SEQUÊNCIA DIDÁTICA –
GEOGRAFIA
Unidade Temática: Mundo do trabalho e Natureza, ambientes e qualidade de vida. O espaço Rural e suas paisagens( cap:13) e O espaço Urbano e suas paisagens (cap:
14 )
Objeto
do conhecimento: Fenômenos naturais e
sociais representados de diferentes maneiras.
Objetivo geral:
Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de
fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente
que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de
conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.
Ano: 6º Período: 19/ 10 /2020 a 30 / 10 /2020 Nº
de Aulas: 06
HABILIDADES
(EF06GE01):
Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses
lugares em diferentes tempos.
(EF06GE06):
Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano
a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização.
(EF06GE07):Explicar
as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das
cidades.
(EF06GE12):
Identificar o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias
hidrográficas no Brasil e no mundo,enfatizando as transformações nos ambientes
urbanos.
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA
1.
Utilizar os conhecimentos geográficos para entender
a interação sociedade/ natureza e exercitar
o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.
2.
Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico,
reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos
fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.
COMPETÊNCIAS
GERAIS
6. Valorizar
a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos
e experiências que lhe possibilitem entender as relações
próprias do mundo do
trabalho e fazer escolhas
alinhadas ao exercício da
cidadania e ao seu projeto de vida, com
liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
7. Argumentar com
base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e
defender ideias, pontos de vista
e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos,
a consciência socioambiental e o consumo responsável em
âmbito local, regional e global, com
posicionamento ético em relação ao
cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade
do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o
desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só
tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único.
Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro,
para o sucesso profissional.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
OBS: Professores, essa sequencia
terá uma duração de duas semanas. Fico muito feliz em poder ajuda-los mesmo com
as minhas falhas.Agradeço o companheirismo e a dedicaçãop de cada um no
planejamento e execursão do mesmo. Informações para os alunos
.
Boas vindas.
-Informações
sobre a forma das aulas online/remotas
- O
formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um
por vez...
- Duração (36 minutos cada aula)
-
Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc)
- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas
sobre a aula)
- Em um passado remoto, antes
de existirem os homens, os continentes eram apenas um: o Pangeia,
que, graças aos movimentos das Placas
Tectônicas, dividiu-se e originou as atuais porções
continentais.
-
Alguns pesquisadores não
consideram a Antártida como um continente, mas sim como uma área continental.
Coloque as páginas
do livro (164 a 174 ) na tela do computador ou do celular
e peça para um aluno por vez lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo
ou quando o aluno terminar
de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e usar o livro como
suporte para o aluno responder as atividades.
Explorar
o tema com outras questões, que julgar necessário. Se preferir inicie a aula
com o vídeo proposto abaixo.
O espaço rural e suas paisagens
https://www.youtube.com/watch?v=j6h1VoE4BkU
Em seguida comesse
a explicação com a ajuda do texto do livro.
2ª aula
Boas
vindas, bate papo sobre a aula anterior para a socialização e facilitar a
continuação da explicação do assunto sobre os continentes. Esse momento é
excelente para sanar as dúvidas perceber o que realmente o aluno entendeu sobre
o objeto do conhecimento explicado na aula anterior.
Nessa aula você pode continuar a explicação com a leitura
compartilhada.
OBS:
Professor pode aplicar essa atividade para o aluno ou elaborar outra que achar
mais interessante. Você pode fazer outro questionamento
sobre o material que está sendo trabalhada.
Essas são apenas
algumas sugestões.
1- Qual o tema?
2- O que mais chamou a atenção?
3- Que
momento você conseguiu entender o assunto?
4-
4-O que você mais gostou do assunto?
5- Você consegue entender quais são os
diferentes tipos de paisagens rurais? 6-Explique a diferença entre pecuária
extensiva e pecuária intensiva?
7-Como
a agricultura tradicional se caracteriza? 8- Explique como fuciona o êxodo
rurall?
9- Cite exemplo de problemas ambientais no campo. 10- Explique o que foi a Rwevolução Verde.
Para casa atividades das paginas 175,176 e 177.
3ª aula
Faça
um breve comentario sobre o assunto anterior para fazer a correção da
atividade, com o momento de esclarecer as duvidas dos alunos.
Nessa aula vc pode antes da
correção usar : Zona Rural e Urbana https://www.youtube.com/watch?v=lJV6M2xyolU
Coloque o texto ou as páginas
do livro ( 178
a 183 ) na tela do
computador ou do celular e peça para
um aluno por vez lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou
quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e usar
o texto ou o livro como suporte para o aluno responder as atividades.
Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário. Se preferir inicie a aula
com o vídeo proposto abaixo:
Geografia:
O Espaço Urbano e Suas Paisagens |Ensino Fundamental https://www.youtube.com/watch?v=rNaMXwFkrdc
Relações entre o espaço rural e o urbano
RELAÇÕES ENTRE O ESPAÇO RURAL E O URBANO
As relações entre o
espaço rural e urbano, além dos aspectos geográficos, manifestam-se em termos
econômicos e estruturais, havendo também certo grau de subordinação.
O espaço geográfico
é constituído pelo rural e pelo urbano, ou seja, pelas áreas densamente
habitadas das cidades de um lado e pelas áreas de atividades agropecuárias e
também de produção extrativista ou de reservas naturais de outro. Sendo assim,
cada uma dessas áreas possui suas próprias características socioespaciais, mas
também possui suas múltiplas inter-relações.
O espaço rural é geralmente definido como o espaço não
urbanizado — ou seja, que não apresenta a formação de cidades e nem as suas
práticas em um sentido mais denso — e que não é urbanizável a curto e médio
prazo. Assim, o meio rural costuma agregar as atividades agrárias, além de
atividades econômicas que envolvem o extrativismo, a conservação ambiental, a
pecuária, a silvicultura, o ecoturismo e outras.
Já o espaço
urbano é a área constituída pela justaposição de ocupações populacionais
que caracteriza a formação das cidades e suas atividades. Essas cidades são
geralmente relacionadas com a prática industrial, o dinâmico comércio e os mais
diversos serviços. A complexidade de tais atividades dependerá do nível de
urbanização alcançado, bem como dos índices populacionais e do desenvolvimento
econômico da região em si.
No entanto, é comum o equívoco de pensar
essas regiões de forma separada, como excludentes entre si. Na verdade, o que
existe é uma relação de complementaridade e até de dependência de um espaço
para com o outro, de modo que suas relações geográficas e econômicas são, ao
mesmo tempo, complexas e integradoras. Em outras palavras, podemos dizer que as
atividades econômicas praticadas no campo dependem das práticas realizadas nas
cidades e vice-versa.
Não
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A agricultura, por exemplo, depende
em grande escala dos maquinários e produtos agrícolas (insumos, fertilizantes,
etc.) produzidos nas cidades, além dos conhecimentos em biotecnologia e
produção agrária oferecidos por centros de pesquisa localizados geralmente nas
cidades. Por outro lado, as atividades urbanas dependem do campo para o
fornecimento de alimentos; as indústrias são altamente dependentes do
recebimento de matérias-primas extraídas ou produzidas no meio rural e assim
sucessivamente.
Apesar dessa relação de complementaridade
entre um espaço e o outro, é importante observar que essa dependência não é
igualitária entre ambos, ou seja, existe uma relação de subordinação aí
presente. Anteriormente, dizia-se que as cidades eram subordinadas ao campo,
uma vez que era, principalmente, a prática da agropecuária que determinava o
ritmo e modo de vida nas cidades. Não obstante, com o surgimento e avanço da
industrialização, as cidades tornaram-se o centro da matriz econômica, de modo
que, hoje, é o campo quem se subordina às cidades, sendo por elas orientado.
Na verdade, o campo atualmente se organiza em
função das demandas comerciais e industriais existentes nas cidades, sobretudo
para atender as necessidades do mercado interno e externo e garantir o lucro
para os seus produtores. Além disso, com a disseminação do êxodo rural, a maior
parte da população mundial, atualmente, reside e realiza suas atividades no
espaço das cidades.
Por: Rodolfo F. Alves Pena
Boas vindas bate
papo sobre a aula anterior para a socialização e facilitar a continuação da
explicação do assunto sobre Tempo e Climas. Esse momento é excelente para sanar
as dúvidas perceber o que realmente o aluno entendeu sobre o objeto do
conhecimento explicado na aula anterior.
Nessa aula você
pode pedir para o aluno lê algumas frases do assunto que você julgar importante
para a memorização.
OBS:
No termino da explicação pode aplicar a atividade do livro, páginas 184 e 185.
6ª aula
Faça um breve
comentario sobre o assunto anterior para fazer a correção da atividade, e
continuando a explicação sobre es paisagem rural e paisagem urbana .Utilize o
vídeo : Aprendendo com Videoaulas:
História: Zona Urbana e Zona Rural.
https://www.youtube.com/watch?v=eHW6GIJf_wU&t=18s
RECURSOS: (117
a 147 ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; (X ) Computador;
( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( )
Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ()Trabalho; (X) Resolução
de Exercícios/Livro páginas: ( 128,,129,130,131,132,133,142,148 e 149) ( )
Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (
) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita; (X )
Avaliação da participação; Outros: |
Professor: Escola:
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
|
Unidade
Temática: Mundo
do trabalho e Formas de representação e pensamento espacial e natureza,
ambiente e qualidade de vida. Expansão econômica e ocupação.(cap:13),
Oeganização do espaço e paisagem ( cap: 14). |
Objeto
do conhecimento: Produção, circulação
e consumo de mercadorias. |
Objetivo: Estudo do
espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de
fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de
ecologia, mas também pode ser uma
prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar
onde se viver. |
|
Ano: 7º Período:
19/ 10 /2020 a 30 / 10 /2020 Nº
de Aulas: 06 |
|
HABILIDADES |
|
(
EF07GE04) Analisar a distribuição territorial da população brasileira,
considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e
aasiática )assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões
brasileiras. (EF07GE07)
Analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na
configuração do território brasileiro. (EF07GE08)
Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação
tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
1.
Utilizar os conhecimentos
geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o
interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas. 2.
Estabelecer conexões entre diferentes temas do
conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres
humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
6.
Valorizar a diversidade de
saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências
que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício
da cidadania e ao seu projeto de vida,
com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. 7.
Argumentar com base em fatos,
dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias,
pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com
posicionamento ético em relação ao
cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. |
|
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima; Autoconfiança;
Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o
desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só
tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único.
Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no
futuro, para o sucesso profissional. |
|
|
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração
de duas semanas.Fico muito feliz empoder ajuda- los mesmo com as minhas
falhas.Agradeço o companheirismo e a dedicaçãop de cada um no planejamento e
execursão do mesmo. |
|
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Informações para os alunos
·
Boas vindas.
·
Informações sobre a forma das
aulas online/remotas
·
O formato das aulas (app, watsap,
zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...
·
Duração (36 minutos cada aula)
·
Procedimentos necessários para
acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas
-pais, irmãos, animais etc)
·
Socialização entre professores e
alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula)
1ºAula
Coloque o texto das páginas do livro (147 a 158 ) na tela
do computador ou do celular e peça para um aluno por vez lê um paragrafo, se
achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra
sugestão é você explicar o assunto e usar o livro como suporte para
o
aluno responder as atividades.
Explorar o tema com outras
questões, que julgar necessário.
Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto :CENTRO OESTE – Aspectos Sociais e
Econômicos
https://www.youtube.com/watch?v=YOwhLzYsHD0
2ª aula
Boas
vindas bate papo sobre a aula anterior para a socialização e facilitar a
continuação da explicação do assunto sobre: Questões socioambientais e desenvolvimento
sustentável.
Esse momento é
excelente para sanar as dúvidas perceber o que realmente o aluno entendeu sobre
o objeto do
conhecimento explicado na aula anterior.
Nessa aula você
pode pedir para o aluno continuar a leitura de onde parou a explicação do
assunto em destaque no livro.
OBS:
No termino da explicação pode aplicar essa atividade das páginas 152,159, 160 e
161.
3ª aula
Faça um breve
comentario sobre o assunto anterior para fazer a correção da atividade, com o
momento de esclarecer as duvidas dos alunos. Professor se possivel apresente a
história de Brasília :A história do
surgimento de Brasília https://www.youtube.com/watch?v=qRjqdX9HlYs
Faça
um breve comentario sobre a história para que os alunos fiquem inteirados sobre
a nossa capital.
4ª
aula
Boas
vindas, bate papo sobre a aula anterior para a socialização e iniciar o novo
objeto de conhecimento.
Nessa aula você
pode pedi para o aluno fazer a leitura das páginas livro (164 a 167 ) aproveita
para explicar e debater o assunto com os alunos e em seguida responda a
atividade em parceria,da página 168.
5ª aula
Coloque a página do livro ( 169 a 172 ) na tela do computador ou do celular
e peça para um aluno por
vez lê um paragrafo, se achar
necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra
sugestão é você explicar o assunto e usar o livro como suporte para o aluno
responder as atividades.
Explorar o tema com outras questões,
que julgar necessário.
Se
preferir inicie a aula com o vídeo proposto : Região Sul: Características populacionais – Geografia – 7º ano – Ensino
Fundamental https://www.youtube.com/watch?v=HphSYliKL78
6ª aula
Boas vindas bate
papo sobre a aula anterior para a socialização e facilitar a continuação da
explicação do assunto sobre Região Sul:
Características populacional . Esse momento é excelente para sanar as
dúvidas perceber o que realmente o aluno entendeu sobre o objeto do
conhecimento explicado na aula anterior.
Nessa
aula você pode pedir para o aluno lê algumas frases do assunto que você julgar
importante para a memorização.
OBS:
No termino da explicação pode aplicar as atividades do livro, páginas 170 e
173.
RECURSOS: (147
a 172) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; (X )
Computador; ( ) Jogos; (X) Textos
Informativos; ( ) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ()Trabalho; (X) Resolução
de Exercícios/Livro páginas: ( 168,173,179 e 181 ( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X )
Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X)
Atividade escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros: |
Professor: Escola:
Texto complementar
Região Sul
A Região Sul do Brasil ocupa uma área de 576.774.310 km²,
o que corresponde a 6,76% do território brasileiro.
É a menor
das regiões do País e a única das regiões fora da Zona Intertropical. Faz
fronteira com o Uruguai, Argentina e Paraguai.
Seu povoamento foi marcado pela presença de imigrantes
europeus, entre eles, italianos, alemães, poloneses e ucranianos, que deixaram
marcas de suas culturas, notadamente na arquitetura, na culinária e nas danças
da região.
Os três estados da Região Sul e suas capitais
são:
Paraná (Curitiba)
Santa
Catarina (Florianópolis) Rio Grande do
Sul (Porto Alegre)
A indústria do vinho é hoje uma importante fonte de renda
para a região. Gramado e Canela, na Serra Gaúcha, com baixas temperaturas, são
relevantes centros turísticos.
A Região Sul concentra uma área industrial significativa,
que se estende de Curitiba (PR) até Blumenau em Santa Catarina e outra área
que se prolonga de Porto Alegre,
para o norte, tendo como centro a cidade
de Caxias do Sul (RS).
O estado de Santa Catarina é o maior produtor nacional de
ostras e mexilhões cultivados em grande parque aquícolas.
A Catarata do Iguaçu, formada pelo rio do mesmo nome, com
275 quedas d'água, localizada no Parque Nacional do Iguaçu, no estado do
Paraná, é considerada Patrimônio Natural da Humanidade.
A Ferrovia
Curitiba - Paranaguá, localizada na Serra do Mar, construída em 1808, numa
área de Mata Atlântica, é um dos mais importantes percursos turísticos da região.
Complemente sua
pesquisa lendo também: Estados do Sul.
A região Sul é a menor do País
História
Até
meados do século XVIII, povoavam o território da atual Região Sul, os
portugueses e os luso brasileiros. Foi por volta de 1750, com as Missões
Jesuítas que começara a se formar as cidades de São Borja, Santo Ângelo, São
Miguel das Missões e São Nicolau, São Luís do Gonzaga, entre outras.
A necessidade de abastecimento de couro e carne para a
região das Minas Gerais, incentivou o deslocamento de paulistas em busca do
gado selvagem que vivia solto nos estados do sul.
No
início do século XIX, as áreas campestres da atual Região Sul, estavam ocupadas
por criadores de gado, migrantes de origem paulista e imigrantes açorianos,
(das ilhas de Açores a oeste de Portugal), atraídos pela concessão de terras,
entraram nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Relevo e Clima
A
Região Sul apresenta relevo formado pelo Planalto Meridional, que tem as
maiores altitudes da Região Sul, onde são registradas as temperaturas mais
baixas e o clima mais chuvoso da região.
Apresenta áreas de serra
destacando-se a Serra do Mar, Central e Serra do Sudeste.
Uma grande faixa de terra formada por colinas suaves
(coxilhas), drenadas por vários rios e riachos, coberta por gramíneas, formam
os chamados Pampas ou Chapada Gaúcha.
O
solo dos Pampas, ao longo dos séculos, vem sendo utilizados para a criação de
gado e sofrendo com o assoreamento. Grandes areais se formaram nos municípios
de Francisco de Assis, Itaqui, Cacequi, Quaraí e o maior deles o Areal de São
João.
Vegetação
A Mata das
Araucárias ou dos Pinhas, cobria vastas
áreas da região sudeste, era formada também por outras espécies como imbuia,
cedro, canela, gameleira, angico, tamboril etc.
Com
o desmatamento, para construção de casas, fabricação de móveis e para dar lugar
à prática da agricultura, o pouco que sobrou, foi transformado em áreas de
preservação ambiental.
A Mata Atlântica, com grande cobertura vegetal primitiva é um importante
bioma, que, cobre grande parte da Serra do Mar, que se estende na região.
Nela
encontram-se espécies como a figueira, canela, pinho-bravo, embaúba, pau-óleo,
ipê amarelo, ipê da serra, carvalho, entre outros.
A região Sul é ocupada também por uma grande extensão de
campos. Os campos dos planaltos, que vão do Paraná até o norte do Rio Grande do
sul, e os campos da Campanha Gaúcha ou Pampa, que aparecem com uma camada de
erva rasteira.
O solo de trechos da Campanha Gaúcha, que vem sendo utilizado para criação de gado
desde o século XVIII, sofre com a erosão e a degradação, especificamente no
município de Alegrete, com 200 hectares degradados, formando hoje o Areal de
São João, considerado o maior da região.
Além de outros areais que se formam nos municípios de São
Francisco de Assis, Cacequi, Itaqui, e Quaraí. Na região do litoral se destacam
a vegetação de mangues, praias e restingas.
Pecuária
Na Região Sul, a pecuária desenvolvida de forma extensiva
e intensiva, com técnicas modernas, ocupa um importante papel para a economia
da região.
A
criação de gado bovino de corte, visa abastecer o mercado interno e à
exportação. É desenvolvida, em grande escala, a produção de gado leiteiro, um
dos melhores rebanhos do Brasil, beneficiando as indústrias de laticínios.
A região é uma das maiores produtoras e exportadoras de
suínos e também frangos, com destaque para a cidade de Chapecó, em Santa
Catarina, município considerado a capital da agroindústria, onde estão
localizadas grandes unidades industriais processadoras e exportadoras de carne
de suínos e aves.
Saiba mais em: Pecuária.
Agricultura
A Região Sul desenvolvia a
agricultura colonial, destinada ao mercado interno.
Depois dos anos 70, visando a
exportação, grandes mudanças
foram surgindo: estradas
asfaltadas, portos e
equipamentos modernizados, expansão da eletrificação rural e os equipamentos de
transportes ampliados. A expansão da lavoura comercial de soja não impediu que
a Região Sul continuasse a desenvolver outras agriculturas de grande
importância: a erva mate, o trigo, o milho, o café, o arroz, o feijão, alho,
cebola, tomate etc.
No Rio Grande
do Sul, os imigrantes italianos
dedicaram-se principalmente à plantação e industrialização da uva. Hoje, muitas destas regiões se
transformaram em cidades importantes, como Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Garibaldi.
Em Santa Catarina , os italianos se
dedicavam a várias culturas, formando cidades importantes, como Nova Trento e
Nova Veneza.
Leia também: Agricultura.
Industrialização
Grandes
indústrias estão instaladas na Região Sul do Brasil, entre elas, a Vivo e a
Renault no Paraná; a Bunge Alimentos, a Sadia, a Brasil Foodes, a Weg e a
Hering, em Santa Catarina e a Refap e a Renner no Rio Grande do Sul.
No Rio Grande do Sul, o parque industrial se
estende entre os municípios de Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e
Novo Hamburgo, que é uma das principais áreas de produção de couro e calçados
do país.
No parque industrial de Caxias do Sul estão instaladas
indústrias químicas e de material transportes, tratores e carrocerias para
ônibus.
A
produção de vinhos da região começou com a chegada dos imigrantes italianos,
que se estabeleceram na Serra Gaúcha. Grandes vinícolas estão instaladas na
região, que é responsável por 85% da produção nacional, com destaque para a
Serra Gaúcha.
A grande expansão da lavoura, a sua mecanização, na
produção de arroz, milho, soja, trigo, tomate, cebola feijão fumo, alho, erva
mate, entre outras, fez surgir grandes empresas produtoras de equipamentos e
insumos para uso na agricultura.
Leia também: Industrialização e Industrialização
do Brasil.
Cultura
A
influência dos imigrantes na cultura da região Sul ainda é percebida na
arquitetura, na alimentação, nas festas típicas e no modo de produção.
Está em Santa Catarina uma das principais festas
germânicas fora da Alemanha, a Oktoberfest, que acontece em Blumenau e reúne
milhares de pessoas.
No
Rio Grande do Sul acontece o Festival de Gramado, que há mais de quatro décadas
reúne os principais
nomes
do circuito do cinema sul-americano. A rede hoteleira na Serra Gaúcha mantém a
tradição dos cafés coloniais, tão típico nas famílias do Sul.
A alimentação está entre as marcas da cultura local, com
múltiplas influências. Há a polenta e a minestra, da Itália; a cuca e schmier,
trazidas pelos alemães, e a bebida mais tradicional da região, o chimarrão.
Saiba mais: Cultura da
Região Sul.
Danças
As
danças típicas da região Sul estão entre as principais demonstrações da influência
da cultura europeia no Brasil.
Os três estados têm manifestações diferentes da dança
que, além dos passos, carregam instrumentos específicos e vestimentas, tal qual
a origem.
No
Paraná, as principais manifestações são o "pau-das-fitas" o
"fandango". O pau-das-fitas é de origem alemã, é caracterizado por um
mastro onde são fixadas várias fitas.
Cada dançarino segura uma e vai trançando com os demais
enquanto circunda o mastro ao som de violão, acordeão, cavaquinho e pandeiro.
O
fandango é herança dos portugueses, assemelha-se à valsa e, além do Paraná,
também é encontrado em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul e em São Paulo.
Nessa dança, os bailarinos fazem uma roda e bailam ao som
de violas, rabeca e pandeiro enquanto batem palmas.
A "boi de mamão", a "dança do vilão"
e a "balinha" são encontradas em Santa Catarina. Boi mamão também é
conhecido como Bumba meu boi e Boi-Bumbá.
É
uma brincadeira também realizada nos estados do Norte e Nordeste. Já a dança do
vilão é caracterizada pelo uso de bastões pelos bailarinos que giram, batem e
desenvolvem uma coreografia ritmada.
Mais calma é a balainha, em que os casais dançam enquanto
seguram um arco de flores. Semelhante às quadrilhas, os casais passam por cima
e por baixo dos arcos fazendo uma roda cruzada.
No
Rio Grande do Sul, a diversidade de danças típicas é maior. Lá encontramos a
"chimarrita", a "milonga", o "vaneirão", a
"chula" e o "pezinho". A chimarrita é uma dança típica
portuguesa, também semelhante à quadrilha.
Já a milonga se assemelha ao tango, por isso também é
comum na Argentina e no Uruguai. É uma dança lenta e que induz ao romantismo,
diferente do vaneirão, de movimentos mais rápidos com os famosos "dois pra
lá e dois pra cá". Também em duplas é dançado o pezinho. Nessa
manifestação, além de dançar, os bailarinos cantam.
A
chula é uma dança que somente os homens dançam. Também é chamada de dança do
facão porque um facão é deitado ao chão enquanto o bailarino desenvolve uma
coreografia à volta tipicamente vestido.
No Rio Grande do Sul encontramos ainda, o chote e o
chamamé, que também são encontrados no Paraná e no Mato Grosso do Sul, a
marcha, o bugio, a mazurca e a polca. A polca é uma dança tcheca que exerce
forte influência na cultura paraguaia.
https://www.todamateria.com.br/regiao-sul/
1. Assinale a alternativa que corresponde às características do clima
subtropical encontrado na Região Sul do Brasil.
I.
É o clima com maior influência da Massa Tropical
Atlântica, principalmente no inverno.
II. É o clima caracterizado por grande quantidade de chuvas, principalmente
no inverno.
III. É um clima encontrado na Zona Térmica
Temperada.
IV. É o clima mais frio do Brasil.
a) ( ) Todas as afirmações estão corretas.
b) ( ) Apenas as afirmações III e
IV estão corretas.
c) ( ) As afirmações II e IV estão corretas.
d) ( ) I e III estão corretas.
2-Assinale a alternativa que contém um
problema ambiental comum no pampa gaúcho.
a) ( ) Salinização.
b) ( ) Eutrofização.
c) ( ) Desertificação.
d) ( ) Arenização.
4. Explique as causas do problema ambiental
de sua resposta anterior.
.
Cruzadinha aspectos físicos da
região Sul
1 - Nome da semente da Araucária.
2 - Os principais rios dessa bacia hidrográfica são o Paraíba do Sul e o
Doce. Bacia do
3
-
A maioria dos rios dessa bacia hidrográfica é de
pequeno porte. Os rios mais extensos são o Itajaí, Jucuí e Vacacaí. Bacia do
4
-
A Bacia hidrográfica localizada na região sul do
país (nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina). Bacia do
5 - Essa massa de ar atua principalmente nos estados do Sul e Sudeste do Brasil.
6
-
No Brasil, é comum encontrarmos esse tipo clima no Paraná,
Santa Catarina e no
Rio Grande do Sul. 7 - A terra
roxa é resultado da decomposição de qual rocha?
8 - Solo extremamente fértil encontrado na região Sul. Possui uma
coloração avermelhada.
9
-
Também conhecida como floresta aciculifoliada, é um tipo de vegetação que encontramos na região Sul do
país.
10
-
Apresenta uma composição herbácea, formada basicamente por gramíneas e espécies vegetais
de pequeno porte.
11 - É a bacia hidrográfica com maior capacidade instalada de geração de
energia elétrica. Bacia do
12 - Ocorrência meteorológica comum na região Sul. Consiste na formação de
uma camada de cristais de
gelo na superfície
ou na folhagem exposta devido à queda de temperatura.
13
-
Ocorrência meteorológica comum na região
Sul. Consiste na precipitação de flocos formados por cristais de gelo.
14 - Usina hidrelétrica binacional localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai.
15
-
Nome dado à corrente de ar que
tipicamente acomete os estados brasileiros do Rio Grande do
Sul, Santa Catarina e Paraná.
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SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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Unidade Temática:Mundo
do trabalho e Formas de representação e pensamento espacia: A integração regional e o papel do Brasil (
cap: 12) e A região Ártica (cap:13). |
Objeto do conhecimento: Transformações
do espaço na sociedade urbano-industrial na América Latina. Os diferentes
contextos e os meios técnico e tecnológico na produção. |
|
Objeto
de Conhecimento: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da
distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca
entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode
ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e
planejar onde se viver. |
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Ano: 8º Período: 19/ 10 /2020 a 30 / 10
/2020 Nº
de Aulas: 04 |
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HABILIDADES |
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(EF08GE13) Analisar a influência do
desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de
trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África. (EF08GE16) Analisar as principais problemáticas
comuns às grandes cidades latino-americanas, particularmente aquelas
relacionadas à distribuição, estrutura e dinâmica da população e às condições
de vida e trabalho. (EF08GE17) Analisar a segregação
socioespacial em ambientes urbanos da América Latina, com atenção especial ao
estudo de favelas, alagados e zona de riscos. (EF08GE20) Analisar características de
países e grupos de países da América e da África no que se referem aos
aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as
desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas
riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que
resulta na espoliação desses povos. (EF08GE21): Analisar o papel ambiental e
territorial da Antárticae do Ártico no conxtexto Geopolitico, sua relêvancia
para os países da América do Sul e seu valor como área destinada a pesquisa e
a compreensão do ambiente Global. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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1-
os conhecimentos geográficos para entender a
interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de
resolução de problemas. 2- Estabelecer
conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a
importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres
humanos fazem uso dos recursos da natureza
ao longo da história. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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1- Valorizar
e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar
aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática
e inclusiva. 2- Argumentar
com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e
defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam
os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito
local, regional e global, com
posicionamento ético em relação ao cuidado de si
mesmo, dos outros e do planeta. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; Autoestima; Autoconfiança;
Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o
desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só
tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no
cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
|
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de duas
semanas.Fico muito feliz em poder ajuda-los mesmo com as minhas
falhas.Agradeço o companheirismo e a dedicaçãop de cada um no planejamento e
execursão do mesmo. |
Informações para os alunos
. Boas vindas.
-Informações sobre a forma das aulas
online/remotas
O formato das aulas (app, watsap, zoom,
outros), desligar o microfone, falar um por vez...
Duração (36 minutos cada aula)
Procedimentos necessários para acompanhar as
aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos,
animais etc)
Socialização entre professores e alunos
(momentos de tirar dúvidas sobre a aula)
1ºAula
Coloque as páginas do livro (185 a 189 ) na
tela do computador ou do celular e peça para um aluno por vez lê um paragrafo,
se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê,
outra sugestão é você explicar o assunto e usar o livro como suporte para
o aluno responder as atividades.
Explorar o tema com outras questões, que
julgar necessário.
Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto
abaixo:
cap 12 A Integração Regional e o papel do
Brasil aula 8° ano
https://www.youtube.com/watch?v=dkFZ1VEMp1s
A tividade complementar página 190.
2ºAula
Boas vindas bate papo sobre a aula anterior
para a socialização e continuar a explicação do assunto sobre : A integração
regional e o papel do Brasil. Esse momento é excelente para sanar as dúvidas
perceber o que realmente o aluno entendeu sobre o objeto do conhecimento
explicado na aula anterior.
Nessa aula você pode pedir para o aluno
continuar a leitura das páginas (191 a 193).
Você pode fazer outro questionamento sobre o
material que está sendo trabalhada.
Ao terminar a explicação aplique a atividade das
páginas 194,195 a 196.
3ª aula
Bate papo sobre a aula anterior para a
socialização e facilitar a correção das atividades, em seguida se der tempo
apresente o vídio como forma de explicação e o livro como suporte para o aluno
responder as atividades.
As Regiões Polares e seus aspectos naturais
– Geografia – 9º ano – Ensino Fundamental
https://www.youtube.com/watch?v=Amb7Qk9Ab74
Explorar o tema com outras questões, que
julgar necessário.
4ª aula
Continuação do assunto da aula anterior com o
subtema, A região Ártica.
Explicação do resumo, professor pode pedir ao
aluno para lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou
quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e
intercalar com perguntas sobre o tema para o
aluno.
Explorar o tema com outras questões, que
julgar necessário.
Texto complementar
Continente Ártico
A região do Ártico está localizada no extremo
norte dos continentes, americano, asiático e europeu.
As regiões mais desabitadas do planeta estão
localizadas no extremo sul e norte do planeta, tratam-se de áreas de clima
extremamente frio.
Diante dessa afirmação, o tema em questão é o Ártico, que abrange um território
de 21 milhões de quilômetros quadrados, sendo que grande parte dessa área é
formada pelas águas do Oceano Glacial Ártico, nesse caso 65%.
Os outros 35% são constituídos por uma imensa
quantidade de ilhas, a maior delas é a Groenlândia. A região do Ártico está
localizada no extremo norte do continente americano, europeu e asiático. Os
países que possuem territórios ou parte deles no Ártico são Estados Unidos
(Alasca), Canadá, Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia.
O Ártico está situado no polo Norte, apresenta temperaturas muito baixas,
especialmente no inverno, que é extremamente rigoroso, entretanto as
temperaturas se encontram baixas durante todo o ano, sendo assim, a temperatura
média anual é de – 2ºC.
Em razão das características climáticas que predominam nessa região, não
há condições para a propagação de diversidade de vidas, por isso a restrita
vegetação existente é modesta, dispersa e com duração extremamente rápida, seu
ciclo desenvolve somente em dois meses durante todo o ano, julho e agosto,
período marcante no hemisfério.
A vegetação existente é a tundra, que corresponde a uma composição vegetativa
formada por musgos e liquens e,
raras vezes, vegetação herbácea de pequeno
porte.
O Oceano Glacial Ártico é considerado como um mar interior, mas como permanece
quase o ano todo congelado não favorece as atividades de pesca e transporte.
Nesse oceano são encontradas muitas banquisas, que são enormes blocos de gelo,
possuem em média 10 m de espessura e 1.000 quilômetros, além de milhares de
iceberg que correspondem a imensos blocos de gelo provenientes de águas
continentais que migram no sentido sul até chegar aos oceanos Atlântico e
Pacífico.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
Atividade para casa
das paginas 205 a 206.
Após assistir ao *vídeo sobre a região polar
do Ártico, responda:
01) Mostre de que forma muitas expedições do
passado terminaram em fracasso na região do Ártico?
________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________
02) Qual a medida da espessura dos blocos de gelo a média de profundidade do
Oceano Glacial Ártico por onde flutuam?
________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________
03) Enumere as principais diferenças entre o Ártico e o Antártico?
________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________
04) Mostre por que o Ártico é mais quente do que o Antártico?
________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________
05) Aponte o principal fator que dificulta as expedições no Polo Norte. Depois
disso, mostre como as expedições são organizadas ao longo dos anos correntes.
________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________
06) Por que é difícil de fixar abrigos residenciais no Polo Norte? Explique.
________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________
07) O que dificulta ou torna ineficiente a prática das atividades agrícolas ou
de pecuária no Polo Norte?
________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________
08) Identifique os principais animais que compõem a fauna do Polo Norte. Quais
podem ser considerados os principais predadores desta região?
________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________ https://www.youtube.com/watch?v=PnjsdjOx3dQ
RECURSOS: (147
a 172) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; (X )
Computador; ( ) Jogos; (X) Textos
Informativos; ( ) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ()Trabalho; (X) Resolução
de Exercícios/Livro páginas: ( 168,173,179 e 181 ( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X )
Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita; (X )
Avaliação da participação; Outros: |
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SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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Unidade
Temática: Formas
de representação e pensamento espacial: Japão e Tigres Asiáticos (cap:13)
Índia: potência emergente ( cap: 14) |
Objeto do conhecimento: A hegemonia europeia na economia, na
política e na cultura. Cadeias industriais e inovação no uso dos recursos
naturais e matérias-primas. |
|
Objetivo: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial
de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de
ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se
vive para compreender e planejar onde se viver. |
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Ano: 9º Período: 19/ 10 /2020 a 30 / 10
/2020 Nº de
Aulas: 04 |
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HABILIDADES |
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(EF09GE07)
Analisar os componentes físico-naturais da Eurásia e os determinantes
histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia. (EF09GE10)
Analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação
de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania. (EF09GE17)
Explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da
terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania. (EF09GE18)
Identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação e as
consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de
energia (tais como termoelétrica, hidrelétrica, eólica e nuclear) em
diferentes países. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
|
1- Utilizar os
conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e
exercitar o interesse e o espírito
de investigação e de resolução de problemas. 2- Estabelecer
conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a
importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. |
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|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
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|
1.
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o
mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 7.
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular,
negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e
promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo
responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em
relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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|
Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso:
estimular a capacidade do aluno de organizar e de
buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando
o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso
profissional. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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|
OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de duas
semanas.Fico muito feliz em poder ajuda-los mesmo com as minhas
falhas.Agradeço o companheirismo e a dedicaçãop de cada um no planejamento e execursão
do mesmo. |
Informações para os alunos
. Boas vindas.
-Informações sobre
a forma das aulas online/remotas
- O formato das aulas (app,
watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...
- Duração (36 minutos cada aula)
- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso,
sem interferência de outras pessoas
-pais, irmãos,
animais etc)
- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas
sobre a aula)
1ºAula
Coloque as páginas do livro ( 192 a 195) na tela do
computador ou do celular e peça para um aluno por vez lê um paragrafo, se achar
necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra
sugestão é você explicar o assunto e usar o livro como suporte para o aluno
responder as atividades. Explorar o tema com outras questões, que julgar
necessário.
Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo: Geografia do Japão - SUPER RESUMO
https://www.youtube.com/watch?v=F86HHZbCPNE
Atividade da página 199.
2ºAula
Bate papo sobre a aula anterior para a socialização,em
seguida continue a explicação com a leitura do assunto do livro didático páginas (196 a 198), se achar necessário
explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você
explicar o assunto, e o livro o aluno usa como suporte para responder as
atividades.
Propor atividade das paginas 199,200 e 201.
Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo:Entenda
Tigres Asiáticos e Novos Tigres Asiáticos | Geografia https://www.youtube.com/watch?v=oPGfNIxjBLg
Professor você pode propor ao aluno criar um poema sobre o
objeto de conhecimento estudado.
3ºAula
Bate
papo sobre a aula anterior para a socialização, em seguida correção da
atividade.
Nessa aula seria muito especial se você conseguisse
faze-los apresentarem a atividade proposta na aula anterior.
4ºAula
Bate papo sobre a aula anterior para a socialização, em
seguida coloque apresente o nosso objeto de conhecimento para estudo, livro
didático nas páginas (204 a 210) e peça
para um aluno um por vez lê um
paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno
terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto, e o livro o aluno usa
como suporte para responder as atividades.
Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto
abaixo: Índia (Aula completa) | Ricardo Marcílio
https://www.youtube.com/watch?v=ihLRd_Zul1o
Para casa
atividade das páginas 209 a 211.
1-Analise as afirmativas e marque (V) para as
verdadeiras e (F) para as falsas.
a) Com 44,9 milhões de quilômetros quadrados,
correspondendo a 30% das terras emersas do globo, a Ásia é o maior continente
do planeta.
b) O continente asiático é o mais populoso,
sendo a Índia o país de maior concentração populacional do mundo.
c) Todos os países asiáticos são considerados
subdesenvolvidos, pois a economia desse continente baseia-se nas atividades
agrícolas.
d) A Ásia, em especial os países do Oriente
Médio, é responsável pela produção de cerca de 50% do petróleo mundial.
e) O Japão é a principal nação industrializada
do continente asiático, sendo a Coreia do Sul e a China outros países de grande
industrialização.
2-Sobre os aspectos físicos da Ásia é correto
afirmar que:
a) A Grande Muralha da China é considerada a
única edificação humana visível do espaço.
b) Na Cordilheira do Himalaia estão os pontos
mais altos do planeta.
c) O relevo asiático é caracterizado por
planícies de baixas altitudes, não havendo, portanto, grandes cadeias
montanhosas.
d) Devido à localização dos países asiáticos na
placa tectônica Euro-asiática, não há terremotos nessa região.
e) Os montes Urais, o mar Cáspio e as montanhas
do Cáucaso são uma das divisas naturais do continente asiático e europeu.
3-A Ásia apresenta grande disparidade econômica entre suas nações. As
atividades econômicas desenvolvidas no continente são bem variadas. Nesse
sentido, indique os principais elementos da economia asiática.
4-Devido ao rápido desenvolvimento econômico durante a década de 1970,
além da localização, quatro países da Ásia ficaram conhecidos mundialmente como
os “Tigres Asiáticos”. Marque a alternativa que indica essas quatro nações.
a) Indonésia, Coreia do Sul, China e Taiwan
(Formosa).
b) Índia, Cingapura, Coreia do Norte e Hong
Kong.
c) Coreia do Sul, Hong Kong, Taiwan (Formosa) e
Cingapura.
d) Taiwan (Formosa), Coreia do Sul, Malásia e
Cingapura.
5-Analise as afirmativas e
marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
a) Com 44,9 milhões de quilômetros quadrados,
correspondendo a 30% das terras emersas do globo, a Ásia é o maior continente
do planeta.
b) O continente asiático é o mais populoso,
sendo a Índia o país de maior concentração populacional do mundo.
c) Todos os países asiáticos são considerados
subdesenvolvidos, pois a economia desse continente baseia-se nas atividades
agrícolas.
d) A Ásia, em especial os países do Oriente
Médio, é responsável pela produção de cerca de 50% do petróleo mundial.
e) O Japão é a principal nação industrializada
do continente asiático, sendo a Coreia do Sul e a China outros países de grande
industrialização.
6-Sobre os aspectos físicos da Ásia é correto afirmar que:
a) A Grande Muralha da China é considerada a
única edificação humana visível do espaço.
b) Na Cordilheira do Himalaia estão os pontos
mais altos do planeta.
c) O relevo asiático é caracterizado por
planícies de baixas altitudes, não havendo, portanto, grandes cadeias
montanhosas.
d) Devido à localização dos países asiáticos na
placa tectônica Euro-asiática, não há terremotos nessa região.
e) Os montes Urais, o mar Cáspio e as montanhas
do Cáucaso são uma das divisas naturais do continente asiático e europeu.
7-A Ásia apresenta grande disparidade econômica entre suas nações. As
atividades econômicas desenvolvidas no continente são bem variadas. Nesse
sentido, indique os principais elementos da economia asiática.
RECURSOS: (147
a 172) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; (X )
Computador; ( ) Jogos; (X) Textos
Informativos; ( ) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ()Trabalho; (X) Resolução
de Exercícios/Livro páginas: ( 168,173,179 e 181 ( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X )
Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita; (X )
Avaliação da participação; Outros: |
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