Sequência Didática de Geografia de Outubro 2020

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA


Unidade Temática: Mundo do trabalho e Natureza, ambientes e qualidade de vida. O espaço Rural e suas paisagens( cap:13) e O espaço Urbano e suas paisagens (cap: 14 )


Objeto do conhecimento: Fenômenos naturais e sociais representados de diferentes maneiras.


Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano:                           Período: 19/ 10 /2020 a  30 / 10 /2020                           Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF06GE01): Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.

(EF06GE06): Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização.

(EF06GE07):Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.

(EF06GE12): Identificar o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no Brasil e no mundo,enfatizando as transformações nos ambientes urbanos.

 

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.     Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.    Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

COMPETÊNCIAS GERAIS

6.   Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências   que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

7.   Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de duas semanas. Fico muito feliz em poder ajuda-los mesmo com as minhas falhas.Agradeço o companheirismo e a dedicaçãop de cada um no planejamento e execursão do mesmo. Informações para os alunos

. Boas vindas.

-Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

- Duração (36 minutos cada aula)

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc)

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula)

-  Em um passado remoto, antes de existirem os homens, os continentes eram apenas um: o Pangeia, que, graças aos movimentos das Placas Tectônicas, dividiu-se e originou as atuais porções continentais.

- Alguns pesquisadores não consideram a Antártida como um continente, mas sim como uma área continental.


1ºAula

Coloque as páginas do livro (164 a 174 ) na tela do computador ou do celular e peça para um aluno por vez um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e usar o livro como suporte para o aluno responder as atividades.

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário. Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo.

O espaço rural e suas paisagens

https://www.youtube.com/watch?v=j6h1VoE4BkU

Em seguida comesse a explicação com a ajuda do texto do livro.

 

 2ª aula

Boas vindas, bate papo sobre a aula anterior para a socialização e facilitar a continuação da explicação do assunto sobre os continentes. Esse momento é excelente para sanar as dúvidas perceber o que realmente o aluno entendeu sobre o objeto do conhecimento explicado na aula anterior.

Nessa aula você pode continuar a explicação com a leitura compartilhada.

OBS: Professor pode aplicar essa atividade para o aluno ou elaborar outra que achar mais interessante. Você pode fazer outro questionamento sobre o material que está sendo trabalhada.

Essas são apenas algumas sugestões.

1- Qual o tema?

2-  O que mais chamou a atenção? 3- Que momento você conseguiu entender o assunto?

4-    4-O que você mais gostou do assunto?

5-      Você consegue entender quais são os diferentes tipos de paisagens rurais? 6-Explique a diferença entre pecuária extensiva e pecuária intensiva?

7-Como a agricultura tradicional se caracteriza? 8- Explique como fuciona o êxodo rurall?

9- Cite exemplo de problemas ambientais no campo. 10- Explique o que foi a Rwevolução Verde.

Para casa atividades das paginas 175,176 e 177.

 

3ª aula

 

Faça um breve comentario sobre o assunto anterior para fazer a correção da atividade, com o momento de esclarecer as duvidas dos alunos.

Nessa aula vc pode antes da correção usar : Zona Rural e Urbana https://www.youtube.com/watch?v=lJV6M2xyolU

 

4ª aula

Coloque o texto ou as páginas do livro ( 178 a 183 ) na tela do computador ou do celular e peça para um aluno por vez lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e usar o texto ou o livro como suporte para o aluno responder as atividades.

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário. Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo:

Geografia: O Espaço Urbano e Suas Paisagens |Ensino Fundamental https://www.youtube.com/watch?v=rNaMXwFkrdc

 

Texto para leitura

 

Relações entre o espaço rural e o urbano

RELAÇÕES ENTRE O ESPAÇO RURAL E O URBANO

As relações entre o espaço rural e urbano, além dos aspectos geográficos, manifestam-se em termos econômicos e estruturais, havendo também certo grau de subordinação.


O espaço geográfico é constituído pelo rural e pelo urbano, ou seja, pelas áreas densamente habitadas das cidades de um lado e pelas áreas de atividades agropecuárias e também de produção extrativista ou de reservas naturais de outro. Sendo assim, cada uma dessas áreas possui suas próprias características socioespaciais, mas também possui suas múltiplas inter-relações.

O espaço rural é geralmente definido como o espaço não urbanizado — ou seja, que não apresenta a formação de cidades e nem as suas práticas em um sentido mais denso — e que não é urbanizável a curto e médio prazo. Assim, o meio rural costuma agregar as atividades agrárias, além de atividades econômicas que envolvem o extrativismo, a conservação ambiental, a pecuária, a silvicultura, o ecoturismo e outras.

Já o espaço urbano é a área constituída pela justaposição de ocupações populacionais que caracteriza a formação das cidades e suas atividades. Essas cidades são geralmente relacionadas com a prática industrial, o dinâmico comércio e os mais diversos serviços. A complexidade de tais atividades dependerá do nível de urbanização alcançado, bem como dos índices populacionais e do desenvolvimento econômico da região em si.

No entanto, é comum o equívoco de pensar essas regiões de forma separada, como excludentes entre si. Na verdade, o que existe é uma relação de complementaridade e até de dependência de um espaço para com o outro, de modo que suas relações geográficas e econômicas são, ao mesmo tempo, complexas e integradoras. Em outras palavras, podemos dizer que as atividades econômicas praticadas no campo dependem das práticas realizadas nas cidades e vice-versa.

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A agricultura, por exemplo, depende em grande escala dos maquinários e produtos agrícolas (insumos, fertilizantes, etc.) produzidos nas cidades, além dos conhecimentos em biotecnologia e produção agrária oferecidos por centros de pesquisa localizados geralmente nas cidades. Por outro lado, as atividades urbanas dependem do campo para o fornecimento de alimentos; as indústrias são altamente dependentes do recebimento de matérias-primas extraídas ou produzidas no meio rural e assim sucessivamente.

Apesar dessa relação de complementaridade entre um espaço e o outro, é importante observar que essa dependência não é igualitária entre ambos, ou seja, existe uma relação de subordinação aí presente. Anteriormente, dizia-se que as cidades eram subordinadas ao campo, uma vez que era, principalmente, a prática da agropecuária que determinava o ritmo e modo de vida nas cidades. Não obstante, com o surgimento e avanço da industrialização, as cidades tornaram-se o centro da matriz econômica, de modo que, hoje, é o campo quem se subordina às cidades, sendo por elas orientado.

Na verdade, o campo atualmente se organiza em função das demandas comerciais e industriais existentes nas cidades, sobretudo para atender as necessidades do mercado interno e externo e garantir o lucro para os seus produtores. Além disso, com a disseminação do êxodo rural, a maior parte da população mundial, atualmente, reside e realiza suas atividades no espaço das cidades.

 

Por: Rodolfo F. Alves Pena

 

5ª aula

Boas vindas bate papo sobre a aula anterior para a socialização e facilitar a continuação da explicação do assunto sobre Tempo e Climas. Esse momento é excelente para sanar as dúvidas perceber o que realmente o aluno entendeu sobre o objeto do conhecimento explicado na aula anterior.

Nessa aula você pode pedir para o aluno lê algumas frases do assunto que você julgar importante para a memorização.

OBS: No termino da explicação pode aplicar a atividade do livro, páginas 184 e 185.

 

6ª aula

Faça um breve comentario sobre o assunto anterior para fazer a correção da atividade, e continuando a explicação sobre es paisagem rural e paisagem urbana .Utilize o vídeo : Aprendendo com Videoaulas: História: Zona Urbana e Zona Rural.

https://www.youtube.com/watch?v=eHW6GIJf_wU&t=18s


 

 

 

 

 

 

RECURSOS: (117 a 147 ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; (X ) Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ()Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 128,,129,130,131,132,133,142,148 e 149) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:

 

Professor:                                                                              Escola:                                                              


SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

Unidade Temática: Mundo do trabalho e Formas de representação e pensamento espacial e natureza, ambiente e qualidade de vida. Expansão econômica e ocupação.(cap:13), Oeganização do espaço e paisagem ( cap: 14).

Objeto do conhecimento: Produção, circulação e consumo de mercadorias.

Objetivo: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano:                           Período: 19/ 10 /2020 a  30 / 10 /2020                           Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

( EF07GE04) Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e aasiática )assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras.

(EF07GE07) Analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.

(EF07GE08) Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.                                     Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.                                     Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

COMPETÊNCIAS GERAIS

6.  Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de duas semanas.Fico muito feliz empoder ajuda- los mesmo com as minhas falhas.Agradeço o companheirismo e a dedicaçãop de cada um no planejamento e execursão do mesmo.

 


Informações para os alunos

·         Boas vindas.

·         Informações sobre a forma das aulas online/remotas

·         O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

·         Duração (36 minutos cada aula)

·         Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc)

·         Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula)

1ºAula

Coloque o texto das páginas do livro (147 a 158 ) na tela do computador ou do celular e peça para um aluno por vez lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e usar o livro como suporte para

o aluno responder as atividades.

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.

Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto :CENTRO OESTE – Aspectos Sociais e Econômicos

https://www.youtube.com/watch?v=YOwhLzYsHD0

2ª aula

Boas vindas bate papo sobre a aula anterior para a socialização e facilitar a continuação da explicação do assunto sobre: Questões socioambientais e desenvolvimento sustentável.

Esse momento é excelente para sanar as dúvidas perceber o que realmente o aluno entendeu sobre

o objeto do conhecimento explicado na aula anterior.

Nessa aula você pode pedir para o aluno continuar a leitura de onde parou a explicação do assunto em destaque no livro.

OBS: No termino da explicação pode aplicar essa atividade das páginas 152,159, 160 e 161.

3ª aula

Faça um breve comentario sobre o assunto anterior para fazer a correção da atividade, com o momento de esclarecer as duvidas dos alunos. Professor se possivel apresente a história de Brasília :A história do surgimento de Brasília https://www.youtube.com/watch?v=qRjqdX9HlYs

Faça um breve comentario sobre a história para que os alunos fiquem inteirados sobre a nossa capital.

4ª aula

Boas vindas, bate papo sobre a aula anterior para a socialização e iniciar o novo objeto de conhecimento.

Nessa aula você pode pedi para o aluno fazer a leitura das páginas livro (164 a 167 ) aproveita para explicar e debater o assunto com os alunos e em seguida responda a atividade em parceria,da página 168.

5ª aula

Coloque a página do livro ( 169 a 172 ) na tela do computador ou do celular e peça para um aluno por vez lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e usar o livro como suporte para o aluno responder as atividades.

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.

Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto : Região Sul: Características populacionais – Geografia – 7º ano – Ensino Fundamental https://www.youtube.com/watch?v=HphSYliKL78

6ª aula

Boas vindas bate papo sobre a aula anterior para a socialização e facilitar a continuação da explicação do assunto sobre Região Sul: Características populacional . Esse momento é excelente para sanar as dúvidas perceber o que realmente o aluno entendeu sobre o objeto do conhecimento explicado na aula anterior.

Nessa aula você pode pedir para o aluno lê algumas frases do assunto que você julgar importante para a memorização.

OBS: No termino da explicação pode aplicar as atividades do livro, páginas 170 e 173.


RECURSOS: (147 a 172) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; (X ) Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ()Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 168,173,179 e 181 ( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:

 

Professor:                                                                       Escola:                                                      

 

Texto complementar

 

Região Sul

A Região Sul do Brasil ocupa uma área de 576.774.310 km², o que corresponde a 6,76% do território brasileiro.

É a menor das regiões do País e a única das regiões fora da Zona Intertropical. Faz fronteira com o Uruguai, Argentina e Paraguai.

Seu povoamento foi marcado pela presença de imigrantes europeus, entre eles, italianos, alemães, poloneses e ucranianos, que deixaram marcas de suas culturas, notadamente na arquitetura, na culinária e nas danças da região.

Os três estados da Região Sul e suas capitais são:

Paraná (Curitiba)

Santa Catarina (Florianópolis) Rio Grande do Sul (Porto Alegre)

A indústria do vinho é hoje uma importante fonte de renda para a região. Gramado e Canela, na Serra Gaúcha, com baixas temperaturas, são relevantes centros turísticos.

A Região Sul concentra uma área industrial significativa, que se estende de Curitiba (PR) até Blumenau em Santa Catarina e outra área que se prolonga de Porto Alegre, para o norte, tendo como centro a cidade

de Caxias do Sul (RS).

O estado de Santa Catarina é o maior produtor nacional de ostras e mexilhões cultivados em grande parque aquícolas.

A Catarata do Iguaçu, formada pelo rio do mesmo nome, com 275 quedas d'água, localizada no Parque Nacional do Iguaçu, no estado do Paraná, é considerada Patrimônio Natural da Humanidade.

A Ferrovia Curitiba - Paranaguá, localizada na Serra do Mar, construída em 1808, numa área de Mata Atlântica, é um dos mais importantes percursos turísticos da região.

Complemente sua pesquisa lendo também: Estados do Sul.

 

A região Sul é a menor do País

História

Até meados do século XVIII, povoavam o território da atual Região Sul, os portugueses e os luso brasileiros. Foi por volta de 1750, com as Missões Jesuítas que começara a se formar as cidades de São Borja, Santo Ângelo, São Miguel das Missões e São Nicolau, São Luís do Gonzaga, entre outras.

A necessidade de abastecimento de couro e carne para a região das Minas Gerais, incentivou o deslocamento de paulistas em busca do gado selvagem que vivia solto nos estados do sul.

No início do século XIX, as áreas campestres da atual Região Sul, estavam ocupadas por criadores de gado, migrantes de origem paulista e imigrantes açorianos, (das ilhas de Açores a oeste de Portugal), atraídos pela concessão de terras, entraram nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Relevo e Clima

A Região Sul apresenta relevo formado pelo Planalto Meridional, que tem as maiores altitudes da Região Sul, onde são registradas as temperaturas mais baixas e o clima mais chuvoso da região.

Apresenta áreas de serra destacando-se a Serra do Mar, Central e Serra do Sudeste.

Uma grande faixa de terra formada por colinas suaves (coxilhas), drenadas por vários rios e riachos, coberta por gramíneas, formam os chamados Pampas ou Chapada Gaúcha.

O solo dos Pampas, ao longo dos séculos, vem sendo utilizados para a criação de gado e sofrendo com o assoreamento. Grandes areais se formaram nos municípios de Francisco de Assis, Itaqui, Cacequi, Quaraí e o maior deles o Areal de São João.


Vegetação

A Mata das Araucárias ou dos Pinhas, cobria vastas áreas da região sudeste, era formada também por outras espécies como imbuia, cedro, canela, gameleira, angico, tamboril etc.

Com o desmatamento, para construção de casas, fabricação de móveis e para dar lugar à prática da agricultura, o pouco que sobrou, foi transformado em áreas de preservação ambiental.

A Mata Atlântica, com grande cobertura vegetal primitiva é um importante bioma, que, cobre grande parte da Serra do Mar, que se estende na região.

Nela encontram-se espécies como a figueira, canela, pinho-bravo, embaúba, pau-óleo, ipê amarelo, ipê da serra, carvalho, entre outros.

A região Sul é ocupada também por uma grande extensão de campos. Os campos dos planaltos, que vão do Paraná até o norte do Rio Grande do sul, e os campos da Campanha Gaúcha ou Pampa, que aparecem com uma camada de erva rasteira.

O solo de trechos da Campanha Gaúcha, que vem sendo utilizado para criação de gado desde o século XVIII, sofre com a erosão e a degradação, especificamente no município de Alegrete, com 200 hectares degradados, formando hoje o Areal de São João, considerado o maior da região.

Além de outros areais que se formam nos municípios de São Francisco de Assis, Cacequi, Itaqui, e Quaraí. Na região do litoral se destacam a vegetação de mangues, praias e restingas.

Pecuária

Na Região Sul, a pecuária desenvolvida de forma extensiva e intensiva, com técnicas modernas, ocupa um importante papel para a economia da região.

A criação de gado bovino de corte, visa abastecer o mercado interno e à exportação. É desenvolvida, em grande escala, a produção de gado leiteiro, um dos melhores rebanhos do Brasil, beneficiando as indústrias de laticínios.

A região é uma das maiores produtoras e exportadoras de suínos e também frangos, com destaque para a cidade de Chapecó, em Santa Catarina, município considerado a capital da agroindústria, onde estão localizadas grandes unidades industriais processadoras e exportadoras de carne de suínos e aves.

Saiba mais em: Pecuária.

Agricultura

A Região Sul desenvolvia a agricultura colonial, destinada ao mercado interno.

Depois dos anos 70, visando a exportação, grandes mudanças foram surgindo: estradas asfaltadas, portos e equipamentos modernizados, expansão da eletrificação rural e os equipamentos de transportes ampliados. A expansão da lavoura comercial de soja não impediu que a Região Sul continuasse a desenvolver outras agriculturas de grande importância: a erva mate, o trigo, o milho, o café, o arroz, o feijão, alho, cebola, tomate etc.

No Rio Grande do Sul, os imigrantes italianos dedicaram-se principalmente à plantação e industrialização da uva. Hoje, muitas destas regiões se transformaram em cidades importantes, como Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Garibaldi.

Em Santa Catarina , os italianos se dedicavam a várias culturas, formando cidades importantes, como Nova Trento e Nova Veneza.

Leia também: Agricultura.

Industrialização

Grandes indústrias estão instaladas na Região Sul do Brasil, entre elas, a Vivo e a Renault no Paraná; a Bunge Alimentos, a Sadia, a Brasil Foodes, a Weg e a Hering, em Santa Catarina e a Refap e a Renner no Rio Grande do Sul.

No Rio Grande do Sul, o parque industrial se estende entre os municípios de Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo, que é uma das principais áreas de produção de couro e calçados do país.

No parque industrial de Caxias do Sul estão instaladas indústrias químicas e de material transportes, tratores e carrocerias para ônibus.

A produção de vinhos da região começou com a chegada dos imigrantes italianos, que se estabeleceram na Serra Gaúcha. Grandes vinícolas estão instaladas na região, que é responsável por 85% da produção nacional, com destaque para a Serra Gaúcha.

A grande expansão da lavoura, a sua mecanização, na produção de arroz, milho, soja, trigo, tomate, cebola feijão fumo, alho, erva mate, entre outras, fez surgir grandes empresas produtoras de equipamentos e insumos para uso na agricultura.

Leia também: Industrialização e Industrialização do Brasil.

Cultura

A influência dos imigrantes na cultura da região Sul ainda é percebida na arquitetura, na alimentação, nas festas típicas e no modo de produção.

Está em Santa Catarina uma das principais festas germânicas fora da Alemanha, a Oktoberfest, que acontece em Blumenau e reúne milhares de pessoas.

No Rio Grande do Sul acontece o Festival de Gramado, que há mais de quatro décadas reúne os principais


nomes do circuito do cinema sul-americano. A rede hoteleira na Serra Gaúcha mantém a tradição dos cafés coloniais, tão típico nas famílias do Sul.

A alimentação está entre as marcas da cultura local, com múltiplas influências. Há a polenta e a minestra, da Itália; a cuca e schmier, trazidas pelos alemães, e a bebida mais tradicional da região, o chimarrão.

Saiba mais: Cultura da Região Sul.

Danças

As danças típicas da região Sul estão entre as principais demonstrações da influência da cultura europeia no Brasil.

Os três estados têm manifestações diferentes da dança que, além dos passos, carregam instrumentos específicos e vestimentas, tal qual a origem.

No Paraná, as principais manifestações são o "pau-das-fitas" o "fandango". O pau-das-fitas é de origem alemã, é caracterizado por um mastro onde são fixadas várias fitas.

Cada dançarino segura uma e vai trançando com os demais enquanto circunda o mastro ao som de violão, acordeão, cavaquinho e pandeiro.

O fandango é herança dos portugueses, assemelha-se à valsa e, além do Paraná, também é encontrado em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul e em São Paulo.

Nessa dança, os bailarinos fazem uma roda e bailam ao som de violas, rabeca e pandeiro enquanto batem palmas.

A "boi de mamão", a "dança do vilão" e a "balinha" são encontradas em Santa Catarina. Boi mamão também é conhecido como Bumba meu boi e Boi-Bumbá.

É uma brincadeira também realizada nos estados do Norte e Nordeste. Já a dança do vilão é caracterizada pelo uso de bastões pelos bailarinos que giram, batem e desenvolvem uma coreografia ritmada.

Mais calma é a balainha, em que os casais dançam enquanto seguram um arco de flores. Semelhante às quadrilhas, os casais passam por cima e por baixo dos arcos fazendo uma roda cruzada.

No Rio Grande do Sul, a diversidade de danças típicas é maior. Lá encontramos a "chimarrita", a "milonga", o "vaneirão", a "chula" e o "pezinho". A chimarrita é uma dança típica portuguesa, também semelhante à quadrilha.

Já a milonga se assemelha ao tango, por isso também é comum na Argentina e no Uruguai. É uma dança lenta e que induz ao romantismo, diferente do vaneirão, de movimentos mais rápidos com os famosos "dois pra lá e dois pra cá". Também em duplas é dançado o pezinho. Nessa manifestação, além de dançar, os bailarinos cantam.

A chula é uma dança que somente os homens dançam. Também é chamada de dança do facão porque um facão é deitado ao chão enquanto o bailarino desenvolve uma coreografia à volta tipicamente vestido.

No Rio Grande do Sul encontramos ainda, o chote e o chamamé, que também são encontrados no Paraná e no Mato Grosso do Sul, a marcha, o bugio, a mazurca e a polca. A polca é uma dança tcheca que exerce forte influência na cultura paraguaia.

 

https://www.todamateria.com.br/regiao-sul/

 

1. Assinale a alternativa que corresponde às características do clima subtropical encontrado na Região Sul do Brasil.

I.  É o clima com maior influência da Massa Tropical Atlântica, principalmente no inverno.

II.  É o clima caracterizado por grande quantidade de chuvas, principalmente no inverno.

III.  É um clima encontrado na Zona Térmica Temperada.

IV.  É o clima mais frio do Brasil.

a)  ( ) Todas as afirmações estão corretas.

b)  ( ) Apenas as afirmações III e IV estão corretas.

c)  ( ) As afirmações II e IV estão corretas.

d)  ( ) I e III estão corretas.

 

2-Assinale a alternativa que contém um problema ambiental comum no pampa gaúcho.

a)  ( ) Salinização.

b)  ( ) Eutrofização.

c)  ( ) Desertificação.

d)  ( ) Arenização.

 

4. Explique as causas do problema ambiental de sua resposta anterior.

                                                                                                                      .


Cruzadinha aspectos físicos da região Sul

1  - Nome da semente da Araucária.

2  - Os principais rios dessa bacia hidrográfica são o Paraíba do Sul e o Doce. Bacia do


3  - A maioria dos rios dessa bacia hidrográfica é de pequeno porte. Os rios mais extensos são o Itajaí, Jucuí e Vacacaí. Bacia do                                

4  - A Bacia hidrográfica localizada na região sul do país (nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina). Bacia do                       

5  - Essa massa de ar atua principalmente nos estados do Sul e Sudeste do Brasil.

6  - No Brasil, é comum encontrarmos esse tipo clima no Paraná, Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. 7 - A terra roxa é resultado da decomposição de qual rocha?

8  - Solo extremamente fértil encontrado na região Sul. Possui uma coloração avermelhada.

9  - Também conhecida como floresta aciculifoliada, é um tipo de vegetação que encontramos na região Sul do país.

10  - Apresenta uma composição herbácea, formada basicamente por gramíneas e espécies vegetais de pequeno porte.

11  - É a bacia hidrográfica com maior capacidade instalada de geração de energia elétrica. Bacia do


12  - Ocorrência meteorológica comum na região Sul. Consiste na formação de uma camada de cristais de

gelo na superfície ou na folhagem exposta devido à queda de temperatura.

13  - Ocorrência meteorológica comum na região Sul. Consiste na precipitação de flocos formados por cristais de gelo.

14  - Usina hidrelétrica binacional localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai.

15  - Nome dado à corrente de ar que tipicamente acomete os estados brasileiros do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

 




 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

 

Unidade Temática:Mundo do trabalho e Formas de representação e pensamento espacia: A integração regional e o papel do Brasil  ( cap: 12) e A região Ártica (cap:13).

Objeto do conhecimento: Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial na América Latina. Os diferentes contextos e os meios técnico e tecnológico na produção.

 

Objeto de Conhecimento: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se

viver.

 

Ano:                           Período: 19/ 10 /2020 a 30 / 10 /2020                             Nº de Aulas: 04

 

HABILIDADES

 

(EF08GE13) Analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África.

(EF08GE16) Analisar as principais problemáticas comuns às grandes cidades latino-americanas, particularmente aquelas relacionadas à distribuição, estrutura e dinâmica da população e às condições de vida e trabalho.

(EF08GE17) Analisar a segregação socioespacial em ambientes urbanos da América Latina, com atenção especial ao estudo de favelas, alagados e zona de riscos.

(EF08GE20) Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se referem aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses

povos.

(EF08GE21): Analisar o papel ambiental e territorial da Antárticae do Ártico no conxtexto Geopolitico, sua relêvancia para os países da América do Sul e seu valor como área destinada a pesquisa e a compreensão do ambiente Global.

 

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

 

1-   os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2- Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

 

1- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

2- Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em

relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

 

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único.

Contudo

estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de duas semanas.Fico muito feliz em poder ajuda-los mesmo com as minhas falhas.Agradeço o companheirismo e a dedicaçãop de cada um no planejamento e execursão do mesmo.


Informações para os alunos

. Boas vindas.

-Informações sobre a forma das aulas online/remotas

O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

Duração (36 minutos cada aula)

Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc)

Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula)

1ºAula

Coloque as páginas do livro (185 a 189 ) na tela do computador ou do celular e peça para um aluno por vez lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e usar o livro como suporte para o  aluno responder as atividades.

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.

Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo:

cap 12 A Integração Regional e o papel do Brasil aula 8° ano

https://www.youtube.com/watch?v=dkFZ1VEMp1s

A tividade complementar página 190.

 

2ºAula

Boas vindas bate papo sobre a aula anterior para a socialização e continuar a explicação do assunto sobre : A integração regional e o papel do Brasil. Esse momento é excelente para sanar as dúvidas perceber o que realmente o aluno entendeu sobre o objeto do conhecimento explicado na aula anterior.

Nessa aula você pode pedir para o aluno continuar a leitura das páginas (191 a 193).

Você pode fazer outro questionamento sobre o material que está sendo trabalhada.

Ao terminar a explicação aplique a atividade das páginas 194,195 a 196.

 

3ª aula

Bate papo sobre a aula anterior para a socialização e facilitar a correção das atividades, em seguida se der tempo apresente o vídio como forma de explicação e o livro como suporte para o aluno responder as  atividades.

As Regiões Polares e seus aspectos naturais – Geografia – 9º ano – Ensino Fundamental

https://www.youtube.com/watch?v=Amb7Qk9Ab74

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.

 

4ª aula

Continuação do assunto da aula anterior com o subtema, A região Ártica.

Explicação do resumo, professor pode pedir ao aluno para lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e intercalar com perguntas sobre o tema para o aluno.

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.

 

 Texto complementar  

Continente Ártico

A região do Ártico está localizada no extremo norte dos continentes, americano, asiático e europeu.

As regiões mais desabitadas do planeta estão localizadas no extremo sul e norte do planeta, tratam-se de áreas de clima extremamente frio.
Diante dessa afirmação, o tema em questão é o Ártico, que abrange um território de 21 milhões de quilômetros quadrados, sendo que grande parte dessa área é formada pelas águas do Oceano Glacial Ártico, nesse caso 65%.

Os outros 35% são constituídos por uma imensa quantidade de ilhas, a maior delas é a Groenlândia. A região do Ártico está localizada no extremo norte do continente americano, europeu e asiático. Os países que possuem territórios ou parte deles no Ártico são Estados Unidos (Alasca), Canadá, Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia.
O Ártico está situado no polo Norte, apresenta temperaturas muito baixas, especialmente no inverno, que é extremamente rigoroso, entretanto as temperaturas se encontram baixas durante todo o ano, sendo assim, a temperatura média anual é de – 2ºC. 
Em razão das características climáticas que predominam nessa região, não há condições para a propagação de diversidade de vidas, por isso a restrita vegetação existente é modesta, dispersa e com duração extremamente rápida, seu ciclo desenvolve somente em dois meses durante todo o ano, julho e agosto, período marcante no hemisfério.
A vegetação existente é a tundra, que corresponde a uma composição vegetativa formada por musgos e liquens e,

 

raras vezes, vegetação herbácea de pequeno porte.
O Oceano Glacial Ártico é considerado como um mar interior, mas como permanece quase o ano todo congelado não favorece as atividades de pesca e transporte. Nesse oceano são encontradas muitas banquisas, que são enormes blocos de gelo, possuem em média 10 m de espessura e 1.000 quilômetros, além de milhares de iceberg que correspondem a imensos blocos de gelo provenientes de águas continentais que migram no sentido sul até chegar aos oceanos Atlântico e Pacífico.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Atividade para casa das paginas 205 a 206.

Após assistir ao *vídeo sobre a região polar do Ártico, responda:

01) Mostre de que forma muitas expedições do passado terminaram em fracasso na região do Ártico? ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ 02) Qual a medida da espessura dos blocos de gelo a média de profundidade do Oceano Glacial Ártico por onde flutuam? ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ 03) Enumere as principais diferenças entre o Ártico e o Antártico? ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ 04) Mostre por que o Ártico é mais quente do que o Antártico? ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ 05) Aponte o principal fator que dificulta as expedições no Polo Norte. Depois disso, mostre como as expedições são organizadas ao longo dos anos correntes. ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ 06) Por que é difícil de fixar abrigos residenciais no Polo Norte? Explique. ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ 07) O que dificulta ou torna ineficiente a prática das atividades agrícolas ou de pecuária no Polo Norte? ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ 08) Identifique os principais animais que compõem a fauna do Polo Norte. Quais podem ser considerados os principais predadores desta região? ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________  https://www.youtube.com/watch?v=PnjsdjOx3dQ

 

RECURSOS: (147 a 172) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; (X ) Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ()Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 168,173,179 e 181 ( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:


 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

 

Unidade Temática: Formas de representação e pensamento espacial: Japão e Tigres Asiáticos (cap:13) Índia: potência emergente ( cap: 14)

Objeto do conhecimento: A hegemonia europeia na economia, na política e na cultura. Cadeias industriais e inovação no uso dos recursos naturais e matérias-primas.

 

Objetivo: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da

relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

 

Ano:                           Período: 19/ 10 /2020 a 30 / 10 /2020                          Nº de Aulas: 04

 

HABILIDADES

 

(EF09GE07) Analisar os componentes físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia.

(EF09GE10) Analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania.

(EF09GE17) Explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania.

(EF09GE18) Identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia (tais como termoelétrica, hidrelétrica, eólica e nuclear) em diferentes países.

 

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

 

1- Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2- Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

 

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

 

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo

estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de duas semanas.Fico muito feliz em poder ajuda-los mesmo com as minhas falhas.Agradeço o companheirismo e a dedicaçãop de cada um no planejamento e execursão do mesmo.


Informações para os alunos

. Boas vindas.

-Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

-  Duração (36 minutos cada aula)

-  Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas

-pais, irmãos, animais etc)

-  Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula)

1ºAula

Coloque as páginas do livro ( 192 a 195) na tela do computador ou do celular e peça para um aluno por vez lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e usar o livro como suporte para o aluno responder as atividades. Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.

Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo: Geografia do Japão - SUPER RESUMO

       https://www.youtube.com/watch?v=F86HHZbCPNE

        Atividade da página 199.

 

2ºAula

Bate papo sobre a aula anterior para a socialização,em seguida continue a explicação com a leitura do assunto do livro didático  páginas (196 a 198), se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto, e o livro o aluno usa como suporte para responder as atividades.

Propor atividade das paginas 199,200 e 201.

Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo:Entenda Tigres Asiáticos e Novos Tigres Asiáticos | Geografia  https://www.youtube.com/watch?v=oPGfNIxjBLg

Professor você pode propor ao aluno criar um poema sobre o objeto de conhecimento estudado.

  

   3ºAula

Bate papo sobre a aula anterior para a socialização, em seguida correção da atividade.

Nessa aula seria muito especial se você conseguisse faze-los apresentarem a atividade proposta na aula anterior.

 

   4ºAula

Bate papo sobre a aula anterior para a socialização, em seguida coloque apresente o nosso objeto de conhecimento para estudo, livro didático nas  páginas (204 a 210) e peça para um aluno um por vez  lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto, e o livro o aluno usa como suporte para responder as atividades.

Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo: Índia (Aula completa) | Ricardo Marcílio

https://www.youtube.com/watch?v=ihLRd_Zul1o

   Para casa  atividade das páginas 209 a 211.

 

1-Analise as afirmativas e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

a) Com 44,9 milhões de quilômetros quadrados, correspondendo a 30% das terras emersas do globo, a Ásia é o maior continente do planeta.

b) O continente asiático é o mais populoso, sendo a Índia o país de maior concentração populacional do mundo.

c) Todos os países asiáticos são considerados subdesenvolvidos, pois a economia desse continente baseia-se nas atividades agrícolas.

d) A Ásia, em especial os países do Oriente Médio, é responsável pela produção de cerca de 50% do petróleo mundial.

e) O Japão é a principal nação industrializada do continente asiático, sendo a Coreia do Sul e a China outros países de grande industrialização.

 

2-Sobre os aspectos físicos da Ásia é correto afirmar que:

a) A Grande Muralha da China é considerada a única edificação humana visível do espaço.

b) Na Cordilheira do Himalaia estão os pontos mais altos do planeta.

c) O relevo asiático é caracterizado por planícies de baixas altitudes, não havendo, portanto, grandes cadeias montanhosas.

d) Devido à localização dos países asiáticos na placa tectônica Euro-asiática, não há terremotos nessa região.

e) Os montes Urais, o mar Cáspio e as montanhas do Cáucaso são uma das divisas naturais do continente asiático e europeu.

 

3-A Ásia apresenta grande disparidade econômica entre suas nações. As atividades econômicas desenvolvidas no continente são bem variadas. Nesse sentido, indique os principais elementos da economia asiática.

4-Devido ao rápido desenvolvimento econômico durante a década de 1970, além da localização, quatro países da Ásia ficaram conhecidos mundialmente como os “Tigres Asiáticos”. Marque a alternativa que indica essas quatro nações.

a) Indonésia, Coreia do Sul, China e Taiwan (Formosa).

b) Índia, Cingapura, Coreia do Norte e Hong Kong.

c) Coreia do Sul, Hong Kong, Taiwan (Formosa) e Cingapura.

d) Taiwan (Formosa), Coreia do Sul, Malásia e Cingapura.

 

5-Analise as afirmativas e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

a) Com 44,9 milhões de quilômetros quadrados, correspondendo a 30% das terras emersas do globo, a Ásia é o maior continente do planeta.

b) O continente asiático é o mais populoso, sendo a Índia o país de maior concentração populacional do mundo.

c) Todos os países asiáticos são considerados subdesenvolvidos, pois a economia desse continente baseia-se nas atividades agrícolas.

d) A Ásia, em especial os países do Oriente Médio, é responsável pela produção de cerca de 50% do petróleo mundial.

e) O Japão é a principal nação industrializada do continente asiático, sendo a Coreia do Sul e a China outros países de grande industrialização.

 

6-Sobre os aspectos físicos da Ásia é correto afirmar que:

a) A Grande Muralha da China é considerada a única edificação humana visível do espaço.

b) Na Cordilheira do Himalaia estão os pontos mais altos do planeta.

c) O relevo asiático é caracterizado por planícies de baixas altitudes, não havendo, portanto, grandes cadeias montanhosas.

d) Devido à localização dos países asiáticos na placa tectônica Euro-asiática, não há terremotos nessa região.

e) Os montes Urais, o mar Cáspio e as montanhas do Cáucaso são uma das divisas naturais do continente asiático e europeu.

 

7-A Ásia apresenta grande disparidade econômica entre suas nações. As atividades econômicas desenvolvidas no continente são bem variadas. Nesse sentido, indique os principais elementos da economia asiática.

 

 

 

 

RECURSOS: (147 a 172) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; (X ) Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ()Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 168,173,179 e 181 ( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:

 


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