sobre 04
equipamentos tecnológicos utilizados nas academias.
ü Atividade com questões sobre o conteúdo (em
anexo)
5º Momento: Aula prática
ü Circuitos
ü Jogos e Atividades recreativas (algumas
sugestões em anexo)
Observação: Durante essa sequência os
professores deverão fazer a avaliação diagnóstica dos alunos através dos instrumentos
dispostos na planilha (em anexo).
(Traçar o perfil de cada turma,
identificar alunos que não sabem ler e escrever, a aprendizagem cognitiva,
dentre outros pontos).
|
RECURSOS: ( x ) quadro, pincel
atômico, apagador; ( x ) Data show; ( x
) Vídeo; ( x ) Computador; ( )
Jornal;
( ) Revista; ( ) Informativos; ( x ) Jogos
diversos; ( ) Jogos de tabuleiro ( x )
bolas, apito, rede;
( ) Outros:
|
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( x ) Trabalho; ( x )
Pesquisa; ( x )Resolução de Exercícios; (
) Seminários;
( ) Cartaz; ( x ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Resumo; ( ) Avaliação escrita; ( x ) Avaliação da
participação;
(
x ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Outros:
|
|
Ficha – Diagnóstico
Vamos recomeçar
o estudo de Educação Física. Agora no_______ano.
Mas o que é
mesmo Educação Física? Escreva sua definição.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Educação Física
é importante? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Desde quando
existe a Educação Física?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Em que o estudo
da Educação Física contribui para sua vida cotidiana?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Você se
interessa pelo estudo da Educação Física? Como você colabora para seu tempo de
estudo da Educação Física seja o mais aproveitável possível?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Relacione os
conteúdos que foram trabalhados no componente Educação Física no ano anterior
descrevendo o que você aprendeu.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
Quais suas
expectativas com relação às aulas de Educação Física durante este ano?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questionário de
Avaliação da Atividade Física
A realização do questionário sugerido, simples e objetivo, pode servir
para acompanhar modificações no estilo de vida ativo ou sedentário, além de
auxiliar nas orientações das modificações necessárias à promoção da saúde nos
adolescentes.
Nome:__________________________________________
Data: ____ /_____ /______ Sexo: ( ) M ( ) F Idade: ______
Escola: __________________________________________Turma/Ano:________
- Para
responder a estas perguntas você vai procurar se lembrar das atividades
físicas ou horas fazer atividade física no último mês:
1. DESLOCAMENTO PARA A ESCOLA:
( ) não vai ( )
andando ( ) bicicleta (
) carro / outro transporte
Se você vai andando, de bicicleta ou outro meio que gaste energia
(patins, etc), quanto tempo gasta por dia somando ida e volta? minutos por dia
vezes por semana
2. AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA:
( ) não faz ( ) 1 vez por
semana ( ) 2 vezes por semana
Tempo gasto fazendo exercícios: __________minutos por dia _____________minutos por semana
3. OUTRAS ATIVIDADES FÍSICAS:
A) Faz atividades
físicas regulares ou esportes? ( ) nunca ou quase nunca ( ) algumas vezes ( )
sempre
B) Pratica atividade
física intensa - que o deixa cansado, com a respiração difícil ou o coração
acelerado (correr, bicicleta, natação, algum esporte – descreva):
Tipo de exercício: _______________________ ______minutos por dia ______ vezes por semana
Tipo de exercício: _______________________ ______minutos por dia ______ vezes por semana
Tipo de exercício: _______________________ ______minutos por dia ______vezes por semana
TOTAL: _______minutos por
dia __________vezes por semana
C) Pratica atividade
física leve - que não o deixa muito cansado, nem com a respiração difícil ou o
coração muito acelerado (caminhar, outras atividades – descreva):
Tipo de exercício: ______________________ ______minutos por dia ______ vezes por semana
Tipo de exercício: ______________________ ______minutos por dia ______ vezes por semana
Tipo de exercício: _______________________ ______minutos por dia ______vezes por semana
TOTAL: _______minutos por
dia __________vezes por semana
4. PERÍODOS SEM FAZER ATIVIDADE FÍSICA:
(Descreva o tempo que passa assistindo televisão, vídeo, DVD, no
computador, videogame ou ao telefone)
Assistindo TV, vídeo ou DVD: ___________minutos por dia _________ horas por semana
Jogando no computador ou vídeo game:_________ minutos por dia ________horas por semana
Conversando ao telefone: ______________minutos por dia ________horas por semana
TOTAL: __________minutos por dia __________horas por semana
COMPONENTE
CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA
A
tecnologia como grande aliada nas academias (9º ANO)
A tecnologia nas academias, hoje, é uma forma inteligente de se
trabalhar, otimizar o tempo e conquistar ainda mais clientes. Desde a revolução
tecnológica do século XXI e o surgimento da internet, o mundo nunca mais foi o
mesmo. A vida das pessoas e o mundo dos negócios mudou completamente desde o
surgimento da internet e das novas tecnologias.
É como se outro universo aparecesse diante de nossos olhos tamanha
evolução tecnológica que surgiu “da noite para o dia”.
Hoje, ela já está tão incorporada à nossa realidade que é
impossível imaginar viver sem a sua presença. Uma prova concreta como
resultado disso é o fato de não conseguirmos nos separar um segundo sequer de
nossos smartphones.
A tecnologia, certamente veio
com tanta força que hoje já faz parte do cotidiano das pessoas e das empresas.
Não se adaptar a essa realidade pode significar até mesmo o
fracasso de um negócio, ainda mais porque, a maior parte da concorrência no
mercado já a utiliza a seu favor. Quando falamos de tecnologia no mundo
dos negócios não quer dizer apenas ter um computador e acesso à internet. Isso
já é algo básico, da mesma forma que qualquer aparelho de treino ou mesmo um
colchonete na sua academia.
Então, para você que pensa em tecnologia como algo desnecessário
para o bom funcionamento da sua empresa nós vamos, então, te mostrar como ela
pode fazer a diferença na sua rotina e ainda te ajudar a potencializar seus
resultados.
Acelerar processos, otimizar o tempo e potencializar
resultados
Utilizar a tecnologia como aliada na hora de estruturar, organizar
processos, gerir o departamento financeiro, conhecer a sua carteira de
clientes, planejar ações de marketing e até preparar treinos específicos para
seus alunos é uma forma inteligente de trabalhar e otimizar a sua gestão.
Então, acima de tudo, um dos maiores benefícios da tecnologia é poder facilitar
as nossas vidas. Aproveite isso!
No mercado já existem programas de gestão para academias capazes
de possibilitar que você tenha total controle sobre tudo o que acontece na sua
empresa e ainda abandonar as tão incômodas planilhas.
Com um sistema
de gestão para academias tudo o que lhe toma bastante tempo
poderá ser organizado e reunido em apenas um lugar otimizando o seu tempo e
possibilitando que você o utilize para melhorar os resultados da sua empresa.
Dar adeus ao desconforto na hora de cobrar as
mensalidades
As catracas biométrica vêm ajudando, e muito,
os gestores de academia nesse quesito. Com elas é possível ter total
controle sobre o acesso de pessoas às dependências da sua academia, sejam elas
visitantes, alunos, funcionários e até prestadores de serviço. Como resultado,
esse fato acaba agregando valor ao espaço e aumentando ainda mais a sua
segurança. Integradas ao software de gestão, além de controlarem o acesso
à sua academia, você ainda poderá administrar totalmente sua empresa.
Usar a tecnologia para melhorar a experiência do seu
aluno
Nos últimos anos a população se conscientizou da importância de
uma vida saudável e com ainda mais qualidade de vida. Os tempos mudaram e as
pessoas têm buscado um novo jeito de viver melhor.
Como consequência dessa mudança de posicionamento da sociedade,
quem saiu ganhando foram as academias. As pessoas passaram a se preocupar
em manter sãos corpo e mente.
Isso, consequentemente, acabou aquecendo o mercado fitness atraindo mais simpatizantes em busca de saúde e bem-estar. Porém, esse reposicionamento da sociedade acabou trazendo clientes muito mais exigentes.
Ninguém quer chegar em uma academia e encontrar aparelhos velhos,
assentos rasgados, ferros enferrujados, bicicletas empenadas. Não é?
Então, manter o salão equipado com aparelhos novos e bem
conservados, ter uma boa e variada trilha sonora tocando pelos corredores, TV’s
rolando canais fechados ou um streaming tipo Netflix e até mesmo facilitar a
vida do aluno através de aplicativos que preparem o seu treino, certamente vão
transformar a experiência dos seus clientes e acima de tudo, fazer com que
queiram permanecer na sua academia por mais tempo porque estar ali é um bom
momento do dia.
E tudo isso pode ser feito com
a ajuda da tecnologia.
O que utilizar na
tecnologia das academias?
Na hora de ajudar perder peso, as academias de ginástica oferecem
um verdadeiro arsenal de aparelhos ergométricos: Bicicleta ergométrica,
transport, esteira e escada rolante. Respeitando seu nível de preparo físico,
você pode usar qualquer um deles. O número de calorias gastas depende do ritmo
em que você se exercita e de quantos minutos passa em cima do aparelho. Veja as
principais características de cada um e tome cuidado com os abusos. Se notar
que algo não está bem no seu corpo ou mesmo se sentir um cansaço exagerado,
diminua a carga e a velocidade lentamente até voltar ao normal. Passar dos
limites pode causar dores, luxações e estiramentos.
Transport
Este aparelho tem duas pás que lembram esquis. Com os pés apoiados nestas pás você simula uma caminhada ou corrida. Ele é excelente para quem quer perder peso, porque acelera os batimentos cardíacos e, como não causa impacto, demora pra cansar. Outro ponto positivo é que, por esta mesma falta de impacto, ele não danifica as articulações. Tome cuidado com os exageros, que são fáceis de cometer, mas podem deixar seu corpo dolorido. Também fique atento à posição dos seus quadris, que não devem ficar "rebolando" de um lado para o outro, para não prejudicar a coluna. Para endurecer o bumbum e as coxas, use o programa número 5.
Este aparelho tem duas pás que lembram esquis. Com os pés apoiados nestas pás você simula uma caminhada ou corrida. Ele é excelente para quem quer perder peso, porque acelera os batimentos cardíacos e, como não causa impacto, demora pra cansar. Outro ponto positivo é que, por esta mesma falta de impacto, ele não danifica as articulações. Tome cuidado com os exageros, que são fáceis de cometer, mas podem deixar seu corpo dolorido. Também fique atento à posição dos seus quadris, que não devem ficar "rebolando" de um lado para o outro, para não prejudicar a coluna. Para endurecer o bumbum e as coxas, use o programa número 5.
Esteira
Ela também serve para simular corridas e caminhadas, mas pode ser perigosa para quem tem algum problema no joelho - mesmo as esteiras mais modernas, com bons amortecedores, causam impacto nas articulações na hora em que o pé bate no solo. Para se proteger, principalmente no início, prefira caminhadas rápidas a corridas. Na hora do exercício, evite se apoiar nas barras laterais, porque isso compromete a postura e, ainda, pode fazer com que você perca o equilíbrio e caia. Se quiser endurecer as batatas da perna, as coxas e o bumbum, aumente a inclinação acima do nível 3.
Ela também serve para simular corridas e caminhadas, mas pode ser perigosa para quem tem algum problema no joelho - mesmo as esteiras mais modernas, com bons amortecedores, causam impacto nas articulações na hora em que o pé bate no solo. Para se proteger, principalmente no início, prefira caminhadas rápidas a corridas. Na hora do exercício, evite se apoiar nas barras laterais, porque isso compromete a postura e, ainda, pode fazer com que você perca o equilíbrio e caia. Se quiser endurecer as batatas da perna, as coxas e o bumbum, aumente a inclinação acima do nível 3.
Bicicleta
ergométrica
Este é um aparelho que mesmo quem nunca pisou numa academia pode
usar. Não causa impacto (ao usá-la você não bate os pés contra o solo nem
contra os pedais) e faz com que a pessoa se exercite sentada (em alguns modelos
dá até para apoiar as costas). É indicada para pessoas com problemas na coluna,
sedentários e gestantes. Para trabalhar também as coxas e a batata da perna, vá
alternando três minutos com carga baixa e um minuto com peso maior.
Escada
rolante
Este é considerado o mais poderoso dos aparelhos. Exercita os
músculos da frente e de trás das coxas (quadríceps e posteriores) e o bumbum
(glúteos). Por trabalhar tantos grupos musculares, acaba exigindo mais esforço
e cansando mais rápido. Se você ainda não está acostumado com exercícios, deixe
a escada para depois ou comece fazendo séries mais curtas com velocidade baixa
para o corpo se acostumar.
Veja mais sobre o assunto na seção de Fitness em "Consultores" na coluna de Aval. e Orientação Física por Profa. Priscila de Arruda Camargo.
Veja mais sobre o assunto na seção de Fitness em "Consultores" na coluna de Aval. e Orientação Física por Profa. Priscila de Arruda Camargo.
ESCOLA MUNICIPAL________________________________________ Data: ____/____/____
Aluno
(a)_____________________________________________________Ano/Turma: 9º
____
Professor
(a)____________________________________Componente Curricular: Educação Física
ATIVIDADE
01. Leitura e interpretação:
Utilize novas tecnologias
Segundo estudo realizado pela GFK, que monitorou os hábitos
saudáveis e fitness de 16 países, o Brasil fica em 2º lugar quando o assunto é
o uso de tecnologias de acompanhamento de atividades físicas via mobile ou
wearables, se tornando também o segundo maior mercado fitness do mundo.
Isso mostra que as pessoas estão se preocupando cada vez mais com seu bem-estar
físico buscando as academias para atingirem seu objetivo com qualidade e
segurança.
A automatização de processos permite que
máquinas e softwares realizarem tarefas que antes eram executadas manualmente.
Identificação biométrica em catracas, plataformas e aplicativos integrados
podem ser fatores que contribuem para uma melhor experiência do consumidor.
a) A partir da análise do texto quais são os benefícios das
tecnologias para a academia?
b) O que utilizar de tecnologias nas academias?
c) Em nossos dias qual é o interesse das pessoas em
procurar as academias?
d) A automatização de processos permite que
máquinas e softwares realizarem tarefas que antes
eram manualmente. Cite
um exemplo.
ESCOLA
MUNICIPAL________________________________________ Data: ____/____/____
Aluno
(a)_____________________________________________________Ano/Turma: 9º ____
Professor
(a)____________________________________Componente Curricular: Educação Física
PESQUISA
Pesquisar e elaborar uma descrição e um
desenho sobre quadro equipamentos tecnológicos utilizados nas academias:
Equipamentos
Tecnológicos
|
Descrição
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Desenho do equipamento
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