SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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Unidade Temática: Mundo do trabalho e Natureza, ambientes e qualidade de
vida. (CP: 10 – A água
e a hidrografia, CP: 11 – O tempo
atmosférico e o clima, CP: 12
– As
vegetações da terra) |
Objeto do conhecimento: Fenômenos naturais e sociais representados de
diferentes maneiras e a Biodiversidade
e ciclo hidrológico. |
Objetivo geral: Estudo
do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos
geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que
podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para
compreender e planejar onde se viver. |
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Ano: 6º Período:
08/09/2020 a 02/10/2020 Nº
de Aulas: 12 |
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HABILIDADES |
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(EF06GE04)
Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente
urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das
bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da
superfície terrestre e da cobertura vegetal. (EF06GE05)
Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais. (EF06GE12)
Identificar o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias
hidrográficas no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações nos
ambientes urbanos. |
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COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
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1.
Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação
sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de
resolução de problemas. 2.
Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento
geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a
compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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6.
Valorizar a diversidade de saberes e vivências
culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem
entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas
ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia,
consciência crítica e responsabilidade. 7.
Argumentar com base em fatos, dados e
informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de
vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência
socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global,
com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; Autoestima; Autoconfiança;
Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o
desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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OBS: Professores, essa sequencia
terá uma duração de três semanas para melhor agilizar a vida de vocês,assim
teremos mais tempo para planejarmos e preparamos as aulas.Fico muito feliz em
poder ajuda-los mesmo com as minhas falhas.Agradeço o companheirismo e a dedicaçãop
de cada um no planejamento e execursão do mesmo. Informações para os alunos . Boas
vindas. -Informações
sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app,
watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez... -
Duração (36 minutos cada aula) -
Procedimentos necessários para
acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas-pais,
irmãos, animais etc) -
Socialização entre professores e
alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula) |
1ºAula Antes de
iniciar o assunto faça um breve comentario sobre o tema da aula anterior com
a correção da atividade. Em seguida faça a introdução com a unidade temática
que será trabalhada na semana. Coloque o texto ou a página
do livro (117 ) na tela do computador ou do celular e peça para um
aluno por vez lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou
quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e usar
o texto ou o livro como suporte para o aluno responder as atividades. Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário. Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo. A água e o ciclo da água. https://www.youtube.com/watch?v=9iw9SrH0LUk&ab_channel=FabioBmx Em seguida comesse a explicação com a ajuda do texto
ou do livro. Texto para leitura
Como a água se movimenta na natureza O ciclo da água na natureza é um dos
ciclos mais importantes do nosso planeta. Cientificamente ele é conhecido
como ciclo hidrológico e é responsável pela vida dos seres vivos nos
mais diversos lugares da Terra. Desde o princípio, uma das ideias mais
relevantes era de que a água estaria guardada em reservatórios e fluiria de
forma contínua para os rios e lagos. Não se sabe de forma exata de onde e quando
surgiu a água presente no planeta Terra. Alguns teóricos afirmam que a água
teria sido originada junto com a Terra ou em seu interior e depois foi
lançada pelos vulcões em forma de vapor há muitos anos. Contudo, a explicação
mais acolhida hoje em dia compreende que cometas e asteroides - que possuem
água na sua composição - bombardearam o planeta e deixaram a água na
superfície terrestre. Importância
do ciclo da água Após o conhecimento das mudanças nos estados físicos da água veio a ideia de que ela apresentava um ciclo na natureza. Esse
processo foi denominado ciclo da água ou ciclo hidrológico. Ele acontece
através do processo de evaporação das águas da superfície - rios, lagos,
oceanos, etc - do planeta Terra, além da transpiração dos seres vivos. Apesar de existir diferença entre a água
superficial, subterrânea e atmosférica, vale lembrar que a água é a mesma, ao
passo que muda apenas o seu estado físico. A água que cai na forma de chuva,
neve, granizo já esteve no subsolo, em icebergs, passou pelos rios, etc. A água se movimenta na natureza de forma
constante nos mais diversos ambientes. As principais forças que dão origem ao
ciclo da água são o calor do sol e a gravidade. A energia do sol é o grande
impulsionador do ciclo da água. Ao fornecer luz e calor ao planeta Terra, a
energia solar aquece a água e evapora parte dela. Esse ciclo está presente,
principalmente, na superfície de lagos, rios, oceanos, folhagens das plantas,
além do corpo de pessoas e animais. O ciclo da água é o ciclo mais funcional da
superfície terrestre, visto que ele é capaz de alterar a paisagem por conta da
modulação das rochas, alteração de percursos, entre outras situações. Esses
movimentos da paisagem terrestre fazem com que algumas partes do planeta
recebam mais energia solar que outras, fator que também influência o ciclo
hidrológico. Os lençóis freáticos, por exemplo, podem
elevar-se até a superfície e fazer com que surjam filetes de água, riachos,
que formam seu caminho para chegar até o mar. Ao desembocar sobre cidades ou
até mesmo outros solos com uma capacidade menor de reter a água, ela acaba
fluindo pela superfície, sendo capaz de causar enxurradas e inundações.
Contudo, também tem a função de alimentar córregos, ribeirões e rios. Estados
físicos da água Evaporação É o ciclo da água em que o calor emitido
pelo sol aquece as águas da superfície terrestre (rios, lagos, mares e
oceano) causando a mudança do estado líquido para o seu estado gasoso, à
proporção que se move da superfície da Terra para a atmosfera. Condensação É o ciclo da água em que o vapor da água é
resfriado, fica retido na atmosfera e passa para o estado de condensação na
forma de gotículas formando nuvens ou nevoeiros. O processo de condensação,
portanto, é a mudança do estado gasoso da água para seu estado líquido.
Ambientes fechados (recipientes com vapor comprimido) que dependem do
equilíbrio entre pressão e temperatura são alguns exemplos. Precipitação É o ciclo da água que envolve fenômenos
relacionados à queda de água do céu. Chuva, granizo, neve, são uns dos
exemplos. Esse ciclo de refere à quantidade de água resultante da condensação
do vapor de água na atmosfera. Regiões onde as temperaturas são mais frias, a
água condensada passa do estado gasoso para o líquido e rapidamente para o
estado sólido. Infiltração É o ciclo da água em que o vapor da água
condensa, precipita sobre a terra causando a infiltração, onde uma parte
dessa água vai retroalimentar os lençóis freáticos. Transpiração É o ciclo da água em que parte da água que
se infiltra no solo é absorvida pelas plantas que, depois de utilizá-la, a
devolvem à atmosfera por meio do processo de transpiração. 2ª aula Boas vindas, bate papo sobre a aula anterior para a
socialização e facilitar a continuação da explicação do assunto sobre a ÁGUA .
Esse momento é excelente para sanar as dúvidas perceber o que realmente o
aluno entendeu sobre o objeto do conhecimento explicado na aula anterior. Nessa aula você pode pedir para o aluno lê as páginas do livro (121a
127 ) ou passar o vídeo proposto. Utilização
dos recursos hídricos. https://www.youtube.com/watch?v=_Bu_dZw4WWs&ab_channel=LatitudeGeografiaeAtualidades Em seguida comesse a explicação com a ajuda do
livro. Você pode fazer outro questionamento sobre o material que está sendo
trabalhada. Essas são apenas algumas sugestões. 1- Qual
o tema? 2- O que mais chamou a atenção? 3- Que momento você conseguiu
entender o assunto? 4- 4-O que você mais gostou do assunto? 3ª aula Faça um breve
comentario sobre o tema trabalhado na aula anterior para iniciar as
atividades das paginas 128 a133. Com essa atividade
observe se o aluno tem dificuldade para encontrar as respostas, com essa
observação é possivel ajuda-lo a entender melhor a Unidade Temática da
semana. 4ª aula Antes de iniciar o assunto faça um breve comentario
sobre o tema da aula anterior com a correção da atividade. Em seguida faça a
introdução com a unidade temática que será trabalhada na semana. Coloque o texto ou
as páginas do livro ( Se preferir inicie
a aula com o vídeo proposto abaixo: 6º Ano - Aula 14 - Atmosfera - Clima e previsão do tempo. https://www.youtube.com/watch?v=wKlg4_nz_-U&ab_channel=Mitocondria Explorar o tema com
outras questões, que julgar necessário. Texto
para leitura Qual é a diferença
entre tempo e clima? Sabia que tempo e
clima, apesar de serem usados como sinônimos, são conceitos diferentes? Há
vários elementos e fatores climáticos que os influenciam. Você sabe qual
é a diferença entre tempo e clima? Para entender essa diferença, é necessário
primeiramente compreender o que é cada um e quais são os fatores que
condicionam esses estados atmosféricos. Vale ressaltar que, apesar de
designarem características a respeito
das condições atmosféricas e complementarem-se, é um
equívoco usá-los como sinônimos. Saiba também: Características e importância da atmosfera terrestre O que é tempo? Basicamente, tempo corresponde
ao estado atmosférico em um determinado local
de forma momentânea. Sendo assim, o tempo está sujeito
a diversas variações. Exemplificando: pela manhã, pode estar
frio; no período da tarde, pode estar quente, havendo então uma mudança de
temperatura em um curto espaço de tempo. Essas mudanças não
se limitam apenas à temperatura, mas podem acontecer também com relação à
umidade do ar, à ocorrência ou não de chuvas etc. Fatores
como pluviosidade (chuva), umidade relativa do ar, nuvens e radiação solar atuam
diretamente nas condições atmosféricas de um determinado lugar,
influenciando, então, o tempo. Essas variações do tempo vivenciadas
diariamente podem acentuar-se em
algumas épocas do ano. Há momentos do ano em que os
índices pluviométricos estão elevados, assim como há períodos em que não há
chuva em alguns locais. Há períodos em que as temperaturas caem bruscamente,
assim como também há dias de intenso calor. Elementos do tempo Os principais
elementos do tempo são:
O que é clima? Você já ouviu
alguém dizer “Hoje o clima está tão seco!” ou “Amanheceu com um clima tão
frio!”? Bom, o emprego da palavra clima nessas situações está errado. Como já
dito, o estado momentâneo das condições atmosféricas refere-se ao tempo, e
não ao clima. Para caraterizar
um clima, é necessária uma análise durante um longo
período. Pode-se então dizer que o clima é um conjunto ou sucessão
dos tipos de tempo e seus elementos. Esses tempos são observados ao
longo das estações do ano em um determinado local, durante um período de aproximadamente
30 anos. Agora, vale
ressaltar que, se alguém diz: “A cidade de Belém é muito quente e muito
seca”, essa pessoa não se refere ao estado momentâneo, pois, para fazer essa
observação, precisou de uma análise de um longo período. Sendo assim, o
clima da região em que se encontra a cidade de Belém é quente e seco,
caracterizando o clima conhecido como tropical seco. → Elementos do
clima Assim como o tempo,
o clima também é influenciado por elementos climáticos, que
são manifestações atmosféricas que provocam alterações
imediatas nas condições meteorológicas. São eles:
Contudo, não são
apenas os elementos climáticos que influenciam o clima. Há também os fatores climáticos, que correspondem às condições que provocam
alterações ou que determinam os elementos climáticos, ou seja, são os fatores
que condicionam as condições atmosféricas de um dado lugar,
resultando então em seu clima. São eles:
A previsão do tempo é responsável por analisar e descrever as
condições atmosféricas de um determinado local, simulando-as
para dias futuros também. Como o tempo é o estado momentâneo
da atmosfera, podendo ser alterado por diversos fatores, a previsão do tempo
é passível de erros, podendo ser alterada a qualquer
instante. Quanto mais longo for o período a que a previsão do tempo
refere-se, mais ela perde confiabilidade. Essa previsão é
feita por meteorologistas, que se baseiam em dados como a
ocorrência de nuvens, visibilidade, média de temperaturas, pressão
atmosférica, entre outros, para chegar a prováveis condições meteorológicas. No
Brasil, a previsão do tempo é feita pelo Centro de Previsão de Tempo e
Estudos Climáticos (CPTEC), que faz parte do Instituto Nacional de Pesquisas
Espaciais (Inpe). Já a previsão
do clima procura analisar as condições atmosféricas para mais
do que alguns dias, diferentemente da previsão do tempo. Esse tipo de
previsão objetiva prever o comportamento atmosférico
em longo prazo, não se preocupando com a ocorrência de um sistema
atmosférico em um local exato. Os estudos da
previsão do clima podem indicar como será uma estação do ano em um determinado ano e comparar com as
observações feitas em anos anteriores e, assim, concluir se será um período
mais quente, mais frio, mais seco ou mais úmido. Publicado
por: Rafaela Sousa 5ª aula Boas vindas,
bate papo sobre a aula anterior para a
socialização e facilitar a continuação da explicação do assunto sobre o tempo
e a atmosférico. Esse momento é excelente para sanar as dúvidas perceber o
que realmente o aluno entendeu sobre o objeto do conhecimento explicado na
aula anterior. Nessa aula você
pode pedir para o aluno realizar a tividade do livro nas paginas ( 138, 139,142
a 143). 6ª aula Faça um breve comentario sobre o assunto anterior
para fazer a correção da atividade, com o momento de esclarecer as duvidas
dos alunos. Em seguida continue a explicação da unidade temática que está
sendo trabalhado na semana. Coloque as páginas
do livro (144 a 147) na tela do computador ou do celular e peça para um aluno
por vez lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando
o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e usar o livro
como suporte para o aluno responder as atividades. Se preferir inicie
a aula com o vídeo proposto abaixo: O clima do mundo e do Brasil. https://www.youtube.com/watch?v=oYZZybbhJII&ab_channel=EdsonMaia Apoas a demostração
do vídeo, explique mais uma vez sobre os tipos de climas fazendo perguntas
para o aluno e assim fixisar a Unidade Temática da semana. Para casa atividade
do livro páginas 148 e 149 ou a atividade proposta em anexo: Atividade
complementar TEMPO ATMOSFÉRICO E
CLIMA 01- O que é tempo
atmosférico? R.: 02- O que é clima?
R.: 03- Sobre a
previsão do tempo, escreva: a) O que fazem os
meteorologistas? R.: b) Cite 3 situações
para a aplicabilidade da previsão do tempo. R.: c) Que instrumentos
são usados para medir: a) A pluviosidade: b) A temperatura: c)A umidade
relativa do ar: d)A pressão
atmosférica: e) A direção dos
ventos: 05- Explique como
os fatores climáticos influenciam no clima: a) Altitude: b) Latitude: c) Correntes
marítimas: d) Continentalidade
e maritimidade: 6-Podemos
identificar na Terra diferentes zonas climáticas. Por que existe essa
diferença? 7- que a região
equatorial é considerada a mais quente do planeta? 8-A Terra, nosso
planeta, é o terceiro em distância a partir do Sol. Marque os itens que se
referem às condições que favorecem o aparecimento, o desenvolvimento e a
manutenção da vida em nosso planeta. ( ) Temperatura inadequada. ( ) Temperatura adequada. ( ) Quantidade de água suficiente. ( ) O corpo mais brilhante que avistamos no
céu. ( ) É
um planeta gasoso. ( ) Atmosfera composta por oxigênio,
nitrogênio, gás carbônico e outros gases 7ª aula Inicie a aula
questionando sobre o tema estudado na
aula anterior e faça a correção da parte da atividade que ficou para ser
terminada em casa. Em seguida dê continuação do objeto de conhecimento das
pagínas ( 150 a 156). Explorar o tema com
outras questões, que julgar necessário. Se preferir inicie
a aula com o vídeo proposto abaixo: Climas e vegetações . https://www.youtube.com/watch?v=rLiaIGI3OUQ&t=255s&ab_channel=OLHARGEOGRAFICO Para casa atividade
das páginas 157 a 161 ou atividade proposta em anexo: Atividade complementar EXERCÍCIO ONLINE – 6º ANO GEOGRAFIA 01-Numere as
colunas relacionando a vegetação à sua característica. 1) Floresta de
Coníferas 2) Vegetação (3) Tundra (4) Pradaria (5) Savana (6) Estepe ( )
Vegetação rasteira de ciclo vegetativo curto, desenvolve em climas polares.
Exemplo: musgos e liquens. ( ) Vegetação herbácea, se desenvolve em
clima temperado continental, são parecidas com as pradarias, mas estão em
regiões com menos humidade. ( ) Formação florestal típica da zona
temperada. É conhecida como Taiga e predominam os pinheiros. ( ) esse tipo de vegetação adaptou-se a
longos períodos sem chuva e possui plantas(basicamente arbustos) com raízes
profundas para buscar água subterrânea. Predomina em regiões de clima
mediterrâneo. ( ) Formação herbácea, composta por capim,
que aparece em regiões de clima temperado continental. ( ) Vegetação complexa que surge por
influência do clima tropical, alternadamente úmido e seco. Ocorre na África e
abriga animais de grande porte como leões, elefantes e girafas. Assinale a
alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo. a) 2 – 1 – 6 – 4 – 5 – 3 b) 1 – 2 – 3 – 6 –
5 – 4 c) 3 – 6 – 1 – 2 – 4 – 5 d) 6 – 5 – 4 – 3 – 2 – 1 e) 4 – 3 – 2 – 5 –
1 – 6 2-Em boa parte da Europa, no Canadá e
Estados Unidos assim como na parte leste da Ásia, com clima temperado, que
tem as quatro estações do ano bem definidas, ocorrem vegetações que se
constituem, quase sempre, por árvores caducifólias(folhas que secam e caem) e
apresentam uma certa homogeneidade de espécies(poucos tipos de árvores) . Estão em grande
parte destruídas pelas ações humanas, uma vez que se encontra em áreas com
muitas cidades e onde houve um expressivo
desenvolvimento econômico. Grande parte da superfície ocupada por essas
formações vegetais foi substituída pelas atividades agrícolas e pecuárias ou
pelas cidades que, por elas próprias, se expandiram. A qual formação vegetal
estamos nos referindo? a) Savanas b) Florestas
Tropicais c) Florestas Boreais d) Florestas
Temperadas e) Estepes 4- Um dos biomas terrestres caracteriza-se
por clima muito frio, ambiente seco e precipitação baixa, geralmente, em
forma de neve. O solo permanece congelado durante a maior parte do ano,
degelando só na camada superficial nos 3 meses de verão. É habitado por
plantas herbáceas, como o capim, liquens e musgos, e por animais, como as
renas, raposas, lebres e lobos, que, no inverno, migram para regiões mais
quentes ou se refugiam em túneis e tocas. Esse tipo de bioma recebe o nome
de: a) deserto. b) taiga. c) tundra. d) campos. e) floresta
tropical. 5-Assinale a
alternativa que associa corretamente um tipo climático ao tipo de vegetação
zonal que a ele corresponde: a) Clima Equatorial/ Vegetação esclerófila (chaparral,
maqui) b) Clima
subtropical árido/ Estepes. c) Clima
Mediterrâneo/ Florestas temperadas caducifólias d) Clima Temperado
/ Florestas pluviais tropicais e) Clima Tropical/ Savanas -6-Quanto à taiga
siberiana, podemos afirmar que: I. Floresta
relativamente homogênea, na qual predominam pinheiros. II. É a maior
floresta do mundo. III. É denominada,
também, de floresta boreal e possui folhas largas (latifoliadas) que regulam
o metabolismo da transpiração nos períodos frios. Está (ão)
correta(s) a(s) afirmativa(s): a) I e II b) I e III c) II e III d) I, II e III e) Apenas a I 8ª aula Faça um breve
comentario sobre o assunto anterior para fazer a correção da atividade, com o
momento de esclarecer as duvidas dos alunos. E na sequência se dê tempo faça
uma sondagem sobre o objeto de conhecimento da pagina (162 e 163) Explorar o tema com
outras questões, que julgar necessário. 9ª aula Boas vindas,
bate papo sobre a aula anterior para a
socialização e facilitar a introdução do tema sobre O espaço rural. Esse momento é excelente para
sanar as dúvidas perceber o que realmente o aluno entendeu sobre o objeto do
conhecimento explicado na aula anterior. Nessa aula você
pode pedir para o aluno fazer a leitura do texto em anexo ou do livro nas nas páginas ( 164 a 169) Se preferir inicie
a aula com o vídeo proposto abaixo.;; Chico Bento em: Na roça é diferente - Turma da Mônica (1990) https://www.youtube.com/watch?v=Bfx_E3zvnjc&t=397s&ab_channel=TurmadaMonica Texto para leitura
Espaço rural O espaço rural envolve todo o espaço não constituído por cidades. Ele
está ligado a práticas agrárias e não agrárias. O espaço rural é
constituído pelas áreas não urbanas. São espaços não ocupados por cidades ou
adensamentos populacionais. A maior parte das atividades produtivas típicas
desse espaço está relacionada com a agricultura, pecuária e extrativismo. Para compreender
melhor a amplitude conceitual que envolve o espaço rural, é preciso
distinguir as expressões rural e agrário. Nem sempre as atividades realizadas no meio
rural são agrárias. É cada vez mais comum a utilização do espaço rural para
atividades turísticas, esportivas, áreas de preservação ambiental, spas,
clínicas, centros de pesquisa, entre outros, que não estão vinculadas a
atividades agrárias. Relação entre o
espaço urbano e o rural A distinção entre
rural e urbano nas atividades econômicas realizadas na cidade e no campo e
nas diferentes práticas cotidianas tem sido reduzida. Cada vez mais há uma
integração das práticas e elementos tidos como tipicamente rurais no espaço
das cidades ou práticas urbanas no espaço do campo. O cultivo de
hortaliças no ambiente urbano, por exemplo, tem sido incentivado em vários
lugares do mundo, da mesma maneira que uma clínica de estética ou relaxamento
é encontrada em regiões afastadas dos centros urbanos. São atividades típicas
do meio rural e urbano realocadas nas cidades e no campo. Além disso, a
concepção de que o espaço rural é um ambiente de atraso no desenvolvimento
também tem sofrido modificações. Altos níveis de mecanização, utilização de tecnologia e especialização da mão
de obra têm sido vistos em muitas propriedades rurais. Modernização do
meio rural A modernização que
gradativamente alcança o espaço rural é resultado da intensificação de
capital empregado na produção rural sob a forma de máquinas, defensivos
químicos, engenharia genética, serviços meteorológicos, além de avançadas
técnicas de irrigação, manejo de animais, preparação do solo e assessoria
tecnológica e financeira. Dessas transformações surge a categoria
de empresas rurais, que em quase nada se assemelham às práticas que
remontam ao surgimento das primeiras atividades agrícolas. As modificações
ocorridas no meio rural não trazem apenas benefícios. É crescente a
preocupação sobre os impactos dessas atividades na saúde e bem-estar das
pessoas, bem como os danos causados ao meio ambiente. Novas questões do
espaço rural A modernização
das atividades agrícolas trouxe novas questões que são objeto de análise
e preocupação. As transformações ocorridas no espaço rural
trouxe consequências como: a elevação dos
níveis de endividamento dos agricultores; a diminuição
da biodiversidade; o êxodo rural provocado pela redução da mão de obra no
campo; poluição do solo
causada pelo uso de fertilizantes. Além das
consequências citadas, a modernização do campo não solucionou o problema
da fome mundial, pois grande parte da produção agrícola modernizada é
destinada a abastecer os países ricos industrializados. Publicado
por: Amarolina Ribeiro ·
10ª
aula ·
Inicie a aula questionando sobre o
tema estudado na aula anterior .Em
seguida dê continuação do objeto de conhecimento das pagínas ( 170 a 173). Explorar o tema com
outras questões, que julgar necessário. Se preferir inicie
a aula com o vídeo proposto abaixo: Geografia Problemas Ambientais no Campo https://www.youtube.com/watch?v=vHDXSPL3E-Q&ab_channel=MãePraTudo, ou trabalhe o texto complementar com
leitura dirigida: Texto para leitura: Quais
são os impactos ambientais rurais? Todas as
modificações do meio ambiente, benéficas ou negativas, são consideradas impacto ambiental. Embora a própria natureza seja responsável
por algumas dessas alterações, a ação do homem é causadora da maioria delas —
sobretudo as negativas. Os impactos
ambientais podem ser urbanos ou rurais. O primeiro está associado ao aumento
populacional e ao desenvolvimento e modernização das cidades, sendo seu
principal problema a poluição. Nas regiões semiáridas
e subúmidas secas, a ação humana intensifica os processos de desertificação. Os impactos
ambientais rurais, por sua vez, são causados por práticas agropecuárias
predatórias e extração de recursos vegetais e hídricos, além da gestão
irresponsável de resíduos urbanos. Algumas das consequências são a perda da
biodiversidade e a poluição do solo, contaminado com produtos químicos como
agrotóxicos e fertilizantes. Principais impactos
ambientais rurais – Desmatamento: corte de matas originais, para uso do
espaço; – Erosão: perda
de solo, por causa de seu uso incorreto. Associado a chuvas e ventos, provoca
o soterramento de rios e lagos, comprometendo os recursos hídricos; – Redução da
biodiversidade: desaparecimento de espécies locais, ocasionado pelo
desmatamento; – Esgotamento
de recursos hídricos: boa parte da água disponível é consumida pela irrigação; – Poluição: água,
ar e solo comprometidos pelas queimadas, fumaça proveniente de tratores, uso
de fertilizantes e defensivos agrícolas e decomposição de restos de cultura; – Desertificação: o
uso inadequado do solo o deixa infértil, criando grandes áreas desertas; – Geração de
resíduos: as fezes animais, geradas por espécies criadas em
confinamento, são as principais poluidoras de ambientes rurais 11ª aula Boas vindas,
bate papo sobre a aula anterior para a
socialização e facilitar o desenvolvimento da atividade das paginas (175 a
177) Esse momento é excelente para sanar as dúvidas perceber o que realmente
o aluno entendeu sobre o objeto do conhecimento explicado na aula anterior.O
professor sempre que poder faça uma intevenção para ter conhecimento do
aprendizado do aluno. ; 12ª aula Inicie a aula
questionando sobre o tema estudado na
aula anterior e faça a correção da atividade que ficou para ser realizada em casa.Aproveita para fazer questionamento
sobre os objetos do conhecimento estudado:
Professor:
Escola:
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SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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Unidade
Temática: (CP: 8 – Industrialização e
urbanização brasileira, CP:9 – Espaço rural, CAP:10 – Região Norte e CP:11-
Questões socioambientais e desenvolvimento sustentavel). |
Objeto
do conhecimento: Biodiversidade
brasileira e Desigualdade social e o trabalho. |
Objetivo: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da
distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação
recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas
também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para
compreender e planejar onde se viver. |
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Ano: 7º Período:
08/09/2020 a 02/10/2020 Nº de
Aulas: 12 |
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HABILIDADES |
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(EF07GE07) Analisar a influência e o papel das redes de transporte e
comunicação na configuração do território brasileiro. (EF07GE08) Estabelecer relações entre os processos de industrialização
e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do território
brasileiro. (EF07GE08) Estabelecer relações
entre os processos de industrialização e inovação tecnológica com as
transformações socioeconômicas do território brasileiro. |
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COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
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1.
Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação
sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de
resolução de problemas. 2.
Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento
geográfico, reconhecendo a importância
dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos
fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história. |
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COMPETÊNCIAS
GERAIS |
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6. Valorizar a
diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos
e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do
trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu
projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e
responsabilidade. 7. Argumentar
com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e
defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam
os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em
âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao
cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. |
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COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia;
Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando
o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso
profissional. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
OBS: Professores, começamos um novo ciclo,
nesse momento vamos dar as mãos e caminharmos em uma só direção falando a
mesma língua e tomando as mesmas decisões para melhor atender os nossos
alunos e facilitar as nossas vidas nesse período de pandemia. Que Deus nos
ajude e nos oriente. Informações
para os alunos . Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas
online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom,
outros), desligar o microfone, falar um por vez... |
- Duração (36 minutos cada aula)
-
Procedimentos necessários para
acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas
-pais, irmãos, animais etc)
- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas
sobre a aula)
1ºAula
Coloque o texto ou as s do livro (94
a 99) na tela do computador ou do celular e peça para um aluno por vez lê um
paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno
terminar de lê, outra sugestão é você explicar o objeto do conhecimento e usar
o texto ou o livro como suporte para o aluno responder as atividades.
Explorar o tema com
outras questões, que julgar necessário.
Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo: Industrialização brasileira - Brasil Escola
https://www.youtube.com/watch?v=NPixZjTK8Us&ab_channel=BrasilEscola
Texto para leitura
Industrialização brasileira
O processo de industrialização
brasileiro é considerado tardio, quando comparado à
industrialização dos países capitalistas centrais. Ela teve início somente no século XX, quase 200 anos
depois da industrialização na
Europa.
Foi somente na terceira fase da industrialização do
Brasil que o governo e classe burguesa fizeram maciços investimentos no setor,
adquirindo maquinários e melhorando o setor de transportes e energia, fator
esse que tornou o país competitivo e apto para receber indústrias mundiais,
integrando-se ao sistema capitalista global.
Atualmente, o país encontra-se totalmente
industrializado, participando de todos os tipos de indústrias, com
economia global forte e caminhando para uma independência tecnológica e
econômica.
Características
da industrialização no Brasil
O Brasil faz parte do grupo de países que
realizaram sua industrialização de forma tardia, no
século XX, ou seja, bastante atrasada em relação aos pioneiros da
industrialização, que iniciaram esse processo ainda no século XVIII.
Dentre os fatores que explicam essa situação,
podemos considerar o fator histórico como sendo o
mais influente, pois, na ocasião do início da industrialização, o Brasil era
colônia de Portugal e estabeleceu durante o período colonial uma forte parceria
comercial com a Inglaterra, que foi o primeiro país a se industrializar. Dessa
forma, o Brasil passou a fornecer matéria-prima e produtos agropecuários para
seu parceiro, que, na contramão do processo, industrializou-se fortemente ainda
no século XVIII. Em 1785, porém, a colônia foi proibida de produzir produtos
manufaturados, dessa forma, o que restou para o país foi continuar com a sua
economia agropecuária.
Ao se industrializar, o que ocorreu somente na
década de 1930, a indústria encontrava-se concentrada na Região Sudeste.
Ela só foi descentralizada, indo para as demais regiões, na década de 1970 em
diante.
Atualmente, o Brasil é um dos
países mais industrializados do mundo, com economia global forte e
intensa participação capitalista global. Desde a década de 1990 é visto como um
dos melhores países para se investir e instalar indústrias do mundo.
Períodos do processo de industrialização no Brasil
Primeiro período
O primeiro período do processo de industrialização
brasileira ocorreu de 1500 a 1808. Nesse
momento não se falava em indústria no país, pois o Brasil era
colônia de Portugal. De certo modo, fazia-se restrição ao processo industrial,
e a produção existente na época era tradicional, com uso da mão de obra.
Segundo período
O segundo período ocorreu de 1808 a 1930, quando houve a implantação de algumas indústrias no país. Essas indústrias
deveriam seguir algumas regras, como o protecionismo econômico, instaurado em
1828, o qual determinava que todos os produtos vindos de fora do país,
especialmente Inglaterra e Portugal, sofreriam um acréscimo de valor, em 15% e
16%, respectivamente, tarifa que dificultava a importação comercial
e favorecia o desenvolvimento da indústria brasileira.
Mais tarde, em 1844, o valor da tarifa para
produtos importados subiu para 60% e, nesse momento, foi criada a Lei Alves Branco.
Dessa forma, investir no setor industrial era algo interessante e bem-visto
pela classe burguesa do Brasil.
Naquele mesmo momento, observou-se um declínio da
principal atividade econômica do país (a produção cafeeira) e ocorreram fortes investimentos na produção industrial,
isto é, em maquinários, transportes e portos no Brasil, favorecendo assim o
avanço da industrialização brasileira. As primeiras indústrias do país estavam
ligadas à extração mineral, produção de calçados, tecidos e alimentos.
período
No terceiro período, que ocorreu de 1930 a 1955, foram observados maciços investimentos no setor industrial, oriundos
tanto de iniciativas privadas quanto do governo brasileiro, na tentativa de
alavancar o setor. Foram realizados avanços no setor de transportes,
com aberturas de ferrovias e rodovias. Observou-se também o desenvolvimento do
setor energético no Brasil e de logística. Foi instalada a Companhia Siderúrgica Nacional, entre 1942 e 1947, que
contribuiu para a oferta de matéria-prima para a indústria no país. Em 1953,
foi criada a Petrobras, maior empresa estatal do
setor. O Brasil, nesse período, viu-se preparado para o amplo
desenvolvimento industrial e para os maciços investimentos no
setor. Diversas políticas públicas foram criadas para promover o
desenvolvimento econômico nacional rumo a uma industrialização completa e
eficiente.
Quarto período
O quarto período acontece desde
1955 até os dias atuais. Foi marcado pelos projetos políticos
instalados no governo do
presidente Juscelino Kubitschek (1956-1961),
que promoveu uma intensa abertura econômica do país para
as empresas multinacionais, ampliando fortemente a abertura de novas
empresas, dos mais variados tipos, incentivando o consumo, o consumismo e a
competitividade tanto interna quanto externa.
O Brasil, a partir daí, pôde conhecer o mercado de
consumo externo e integrar-se aos processos de exportação
e comércio global. Alguns setores industriais não sofreram tantos
investimentos, como o de tecnologia de ponta, o que tornou o Brasil um país
dependente econômica e tecnologicamente de outras economias globais.
Exercícios
1-Sobre
a indústria brasileira, sua concentração e desconcentração espacial, a
alternativa correta é:
A) A industrialização brasileira foi tardia, ao
longo do século XIX, concentrando-se na região Sudeste do Brasil, reproduzindo
as desigualdades regionais sociais e econômicas.
B) No governo de Getúlio Vargas, no período do
Estado Novo, a preocupação estatal foi com a indústria de base, com enfoque na
produção de energia e setor de transportes; já no governo de Juscelino
Kubitschek, o setor automobilístico teve a atenção maior.
C) A industrialização como substituição de
importações, com capital estatal abundante e mão de obra barata, acontece no
Brasil através da indústria de bens de consumo duráveis e com destaque para o
setor têxtil e produção de alimentos.
D) A partir de 1950, como parte do planejamento
estatal do governo federal, inicia-se a desconcentração industrial, acentuada
depois de 1990, pela crescente abertura econômica e desenvolvimento
técnico-científico.
E) Com a desconcentração industrial, o Sudeste
brasileiro, principalmente São Paulo, passou por grandes mudanças espaciais e
sociais, deixando de ser a área de maior concentração industrial, posto ocupado
hoje pelo Nordeste brasileiro.
2- Questão 2 - (Ufam) O período comumente denominado de
“anos dourados” marcou uma etapa da recente história brasileira associada ao
desenvolvimentismo (abertura de rodovias, expansão da rede hidrelétrica,
implantação da indústria automobilística, descentralização da capital) e à
atmosfera cultural marcada pelo surgimento da Bossa Nova. A que governo tal
período está associado:
A) Juscelino
Kubitschek
B) João Goulart
C) Getúlio Vargas
D) Eurico Gaspar
Dutra
E) Jânio da Silva
Quadros
03-A
industrialização é um dos principais agentes de transformação do meio e de
construção das bases da sociedade. Entre os efeitos desse processo sobre o
espaço geográfico, podemos assinalar:
a) a ruralização das sociedades.
b) a contenção da migração pendular.
c) o recuo na oferta de matérias-primas.
d) o aumento da migração campo-cidade.
e) a descaracterização da
hierarquia urbana.
4-Observa-se,
atualmente, certa mobilidade da atividade industrial no território brasileiro.
Antes muito concentradas em alguns poucos pontos, as indústrias vêm buscando
novas áreas, antes pouco industrializadas, no território nacional a fim de
obter maiores vantagens que auxiliem na obtenção de maiores lucros.
Esse processo é chamado de:
a) migração fabril
b) desconcentração industrial
c) redistribuição produtiva
d) secundarização da economia
e) expansão da fronteira industrial.
5-Durante o Estado Novo (1937-1945), foram
criadas as bases necessárias para o desenvolvimento industrial brasileiro a
partir dos anos 50. O Estado tornou-se o grande investidor na indústria de
base, criando empresas que foram fundamentais para o surto industrial
posterior. Entre essas empresas, destacamos o (a):
a) Eletrobras
b) Banco Central
c) Companhia Siderúrgica Nacional
d) Banco do Brasil
e) Petrobra
2ª aula
Antes
de continuar o assunto faça a correção
da atividade e uma breve sondagem sobre o aprendizado dos alunos e o momento
excelente para sanar as duvidas.Na sequência coloque as
páginas do livro (100 a 102) na tela do computador ou do celular e peça para um
aluno por vez lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou
quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e usar
o o livro como suporte para o aluno responder as atividades.
Explorar
o tema com outras questões, que julgar necessário.
Se
preferir inicie a aula com esse slide : INDUSTRIALIZAÇÃO
E URBANIZAÇÃO BRASILEIRA
https://pt.slideshare.net/limabruno/industrializao-e-urbanizao-brasileira
Para
casa atividade das páginas 103 a 105.
3ª aula
Faça um breve comentario sobre o assunto
anterior para fazer a correção da atividade, com o momento de esclarecer as duvidas dos alunos. E na sequência se dê tempo faça
uma sondagem de revisão sobre o objeto de conhecimento da pagina (94 a 102)
Explorar o tema com outras questões, que
julgar necessário.
4ª
aula
Coloque
as páginas do livro (106 a 107) na tela do computador ou do celular e peça para
um aluno por vez lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou
quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e usar
o livro como suporte para o aluno responder as
atividades.
Explorar o tema
com outras questões, que julgar necessário.
Se preferir faça
uma aula investida, inicie com atividade da página 108.
5ª aula
Faça um breve comentario
sobre o assunto anterior para fazer a correção da atividade, na sequência coloque as páginas do livro (109 a 110) na tela do
computador ou do celular e peça para um aluno por vez lê um paragrafo, se achar
necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra
sugestão é você explicar o assunto e usar o livro como suporte para o aluno
responder as atividades.
Explorar o tema
com outras questões, que julgar necessário.
Atividade da
pagina 111 a 113.
6ª aula
Inicie a aula
questionando sobre o tema estudado na
aula anterior e faça a correção da atividade que ficou para casa. Em seguida dê
continuação do objeto de conhecimento das pagínas ( 116 a 119)
Explorar o tema com
outras questões, que julgar necessário.
Se preferir inicie a aula com o vídeo
proposto abaixo: Região Norte:
Características Naturais – Geografia – 7º ano
https://www.youtube.com/watch?v=fZ43xmcYCVk&ab_channel=CanalFutura
Para casa atividade da página 120.
7ª aula
Antes
de continuar o assunto faça a correção
da atividade e uma breve sondagem sobre o aprendizado dos alunos e o momento
excelente para sanar as duvidas.Na sequência coloque as
páginas do livro (121 a 126) na tela do computador ou do celular e peça para um
aluno por vez lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou
quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e usar
o o livro como suporte para o aluno responder as atividades.
Explorar
o tema com outras questões, que julgar necessário.
Se
preferir inicie a aula com esse vídeo: Região
Norte: Características econômicas – Geografia – 7º ano
https://www.youtube.com/watch?v=vuHTuUfkF0k&ab_channel=CanalFutura
Atividade complementar das paginas 127 a 128.
8ª aula
Antes
de continuar o assunto faça a correção
da atividade e uma breve sondagem sobre o aprendizado dos alunos e o momento
excelente para sanar as duvidas.Na sequência coloque o
vídeo na tela do computador ou do celular e peça para um aluno prestar muita
atençao e copiar no caderno o que mais chamou a atenção , se achar necessário
explique o assunto resumido e em seguioda useo vídeo, e deixe o
livro como suporte para o aluno responder as atividades.
Explorar
o tema com outras questões, que julgar necessário.
Se
preferir inicie a aula com esse vídeo: Região
Norte: Características populacionais – Geografia – 7º ano
https://www.youtube.com/watch?v=UGzm9i1Qn1Q&ab_channel=CanalFutura
9ª aula
Inicie a aula
questionando sobre o tema estudado na
aula anterior e faça as observações para que o aluno lembre dos aspectos
estudados sobre a Região Norte. Em seguida dê continuação ao objeto de conhecimento
estudado.
Explorar o tema sobre
a floresta Amazônia com outros questionamentos que julgar necessário.
Se preferir inicie a
aula com o vídeo proposto abaixo: Globo
Repórter - Amazônia Secreta (Parte 1)
https://www.youtube.com/watch?v=NOwaukswP5c&ab_channel=JPMSB
Texto para estudo
Amazônia
A Amazônia é quase mítica: um
verde e vasto mundo de águas e florestas, onde as copas de árvores imensas
escondem o úmido nascimento, reprodução e morte de mais de um terço das
espécies que vivem sobre a Terra.
Os números são igualmente
monumentais. A Amazônia é o maior bioma do Brasil: num território de 4,196.943
milhões de km2 (IBGE, 2004), crescem 2.500 espécies de árvores (ou um
terço de toda a madeira tropical do mundo) e 30 mil espécies de plantas (das
100 mil da América do Sul).
A Bacia Amazônica é a maior
bacia hidrográfica do mundo: cobre cerca de 6 milhões de km2 e tem 1.100
afluentes. Seu principal rio, o Amazonas, corta a região para desaguar no Oceano
Atlântico, lançando ao mar cerca de 175 milhões de litros d’água a cada
segundo.
As estimativas situam a região
como a maior reserva de madeira tropical do mundo. Seus recursos naturais –
que, além da madeira, incluem enormes estoques de borracha, castanha, peixe e
minérios, por exemplo – representam uma abundante fonte de riqueza natural. A
região abriga também grande riqueza cultural, incluindo o conhecimento
tradicional sobre os usos e a forma de explorar esses recursos naturais sem
esgotá-los nem destruir o habitat.
Toda essa grandeza não
esconde a fragilidade do ecossistema local, porém. A floresta vive a partir de
seu próprio material orgânico, e seu delicado equilíbrio é extremamente
sensível a quaisquer interferências. Os danos causados pela ação antrópica são
muitas vezes irreversíveis.
Ademais, a riqueza natural
da Amazônia se contrapõe dramaticamente aos baixos índices socioeconômicos da
região, de baixa densidade demográfica e crescente urbanização. Dessa forma, o
uso dos recursos florestais é estratégico para o desenvolvimento da região.
Disponível em: <http://www.ebc.com.br>.
Questões
Questão 1 – Em “A Amazônia é quase
mítica: um verde e vasto mundo de águas e florestas, onde as copas de árvores
imensas […]”, há um adjetivo que exprime uma opinião. Aponte-o:
( ) “mítica”.
( ) “vasto”.
( ) “imensas”.
Questão 2 – No segmento “[…] cobre cerca
de 6 milhões de km2 e tem 1.100 afluentes.”, o autor expõe um dado sobre:
( ) “A Bacia
Amazônica”.
( ) “o Amazonas”.
( ) “o Oceano
Atlântico”.
Questão 3 – Na parte “[…] sem esgotá-los
nem destruir o habitat.”, o termo “los” desempenha a função de retomar:
( ) “estoques de
borracha”.
( ) “minérios”.
( ) “esses recursos
naturais”.
Questão 4 – No período “Toda essa
grandeza não esconde a fragilidade do ecossistema local, porém.”, o
vocábulo sublinhado poderia ser substituído por:
( ) “pois”.
( ) “contudo”.
( ) “portanto”.
Questão 5 – No fragmento “[…] seu
delicado equilíbrio é extremamente sensível a quaisquer
interferências.”, a palavra destacada foi empregada para:
( ) intensificar.
( ) caracterizar.
( ) complementar.
Questão 6 – Releia:
“Os danos causados pela ação antrópica são
muitas vezes irreversíveis”.
Agora, explique o que é “ação antrópica”.
Questão 7 – Na frase “[…] a riqueza
natural da Amazônia se contrapõe dramaticamente aos baixos índices
socioeconômicos da região […]”, o termo grifado indica uma circunstância de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Por Denyse Lage Fonseca
10ª aula
Antes
de continuar o assunto da aula faça
a correção da atividade e uma breve
sondagem sobre o aprendizado dos alunos e o momento excelente para sanar as
duvidas.Na sequência coloque o vídeo na tela do computador
ou do celular e peça para um aluno prestar muita atençao e copiar no caderno o
que mais chamou a atenção , se achar necessário explique o assunto
resumido e em seguioda useo vídeo, e deixe o livro como suporte para o
aluno responder as atividades.
Explorar
o tema com outras questões, que julgar necessário.
Vídeo para iniciar a aula proposta: Região
Norte do Brasil - questões socioambientais e desenvolvimento sustentável
https://www.youtube.com/watch?v=hwv7SvD28sg&ab_channel=ThewryClaire
Professor você pode
usar o vídeo para a sua explicação .
11ª aula
Boas vindas,
bate papo sobre a aula anterior para a
socialização e facilitar o desenvolvimento da atividade das paginas (136 a 137)
Esse momento é excelente para sanar as dúvidas perceber o que realmente o aluno
entendeu sobre o objeto do conhecimento explicado nas aulas anteriores.O
professor sempre que poder faça uma intevenção para ter conhecimento do
aprendizado do aluno.
12ª aula
Inicie a aula
questionando sobre o tema estudado nas
duas semanas de aula e faça a correção da
atividade que ficou para ser realizada em
casa.Aproveita para fazer questionamento sobre os objetos do conhecimento
estudado, se achar necessario aplique essa atividade para melhor fixisar o tema
trabalhado nas ultimas aulas.
RECURSOS: ( 94 a
135) Livro didático; ( ) Data show; ( )
Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; (X )
Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos;
( ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( 103,104,105,108,113,120,127,128,136e 137)
( ) Seminários; (X) Apresentação oral;
(X ) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;
(X) Atividade escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
Professor:
Escola:
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
|
Unidade
Temática: Formas
de representação e pensamento espacial - CP: 8– América
do Norte: Estados Unidos,CP: 9 –
Canadá e México e CP:11-América do
Sul. |
Objeto do conhecimento: Transformações
do espaço na sociedade urbano-industrial na América Latina. Cartografia: anamorfose, croquis e mapas temáticos
da América e África. |
Objeto de Conhecimento: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da
distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre
homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma
prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar
onde se viver. |
|
Ano: 8º Período: 08/09/2020 a 02/10/2020 Nº de Aulas: 08 |
|
HABILIDADES |
|
(EF08GE03) Analisar aspectos
representativos da dinâmica demográfica, considerando características da
população (perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial). (EF08GE07) Analisar os impactos
geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos
da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na
relação com a China e o Brasil. (EF08GE12) Compreender os
objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território
americano (Mercosul, OEA, OEI, Nafta, Unasul, Alba, Comunidade Andina, Aladi,
entre outros). |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
1-Utilizar os conhecimentos geográficos para
entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e oespírito
de investigação e de resolução de problemas. 2-Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. |
|
COMPETÊNCIAS
GERAIS |
|
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos
sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis,
para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns
que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e
o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento
ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. |
|
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima; Autoconfiança;
Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o
desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a
ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
OBS: Professores, começamos um novo ciclo,
nesse momento vamos dar as mãos e caminharmos em uma só direção falando a
mesma língua e tomando as mesmas decisões para melhor atender os nossos
alunos e facilitar as nossas vidas nesse período de pandemia. Que Deus nos
ajude e nos oriente. Informações para os alunos . Boas
vindas. -Informações
sobre a forma das aulas online/remotas |
- O formato das aulas (app, watsap, zoom,
outros), desligar o microfone, falar um por vez... -
Duração (36 minutos cada aula) -
Procedimentos necessários para
acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas
-pais, irmãos, animais etc) -
Socialização entre professores e
alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula) 1ºAula Coloque
o texto ou as páginas do livro (122 a 123) na tela do computador ou do celular
e peça para um aluno por vez lê um paragrafo, se achar necessário explique
por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você
explicar o assunto e usar o texto ou o livro como suporte para o aluno
responder as atividades. Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário. Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo: Aspectos físicos da América do Norte https://www.youtube.com/watch?v=7rsIoPSDgq0&t=610s&ab_channel=Espa%C3%A7oemTransforma%C3%A7%C3%A3o Texto para
leitura América
do Norte A
América do Norte é composta por 3 países: Canadá, Estados Unidos e México.
Estados Unidos e o Canadá são grandes potências mundiais. América do Norte está localizada no extremo
norte das Américas e é composta por apenas três países: Estados Unidos,
Canadá e México, além de territórios de domínios europeus, como a Groelândia
(pertencente ao Reino da Dinamarca, com representação no parlamento) e
Bermudas (dependência britânica). Os dois primeiros países são os únicos do
continente americano que estão inseridos no grupo dos países mais importantes
político e economicamente, especialmente os Estados Unidos, que possuem a
condição de maior potência mundial; já o México configura-se como um país em
desenvolvimento, ou seja, emergente. baixa
estatura, em razão do clima frio com invernos longos e rigorosos. Eduardo de Freitas 1-A
América do Norte é uma subdivisão do continente Americano. Cite os países que
integram essa parte do globo. 2- A formação de blocos econômicos tem como principal objetivo a
maximização das relações comerciais entre os países integrantes. Nesse
sentido, os países da América do Norte formaram um dos blocos econômicos mais
importantes do planeta. Marque a alternativa que corresponde a esse bloco
econômico. a) Mercosul b) Apec c) União Europeia d) Nafta e) Comunidade dos Estados
Independentes (CEI). 3-
Em razão da dimensão territorial, na América do Norte são desenvolvidos
diversos tipos de composição vegetativa e climática. Os principais são: 5-A
América do Norte é composta por quantos países? 6-Qual a
localização da América do Norte? 7-Cite
os oceanos que banham a América do Norte. 8-
Quanto ao relevo, a América do Norte apresenta basicamente três tipos, quais
são eles? 9- Os
maiores e mais importantes lagos da América do Norte? 10- Nos
Estados Unidos, o mais importante quanto à capacidade de navegaçã é o: 2ª aula Coloque as páginas do livro (124
a 133) na tela do computador ou do celular e peça para um aluno por vez lê um
paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno
terminar de lê, outra sugestão é você explicar usando o vídeo do assunto do livro
e desse modo o aluno usa o livro como
suporte para leitura e responder as atividades. Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário. Continuação do assunto da aula anterior com o subtema, Estados
Unidos: território, organização do espaço e população. Se
preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo. EUA
Território, organização espacial e população Aula I https://www.youtube.com/watch?v=EAvV1UETtIs&ab_channel=Prof.RobsonGon%C3%A7alves 3ª aula Coloque as páginas do livro
(134 a 141 ) na tela do computador ou do celular e peça para um aluno por vez
lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno
terminar de lê, outra sugestão é você explicar usando o vídeo do assunto do
livro e desse modo o aluno usa o livro
como suporte para leitura e responder as atividades. Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário. Continuação do assunto da aula anterior com o subtema, Estados
Unidos: território, organização do espaço e população. Se
preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo. EUA
Território, organização espacial e população Aula II https://www.youtube.com/watch?v=ZY5XSaFK8YE&ab_channel=Prof.RobsonGon%C3%A7alves Apos a exibição do video trabalhe a atividade das
páginas 131, 139 e 142. |
4ª aula
Antes
de continuar o assunto da aula faça
a correção da atividade e uma breve
sondagem sobre o aprendizado dos alunos, e o momento excelente para sanar as
duvidas.Na sequência coloque o vídeo na tela do
computador ou do celular e peça para um aluno prestar muita atençao e copiar
no caderno o que mais chamou a atenção , se achar necessário explique o assunto
resumido e em seguioda useo vídeo, e deixe o livro como suporte para o
aluno responder as atividades. Explorar
o tema com outras questões, que julgar necessário. Vídeo para iniciar a aula proposta: Canadá https://www.youtube.com/watch?v=RoZ1iidgN8E&ab_channel=Prof.RobsonGon%C3%A7alves 5ª aula
Antes
de continuar o assunto da aula faça
a correção da atividade e uma breve
sondagem sobre o aprendizado dos alunos, e o momento excelente para sanar as
duvidas.Na sequência coloque o slide na tela do
computador ou do celular e peça para um aluno prestar muita atençao e copiar
no caderno o que mais chamou a atenção , se achar necessário explique o assunto
resumido e em seguioda useo slide, e deixe o livro como suporte para o
aluno responder as atividades. Explorar
o tema com outras questões, que julgar necessário. Slide para iniciar a aula proposta: México https://pt.slideshare.net/Deca22/mxico-11971381 6ª aula
Antes
de continuar o assunto da aula faça
uma breve sondagem sobre o aprendizado dos alunos, e o momento excelente para
sanar as duvidas.Na sequência coloque o slide na tela do
computador ou do celular e peça para um aluno prestar muita atençao e copiar
no caderno o que mais chamou a atenção , se achar necessário explique o assunto
resumido e em seguioda useo slide, e deixe o livro como suporte para o
aluno responder as atividades. Explorar
o tema com outras questões, que julgar necessário. Slide para iniciar a aula proposta: México, Continuação do assunto com atividade do
livro páginas 157 a 161. https://pt.slideshare.net/Deca22/mxico-11971381 7ª aula
Inicie a aula
questionando sobre o tema estudado nas
aulas anteriores e faça a correção da atividade que ficou para casa. Em
seguida dê continuação do objeto de conhecimento das pagínas (175 a ) Explorar o tema com
outras questões, que julgar necessário. Se preferir inicie
a aula com o vídeo proposto abaixo: AMERICA DO SUL https://www.youtube.com/watch?v=mr4xvXPAFRw&ab_channel=ProfessoresdoBrasil-Prof.SergioOliveira
8ª aula
Antes
de continuar o assunto da aula faça
uma breve sondagem sobre o aprendizado dos alunos, e o momento excelente para
sanar as duvidas.Na sequência coloque o slide na tela do
computador ou do celular e peça para um aluno prestar muita atençao e copiar
no caderno o que mais chamou a atenção , se achar necessário explique o assunto
resumido e em seguioda useo slide, e deixe o livro como suporte para o
aluno responder as atividades. Explorar
o tema com outras questões, que julgar necessário. Slide para iniciar a aula proposta: Geopolítica
da América do Sul https://www.youtube.com/watch?v=d0agMT5saKY&ab_channel=HerbertGalen |
Atividade complementar do livro didático página 184. 1-Quais países integram a América do Sul? 2-Qual desses países
não integra a América do Sul: a) Equador, Venezuela, Suriname. b) Uruguai, Brasil, Peru. c) Guiana, Argentina, Paraguai. d) Brasil, Chile, Honduras. e) Guiana, Equador, Suriname. 3-O país que possui a maior extensão territorial da América do Sul é: a) Argentina. b) Estados Unidos. c) Brasil. d) Colômbia. e) Venezuela. 4-Relacione a coluna dos países com as respectivas capitais 1 -
Brasil
( )
Bogotá 5-Dois blocos econômicos são formados exclusivamente por países
sul-americanos, são eles: a) Mercosul e Pacto Andino. b) Nafta e Mercosul. c) Apec e Pacto Andino. d) Mercosul e União Europeia. e) Mercosul e América Andina. 6-Os países
sul-americanos apresentam economias em processo de desenvolvimento, muitos
deles são extremamente dependentes das atividades agropecuárias, e o segmento
industrial está se expandindo. Caracterize a economia sul-americana. 7-A
população da América do Sul é bem miscigenada, quais os principais grupos étnicos
desse subcontinente? |
|
|
RECURSOS: ( 143
a 156 e 175 a 184) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; (
) Revista; (X) Vídeo; (X ) Computador; ( ) Jogos; (X)
Textos Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro
páginas: (157,158,159,160,161 e 164) (
) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (
) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita; (X )
Avaliação da participação; Outros: |
Professor: Escola:
|
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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Unidade
Temática: (CP: 9 - Rússia: aspectos fisicos e socioeconomicos, CP: 10 - Asia: aspectos
naturais e regionalização, CP:11 - Asia: População, diversidade cultural e economia e CP:12 - Asia: A China no século XXI) |
Objeto do conhecimento: Diversidade ambiental e as transformações nas
paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania. Leitura e elaboração de mapas temáticos, croquis e
outras formas de representação para analisar informações geográficas. |
Objetivo: Estudo
do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos
geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente
que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de
conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver. |
|
Ano: 9º Período: 08/09/2020 e 02/10/2020 Nº
de Aulas: 08 |
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HABILIDADES |
|
(EF09GE07) Analisar os componentes
físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua
divisão em Europa e Ásia. (EF09GE10) Analisar os impactos do processo de industrialização na
produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania. (EF09GE16)
Identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia
e da Oceania. (EF09GE17) Explicar as características físico-naturais e a forma de
ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da
Oceania. (EF09GE18) Identificar e analisar as
cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos
naturais e das diferentes fontes de energia (tais como termoelétrica,
hidrelétrica, eólica e nuclear) em diferentes países. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
1.
Utilizar os conhecimentos geográficos para
entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito
de investigação e de resolução de problemas. 2.
Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento
geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a
compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos
sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis,
para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns
que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e
o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento
ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. |
|
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima; Autoconfiança;
Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o
desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só
tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único.
Contudo estimulando
o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso
profissional. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
OBS: Professores, começamos um
novo ciclo, nesse momento vamos dar as mãos e caminharmos em uma só direção falando a
mesma língua e tomando as mesmas decisões para melhor atender os nossos
alunos e facilitar as nossas |
vidas nesse período de pandemia. Que Deus nos ajude e nos oriente. Informações para os alunos . Boas
vindas. -Informações
sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, watsap,
zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) -
Procedimentos necessários para
acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas
-pais, irmãos, animais etc) - Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas
sobre a aula) 1ºAula Coloque o texto ou aa páginas do livro (134 a 140) na tela do computador ou do celular
e peça para um aluno por vez lê um paragrafo, se achar necessário explique
por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você
explicar o assunto e usar o texto ou o livro como suporte para o aluno
responder as atividades. Explorar o tema com outras questões,
que julgar necessário. Se preferir inicie a aula com o vídeo
proposto abaixo, Rússia
aspectos físicos. https://www.youtube.com/watch?v=SN36VrzaZr8&ab_channel=AulaOnline Continuação
dos aspectos físicos: Rússia naturais riquezas https://www.youtube.com/watch?v=NtmX3ttzLUM&ab_channel=AulaOnline É de suma
importância que continue a aula para concluir o tema . 2ª aula
Antes
de continuar o assunto da aula faça
uma breve sondagem sobre o aprendizado dos alunos, e o momento excelente para
sanar as duvidas.Na sequência coloque o Vídeo na tela do
computador ou do celular e peça para um aluno prestar muita atençao e copiar
no caderno o que mais chamou a atenção , se achar necessário explique o assunto
resumido e em seguioda use ovídeo , e deixe o livro como suporte para
o aluno responder as atividades. Explorar
o tema com outras questões, que julgar necessário. Vídeo para iniciar a aula proposta: Resumo - Aspectos sociais e econômicos da Rússia https://www.youtube.com/watch?v=GHmwVg7U59g&ab_channel=GeoOnline Atividade
complementar das paginas 141,144 a 147. 3ª aula Coloque o texto ou a página do livro (150 a 156) na tela do
computador ou do celular e peça para um aluno por vez lê um paragrafo, se
achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê,
outra sugestão é você explicar o assunto e usar o texto ou o livro como
suporte para o aluno responder as atividades. Explorar o tema com outras questões,
que julgar necessário. Continuação do assunto da aula anterior com o subtema, Ásia: aspectos
naturais. Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo. Entendendo os
aspectos naturais da Ásia – Geografia – 9º ano – Ensino Fundamental https://www.youtube.com/watch?v=nBA9FDC4zGY&ab_channel=CanalFutura Texto para estudo Continente
Asiático: aspectos físicos, relevo e hidrografia Você sabia que a Rússia é o maior país do mundo e está situado na
Ásia? Não? Então, leia este post e conheça mais sobre o maior continente do
globo! O continente asiático é o maior do globo,
disparadamente, medindo aproximadamente 44.579.000 km² e ocupando 1/3 das
terras emersas. Está situado totalmente no hemisfério leste, ou oriental e
maior parte no hemisfério norte, ou setentrional e é banhado pelos Oceanos
Pacífico e Índico. É o continente dos extremos: é o maior continente, abriga o maior país
do mundo (Rússia), tem a maior altitude (Monte Everest, com 8.848 metros
acima do nível do mar) e a maior depressão absoluta (Mar Morto, com 427
metros abaixo do nível do mar). O continente asiático é o maior do mundo e é dividido em seis grandes
regiões: Ásia Central, Ásia Meridional (Sul), Ásia Setentrional (Norte), Sudeste Asiático, Oriente Médio e Extremo
Oriente. Devido a essa divisão, esse continente apresenta uma
pluralidade marcada pela história de grandes civilizações, que são: *A Sínica (China, Mongólia, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Taiwan e
Sudeste Asiático). *A Hindu (Índia). *A Islâmica (Oriente Médio). Veja no Mapa a Divisão ampla da Ásia em Asia Central; Ásia
Setentrional; Sudeste Asiático; Ásia Meridional; Sudeste Asiático; e Oriente
Médio. Continente asiático: relevo Podemos observar todas as formações de relevo
neste continente. Há partes com intensas movimentações geológicas, como na
formação da cadeia montanhosa da Cordilheira do Himalaia, sendo chamado de
“teto do mundo” e a região onde está situado o Japão, uma pequena parte do
Círculo de Fogo do Pacífico. Observando o mapa abaixo, veja que a região
central do continente é a com maior elevação, tendo a formação do Planalto do
Tibete e a Cordilheira do Himalaia, que continua crescendo com conta da
movimentação das placas
tectônicas. Já na parte noroeste, pode-se observar uma extensa formação de
planície, a Planície da Sibéria Ocidental. Na Península Arábica também
apresenta partes mais elevadas. Destaque para o Sudeste, com a intensa
formação insular, ou seja, muitas ilhas e na maioria, formadas através de
vulcões. Continente asiático: hidrografia Apesar de ser o maior continente, a formação
hidrográfica acaba sendo bastante limitada. A maior referência é
o Himalaia, sendo o distribuidor e divisor d´água. ÁSIA MERIDIONAL E ORIENTAL – Ganges (o mais importante rio
da região com 3.700 km) é considerado o rio sagrado para os
indianos; Indo (3.180 km), banhando simultaneamente a Índia e o
Paquistão, drenando o trecho mais seco de toda a área, onde se localiza o
mais extenso deserto da porção meridional do continente: o de
Thar; Bramaputra (2.900 km), afluente do Ganges e o mais importante
rio de Bangladesh. NORTE– Huang Ho (Rio Amarelo); Yang Tsé-Kiang (Rio Azul);
Heilong Jiang (Rio Amur) e o Si Jiang (Rio do Oeste). PENÍNSULA DA INDOCHINA– Muito bom este resumo inicial. Agora, vamos às Regiões do Continente
Asiático. Ásia Setentrional (Norte): clima – Polar e subpolar, invernos rigorosos com até 50°
abaixo de zero! A vegetação Taiga ou Floresta de Coníferas (forma de cones) e
a Tundra (resiste a baixas temperaturas) predominam na região. Em relação à parte hidrográfica os rios são extensos, usados para a
geração de energia, principais são: Ob, Ienissei e o rio Lena. Uma
curiosidade é o Solo Tchernozion (rico em nutrientes apresentando alta
produtividade agrícola). Ásia Central – – Apresenta clima seco e semiáridos,
vegetação de estepes e áreas desérticas. Os Dois grandes rios se destacam:
Amur Daria e o Syr Daria. Essa região é marcada por muitos conflitos. Oriente Médio – Nessa região o fator climático é crucial,
pois ela é composta de desertos. Os rios de grande valor até mesmo histórico
e cultural são os Tigre e Eufrates. Muita escassez de chuvas e por isso a vegetação é composta de plantas
xerófilas, ou seja, adaptadas ao clima seco, desértico. Uma curiosidade dessa
região é a concentração de jazidas de petróleo, e os constantes conflitos
entre árabes e israelenses. Sudeste Asiático – Nessa região temos um clima equatorial o
que favorece a presença de florestas exuberantes. No sudeste há grande
ocorrência de abalos sísmicos, vulcões e terremotos. Destaque para o de 2004
na Indonésia que atingiu mais de 250 mil pessoas, atingidos por um Tsunami
(onda oceânica) . Extremo Oriente-Clima subtropical e temperado. Portanto as
florestas também são subtropicais e temperadas com exceção do oeste da China
que apresenta clima frio de montanha e vegetação xerófila e estepes. Ásia Meridional (sul) – A vegetação predominante são as florestas
tropicais nas áreas úmidas e nas áreas semiúmidas, temos as savanas.
Uma curiosidade dessa região é a Cordilheira do Himalaia, uma cadeia de
montanhas, onde se destaca o Monte Everest, com 8.848 metros de altitude. O clima é o tropical, caraterizado pelo regime
das monções. Esse regime é o fenômeno que acontece com a direção dos
ventos, que podem ocasionar secas prolongadas, ou grandes períodos de chuvas.
As secas ocorrem no inverno de dezembro a maio, e as chuvas de junho a
novembro caracterizam a monção de verão. Exercícios 1 – Sobre os aspectos físicos da Ásia é
incorreto afirmar que: a) A Grande Muralha da China é considerada a
única edificação humana visível do espaço. b) Na Cordilheira do Himalaia estão os pontos
mais altos do planeta. c) O relevo asiático é caracterizado por
planícies de baixas altitudes, não havendo, portanto, grandes cadeias
montanhosas. d) Devido à localização dos países asiáticos na
placa tectônica Euro-asiática, há terremotos nessa região, principalmente na
parte leste do continente. e) Os montes Urais, o mar Cáspio e as montanhas
do Cáucaso são uma das divisas naturais do continente asiático e europeu. 2 – Este rio é de extrema
importância para o povo indiano, tanto por suas águas servirem à comunidade,
como por sua representação religiosa-cultural. Assim como o Nilo, no Egito,
esse rio deságua em um delta, e carrega consigo as cinzas daqueles que foram
cremados, conforme a tradição indiana. Estamos falando do rio: a) Indo b) Amarelo c) Tenessee d) Ganges e) Gagrha 3-Sobre os aspectos físicos da Ásia é incorreto afirmar que: a)
A Grande Muralha da China é
considerada a única edificação humana visível do espaço. b)
Na Cordilheira do Himalaia estão
os pontos mais altos do planeta. c)
O relevo asiático é
caracterizado por planícies de baixas altitudes, não havendo, portanto,
grandes cadeias montanhosas. d)
Devido à localização dos países
asiáticos na placa tectônica Euro-Asiática, há terremotos nessa região,
principalmente na parte leste do continente. e)
Os montes Urais, o mar Cáspio e as montanhas
do Cáucaso são uma das divisas naturais do continente asiático e europeu. 4-Sabe-se que, de todos os países considerados
emergentes no cenário econômico mundial contemporâneo, um deles apresenta
excepcionais taxas anuais de crescimento e mercado consumidor em expansão,
até mesmo por tratar-se da maior população do planeta. Assinale a opção que
identifica esse país. a) Indonésia. b) Brasil. c) Japão. d) Noruega. e) China. 5-Assinale falso (F)
ou verdadeiro e verdadeiro (V) nas
alternativas abaixo, sobre o Continente Asiático. ( ) É o segundo
maior continente do mundo em área. ( ) É o
continente mais populoso do mundo. ( ) Abriga as
maiores altitudes do Planeta. ( ) Possui o
maior deserto do mundo. ( ) Mais de 50%
da população mundial vivem nesse continente. 6-O relevo Asiático é bastante diversifica do, com a presença de
montanhas, planaltos e planícies. Com base nessa afirmativa, complete as
lacunas abaixo a) A cordilheira formada na era Cenozoica
que ainda sofre a ação dos agentes internos é a do
............................, onde fica o pico mais alto do mundo, denominado
......................................., com uma altitude em torno de 8.848
metros. b) Essa cordilheira localiza-se nas fronteiras entre a ............................,
a ...............................e
o................................................ainda também no Nepal e
Butão. 7- A questão Palestina, por quase um século,
fomenta o ódio entre árabes e judeus no Oriente Médio. Os palestinos conquistaram
a autonomia em algumas cidades da Cisjordânia e na Faixa de Gaza, mas a
criação de um Estado soberano envolve a exigência dos palestinos de que
Israel devolva a Zona Oriental da cidade de Jerusalém. A cidade de Jerusalém
é a única do mundo que tem enorme valor simbólico para as três grandes
religiões monoteístas, que são: (a) Islamismo, Cristianismo e Hinduísmo. (b)
Cristianismo, Budismo e Hinduísmo c) Hinduísmo, Budismo e Judaísmo. (d)
Judaísmo, Cristianismo e Islamismo. 8-Tipo de formação florestal típica do clima
frio ocorre nas altas latitudes do Hemisfério Norte. Na Ásia, cobre mais da
metade do território da Rússia e caracteriza-se pela homogeneidade das
espécies. Essa formação foi e ainda é muito explorada, antes basicamente
utilizada como lenha, atualmente é importante matéria-prima para as
indústrias moveleiras e de papel. Ela é denominada: a) Tundra b) Estepe c) Savanas d)Floresta Temperada e) Taiga 4ª aula Antes de continuar o
assunto vamos corrigir a atividade da aula anterior. O assunto da aula de
hoje é a continuação do subtema, regionalização da ÁSIA. Explicação da página 158 a 163, professor
pode pedir ao aluno para lê um paragrafo, se achar necessário explique por
paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o
assunto e intercalar com perguntas sobre o tema para o aluno. Explorar o tema
com outras questões, que julgar necessário. Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo. Ásia divisão Regional 9° ANOS https://www.youtube.com/watch?v=REQphkko_PY&ab_channel=RotasdeBike Atividade complementar do
livro páginas 164 a 165. 5ª aula
Inicie a aula questionando sobre o tema estudado nas aulas anteriores e faça a
correção da atividade que ficou para casa. Em seguida dê continuação do objeto
de conhecimento das pagínas 166 a 169 (População, diversidade cultura e
economia da Ásia) Explorar o tema com outras questões, que
julgar necessário. Se preferir inicie a aula com o vídeo
proposto abaixo A Ásia e sua
população – Geografia – 9º ano – Ensino Fundamental https://www.youtube.com/watch?v=1yd9YkGvof4&ab_channel=CanalFutura Atividade
complementar página 170. 6ª aula Antes de continuar o assunto vamos corrigir
a atividade da aula anterior. O assunto da aula de hoje é a continuação do
subtema, Ásia: Industria e Diversidade Cultural e
Religiosa. Explicação da
página171 a 174, professor pode pedir ao aluno para lê um paragrafo, se achar
necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra
sugestão é você explicar o assunto e intercalar com perguntas sobre o tema
para o aluno. Explorar o tema com outras questões,
que julgar necessário. Se preferir inicie a aula com o vídeo
proposto abaixo. 9º Ano - Geografia
- Aula 11 - Ásia: Industria e Diversidade Cultural e Religiosa https://www.youtube.com/watch?v=Had-Fjxit-I&ab_channel=WebAulasEADSEEAcre Atividade
complementar das paginas 170,172,175 a 177. 7ª aula Antes de
continuar o assunto vamos corrigir a atividade da aula anterior. O assunto da
aula de hoje é a continuação do subtema, A China no século XXI. Explicação da página 180 184 professor pode pedir ao aluno para lê um
paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno
terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e intercalar com
perguntas sobre o tema para o aluno. Explorar o tema com outras questões,
que julgar necessário. Se preferir inicie a aula com o vídeo
proposto abaixo. China no Século
XXI https://www.youtube.com/watch?v=FrrT91fQRhA&ab_channel=CanalFACAMP |
8ª aula Antes de continuar o assunto vamos corrigir
a atividade da aula anterior. O assunto da aula de hoje é a continuação do
subtema, População e desenvolvimento social. Explicação da página 185 a 189, professor
pode pedir ao aluno para lê um paragrafo, se achar necessário explique por
paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o
assunto e intercalar com perguntas sobre o tema para o aluno. Explorar o tema com outras questões,
que julgar necessário. Se preferir inicie a aula com o vídeo
proposto abaixo. Aula completa
Geografia CHINA | ZEE Chinesa | Socialismo de Mercado | População da China | https://www.youtube.com/watch?v=VPHnEji42pU&t=96s&ab_channel=GeografiacomJeanGrafia Atividade complementar das páginas 190 a
191.
Professor: Escola:
|
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