SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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Unidade Temática: O
sujeito e seu lugar no mundo (A geografia e a compreensão do mundo: espaço
Urbano e Rural) |
Objeto do conhecimento: Relações entre os componentes
físico-naturais |
Objetivo geral: Estudo
do espaço, da superfície terrestre e
da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação
recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas
também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para
compreender e planejar onde se viver. |
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Ano:
6º Período: 15 /07 a 23 /07/2020 Nº de Aulas: 02 |
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HABILIDADES |
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(EF06GE01)
Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses
lugares em diferentes tempos. (EF06GE02) Analisar modificações de
paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos
originários. |
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COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
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1.
Utilizar os
conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e
exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de
problemas. 2.
Estabelecer conexões entre diferentes temas do
conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para
a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. |
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COMPETÊNCIAS
GERAIS |
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6.
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos
e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do
trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu
projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e
responsabilidade. 7.
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular,
negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e
promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo
responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em
relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia;
Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
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OBS: Professores
continuaremos com as mesmas habilidades e competências da sequência anterior,
espero que tudo dê certo e que Deus nos proteja. 1ª aula 1º momento . Boas vindas (uma música para recebe-los) . Informações sobre a forma das aulas
online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros),
desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (1 hora semanal) - Procedimentos necessários para acompanhar as
aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos,
animais etc) - Socialização entre professores e alunos
(momentos de tirar dúvidas sobre a aula) 2ºmomento Questionar: Como foi para realizar as atividades? Em que momento vocês sentiram dificuldades? Existiu alguma questão que você não conseguiu
responder? Qual? Por quê? OBS: Professor faça um comentário breve sobre o
texto da aula anterior e faça a correção das atividades fazendo as intervenções
cabíveis. 3ºmomento Coloque o texto na tela do computador ou do
celular e peça para um aluno por vez
lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando
o aluno terminar de lê outra sugestão é você explicar o assunto e usar o
texto como suporte para o aluno responder as atividades. Explorar o tema com outras questões,
que julgar necessário. Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto
abaixo. https://www.youtube.com/watch?v=_-d2cPGkdnI (Urbanização - Quiz TV Escola) Texto para
leitura O Espaço Urbano no Brasil O processo de urbanização brasileira começou a
partir de 1940, como resultado da modernização econômica e do grande
desenvolvimento industrial graças a entradas de capital estrangeiro no país,
Mas só em 1970 0 Brasil foi considerado urbano. As empresas transnacionais preferiram se instalar
nas cidades em que a concentração populacional fosse maior e de melhor
infra-estrutura, dando origem às grandes metrópoles. A industrialização gerou empregos para os
profissionais qualificados, expandiu a classe média e o nível de consumo
urbano. A cidade transformou-se num padrão de modernidade, gerando êxodo rural. A tecnologia e o nível de modernização econômica
não estavam adaptados à realidade brasileira. A migração campo-cidade gerou desemprego e
aumento das atividades do setor terciário informal. O modelo de desenvolvimento econômico e social
adotado no Brasil a partir dos anos 50 levou a um processo de metropolização. Ocorrência do fenômeno da conurbação, que
constituem as regiões metropolitanas (criadas em 1974 e 1975). A partir da década de 80 houve o que se chama de
desmetropolização, com os índices de crescimento econômico maiores nas
cidades médias, havendo assim um processo de desconcentração econômica. Outras regiões passaram a atrair mais que as
regiões metropolitanas, havendo também desconcentração populacional. Está ocorrendo um declínio da importância das
metrópoles na dinâmica social e econômica do país. Um número crescente de cidades passou a pertencer
ao conjunto das cidades médias e grandes. Podemos dizer que o Brasil se modernizou e que a
grande maioria da população brasileira, já está de alguma forma integrada aos
sistemas de consumo, produção e informação. Existe hoje uma integração entre o Brasil urbano
e o agrário, um absolvendo aspectos do outro. A produção rural incorporou
inovações tecnológicas produzidas nas cidades. O Brasil rural tradicional
está desaparecendo e sobrevive apenas nas regiões mais pobres. A produção comercial está cada vez mais voltada
para a cidade. A produtividade aumentou e o meio rural
integrou-se aos principais mercados nacionais e internacionais. A implantação de modernos sistemas de transportes
e de comunicações reduziu as distâncias e possibilitou a desconcentração das
atividades econômicas, que se difundiram por todo o país e hoje são
coordenadas a partir de diretrizes produzidas nos grandes centros nacionais e
internacionais. Segundo o modelo informacional, São Paulo é a
metrópole mundial brasileira que exerce controle sobre os principais sistemas
de comunicação que difundem as inovações por todo o país, através dos meios
de comunicação. Observa-se uma ruptura com a hierarquia urbana tradicional
e a formulação de um novo modelo de relações, muito mais complexo e adequado
ao quadro social e econômico do Brasil contemporâneo. Autoria: Elton Santiago Atividade
de interpretação do texto: 1-) Circule as palavras abaixo o que é
típico do espaço urbano.
2- Onde há mais vegetação na zona rural ou
urbana? Por quê? 3-
Quais as principais características do espaço urbano? 4-
Nem todas as casas o espaço urbano tem rede de esgoto. O que você acha que
pode ser feito para melhorar essa situação? 5
-Na zona urbana as casas são próximas ou distantes? Explique com suas
palavras. 6-
O processo de urbanização brasileira começou em que ano? 7- Em que ano o Brasil foi considerado
urbano? 8- Retire do texto a frase que faz um
comentário sobre as empresas transnacionais e suas preferencias. 9- Que metrópole mundial brasileira exerce
controle sobre os principais sistemas de comunicação que difundem as
inovações por todo o país, através dos meios de comunicação? 10- Explique porque Podemos dizer que o
Brasil se modernizou? 11- O
que aconteceu a partir da década de 80 no Brasil? 12- Com base nos conceitos de
paisagem natural e paisagem humanizada, classifique os itens de acordo com o
tipo de paisagem. N.
Paisagem Natural H.
Paisagem Humanizada R.
Paisagem Rural U.
Paisagem Urbana ( ) É aquela composta por diversos
elementos físicos como: solos , rios, relevos e etc. ( ) É caracterizada por extensas áreas de
pastagens e plantações, casas longe da outras. ( )
Delimita-se pela grande metrópole de concreto e asfalto, com ruas
pavimentadas. ( ) Tem sua estrutura adaptada às
necessidades do homem, da produção e sobrevivência. Atividade elaborada pela equipe de professores de geografia
de Itamaraju-BA 2020. 2ª aula 1º momento Boas vindas, bate papo sobre a aula anterior para a
socialização e correção oral da atividade. Esse momento é excelente para
sanar as dúvidas e socializar o conhecimento. 2ºmomento Nessa aula você pode
pedir para o aluno lê o texto, mostrar o vídeo sobre o assunto ou
apresentar uma musica como, por exemplo: Casinha Branca – Gilson e diante da musica ou do vídeo questionar: vídeo Chico Bento em: Na roça é diferente -
Turma da Mônica (1990) https://www.youtube.com/watch?v=Bfx_E3zvnjc Professor você pode fazer outros
questionamento sobre o material que vai ser trabalhado. Essas são apenas
algumas sugestões. 1-Qual o tema?
2- O que mais chamou a atenção? 3-Que momento você conseguiu identificar o
tema da música? 4- Qual o sonho do autor? 5-Por que eles falam que no campo é
diferente? O espaço rural
brasileiro e suas paisagens O espaço rural contrasta com o espaço
urbano em suas mais diferentes características. Veremos o que influencia
nesse espaço, como as pessoas vivem e as atividades econômicas predominantes. O espaço rural brasileiro é muito
importante, pois é nele que se produz grande parte dos alimentos consumidos.
São áreas geralmente não tão urbanizadas, com características próprias de
cada região. Temos a presença de grandes áreas verdes,
naturais ou ainda cultivadas, áreas com ambientes tranquilos e agradáveis,
pois a poluição sonora, visual e atmosférica é bem menor do que nas áreas
urbanas. Fatores
que influenciam a atividade rural A influência de fatores naturais é
determinante para as atividades econômicas e a vida rural. Os elementos
naturais como clima, solo e relevo primordiais para o bom desenvolvimento de
uma região devem ser levados em conta e estudados. Em regiões frias ou muito
áridas, por exemplo, não temos a condições climáticas favoráveis para o
cultivo de certas plantas, assim como solos inférteis são pouco
aproveitáveis. Como
vivem as pessoas no espaço rural? Sabemos que no meio rural a vida é mais
pacata e tranquila, os deslocamentos são mais curtos, há pouca poluição. As
pessoas convivem mais e conhecem-se. A vida é, portanto, mais saudável, não
existe um ritmo tão frenético como na cidade. As construções se diferenciam:
casas, fazendas, áreas com espaços maiores, diferentes da cidade, onde num
espaço pequeno inúmeras casas são verticalizadas e as pessoas não conhecem
seu vizinho de porta. A economia é baseada na agricultura e criação de
animais, portanto as pessoas acabam trabalhando nesse setor, e na maioria das
vezes migram para as cidades em busca de outras oportunidades. As atividades
econômicas que predominam no espaço rural são agricultura, pecuárias e
extrativismo. POR JOSÉ ELI DA VEIGA 1) Circule as palavras abaixo o que é
típico do espaço rural.
2) Onde há mais vegetação na zona
rural ou urbana? 3) Quais as principais
características do espaço rural? 4) Nem todas as casas o espaço rural
tem energia elétrica. Como é feita a iluminação dessas casas à noite? 5) Na zona rural as casas são
próximas ou distantes? Explique com suas palavras. 6) Como
vivem as pessoas no espaço rural? 7)Quais
fatores influenciam a atividade
rural? 8)Quais as
atividades econômicas predominam no espaço rural? 9)Por que
o espaço rural brasileiro é muito
importante? 10)Por que
as pessoas na maioria das vezes migam do campo para as cidades? Atividade elaborada pela equipe de professores de geografia
de Itamaraju-BA 2020. |
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RECURSOS: ( )
Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X)
Vídeo; (X ) Computador; ( ) Jogos; (X)
Textos Informativos; ( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X
) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita; (X
) Avaliação da participação; Outros: |
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Professor: _______________________________ Escola:
_________________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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Unidade Temática:Mundo do trabalho e Natureza, ambientes e
qualidade de vida (Hidrografia )O ciclo da água,
os oceanos e os mares e o usos dos oceanos e mares. |
Objeto do conhecimento: Biodiversidade e ciclo hidrológico. |
Objetivo: Estudo
do espaço, da superfície terrestre e
da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação
recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas
também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para
compreender e planejar onde se viver. |
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Ano:
7º Período: 15/07 a 23/07/2020 Nº de Aulas: 02 |
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HABILIDADES |
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(EF06GE01)
Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses
lugares em diferentes tempos. EF06GE05) Relacionar
padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais. |
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COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
|
1.
Utilizar os conhecimentos geográficos para entender
a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação
e de resolução de problemas. 2.
Estabelecer conexões entre diferentes temas do
conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para
a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. |
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COMPETÊNCIAS
GERAIS |
|
6.
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de
conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações
próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da
cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência
crítica e responsabilidade. 7.
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular,
negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e
promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo
responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em
relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia;
Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
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OBS:
Professores continuaremos com as mesmas habilidades e competências da
sequência anterior, espero que tudo dê certo e que Deus nos proteja. 1ª aula 1º momento . Boas vindas (uma música para recebe-los) . Informações sobre a forma das aulas
online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros),
desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (1 hora semanal) - Procedimentos necessários para acompanhar as
aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos,
animais etc) - Socialização entre professores e alunos
(momentos de tirar dúvidas sobre a aula). 2ºmomento Questionar: Como foi para realizar as atividades? Em que momento vocês sentiram dificuldades? Existiu alguma questão que você não conseguiu
responder? Qual? Por quê? OBS: Professor faça um comentário breve sobre o
texto da aula anterior e faça a correção das atividades fazendo as
intervenções cabíveis. 3ºmomento Coloque o texto na tela do computador ou do
celular e peça para um aluno por vez para
lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno
terminar de fazer a leitura, outra sugestão é você explicar o assunto e usar
o texto como suporte para o aluno responder as atividades ou iniciar a aula
com um Vídeo, Aprendendo
com Vídeo aulas: Geografia: Rios Brasileiros https://www.youtube.com/watch?v=bmD03XBmqOg Explorar o tema com outras questões,
que julgar necessário.
Hidrografia do Brasil A hidrografia brasileira ocupa um lugar de
destaque entre os elementos naturais. O destaque nesse sentido é proveniente
da quantidade e variedade hídrica presente no país. Publicado por: Thiago Ribeiro 4º momento ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE INTERPRETAÇÃO DO TEXTO: 1-Por que a hidrografia brasileira ocupa um lugar de destaque entre os elementos
naturais? 2- Retire do texto
a afirmativa que descreve onde a Grande parte dos rios brasileiros nascem. 3-Cite 2 características destacadas no
texto sobre a hidrografia brasileira. 4-Explique o que são rios caudalosos? 5-
Por que os regimes dos rios brasileiros são considerados de predominância do
tipo pluvial? 6-Cite três importantes atividades
econômicas favorecida pelos rios. 7-
A expressão “Bacia Hidrográfica” pode ser entendida como: a) o conjunto das terras drenadas ou percorridas
por um rio principal e seus afluentes. 8- Qual é a maior bacia
hidrográfica em extensão do Brasil? a)
Bacia Tocantins-Araguaia b)
Bacia do Paraná c)
Bacia do Atlântico Nordeste d)
Bacia do Paraguai e) Bacia Amazônica. 9- A água é um
elemento de fundamental importância para a vida de todas as espécies da
natureza. Quais as principais contribuições da água para o ser humano? 10- A
poluição da água aliada ao desperdício tem gerado vários problemas para a
manutenção desse bem tão precioso. Com o intuito de contribuir para a
qualidade e uso responsável da água, cite algumas possíveis atitudes a serem
tomadas. 2ª aula 1ºmomento Correção oral da atividade e momento para sanar as
dúvidas. Boas vindas, bate papo sobre a aula anterior para
a socialização e correção oral da atividade. Esse momento é excelente para
sanar as dúvidas e socializar o conhecimento adquirido. 2ºmomento Nessa
aula você pode pedir para o aluno lê
o texto e responder as perguntas como pode explicara-lo, outra sugestão é
mostrar o vídeo sobre o assunto e depois completar com o texto em anexo. O ciclo da água para crianças - O que é o
ciclo da água - Ciências para crianças https://www.youtube.com/watch?v=KZTRy6KL7_c CICLO
DA ÁGUa O ciclo
da água é fundamental para garantir que a água circule pelos vivos e
pelo meio ambientes. Esse ciclo permite que a água seja disponibilizada para
diversos processos e, posteriormente, possa ser reutilizada.
Dentre os principais processos que ocorrem no ciclo da água, podemos destacar
a evaporação da
água devido à ação
do Sol, a condensação do vapor de água e a formação das nuvens e
precipitação. Etapas do ciclo da água A energia
solar funciona como um grande motor para a ocorrência do ciclo da
água. É essa energia que provoca a evaporação da água dos rios, lagos e oceanos. O Sol
também promove a transpiração das
plantas e dos animais. O vapor de água liberado nesses processos fica
na atmosfera e
sobe para camadas mais altas. Em grandes altitudes, a temperatura local é
mais baixa, fazendo com que o vapor de água condense-se e forme as nuvens. Observe as principais etapas do ciclo da água. Diferentemente
do que muitos pensam, as nuvens nada mais são do pequenas gotículas de água.
Com o tempo, a nuvem torna-se cada vez mais carregada, até que a água cai em
forma de chuva (precipitação).
Vale destacar também que a água pode ser liberada na forma de neve ou granizo. A
chuva, ao atingir a superfície terrestre, pode seguir diferentes
caminhos. A água pode, por exemplo, acumular-se em rios, lagos e oceanos, e
também se infiltra no solo, tornando-se parte dos lençóis subterrâneos. A água
presente na superfície terrestre pode também ser usada pelos seres vivos. Os
animais, por exemplo, utilizam-na para sua hidratação. As plantas, por sua
vez, fazem-no por meio da sua absorção pelas raízes que
possuem. A água
utilizada por esses seres vivos retorna para o ambiente posteriormente. Além
da transpiração, os animais podem devolvê-la ao ambiente pela urina, fezes,
respiração e decomposição.
As plantas também liberam a água por meio da transpiração, gutação (eliminação
da água no estado líquido pela planta) e decomposição. Importância do ciclo da água O ciclo da
água é importante, pois garante que a água circule constantemente pelo
nosso planeta. Imagine, por exemplo, que os animais consumissem-na, mas que
ela não retornasse ao meio. Com o tempo, essa importante substância não
existiria mais no nosso planeta e,
consequentemente, não haveria mais vida. Como sabemos, a água é fundamental
para qualquer ser vivo, uma vez que ela faz parte da composição do seu corpo,
ajuda no transporte de substâncias e participa de reações
químicas importantes. O ciclo da
água é importante para a sobrevivência de todos os seres vivos do planeta. Não
podemos esquecer-nos de que o ciclo da água é fundamental também para a
economia. A produção de energia e a agricultura,
por exemplo, são dois ramos da economia extremamente dependentes das chuvas. Por Vanessa
Sardinha dos Santos 3º momento Atividade sobre o ciclo da água 1-Agora que você já aprendeu um pouco mais a respeito do ciclo da
água, observe o desenho apresentado a seguir e tente identificar as
etapas que estão indicadas pelos números. Você pode também imprimi-lo ou
desenha-lo no caderno e colori-lo! 2- Assinale qual das
alternativas abaixo corresponde a uma das etapas do ciclo hidrológico que
ocorre exclusivamente em áreas continentais. a) Percolação b) Evaporação c) Precipitação d) Umidificação 3-Por que o ciclo
da água é fundamental? 4-Quais
os processos que ocorrem no ciclo da água? 5-Como
funciona energia
solar no ciclo da água? 6-Retire
do texto uma importância do ciclo da
água. 7-O
texto dá uma explicação do que é nuvem, retire do texto essa explicação. 8- Quais
os dois ramos da economia extremamente dependentes das chuvas? 9-Quaios
os caminhos que a chuva ao cair na Terra pode seguir? 10-
Os humanos participam do ciclo da água, uma vez que usam essa
importante substância e, depois, devolvem-na para o ambiente. Entre as
alternativas a seguir, marque aquela que não indica uma forma de liberação da
água pelos humanos: a)
Respiração. b)
Transpiração. c)
Eliminação das fezes. d)
Eliminação da urina.
Professor: _______________________________
Escola: _________________________________ |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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Objeto do conhecimento: Biodiversidade e ciclo hidrológico. |
Objetivo: Estudo
do espaço, da superfície terrestre e
da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação
recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas
também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para
compreender e planejar onde se viver. |
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Ano:
7º Período: 15/07 a 23/07/2020 Nº de Aulas: 02 |
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HABILIDADES |
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(EF06GE01)
Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses
lugares em diferentes tempos. EF06GE05) Relacionar
padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais. |
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COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
|
2.
Estabelecer conexões entre diferentes temas do
conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para
a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. |
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COMPETÊNCIAS
GERAIS |
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6.
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de
conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações
próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da
cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência
crítica e responsabilidade. 7.
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular,
negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e
promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo
responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em
relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia;
Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
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OBS:
Professores continuaremos com as mesmas habilidades e competências da
sequência anterior, espero que tudo dê certo e que Deus nos proteja. 1ª aula 1º momento . Boas vindas (uma música para recebe-los) . Informações sobre a forma das aulas
online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros),
desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (1 hora semanal) - Procedimentos necessários para acompanhar as
aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos,
animais etc) - Socialização entre professores e alunos
(momentos de tirar dúvidas sobre a aula). 2ºmomento Questionar: Como foi para realizar as atividades? Em que momento vocês sentiram dificuldades? Existiu alguma questão que você não conseguiu
responder? Qual? Por quê? OBS: Professor faça um comentário breve sobre o
texto da aula anterior e faça a correção das atividades fazendo as
intervenções cabíveis. 3ºmomento Coloque o texto na tela do computador ou do
celular e peça para um aluno por vez para
lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno
terminar de fazer a leitura, outra sugestão é você explicar o assunto e usar
o texto como suporte para o aluno responder as atividades ou iniciar a aula
com um Vídeo, Aprendendo
com Vídeo aulas: Geografia: Rios Brasileiros https://www.youtube.com/watch?v=bmD03XBmqOg Explorar o tema com outras questões,
que julgar necessário.
Hidrografia do Brasil A hidrografia brasileira ocupa um lugar de
destaque entre os elementos naturais. O destaque nesse sentido é proveniente
da quantidade e variedade hídrica presente no país. Publicado por: Thiago Ribeiro 4º momento ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE INTERPRETAÇÃO DO TEXTO: 1-Por que a hidrografia brasileira ocupa um lugar de destaque entre os elementos
naturais? 2- Retire do texto
a afirmativa que descreve onde a Grande parte dos rios brasileiros nascem. 3-Cite 2 características destacadas no
texto sobre a hidrografia brasileira. 4-Explique o que são rios caudalosos? 5-
Por que os regimes dos rios brasileiros são considerados de predominância do
tipo pluvial? 6-Cite três importantes atividades
econômicas favorecida pelos rios. 7-
A expressão “Bacia Hidrográfica” pode ser entendida como: a) o conjunto das terras drenadas ou percorridas
por um rio principal e seus afluentes. 8- Qual é a maior bacia
hidrográfica em extensão do Brasil? a)
Bacia Tocantins-Araguaia b)
Bacia do Paraná c)
Bacia do Atlântico Nordeste d)
Bacia do Paraguai e) Bacia Amazônica. 9- A água é um
elemento de fundamental importância para a vida de todas as espécies da
natureza. Quais as principais contribuições da água para o ser humano? 10- A
poluição da água aliada ao desperdício tem gerado vários problemas para a
manutenção desse bem tão precioso. Com o intuito de contribuir para a
qualidade e uso responsável da água, cite algumas possíveis atitudes a serem
tomadas. 2ª aula 1ºmomento Correção oral da atividade e momento para sanar as
dúvidas. Boas vindas, bate papo sobre a aula anterior para
a socialização e correção oral da atividade. Esse momento é excelente para
sanar as dúvidas e socializar o conhecimento adquirido. 2ºmomento Nessa
aula você pode pedir para o aluno lê
o texto e responder as perguntas como pode explicara-lo, outra sugestão é
mostrar o vídeo sobre o assunto e depois completar com o texto em anexo. O ciclo da água para crianças - O que é o
ciclo da água - Ciências para crianças https://www.youtube.com/watch?v=KZTRy6KL7_c CICLO
DA ÁGUa O ciclo
da água é fundamental para garantir que a água circule
pelos vivos e pelo meio ambientes. Esse ciclo permite que a água
seja disponibilizada para diversos processos e, posteriormente, possa
ser reutilizada.
Dentre os principais processos que ocorrem no ciclo da água, podemos destacar
a evaporação da
água devido à ação
do Sol, a condensação do vapor de água e a formação das nuvens e
precipitação. Etapas do ciclo da água A energia
solar funciona como um grande motor para a ocorrência do ciclo da
água. É essa energia que provoca a evaporação da água dos rios, lagos e oceanos. O Sol
também promove a transpiração das
plantas e dos animais. O vapor de água liberado nesses processos fica
na atmosfera e
sobe para camadas mais altas. Em grandes altitudes, a temperatura local é
mais baixa, fazendo com que o vapor de água condense-se e forme as nuvens. Observe as principais etapas do ciclo da água. Diferentemente
do que muitos pensam, as nuvens nada mais são do pequenas gotículas de água.
Com o tempo, a nuvem torna-se cada vez mais carregada, até que a água cai em
forma de chuva (precipitação).
Vale destacar também que a água pode ser liberada na forma de neve ou granizo. A
chuva, ao atingir a superfície terrestre, pode seguir diferentes
caminhos. A água pode, por exemplo, acumular-se em rios, lagos e oceanos, e
também se infiltra no solo, tornando-se parte dos lençóis subterrâneos. A água
presente na superfície terrestre pode também ser usada pelos seres vivos. Os
animais, por exemplo, utilizam-na para sua hidratação. As plantas, por sua
vez, fazem-no por meio da sua absorção pelas raízes que
possuem. A água
utilizada por esses seres vivos retorna para o ambiente posteriormente. Além
da transpiração, os animais podem devolvê-la ao ambiente pela urina, fezes,
respiração e decomposição.
As plantas também liberam a água por meio da transpiração, gutação (eliminação
da água no estado líquido pela planta) e decomposição. Importância do ciclo da água O ciclo da
água é importante, pois garante que a água circule constantemente pelo
nosso planeta. Imagine, por exemplo, que os animais consumissem-na, mas que
ela não retornasse ao meio. Com o tempo, essa importante substância não
existiria mais no nosso planeta e,
consequentemente, não haveria mais vida. Como sabemos, a água é fundamental
para qualquer ser vivo, uma vez que ela faz parte da composição do seu corpo,
ajuda no transporte de substâncias e participa de reações
químicas importantes. O ciclo da
água é importante para a sobrevivência de todos os seres vivos do planeta. Não
podemos esquecer-nos de que o ciclo da água é fundamental também para a
economia. A produção de energia e a agricultura,
por exemplo, são dois ramos da economia extremamente dependentes das chuvas. Por Vanessa
Sardinha dos Santos 3º momento Atividade sobre o ciclo da água 1-Agora que você já aprendeu um pouco mais a respeito do ciclo da
água, observe o desenho apresentado a seguir e tente identificar as
etapas que estão indicadas pelos números. Você pode também imprimi-lo ou
desenha-lo no caderno e colori-lo! 2- Assinale qual das
alternativas abaixo corresponde a uma das etapas do ciclo hidrológico que
ocorre exclusivamente em áreas continentais. a) Percolação b) Evaporação c) Precipitação d) Umidificação 3-Por que o ciclo
da água é fundamental? 4-Quais
os processos que ocorrem no ciclo da água? 5-Como
funciona energia
solar no ciclo da água? 6-Retire
do texto uma importância do ciclo da
água. 7-O
texto dá uma explicação do que é nuvem, retire do texto essa explicação. 8- Quais
os dois ramos da economia extremamente dependentes das chuvas? 9-Quaios
os caminhos que a chuva ao cair na Terra pode seguir? 10-
Os humanos participam do ciclo da água, uma vez que usam essa
importante substância e, depois, devolvem-na para o ambiente. Entre as
alternativas a seguir, marque aquela que não indica uma forma de liberação da
água pelos humanos: a)
Respiração. b)
Transpiração. c)
Eliminação das fezes. d)
Eliminação da urina.
Professor: _______________________________
Escola: _________________________________ |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
|
Unidade
Temática: Formas de representação e pensamento
espacial e Natureza, ambientes e qualidade de vida ( Região Nordeste) |
Objeto do conhecimento: Biodiversidade brasileira |
Objeto de Conhecimento: Estudo
do espaço, da superfície terrestre e
da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação
recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas
também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para
compreender e planejar onde se viver. |
|
Ano:
8º Período: 15/07 a 23/07/2020 Nº de Aulas: 02 |
|
HABILIDADES |
|
(EF07GE01) Avaliar, por meio de
exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das
paisagens e da formação territorial do Brasil. (EF07GE02)
Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação
socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as
tensões históricas e contemporâneas. |
|
COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
|
2.
Estabelecer conexões entre diferentes temas do
conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para
a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. |
|
COMPETÊNCIAS
GERAIS |
|
1.
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o
mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 7.
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular,
negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e
promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo
responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em
relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. |
|
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia;
Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento
e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as
características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto
no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
|||
OBS:
Professores continuaremos com as mesmas habilidades e competências da
sequência anterior, espero que tudo dê certo e que Deus nos proteja. 1ª aula 1º momento . Boas vindas (uma música para recebe-los) . Informações sobre a forma das aulas
online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros),
desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (1 hora semanal) - Procedimentos necessários para acompanhar as
aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos,
animais etc) - Socialização entre professores e alunos
(momentos de tirar dúvidas sobre a aula). 2ºmomento Questionar: Como foi para realizar as atividades? Em que momento vocês sentiram dificuldades? Existiu alguma questão que você não conseguiu
responder? Qual? Por quê? OBS: Professor faça um comentário breve sobre o
texto da aula anterior e faça a correção das atividades fazendo as
intervenções cabíveis. 3ºmomento Coloque o texto na tela do computador ou do
celular e peça para um aluno por vez para
lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno
terminar de fazer a leitura, outra sugestão é você explicar o assunto e usar
o texto como suporte para o aluno responder as atividades ou iniciar a aula
com um Vídeo, Aprendendo
com Vídeo aulas: Geografia: REGIÃO NORDESTE, https://www.youtube.com/watch?v=-W0gTyuE3t8 A Região Nordeste A Região Nordeste é formada por nove estados
litorâneos e ocupa uma área de 1.554.291.607 km2, o equivalente a 18,27% do território brasileiro. A região era formada por grande extensão de Mata
Atlântica. Foi a primeira a ser explorada economicamente pelo colonizador
português, que plantava além de outras culturas, a cana-de-açúcar e o cacau,
o que contribuiu para o desmatamento da região. Na Região Nordeste inclui a Reserva Biológica do
Atol das Rocas, que pertence ao estado do Rio Grande do Norte. Está presente também o arquipélago de Fernando de
Noronha, paraíso ecológico e turístico que pertence ao estado de Pernambuco. Localização da Região Nordeste Essa região ocupa a maior costa litorânea do
país. A cidade de Teresina, capital do Piauí, é a única capital da região que
não está situada no litoral. Estados da Região Nordeste Os nove estados da Região Nordeste e suas capitais são: Maranhão (MA) - São Luís Piauí (PI) - Teresina Ceará (CE) - Fortaleza Rio Grande do Norte (RN) - Natal Paraíba (PB) - João Pessoa Pernambuco (PE) - Recife Alagoas (AL) - Maceió Sergipe (SE) - Aracaju Bahia (BA) - Salvador As cidades históricas da região Nordeste, com
seus monumentos e edifícios que remontam da época colonial, favorecem o
turismo. São Luís é a única cidade brasileira fundada
pelos franceses, foi dominada pelos holandeses, mas tem prédios com
características portuguesa. João Pessoa foi considerada a segunda cidade mais
arborizada do mundo. Recife guarda particularidades por ter sido a sede do
governo holandês no Brasil, e da colonização portuguesa. Salvador, com suas construções coloniais, é
destacada como o centro da cultura africana no Brasil. O Nordeste se destaca também pelo rico
artesanato, pelas festas folclóricas e pela comida típica. Sub-regiões Nordestinas A Região Nordeste foi demarcada em quatro sub-regiões, observando-se aspectos
característicos de cada área: Zona da Mata, Agreste, Sertão e o Meio Norte. Zona da Mata A Zona da Mata do nordeste brasileiro compreende uma faixa litorânea, que se
estende do Rio Grande do Norte até o sul da Bahia. O clima é o tropical úmido, com temperaturas
entre 25 e 31 graus ao longo do ano. Na Zona da Mata, as chuvas são
irregulares, tendo maior ocorrência nos meses de abril a julho. O relevo é
formado por planaltos, planícies e depressões em diferentes altitudes. Pouco restou da Mata Atlântica que cobria a
região. Há hoje pequenas áreas isoladas, considerando que a agroindústria
canavieira cobre grande extensão de terra. A Zona da Mata tornou-se um polo industrial de
grande importância para o País. O sul da Bahia, que já foi um grande produtor e
exportador de cacau, teve seu declínio com o ataque da praga vassoura de
bruxa, que gerou uma crise econômica na região. Com a descoberta de petróleo no Recôncavo Baiano,
região próxima a capital Salvador, com a instalação de uma refinaria na
cidade de Mataripe e a criação do polo petroquímico de Camaçari, no município
de mesmo nome, a economia voltou a crescer. A partir da década de 60, a região recebeu várias
indústrias nos setores de cimento, borracha, papel, calçados, produtos
alimentares entre outros. Em 1973, com o início das obras do porto de
Suape, na cidade de Ipojuca, a Zona da Mata pernambucana surge como grande
polo industrial, com a instalação de mais de 90 empresas, entre elas uma
refinaria e um estaleiro. Suape tornou-se também, pela sua localização, um
grande exportador da região. A Zona da Mata, com grande extensão litorânea,
tem praias, com águas quentes, que estão entre as mais bonitas do país,
exibem paisagens diversificadas, entre coqueirais, dunas, falésias, piscinas
naturais, manguezais, recifes, corais etc., que permitem a prática de
esportes náuticos. Zona do Agreste O Agreste nordestino se estende numa faixa estreita e paralela à zona da
mata, que vai do Rio Grande do Norte até grande parte da Bahia. Apresenta um clima de transição entre o tropical
úmido do litoral e o semiárido do sertão, com temperaturas que variam entre
18 e 30 graus. O relevo da Zona do Agreste é acidentado, com
planaltos que fazem barreira, evitando que o ar que vem do litoral leve a
brisa úmida para a região. Em áreas que formam vales entre o planaltos, o ar
consegue passar e surgem brejos, favorecendo à agricultura nessa região. O cultivo de milho, feijão, frutas tropicais,
mandioca e verduras, como também a criação de gado e caprinos, abastecem os
mercados da região do Agreste e também a Zona da Mata. Sertão O Sertão nordestino corre paralelo à Zona do Agreste, se alargando ao
sul, por quase todo o estado da Bahia. É a maior das quatro zonas
nordestinas. Com o clima semiárido, e com poucas chuvas,
chegando a mais de 40 graus no verão, sofre períodos longos de seca, como a
que ocorreu entre 1979 a 1984. Com as frequentes estiagens, uma grande parte
de sertão, recebeu o nome de “Polígono das Secas”, área que corresponde a 10%
do território brasileiro. O solo do sertão é seco e pedregoso. A vegetação predominante é a caatinga, onde se
destacam o umbuzeiro, o xique-xique, o mandacaru e a palma, plantas
resistentes ao solo seco. No sertão dos estados do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, encontram-se grandes
áreas de lavoura de algodão arbóreo, de fibra longa e muito resistente que
abastece as indústrias têxteis. O cultivo de uvas, de excelente qualidade, fez
surgir a indústria do vinho, que abastece o mercado interno e já é exportado
para vários países. Meio-Norte A sub-região nordestina denominada Meio-Norte,
compreende os estados do Maranhão e Piauí. É um espaço de transição entre o
sertão semiárido e a Amazônia, é cortada por vários rios, entre eles o
Pindaré, o Grajaú, o Mearim, o Itapecuru e o Parnaíba. Com clima tropical, apresenta elevadas
temperaturas, chegando no verão a atingir mais de 40 graus. Nas grandes planícies fluviais do Maranhão,
formadas pelos rios Parnaíba, Mearim, Pindaré, Itapecuru e Grajaú, predomina
a cultura do arroz. Durante muito tempo, a economia da região
sobreviveu da extração do babaçu, da cera de carnaúba, da cultura e
beneficiamento do arroz e da criação de gado. O extrativismo mineral, na região da Serra dos
Carajás, no sul do Pará no município de Parauapebas, na Região Norte, tornou
o Porto de Itaqui, no Maranhão, o escoadouro das jazidas de ferro, manganês,
cobre e níquel. O Meio-Norte se modernizou, a agropecuária se
expandiu, o solo do cerrado foi corrigido e grandes plantações de soja fazem
parte da economia da região.
Juliana Bezerra 4º momento ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE INTERPRETAÇÃO DO TEXTO: 1-Assinale a alternativa que apresenta as quatro principais
sub-regiões do Nordeste brasileiro: a) Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio Norte. b) Zona da Mata, Recôncavo Baiano, Planalto da Borborema e Sertão
Maranhense. c) Agreste, Polígono das Secas, Zona açucareira, Litoral norte. d) Sertão, Região da Caatinga, Cangaço e Norte Úmido. e) Litoral, Meio Norte, Noroeste e Oeste. 2-Quais e quantos são os estado que compõem a
região nordeste? 3-Quais as atividades econômicas contribuiu para o
desmatamento da região nordeste 4-Como o Meio-Norte se modernizou? 5-Qual a vegetação predominante do Sertão? 6-Qual a única cidade brasileira fundada pelos
franceses? 7-Qual a importância da uva para a economia
Sertaneja? 8-Cite 3 características que destaca a Zona da
Mata com um importante polo industrial. 9- Cite os climas predominantes em cada sub
região nordestina . 10-Quais as Sub-regiões Nordestinas? 2ª aula 1ºmomento Correção oral da atividade e momento para sanar as
dúvidas. Boas vindas, bate papo sobre a aula anterior para
a socialização e correção oral da atividade. Esse momento é excelente para
sanar as dúvidas e socializar o conhecimento adquirido. 2ºmomento Nessa aula você pode pedir para o aluno lê o
texto e responder as perguntas como pode explicara-lo, outra sugestão é mostrar o vídeo sobre o
assunto e depois completar com o texto em anexo. Aprendendo com Vídeo aulas: Geografia:
REGIÃO NORTE, https://www.youtube.com/watch?v=SyZu0ViRl_A 3º
momento Maior Região do Brasil, o Norte
é formado pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e
Tocantins. Sua grande extensão territorial, além da localização, proporciona
fronteiras com seis países sul-americanos (Bolívia, Peru, Colômbia,
Venezuela, Guiana e Suriname, além do território da Guiana Francesa). A Região Norte possui extensão territorial
de 3.853.322,2 quilômetros quadrados, correspondendo a, aproximadamente, 45%
da área total do Brasil. A floresta Amazônica cobre a maioria do território
dos estados que integram o Norte, com predominância do clima equatorial e
temperatura elevada, além dos altos índices pluviométricos (chuvas). A
hidrografia é composta pelos grandes rios que formam as bacias hidrográficas
Amazônica e do Tocantins. Apesar de ser a maior Região do país, o
Norte é o segundo menos habitado, somente o Centro-Oeste possui
quantidade de habitantes inferior. Conforme contagem populacional realizada
em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a
população nortista soma 15.864.454 habitantes, sendo a densidade
demográfica (população relativa) de 4,1 habitantes por quilometro quadrado; o
crescimento demográfico é de 2,1% ao ano, considerada a maior média do país. Com participação de apenas 5% no Produto
Interno Bruto (PIB) brasileiro, sendo a menor contribuição entre todas as
regiões do país, a Região Norte tem sua economia impulsionada pelo
extrativismo (látex, açaí, madeira, castanha, etc.) e pela mineração, com
destaque para a Serra dos Carajás (Pará), de onde se extrai a maior
quantidade de minério de ferro no país, além da Serra do Navio (Amapá),
grande produtora de manganês. A indústria também exerce grande
importância na capitação de receitas financeiras. O Polo Industrial de
Manaus, composto por mais de 500 indústrias de variados segmentos
(eletroeletrônico, químico, informática, fabricação de motos, bicicletas,
alimentício, etc.), é um dos grandes destaques desse setor da economia. A
Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), que se expandiu através
de políticas de incentivos ficais, é outro destaque na Região Norte. Por Wagner de Cerqueira e Francisco 4º MOMENTO Atividade de interpretação do texto: 1-Quais os
estados que integram a região Norte do território brasileiro? 2- Quais as
principais atividades econômicas desenvolvidas na região Norte? 3- A
Região Norte é a mais extensa, corresponde a quase metade do território do
Brasil. Ela é formada por sete estados, são eles: a) Pará,
Rondônia, Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Bahia e Ceará. b)
Maranhão, Espírito Santo, Acre, Amapá, Amazonas, Paraíba e Acre. c) Acre,
Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. d)
Roraima, Tocantins, São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Maranhão e Espírito Santo.
e) n.d.a. 4- Na Região Norte,
faz muito calor e chove o ano inteiro. É um território de grande vegetação.
Qual é o tipo de clima nessa região e a vegetação predominante? a) Clima equatorial/Floresta Amazônica b) Clima tropical/Mata dos
Cocais c) Clima equatorial/Mata Atlântica d) Clima tropical/Vegetação
litorânea 5- -De que modo
poderíamos usar os recursos que a Floresta Amazônica oferece sem destruí-la?
________________________________________________________________________________ 6-Qual a extensão territorial da Região Norte? 7-Retire do texto um dos grandes problemas
dos estados nortistas. 8- Qual o grandes destaques do setor da
economia nortista? 9-Qual o clima predominante da Região
Norte? 10-Quaia as atividades econômicas
desenvolvidas na Região Norte?
Professor: _______________________________
Escola: _________________________________ |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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Unidade Temática: O sujeito e seu lugar no mundo (
População )Movimento da população no mundo e Migrações no Brasil e no mundo. |
Objeto do conhecimento: Distribuição da população mundial e
deslocamentos populacionais |
Objetivo: Estudo
do espaço, da superfície terrestre e
da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação
recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas
também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para
compreender e planejar onde se viver. |
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Ano:
9º Período: 15 /06 e 23/06/2020 Nº de Aulas: 02 |
|
HABILIDADES |
|
(EF08GE01)
Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais
fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores
históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da
população humana pelos continentes. (EF08GE05)
Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o
entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para
as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas
regionalizações a partir do pós-guerra. |
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COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
|
2.
Estabelecer conexões entre diferentes temas do
conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para
a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. |
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COMPETÊNCIAS
GERAIS |
|
1.
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o
mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 7.
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular,
negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e
promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo
responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em
relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia;
Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
OBS: Professores continuaremos com as mesmas
habilidades e competências da sequência anterior, espero que tudo dê certo e
que Deus nos proteja. 1ª aula 1º momento . Boas vindas (uma música para recebe-los) . Informações sobre a forma das aulas
online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros),
desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (1 hora semanal) - Procedimentos necessários para acompanhar as
aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos,
animais etc) - Socialização entre professores e alunos
(momentos de tirar dúvidas sobre a aula) 2ºmomento . Boas vindas (uma música para recebe-los) . Informações sobre a forma das aulas
online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros),
desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (1 hora semanal) - Procedimentos necessários para acompanhar as
aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos,
animais etc) - Socialização entre professores e alunos
(momentos de tirar dúvidas sobre a aula) 3ºmomento Coloque o texto na tela do computador ou do
celular e peça para um aluno por vez para lê um paragrafo, se achar
necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra
sugestão é você explicar o assunto e usar o texto como suporte para o aluno
responder as atividades ou iniciar a aula com um vídeo. A migração no mundo, https://www.youtube.com/watch?v=4t6gVczUDTQ Explorar o tema com outras questões,
que julgar necessário. TEXTO PARA LEITURA Migrações populacionais O fenômeno da mobilidade populacional vem apresentando transformações
significativas no seu comportamento desde as últimas décadas do Século XX,
não só no Brasil como também em outras partes do mundo. Até o presente
momento, essas mudanças têm demandado um esforço por parte dos estudiosos no
sentido de buscar explicações teóricas para esses novos processos, que se
materializam, entre outros aspectos, na dimensão interna, tanto pelo
redirecionamento dos fluxos migratórios para as cidades médias em detrimento
dos grandes centros urbanos, como pelos deslocamentos de curta duração e a
distâncias menores, quanto pelos movimentos pendulares, que passaram a
assumir maior relevância nas estratégias de sobrevivência dos indivíduos, não
mais restritos aos grandes aglomerados urbanos. As migrações
populacionais remontam aos tempos pré-históricos. O homem parece estar
constantemente à procura de novos horizontes. No passado, milhões e milhões
de europeus e asiáticos migraram para todas as partes do mundo, conquistando
e povoando continentes como a América, a Oceania e a África. As razões que
justificam as migrações são inúmeras (político-ideológicas, étnico-raciais,
profissionais, econômicas, catástrofes naturais, entre outras), ainda que as
razões econômicas sejam predominantes. A grande
maioria das pessoas migra em busca de melhores condições de vida. Todo ato
migratório apresenta causas repulsivas (o indivíduo é forçado a migrar) e/ou
atrativas (o indivíduo é atraído por determinado lugar ou país). Considera-se emigração como
a saída de uma área para outra; imigração é a entrada de pessoas em
uma área. As migrações podem ser internas, quando ocorrem dentro do
país, e externas, quando ocorrem de um país para outro. Ainda podem
ser permanentes ou temporárias. Tipos de
migrações Nomadismo Movimento
demográfico que consiste na troca constante de área de moradia. O nomadismo
pode ser encontrado nos povos de cultura atrasada que vivem da coleta (caça,
pesca e coleta vegetal) e pelo pastoreio nômade. Os ciganos são um exemplo
bem característico desse movimento. Transumância É um movimento
rítmico de ir e vir constante. É portanto um movimento populacional, de uma
região para outra, geralmente determinado por motivos climáticos. É bem
característico dos esquimós, que no verão partem para regiões de Tundra e, no
inverno, retornam para a Taiga. No nordeste do Brasil, o movimento
demográfico pode ser considerado com transumância: durante a seca fogem dessa
área, retornando com as chuvas. Pendulares ou
diárias São movimentos
diários da periferia para a cidade e vice-versa. Os indivíduos trabalham
durante o dia na cidade e retornam, no fim do dia, para o local de sua
residência. Esses movimentos são característicos da urbanização, pois obrigam
os trabalhadores a residirem cada vez mais longe da cidade. São as migrações
cotidianas. Campo - Cidade São
deslocamentos das populações rurais para a cidade. Há, portanto, uma troca de
atividades rurais para atividades urbanas (indústria, comércio e serviços). A
saída o campo justifica-se, em parte, por um fenômeno de pressão demográfica,
pois se no período anterior à Segunda Guerra Mundial a mortalidade era alta,
a sua queda no pós-Guerra promove desequilíbrio entre a população, nas atividades
econômicas e na sua manutenção. Cidade - Campo Quando há troca
de pessoas da zona urbana para a zona rural, ocorre o processo chamado
de ruralização. Campo - Campo Esse tio de
migração foi muito significativo no Brasil entre as décadas de 70 e 90,
principalmente quando a população do Rio Grande do Sul migrou para o
centro-oeste e norte do Brasil. Cidade - Cidade É um movimento
muito significativo no Brasil. Há um grande numero de pessoas que migram de
pequenas e médias cidades para as grandes. Muitas dessas pessoas já
realizaram o êxodo rural. Atualmente, muitos brasileiros migram das
metrópoles para as cidades menores em busca de qualidade de vida. "Migrações populacionais" em Só Geografia. Virtuous
Tecnologia da Informação, 4º Momento Atividade
de compreensão do texto: 1-De acordo com dados divulgados em 2009 pelo Fundo de População das
Nações Unidas (FNUAP), o planeta Terra é habitado por 6,826 bilhões de
pessoas. Essa população está distribuída de forma desigual pelos continentes.
Nesse sentido, marque a alternativa que corresponde ao continente mais
populoso. a) África. b) América. c) Ásia. d) Europa. e) América do Norte. 2- Um dos principais tipos de migrações internacionais
existentes é a chamada “fuga de cérebros”, que consiste: a) na perda de trabalhadores com baixa qualificação técnica para
países estrangeiros, geralmente mais desenvolvidos. b) na migração sazonal de pesquisadores universitários e estudantes,
como em intercâmbios e cursos de capacitação. c) na adoção de políticas internacionais para facilitar o deslocamento
dos profissionais de alta capacidade e boa formação escolar. d) no deslocamento em massa de profissionais especializados e de grande
conhecimento para outros países. e) no tráfico internacional de órgãos e pessoas, responsável pela
morte de muitos imigrantes, geralmente ilegais. 3-Por que a grande maioria das pessoas migra? 4-Qual o
significado de imigração? 5- Explique
com sua palavras porque o homem parece estar constantemente à procura de
novos horizontes? 6- Qual o
significado que o texto trás sobre ruralização? 7- Cite duas
razões que justifique a migração. 8- Como se
classificam as migrações? 9- Defina os
tipos de migrações destacadas no texto. 2ª aula 1º momento Correção oral da atividade e momento para sanar as
dúvidas. Boas vindas, uma música para recebê-los ou bate
papo sobre a aula anterior para a socialização e correção oral da atividade.
Esse momento é excelente para sanar as dúvidas. 2ºmomento Nessa
aula você pode pedir para eles lê o
texto e responder as perguntas como também
pode explica-lo ou Apresentar
a música no inicio da aula ( Música quem planta preconceito Natiruts) QUESTIONE
OS ALUNOS: 1-De
que fala a música? 2- Você
concorda com a música? 3-O que
a música quer dizer ‘Você só sente quando falta o rango na panela’? 4-Que
parte da musica demostra que somos responsáveis pelo que ensinamos as nossas
crianças? 5-Que
parte da música você já vivenciou ou conhece alguém que viveu algo similar? Professor
você pode criar outras questões para o debate. TEXTO PARA LEITURA E DEBATE IMIGRANTE
E O PRECONCEITO A vinda de imigrantes ao Brasil é crescente, assim como os casos
discriminatórios em face deles. No entanto, a “aversão ao estrangeiro” se
mostra seletiva, sendo perpetrado principalmente contra imigrantes negros, os
quais são duplamente vulneráveis, pois mais que devido à sua nacionalidade –
xenofobia - sofrem preconceito devido à cor da sua pele - racismo. Nesse
contexto, objetiva-se verificar a atuação do Poder Público, mais precisamente
do Legislativo, na prevenção e repressão de atitudes xenofóbicas e racistas
levadas a efeito contra imigrantes negros no Brasil. Para isso, importante
observar a história brasileira e perceber que desde o século XIX as questões
migratórias e raciais se interligam, pois foi devido à exclusão e
inferiorização do negro ex-escravo que o Estado fomentou a imigração branca e
europeia. No entanto, o Brasil sempre se autodeclarou como um país sem
preconceito, surgindo aí o mito da democracia racial, que vige até hoje. No
âmbito legislativo, a Constituição Federal de 1988, pioneiramente, pôs o
repúdio ao racismo no rol de direitos fundamentais. Na sequência, editou-se a
Lei n° 7.716/1989, havendo ainda tratados internacionais e outras normas que
se acrescentam ao combate e a repressão ao racismo. Mas especificamente ao
preconceito perpetrado em face do imigrante, o ordenamento jurídico é
silente, porque o Estatuto do Estrangeiro vigente ainda visualiza o imigrante
através do viés da segurança nacional e mercantilização, sendo necessários
muitos avanços. Com base nisso foi estruturada a presente pesquisa, fazendo
uso do método de abordagem dialético e dos métodos de procedimento histórico,
descritivo e bibliográfico. URI http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2796 3º momento Crie
uma parodia ou um poema sobre um desses temas para apresentar na próxima
aula: O combate ao preconceito, ao racismo e a xenofóbia. |
RECURSOS: ( )
Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X)
Vídeo; (X ) Computador; ( ) Jogos; (X)
Textos Informativos; ( ) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X
) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita; (X
) Avaliação da participação; Outros: |
|
Professor: _______________________________ Escola:
_________________________________
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