SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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Unidade Temática: Mundo do trabalho e Natureza, ambientes e qualidade de
vida. ( A
deriva continental ( cap:5) e As esfera da Terra (cap: 6 ). |
Objeto do
conhecimento: Fenômenos naturais e
sociais representados de diferentes maneiras |
Objetivo geral: Estudo
do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos
geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que
podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para
compreender e planejar onde se viver. |
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Ano: 6º Período: 03 /08/2020 a 14/08/2020 Nº
de Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF06GE01)
Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses
lugares em diferentes tempos. (EF06GE02) Analisar modificações de paisagens
por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários. (EF06GE05) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e
formações vegetais. |
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COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
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1.
Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação
sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de
resolução de problemas. 2.
Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento
geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a
compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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6. Valorizar a
diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos
e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do
trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu
projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e
responsabilidade. 7. Argumentar
com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e
defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam
os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em
âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao
cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; Autoestima; Autoconfiança;
Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o
desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a
ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único.
Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no
futuro, para o sucesso profissional. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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OBS: Professores, começamos um
novo ciclo, nesse momento vamos dar as mãos e caminharmos em uma só direção
falando a mesma língua e tomando as mesmas decisões para melhor atender os
nossos alunos e facilitar as nossas vidas nesse período de pandemia. Que Deus
nos ajude e nos oriente.
Informações para os alunos . Boas
vindas. -Informações
sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app,
watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) -
Procedimentos necessários para
acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas
-pais, irmãos, animais etc) - Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas
sobre a aula) |
1ºAula Coloque o texto ou a página do livro( 59 a
63) na tela do computador ou do celular e peça para um aluno por vez lê um
paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno
terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e usar o texto ou o
livro como suporte para o aluno responder as atividades. Explorar o
tema com outras questões, que julgar necessário. Se preferir
inicie a aula com o vídeo proposto abaixo. Teoria da
Tectônica de Placas https://www.youtube.com/watch?v=P3FhtxeDaz4 Texto para leitura
DERIVA CONTINENTAL Conheça a
Deriva Continental: a teoria que explica a formação e dispersão dos
continentes pelo planeta. A Deriva Continental é uma teoria que afirma que, um dia, todos os
atuais continentes formavam apenas uma única massa de terra firme, chamada de
Pangeia. Esse supercontinente, graças ao movimento das Placas Tectônicas,
fragmentou-se várias vezes até proporcionar a atual forma das massas
terrestres. As primeiras suspeitas de que os continentes estariam se separando em
alguns lugares e se aproximando em outros datam do século XVI, quando Abraham
Ortelius, em 1596, observou que a América do Sul, por exemplo, encaixava-se
perfeitamente na África. Assim, ele sugeria que as Américas teriam se
separado da África e da Europa. No entanto, apenas em 1912 que o primeiro
geólogo elaborou uma teoria formal de que os continentes, em algum momento na
história geológica, teriam sido apenas um. Ele observou que alguns fósseis,
tipos de solo e vegetações eram iguais ou parecidos em diferentes regiões da
Terra separadas por oceanos. Porém, somente após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) que se
descobriu cientificamente o movimento das Placas Tectônicas, a peça que
faltava para a prova, de fato, de que os continentes se movimentavam e que,
anteriormente, haviam se separado. Com o passar dos anos, os cientistas foram
descobrindo e descrevendo as etapas de formação da atual forma da Terra.
Observe a figura abaixo: A
fragmentação dos continentes da Terra Até 200 milhões de anos atrás, o mundo conhecia apenas a Pangeia.
Porém, há 130 milhões de anos, ele fragmentou- se em dois: a Laurásia e a
Gondwana. Depois disso, as fragmentações continuaram acontecendo, dividindo os
continentes e juntando a Índia com a Ásia. Porém, é errado pensarmos que esse processo acabou. Ele continua
acontecendo, mas como a sua velocidade é muito lenta, nós não conseguimos
notar a diferença, pois a movimentação dos continentes é de apenas alguns
centímetros ao longo de muitos anos.
Por Rodolfo F. Alves Pena Graduado em Geografia OBS: Professor pode elaborar uma atividade para o aluno
ou propor a do livro se dê tempo.
2ª aula Boas vindas, bate papo sobre a aula anterior para a socialização e correção
oral da atividade se necessário. Esse momento é excelente para sanar as
dúvidas e socializar o conhecimento. Nessa aula você pode pedir para o aluno lê o texto em anexo ou usar o
livro nas s (64 a 68), mostrar o vídeo sobre Terremotos,
tsunamis e vulcões. |
Professor você pode fazer outros questionamento sobre o material que
está sendo trabalhada. Essas são apenas algumas sugestões. 1- Qual o tema? 2- O que mais chamou a atenção? 3- Que momento você conseguiu entender o assunto? 4-O que você mais
gostou do assunto? Atividade do
livro ou produzida pelo aluno. Texto para leitura: Vulcões Vulcões são estruturas geológicas constituídas de massa de rocha
fundida, devido às altas temperaturas em seu interior. Basicamente
representam uma abertura na superfície terrestre capaz de expelir material
magmático e gases vindos do interior do planeta. As erupções vulcânicas podem causar bastante destruição,
especialmente quando sua área é habitada. Nem toda região do planeta há
vulcões, e sua formação e distribuição estão relacionadas à existência das placas tectônicas. Visualmente os vulcões
assemelham-se a montanhas, podendo até ser confundidos,
especialmente quando se encontram inativos. Contudo, são estruturas
diferentes desde a sua formação até a sua composição. Os vulcões podem ser
localizados tanto nos continentes quanto nos oceanos, e o estudo dessas estruturas é
bastante relevante para compreender os eventos ocorridos no interior da
Terra.
Partes do vulcão
Os
vulcões, apesar de suas várias formas, possuem uma estrutura comum. Os
vulcões, formados principalmente por silicatos que se
misturam com vapor d'água e gás, possuem uma estrutura que se liga a uma
câmara subterrânea profunda. Basicamente, os vulcões são constituídos de: Câmara magmática, Chaminé, Cone vulcânico, Cratera Classificação
quanto a sua atividade: →
Ativo: apresenta atividade, ou seja, demonstra sinais de instabilidade. →
Dormente: não está em atividade, contudo, pode ser que, em um dado momento,
volte a apresentar sinais de instabilidade. →
Extinto: possivelmente não apresentará sinais de atividade.
Terremotos Os terremotos são tremores passageiros que ocorrem na superfície
terrestre, provocando, em alguns casos, destruições e mortes. Terremotos,
também chamados de abalos sísmicos, são tremores passageiros que ocorrem na
superfície terrestre. Esse fenômeno natural pode ser desencadeado por fatores
como atividade vulcânica, falhas geológicas e, principalmente, pelo encontro
de diferentes placas tectônicas. Conforme a teoria da Deriva Continental, a crosta terrestre é uma
camada rochosa fragmentada, ou seja, ela é formada por vários blocos,
denominados placas litosféricas ou placas tectônicas. Esses gigantescos
blocos estão em constante movimento, podendo se afastar (zona de divergência)
ou se aproximar (originando uma zona de convergência). Nas zonas de convergência pode ocorrer o encontro (colisão) entre
diferentes placas tectônicas ou a subducção (uma placa mais densa “mergulha” sob uma menos densa). Esses
fatos produzem acúmulo de pressão e descarga de energia, que se
propaga em forma de ondas sísmicas, caracterizando o terremoto. |
O local onde há o encontro entre as placas tectônicas é chamado de
hipocentro (no interior da Terra) e o epicentro é o ponto da superfície acima
do hipocentro. As consequências podem ser sentidas a quilômetros de
distância, dependendo da proximidade da superfície que ocorreu a colisão
(hipocentro) e da magnitude do terremoto. Demonstração
do hipocentro (foco) e do epicentro de um terremoto A magnitude é a quantidade de energia liberada no foco do terremoto,
sendo medida a partir de uma escala denominada Escala Richter. A intensidade
é a consequência causada pela ação do sismo, a destruição provocada por esse
fenômeno. A escala mais utilizada para se classificar a intensidade é a de
Mercalli. Entre os efeitos de um terremoto de grande magnitude em áreas povoadas
estão a destruição da infraestrutura (ruas, estradas, pontes, casas, etc.),
além de mortes. Os sismos nos oceanos provocam a formação de ondas gigantes
(tsunamis). Essas ondas podem atingir as áreas continentais, gerando grande
destruição. Milhares de terremotos ocorrem diariamente no mundo. No entanto, a
maioria apresenta baixa intensidade e tem hipocentro muito profundo, sendo
assim, os terremotos são pouco percebidos na superfície terrestre. O Japão,
localizado em uma zona muito sísmica, é atingido por centenas de terremotos
por dia. Os lugares mais atingidos por terremotos são
os territórios localizados em zonas de convergência de placas, em especial os
países situados nos limites das placas tectônicas. Entre as nações que estão
nessa situação podemos destacar o Japão, Indonésia, Índia, Filipinas, Papua
Nova Guiné, Turquia, Estados Unidos da América, Haiti, Chile, entre outras.
*Créditos
da imagem: Prometheus72 / shutterstock Por Wagner de Cerqueira e Francisco Graduado em Geografia
3ª aula Continuação da aula sobre Terremotos,
tsunamis e vulcões e correção da atividade, com o
momento de esclarecer e tirar as duvidas dos alunos.
4ª
aula Coloque o texto ou as páginas do livro( 74 a 75) na tela do
computador ou do celular e peça para um aluno por vez lê um paragrafo, se
achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê,
outra sugestão é você explicar o assunto e usar o texto ou o livro como
suporte para o aluno responder as atividades. Explorar o tema com outras questões,
que julgar necessário. Se preferir
inicie a aula com o vídeo proposto abaixo LITOSFERA. https://www.youtube.com/watch?v=qv5fBAdAoeQ
Texto
para leitura
A litosfera A litosfera é a camada
sólida externa do planeta Terra, sendo frequentemente tratada como sinônimo
de crosta terrestre. A diferença
entre ambas está apenas no tipo de classificação da composição da Terra:
enquanto a litosfera é uma das divisões que segmentam o planeta também em
astenosfera, mesosfera e endosfera, a crosta terrestre precede as camadas
chamadas de manto e núcleo. A composição
mineralógica da litosfera é, predominantemente, o silício, o alumínio e
magnésio. Já as rochas são divididas em
sedimentares (que se formam pelo processo de sedimentação), ígneas ou
vulcânicas (que se originam da |
solidificação da lava ou do magma) e metamórficas (que surgem da
transformação físico-química de outras rochas preexistentes). A espessura dessa camada varia de região para região, sendo que, nas
zonas oceânicas, sua profundidade oscila entre 5 e 15 km; nas zonas
continentais, entre 20 e 70 km. Ao todo, o seu volume contempla cerca de 2,7%
de toda a estrutura interna do nosso planeta. É importante ressaltar que essa estrutura, assim como as demais
composições do planeta, possui um caráter dinâmico, estando em um processo
contínuo de transformação. Uma dessas evidências é a fissão que existe na
camada sólida do planeta, que se divide em várias placas tectônicas, que se
movimentam e interagem entre si, propiciando transformações no relevo. Na verdade, as ações do tectonismo estão englobadas em um conjunto de
fatores que propicia a dinamicidade das estruturas terrestres, fazendo parte
daquilo que se denomina por agentes
endógenos ou internos de transformação do relevo. Além da movimentação
das placas, também são citados as ações do vulcanismo e alguns efeitos dessas
atividades, como os terremotos, tsunamis e formações de cadeias montanhosas. Por outro lado, há também a dinâmica ocasionada por fatores que se
encontram acima da superfície, sendo por isso chamados de agentes exógenos ou externos de
transformação do relevo. Entre os principais exemplos, temos a ação do
clima, dos ventos, da água e dos seres vivos. Esses agentes atuam na
modelagem e na redefinição das feições externas da litosfera. A importância da compreensão sobre o comportamento e a dinâmica da
litosfera está no fato de ela ser o local de atuação direta das atividades
humanas, sendo transformadora e transformada por tais práticas. É sobre essa
camada que o homem constrói e reconstrói o seu espaço geográfico, retira os
minerais, pratica o uso e exploração dos solos, entre outros inúmeros
elementos. Por esse motivo, existe um ramo do
saber especificamente voltado para a compreensão da listosfera, a Geomorfologia, uma
intersecção entre Geografia e Geologia que se preocupa em descrever e
compreender os fenômenos superficiais do sistema físico do planeta.
A litosfera representa a camada mais externa do Planeta Terra
Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
5ª aula Coloque o texto ou as páginas do livro( 76 a 77) na tela do
computador ou do celular e peça para um aluno por vez lê um paragrafo, se
achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê,
outra sugestão é você explicar o assunto e usar o texto ou o livro como
suporte para o aluno responder as atividades. Explorar o tema com outras questões,
que julgar necessário. Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo Atmosfera – Camadas. https://www.youtube.com/watch?v=sVBMRFOiVBg
Texto
para leitura
A atmosfera terrestre
A atmosfera terrestre é a
camada de ar que envolve o Planeta Terra fornecendo proteção e os gases
necessários para a manutenção da vida. Graças à ação da gravidade, as
partículas de ar que compõe a atmosfera terrestre não se dissipam pelo
espaço, permanecendo unidos a superfície. Como a atmosfera terrestre foi formada? A atmosfera do Planeta Terra começou a se formar há 4,5 bilhões de
anos. Neste período, apesar de haver um processo de resfriamento da crosta, a
atividade vulcânica era intensa e responsável por liberar uma série de
componentes químicos presente no magma do interior do planeta. Dessa forma, com
o passar do tempo, partículas de vapor d’agua, dióxido de carbono, nitrogênio e uma série de substâncias tóxicas passaram
a se acumular junto a superfície pela ação da gravidade. As bactérias anaeróbicas, que foram as primeiras
formas de vida a surgir no planeta, deram origem às primeiras |
plantas marinhas primitivas. Essas plantas começaram a utilizar o
dióxido de carbono presente na atmosfera primitiva para realizar fotossíntese
e, assim, pouco a pouco a constituição do ar da atmosfera foi sendo alterada
conforme as plantas liberavam oxigênio na atmosfera. Porém, a transformação da atmosfera foi um processo muito lento. Para
que os níveis de oxigênio chegassem aos atuais 21% do volume
total da atmosfera foram necessários 2 bilhões. Qual a importância da
atmosfera terrestre para a vida na Terra? Além de garantir os gases necessários para a
manutenção da vida no Planeta, a atmosfera terrestre é responsável por uma
série de funções que protegem a superfície terrestre, como a manutenção da
temperatura média, defesa contra o ataque de meteoritos e bloqueio dos raios ultravioleta. Quais são os gases que compõe a atmosfera terrestre? 78% do volume da atmosfera é composto de
nitrogênio; 21% de oxigênio; 0,93% de argônio; 0,039% de dióxido de carbono; e, 4%
de vapor d’agua, que apesar de
não ser um
gás, desempenha papel
importante na manutenção da temperatura média do Planeta. Quais são as camadas que
compõe a atmosfera terrestre? A atmosfera é um meio fluido e, portanto, a diferenciação entre as
camadas ocorre de forma gradual, não existindo um limite físico entre elas.
Entretanto, convencionou-se dividir a atmosfera em cinco camadas. São
elas: Troposfera É a camada mais próxima da superfície terrestre e onde o ar é mais
concentrado. Pode chegar até 17 km em seu limite superior. Na troposfera,
conforme aumenta a altitude há uma redução da temperatura atmosférica. Estratosfera A
Estratosfera é a segunda camada da atmosfera, está entre aproximadamente 17
km e 50 km da superfície. A camada de ozônio, responsável por
filtrar os raios ultravioleta emitidos pelo sol, está entre 20 km e 35 km de
distância da superfície, ou seja, localizada na estratosfera. Mesosfera Localiza-se aproximadamente entre 50 km e 80 km de distância da
superfície. É a camada mais fria da atmosfera com temperatura que podem
chegar a -90º C em virtude do ar rarefeito. Nessa camada, os meteoritos que
atingem o planeta são fragmentados e entram em processo de combustão. Termosfera Localizada aproximadamente entre 80 km e 500 km de distância da
superfície, a temperatura na termosfera pode chegar aos 1500 ºC. É também
chamada de ionosfera, por causa da grande concentração de íons. Exosfera É a última camada da atmosfera terrestre. Localiza-se,
aproximadamente, entre 500 km e 800 km de distância da superfície. Nessa
camada o ar é muito rarefeito e quase não há presença de outros gases
atmosféricos com exceção do hélio e hidrogênio. Sua temperatura atinge os
1000 ºC. Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/geografia/atmosfera/
6ª
aula Coloque o texto ou as páginas do livro( 76 a 77) na tela do
computador ou do celular e peça para um aluno por vez lê um paragrafo, se
achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê,
outra sugestão é você explicar o assunto e usar o texto ou o livro como
suporte para o aluno responder as atividades. Explorar o tema com outras questões,
que julgar necessário. Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo sobre Hidrosfera. https://www.youtube.com/watch?v=HOM7zydq0BM Texto para leitura A hidrosfera A hidrosfera corresponde a toda parte líquida
contida no planeta. Os oceanos são responsáveis por 97,2% de toda a água,
isso significa que cerca de 2/3 da superfície do planeta são cobertos por
oceanos. Já as águas continentais possuem um percentual bem inferior, sendo
encontradas nos rios, lagos (estado líquido), nas geleiras (estado sólido, |
que
por sinal é a maior reserva de água doce), os aquíferos e lençóis freáticos.
Por fim, as águas contidas na atmosfera, que se apresentam em forma de vapor,
dão origem às precipitações. Distribuição de água na hidrosfera Calotas
de gelo e geleira 2,15% Água na atmosfera
0,001% Água
no subsolo 0,62% Águas
superficiais (rios, lagos e biomassa) 0,029% Oceanos 97,2% A
água surgiu a partir do resfriamento da Terra, decorrente dos vulcões que
expeliam vários gases e do vapor de água que se evaporou, favorecendo a
ocorrência de chuvas. A água é fundamental à vida, independentemente
do ser, até mesmo porque a vida surgiu na água, como as bactérias, os
primeiros seres vivos (trilobitas) e os seres aquáticos, que saíram das águas
e se transformaram em anfíbios depois
em répteis e assim por diante. A
água é encontrada em estados físicos. Os estados físicos da água se
apresentam em estado líquido, sólido e gasoso. Os rios e os lagos são águas
continentais por estarem presentes em áreas emersas. A formação deles se dá
em decorrência do afloramento dos lençóis freáticos. Entretanto, essa não é a
única maneira de formação de um rio, uma vez que ele pode se originar de
derretimento de geleiras, como o Rio Amazonas. Os
rios sofrem variações quanto a sua velocidade e seu direcionamento, que é
determinado por elementos do relevo. Diante disso, percebe-se que o relevo é
o divisor de águas em nível geral e particular. Os
lagos podem ser naturais. Sua origem é decorrente de nascentes de águas
subterrâneas, ou mesmo artificiais (quando o homem, através de seus conhecimentos
e suas técnicas, consegue materializar a produção de um lago). Os
rios variam quanto à quantidade de água, ou seja, sua vazante. Isso é
pertinente às modificações climáticas transcorridas durante o ano que vão
determinar as cheias (período chuvoso) e vazantes (período de estiagem). Além
disso, os rios também podem ter seu regime reconhecido distintamente como
sendo rios perenes, intenso e constante fluxo de água sem que ocorra seca
(rio que não seca), ao contrário dos rios temporários que são caracterizados
por sua presença sazonal, isso significa que se trata de rios que secam no
período de seca ou estiagem. As águas continentais são de suma importância
para a sociedade, tendo em vista que essas são propícias ao consumo humano e
de todos os seres vivos. No caso do consumo humano, as águas são utilizadas
em múltiplas atividades que podem ser enumeradas em uso rural, urbano,
turístico e etc. No campo, ela é utilizada na irrigação, para a criação de
animais, entre outros; nas cidades seu uso é destinado às residências,
indústrias, comércios, instituições, escolas; e no turismo é fonte de renda,
explorando as belezas de rios e lagos. Atualmente, uma importante reserva de água doce
está armazenada nas geleiras em estado sólido, sua localização geográfica faz
com que as temperaturas permaneçam sempre baixas, conservando-as intactas,
salvo as alterações pertinentes às atividades humanas que modificam as
condições naturais. As sociedades do mundo contemporâneo,
independente do continente ou país, provocam impactos nas águas que podem ser
divididos em: poluição industrial, doméstica e rural.
Por Eduardo de Freitas Graduado em
Geografia A atividade
pode ser criada pelo professor como pode está usando a do livro página( 82) |
RECURSOS: (59 a 76 ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; (X )
Computador;
( ) Jogos; (X)
Textos Informativos; ( ) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 69 e 82
) (
) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (
) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita; (X )
Avaliação da participação; Outros: |
Professor:
Escola:
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
|
Unidade Temática: Conexões e escalas (Aspectos demográficos e sociais (cap:5), A
heterogeneidade da população brasileira(cap:6) e População e trabalho cap:7). |
Objeto do
conhecimento: Características da
população brasileira |
Objetivo: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da
distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente
que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de
conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver. |
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Ano: 7º Período: 03/08/2020 a 14/08/2020 Nº de
Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF07GE02) Analisar a influência dos fluxos
econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do
Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.
(EF07GE03) Selecionar
argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas
originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das
florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos
sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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1.
Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação
sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de
resolução de problemas. 2.
Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento
geográfico, reconhecendo a importância
dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos
fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
6. Valorizar a
diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos
e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do
trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu
projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e
responsabilidade. 7. Argumentar
com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e
defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam
os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em
âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao
cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. |
|
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima; Autoconfiança;
Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o
desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só
tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único.
Contudo estimulando
o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso
profissional. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
OBS: Professores, começamos um
novo ciclo, nesse momento vamos dar as mãos e caminharmos em uma só direção
falando a mesma língua e tomando as mesmas decisões para melhor atender os
nossos alunos e facilitar as nossas vidas nesse período de pandemia. Que Deus
nos ajude e nos oriente.
Informações para os alunos . Boas
vindas. -Informações
sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app,
watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez... |
- Duração (36 minutos cada aula)
-
Procedimentos necessários para
acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas
-pais, irmãos, animais etc)
- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas
sobre a aula)
1ºAula
Coloque o texto ou as s do livro( 66 a 73) na tela do
computador ou do celular e peça para um aluno por vez lê um paragrafo, se achar
necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra
sugestão é você explicar o assunto e usar o texto ou o livro como suporte para
o aluno responder as atividades.
Explorar o tema com outras questões, que
julgar necessário.
Se preferir inicie
a aula com o vídeo proposto abaixo POPULAÇÃO
BRASILEIRA: Distribuição geográfica.
https://www.youtube.com/watch?v=sCsfBCsilUk&t=41s
Texto para leitura
População brasileira
Atualmente,
o Brasil possui a quinta maior população do mundo, conforme dados do Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país atingiu em 2010,
190.755.799 habitantes, apresentando uma concentração populacional inferior
apenas a dos referidos países: China (1,3 bilhão), Índia (1,2 bilhão), Estados
Unidos (317,6 milhões) e Indonésia (232,5 milhões). A divisão da população
brasileira conforme o sexo é a seguinte: mulheres (51%), homens (49%). As
mulheres também são a maioria nas universidades – 57%.
A taxa de crescimento demográfico do Brasil está em constante processo
de declínio. Esse fato é consequência do planejamento familiar, e,
principalmente, da redução da taxa de fecundidade (número de filhos gerados por
cada mulher). Conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios
(PNAD) em 2008, a taxa de fecundidade da mulher brasileira é de 1,89.
Apesar de ser um país populoso (população absoluta), o Brasil é pouco
povoado (população relativa), pois sua densidade demográfica é de apenas 22,4
habitantes por quilômetro quadrado. Seu território é habitado de forma
extremamente desigual – São Paulo é o estado mais
populoso, com 41.262.199 habitantes, enquanto Roraima, estado menos populoso,
possui 450.479 habitantes. A ocupação populacional nas diferentes Regiões
comprova essa concentração desigual no território brasileiro.
Nordeste – 53.081.950 habitantes,
densidade demográfica de 34,2 hab./ km². Norte – 15.864.454 habitantes, densidade demográfica de 4,1 hab./ km².
Sul
– 27.386.891 habitantes, densidade demográfica de
47,5 hab./ km². Sudeste – 80.364.410 habitantes,
densidade demográfica de 87 hab./ km².
Centro-Oeste – 14.058.094 habitantes, densidade demográfica de 8,7 hab./ km².
Portanto,
a Região Sudeste é a mais populosa e mais povoada do Brasil, com destaque para
os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Há quatro décadas, o Sudeste
caracteriza-se como tal.
A
expectativa de vida do brasileiro está crescendo a cada ano, fator resultante
de melhorias nas condições de vida e saúde no país. Conforme pesquisa realizada
pelo IBGE, a população do Brasil vive em média 72,8 anos. Atualmente, o país
ocupa o 80° lugar no ranking mundial da expectativa de vida da Organização das
Nações Unidas (ONU).
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) brasileiro também está
ampliando a cada ano, de acordo com o relatório mais recente, divulgado em
2010, o Brasil possui média de 0,699, ocupando a 73° posição no ranking
mundial, composto por 169 países.
A
taxa de mortalidade infantil é outro índice social que tem apresentado
melhorias. Conforme dados de 2009, publicados pelo o IBGE, a taxa de
mortalidade infantil no Brasil passou de 33,5 crianças mortas por mil nascidas
vivas, para 22, entre 1998 e 2009. Entretanto, o país tem muito a melhorar,
especialmente em relação à desigualdade social, à saúde, educação, distribuição
de renda, segurança, entre outros fatores.
Publicado por: Wagner de
Cerqueira e Francisco
2ª aula
Coloque
o texto ou as páginas do livro (76 a 77) na tela do computador ou do celular e
peça para um aluno por vez lê um paragrafo, se achar necessário explique por
paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o
assunto e usar o texto ou o livro como suporte para o aluno responder as
atividades.
Explorar
o tema com outras questões, que julgar necessário. Continuação do assunto da
aula anterior.
Texto para leitura
Conceitos
demográficos
A demografia – ou Geografia da População – é a área da ciência que se preocupa em estudar as dinâmicas e os
processos populacionais. Para entender, por exemplo, a lógica atual da
população brasileira é necessário, primeiramente, entender alguns conceitos
básicos desse ramo do conhecimento.
População absoluta: é o índice geral da população de um determinado local, seja de um
país, estado, cidade ou região. Exemplo: a população absoluta do Brasil está
estimada em 180 milhões de habitantes.
Densidade demográfica: é a taxa que mede o número de pessoas em determinado espaço,
geralmente medida em habitantes por quilômetro quadrado (hab/km²). Também é
chamada de população
relativa.
Superpovoamento ou superpopulação: é quando o quantitativo populacional é maior do que os recursos sociais
e econômicos existentes para a sua manutenção.
Qual a diferença
entre um local, populoso, densamente povoado e superpovoado?
Um
local densamente povoado é um local com muitos habitantes por metro quadrado,
enquanto que um local populoso é um local com uma população muito grande em
termos absolutos e um lugar superpovoado é caracterizado por não ter recursos
suficientes para abastecer toda a sua população.
Exemplo: o Brasil é populoso, porém não é densamente povoado. O
Bangladesh não é populoso, porém superpovoado. O Japão é um país populoso,
densamente povoado e não é superpovoado.
Taxa de natalidade: é o número de nascimentos que acontecem em uma determinada área.
Taxa
de fecundidade: é o número de nascimentos bem
sucedidos menos o número de óbitos em nascimentos.
Taxa
de mortalidade: é o número de óbitos ocorridos em um
determinado local.
Crescimento natural ou vegetativo: é o crescimento populacional de uma localidade medido a partir da
diminuição da taxa de natalidade pela taxa de mortalidade.
Crescimento migratório: é a taxa de crescimento de um local medido a partir da diminuição da
taxa de imigração (pessoas que chegam) pela taxa de emigração (pessoas que se
mudam).
Crescimento populacional ou
demográfico: é a taxa de crescimento populacional
calculada a partir da soma entre o crescimento natural e o crescimento
migratório.
Migração pendular: aquela
realizada diariamente no cotidiano da população. Exemplo: ir ao trabalho e
voltar.
Migração sazonal: aquela que ocorre durante um determinado período, mas que também é
temporária. Exemplo: viagem de férias.
Migração definitiva: quando se
trata de algum tipo de migração ou mudança de moradia definitiva.
Êxodo rural: migração em massa da população do campo para a cidade durante um
determinado período. Lembre-se que uma migração esporádica de campo para a
cidade não é êxodo rural.
Metropolização: é a migração em massa de pessoas de pequenas e médias cidades para
grandes metrópoles ou regiões metropolitanas.
Desmetropolização: é o processo contrário, em que a população migra em massa para cidades
menores, sobretudo as cidades médias.
Publicado por: Rodolfo F.
Alves Pena
Professor pode criar uma atividade ou
usar a atividade do livro pag:74 e 75.
3ª aula
Continuação
do assunto com correção da atividade e uma breve sondagem sobre o aprendizado
dos alunos e o momento excelente para sanar as duvidas.
4ª
aula
Coloque
o texto ou as páginas do livro ( 76 a 81) na tela do computador ou do celular e
peça para um aluno por vez lê um paragrafo, se achar necessário explique por
paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o
assunto e usar o texto ou o livro como suporte para o aluno responder as atividades.
Explorar o tema
com outras questões, que julgar necessário.
Se preferir inicie
a aula com o vídeo proposto abaixo Diversidade
da população brasileira.
https://www.youtube.com/watch?v=9oiqSoLvXc4
Texto para leitura
A COMPOSIÇÃO ÉTNICA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
O
Brasil é um país com grande diversidade étnica, sua população é composta
essencialmente por três principais grupos étnicos: o indígena, o branco e o
negro. Os indígenas constituem a população nativa do país, os portugueses foram
os povos colonizadores da nação e os negros africanos foram trazidos para o
trabalho escravo.
Esse
contexto proporcionou a miscigenação dos habitantes do Brasil, caracterizados
como mulato (branco + negro); caboclo ou mameluco (branco + índio); cafuzo
(índio + negro). Com o prosseguimento da miscigenação, originaram-se os
inúmeros tipos que hoje compõem a nossa população.
A composição étnica dos
brasileiros é um conteúdo muito importante, passível de uma atenção especial
por parte do educador ao aplicá-lo em sala de aula. Mostre aos alunos a
diversidade étnica da população nacional e como esse fator contribuiu para a
nossa identidade cultural; demonstre aspectos culturais presentes em nossas
vidas, originários dos indígenas, portugueses, africanos, além dos outros
imigrantes europeus, árabes e asiáticos.
No objetivo de promover a
reflexão dos estudantes, pergunte sobre a origem étnica de seus familiares,
demonstrando a ampla mistura étnica que há em nossa nação.
É
sempre importante ressaltar que nos estados brasileiros não há homogeneidade
étnica, e sim, a predominância de vários grupos. A distribuição dos principais
grupos étnicos pelo território nacional é uma consequência do povoamento das
regiões do país.
A
região Sul teve os europeus como principais povos ocupantes do território; na
Amazônia, predominam os descendentes indígenas; os afro-descendentes são
maioria no Nordeste brasileiro. No entanto, existe grande diversidade mesmo
entre essas regiões, pois além de ter ocorrido a miscigenação nesses locais, há
um grande fluxo migratório entre essas partes do Brasil.
Após
uma abordagem histórica da formação da população brasileira, solicite aos
alunos um trabalho em grupo (até 4 pessoas) contendo os principais grupos
étnicos do Brasil, sua distribuição no território nacional e suas contribuições
culturais e econômicas para a nação.
Proponha a construção de um painel composto por diferentes
grupos étnicos, e por fim, realize um debate em sala de aula entre os alunos,
destacando a heterogeneidade dos habitantes do Brasil e o processo histórico
que proporcionou essa grande miscigenação.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco Graduado em Geografia
Equipe
Brasil Escola
5ª aula
Coloque
o texto ou as páginas do livro (84 a 88)
na tela do computador ou do celular e peça para um aluno por vez lê um
paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno
terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e usar o texto ou o
livro como suporte para o aluno responder as
atividades.
Explorar o tema
com outras questões, que julgar necessário.
Se preferir inicie a aula
com o vídeo proposto abaixo, População e Trabalho - Sesi Laranjeiras. https://www.youtube.com/watch?v=4HRFr4XDt-U
População
Economicamente Ativa (PEA) Corresponde à parcela da população que trabalha ou
que está apta ao trabalho. àÉ importante conhecer sobre a PEA para fornecer dados para a avaliação
da economia de um país e para o planejamento socioeconômico.
Mulheres e
desigualdades no mercado de trabalho Apesar da ampliação do acesso ao mercado
de trabalho, a mulher ainda sofre com a desigualdade salarial em relação ao
homem. As mulheres vem superando os homens nos indicadores educacionais, porém
isso ainda não é garantia para que elas possam receber salários mais elevados
à
Nos últimos anos, estudos vêm
apontando uma tendência contínua de redução da desigualdade salarial entre
homens e mulheres. O aumento da renda das mulheres está relacionado à conquista
de maior espaço na vida pessoal, familiar e na sociedade e ao combate à
desigualdade entre gêneros. à
No Brasil, o aumento da participação das mulheres no
mercado de trabalho e sua maior autonomia financeira vêm contribuindo para o
aumento da proporção de famílias chefiadas por
mulheres.
O trabalho infantil
no Brasil No Brasil, a Constituição e o Estatuto da Criança e do Adolescente
proíbem o trabalho infantil. Apesar do trabalho infantil ter diminuído nos
últimos anos, ainda é uma realidade em nosso país. Os menores tem sua formação
escolar comprometida e muitas vezes estão expostos a ambientes de trabalho que
prejudicam à saúde.
A pirâmide etária
do Brasil A pirâmide etária é um gráfico que mostra os dados sobre a população
de acordo com a idade e o gênero. Bônus demográfico: Período em que o número de
pessoas em idade economicamente ativa supera o de idosos e crianças. à De
acordo com estudos demográficos, até 2020 o Brasil viverá o seu período do
bônus demográfico.
Os efeitos do
envelhecimento da população àMaiores gastos do governo com saúde e aposentadoria dos idosos. à O
governo precisa buscar ações que garantam um envelhecimento mais saudável para
as pessoas. à
Com o avanço da idade, as pessoas passam a necessitar de
maior apoio e cuidado familiar. à
Necessidade de maiores investimentos públicos em asilos e
casas de repouso.
Prof. Gabriel Rocha
Professor pode criar uma atividade ou usar a atividade do livro pag:89.
6ª
aula
Continuação
do assunto com correção da atividade e uma breve sondagem sobre o aprendizado
dos alunos e o momento excelente para sanar as duvidas.
RECURSOS: (76 a
88 ) Livro didático; ( ) Data show; ( )
Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; (X )
Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos;
( ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (74,75 e 89 )
( ) Seminários; (X) Apresentação oral;
(X ) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;
(X) Atividade escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
Professor:
Escola:
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
|
Unidade
Temática: Formas
de representação e pensamento espacial e Mundo do trabalho ( O Continente
Americano : Quadro natural e regionalização( cap:6) . |
Objeto do conhecimento: Identidades
e interculturalidades regionais: Estados Unidos da América, América espanhola
e portuguesa e África. |
Objeto de Conhecimento: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da
distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre
homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma
prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar
onde se viver. |
|
Ano: 8º Período: 03/08/2020 a 14/08/2020 Nº de Aulas: 04 |
|
HABILIDADES |
|
(EF08GE11) Analisar áreas de conflito e
tensões nas regiões de fronteira do continente latino-americano e o papel de
organismos internacionais e regionais de cooperação nesses cenários. (EF08GE20) Analisar características de países e grupos de países da
América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos,
políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas e as
pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valoração na
produção e circulação), o que resulta na espoliação desses povos. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
1.
Utilizar os conhecimentos geográficos para
entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito
de investigação e de resolução de problemas. 2.
Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento
geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a
compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. |
|
COMPETÊNCIAS
GERAIS |
|
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos
sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis,
para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns
que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e
o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento
ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. |
|
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima; Autoconfiança;
Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o
desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a
ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
OBS: Professores, começamos um novo ciclo,
nesse momento vamos dar as mãos e caminharmos em uma só direção falando a
mesma língua e tomando as mesmas decisões para melhor atender os nossos
alunos e facilitar as nossas vidas nesse período de pandemia. Que Deus nos
ajude e nos oriente.
Informações para os alunos . Boas
vindas. -Informações
sobre a forma das aulas online/remotas |
- O
formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um
por vez... - Duração (36 minutos cada aula) -
Procedimentos necessários para
acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas
-pais, irmãos, animais etc) - Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas
sobre a aula) 1ºAula Coloque o texto ou as
páginas do livro ( 88 a 94 ) na tela do computador ou do celular e peça para
um aluno por vez lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo
ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e
usar o texto ou o livro como suporte para o aluno responder as atividades. Explorar o tema com outras questões,
que julgar necessário. Se preferir
inicie a aula com o vídeo proposto abaixo, Aspectos Físicos do Continente Americano. https://www.youtube.com/watch?v=5AFTiiC6dAg
Texto para leitura Aspectos
Físicos do Continente Americano Os aspectos físicos do continente americano são bastante variados,
tendo como característica principal as elevadas altitudes em sua porção
ocidental. O Continente Americano é formado por duas grandes massas
continentais, uma localizada ao norte e que engloba a América do Norte,
Central e o Caribe, e outra localizada ao sul, onde se encontra a América do
Sul. Juntas, essas faixas de terra se estendem em uma área superior a 42
milhões de km², tornando-se o segundo maior continente do planeta, ocupando
8% da área terrestre e 28,5% das terras emersas. Na porção oeste do continente, tanto ao norte como ao sul, observamos
a presença de grandes cadeias montanhosas. No continente sul-americano, elas
formam a Cordilheira dos Andes,
que se formou em função do atrito da Placa Tectônica de Nazca e a Placa
Sul-americana. Na continente norte-americano, elas formam acidentes
geográficos como as Montanhas Rochosas
e os Montes Apalaches,
oriundos do choque entre a Placa Norte- americana e a Placa de Juan de Fuca. A seguir, temos um mapa topográfico,
indicando as variações de altitude no continente americano. Em linhas gerais, o relevo das Américas é proveniente de uma formação
geológica antiga, apresentando um número maior de bacias sedimentares e um
caráter mais acidentado ao longo da maior parte de suas áreas. Apesar disso,
existem ainda alguns escudos cristalinos na porção leste e central da América
do Sul, na região da Guiana Francesa, no Norte da América do Norte e na
Groelândia. Cadeias orogenéticas recentes podem ser visualizadas na
Cordilheira dos Andes e em toda a costa oeste do continente. A
formação de elevadas altitudes no litoral próximo ao Oceano Pacífico
dificulta a chegada de umidade advinda desse Oceano para o continente,
produzindo alguns desertos e regiões áridas, a exemplo do que ocorre no
México e nos Estados Unidos. Na América do Sul, no entanto, essa dinâmica não
se aplica em função da presença da Floresta Amazônica, que produz uma intensa
quantidade de umidade através de sua evapotranspiração, distribuindo ar úmido
para todo o cone sul. Em razão de as Américas serem um continente de elevada extensão
territorial no sentido norte-sul, suas regiões extremas apresentam baixas
temperaturas, influenciadas pelas massas de ar polares. No entanto, massas de
ar quente oriundas do interior das massas continentais elevam as temperaturas
em regiões como a costa leste da América do Sul, do Norte e Central, além de
reduzir a umidade do ar em alguns períodos do ano nas regiões centrais dessas
três regiões. Assim, podemos perceber que o continente americano apresenta
praticamente todos os tipos de clima existentes no planeta Terra. O continente é também rico em termos de bacias hidrográficas. Dentre
as inúmeras grandes bacias existentes, três delas merecem destaque: a bacia
Platina, a do Mississipi-Missouri e a Amazônica, sendo essa última a maior do
mundo tanto em extensão quanto em volume de água, propiciando uma riqueza
hidrográfica sem igual em todo o mundo. Publicado
por: Rodolfo F. Alves Pena |
2ª aula Coloque o texto ou as páginas do livro ( 95 a 99) na tela do
computador ou do celular e peça para um aluno por vez lê um paragrafo, se
achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê,
outra sugestão é você explicar o assunto e usar o texto ou o livro como
suporte para o aluno responder as atividades. Explorar o tema com outras questões,
que julgar necessário. Continuação do assunto da aula anterior com o subtema, Regionalização
da América: divisão física e divisão histórico- cultural. Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo. https://www.youtube.com/watch?v=W34iyO7q0ww
Texto para leitura Divisão regional do
continente americano A América é concebida a partir de duas principais divisões regionais:
uma obedece ao critério da localização e posição geográfica, outra obedece a
critérios culturais e econômicos. A primeira divide o continente em América
do Sul, Central e do Norte. A segunda divide em América Latina e
Anglo-saxônica. Divisão Física Tendo como critério a posição física dos continentes no que se refere
às suas respectivas latitudes e respeitando, ainda, as divisões
político-nacionais, a América é dividida em América do Norte, Central e do
Sul. A América do Norte é composta por Estados Unidos, Canadá e México. A América Central é formada por Belize, Costa Rica, El Salvador,
Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados,
Cuba, Dominica, República Dominicana, Granada, Haiti, Jamaica, Santa Lúcia,
São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, Trinidad e Tobago. Já da América do Sul fazem parte: Brasil, Argentina, Uruguai,
Paraguai, Bolívia, Peru, Chile, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Guiana
Francesa e Suriname. Além da posição latitudinal, nota-se também a configuração dos formatos
do continente americano, notadamente marcado por duas grandes porções de
terras ligadas por outra parte menor. Além disso, nessa divisão, cada parte
encontra-se sobre uma placa tectônica distinta. Divisão
sociocultural A divisão sociocultural da América divide esse continente em América
Anglo-Saxônica e América Latina. Na primeira região, encontram-se apenas
Estados Unidos e Canadá; na outra, todos os demais países do continente
americano. É comum ouvir que os principais critérios dessa divisão são o
idioma e a diversidade étnica, entretanto, isso não é totalmente verdadeiro. Os idiomas da América Anglo-Saxônica, de acordo com essa divisão,
seriam aqueles de origem inglesa ou saxônica, no caso o Inglês. No entanto,
uma parte do Canadá fala o Francês – língua
de origem latina –, que é, inclusive, um
dos idiomas oficiais do país. Além disso, alguns estados dos EUA adotam
outros idiomas oficiais além do inglês, como o próprio Francês e o Espanhol,
outra língua de origem latina. Além disso, nem todos os países da América Latina utilizam idiomas de
origem latina. É o caso, por exemplo, do Suriname, que fala Holandês, e de
alguns países da América Central que adotaram o inglês como idioma oficial.
Isso sem contar as inúmeras línguas pré-colombianas utilizadas por povos
indígenas, algumas delas também adotadas oficialmente (como o guarani, no Paraguai). Essa divisão das Américas, por sua vez, também não obedece à
distribuição étnica da população, como muitos autores argumentam, uma vez que
desconsidera uma infinidade de etnias, muitas delas nativas, que habitam o
continente. Na verdade, o principal fator que divide essas duas Américas é o
econômico. Enquanto os anglo-saxões possuem economias mais desenvolvidas, os
latinos apresentam economias subdesenvolvidas ou emergentes. Por: Rodolfo F. Alves Pena |
3ª aula Continuação do
assunto da aula anterior com o subtema, Povos e culturas do continente
americano. Explicação das páginas 100 a 102, professor pode pedir ao aluno para
lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno
terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e intercalar com
perguntas sobre o tema para o aluno. Explorar o tema com outras questões,
que julgar necessário. A atividade
pode ser produzida pelo professor ou pode usar a do livro pag: 102 a 103. 4ª aula Continuação
do assunto com correção da atividade e uma breve sondagem sobre o aprendizado
dos alunos e o momento excelente para sanar as duvidas. |
|
|
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( 103 e 104 ) (
) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (
) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita; (X )
Avaliação da participação; Outros: |
Professor: Escola:
|
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
|
Unidade
Temática: O
sujeito e seu lugar no mundo, Mundo do trabalho e Formas de representação e
pensamento espacial, O Continente Europeu : Europa: quadro natural e
regionalização(cap:5) e Europa: econômica e população (cap:7) |
Objeto do
conhecimento: A hegemonia europeia na
economia, na política e na cultura e Cadeias industriais e inovação no uso
dos recursos naturais e matérias-primas. |
Objetivo: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da
distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente
que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de
conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver. |
|
Ano: 9º Período: 03/08/2020 e 14/08/2020 Nº
de Aulas: 04 |
|
HABILIDADES |
|
(EF09GE07) Analisar os componentes
físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua
divisão em Europa e Ásia. (EF09GE10) Analisar os impactos do processo de industrialização na
produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania. (EF09GE16)
Identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia
e da Oceania. (EF09GE17) Explicar as características físico-naturais e a forma de
ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da
Oceania. (EF09GE18) Identificar e analisar as
cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos
naturais e das diferentes fontes de energia (tais como termoelétrica,
hidrelétrica, eólica e nuclear) em diferentes países. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
1.
Utilizar os conhecimentos geográficos para
entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito
de investigação e de resolução de problemas. 2.
Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento
geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a
compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos
sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis,
para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns
que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e
o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento
ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. |
|
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima; Autoconfiança;
Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o
desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só
tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único.
Contudo estimulando
o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso
profissional. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
OBS: Professores, começamos um
novo ciclo, nesse momento vamos dar as mãos e caminharmos em uma só direção falando a
mesma língua e tomando as mesmas decisões para melhor atender os nossos
alunos e facilitar as nossas |
vidas nesse período de pandemia. Que Deus nos ajude e nos oriente.
Informações para os alunos . Boas
vindas. -Informações
sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app,
watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) -
Procedimentos necessários para
acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas
-pais, irmãos, animais etc) - Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas
sobre a aula) 1ºAula Coloque o texto ou aa páginas do livro ( 78 a
81) na tela do computador ou do celular e peça para um aluno por vez lê um
paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno
terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e usar o texto ou o
livro como suporte para o aluno responder as atividades. Explorar o tema com outras questões,
que julgar necessário. Se preferir
inicie a aula com o vídeo proposto abaixo, Aspectos físicos da Europa. https://www.youtube.com/watch?v=bNrtEeeD038&t=421s Texto
para leitura Europa
aspecto físico
A Europa é marcada por uma grande densidade de territórios
independentes, fruto das relações históricas de disputas pelo poder. A Europa é um continente situado em
três hemisférios distintos: o setentrional, o ocidental e o oriental.
Localiza-se a oeste da Ásia, ao norte da África, a leste do Oceano Atlântico
e ao sul do Oceano Glacial Ártico. As sociedades que habitaram esse
continente foram as principais responsáveis pela colonização da maior parte
dos demais territórios do
planeta, sendo, por
isso, denominado como
o “centro do
mundo”, apesar de,
em termos cartográficos, essa expressão ser considerada errônea. A Europa reúne um total de 50 países, sendo que dois deles também
fazem parte da Ásia: A Turquia e a Rússia. Apesar desse número elevado de países, a sua
área é pequena, com cerca de 10.180.00 km². Se não contarmos com a Rússia,
país em que a maior parte do seu território localiza-se na Ásia, seu espaço
diminui para uma área menor que o Brasil, possuindo, no entanto, muito mais
países do que o Brasil possui em estados. Essa grande concentração de pequenos territórios explica-se pelas
históricas relações de instabilidade que marcaram a região. Como foi na
própria Europa que primeiro se estabeleceu a ideia de Estado moderno, foi lá
também que as diferentes nações começaram primeiro as suas lutas pela
constituição de seus próprios estados. Essa luta, vale lembrar, ainda está
presente em muitos locais, com destaque para a Espanha, onde catalães,
bascos, navarros e outros povos buscam pela formação de seus próprios países,
o que elevaria ainda mais o número de Estados nesse continente. A despeito dessa ampla fragmentação, a Europa passa, curiosamente,
por um efeito contrário de integração graças à formação e expansão da União
Europeia. Esse bloco econômico, além de ser responsável pela utilização do
euro na maioria dos seus países-membros, praticamente eliminou as fronteiras
entre os seus territórios, apesar de isso ter provocado efeitos de reação em
partes da população, que vêm se embebendo cada vez mais de pensamentos
xenofóbicos (de aversão a estrangeiros). A população europeia, em dados recentes, é de 740 milhões de
habitantes aproximadamente. Demograficamente, o continente caracteriza-se
pelos fluxos migratórios internos (graças à existência da União Europeia) e,
principalmente, externos, com muitos estrangeiros advindos de países
subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. Por outro lado, a média de idade na
população vem se elevando de forma significativa, graças às baixíssimas taxas
de natalidade e mortalidade registradas ao longo dos últimos 20 anos. Quanto aos aspectos físicos, a Europa é caracterizada pelo predomínio
de baixas altitudes, com exceção apenas dos Alpes Escandinavos na porção
setentrional, do Cáucaso, a sudeste; dos Alpes e algumas regiões nos Bálcãs e
na Península Ibérica, na porção meridional do continente. O clima da Europa predominante é o temperado, com variações entre as
regiões litorâneas e continentais, bem como |
nas zonas de maiores altitudes. Os outros tipos climáticos são o mediterrâneo, o polar e o alpino (também
chamado de clima de montanha). A hidrografia da Europa é marcada pela presença de alguns importantes
rios, como o Danúbio, o Reno, o Volga, o Sena, o Elba, o Tejo e muitos
outros. Os tipos de vegetação existentes são a Tundra, a Floresta Boreal, a
Floresta Temperada, as Estepes e as Vegetações Mediterrâneas. Economicamente, a Europa, após o final da Segunda Guerra Mundial,
iniciou um processo de recuperação, passando a contar novamente com
fortíssimas potências internacionais, com destaque para a Alemanha, o Reino
Unido e a França. Além disso, o mais avançado bloco econômico do mundo, a
União Europeia, propicia uma maior integração comercial dentro do continente.
Apesar disso, essas nações sofreram intensamente com uma forte crise
econômica, responsável pelo aumento exponencial das taxas de miséria e
desemprego, cujos efeitos ainda podem ser sentidos nos dias atuais. Apesar das estreitas dimensões territoriais, a Europa é um dos mais
importantes continentes do mundo, pois é nela que os valores que atualmente
se disseminam pelo mundo via Globalização constituíram-se. Além disso, apesar
do fortalecimento nas últimas décadas de Estados Unidos, Japão e dos BRICS
(Brasil, Rússia, Índia e China), a Europa configura-se com um dos
protagonistas na Geopolítica e Economia internacionais. Na presente seção, você poderá obter melhores e mais aprofundadas
informações sobre esse continente, com temas envolvendo tantos os aspectos
físicos (clima, relevo e vegetação) quanto os aspectos humanos (população,
economia, política). Publicado
por: Rodolfo F. Alves Pena
2ª aula Coloque o texto ou a página do livro ( 82 a 83) na tela do computador
ou do celular e peça para um aluno por vez lê um paragrafo, se achar
necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra
sugestão é você explicar o assunto e usar o texto ou o livro como suporte
para o aluno responder as atividades. Explorar o tema com outras questões,
que julgar necessário. Continuação do assunto da aula anterior com o subtema, Problemas Ambientais da Europa. Se
preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo. Europa -problemas
ambientais 9ºano https://www.youtube.com/watch?v=VZNRPw3mtU0
Problemas
Ambientais da Europa Com o avanço das áreas urbanas, atividades
pecuárias e os incêndios florestais, a fauna e a flora foram modificadas. Isso vem acabando
com as espécies animais do continente, como o lince e o bisonte europeu. A desertificação é outro problema grave na
Europa, causado pelos incêndios e pela ação do homem.Tem como consequência a
falta de fertilidade do solo, a degradação do mesmo e o desmatamento de
grandes áreas. As chuvas ácidas é a emissão de gases
poluentes provocados pelo uso excessivo de combustíveis fósseis, que entram
em contato com as substâncias presentes na atmosfera e formam soluções ácidas
que caem com as chuvas e provocam muitos problemas como a morte de plâncton e
peixes nos lagos e a erosão de estátuas expostas ao ar livre. Alterações do
climáticas é um problema que a europa está enfrentando atualmente, pesquisas
indicam o aumento do efeito estufa, que ocorre devido, principalmente, ao
grande aumento na emição de CO2. E esse aumento é consequencia da
industrialização, de queimadas nas florestas (incendios acidentais ou devido
às práticas agrícolas). O aumento do nível do mar, a degradação do
solo e a diminuição da biodiversidade são algumas das consequencias dessas
alterações no clima e uns dos maiores problemas ambientais que a europa vem
enfrentando atualmente. |
3ª aula Continuação
do assunto da aula anterior com o subtema, Matrizes energética europeia. Explicação das páginas 84 a
86, professor pode pedir ao aluno para lê um paragrafo, se achar necessário
explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é
você explicar o assunto e intercalar com perguntas sobre o tema para o aluno. Explorar o tema com outras questões,
que julgar necessário.
4ª aula Continuação
do assunto da aula anterior com o subtema, Regionalização do continente
europeu. Explicação da página 88, professor pode pedir ao aluno para lê um
paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno
terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e intercalar com
perguntas sobre o tema para o aluno. Explorar o tema com outras questões,
que julgar necessário. Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo. Regionalização
da Europa | Análise de mapas | Geografia | Professor Bruno Barros https://www.youtube.com/watch?v=oeSp_xFrx0c
AS ATIVIDADES PODEM SER PRODUZIDA PELOS
PROFESSORES COMO PODE USAR A DO LIVRO DA PÁGINA 89. |
RECURSOS: ( 78
a 88) Livro didático; ( ) Data show; (
) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; (X )
Computador; ( ) Jogos; (X) Textos
Informativos; ( ) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 89 ) (
) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (
) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita; (X )
Avaliação da participação; Outros: |
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