Sequência Didática de Geografia de Setembro 2020

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

Unidade Temática: Mundo do trabalho e Natureza, ambientes e qualidade de vida. (CP: 10 – A água e a hidrografia, CP: 11 – O tempo  atmosférico e o clima, CP: 12 As vegetações da terra)

Objeto do conhecimento: Fenômenos naturais e sociais representados de diferentes maneiras e a Biodiversidade e ciclo hidrológico.

 

Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano:                           Período: 08/09/2020 a 02/10/2020                                Nº de Aulas: 12

HABILIDADES

(EF06GE04) Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.

(EF06GE05) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.

(EF06GE12) Identificar o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações nos ambientes urbanos.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.    Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.    Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

COMPETÊNCIAS GERAIS

6.   Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

7.  Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais

confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de três semanas para melhor agilizar a vida de vocês,assim teremos mais tempo para planejarmos e preparamos as aulas.Fico muito feliz em poder ajuda-los mesmo com as minhas falhas.Agradeço o companheirismo e a dedicaçãop de cada um no planejamento e execursão do mesmo.

Informações para os alunos

. Boas vindas.

-Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

-  Duração (36 minutos cada aula)

-  Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas-pais, irmãos, animais etc)

-  Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula)


1ºAula

 Antes de iniciar o assunto faça um breve comentario sobre o tema da aula anterior com a correção da atividade. Em seguida faça a introdução com a unidade temática que será trabalhada na semana.

Coloque o texto ou a página do livro  (117 ) na tela do computador ou do celular e peça para um aluno por vez lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e usar o texto ou o livro como suporte para o aluno responder as atividades.

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.

Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo. A água e o ciclo da água.

https://www.youtube.com/watch?v=9iw9SrH0LUk&ab_channel=FabioBmx

Em seguida comesse a explicação com a ajuda do texto ou do livro.

Texto para leitura

                                                           Como a água se movimenta na natureza

 

O ciclo da água na natureza é um dos ciclos mais importantes do nosso planeta. Cientificamente ele é conhecido como ciclo hidrológico e é responsável pela vida dos seres vivos nos mais diversos lugares da Terra. Desde o princípio, uma das ideias mais relevantes era de que a água estaria guardada em reservatórios e fluiria de forma contínua para os rios e lagos.

Não se sabe de forma exata de onde e quando surgiu a água presente no planeta Terra. Alguns teóricos afirmam que a água teria sido originada junto com a Terra ou em seu interior e depois foi lançada pelos vulcões em forma de vapor há muitos anos. Contudo, a explicação mais acolhida hoje em dia compreende que cometas e asteroides - que possuem água na sua composição - bombardearam o planeta e deixaram a água na superfície terrestre. 

Importância do ciclo da água

Após o conhecimento das mudanças nos estados físicos da água veio a ideia de que ela apresentava um ciclo na natureza. Esse processo foi denominado ciclo da água ou ciclo hidrológico. Ele acontece através do processo de evaporação das águas da superfície - rios, lagos, oceanos, etc - do planeta Terra, além da transpiração dos seres vivos.
Se existe cerca de 71% da superfície terrestre composta por água, isso significa dizer que boa parte de tudo que funciona surge de suas propriedades e funções. O seu desempenho nas funções biológicas, por exemplo, é extremamente importante, uma vez que se dá através do transporte de nutrientes e dos produtos da 
respiração celular, além da decomposição da matéria orgânica, que libera a energia indispensável para o metabolismo.
Assim como outros elementos, a água pode variar de estado físico conforme as temperaturas, a partir da absorção ou perda de calor. O Sol é a fonte de calor que incide na Terra e parte dessa energia provoca a evaporação da água dos mares, rios, lagos e também da água do solo.
Ciclo da água e seus estados físicos

Apesar de existir diferença entre a água superficial, subterrânea e atmosférica, vale lembrar que a água é a mesma, ao passo que muda apenas o seu estado físico. A água que cai na forma de chuva, neve, granizo já esteve no subsolo, em icebergs, passou pelos rios, etc.

A água se movimenta na natureza de forma constante nos mais diversos ambientes. As principais forças que dão origem ao ciclo da água são o calor do sol e a gravidade. A energia do sol é o grande impulsionador do ciclo da água. Ao fornecer luz e calor ao planeta Terra, a energia solar aquece a água e evapora parte dela. Esse ciclo está presente, principalmente, na superfície de lagos, rios, oceanos, folhagens das plantas, além do corpo de pessoas e animais. 

O ciclo da água é o ciclo mais funcional da superfície terrestre, visto que ele é capaz de alterar a paisagem por conta da modulação das rochas, alteração de percursos, entre outras situações. Esses movimentos da paisagem terrestre fazem com que algumas partes do planeta recebam mais energia solar que outras,  fator que também influência o ciclo hidrológico.

Os lençóis freáticos, por exemplo, podem elevar-se até a superfície e fazer com que surjam filetes de água, riachos, que formam seu caminho para chegar até o mar. Ao desembocar sobre cidades ou até mesmo outros solos com uma capacidade menor de reter a água, ela acaba fluindo pela superfície, sendo capaz de causar enxurradas e inundações. Contudo, também tem a função de alimentar córregos, ribeirões e rios.

Estados físicos da água
Dentre as inúmeras propriedades da água, uma delas é a sua mudança de estado físico conforme a temperatura. A água sofre transformações, conseguindo passar de um estado para outro. São eles: líquido, sólido e gasoso. 

Evaporação

É o ciclo da água em que o calor emitido pelo sol aquece as águas da superfície terrestre (rios, lagos, mares e oceano) causando a mudança do estado líquido para o seu estado gasoso, à proporção que se move da superfície da Terra para a atmosfera.

Condensação

É o ciclo da água em que o vapor da água é resfriado, fica retido na atmosfera e passa para o estado de condensação na forma de gotículas formando nuvens ou nevoeiros. O processo de condensação, portanto, é a mudança do estado gasoso da água para seu estado líquido. Ambientes fechados (recipientes com vapor comprimido) que dependem do equilíbrio entre pressão e temperatura são alguns exemplos. 

Precipitação

É o ciclo da água que envolve fenômenos relacionados à queda de água do céu. Chuva, granizo, neve, são uns dos exemplos. Esse ciclo de refere à quantidade de água resultante da condensação do vapor de água na atmosfera. Regiões onde as temperaturas são mais frias, a água condensada passa do estado gasoso para o líquido e rapidamente para o estado sólido. 

Infiltração

 

É o ciclo da água em que o vapor da água condensa, precipita sobre a terra causando a infiltração, onde uma parte dessa água vai retroalimentar os lençóis freáticos. 

Transpiração

É o ciclo da água em que parte da água que se infiltra no solo é absorvida pelas plantas que, depois de utilizá-la, a devolvem à atmosfera por meio do processo de transpiração.
 Educa + Brasil.

 

2ª aula

Boas vindas, bate  papo sobre a aula anterior para a socialização e facilitar a continuação da explicação do assunto sobre a ÁGUA . Esse momento é excelente para sanar as dúvidas perceber o que realmente o aluno entendeu sobre o objeto do conhecimento explicado na aula anterior.

Nessa aula você pode pedir para o aluno lê as páginas do livro (121a 127 ) ou passar o vídeo proposto. Utilização dos recursos hídricos.   https://www.youtube.com/watch?v=_Bu_dZw4WWs&ab_channel=LatitudeGeografiaeAtualidades

Em seguida comesse a explicação com a ajuda do livro.

Você pode fazer outro questionamento sobre o material que está sendo trabalhada.

Essas são apenas algumas sugestões.

1- Qual o tema?

2-   O que mais chamou a atenção?

3- Que momento você conseguiu entender o assunto?

4- 4-O que você mais gostou do assunto?

 

3ª aula

Faça um breve comentario sobre o tema trabalhado na aula anterior para iniciar as atividades das paginas 128 a133.

Com essa atividade observe se o aluno tem dificuldade para encontrar as respostas, com essa observação é possivel ajuda-lo a entender melhor a Unidade Temática da semana.

 

4ª aula

Antes de iniciar o assunto faça um breve comentario sobre o tema da aula anterior com a correção da atividade. Em seguida faça a introdução com a unidade temática que será trabalhada na semana.

Coloque o texto ou as páginas do livro (136 a 141)na tela do computador ou do celular e peça para um aluno por vez lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e usar o texto ou o livro como suporte para o aluno responder as atividades.

Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo:

6º Ano - Aula 14 - Atmosfera - Clima e previsão do tempo. https://www.youtube.com/watch?v=wKlg4_nz_-U&ab_channel=Mitocondria     

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.

 

Texto para leitura

                                                                                                                                 

Qual é a diferença entre tempo e clima?

Sabia que tempo e clima, apesar de serem usados como sinônimos, são conceitos diferentes? Há vários elementos e fatores climáticos que os influenciam.

Você sabe qual é a diferença entre tempo e clima? Para entender essa diferença, é necessário primeiramente compreender o que é cada um e quais são os fatores que condicionam esses estados atmosféricos. Vale ressaltar que, apesar de designarem características a respeito das condições atmosféricas e complementarem-se, é um equívoco usá-los como sinônimos.

Saiba também: Características e importância da atmosfera terrestre

O que é tempo?

Basicamente, tempo corresponde ao estado atmosférico em um determinado local de forma momentânea. Sendo assim, o tempo está sujeito a diversas variações. Exemplificando: pela manhã, pode estar frio; no período da tarde, pode estar quente, havendo então uma mudança de temperatura em um curto espaço de tempo.

Essas mudanças não se limitam apenas à temperatura, mas podem acontecer também com relação à umidade do ar, à ocorrência ou não de chuvas etc. Fatores como pluviosidade (chuva), umidade relativa do ar, nuvens e radiação solar atuam diretamente nas condições atmosféricas de um determinado lugar, influenciando, então, o tempo.

Essas variações do tempo vivenciadas diariamente podem acentuar-se em algumas épocas do ano. Há momentos do ano em que os índices pluviométricos estão elevados, assim como há períodos em que não há chuva em alguns locais. Há períodos em que as temperaturas caem bruscamente, assim como também há dias de intenso calor.

Elementos do tempo

 

 

 

Os principais elementos do tempo são:

Vento

Umidade

Chuva

Temperatura

 

O que é clima?

Você já ouviu alguém dizer “Hoje o clima está tão seco!” ou “Amanheceu com um clima tão frio!”? Bom, o emprego da palavra clima nessas situações está errado. Como já dito, o estado momentâneo das condições atmosféricas refere-se ao tempo, e não ao clima.

Para caraterizar um clima, é necessária uma análise durante um longo período. Pode-se então dizer que o clima é um conjunto ou sucessão dos tipos de tempo e seus elementos. Esses tempos são observados ao longo das estações do ano em um determinado local, durante um período de aproximadamente 30 anos.

Agora, vale ressaltar que, se alguém diz: “A cidade de Belém é muito quente e muito seca”, essa pessoa não se refere ao estado momentâneo, pois, para fazer essa observação, precisou de uma análise de um longo período. Sendo assim, o clima da região em que se encontra a cidade de Belém é quente e seco, caracterizando o clima conhecido como tropical seco.

→ Elementos do clima

Assim como o tempo, o clima também é influenciado por elementos climáticos, que são manifestações atmosféricas que provocam alterações imediatas nas condições meteorológicas. São eles:

Radiação

Temperatura

Pressão atmosférica

Umidade do ar

 

Contudo, não são apenas os elementos climáticos que influenciam o clima. Há também os fatores climáticos, que correspondem às condições que provocam alterações ou que determinam os elementos climáticos, ou seja, são os fatores que condicionam as condições atmosféricas de um dado lugar, resultando então em seu clima. São eles:

Altitude

Latitude

Maritimidade e Continentalidade

Massas de ar

Correntes Marítimas

Localização Geográfica

previsão do tempo é responsável por analisar e descrever as condições atmosféricas de um determinado local, simulando-as para dias futuros também. Como o tempo é o estado momentâneo da atmosfera, podendo ser alterado por diversos fatores, a previsão do tempo é passível de erros, podendo ser alterada a qualquer instante. Quanto mais longo for o período a que a previsão do tempo refere-se, mais ela perde confiabilidade.

Essa previsão é feita por meteorologistas, que se baseiam em dados como a ocorrência de nuvens, visibilidade, média de temperaturas, pressão atmosférica, entre outros, para chegar a prováveis condições meteorológicas. No Brasil, a previsão do tempo é feita pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que faz parte do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Já a previsão do clima procura analisar as condições atmosféricas para mais do que alguns dias, diferentemente da previsão do tempo. Esse tipo de previsão objetiva prever o comportamento atmosférico em longo prazo, não se preocupando com a ocorrência de um sistema atmosférico em um local exato.

Os estudos da previsão do clima podem indicar como será uma estação do ano em um determinado ano e comparar com as observações feitas em anos anteriores e, assim, concluir se será um período mais quente, mais frio, mais seco ou mais úmido. Publicado por: Rafaela Sousa

 

5ª aula

Boas vindas, bate  papo sobre a aula anterior para a socialização e facilitar a continuação da explicação do assunto sobre o tempo e a atmosférico. Esse momento é excelente para sanar as dúvidas perceber o que realmente o aluno entendeu sobre o objeto do conhecimento explicado na aula anterior.

Nessa aula você pode pedir para o aluno realizar a tividade do livro nas paginas ( 138, 139,142 a 143).

 

6ª aula

Faça um breve comentario sobre o assunto anterior para fazer a correção da atividade, com o momento de esclarecer as duvidas dos alunos. Em seguida continue a explicação da unidade temática que está sendo  trabalhado na semana.

Coloque as páginas do livro (144 a 147) na tela do computador ou do celular e peça para um aluno por vez lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e usar o livro como suporte para o aluno responder as atividades.

Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo: O clima do mundo e do Brasil.

 https://www.youtube.com/watch?v=oYZZybbhJII&ab_channel=EdsonMaia

Apoas a demostração do vídeo, explique mais uma vez sobre os tipos de climas fazendo perguntas para o aluno e assim fixisar a Unidade Temática da semana.

Para casa atividade do livro páginas 148 e 149 ou a atividade proposta em anexo:

Atividade complementar

 

TEMPO ATMOSFÉRICO E CLIMA

01- O que é tempo atmosférico? R.:

02- O que é clima? R.:

 

03- Sobre a previsão do tempo, escreva:

a) O que fazem os meteorologistas? R.:

b) Cite 3 situações para a aplicabilidade da previsão do tempo. R.:

c) Que instrumentos são usados para medir:

 a) A pluviosidade:

b) A temperatura:

c)A umidade relativa do ar:

d)A pressão atmosférica:

e) A direção dos ventos:

05- Explique como os fatores climáticos influenciam no clima:

a) Altitude:

 b) Latitude:

c) Correntes marítimas:

d) Continentalidade e maritimidade:

6-Podemos identificar na Terra diferentes zonas climáticas. Por que existe essa diferença?

7- que a região equatorial é considerada a mais quente do planeta?

8-A Terra, nosso planeta, é o terceiro em distância a partir do Sol. Marque os itens que se referem às condições que favorecem o aparecimento, o desenvolvimento e a manutenção da vida em nosso planeta.

(   ) Temperatura inadequada.

(   ) Temperatura adequada.

(   ) Quantidade de água suficiente.

(    ) O corpo mais brilhante que avistamos no céu.

(    ) É um planeta gasoso.

(     ) Atmosfera composta por oxigênio, nitrogênio, gás carbônico e outros gases

 

7ª aula

Inicie a aula questionando sobre o tema  estudado na aula anterior e faça a correção da parte da atividade que ficou para ser terminada em casa. Em seguida dê continuação do objeto de conhecimento das pagínas ( 150 a 156).

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.

Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo: Climas e vegetações .

https://www.youtube.com/watch?v=rLiaIGI3OUQ&t=255s&ab_channel=OLHARGEOGRAFICO

Para casa atividade das páginas 157 a 161 ou atividade proposta em anexo:

Atividade complementar

 

EXERCÍCIO ONLINE – 6º ANO GEOGRAFIA

01-Numere as colunas relacionando a vegetação à sua característica.

1) Floresta de Coníferas

2) Vegetação

(3) Tundra

(4) Pradaria

(5) Savana

(6) Estepe

(     ) Vegetação rasteira de ciclo vegetativo curto, desenvolve em climas polares. Exemplo: musgos e liquens.

(     ) Vegetação herbácea, se desenvolve em clima temperado continental, são parecidas com as pradarias, mas estão em regiões com menos humidade.

(    ) Formação florestal típica da zona temperada. É conhecida como Taiga e predominam os pinheiros.

(    ) esse tipo de vegetação adaptou-se a longos períodos sem chuva e possui plantas(basicamente arbustos) com raízes profundas para buscar água subterrânea. Predomina em regiões de clima mediterrâneo.

(    ) Formação herbácea, composta por capim, que aparece em regiões de clima temperado continental.

(    ) Vegetação complexa que surge por influência do clima tropical, alternadamente úmido e seco. Ocorre na África e abriga animais de grande porte como leões, elefantes e girafas. Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.

 a) 2 – 1 – 6 – 4 – 5 – 3

b) 1 – 2 – 3 – 6 – 5 – 4

 c) 3 – 6 – 1 – 2 – 4 – 5

 d) 6 – 5 – 4 – 3 – 2 – 1

e) 4 – 3 – 2 – 5 – 1 – 6

 2-Em boa parte da Europa, no Canadá e Estados Unidos assim como na parte leste da Ásia, com clima temperado, que tem as quatro estações do ano bem definidas, ocorrem vegetações que se constituem, quase sempre, por árvores caducifólias(folhas que secam e caem) e apresentam uma certa homogeneidade de espécies(poucos tipos de árvores) .

 

 

Estão em grande parte destruídas pelas ações humanas, uma vez que se encontra em áreas com muitas cidades e onde

houve um expressivo desenvolvimento econômico. Grande parte da superfície ocupada por essas formações vegetais foi substituída pelas atividades agrícolas e pecuárias ou pelas cidades que, por elas próprias, se expandiram. A qual formação vegetal estamos nos referindo?

a) Savanas

b) Florestas Tropicais

 c) Florestas Boreais

d) Florestas Temperadas

 e) Estepes

 4- Um dos biomas terrestres caracteriza-se por clima muito frio, ambiente seco e precipitação baixa, geralmente, em forma de neve. O solo permanece congelado durante a maior parte do ano, degelando só na camada superficial nos 3 meses de verão. É habitado por plantas herbáceas, como o capim, liquens e musgos, e por animais, como as renas, raposas, lebres e lobos, que, no inverno, migram para regiões mais quentes ou se refugiam em túneis e tocas. Esse tipo de bioma recebe o nome de:

a) deserto.

b) taiga.

c) tundra.

d) campos.

e) floresta tropical.

5-Assinale a alternativa que associa corretamente um tipo climático ao tipo de vegetação zonal que a ele corresponde:

 a) Clima Equatorial/ Vegetação esclerófila (chaparral, maqui)

b) Clima subtropical árido/ Estepes.

c) Clima Mediterrâneo/ Florestas temperadas caducifólias

d) Clima Temperado / Florestas pluviais tropicais

 e) Clima Tropical/ Savanas

-6-Quanto à taiga siberiana, podemos afirmar que:

I. Floresta relativamente homogênea, na qual predominam pinheiros.

II. É a maior floresta do mundo.

III. É denominada, também, de floresta boreal e possui folhas largas (latifoliadas) que regulam o metabolismo da transpiração nos períodos frios.

Está (ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

a) I e II                   b) I e III                            c) II e III                     d) I, II e III                          e) Apenas a I

8ª aula

Faça um breve comentario sobre o assunto anterior para fazer a correção da atividade, com o momento de esclarecer as duvidas dos alunos. E na sequência se dê tempo faça uma sondagem sobre o objeto de conhecimento da pagina (162 e 163)

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.

 

9ª aula

 

Boas vindas, bate  papo sobre a aula anterior para a socialização e facilitar a introdução do tema sobre O  espaço rural. Esse momento é excelente para sanar as dúvidas perceber o que realmente o aluno entendeu sobre o objeto do conhecimento explicado na aula anterior.

Nessa aula você pode pedir para o aluno fazer a leitura do texto em anexo ou do livro nas  nas páginas ( 164 a 169)

Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo.;;

Chico Bento em: Na roça é diferente - Turma da Mônica (1990)

https://www.youtube.com/watch?v=Bfx_E3zvnjc&t=397s&ab_channel=TurmadaMonica

 

Texto para leitura

                                                                                Espaço rural

O espaço rural envolve todo o espaço não constituído por cidades. Ele está ligado a práticas agrárias e não agrárias.

O espaço rural é constituído pelas áreas não urbanas. São espaços não ocupados por cidades ou adensamentos populacionais. A maior parte das atividades produtivas típicas desse espaço está relacionada com a agriculturapecuária e extrativismo.

Para compreender melhor a amplitude conceitual que envolve o espaço rural, é preciso distinguir as expressões rural e agrário. Nem sempre as atividades realizadas no meio rural são agrárias. É cada vez mais comum a utilização do espaço rural para atividades turísticas, esportivas, áreas de preservação ambiental, spas, clínicas, centros de pesquisa, entre outros, que não estão vinculadas a atividades agrárias.

Relação entre o espaço urbano e o rural

A distinção entre rural e urbano nas atividades econômicas realizadas na cidade e no campo e nas diferentes práticas cotidianas tem sido reduzida. Cada vez mais há uma integração das práticas e elementos tidos como tipicamente rurais no espaço das cidades ou práticas urbanas no espaço do campo.

O cultivo de hortaliças no ambiente urbano, por exemplo, tem sido incentivado em vários lugares do mundo, da mesma maneira que uma clínica de estética ou relaxamento é encontrada em regiões afastadas dos centros urbanos. São atividades típicas do meio rural e urbano realocadas nas cidades e no campo.

Além disso, a concepção de que o espaço rural é um ambiente de atraso no desenvolvimento também tem sofrido modificações. Altos níveis de mecanização, utilização de tecnologia e especialização da mão de obra têm sido vistos em muitas propriedades rurais.

Modernização do meio rural

A modernização que gradativamente alcança o espaço rural é resultado da intensificação de capital empregado na produção rural sob a forma de máquinas, defensivos químicos, engenharia genética, serviços meteorológicos, além de avançadas técnicas de irrigação, manejo de animais, preparação do solo e assessoria tecnológica e financeira. Dessas transformações surge a categoria de empresas rurais, que em quase nada se assemelham às práticas que remontam ao surgimento das primeiras atividades agrícolas.

As modificações ocorridas no meio rural não trazem apenas benefícios. É crescente a preocupação sobre os impactos dessas atividades na saúde e bem-estar das pessoas, bem como os danos causados ao meio ambiente.

Novas questões do espaço rural

A modernização das atividades agrícolas trouxe novas questões que são objeto de análise e preocupação. As transformações ocorridas no espaço rural trouxe consequências como:

a elevação dos níveis de endividamento dos agricultores;

a diminuição da biodiversidade;

êxodo rural provocado pela redução da mão de obra no campo;

poluição do solo causada pelo uso de fertilizantes.

Além das consequências citadas, a modernização do campo não solucionou o problema da fome mundial, pois grande parte da produção agrícola modernizada é destinada a abastecer os países ricos industrializados.

Publicado por: Amarolina Ribeiro

·         10ª aula

·         Inicie a aula questionando sobre o tema  estudado na aula anterior .Em seguida dê continuação do objeto de conhecimento das pagínas ( 170 a 173).

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.

Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo: Geografia Problemas Ambientais no Campo

https://www.youtube.com/watch?v=vHDXSPL3E-Q&ab_channel=MãePraTudo, ou trabalhe o texto complementar com leitura dirigida:

Texto para leitura:

Quais são os impactos ambientais rurais?

Todas as modificações do meio ambiente, benéficas ou negativas, são consideradas impacto ambiental. Embora a própria natureza seja responsável por algumas dessas alterações, a ação do homem é causadora da maioria delas — sobretudo as negativas.

Os impactos ambientais podem ser urbanos ou rurais. O primeiro está associado ao aumento populacional e ao desenvolvimento e modernização das cidades, sendo seu principal problema a poluição.

Nas regiões semiáridas e subúmidas secas, a ação humana intensifica os processos de desertificação.

Os impactos ambientais rurais, por sua vez, são causados por práticas agropecuárias predatórias e extração de recursos vegetais e hídricos, além da gestão irresponsável de resíduos urbanos. Algumas das consequências são a perda da biodiversidade e a poluição do solo, contaminado com produtos químicos como agrotóxicos e fertilizantes.

Principais impactos ambientais rurais

– Desmatamento: corte de matas originais, para uso do espaço;

– Erosão: perda de solo, por causa de seu uso incorreto. Associado a chuvas e ventos, provoca o soterramento de rios e lagos, comprometendo os recursos hídricos;

– Redução da biodiversidade: desaparecimento de espécies locais, ocasionado pelo desmatamento;

– Esgotamento de recursos hídricos: boa parte da água disponível é consumida pela irrigação;

– Poluição: água, ar e solo comprometidos pelas queimadas, fumaça proveniente de tratores, uso de fertilizantes e defensivos agrícolas e decomposição de restos de cultura;

– Desertificação: o uso inadequado do solo o deixa infértil, criando grandes áreas desertas;

– Geração de resíduos: as fezes animais, geradas por espécies criadas em confinamento, são as principais poluidoras de ambientes rurais

11ª aula

Boas vindas, bate  papo sobre a aula anterior para a socialização e facilitar o desenvolvimento da atividade das paginas (175 a 177) Esse momento é excelente para sanar as dúvidas perceber o que realmente o aluno entendeu sobre o objeto do conhecimento explicado na aula anterior.O professor sempre que poder faça uma intevenção para ter conhecimento do aprendizado do aluno.

; 12ª aula

Inicie a aula questionando sobre o tema  estudado na aula anterior e faça a correção da atividade que ficou para ser realizada  em casa.Aproveita para fazer questionamento sobre os objetos do conhecimento estudado:

 

RECURSOS: (117 a 177) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; (X ) Computador;

( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ()Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas:

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:

Professor:                                                                Escola:                                                                   


SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

Unidade Temática: (CP: 8 – Industrialização e urbanização brasileira, CP:9 – Espaço rural, CAP:10 – Região Norte e CP:11- Questões socioambientais e desenvolvimento sustentavel).

Objeto do conhecimento: Biodiversidade brasileira

e  Desigualdade social e o trabalho.

 

Objetivo: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da

relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano:                           Período: 08/09/2020 a  02/10/2020                               Nº de Aulas: 12

HABILIDADES

(EF07GE07) Analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.

(EF07GE08) Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro.

(EF07GE08) Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.                                    Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.                                    Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

COMPETÊNCIAS GERAIS

6.   Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

7.  Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo

estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, começamos um novo ciclo, nesse momento vamos dar as mãos e caminharmos em uma só direção falando a mesma língua e tomando as mesmas decisões para melhor atender os nossos alunos e facilitar as nossas vidas nesse período de pandemia. Que Deus nos ajude e nos oriente.

 

Informações para os alunos

. Boas vindas.

-Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...


-  Duração (36 minutos cada aula)

-  Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc)

-  Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula)

1ºAula

Coloque o texto ou as s do livro (94 a 99) na tela do computador ou do celular e peça para um aluno por vez lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o objeto do conhecimento e usar o texto ou o livro como suporte para o aluno responder as atividades.

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.

Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo: Industrialização brasileira - Brasil Escola

https://www.youtube.com/watch?v=NPixZjTK8Us&ab_channel=BrasilEscola

 

Texto para leitura

 

                                                                 Industrialização brasileira

 

processo de industrialização brasileiro é considerado tardio, quando comparado à industrialização dos países capitalistas centrais. Ela teve início somente no século XX, quase 200 anos depois da industrialização na Europa.

Foi somente na terceira fase da industrialização do Brasil que o governo e classe burguesa fizeram maciços investimentos no setor, adquirindo maquinários e melhorando o setor de transportes e energia, fator esse que tornou o país competitivo e apto para receber indústrias mundiais, integrando-se ao sistema capitalista global.

Atualmente, o país encontra-se totalmente industrializado, participando de todos os tipos de indústrias, com economia global forte e caminhando para uma independência tecnológica e econômica.

Características da industrialização no Brasil

O Brasil faz parte do grupo de países que realizaram sua industrialização de forma tardia, no século XX, ou seja, bastante atrasada em relação aos pioneiros da industrialização, que iniciaram esse processo ainda no século XVIII.

Dentre os fatores que explicam essa situação, podemos considerar o fator histórico como sendo o mais influente, pois, na ocasião do início da industrialização, o Brasil era colônia de Portugal e estabeleceu durante o período colonial uma forte parceria comercial com a Inglaterra, que foi o primeiro país a se industrializar. Dessa forma, o Brasil passou a fornecer matéria-prima e produtos agropecuários para seu parceiro, que, na contramão do processo, industrializou-se fortemente ainda no século XVIII. Em 1785, porém, a colônia foi proibida de produzir produtos manufaturados, dessa forma, o que restou para o país foi continuar com a sua economia agropecuária.

Ao se industrializar, o que ocorreu somente na década de 1930, a indústria encontrava-se concentrada na Região Sudeste. Ela só foi descentralizada, indo para as demais regiões, na década de 1970 em diante.

Atualmente, o Brasil é um dos países mais industrializados do mundo, com economia global forte e intensa participação capitalista global. Desde a década de 1990 é visto como um dos melhores países para se investir e instalar indústrias do mundo.

Períodos do processo de industrialização no Brasil

Primeiro período

O primeiro período do processo de industrialização brasileira ocorreu de 1500 a 1808. Nesse momento não se falava em indústria no país, pois o Brasil era colônia de Portugal. De certo modo, fazia-se restrição ao processo industrial, e a produção existente na época era tradicional, com uso da mão de obra.

Segundo período

O segundo período ocorreu de 1808 a 1930, quando houve a implantação de algumas indústrias no país. Essas indústrias deveriam seguir algumas regras, como o protecionismo econômico, instaurado em 1828, o qual determinava que todos os produtos vindos de fora do país, especialmente Inglaterra e Portugal, sofreriam um acréscimo de valor, em 15% e 16%, respectivamente, tarifa que dificultava a importação comercial e favorecia o desenvolvimento da indústria brasileira.

Mais tarde, em 1844, o valor da tarifa para produtos importados subiu para 60% e, nesse momento, foi criada a Lei Alves Branco. Dessa forma, investir no setor industrial era algo interessante e bem-visto pela classe burguesa do Brasil.

Naquele mesmo momento, observou-se um declínio da principal atividade econômica do país (a produção cafeeira) e ocorreram fortes investimentos na produção industrial, isto é, em maquinários, transportes e portos no Brasil, favorecendo assim o avanço da industrialização brasileira. As primeiras indústrias do país estavam ligadas à extração mineral, produção de calçados, tecidos e alimentos.

período

No terceiro período, que ocorreu de 1930 a 1955, foram observados maciços investimentos no setor industrial, oriundos tanto de iniciativas privadas quanto do governo brasileiro, na tentativa de alavancar o setor. Foram realizados avanços no setor de transportes, com aberturas de ferrovias e rodovias. Observou-se também o desenvolvimento do setor energético no Brasil e de logística. Foi instalada a Companhia Siderúrgica Nacional, entre 1942 e 1947, que contribuiu para a oferta de matéria-prima para a indústria no país. Em 1953, foi criada a Petrobras, maior empresa estatal do setor. O Brasil, nesse período, viu-se preparado para o amplo desenvolvimento industrial e para os maciços investimentos no setor. Diversas políticas públicas foram criadas para promover o desenvolvimento econômico nacional rumo a uma industrialização completa e eficiente.

Quarto período

O quarto período acontece desde 1955 até os dias atuais. Foi marcado pelos projetos políticos instalados no governo do

 

presidente Juscelino Kubitschek (1956-1961), que promoveu uma intensa abertura econômica do país para as empresas multinacionais, ampliando fortemente a abertura de novas empresas, dos mais variados tipos, incentivando o consumo, o consumismo e a competitividade tanto interna quanto externa.

O Brasil, a partir daí, pôde conhecer o mercado de consumo externo e integrar-se aos processos de exportação e comércio global. Alguns setores industriais não sofreram tantos investimentos, como o de tecnologia de ponta, o que tornou o Brasil um país dependente econômica e tecnologicamente de outras economias globais.

 

Exercícios

 1-Sobre a indústria brasileira, sua concentração e desconcentração espacial, a alternativa correta é:

A) A industrialização brasileira foi tardia, ao longo do século XIX, concentrando-se na região Sudeste do Brasil, reproduzindo as desigualdades regionais sociais e econômicas.

B) No governo de Getúlio Vargas, no período do Estado Novo, a preocupação estatal foi com a indústria de base, com enfoque na produção de energia e setor de transportes; já no governo de Juscelino Kubitschek, o setor automobilístico teve a atenção maior.

C) A industrialização como substituição de importações, com capital estatal abundante e mão de obra barata, acontece no Brasil através da indústria de bens de consumo duráveis e com destaque para o setor têxtil e produção de alimentos.

D) A partir de 1950, como parte do planejamento estatal do governo federal, inicia-se a desconcentração industrial, acentuada depois de 1990, pela crescente abertura econômica e desenvolvimento técnico-científico.

E) Com a desconcentração industrial, o Sudeste brasileiro, principalmente São Paulo, passou por grandes mudanças espaciais e sociais, deixando de ser a área de maior concentração industrial, posto ocupado hoje pelo Nordeste brasileiro.

2- Questão 2 - (Ufam) O período comumente denominado de “anos dourados” marcou uma etapa da recente história brasileira associada ao desenvolvimentismo (abertura de rodovias, expansão da rede hidrelétrica, implantação da indústria automobilística, descentralização da capital) e à atmosfera cultural marcada pelo surgimento da Bossa Nova. A que governo tal período está associado:

A) Juscelino Kubitschek

B) João Goulart

C) Getúlio Vargas

D) Eurico Gaspar Dutra

E) Jânio da Silva Quadros

03-A industrialização é um dos principais agentes de transformação do meio e de construção das bases da sociedade. Entre os efeitos desse processo sobre o espaço geográfico, podemos assinalar:

a) a ruralização das sociedades.

b) a contenção da migração pendular.

c) o recuo na oferta de matérias-primas.

d) o aumento da migração campo-cidade.

e) a descaracterização da hierarquia urbana.     

4-Observa-se, atualmente, certa mobilidade da atividade industrial no território brasileiro. Antes muito concentradas em alguns poucos pontos, as indústrias vêm buscando novas áreas, antes pouco industrializadas, no território nacional a fim de obter maiores vantagens que auxiliem na obtenção de maiores lucros.

Esse processo é chamado de:

a) migração fabril

b) desconcentração industrial

c) redistribuição produtiva

d) secundarização da economia

e) expansão da fronteira industrial.

5-Durante o Estado Novo (1937-1945), foram criadas as bases necessárias para o desenvolvimento industrial brasileiro a partir dos anos 50. O Estado tornou-se o grande investidor na indústria de base, criando empresas que foram fundamentais para o surto industrial posterior. Entre essas empresas, destacamos o (a):

a) Eletrobras

b) Banco Central

c) Companhia Siderúrgica Nacional

d) Banco do Brasil

e) Petrobra


1.complete a cruzadinha com as caracteristicas da industrialização  brasileira: - Brainly.com.br


2ª aula

Antes de continuar o assunto faça a  correção da atividade e uma breve sondagem sobre o aprendizado dos alunos e o momento excelente para sanar as duvidas.Na sequência coloque as páginas do livro (100 a 102) na tela do computador ou do celular e peça para um aluno por vez lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e usar o o livro como suporte para o aluno responder as atividades.

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.

    Se preferir inicie a aula com esse slide : INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO BRASILEIRA

https://pt.slideshare.net/limabruno/industrializao-e-urbanizao-brasileira

Para casa atividade das páginas 103 a 105.

3ª aula

     Faça um breve comentario sobre o assunto anterior para fazer a correção da atividade, com o momento de esclarecer as    duvidas   dos alunos. E na sequência se dê tempo faça uma sondagem de revisão sobre o objeto de conhecimento da pagina (94 a 102)

     Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.

4ª aula

Coloque as páginas do livro (106 a 107) na tela do computador ou do celular e peça para um aluno por vez lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e usar o livro como suporte para o aluno responder as atividades.

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.

Se preferir faça uma aula investida, inicie com atividade da página 108.

5ª aula

Faça um breve comentario sobre o assunto anterior para fazer a correção da atividade, na sequência coloque as páginas do livro (109 a 110) na tela do computador ou do celular e peça para um aluno por vez lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e usar o livro como suporte para o aluno responder as atividades.

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.

Atividade da pagina 111 a 113.

 

6ª aula

Inicie a aula questionando sobre o tema  estudado na aula anterior e faça a correção da atividade que ficou para casa. Em seguida dê continuação do objeto de conhecimento das pagínas ( 116 a 119)

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.

Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo: Região Norte: Características Naturais – Geografia – 7º ano 

https://www.youtube.com/watch?v=fZ43xmcYCVk&ab_channel=CanalFutura

Para casa atividade da página 120.

7ª aula

Antes de continuar o assunto faça a  correção da atividade e uma breve sondagem sobre o aprendizado dos alunos e o momento excelente para sanar as duvidas.Na sequência coloque as páginas do livro (121 a 126) na tela do computador ou do celular e peça para um aluno por vez lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e usar o o livro como suporte para o aluno responder as atividades.

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.                                        

Se preferir inicie a aula com esse vídeo: Região Norte: Características econômicas – Geografia – 7º ano

https://www.youtube.com/watch?v=vuHTuUfkF0k&ab_channel=CanalFutura

 

Atividade complementar das paginas 127 a 128.

 

 

 

 

8ª aula

Antes de continuar o assunto faça a  correção da atividade e uma breve sondagem sobre o aprendizado dos alunos e o momento excelente para sanar as duvidas.Na sequência coloque o vídeo na tela do computador ou do celular e peça para um aluno prestar muita atençao e copiar no caderno o que mais chamou a atenção , se achar necessário explique  o assunto  resumido e em seguioda useo vídeo, e deixe o livro como suporte para o aluno responder as atividades.

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.                                         

Se preferir inicie a aula com esse vídeo: Região Norte: Características populacionais – Geografia – 7º ano

https://www.youtube.com/watch?v=UGzm9i1Qn1Q&ab_channel=CanalFutura

 

9ª aula

Inicie a aula questionando sobre o tema  estudado na aula anterior e faça as observações para que o aluno lembre dos aspectos estudados sobre a Região Norte. Em seguida dê continuação ao objeto de conhecimento estudado.

Explorar o tema sobre a floresta Amazônia com outros questionamentos que julgar necessário.

Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo:           Globo Repórter - Amazônia Secreta (Parte 1)

https://www.youtube.com/watch?v=NOwaukswP5c&ab_channel=JPMSB

 

Texto para estudo

 

                                                                       Amazônia

    A Amazônia é quase mítica: um verde e vasto mundo de águas e florestas, onde as copas de árvores imensas escondem o úmido nascimento, reprodução e morte de mais de um terço das espécies que vivem sobre a Terra.

    Os números são igualmente monumentais. A Amazônia é o maior bioma do Brasil: num território de 4,196.943 milhões de km2 (IBGE, 2004), crescem 2.500 espécies de árvores (ou um terço de toda a madeira tropical do mundo) e 30 mil espécies de plantas (das 100 mil da América do Sul).

    A Bacia Amazônica é a maior bacia hidrográfica do mundo: cobre cerca de 6 milhões de km2 e tem 1.100 afluentes. Seu principal rio, o Amazonas, corta a região para desaguar no Oceano Atlântico, lançando ao mar cerca de 175 milhões de litros d’água a cada segundo.

    As estimativas situam a região como a maior reserva de madeira tropical do mundo. Seus recursos naturais – que, além da madeira, incluem enormes estoques de borracha, castanha, peixe e minérios, por exemplo – representam uma abundante fonte de riqueza natural. A região abriga também grande riqueza cultural, incluindo o conhecimento tradicional sobre os usos e a forma de explorar esses recursos naturais sem esgotá-los nem destruir o habitat.

     Toda essa grandeza não esconde a fragilidade do ecossistema local, porém. A floresta vive a partir de seu próprio material orgânico, e seu delicado equilíbrio é extremamente sensível a quaisquer interferências. Os danos causados pela ação antrópica são muitas vezes irreversíveis.

     Ademais, a riqueza natural da Amazônia se contrapõe dramaticamente aos baixos índices socioeconômicos da região, de baixa densidade demográfica e crescente urbanização. Dessa forma, o uso dos recursos florestais é estratégico para o desenvolvimento da região.

Disponível em: <http://www.ebc.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – Em “A Amazônia é quase mítica: um verde e vasto mundo de águas e florestas, onde as copas de árvores imensas […]”, há um adjetivo que exprime uma opinião. Aponte-o:

(     ) “mítica”.

(     ) “vasto”.

(     ) “imensas”.

Questão 2 – No segmento “[…] cobre cerca de 6 milhões de km2 e tem 1.100 afluentes.”, o autor expõe um dado sobre:

(     ) “A Bacia Amazônica”.

(     ) “o Amazonas”.

(     ) “o Oceano Atlântico”.

Questão 3 – Na parte “[…] sem esgotá-los nem destruir o habitat.”, o termo “los” desempenha a função de retomar:

(     ) “estoques de borracha”.

(     ) “minérios”.

(     ) “esses recursos naturais”.

 


Questão 4 – No período “Toda essa grandeza não esconde a fragilidade do ecossistema local, porém.”, o vocábulo sublinhado poderia ser substituído por:

(     ) “pois”.

(     ) “contudo”.

(     ) “portanto”.

Questão 5 – No fragmento “[…] seu delicado equilíbrio é extremamente sensível a quaisquer interferências.”, a palavra destacada foi empregada para:

(     ) intensificar.

(     ) caracterizar.

(     ) complementar.

Questão 6 – Releia:

“Os danos causados pela ação antrópica são muitas vezes irreversíveis”.

Agora, explique o que é “ação antrópica”.

Questão 7 – Na frase “[…] a riqueza natural da Amazônia se contrapõe dramaticamente aos baixos índices socioeconômicos da região […]”, o termo grifado indica uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

Por Denyse Lage Fonseca

10ª aula

Antes de continuar o assunto da aula  faça a  correção da atividade e uma breve sondagem sobre o aprendizado dos alunos e o momento excelente para sanar as duvidas.Na sequência coloque o vídeo na tela do computador ou do celular e peça para um aluno prestar muita atençao e copiar no caderno o que mais chamou a atenção , se achar necessário explique  o assunto  resumido e em seguioda useo vídeo, e deixe o livro como suporte para o aluno responder as atividades.

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.                                        

Vídeo para iniciar a aula proposta: Região Norte do Brasil - questões socioambientais e desenvolvimento sustentável

https://www.youtube.com/watch?v=hwv7SvD28sg&ab_channel=ThewryClaire

Professor você pode usar o vídeo para a sua explicação .

11ª aula

Boas vindas, bate  papo sobre a aula anterior para a socialização e facilitar o desenvolvimento da atividade das paginas (136 a 137) Esse momento é excelente para sanar as dúvidas perceber o que realmente o aluno entendeu sobre o objeto do conhecimento explicado nas aulas anteriores.O professor sempre que poder faça uma intevenção para ter conhecimento do aprendizado do aluno.

12ª aula

Inicie a aula questionando sobre o tema  estudado nas duas semanas de  aula e faça a correção da atividade que ficou para ser realizada  em casa.Aproveita para fazer questionamento sobre os objetos do conhecimento estudado, se achar necessario aplique essa atividade para melhor fixisar o tema trabalhado nas ultimas aulas. Atividades - Geografia 5° Ano Geografia 5 ano exercícios Créditos:  http://educax.blogspot.com.br/ Geografia 5 ano exercícios Geografia 5 ano  exercícios Geografia 5 ano exercícios Geografia 5 ano exercícios Geografia  5 ano exercícios Geografia


 

Região Norte | Rérida Maria | Atividades com mapas, Atividades de  geografia, Geografia ensino fundamental

 

 

RECURSOS: ( 94 a 135) Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (X ) Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 103,104,105,108,113,120,127,128,136e 137)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:

Professor:                                                                Escola:                                                                   


SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

Unidade Temática: Formas de representação e pensamento espacial - CP: 8– América do Norte: Estados Unidos,CP: 9 – Canadá e México e  CP:11-América do Sul.

Objeto do conhecimento: Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial na América Latina.

Cartografia: anamorfose, croquis e mapas temáticos da América e África.

Objeto de Conhecimento: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos

geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano:                           Período:  08/09/2020  a  02/10/2020                               Nº de Aulas: 08

HABILIDADES

(EF08GE03) Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando características da população (perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial).

(EF08GE07) Analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil.

(EF08GE12) Compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano (Mercosul, OEA, OEI, Nafta, Unasul, Alba, Comunidade Andina, Aladi, entre outros).

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1-Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e oespírito de investigação e de resolução de problemas.

2-Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais

confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, começamos um novo ciclo, nesse momento vamos dar as mãos e caminharmos em uma só direção falando a mesma língua e tomando as mesmas decisões para melhor atender os nossos alunos e facilitar as nossas vidas nesse período de pandemia. Que Deus nos ajude e nos oriente.

   Informações para os alunos

. Boas vindas.

-Informações sobre a forma das aulas online/remotas


 

- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

-  Duração (36 minutos cada aula)

-  Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc)

-  Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula)

1ºAula

Coloque o texto ou as páginas do livro (122 a 123) na tela do computador ou do celular e peça para um aluno por vez lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e usar o texto ou o livro como suporte para o aluno responder as atividades.

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.

Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo: Aspectos físicos da América do Norte

https://www.youtube.com/watch?v=7rsIoPSDgq0&t=610s&ab_channel=Espa%C3%A7oemTransforma%C3%A7%C3%A3o

Texto para leitura

 

                                          América do Norte

A América do Norte é composta por 3 países: Canadá, Estados Unidos e México. Estados Unidos e o Canadá são grandes potências mundiais.

 América do Norte está localizada no extremo norte das Américas e é composta por apenas três países: Estados Unidos, Canadá e México, além de territórios de domínios europeus, como a Groelândia (pertencente ao Reino da Dinamarca, com representação no parlamento) e Bermudas (dependência britânica). Os dois primeiros países são os únicos do continente americano que estão inseridos no grupo dos países mais importantes político e economicamente, especialmente os Estados Unidos, que possuem a condição de maior potência mundial; já o México configura-se como um país em desenvolvimento, ou seja, emergente.
Um fato determinante na atual condição dos países citados é o fator histórico. Assim como todas as nações das Américas, os Estados Unidos e o Canadá também foram colonizados por europeus, entretanto, o modo como foram desenvolvidos foi diferente, pois enquanto o centro e o sul das Américas foram colônias de exploração, as nações em questão viveram um processo de povoamento. A América do Norte é também conhecida por América Anglo-Saxônica (de língua inglesa) ou América desenvolvida.
Aspectos naturais da América do Norte:
A América do Norte é banhada ao norte pelo Oceano glacial Ártico; a oeste, pelo Oceano Pacífico; e a leste, pelo Oceano Atlântico.
Relevo:
Quanto ao relevo, a América do Norte apresenta basicamente três tipos, como ocorre em grande parte de todo continente americano.
• Porção ocidental: abriga uma série de cadeias de montanhas, muitas dessas são vulcões que se encontram em atividade e, por isso, há uma grande ocorrência de terremotos. Dentre as muitas montanhas presentes, as principais são: Cadeias da Costa, Sierra Nevada e as montanhas Rochosas.
• Porção oriental: corresponde a regiões onde se encontram planaltos e montanhas de idade geológica antiga e que sofreram diversos e longos processos erosivos. Os principais planaltos são: Labrador (Canadá) e Monte Apalache (Estados Unidos).
• Porção central: essa região abriga extensas áreas compostas por planícies, abrangendo também rios e lagos. As mais conhecidas são: as planícies de Lacustre (Canadá), do Mississipi (Estados Unidos) e a planície dos Grandes Lagos.
Hidrografia:
A hidrografia da América do Norte é bastante diversificada. No território canadense, os lagos predominam, existem pelo menos 150 mil lagos, grande parte de origem glacial.
A maior concentração de lagos da América do Norte está localizada entre as fronteiras dos Estados Unidos e do Canadá. Os maiores e mais importantes lagos são: Superior, Michigan, Huron, Erie e Ontário, o primeiro possui 84 mil km2.
Quanto aos rios, no Canadá o que se destaca é o Rio São Lourenço, isso porque serve como hidrovia entre os Grandes Lagos e o Oceano Atlântico. Nos Estados Unidos, o mais importante quanto à capacidade de navegação é o Rio Mississipi, outros importantes são Colorado e Columbia, ambos utilizados na irrigação e na geração de energia elétrica.
Clima e vegetação da América do Norte 
Em razão da dimensão territorial, na América do Norte são desenvolvidos diversos tipos de composição vegetativa e climática. Os principais são:
Tundra: tipo de vegetação que se desenvolve a partir do degelo. É composto por liquens, musgos, ervas e arbustos de

 

 

 

 

baixa estatura, em razão do clima frio com invernos longos e rigorosos.
Floresta Temperada: esse tipo de vegetação ocorre em regiões onde predomina o clima temperado. Caracteriza-se por apresentar as estações do ano bem definidas com invernos frios e verões quentes, as florestas temperadas são compostas por árvores caducifólias e musgos, e há presença de cedros, carvalhos e pinheiros.
Estepe e Pradaria: ocorre em áreas que possuem clima semiárido, com temperaturas elevadas e longos períodos de estiagem. Em virtude dessa adversidade, a composição vegetativa é bastante restrita com a presença de gramíneas e ausência de árvores.
Vegetação desértica: desenvolve-se em regiões desérticas no sul dos Estados Unidos, na fronteira com o México, e também na região do Rio Colorado. O clima é desértico, por isso é seco durante todo o ano.
Savana: ocorre em lugares onde há incidência de chuvas regulares durante o ano e temperaturas sempre abaixo de 10ºC nas estações do outono e inverno.
Vegetação de montanhas: em razão da altitude, a temperatura tende a cair, assim, apresenta clima parecido com o clima frio; quanto à cobertura vegetal, existem poucas formas presentes.
Ausência de vegetação: ocorre em regiões da América do Norte que possuem temperaturas muito frias, ou seja, polares. Essa adversidade climática não permite o desenvolvimento de nenhuma forma de vegetação.

Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

1-A América do Norte é uma subdivisão do continente Americano. Cite os países que integram essa parte do globo.

2- A formação de blocos econômicos tem como principal objetivo a maximização das relações comerciais entre os países integrantes. Nesse sentido, os países da América do Norte formaram um dos blocos econômicos mais importantes do planeta. Marque a alternativa que corresponde a esse bloco econômico.

a) Mercosul

b) Apec

c) União Europeia

d) Nafta

e) Comunidade dos Estados Independentes (CEI).

3- Em razão da dimensão territorial, na América do Norte são desenvolvidos diversos tipos de composição vegetativa e climática. Os principais são:

5-A América do Norte é composta por quantos países?

6-Qual a localização da América do Norte?

7-Cite os oceanos que banham a América do Norte.

8- Quanto ao relevo, a América do Norte apresenta basicamente três tipos, quais são eles?

9- Os maiores e mais importantes lagos da América do Norte?

10- Nos Estados Unidos, o mais importante quanto à capacidade de navegaçã é o:

2ª aula

Coloque as páginas do livro (124 a 133) na tela do computador ou do celular e peça para um aluno por vez lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar usando o vídeo do assunto do livro  e desse modo o aluno usa o livro como suporte para leitura e responder as atividades.

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.

Continuação do assunto da aula anterior com o subtema, Estados Unidos: território, organização do espaço e população.

Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo.  EUA Território, organização espacial e população Aula I

https://www.youtube.com/watch?v=EAvV1UETtIs&ab_channel=Prof.RobsonGon%C3%A7alves

3ª aula

Coloque as páginas do livro (134 a 141 ) na tela do computador ou do celular e peça para um aluno por vez lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar usando o vídeo do assunto do livro  e desse modo o aluno usa o livro como suporte para leitura e responder as atividades.

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.

Continuação do assunto da aula anterior com o subtema, Estados Unidos: território, organização do espaço e população.

Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo.  EUA Território, organização espacial e população Aula II

https://www.youtube.com/watch?v=ZY5XSaFK8YE&ab_channel=Prof.RobsonGon%C3%A7alves

Apos a exibição do video trabalhe a atividade das páginas 131, 139 e 142.

 


 

4ª aula

Antes de continuar o assunto da aula  faça a  correção da atividade e uma breve sondagem sobre o aprendizado dos alunos, e o momento excelente para sanar as duvidas.Na sequência coloque o vídeo na tela do computador ou do celular e peça para um aluno prestar muita atençao e copiar no caderno o que mais chamou a atenção , se achar necessário explique  o assunto  resumido e em seguioda useo vídeo, e deixe o livro como suporte para o aluno responder as atividades.

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.                                        

Vídeo para iniciar a aula proposta: Canadá

https://www.youtube.com/watch?v=RoZ1iidgN8E&ab_channel=Prof.RobsonGon%C3%A7alves

5ª aula

Antes de continuar o assunto da aula  faça a  correção da atividade e uma breve sondagem sobre o aprendizado dos alunos, e o momento excelente para sanar as duvidas.Na sequência coloque o slide na tela do computador ou do celular e peça para um aluno prestar muita atençao e copiar no caderno o que mais chamou a atenção , se achar necessário explique  o assunto  resumido e em seguioda useo slide, e deixe o livro como suporte para o aluno responder as atividades.

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.                                        

Slide para iniciar a aula proposta: México

https://pt.slideshare.net/Deca22/mxico-11971381

6ª aula

Antes de continuar o assunto da aula  faça uma breve sondagem sobre o aprendizado dos alunos, e o momento excelente para sanar as duvidas.Na sequência coloque o slide na tela do computador ou do celular e peça para um aluno prestar muita atençao e copiar no caderno o que mais chamou a atenção , se achar necessário explique  o assunto  resumido e em seguioda useo slide, e deixe o livro como suporte para o aluno responder as atividades.

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.                                        

Slide para iniciar a aula proposta: México, Continuação do assunto com atividade do livro páginas 157 a 161.

https://pt.slideshare.net/Deca22/mxico-11971381

 

7ª aula

Inicie a aula questionando sobre o tema  estudado nas aulas anteriores e faça a correção da atividade que ficou para casa. Em seguida dê continuação do objeto de conhecimento das pagínas (175 a )

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.

Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo: AMERICA DO SUL

https://www.youtube.com/watch?v=mr4xvXPAFRw&ab_channel=ProfessoresdoBrasil-Prof.SergioOliveira

8ª aula

Antes de continuar o assunto da aula  faça uma breve sondagem sobre o aprendizado dos alunos, e o momento excelente para sanar as duvidas.Na sequência coloque o slide na tela do computador ou do celular e peça para um aluno prestar muita atençao e copiar no caderno o que mais chamou a atenção , se achar necessário explique  o assunto  resumido e em seguioda useo slide, e deixe o livro como suporte para o aluno responder as atividades.

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.                                         

Slide para iniciar a aula proposta: Geopolítica da América do Sul

https://www.youtube.com/watch?v=d0agMT5saKY&ab_channel=HerbertGalen

 


 

Atividade complementar do livro didático página 184.

1-Quais países integram a América do Sul?

2-Qual desses países não integra a América do Sul:

a) Equador, Venezuela, Suriname.

b) Uruguai, Brasil, Peru.

c) Guiana, Argentina, Paraguai.

d) Brasil, Chile, Honduras.

e) Guiana, Equador, Suriname.                        

3-O país que possui a maior extensão territorial da América do Sul é:

a) Argentina.

b) Estados Unidos.

c) Brasil.

d) Colômbia.

e) Venezuela.

4-Relacione a coluna dos países com as respectivas capitais

1 - Brasil                                                                   (  ) Bogotá                                                            
2 - Chile                                                                    (  ) Lima
3 - Paraguai                                                             (  ) Buenos Aires
4 - Colômbia                                                            (  ) Santiago
5 - Venezuela                                                           (  ) Brasília
6 - Uruguai                                                               (  )  Assunção
7 - Equador                                                              (  ) Caracas
8 - Peru                                                                     (  ) Georgetown
9 - Guiana                                                                (  ) Quito
10 - Suriname                                                         (  ) Paramaribo
11 - Argentina                                                          (  ) Montevidéu
12 - Bolívia                                                               (  ) La Paz

5-Dois blocos econômicos são formados exclusivamente por países sul-americanos, são eles:

a) Mercosul e Pacto Andino.

b) Nafta e Mercosul.

c) Apec e Pacto Andino.

d) Mercosul e União Europeia.

e) Mercosul e América Andina.

6-Os países sul-americanos apresentam economias em processo de desenvolvimento, muitos deles são extremamente dependentes das atividades agropecuárias, e o segmento industrial está se expandindo. Caracterize a economia sul-americana.

7-A população da América do Sul é bem miscigenada, quais os principais grupos étnicos desse subcontinente?

 

 

 

 

RECURSOS: ( 143 a 156 e 175 a 184) Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (X ) Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (157,158,159,160,161 e 164)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:

Professor:                                                                Escola:                                                                   


SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

Unidade Temática: (CP: 9 - Rússia: aspectos fisicos e socioeconomicos,  CP: 10 - Asia: aspectos naturais e regionalização, CP:11           - Asia: População, diversidade cultural e economia e CP:12 - Asia: A China no século XXI)

Objeto do conhecimento: Diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania.

Leitura e elaboração de mapas temáticos, croquis e outras formas de representação para analisar informações geográficas.

Objetivo: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da

relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano:                           Período: 08/09/2020 e 02/10/2020                                Nº de Aulas: 08

HABILIDADES

(EF09GE07) Analisar os componentes físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia.

(EF09GE10) Analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania.

(EF09GE16) Identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania.

(EF09GE17) Explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania.

(EF09GE18) Identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia (tais como termoelétrica, hidrelétrica, eólica e nuclear) em diferentes países.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.  Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.    Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo

estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, começamos um novo ciclo, nesse momento vamos dar as mãos e caminharmos em uma só direção

falando a mesma língua e tomando as mesmas decisões para melhor atender os nossos alunos e facilitar as nossas


 

vidas nesse período de pandemia. Que Deus nos ajude e nos oriente.

 

Informações para os alunos

. Boas vindas.

-Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

-  Duração (36 minutos cada aula)

-  Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc)

-  Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula)

1ºAula

Coloque o texto ou aa páginas do livro (134  a 140) na tela do computador ou do celular e peça para um aluno por vez lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e usar o texto ou o livro como suporte para o aluno responder as atividades.

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.

Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo, Rússia aspectos físicos.

https://www.youtube.com/watch?v=SN36VrzaZr8&ab_channel=AulaOnline

Continuação dos aspectos físicos: Rússia naturais riquezas

https://www.youtube.com/watch?v=NtmX3ttzLUM&ab_channel=AulaOnline

É de suma importância que continue a aula para concluir o tema .

2ª aula

Antes de continuar o assunto da aula  faça uma breve sondagem sobre o aprendizado dos alunos, e o momento excelente para sanar as duvidas.Na sequência coloque o Vídeo na tela do computador ou do celular e peça para um aluno prestar muita atençao e copiar no caderno o que mais chamou a atenção , se achar necessário explique  o assunto  resumido e em seguioda use ovídeo , e deixe o livro como suporte para o aluno responder as atividades.

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.                                        

Vídeo para iniciar a aula proposta: Resumo - Aspectos sociais e econômicos da Rússia

https://www.youtube.com/watch?v=GHmwVg7U59g&ab_channel=GeoOnline

 

Atividade complementar das paginas 141,144 a 147.

 

3ª aula

Coloque o texto ou a página do livro (150 a 156) na tela do computador ou do celular e peça para um aluno por vez lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e usar o texto ou o livro como suporte para o aluno responder as atividades.

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.

Continuação do assunto da aula anterior com o subtema, Ásia: aspectos naturais.

Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo.

Entendendo os aspectos naturais da Ásia – Geografia – 9º ano – Ensino Fundamental

https://www.youtube.com/watch?v=nBA9FDC4zGY&ab_channel=CanalFutura

 

Texto para estudo

Continente Asiático: aspectos físicos, relevo e hidrografia

Você sabia que a Rússia é o maior país do mundo e está situado na Ásia? Não? Então, leia este post e conheça mais sobre o maior continente do globo!

continente asiático é o maior do globo, disparadamente, medindo aproximadamente 44.579.000 km² e ocupando 1/3 das terras emersas. Está situado totalmente no hemisfério leste, ou oriental e maior parte no hemisfério norte, ou setentrional e é banhado pelos Oceanos Pacífico e Índico.

É o continente dos extremos: é o maior continente, abriga o maior país do mundo (Rússia), tem a maior altitude (Monte Everest, com 8.848 metros acima do nível do mar) e a maior depressão absoluta (Mar Morto, com 427 metros abaixo do nível do mar).

 

O continente asiático é o maior do mundo e é dividido em seis grandes regiões: Ásia Central, Ásia Meridional (Sul), Ásia

Setentrional (Norte), Sudeste Asiático, Oriente Médio e Extremo Oriente. Devido a essa divisão, esse continente apresenta uma pluralidade marcada pela história de grandes civilizações, que são:

*A Sínica (China, Mongólia, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Taiwan e Sudeste Asiático).

*A Hindu (Índia).

*A Islâmica (Oriente Médio).

Veja no Mapa a Divisão ampla da Ásia em Asia Central; Ásia Setentrional; Sudeste Asiático; Ásia Meridional; Sudeste Asiático; e Oriente Médio.

Continente asiático:  relevo

Podemos observar todas as formações de relevo neste continente. Há partes com intensas movimentações geológicas, como na formação da cadeia montanhosa da Cordilheira do Himalaia, sendo chamado de “teto do mundo” e a região onde está situado o Japão, uma pequena parte do Círculo de Fogo do Pacífico.

Observando o mapa abaixo, veja que a região central do continente é a com maior elevação, tendo a formação do Planalto do Tibete e a Cordilheira do Himalaia, que continua crescendo com conta da movimentação das placas tectônicas.

Já na parte noroeste, pode-se observar uma extensa formação de planície, a Planície da Sibéria Ocidental. Na Península Arábica também apresenta partes mais elevadas. Destaque para o Sudeste, com a intensa formação insular, ou seja, muitas ilhas e na maioria, formadas através de vulcões.

Continente asiático:  hidrografia

Apesar de ser o maior continente, a formação hidrográfica acaba sendo bastante limitada. A maior referência é o Himalaia, sendo o distribuidor e divisor d´água.

ÁSIA MERIDIONAL E ORIENTAL – Ganges (o mais importante rio da região com 3.700 km) é considerado o rio sagrado para os indianos; Indo (3.180 km), banhando simultaneamente a Índia e o Paquistão, drenando o trecho mais seco de toda a área, onde se localiza o mais extenso deserto da porção meridional do continente: o de Thar; Bramaputra (2.900 km), afluente do Ganges e o mais importante rio de Bangladesh.

NORTE– Huang Ho (Rio Amarelo); Yang Tsé-Kiang (Rio Azul); Heilong Jiang (Rio Amur) e o Si Jiang (Rio do Oeste).

PENÍNSULA DA INDOCHINA

Muito bom este resumo inicial. Agora, vamos às Regiões do Continente Asiático.

Ásia Setentrional (Norte):

clima – Polar e subpolar, invernos rigorosos com até 50° abaixo de zero! A vegetação Taiga ou Floresta de Coníferas (forma de cones) e a Tundra (resiste a baixas temperaturas) predominam na região.

Em relação à parte hidrográfica os rios são extensos, usados para a geração de energia, principais são: Ob, Ienissei e o rio Lena. Uma curiosidade é o Solo Tchernozion (rico em nutrientes apresentando alta produtividade agrícola).

Ásia Central – – Apresenta clima seco e semiáridos, vegetação de estepes e áreas desérticas. Os Dois grandes rios se destacam: Amur Daria e o Syr Daria. Essa região é marcada por muitos conflitos.

Oriente Médio – Nessa região o fator climático é crucial, pois ela é composta de desertos. Os rios de grande valor até mesmo histórico e cultural são os Tigre e Eufrates.

Muita escassez de chuvas e por isso a vegetação é composta de plantas xerófilas, ou seja, adaptadas ao clima seco, desértico. Uma curiosidade dessa região é a concentração de jazidas de petróleo, e os constantes conflitos entre árabes e israelenses.

Sudeste Asiático – Nessa região temos um clima equatorial o que favorece a presença de florestas exuberantes.  No sudeste há grande ocorrência de abalos sísmicos, vulcões e terremotos. Destaque para o de 2004 na Indonésia que atingiu mais de 250 mil pessoas, atingidos por um Tsunami (onda oceânica) .

Extremo Oriente-Clima subtropical e temperado.  Portanto as florestas também são subtropicais e temperadas com exceção do oeste da China que apresenta clima frio de montanha e vegetação xerófila e estepes. 

 

Ásia Meridional (sul) –

A vegetação predominante são as florestas tropicais nas áreas úmidas e nas áreas semiúmidas, temos as savanas.  Uma curiosidade dessa região é a Cordilheira do Himalaia, uma cadeia de montanhas, onde se destaca o Monte Everest, com 8.848 metros de altitude.

O clima é o tropical, caraterizado pelo regime das monções. Esse regime é o fenômeno que acontece com a direção dos ventos, que podem ocasionar secas prolongadas, ou grandes períodos de chuvas. As secas ocorrem no inverno de dezembro a maio, e as chuvas de junho a novembro caracterizam a monção de verão.

 

 

Exercícios

1 – Sobre os aspectos físicos da Ásia é incorreto afirmar que:

a) A Grande Muralha da China é considerada a única edificação humana visível do espaço.

b) Na Cordilheira do Himalaia estão os pontos mais altos do planeta.

c) O relevo asiático é caracterizado por planícies de baixas altitudes, não havendo, portanto, grandes cadeias montanhosas.

d) Devido à localização dos países asiáticos na placa tectônica Euro-asiática, há terremotos nessa região, principalmente na parte leste do continente.

e) Os montes Urais, o mar Cáspio e as montanhas do Cáucaso são uma das divisas naturais do continente asiático e europeu.

2 – Este rio é de extrema importância para o povo indiano, tanto por suas águas servirem à comunidade, como por sua representação religiosa-cultural. Assim como o Nilo, no Egito, esse rio deságua em um delta, e carrega consigo as cinzas daqueles que foram cremados, conforme a tradição indiana. Estamos falando do rio:

a) Indo

b) Amarelo

c) Tenessee

d) Ganges

e) Gagrha

3-Sobre os aspectos físicos da Ásia é incorreto afirmar que:

a)       A Grande Muralha da China é considerada a única edificação humana visível do espaço.

b)      Na Cordilheira do Himalaia estão os pontos mais altos do planeta.

c)       O relevo asiático é caracterizado por planícies de baixas altitudes, não havendo, portanto, grandes cadeias montanhosas.

d)      Devido à localização dos países asiáticos na placa tectônica Euro-Asiática, há terremotos nessa região, principalmente na parte leste do continente.

e)       Os montes Urais, o mar Cáspio e as montanhas do Cáucaso são uma das divisas naturais do continente asiático e europeu.

4-Sabe-se que, de todos os países considerados emergentes no cenário econômico mundial contemporâneo, um deles apresenta excepcionais taxas anuais de crescimento e mercado consumidor em expansão, até mesmo por tratar-se da maior população do planeta. Assinale a opção que identifica esse país.

a) Indonésia.

 b) Brasil.

 c) Japão.

d) Noruega.

e) China.

5-Assinale falso (F) ou verdadeiro e verdadeiro  (V) nas alternativas abaixo, sobre o Continente Asiático.

( ) É o segundo maior continente do mundo em área.

( ) É o continente mais populoso do mundo.

( ) Abriga as maiores altitudes do Planeta.

( ) Possui o maior deserto do mundo.

( ) Mais de 50% da população mundial vivem nesse continente.

6-O relevo Asiático é bastante diversifica do, com a presença de montanhas, planaltos e planícies.

Com base nessa afirmativa, complete as lacunas abaixo

a) A cordilheira formada na era Cenozoica que ainda sofre a ação dos agentes internos é a do ............................, onde fica o pico mais alto do mundo, denominado ......................................., com uma altitude em torno de 8.848 metros. b) Essa cordilheira localiza-se nas fronteiras entre a ............................, a ...............................e o................................................ainda também no Nepal e Butão.

7- A questão Palestina, por quase um século, fomenta o ódio entre árabes e judeus no Oriente Médio. Os palestinos conquistaram a autonomia em algumas cidades da Cisjordânia e na Faixa de Gaza, mas a criação de um Estado soberano envolve a exigência dos palestinos de que Israel devolva a Zona Oriental da cidade de Jerusalém. A cidade de Jerusalém é a única do mundo que tem enorme valor simbólico para as três grandes religiões monoteístas, que são:

(a) Islamismo, Cristianismo e Hinduísmo.

 (b) Cristianismo, Budismo e Hinduísmo

c) Hinduísmo, Budismo e Judaísmo.

 (d) Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.

 

 

8-Tipo de formação florestal típica do clima frio ocorre nas altas latitudes do Hemisfério Norte. Na Ásia, cobre mais da metade do território da Rússia e caracteriza-se pela homogeneidade das espécies. Essa formação foi e ainda é muito explorada, antes basicamente utilizada como lenha, atualmente é importante matéria-prima para as indústrias moveleiras e de papel. Ela é denominada:

a) Tundra

b) Estepe

c) Savanas

d)Floresta Temperada

e) Taiga

4ª aula

Antes de continuar o assunto vamos corrigir a atividade da aula anterior. O assunto da aula de hoje é a continuação do subtema, regionalização da ÁSIA.

 Explicação da página 158 a 163, professor pode pedir ao aluno para lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e intercalar com perguntas sobre o tema para o aluno.

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.

Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo. Ásia divisão Regional 9° ANOS

https://www.youtube.com/watch?v=REQphkko_PY&ab_channel=RotasdeBike

Atividade complementar do livro páginas 164 a 165.

 

5ª aula

Inicie a aula questionando sobre o tema  estudado nas aulas anteriores e faça a correção da atividade que ficou para casa. Em seguida dê continuação do objeto de conhecimento das pagínas 166 a 169 (População, diversidade cultura e economia da Ásia)

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.

Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo

A Ásia e sua população – Geografia – 9º ano – Ensino Fundamental

https://www.youtube.com/watch?v=1yd9YkGvof4&ab_channel=CanalFutura

 

Atividade complementar página 170.

 

6ª aula

Antes de continuar o assunto vamos corrigir a atividade da aula anterior. O assunto da aula de hoje é a continuação do subtema, Ásia: Industria e Diversidade Cultural e Religiosa.

Explicação da página171 a 174, professor pode pedir ao aluno para lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e intercalar com perguntas sobre o tema para o aluno.

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.

Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo.

9º Ano - Geografia - Aula 11 - Ásia: Industria e Diversidade Cultural e Religiosa

https://www.youtube.com/watch?v=Had-Fjxit-I&ab_channel=WebAulasEADSEEAcre

Atividade complementar das paginas 170,172,175 a 177.

 

7ª aula

Antes de continuar o assunto vamos corrigir a atividade da aula anterior. O assunto da aula de hoje é a continuação do subtema, A China no século XXI.

 Explicação da página 180 184  professor pode pedir ao aluno para lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e intercalar com perguntas sobre o tema para o aluno.

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.

Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo.

China no Século XXI

https://www.youtube.com/watch?v=FrrT91fQRhA&ab_channel=CanalFACAMP

 


 

8ª aula

Antes de continuar o assunto vamos corrigir a atividade da aula anterior. O assunto da aula de hoje é a continuação do subtema, População e desenvolvimento social.

 Explicação da página 185 a 189, professor pode pedir ao aluno para lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e intercalar com perguntas sobre o tema para o aluno.

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.

Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo.

Aula completa Geografia CHINA | ZEE Chinesa | Socialismo de Mercado | População da China |

https://www.youtube.com/watch?v=VPHnEji42pU&t=96s&ab_channel=GeografiacomJeanGrafia

 

Atividade complementar das páginas 190 a 191.

 

 

 

 

 

RECURSOS: (134 a 189) Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (X ) Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (141,144 a 149,164,165,170,172,

175  a 177,190 a 191)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:

Professor:                                                                Escola:                                                                   

 

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