SEQUÊNCIA DIDÁTICA
– Matemática |
|
Tema: Matemática
na quarentena |
Unidade Temática: Números |
Objeto de Conhecimento: Divisão; Expressões
numéricas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão |
|
Ano: 6º Período: 13 a 30/10 / 2020 Nº
de Aulas: 12 |
|
HABILIDADES |
|
(EF06MA03)
Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos,
exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias
variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de
calculadora. (EF06MA05)
Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações
entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é
fator de”, e estabelecer, por meio de investigações, critérios de
divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000. (EF06MA14)
Reconhecer que a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar,
subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número e
utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
2.
Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de
produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos
para compreender e atuar no mundo. 5.
Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais
disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de
outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
2. Exercitar a curiosidade
intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a
investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade,
para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver
problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos
conhecimentos das diferentes áreas. |
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento;
Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
Primeira semana –
de 13 a 16/10/2020 1ª e 2ª Aula –
Divisão 1º momento: . Iniciar a aula fazendo tabuada. Exemplo: 18:3 é
quanto? Por quê? E 25:3 dá quanto? Deixa quanto de resto? . Seguir com outros exemplos até sentir que todos
alunos presentes participaram. 2º momento: . Apresentar uma operação de divisão. Exemplo: 30 por 4 e comprovar a execução da mesma enfatizando seus respectivos
elementos 30 →
Dividendo 4 →
Divisor 7 →
Quociente 2 →
Resto . Sugerir outros exemplos e pedir que os alunos
resolvam e apresentem os resultados . Orientar para fazerem a atividade 1 (anexo) 3ª e 4ª Aula -
Divisão 1º momento: Corrigir
a atividade 1 (anexo), esclarecendo as possíveis as dúvidas. 2º momento: Apresentar expressão numérica [(4·5 – 6·3):(5·13 –
9·7)]:[(122:6·4):(6·8 – 6·7)] . Expor que a hierarquia de realização dos
cálculos de uma expressão começa no interior dos parênteses para depois o
interior dos colchetes. Nas operações, a ordem correta é potenciação e radiciação,
depois multiplicação e divisão e, por fim, adições e subtrações. Seguindo essa ordem, resolve: [(4·5 – 6·3) : (5·13 – 9·7)] : [(122 : 6·4) : (6·8 – 6·7)] [(20 – 18) : (65 – 63)] : [(144
: 24) : (48 – 42)] [2 : 2] : [6 : 6] 1:1 1 . Mostrar três números e solicitar que criem uma
expressão com os mesmos e apresentem. . Fazer comentários e correções e se possível
apresentar outros exemplos . Orientar para fazer a atividade 2 (anexo) e ver o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=gHK_T8UgLWk Segunda semana –
de 19 a 23/10/2020 5ª e 6ª Aula -
Divisão 1º momento: . Corrigir a atividade 2 (anexo)
2º momento: . Fazer questionamentos sobre o vídeo: - Qual o nome do professor que apresentou a aula? - Qual o assunto abordado? - Entendeu a explicação? - O que entendeu? - O que não entendeu? . Fazer leitura e explanação do texto da atividade 3 (anexo) . Apresentar outros exemplos . Orientar para ler e fazer a atividade 3 (anexo) 7ª e 8ª Aula -
Divisão 1º momento: . Corrigir a atividade 3 (anexo)
Terceira semana –
de 26 a 30 /10/2020 9ª e 10ª Aula – Múltiplos
e divisores 1º momento: . Propor a brincadeira do pi: A brincadeira consiste em falar a
palavra “pi” em todos os múltiplos de 3, 4, 5 ... Assim, a contagem seria: 1,
2, "pi”, 4, 5, “pi”, 7, 8, “pi”, 10, 11, "pi”, e assim
sucessivamente, até que alguém erre e recomeça com outro número.
Exemplo:
Pedir os múltiplos de 3. (1, 2 pi, 4,5 pi, ,7, 8, pi, 10,11, pi ...) 2º momento: .
Seguir as orientações didáticas das páginas 62 e 63, enfatizando como
determinar os múltiplos e divisores de um número. .
Sugerir que vejam o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=ej3vJcZYac8 .
Orientar para fazer as atividades da página 64 11ª e 12ª Aula – Critérios
de divisibilidade 1º momento: . Corrigir as
atividades da página 64 2º momento: .
Fazer indagações sobre o vídeo e pausadamente apresentar os critérios de
divisibilidade de 2,3,4,5,6,7,8,9,10... .
Apresentar novos exemplos. . Orientar para fazer a atividade 4 (anexo) |
RECURSOS: ( ) Livro didático; () Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X
) Vídeo; (X
) Computador; (
) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( x )
Outros: celular, notebook; |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (
) Trabalho; ( ) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: 62 a 64 (
) Seminários; ( ) Apresentação
oral; (X ) Observação do desempenho do aluno;
( ) Cartaz; ( ) Debate; (
) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros: |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário