Sequência Didática de Geografia do mês de Julho 2020

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

Unidade Temática:  O sujeito e seu lugar no mundo (A geografia e a compreensão do mundo: espaço Urbano e Rural)

Objeto do conhecimento:  Relações entre os componentes   

                                                               físico-naturais

Objetivo geral:  Estudo do espaço,  da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano:                          Período: 15 /07 a  23 /07/2020                               Nº de Aulas: 02

HABILIDADES

(EF06GE01) Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.

 (EF06GE02) Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.                  Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.                 Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

COMPETÊNCIAS GERAIS

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores continuaremos com as mesmas habilidades e competências da sequência anterior, espero que tudo dê certo e que Deus nos proteja.

1ª aula

1º momento

. Boas vindas (uma música para recebe-los)

. Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

- Duração (1 hora semanal)

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc)

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula)

 

 

2ºmomento

Questionar:

Como foi para realizar as atividades?

Em que momento vocês sentiram dificuldades?

Existiu alguma questão que você não conseguiu responder? Qual? Por quê?

OBS: Professor faça um comentário breve sobre o texto da aula anterior e faça a correção das atividades fazendo as intervenções cabíveis.

3ºmomento

Coloque o texto na tela do computador ou do celular e peça para um aluno por vez  lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê outra sugestão é você explicar o assunto e usar o texto como suporte para o aluno responder as atividades.

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.

Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=_-d2cPGkdnI (Urbanização - Quiz TV Escola)

Texto para leitura

O Espaço Urbano no Brasil

O processo de urbanização brasileira começou a partir de 1940, como resultado da modernização econômica e do grande desenvolvimento industrial graças a entradas de capital estrangeiro no país, Mas só em 1970 0 Brasil foi considerado urbano.

As empresas transnacionais preferiram se instalar nas cidades em que a concentração populacional fosse maior e de melhor infra-estrutura, dando origem às grandes metrópoles.

A industrialização gerou empregos para os profissionais qualificados, expandiu a classe média e o nível de consumo urbano. A cidade transformou-se num padrão de modernidade, gerando êxodo rural.

A tecnologia e o nível de modernização econômica não estavam adaptados à realidade brasileira.

A migração campo-cidade gerou desemprego e aumento das atividades do setor terciário informal.

O modelo de desenvolvimento econômico e social adotado no Brasil a partir dos anos 50 levou a um processo de metropolização.

Ocorrência do fenômeno da conurbação, que constituem as regiões metropolitanas (criadas em 1974 e 1975).

A partir da década de 80 houve o que se chama de desmetropolização, com os índices de crescimento econômico maiores nas cidades médias, havendo assim um processo de desconcentração econômica.

Outras regiões passaram a atrair mais que as regiões metropolitanas, havendo também desconcentração populacional.

Está ocorrendo um declínio da importância das metrópoles na dinâmica social e econômica do país.

Um número crescente de cidades passou a pertencer ao conjunto das cidades médias e grandes.

Podemos dizer que o Brasil se modernizou e que a grande maioria da população brasileira, já está de alguma forma integrada aos sistemas de consumo, produção e informação.

Existe hoje uma integração entre o Brasil urbano e o agrário, um absolvendo aspectos do outro. A produção rural incorporou inovações tecnológicas produzidas nas cidades. O Brasil rural tradicional está desaparecendo e sobrevive apenas nas regiões mais pobres.

A produção comercial está cada vez mais voltada para a cidade.

A produtividade aumentou e o meio rural integrou-se aos principais mercados nacionais e internacionais.

A implantação de modernos sistemas de transportes e de comunicações reduziu as distâncias e possibilitou a desconcentração das atividades econômicas, que se difundiram por todo o país e hoje são coordenadas a partir de diretrizes produzidas nos grandes centros nacionais e internacionais.

Segundo o modelo informacional, São Paulo é a metrópole mundial brasileira que exerce controle sobre os principais sistemas de comunicação que difundem as inovações por todo o país, através dos meios de comunicação.

Observa-se uma ruptura com a hierarquia urbana tradicional e a formulação de um novo modelo de relações, muito mais complexo e adequado ao quadro social e econômico do Brasil contemporâneo.

Autoria: Elton Santiago

 

Atividade de interpretação do texto:

1-) Circule as palavras abaixo o que é típico do espaço urbano.

Plantações

Indústrias

Lojas

Aeroporto

Trânsito intenso

Vegetação

Prédios

Matas

Criação de animais

Multidão

Rios poluídos

Hortas

2-  Onde há mais vegetação na zona rural ou urbana? Por quê?

3- Quais as principais características do espaço urbano?

4- Nem todas as casas o espaço urbano tem rede de esgoto. O que você acha que pode ser feito para melhorar essa situação?

5 -Na zona urbana as casas são próximas ou distantes? Explique com suas palavras.

6- O processo de urbanização brasileira começou em que ano?

7- Em que ano o Brasil foi considerado urbano?

8- Retire do texto a frase que faz um comentário sobre as empresas transnacionais e suas preferencias.

9- Que metrópole mundial brasileira exerce controle sobre os principais sistemas de comunicação que difundem as inovações por todo o país, através dos meios de comunicação?

10- Explique porque Podemos dizer que o Brasil se modernizou?

11- O  que aconteceu a partir da década de 80 no Brasil?

12- Com base nos conceitos de paisagem natural e paisagem humanizada, classifique os itens de acordo com o tipo de paisagem.

N. Paisagem Natural              H. Paisagem Humanizada               R. Paisagem Rural               U. Paisagem Urbana

(     ) É aquela composta por diversos elementos físicos como: solos , rios, relevos e etc.

(     ) É caracterizada por extensas áreas de pastagens e plantações, casas longe da outras.

(     ) Delimita-se pela grande metrópole de concreto e asfalto, com ruas pavimentadas.

(     ) Tem sua estrutura adaptada às necessidades do homem, da produção e sobrevivência.

 

Atividade elaborada pela equipe de professores de geografia de Itamaraju-BA 2020.

2ª aula

1º momento

Boas vindas, bate papo sobre a aula anterior para a socialização e correção oral da atividade. Esse momento é excelente para sanar as dúvidas e socializar o conhecimento.

2ºmomento

Nessa aula você pode pedir para o aluno lê o texto, mostrar o vídeo sobre o assunto ou apresentar uma musica como, por exemplo: Casinha Branca – Gilson  e diante da musica ou do vídeo questionar: vídeo Chico Bento em: Na roça é diferente - Turma da Mônica (1990) https://www.youtube.com/watch?v=Bfx_E3zvnjc

Professor você pode fazer outros questionamento sobre o material que vai ser trabalhado. Essas são apenas algumas sugestões.

1-Qual o tema?

2- O que mais chamou a atenção?

3-Que momento você conseguiu identificar o tema da música?

4- Qual o sonho do autor?

5-Por que eles falam que no campo é diferente?

                              O espaço rural brasileiro e suas paisagens

O espaço rural contrasta com o espaço urbano em suas mais diferentes características. Veremos o que influencia nesse espaço, como as pessoas vivem e as atividades econômicas predominantes.

O espaço rural brasileiro é muito importante, pois é nele que se produz grande parte dos alimentos consumidos. São áreas geralmente não tão urbanizadas, com características próprias de cada região.

Temos a presença de grandes áreas verdes, naturais ou ainda cultivadas, áreas com ambientes tranquilos e agradáveis, pois a poluição sonora, visual e atmosférica é bem menor do que nas áreas urbanas.

Fatores que influenciam a atividade rural

A influência de fatores naturais é determinante para as atividades econômicas e a vida rural. Os elementos naturais como clima, solo e relevo primordiais para o bom desenvolvimento de uma região devem ser levados em conta e estudados. Em regiões frias ou muito áridas, por exemplo, não temos a condições climáticas favoráveis para o cultivo de certas plantas, assim como solos inférteis são pouco aproveitáveis.

Como vivem as pessoas no espaço rural?

Sabemos que no meio rural a vida é mais pacata e tranquila, os deslocamentos são mais curtos, há pouca poluição. As pessoas convivem mais e conhecem-se. A vida é, portanto, mais saudável, não existe um ritmo tão frenético como na cidade. As construções se diferenciam: casas, fazendas, áreas com espaços maiores, diferentes da cidade, onde num espaço pequeno inúmeras casas são verticalizadas e as pessoas não conhecem seu vizinho de porta. A economia é baseada na agricultura e criação de animais, portanto as pessoas acabam trabalhando nesse setor, e na maioria das vezes migram para as cidades em busca de outras oportunidades. As atividades econômicas que predominam no espaço rural são agricultura, pecuárias e extrativismo.

POR JOSÉ ELI DA VEIGA
3º momento

1) Circule as palavras abaixo o que é típico do espaço rural.

Plantações

Indústrias

Lojas

Aeroporto

Trânsito intenso

Vegetação

Prédios

Matas

Criação de animais

Multidão

Rios poluídos

Hortas

 2) Onde há mais vegetação na zona rural ou urbana?

 3) Quais as principais características do espaço rural?

 4) Nem todas as casas o espaço rural tem energia elétrica. Como é feita a iluminação dessas casas à noite?

 5) Na zona rural as casas são próximas ou distantes? Explique com suas palavras.

6) Como vivem as pessoas no espaço rural?

7)Quais fatores  influenciam a atividade rural?

8)Quais as atividades econômicas predominam no espaço rural?

9)Por que o espaço rural brasileiro é muito importante?

10)Por que as pessoas na maioria das vezes migam do campo para as cidades?

Atividade elaborada pela equipe de professores de geografia de Itamaraju-BA 2020.

RECURSOS: ( ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (X ) Computador;

(  ) Jogos; (X) Textos Informativos;   (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

Professor: _______________________________ Escola: _________________________________

 

 

 

 

 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

Unidade Temática:Mundo do trabalho e Natureza, ambientes e qualidade de vida (Hidrografia )O ciclo da água, os oceanos e os mares e o usos dos oceanos e mares.

Objeto do conhecimento: Biodiversidade e ciclo hidrológico.

 

Objetivo: Estudo do espaço,  da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano:                          Período: 15/07 a   23/07/2020                               Nº de Aulas: 02

HABILIDADES

(EF06GE01) Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.

EF06GE05) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.                 Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.                 Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

COMPETÊNCIAS GERAIS

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores continuaremos com as mesmas habilidades e competências da sequência anterior, espero que tudo dê certo e que Deus nos proteja.

 1ª aula

1º momento

. Boas vindas (uma música para recebe-los)

. Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

- Duração (1 hora semanal)

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc)

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula).

 

2ºmomento

Questionar:

Como foi para realizar as atividades?

Em que momento vocês sentiram dificuldades?

Existiu alguma questão que você não conseguiu responder? Qual? Por quê?

OBS: Professor faça um comentário breve sobre o texto da aula anterior e faça a correção das atividades fazendo as intervenções cabíveis.

3ºmomento

Coloque o texto na tela do computador ou do celular e peça para um aluno por vez  para lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de fazer a leitura, outra sugestão é você explicar o assunto e usar o texto como suporte para o aluno responder as atividades ou iniciar a aula com um

Vídeo, Aprendendo com Vídeo aulas: Geografia: Rios Brasileiros https://www.youtube.com/watch?v=bmD03XBmqOg

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.

                                                 Hidrografia do Brasil

A hidrografia brasileira ocupa um lugar de destaque entre os elementos naturais. O destaque nesse sentido é proveniente da quantidade e variedade hídrica presente no país.
Grande parte dos rios brasileiros nasce em relevos com pouca altitude, exceto o rio Amazonas, que nasce na Cordilheira dos Andes.
Com 55.467 km2 o país ocupa o primeiro lugar em rede hidrográfica, isso devido à sua extensão. A riqueza hídrica nacional favorece a presença de rios de grande profundidade, além de rios largos e extensos, em decorrência do tipo de relevo predominante no país forma rios de planaltos.
No Brasil, os rios são caudalosos e as bacias hidrográficas extensas, proporcionando um significativo potencial hídrico no desenvolvimento de usinas hidrelétricas, captação de água, irrigação, transporte entre outros.
As principais características da hidrografia brasileira são:
• Ocorrência de grande parte dos rios do tipo caudalosos, isso significa cursos com elevado volume de água e que não secam (perene), característica derivada do clima úmido. Somente no sertão nordestino ocorre, em determinadas localidades, rios temporários.
• Domínio principal de foz do tipo estuário e alguns rios com foz do tipo delta.
• Os regimes dos rios brasileiros são de predominância do tipo pluvial, isso quer dizer que os períodos de cheias e vazantes são determinados pela ocorrência de chuvas e secas, influência direta do clima na hidrografia.
• Modesta quantidade de lagos.
• Superioridade de rios que deságuam no mar, nasce no interior do país e percorrem em direção ao oceano, chamado de drenagem do tipo exorréica.
• Grande parte dos rios corre sobre planaltos e depressões, esses são os tipos de relevo que mais se destacam no Brasil, favorecendo a instalação de usinas hidrelétricas.
Em detrimento da abundancia hídrica, o Brasil se coloca como um privilegiado nesse sentido, uma vez que a escassez de água assola muitos países do mundo.
Apesar dessa riqueza, a população não cuida dos rios, pois diariamente são lançados esgotos, produtos químicos, lixo e muitos outros detritos nos mesmos.

Publicado por: Thiago Ribeiro

 

4º momento

 

ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE INTERPRETAÇÃO DO TEXTO:

1-Por que a hidrografia brasileira ocupa um lugar de destaque entre os elementos naturais?

2- Retire do texto  a afirmativa que descreve onde a Grande parte dos rios brasileiros nascem.

3-Cite 2 características destacadas no texto sobre a hidrografia brasileira.

4-Explique o que são rios caudalosos?

5- Por que os regimes dos rios brasileiros são considerados de predominância do tipo pluvial?

6-Cite três importantes atividades econômicas favorecida pelos rios.

7- A expressão “Bacia Hidrográfica” pode ser entendida como:

a) o conjunto das terras drenadas ou percorridas por um rio principal e seus afluentes.
b) a área ocupada pelas águas de um rio principal e seus afluentes no período normal de chuvas.
c) o conjunto de lagoas isoladas que se formam no leito dos rios quando o nível de água da água baixa.
d) o aumento exagerado do volume de água de um rio principal e seus afluentes quando chove acima do normal.

8- Qual é a maior bacia hidrográfica em extensão do Brasil?

a) Bacia Tocantins-Araguaia

b) Bacia do Paraná

c) Bacia do Atlântico Nordeste

d) Bacia do Paraguai

e) Bacia Amazônica.

9- A água é um elemento de fundamental importância para a vida de todas as espécies da natureza. Quais as principais contribuições da água para o ser humano?

10- A poluição da água aliada ao desperdício tem gerado vários problemas para a manutenção desse bem tão precioso. Com o intuito de contribuir para a qualidade e uso responsável da água, cite algumas possíveis atitudes a serem tomadas.

2ª aula

1ºmomento

Correção oral da atividade e momento para sanar as dúvidas.

Boas vindas, bate papo sobre a aula anterior para a socialização e correção oral da atividade. Esse momento é excelente para sanar as dúvidas e socializar o conhecimento adquirido.

2ºmomento

Nessa aula você pode pedir para o aluno lê o texto e responder as perguntas como pode explicara-lo, outra sugestão é mostrar o vídeo sobre o assunto e depois completar com o texto em anexo. O ciclo da água para crianças - O que é o ciclo da água - Ciências para crianças https://www.youtube.com/watch?v=KZTRy6KL7_c

                                         CICLO DA ÁGUa

O ciclo da água é fundamental para garantir que a água circule pelos vivos e pelo meio ambientes. Esse ciclo permite que a água seja disponibilizada para diversos processos e, posteriormente, possa ser reutilizada. Dentre os principais processos que ocorrem no ciclo da água, podemos destacar a evaporação da água devido à ação do Sol, a condensação do vapor de água e a formação das nuvens e precipitação.

Etapas do ciclo da água

energia solar funciona como um grande motor para a ocorrência do ciclo da água. É essa energia que provoca a evaporação da água dos rioslagos e oceanos. O Sol também promove a transpiração das plantas e dos animais. O vapor de água liberado nesses processos fica na atmosfera e sobe para camadas mais altas. Em grandes altitudes, a temperatura local é mais baixa, fazendo com que o vapor de água condense-se e forme as nuvens.

Observe as principais etapas do ciclo da água.

Diferentemente do que muitos pensam, as nuvens nada mais são do pequenas gotículas de água. Com o tempo, a nuvem torna-se cada vez mais carregada, até que a água cai em forma de chuva (precipitação). Vale destacar também que a água pode ser liberada na forma de neve ou granizo.

A chuva, ao atingir a superfície terrestre, pode seguir diferentes caminhos. A água pode, por exemplo, acumular-se em rios, lagos e oceanos, e também se infiltra no solo, tornando-se parte dos lençóis subterrâneos.

A água presente na superfície terrestre pode também ser usada pelos seres vivos. Os animais, por exemplo, utilizam-na para sua hidratação. As plantas, por sua vez, fazem-no por meio da sua absorção pelas raízes que possuem.

A água utilizada por esses seres vivos retorna para o ambiente posteriormente. Além da transpiração, os animais podem devolvê-la ao ambiente pela urina, fezes, respiração e decomposição. As plantas também liberam a água por meio da transpiraçãogutação (eliminação da água no estado líquido pela planta) e decomposição.

Importância do ciclo da água

O ciclo da água é importante, pois garante que a água circule constantemente pelo nosso planeta. Imagine, por exemplo, que os animais consumissem-na, mas que ela não retornasse ao meio. Com o tempo, essa importante substância não existiria mais no nosso planeta e, consequentemente, não haveria mais vida. Como sabemos, a água é fundamental para qualquer ser vivo, uma vez que ela faz parte da composição do seu corpo, ajuda no transporte de substâncias e participa de reações químicas importantes.

O ciclo da água é importante para a sobrevivência de todos os seres vivos do planeta.

Não podemos esquecer-nos de que o ciclo da água é fundamental também para a economia. A produção de energia e a agricultura, por exemplo, são dois ramos da economia extremamente dependentes das chuvas.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

3º momento

Atividade sobre o ciclo da água

1-Agora que você já aprendeu um pouco mais a respeito do ciclo da água, observe o desenho apresentado a seguir e tente identificar as etapas que estão indicadas pelos números. Você pode também imprimi-lo ou desenha-lo no caderno e colori-lo!

https://static.escolakids.uol.com.br/2020/05/ciclo-da-agua-para-colorir.jpg

2- Assinale qual das alternativas abaixo corresponde a uma das etapas do ciclo hidrológico que ocorre exclusivamente em áreas continentais.

a) Percolação      b) Evaporação        c) Precipitação     d) Umidificação

3-Por que o ciclo da água é fundamental?

4-Quais os processos que ocorrem no ciclo da água?

5-Como funciona  energia solar no ciclo da água?

6-Retire do texto uma  importância do ciclo da água.

7-O texto dá uma explicação do que é nuvem, retire do texto essa explicação.

8- Quais os dois ramos da economia extremamente dependentes das chuvas?

9-Quaios os caminhos que a chuva ao cair na Terra pode seguir?

10- Os humanos participam do ciclo da água, uma vez que usam essa importante substância e, depois, devolvem-na para o ambiente. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que não indica uma forma de liberação da água pelos humanos:

a) Respiração.

b) Transpiração.

c) Eliminação das fezes.

d) Eliminação da urina.

 

RECURSOS: ( ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (X ) Computador;

(  ) Jogos; (X) Textos Informativos;   (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

Professor: _______________________________ Escola: _________________________________


 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

 

Objeto do conhecimento: Biodiversidade e ciclo hidrológico.

 

Objetivo: Estudo do espaço,  da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano:                          Período: 15/07 a   23/07/2020                               Nº de Aulas: 02

HABILIDADES

(EF06GE01) Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.

EF06GE05) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

  1. Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.                 Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

COMPETÊNCIAS GERAIS

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores continuaremos com as mesmas habilidades e competências da sequência anterior, espero que tudo dê certo e que Deus nos proteja.

 1ª aula

1º momento

. Boas vindas (uma música para recebe-los)

. Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

- Duração (1 hora semanal)

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc)

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula).

 

2ºmomento

Questionar:

Como foi para realizar as atividades?

Em que momento vocês sentiram dificuldades?

Existiu alguma questão que você não conseguiu responder? Qual? Por quê?

OBS: Professor faça um comentário breve sobre o texto da aula anterior e faça a correção das atividades fazendo as intervenções cabíveis.

3ºmomento

Coloque o texto na tela do computador ou do celular e peça para um aluno por vez  para lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de fazer a leitura, outra sugestão é você explicar o assunto e usar o texto como suporte para o aluno responder as atividades ou iniciar a aula com um

Vídeo, Aprendendo com Vídeo aulas: Geografia: Rios Brasileiros https://www.youtube.com/watch?v=bmD03XBmqOg

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.

                                                 Hidrografia do Brasil

A hidrografia brasileira ocupa um lugar de destaque entre os elementos naturais. O destaque nesse sentido é proveniente da quantidade e variedade hídrica presente no país.
Grande parte dos rios brasileiros nasce em relevos com pouca altitude, exceto o rio Amazonas, que nasce na Cordilheira dos Andes.
Com 55.467 km2 o país ocupa o primeiro lugar em rede hidrográfica, isso devido à sua extensão. A riqueza hídrica nacional favorece a presença de rios de grande profundidade, além de rios largos e extensos, em decorrência do tipo de relevo predominante no país forma rios de planaltos.
No Brasil, os rios são caudalosos e as bacias hidrográficas extensas, proporcionando um significativo potencial hídrico no desenvolvimento de usinas hidrelétricas, captação de água, irrigação, transporte entre outros.
As principais características da hidrografia brasileira são:
• Ocorrência de grande parte dos rios do tipo caudalosos, isso significa cursos com elevado volume de água e que não secam (perene), característica derivada do clima úmido. Somente no sertão nordestino ocorre, em determinadas localidades, rios temporários.
• Domínio principal de foz do tipo estuário e alguns rios com foz do tipo delta.
• Os regimes dos rios brasileiros são de predominância do tipo pluvial, isso quer dizer que os períodos de cheias e vazantes são determinados pela ocorrência de chuvas e secas, influência direta do clima na hidrografia.
• Modesta quantidade de lagos.
• Superioridade de rios que deságuam no mar, nasce no interior do país e percorrem em direção ao oceano, chamado de drenagem do tipo exorréica.
• Grande parte dos rios corre sobre planaltos e depressões, esses são os tipos de relevo que mais se destacam no Brasil, favorecendo a instalação de usinas hidrelétricas.
Em detrimento da abundancia hídrica, o Brasil se coloca como um privilegiado nesse sentido, uma vez que a escassez de água assola muitos países do mundo.
Apesar dessa riqueza, a população não cuida dos rios, pois diariamente são lançados esgotos, produtos químicos, lixo e muitos outros detritos nos mesmos.

Publicado por: Thiago Ribeiro

 

4º momento

 

ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE INTERPRETAÇÃO DO TEXTO:

1-Por que a hidrografia brasileira ocupa um lugar de destaque entre os elementos naturais?

2- Retire do texto  a afirmativa que descreve onde a Grande parte dos rios brasileiros nascem.

3-Cite 2 características destacadas no texto sobre a hidrografia brasileira.

4-Explique o que são rios caudalosos?

5- Por que os regimes dos rios brasileiros são considerados de predominância do tipo pluvial?

6-Cite três importantes atividades econômicas favorecida pelos rios.

7- A expressão “Bacia Hidrográfica” pode ser entendida como:

a) o conjunto das terras drenadas ou percorridas por um rio principal e seus afluentes.
b) a área ocupada pelas águas de um rio principal e seus afluentes no período normal de chuvas.
c) o conjunto de lagoas isoladas que se formam no leito dos rios quando o nível de água da água baixa.
d) o aumento exagerado do volume de água de um rio principal e seus afluentes quando chove acima do normal.

8- Qual é a maior bacia hidrográfica em extensão do Brasil?

a) Bacia Tocantins-Araguaia

b) Bacia do Paraná

c) Bacia do Atlântico Nordeste

d) Bacia do Paraguai

e) Bacia Amazônica.

9- A água é um elemento de fundamental importância para a vida de todas as espécies da natureza. Quais as principais contribuições da água para o ser humano?

10- A poluição da água aliada ao desperdício tem gerado vários problemas para a manutenção desse bem tão precioso. Com o intuito de contribuir para a qualidade e uso responsável da água, cite algumas possíveis atitudes a serem tomadas.

2ª aula

1ºmomento

Correção oral da atividade e momento para sanar as dúvidas.

Boas vindas, bate papo sobre a aula anterior para a socialização e correção oral da atividade. Esse momento é excelente para sanar as dúvidas e socializar o conhecimento adquirido.

2ºmomento

Nessa aula você pode pedir para o aluno lê o texto e responder as perguntas como pode explicara-lo, outra sugestão é mostrar o vídeo sobre o assunto e depois completar com o texto em anexo. O ciclo da água para crianças - O que é o ciclo da água - Ciências para crianças https://www.youtube.com/watch?v=KZTRy6KL7_c

                                         CICLO DA ÁGUa

O ciclo da água é fundamental para garantir que a água circule pelos vivos e pelo meio ambientes. Esse ciclo permite que a água seja disponibilizada para diversos processos e, posteriormente, possa ser reutilizada. Dentre os principais processos que ocorrem no ciclo da água, podemos destacar a evaporação da água devido à ação do Sol, a condensação do vapor de água e a formação das nuvens e precipitação.

Etapas do ciclo da água

energia solar funciona como um grande motor para a ocorrência do ciclo da água. É essa energia que provoca a evaporação da água dos rioslagos e oceanos. O Sol também promove a transpiração das plantas e dos animais. O vapor de água liberado nesses processos fica na atmosfera e sobe para camadas mais altas. Em grandes altitudes, a temperatura local é mais baixa, fazendo com que o vapor de água condense-se e forme as nuvens.

Observe as principais etapas do ciclo da água.

Diferentemente do que muitos pensam, as nuvens nada mais são do pequenas gotículas de água. Com o tempo, a nuvem torna-se cada vez mais carregada, até que a água cai em forma de chuva (precipitação). Vale destacar também que a água pode ser liberada na forma de neve ou granizo.

A chuva, ao atingir a superfície terrestre, pode seguir diferentes caminhos. A água pode, por exemplo, acumular-se em rios, lagos e oceanos, e também se infiltra no solo, tornando-se parte dos lençóis subterrâneos.

A água presente na superfície terrestre pode também ser usada pelos seres vivos. Os animais, por exemplo, utilizam-na para sua hidratação. As plantas, por sua vez, fazem-no por meio da sua absorção pelas raízes que possuem.

A água utilizada por esses seres vivos retorna para o ambiente posteriormente. Além da transpiração, os animais podem devolvê-la ao ambiente pela urina, fezes, respiração e decomposição. As plantas também liberam a água por meio da transpiraçãogutação (eliminação da água no estado líquido pela planta) e decomposição.

Importância do ciclo da água

O ciclo da água é importante, pois garante que a água circule constantemente pelo nosso planeta. Imagine, por exemplo, que os animais consumissem-na, mas que ela não retornasse ao meio. Com o tempo, essa importante substância não existiria mais no nosso planeta e, consequentemente, não haveria mais vida. Como sabemos, a água é fundamental para qualquer ser vivo, uma vez que ela faz parte da composição do seu corpo, ajuda no transporte de substâncias e participa de reações químicas importantes.

O ciclo da água é importante para a sobrevivência de todos os seres vivos do planeta.

Não podemos esquecer-nos de que o ciclo da água é fundamental também para a economia. A produção de energia e a agricultura, por exemplo, são dois ramos da economia extremamente dependentes das chuvas.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

3º momento

Atividade sobre o ciclo da água

1-Agora que você já aprendeu um pouco mais a respeito do ciclo da água, observe o desenho apresentado a seguir e tente identificar as etapas que estão indicadas pelos números. Você pode também imprimi-lo ou desenha-lo no caderno e colori-lo!

https://static.escolakids.uol.com.br/2020/05/ciclo-da-agua-para-colorir.jpg

2- Assinale qual das alternativas abaixo corresponde a uma das etapas do ciclo hidrológico que ocorre exclusivamente em áreas continentais.

a) Percolação      b) Evaporação        c) Precipitação     d) Umidificação

3-Por que o ciclo da água é fundamental?

4-Quais os processos que ocorrem no ciclo da água?

5-Como funciona  energia solar no ciclo da água?

6-Retire do texto uma  importância do ciclo da água.

7-O texto dá uma explicação do que é nuvem, retire do texto essa explicação.

8- Quais os dois ramos da economia extremamente dependentes das chuvas?

9-Quaios os caminhos que a chuva ao cair na Terra pode seguir?

10- Os humanos participam do ciclo da água, uma vez que usam essa importante substância e, depois, devolvem-na para o ambiente. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que não indica uma forma de liberação da água pelos humanos:

a) Respiração.

b) Transpiração.

c) Eliminação das fezes.

d) Eliminação da urina.

 

RECURSOS: ( ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (X ) Computador;

(  ) Jogos; (X) Textos Informativos;   (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

Professor: _______________________________ Escola: _________________________________

 

 

 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

Unidade Temática:  Formas de representação e pensamento espacial e Natureza, ambientes e qualidade de vida ( Região Nordeste)

Objeto do conhecimento:  Biodiversidade brasileira

 

Objeto de Conhecimento:  Estudo do espaço,  da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano:                          Período:  15/07 a   23/07/2020                               Nº de Aulas: 02

HABILIDADES

(EF07GE01) Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.

(EF07GE02) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

  1.  Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.                 Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores continuaremos com as mesmas habilidades e competências da sequência anterior, espero que tudo dê certo e que Deus nos proteja.

 1ª aula

1º momento

. Boas vindas (uma música para recebe-los)

. Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

- Duração (1 hora semanal)

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc)

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula).

 

2ºmomento

Questionar:

Como foi para realizar as atividades?

Em que momento vocês sentiram dificuldades?

Existiu alguma questão que você não conseguiu responder? Qual? Por quê?

OBS: Professor faça um comentário breve sobre o texto da aula anterior e faça a correção das atividades fazendo as intervenções cabíveis.

3ºmomento

Coloque o texto na tela do computador ou do celular e peça para um aluno por vez  para lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de fazer a leitura, outra sugestão é você explicar o assunto e usar o texto como suporte para o aluno responder as atividades ou iniciar a aula com um

Vídeo, Aprendendo com Vídeo aulas: Geografia: REGIÃO NORDESTE, https://www.youtube.com/watch?v=-W0gTyuE3t8

                                                           Região Nordeste 

       Região Nordeste é formada por nove estados litorâneos e ocupa uma área de 1.554.291.607 km2, o equivalente a 18,27% do território brasileiro.

A região era formada por grande extensão de Mata Atlântica. Foi a primeira a ser explorada economicamente pelo colonizador português, que plantava além de outras culturas, a cana-de-açúcar e o cacau, o que contribuiu para o desmatamento da região.

Na Região Nordeste inclui a Reserva Biológica do Atol das Rocas, que pertence ao estado do Rio Grande do Norte.

Está presente também o arquipélago de Fernando de Noronha, paraíso ecológico e turístico que pertence ao estado de Pernambuco.

Localização da Região Nordeste

Essa região ocupa a maior costa litorânea do país. A cidade de Teresina, capital do Piauí, é a única capital da região que não está situada no litoral.

Estados da Região Nordeste

Os nove estados da Região Nordeste e suas capitais são:

Maranhão (MA) - São Luís

Piauí (PI) - Teresina

Ceará (CE) - Fortaleza

Rio Grande do Norte (RN) - Natal

Paraíba (PB) - João Pessoa

Pernambuco (PE) - Recife

Alagoas (AL) - Maceió

Sergipe (SE) - Aracaju

Bahia (BA) - Salvador

As cidades históricas da região Nordeste, com seus monumentos e edifícios que remontam da época colonial, favorecem o turismo.

São Luís é a única cidade brasileira fundada pelos franceses, foi dominada pelos holandeses, mas tem prédios com características portuguesa.

João Pessoa foi considerada a segunda cidade mais arborizada do mundo. Recife guarda particularidades por ter sido a sede do governo holandês no Brasil, e da colonização portuguesa.

Salvador, com suas construções coloniais, é destacada como o centro da cultura africana no Brasil.

O Nordeste se destaca também pelo rico artesanato, pelas festas folclóricas e pela comida típica.

Sub-regiões Nordestinas

A Região Nordeste foi demarcada em quatro sub-regiões, observando-se aspectos característicos de cada área: Zona da Mata, Agreste, Sertão e o Meio Norte.

Zona da Mata

Zona da Mata do nordeste brasileiro compreende uma faixa litorânea, que se estende do Rio Grande do Norte até o sul da Bahia.

O clima é o tropical úmido, com temperaturas entre 25 e 31 graus ao longo do ano. Na Zona da Mata, as chuvas são irregulares, tendo maior ocorrência nos meses de abril a julho. O relevo é formado por planaltos, planícies e depressões em diferentes altitudes.

Pouco restou da Mata Atlântica que cobria a região. Há hoje pequenas áreas isoladas, considerando que a agroindústria canavieira cobre grande extensão de terra.

A Zona da Mata tornou-se um polo industrial de grande importância para o País.

O sul da Bahia, que já foi um grande produtor e exportador de cacau, teve seu declínio com o ataque da praga vassoura de bruxa, que gerou uma crise econômica na região.

Com a descoberta de petróleo no Recôncavo Baiano, região próxima a capital Salvador, com a instalação de uma refinaria na cidade de Mataripe e a criação do polo petroquímico de Camaçari, no município de mesmo nome, a economia voltou a crescer.

A partir da década de 60, a região recebeu várias indústrias nos setores de cimento, borracha, papel, calçados, produtos alimentares entre outros.

Em 1973, com o início das obras do porto de Suape, na cidade de Ipojuca, a Zona da Mata pernambucana surge como grande polo industrial, com a instalação de mais de 90 empresas, entre elas uma refinaria e um estaleiro. Suape tornou-se também, pela sua localização, um grande exportador da região.

A Zona da Mata, com grande extensão litorânea, tem praias, com águas quentes, que estão entre as mais bonitas do país, exibem paisagens diversificadas, entre coqueirais, dunas, falésias, piscinas naturais, manguezais, recifes, corais etc., que permitem a prática de esportes náuticos.

Zona do Agreste

Agreste nordestino se estende numa faixa estreita e paralela à zona da mata, que vai do Rio Grande do Norte até grande parte da Bahia.

Apresenta um clima de transição entre o tropical úmido do litoral e o semiárido do sertão, com temperaturas que variam entre 18 e 30 graus.

O relevo da Zona do Agreste é acidentado, com planaltos que fazem barreira, evitando que o ar que vem do litoral leve a brisa úmida para a região. Em áreas que formam vales entre o planaltos, o ar consegue passar e surgem brejos, favorecendo à agricultura nessa região.

O cultivo de milho, feijão, frutas tropicais, mandioca e verduras, como também a criação de gado e caprinos, abastecem os mercados da região do Agreste e também a Zona da Mata.

Sertão

Sertão nordestino corre paralelo à Zona do Agreste, se alargando ao sul, por quase todo o estado da Bahia. É a maior das quatro zonas nordestinas.

Com o clima semiárido, e com poucas chuvas, chegando a mais de 40 graus no verão, sofre períodos longos de seca, como a que ocorreu entre 1979 a 1984. Com as frequentes estiagens, uma grande parte de sertão, recebeu o nome de “Polígono das Secas”, área que corresponde a 10% do território brasileiro. O solo do sertão é seco e pedregoso.

A vegetação predominante é a caatinga, onde se destacam o umbuzeiro, o xique-xique, o mandacaru e a palma, plantas resistentes ao solo seco.

No sertão dos estados do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, encontram-se grandes áreas de lavoura de algodão arbóreo, de fibra longa e muito resistente que abastece as indústrias têxteis.

O cultivo de uvas, de excelente qualidade, fez surgir a indústria do vinho, que abastece o mercado interno e já é exportado para vários países.

Meio-Norte

A sub-região nordestina denominada Meio-Norte, compreende os estados do Maranhão e Piauí. É um espaço de transição entre o sertão semiárido e a Amazônia, é cortada por vários rios, entre eles o Pindaré, o Grajaú, o Mearim, o Itapecuru e o Parnaíba.

Com clima tropical, apresenta elevadas temperaturas, chegando no verão a atingir mais de 40 graus.

Nas grandes planícies fluviais do Maranhão, formadas pelos rios Parnaíba, Mearim, Pindaré, Itapecuru e Grajaú, predomina a cultura do arroz.

Durante muito tempo, a economia da região sobreviveu da extração do babaçu, da cera de carnaúba, da cultura e beneficiamento do arroz e da criação de gado.

O extrativismo mineral, na região da Serra dos Carajás, no sul do Pará no município de Parauapebas, na Região Norte, tornou o Porto de Itaqui, no Maranhão, o escoadouro das jazidas de ferro, manganês, cobre e níquel.

O Meio-Norte se modernizou, a agropecuária se expandiu, o solo do cerrado foi corrigido e grandes plantações de soja fazem parte da economia da região.     

  Juliana Bezerra

4º momento

 

ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE INTERPRETAÇÃO DO TEXTO:

1-Assinale a alternativa que apresenta as quatro principais sub-regiões do Nordeste brasileiro:

a) Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio Norte.

b) Zona da Mata, Recôncavo Baiano, Planalto da Borborema e Sertão Maranhense.

c) Agreste, Polígono das Secas, Zona açucareira, Litoral norte.

d) Sertão, Região da Caatinga, Cangaço e Norte Úmido.

e) Litoral, Meio Norte, Noroeste e Oeste.

2-Quais e quantos são os estado que compõem a região nordeste?

3-Quais as atividades econômicas contribuiu para o desmatamento da região nordeste

4-Como o Meio-Norte se modernizou?

5-Qual a vegetação predominante do Sertão?

6-Qual a única cidade brasileira fundada pelos franceses?

7-Qual a importância da uva para a economia Sertaneja?

8-Cite 3 características que destaca a Zona da Mata com um importante polo industrial.

9- Cite os climas predominantes em cada sub região nordestina .

10-Quais as Sub-regiões Nordestinas?

 

2ª aula

1ºmomento

Correção oral da atividade e momento para sanar as dúvidas.

Boas vindas, bate papo sobre a aula anterior para a socialização e correção oral da atividade. Esse momento é excelente para sanar as dúvidas e socializar o conhecimento adquirido.

2ºmomento

Nessa aula você pode pedir para o aluno lê o texto e responder as perguntas como pode explicara-lo, outra sugestão é mostrar o vídeo sobre o assunto e depois completar com o texto em anexo.  Aprendendo com Vídeo aulas: Geografia: REGIÃO NORTE, https://www.youtube.com/watch?v=SyZu0ViRl_A

                          

3º momento

Maior Região do Brasil, o Norte é formado pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Sua grande extensão territorial, além da localização, proporciona fronteiras com seis países sul-americanos (Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname, além do território da Guiana Francesa).

A Região Norte possui extensão territorial de 3.853.322,2 quilômetros quadrados, correspondendo a, aproximadamente, 45% da área total do Brasil. A floresta Amazônica cobre a maioria do território dos estados que integram o Norte, com predominância do clima equatorial e temperatura elevada, além dos altos índices pluviométricos (chuvas). A hidrografia é composta pelos grandes rios que formam as bacias hidrográficas Amazônica e do Tocantins.

Apesar de ser a maior Região do país, o Norte é o segundo menos habitado, somente o Centro-Oeste possui quantidade de habitantes inferior. Conforme contagem populacional realizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população nortista soma 15.864.454 habitantes, sendo a densidade demográfica (população relativa) de 4,1 habitantes por quilometro quadrado; o crescimento demográfico é de 2,1% ao ano, considerada a maior média do país.
Há uma grande heterogeneidade na composição dos habitantes da Região Norte: cerca de 128.149 índios de diversas etnias; nos estados do Pará, Amazonas e Tocantins é significativo o número de imigrantes nordestinos, em especial do Ceará e do Maranhão; no Acre e em Rondônia há grande concentração de imigrantes paranaenses e gaúchos.

Com participação de apenas 5% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, sendo a menor contribuição entre todas as regiões do país, a Região Norte tem sua economia impulsionada pelo extrativismo (látex, açaí, madeira, castanha, etc.) e pela mineração, com destaque para a Serra dos Carajás (Pará), de onde se extrai a maior quantidade de minério de ferro no país, além da Serra do Navio (Amapá), grande produtora de manganês.

A indústria também exerce grande importância na capitação de receitas financeiras. O Polo Industrial de Manaus, composto por mais de 500 indústrias de variados segmentos (eletroeletrônico, químico, informática, fabricação de motos, bicicletas, alimentício, etc.), é um dos grandes destaques desse setor da economia. A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), que se expandiu através de políticas de incentivos ficais, é outro destaque na Região Norte.
Um dos grandes problemas dos estados nortistas é o déficit de saneamento ambiental nas residências, fato que reflete diretamente nas taxas de mortalidade infantil, que, atualmente, é de 23,5 óbitos a cada mil nascidos vivos, sendo a segunda maior média do país.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

 

4º MOMENTO

Atividade de interpretação do texto:

1-Quais os estados que integram a região Norte do território brasileiro?

2- Quais as principais atividades econômicas desenvolvidas na região Norte?

3- A Região Norte é a mais extensa, corresponde a quase metade do território do Brasil. Ela é formada por sete estados, são eles:

a) Pará, Rondônia, Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Bahia e Ceará.

b) Maranhão, Espírito Santo, Acre, Amapá, Amazonas, Paraíba e Acre.

c) Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

d) Roraima, Tocantins, São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Maranhão e Espírito Santo.

e) n.d.a.

4- Na Região Norte, faz muito calor e chove o ano inteiro. É um território de grande vegetação. Qual é o tipo de clima nessa região e a vegetação predominante?

 a) Clima equatorial/Floresta Amazônica              b) Clima tropical/Mata dos Cocais

 c) Clima equatorial/Mata Atlântica                       d) Clima tropical/Vegetação litorânea

5- -De que modo poderíamos usar os recursos que a Floresta Amazônica oferece sem destruí-la? ________________________________________________________________________________

6-Qual a extensão territorial  da Região Norte?

7-Retire do texto um dos grandes problemas dos estados nortistas.

8- Qual o grandes destaques do setor da economia nortista?

9-Qual o clima predominante da Região Norte?

10-Quaia as atividades econômicas desenvolvidas na Região Norte?

 

RECURSOS: ( ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (X ) Computador;

(  ) Jogos; (X) Textos Informativos;   (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

Professor: _______________________________ Escola: _________________________________

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

Unidade Temática: O sujeito e seu lugar no mundo ( População )Movimento da população no mundo e  Migrações no Brasil e no mundo.

 

Objeto do conhecimento:    Distribuição da população mundial e deslocamentos populacionais

 

Objetivo:  Estudo do espaço,  da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano:                          Período:  15 /06 e  23/06/2020                               Nº de Aulas: 02

HABILIDADES

(EF08GE01) Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.

(EF08GE05) Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

  1.  Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.                 Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS:  Professores continuaremos com as mesmas habilidades e competências da sequência anterior, espero que tudo dê certo e que Deus nos proteja.

 1ª aula

1º momento

. Boas vindas (uma música para recebe-los)

. Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

- Duração (1 hora semanal)

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc)

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula)

 

 

2ºmomento

. Boas vindas (uma música para recebe-los)

. Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

- Duração (1 hora semanal)

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc)

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula)

 

3ºmomento

Coloque o texto na tela do computador ou do celular e peça para um aluno por vez para lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e usar o texto como suporte para o aluno responder as atividades ou iniciar a aula com um vídeo.

A migração no mundo, https://www.youtube.com/watch?v=4t6gVczUDTQ

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.

TEXTO PARA LEITURA

 

                                                              Migrações populacionais

O fenômeno da mobilidade populacional vem apresentando transformações significativas no seu comportamento desde as últimas décadas do Século XX, não só no Brasil como também em outras partes do mundo. Até o presente momento, essas mudanças têm demandado um esforço por parte dos estudiosos no sentido de buscar explicações teóricas para esses novos processos, que se materializam, entre outros aspectos, na dimensão interna, tanto pelo redirecionamento dos fluxos migratórios para as cidades médias em detrimento dos grandes centros urbanos, como pelos deslocamentos de curta duração e a distâncias menores, quanto pelos movimentos pendulares, que passaram a assumir maior relevância nas estratégias de sobrevivência dos indivíduos, não mais restritos aos grandes aglomerados urbanos.

As migrações populacionais remontam aos tempos pré-históricos. O homem parece estar constantemente à procura de novos horizontes. No passado, milhões e milhões de europeus e asiáticos migraram para todas as partes do mundo, conquistando e povoando continentes como a América, a Oceania e a África.

As razões que justificam as migrações são inúmeras (político-ideológicas, étnico-raciais, profissionais, econômicas, catástrofes naturais, entre outras), ainda que as razões econômicas sejam predominantes.

A grande maioria das pessoas migra em busca de melhores condições de vida. Todo ato migratório apresenta causas repulsivas (o indivíduo é forçado a migrar) e/ou atrativas (o indivíduo é atraído por determinado lugar ou país).

Considera-se emigração como a saída de uma área para outra; imigração é a entrada de pessoas em uma área. As migrações podem ser internas, quando ocorrem dentro do país, e externas, quando ocorrem de um país para outro. Ainda podem ser permanentes ou temporárias.

Tipos de migrações

Nomadismo

Movimento demográfico que consiste na troca constante de área de moradia. O nomadismo pode ser encontrado nos povos de cultura atrasada que vivem da coleta (caça, pesca e coleta vegetal) e pelo pastoreio nômade. Os ciganos são um exemplo bem característico desse movimento.

Transumância

É um movimento rítmico de ir e vir constante. É portanto um movimento populacional, de uma região para outra, geralmente determinado por motivos climáticos. É bem característico dos esquimós, que no verão partem para regiões de Tundra e, no inverno, retornam para a Taiga. No nordeste do Brasil, o movimento demográfico pode ser considerado com transumância: durante a seca fogem dessa área, retornando com as chuvas.

Pendulares ou diárias

São movimentos diários da periferia para a cidade e vice-versa. Os indivíduos trabalham durante o dia na cidade e retornam, no fim do dia, para o local de sua residência. Esses movimentos são característicos da urbanização, pois obrigam os trabalhadores a residirem cada vez mais longe da cidade. São as migrações cotidianas.

Campo - Cidade

São deslocamentos das populações rurais para a cidade. Há, portanto, uma troca de atividades rurais para atividades urbanas (indústria, comércio e serviços). A saída o campo justifica-se, em parte, por um fenômeno de pressão demográfica, pois se no período anterior à Segunda Guerra Mundial a mortalidade era alta, a sua queda no pós-Guerra promove desequilíbrio entre a população, nas atividades econômicas e na sua manutenção.

Cidade - Campo

Quando há troca de pessoas da zona urbana para a zona rural, ocorre o processo chamado de ruralização.

Campo - Campo

Esse tio de migração foi muito significativo no Brasil entre as décadas de 70 e 90, principalmente quando a população do Rio Grande do Sul migrou para o centro-oeste e norte do Brasil.

Cidade - Cidade

É um movimento muito significativo no Brasil. Há um grande numero de pessoas que migram de pequenas e médias cidades para as grandes. Muitas dessas pessoas já realizaram o êxodo rural. Atualmente, muitos brasileiros migram das metrópoles para as cidades menores em busca de qualidade de vida.

"Migrações populacionais" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação,

 

4º Momento

 

Atividade de compreensão do texto:

1-De acordo com dados divulgados em 2009 pelo Fundo de População das Nações Unidas (FNUAP), o planeta Terra é habitado por 6,826 bilhões de pessoas. Essa população está distribuída de forma desigual pelos continentes. Nesse sentido, marque a alternativa que corresponde ao continente mais populoso.

a) África.      b) América.      c) Ásia.      d) Europa.      e) América do Norte.

2- Um dos principais tipos de migrações internacionais existentes é a chamada “fuga de cérebros”, que consiste:

a) na perda de trabalhadores com baixa qualificação técnica para países estrangeiros, geralmente mais desenvolvidos.

b) na migração sazonal de pesquisadores universitários e estudantes, como em intercâmbios e cursos de capacitação.

c) na adoção de políticas internacionais para facilitar o deslocamento dos profissionais de alta capacidade e boa formação escolar.

d) no deslocamento em massa de profissionais especializados e de grande conhecimento para outros países.

e) no tráfico internacional de órgãos e pessoas, responsável pela morte de muitos imigrantes, geralmente ilegais.

3-Por que a grande maioria das pessoas migra?

4-Qual o significado de imigração?

5- Explique com sua palavras porque o homem parece estar constantemente à procura de novos horizontes?

6- Qual o significado que o texto trás sobre ruralização?

7- Cite duas razões que justifique a migração.

8- Como se classificam as migrações?

9- Defina os tipos de migrações destacadas no texto.

2ª aula

1º momento

Correção oral da atividade e momento para sanar as dúvidas.

Boas vindas, uma música para recebê-los ou bate papo sobre a aula anterior para a socialização e correção oral da atividade. Esse momento é excelente para sanar as dúvidas.

2ºmomento

Nessa aula você pode pedir para eles lê o texto e responder as perguntas como também  pode explica-lo ou

Apresentar a música no inicio da aula ( Música quem planta preconceito Natiruts)

QUESTIONE OS ALUNOS:

1-De que fala a música?

2- Você concorda com a música?

3-O que a música quer dizer ‘Você só sente quando falta o rango na panela’?

4-Que parte da musica demostra que somos responsáveis pelo que ensinamos as nossas crianças?

5-Que parte da música você já vivenciou ou conhece alguém que viveu algo similar?

Professor você pode criar outras questões para o debate.

 

TEXTO PARA LEITURA E DEBATE

 

IMIGRANTE E O PRECONCEITO

A vinda de imigrantes ao Brasil é crescente, assim como os casos discriminatórios em face deles. No entanto, a “aversão ao estrangeiro” se mostra seletiva, sendo perpetrado principalmente contra imigrantes negros, os quais são duplamente vulneráveis, pois mais que devido à sua nacionalidade – xenofobia - sofrem preconceito devido à cor da sua pele - racismo. Nesse contexto, objetiva-se verificar a atuação do Poder Público, mais precisamente do Legislativo, na prevenção e repressão de atitudes xenofóbicas e racistas levadas a efeito contra imigrantes negros no Brasil. Para isso, importante observar a história brasileira e perceber que desde o século XIX as questões migratórias e raciais se interligam, pois foi devido à exclusão e inferiorização do negro ex-escravo que o Estado fomentou a imigração branca e europeia. No entanto, o Brasil sempre se autodeclarou como um país sem preconceito, surgindo aí o mito da democracia racial, que vige até hoje. No âmbito legislativo, a Constituição Federal de 1988, pioneiramente, pôs o repúdio ao racismo no rol de direitos fundamentais. Na sequência, editou-se a Lei n° 7.716/1989, havendo ainda tratados internacionais e outras normas que se acrescentam ao combate e a repressão ao racismo. Mas especificamente ao preconceito perpetrado em face do imigrante, o ordenamento jurídico é silente, porque o Estatuto do Estrangeiro vigente ainda visualiza o imigrante através do viés da segurança nacional e mercantilização, sendo necessários muitos avanços. Com base nisso foi estruturada a presente pesquisa, fazendo uso do método de abordagem dialético e dos métodos de procedimento histórico, descritivo e bibliográfico.

URI

http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2796

3º momento

Crie uma parodia ou um poema sobre um desses temas para apresentar na próxima aula: O combate ao preconceito, ao racismo e a xenofóbia.

RECURSOS: ( ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (X ) Computador;

(  ) Jogos; (X) Textos Informativos;   (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

Professor: _______________________________ Escola: _________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário