Sequência didática de Matemática VI

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: Matemática na quarentena

Unidade Temática: Números

Objeto de Conhecimento: Divisão; Expressões numéricas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão

Ano:                          Período: 13 a 30/10 / 2020                               Nº de Aulas: 12

HABILIDADES

 (EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.

 

(EF06MA05) Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.

 

(EF06MA14) Reconhecer que a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número e utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.

COMPETÊNCIAS GERAIS

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana – de 13 a 16/10/2020

1ª e 2ª Aula – Divisão

1º momento:

. Iniciar a aula fazendo tabuada. Exemplo: 18:3 é quanto? Por quê? E 25:3 dá quanto? Deixa quanto de resto?

. Seguir com outros exemplos até sentir que todos alunos presentes participaram.

2º momento:

. Apresentar uma operação de divisão. Exemplo: 30 por 4 e comprovar a execução da mesma enfatizando seus respectivos elementos

30 → Dividendo

4 → Divisor

7 → Quociente

2 → Resto

. Sugerir outros exemplos e pedir que os alunos resolvam e apresentem os resultados

. Orientar para fazerem a atividade 1 (anexo)

 

3ª e 4ª Aula - Divisão

1º momento: Corrigir a atividade 1 (anexo), esclarecendo as possíveis as dúvidas.

2º momento: Apresentar expressão numérica [(4·5 – 6·3):(5·13 – 9·7)]:[(122:6·4):(6·8 – 6·7)]

. Expor que a hierarquia de realização dos cálculos de uma expressão começa no interior dos parênteses para depois o interior dos colchetes. Nas operações, a ordem correta é potenciação e radiciação, depois multiplicação e divisão e, por fim, adições e subtrações.

Seguindo essa ordem, resolve:

[(4·5 – 6·3) : (5·13 – 9·7)] : [(122 : 6·4) : (6·8 – 6·7)]

[(20 – 18) : (65 – 63)] : [(144 : 24) : (48 – 42)]

[2 : 2] : [6 : 6]

1:1

1

. Mostrar três números e solicitar que criem uma expressão com os mesmos e apresentem.

. Fazer comentários e correções e se possível apresentar outros exemplos

. Orientar para fazer a atividade 2 (anexo) e ver o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=gHK_T8UgLWk


Segunda semana – de 19 a 23/10/2020


5ª e 6ª Aula - Divisão


1º momento:

. Corrigir a atividade 2 (anexo)  

 

2º momento:

. Fazer questionamentos sobre o vídeo:

- Qual o nome do professor que apresentou a aula?

- Qual o assunto abordado?

- Entendeu a explicação?

- O que entendeu?

- O que não entendeu?

. Fazer leitura e explanação do texto da atividade 3 (anexo)

. Apresentar outros exemplos

. Orientar para ler e fazer a atividade 3 (anexo)


7ª e 8ª Aula - Divisão

1º momento:

. Corrigir a atividade 3 (anexo)  


Terceira semana – de 26 a 30 /10/2020


9ª e 10ª Aula – Múltiplos e divisores

 

1º momento:

. Propor a brincadeira do pi: A brincadeira consiste em falar a palavra “pi” em todos os múltiplos de 3, 4, 5 ... Assim, a contagem seria: 1, 2, "pi”, 4, 5, “pi”, 7, 8, “pi”, 10, 11, "pi”, e assim sucessivamente, até que alguém erre e recomeça com outro número.

Exemplo: Pedir os múltiplos de 3. (1, 2 pi, 4,5 pi, ,7, 8, pi, 10,11, pi ...)

 

2º momento:

. Seguir as orientações didáticas das páginas 62 e 63, enfatizando como determinar os múltiplos e divisores de um número.

. Sugerir que vejam o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=ej3vJcZYac8

. Orientar para fazer as atividades da página 64

 

11ª e 12ª Aula – Critérios de divisibilidade

 

 1º momento:

. Corrigir as atividades da página 64

 

2º momento:

. Fazer indagações sobre o vídeo e pausadamente apresentar os critérios de divisibilidade de 2,3,4,5,6,7,8,9,10...

. Apresentar novos exemplos.

.  Orientar para fazer a atividade 4 (anexo)  

 

 

RECURSOS: (  ) Livro didático;  () Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (  ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: 62 a 64

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário