Sequência Didática de Geografia de Agosto 2020

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

Unidade Temática: Mundo do trabalho e Natureza, ambientes e qualidade de vida. ( A deriva continental ( cap:5) e As esfera da Terra (cap: 6 ).

Objeto do conhecimento: Fenômenos naturais e sociais representados de diferentes maneiras

Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano:                           Período: 03 /08/2020 a 14/08/2020                               Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF06GE01) Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.

(EF06GE02) Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.

(EF06GE05) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.    Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.    Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

COMPETÊNCIAS GERAIS

6.   Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

7.  Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais

confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, começamos um novo ciclo, nesse momento vamos dar as mãos e caminharmos em uma só direção falando a mesma língua e tomando as mesmas decisões para melhor atender os nossos alunos e facilitar as nossas vidas nesse período de pandemia. Que Deus nos ajude e nos oriente.

 

Informações para os alunos

. Boas vindas.

-Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

-  Duração (36 minutos cada aula)

-  Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc)

-  Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula)


 

1ºAula

Coloque o texto ou a página do livro( 59 a 63) na tela do computador ou do celular e peça para um aluno por vez lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e usar o texto ou o livro como suporte para o aluno responder as atividades.

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.

Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo. Teoria da Tectônica de Placas

https://www.youtube.com/watch?v=P3FhtxeDaz4

Texto para leitura

 

DERIVA CONTINENTAL

Conheça a Deriva Continental: a teoria que explica a formação e dispersão dos continentes pelo planeta.

A Deriva Continental é uma teoria que afirma que, um dia, todos os atuais continentes formavam apenas uma única massa de terra firme, chamada de Pangeia. Esse supercontinente, graças ao movimento das Placas Tectônicas, fragmentou-se várias vezes até proporcionar a atual forma das massas terrestres.

As primeiras suspeitas de que os continentes estariam se separando em alguns lugares e se aproximando em outros datam do século XVI, quando Abraham Ortelius, em 1596, observou que a América do Sul, por exemplo, encaixava-se perfeitamente na África. Assim, ele sugeria que as Américas teriam se separado da África e da Europa.

No entanto, apenas em 1912 que o primeiro geólogo elaborou uma teoria formal de que os continentes, em algum momento na história geológica, teriam sido apenas um. Ele observou que alguns fósseis, tipos de solo e vegetações eram iguais ou parecidos em diferentes regiões da Terra separadas por oceanos.

Porém, somente após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) que se descobriu cientificamente o movimento das Placas Tectônicas, a peça que faltava para a prova, de fato, de que os continentes se movimentavam e que, anteriormente, haviam se separado. Com o passar dos anos, os cientistas foram descobrindo e descrevendo as etapas de formação da atual forma da Terra. Observe a figura abaixo:

https://escolakids.uol.com.br/upload/image/formacao-dos-continentes.jpg

A fragmentação dos continentes da Terra

Até 200 milhões de anos atrás, o mundo conhecia apenas a Pangeia. Porém, há 130 milhões de anos, ele fragmentou- se em dois: a Laurásia e a Gondwana. Depois disso, as fragmentações continuaram acontecendo, dividindo os continentes e juntando a Índia com a Ásia.

Porém, é errado pensarmos que esse processo acabou. Ele continua acontecendo, mas como a sua velocidade é muito lenta, nós não conseguimos notar a diferença, pois a movimentação dos continentes é de apenas alguns centímetros ao longo de muitos anos.

 

Por Rodolfo F. Alves Pena Graduado em Geografia

OBS: Professor pode elaborar uma atividade para o aluno ou propor a do livro se dê tempo.

 

2ª aula

Boas vindas, bate papo sobre a aula anterior para a socialização e correção oral da atividade se necessário. Esse momento é excelente para sanar as dúvidas e socializar o conhecimento.

Nessa aula você pode pedir para o aluno lê o texto em anexo ou usar o livro nas s (64 a 68), mostrar o vídeo sobre

Terremotos, tsunamis e vulcões.

https://www.youtube.com/watch?v=gti1GoW3qL0


 

 

Professor você pode fazer outros questionamento sobre o material que está sendo trabalhada. Essas são apenas algumas sugestões.

1- Qual o tema?

2-  O que mais chamou a atenção?

3- Que momento você conseguiu entender o assunto? 4-O que você mais gostou do assunto?

Atividade do livro ou produzida pelo aluno.

Texto para leitura:

Vulcões

Vulcões são estruturas geológicas constituídas de massa de rocha fundida, devido às altas temperaturas em seu interior. Basicamente representam uma abertura na superfície terrestre capaz de expelir material magmático

e gases vindos do interior do planeta.

As erupções vulcânicas podem causar bastante destruição, especialmente quando sua área é habitada. Nem toda região do planeta há vulcões, e sua formação e distribuição estão relacionadas à existência das placas tectônicas. Visualmente os vulcões assemelham-se a montanhas, podendo até ser confundidos, especialmente quando se encontram inativos. Contudo, são estruturas diferentes desde a sua formação até a sua composição. Os vulcões podem ser localizados tanto nos continentes quanto nos oceanos, e o estudo dessas estruturas é bastante relevante para compreender os eventos ocorridos no interior da Terra.

 

Partes do vulcão

 

 

 

 

 

 

 

Os vulcões, apesar de suas várias formas, possuem uma estrutura comum.

Os vulcões, formados principalmente por silicatos que se misturam com vapor d'água e gás, possuem uma estrutura que se liga a uma câmara subterrânea profunda. Basicamente, os vulcões são constituídos de:

Câmara magmática, Chaminé, Cone vulcânico, Cratera Classificação quanto a sua atividade:

Ativo: apresenta atividade, ou seja, demonstra sinais de instabilidade.

Dormente: não está em atividade, contudo, pode ser que, em um dado momento, volte a apresentar sinais de instabilidade.

Extinto: possivelmente não apresentará sinais de atividade.

 

Terremotos

Os terremotos são tremores passageiros que ocorrem na superfície terrestre, provocando, em alguns casos, destruições e mortes. Terremotos, também chamados de abalos sísmicos, são tremores passageiros que ocorrem na superfície terrestre. Esse fenômeno natural pode ser desencadeado por fatores como atividade vulcânica, falhas geológicas e, principalmente, pelo encontro de diferentes placas tectônicas.

Conforme a teoria da Deriva Continental, a crosta terrestre é uma camada rochosa fragmentada, ou seja, ela é formada por vários blocos, denominados placas litosféricas ou placas tectônicas. Esses gigantescos blocos estão em constante movimento, podendo se afastar (zona de divergência) ou se aproximar (originando uma zona de convergência).

Nas zonas de convergência pode ocorrer o encontro (colisão) entre diferentes placas tectônicas ou a subducção (uma placa mais densa “mergulha” sob uma menos densa). Esses fatos produzem acúmulo de pressão e descarga de

energia, que se propaga em forma de ondas sísmicas, caracterizando o terremoto.

Os vulcões, apesar de suas várias formas, possuem uma estrutura comum.


O local onde há o encontro entre as placas tectônicas é chamado de hipocentro (no interior da Terra) e o epicentro é o ponto da superfície acima do hipocentro. As consequências podem ser sentidas a quilômetros de distância, dependendo da proximidade da superfície que ocorreu a colisão (hipocentro) e da magnitude do terremoto.

https://s1.static.brasilescola.uol.com.br/be/e/terremotos2.jpg

Demonstração do hipocentro (foco) e do epicentro de um terremoto

A magnitude é a quantidade de energia liberada no foco do terremoto, sendo medida a partir de uma escala denominada Escala Richter. A intensidade é a consequência causada pela ação do sismo, a destruição provocada por esse fenômeno. A escala mais utilizada para se classificar a intensidade é a de Mercalli.

Entre os efeitos de um terremoto de grande magnitude em áreas povoadas estão a destruição da infraestrutura (ruas, estradas, pontes, casas, etc.), além de mortes. Os sismos nos oceanos provocam a formação de ondas gigantes (tsunamis). Essas ondas podem atingir as áreas continentais, gerando grande destruição.

Milhares de terremotos ocorrem diariamente no mundo. No entanto, a maioria apresenta baixa intensidade e tem hipocentro muito profundo, sendo assim, os terremotos são pouco percebidos na superfície terrestre. O Japão, localizado em uma zona muito sísmica, é atingido por centenas de terremotos por dia.

Os lugares mais atingidos por terremotos são os territórios localizados em zonas de convergência de placas, em especial os países situados nos limites das placas tectônicas. Entre as nações que estão nessa situação podemos destacar o Japão, Indonésia, Índia, Filipinas, Papua Nova Guiné, Turquia, Estados Unidos da América, Haiti, Chile, entre outras.

 

*Créditos da imagem: Prometheus72 / shutterstock

Por Wagner de Cerqueira e Francisco Graduado em Geografia

 

3ª aula

Continuação da aula sobre Terremotos, tsunamis e vulcões e correção da atividade, com o momento de esclarecer e tirar as duvidas dos alunos.

 

4ª aula

Coloque o texto ou as páginas do livro( 74 a 75) na tela do computador ou do celular e peça para um aluno por vez lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e usar o texto ou o livro como suporte para o aluno responder as atividades.

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.

Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo LITOSFERA.

https://www.youtube.com/watch?v=qv5fBAdAoeQ

 

Texto para leitura

 

A litosfera

A litosfera é a camada sólida externa do planeta Terra, sendo frequentemente tratada como sinônimo de crosta terrestre. A diferença entre ambas está apenas no tipo de classificação da composição da Terra: enquanto a litosfera é uma das divisões que segmentam o planeta também em astenosfera, mesosfera e endosfera, a crosta terrestre precede as camadas chamadas de manto e núcleo.

A composição mineralógica da litosfera é, predominantemente, o silício, o alumínio e magnésio. Já as rochas são

divididas em sedimentares (que se formam pelo processo de sedimentação), ígneas ou vulcânicas (que se originam da


solidificação da lava ou do magma) e metamórficas (que surgem da transformação físico-química de outras rochas preexistentes).

A espessura dessa camada varia de região para região, sendo que, nas zonas oceânicas, sua profundidade oscila entre 5 e 15 km; nas zonas continentais, entre 20 e 70 km. Ao todo, o seu volume contempla cerca de 2,7% de toda a estrutura interna do nosso planeta.

É importante ressaltar que essa estrutura, assim como as demais composições do planeta, possui um caráter dinâmico, estando em um processo contínuo de transformação. Uma dessas evidências é a fissão que existe na camada sólida do planeta, que se divide em várias placas tectônicas, que se movimentam e interagem entre si, propiciando transformações no relevo.

Na verdade, as ações do tectonismo estão englobadas em um conjunto de fatores que propicia a dinamicidade das estruturas terrestres, fazendo parte daquilo que se denomina por agentes endógenos ou internos de transformação do relevo. Além da movimentação das placas, também são citados as ações do vulcanismo e alguns efeitos dessas atividades, como os terremotos, tsunamis e formações de cadeias montanhosas.

Por outro lado, há também a dinâmica ocasionada por fatores que se encontram acima da superfície, sendo por isso chamados de agentes exógenos ou externos de transformação do relevo. Entre os principais exemplos, temos a ação do clima, dos ventos, da água e dos seres vivos. Esses agentes atuam na modelagem e na redefinição das feições externas da litosfera.

A importância da compreensão sobre o comportamento e a dinâmica da litosfera está no fato de ela ser o local de atuação direta das atividades humanas, sendo transformadora e transformada por tais práticas. É sobre essa camada que o homem constrói e reconstrói o seu espaço geográfico, retira os minerais, pratica o uso e exploração dos solos, entre outros inúmeros elementos.

Por esse motivo, existe um ramo do saber especificamente voltado para a compreensão da listosfera,

a Geomorfologia, uma intersecção entre Geografia e Geologia que se preocupa em descrever e compreender os fenômenos superficiais do sistema físico do planeta.

 

A litosfera representa a camada mais externa do Planeta Terra Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena

 

5ª aula

Coloque o texto ou as páginas do livro( 76 a 77) na tela do computador ou do celular e peça para um aluno por vez lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e usar o texto ou o livro como suporte para o aluno responder as atividades.

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.

Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo Atmosfera Camadas. https://www.youtube.com/watch?v=sVBMRFOiVBg

 

Texto para leitura

 

A atmosfera terrestre

 

A atmosfera terrestre é a camada de ar que envolve o Planeta Terra fornecendo proteção e os gases necessários para a manutenção da vida. Graças à ação da gravidade, as partículas de ar que compõe a atmosfera terrestre não se dissipam pelo espaço, permanecendo unidos a superfície.

Como a atmosfera terrestre foi formada?

A atmosfera do Planeta Terra começou a se formar há 4,5 bilhões de anos. Neste período, apesar de haver um processo de resfriamento da crosta, a atividade vulcânica era intensa e responsável por liberar uma série de componentes químicos presente no magma do interior do planeta.

Dessa forma, com o passar do tempo, partículas de vapor d’agua, dióxido de carbono, nitrogênio e uma série de substâncias tóxicas passaram a se acumular junto a superfície pela ação da gravidade.

As bactérias anaeróbicas, que foram as primeiras formas de vida a surgir no planeta, deram origem às primeiras


plantas marinhas primitivas. Essas plantas começaram a utilizar o dióxido de carbono presente na atmosfera primitiva para realizar fotossíntese e, assim, pouco a pouco a constituição do ar da atmosfera foi sendo alterada conforme as plantas liberavam oxigênio na atmosfera.

Porém, a transformação da atmosfera foi um processo muito lento. Para que os níveis de oxigênio chegassem aos atuais 21% do volume total da atmosfera foram necessários 2 bilhões.

Qual a importância da atmosfera terrestre para a vida na Terra?

Além de garantir os gases necessários para a manutenção da vida no Planeta, a atmosfera terrestre é responsável por uma série de funções que protegem a superfície terrestre, como a manutenção da temperatura média, defesa contra o ataque de meteoritos e bloqueio dos raios ultravioleta.

Quais são os gases que compõe a atmosfera terrestre?

78% do volume da atmosfera é composto de nitrogênio; 21% de oxigênio; 0,93% de argônio; 0,039% de dióxido de carbono; e, 4% de vapor d’agua, que apesar de não ser um gás, desempenha papel importante na manutenção da temperatura média do Planeta.

Quais são as camadas que compõe a atmosfera terrestre?

A atmosfera é um meio fluido e, portanto, a diferenciação entre as camadas ocorre de forma gradual, não existindo um limite físico entre elas. Entretanto, convencionou-se dividir a atmosfera em cinco camadas. São elas:  Troposfera

É a camada mais próxima da superfície terrestre e onde o ar é mais concentrado. Pode chegar até 17 km em seu limite superior. Na troposfera, conforme aumenta a altitude há uma redução da temperatura atmosférica.

Estratosfera

A Estratosfera é a segunda camada da atmosfera, está entre aproximadamente 17 km e 50 km da superfície.

A camada de ozônio, responsável por filtrar os raios ultravioleta emitidos pelo sol, está entre 20 km e 35 km de distância da superfície, ou seja, localizada na estratosfera.

Mesosfera

Localiza-se aproximadamente entre 50 km e 80 km de distância da superfície. É a camada mais fria da atmosfera com temperatura que podem chegar a -90º C em virtude do ar rarefeito. Nessa camada, os meteoritos que atingem o planeta são fragmentados e entram em processo de combustão.

Termosfera

Localizada aproximadamente entre 80 km e 500 km de distância da superfície, a temperatura na termosfera pode chegar aos 1500 ºC. É também chamada de ionosfera, por causa da grande concentração de íons.

Exosfera

É a última camada da atmosfera terrestre. Localiza-se, aproximadamente, entre 500 km e 800 km de distância da superfície. Nessa camada o ar é muito rarefeito e quase não há presença de outros gases atmosféricos com exceção do hélio e hidrogênio. Sua temperatura atinge os 1000 ºC.

Por Joyce Oliveira Leitão

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/geografia/atmosfera/

 

6ª aula

Coloque o texto ou as páginas do livro( 76 a 77) na tela do computador ou do celular e peça para um aluno por vez lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e usar o texto ou o livro como suporte para o aluno responder as atividades.

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.

Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo sobre Hidrosfera. https://www.youtube.com/watch?v=HOM7zydq0BM

Texto para leitura

A hidrosfera

A hidrosfera corresponde a toda parte líquida contida no planeta. Os oceanos são responsáveis por 97,2% de toda a água, isso significa que cerca de 2/3 da superfície do planeta são cobertos por oceanos. Já as águas continentais

possuem um percentual bem inferior, sendo encontradas nos rios, lagos (estado líquido), nas geleiras (estado sólido,


que por sinal é a maior reserva de água doce), os aquíferos e lençóis freáticos. Por fim, as águas contidas na atmosfera, que se apresentam em forma de vapor, dão origem às precipitações.

Distribuição de água na hidrosfera Calotas de gelo e geleira 2,15% Água na atmosfera 0,001%

Água no subsolo 0,62%

Águas superficiais (rios, lagos e biomassa) 0,029% Oceanos 97,2%

A água surgiu a partir do resfriamento da Terra, decorrente dos vulcões que expeliam vários gases e do vapor de água que se evaporou, favorecendo a ocorrência de chuvas.

A água é fundamental à vida, independentemente do ser, até mesmo porque a vida surgiu na água, como as bactérias, os primeiros seres vivos (trilobitas) e os seres aquáticos, que saíram das águas e se transformaram em anfíbios depois em répteis e assim por diante.

A água é encontrada em estados físicos. Os estados físicos da água se apresentam em estado líquido, sólido e gasoso. Os rios e os lagos são águas continentais por estarem presentes em áreas emersas. A formação deles se dá em decorrência do afloramento dos lençóis freáticos. Entretanto, essa não é a única maneira de formação de um rio, uma vez que ele pode se originar de derretimento de geleiras, como o Rio Amazonas.

Os rios sofrem variações quanto a sua velocidade e seu direcionamento, que é determinado por elementos do relevo. Diante disso, percebe-se que o relevo é o divisor de águas em nível geral e particular.

Os lagos podem ser naturais. Sua origem é decorrente de nascentes de águas subterrâneas, ou mesmo artificiais (quando o homem, através de seus conhecimentos e suas técnicas, consegue materializar a produção de um lago).

Os rios variam quanto à quantidade de água, ou seja, sua vazante. Isso é pertinente às modificações climáticas transcorridas durante o ano que vão determinar as cheias (período chuvoso) e vazantes (período de estiagem). Além disso, os rios também podem ter seu regime reconhecido distintamente como sendo rios perenes, intenso e constante fluxo de água sem que ocorra seca (rio que não seca), ao contrário dos rios temporários que são caracterizados por sua presença sazonal, isso significa que se trata de rios que secam no período de seca ou estiagem.

As águas continentais são de suma importância para a sociedade, tendo em vista que essas são propícias ao consumo humano e de todos os seres vivos. No caso do consumo humano, as águas são utilizadas em múltiplas atividades que podem ser enumeradas em uso rural, urbano, turístico e etc. No campo, ela é utilizada na irrigação, para a criação de animais, entre outros; nas cidades seu uso é destinado às residências, indústrias, comércios, instituições, escolas; e no turismo é fonte de renda, explorando as belezas de rios e lagos.

Atualmente, uma importante reserva de água doce está armazenada nas geleiras em estado sólido, sua localização geográfica faz com que as temperaturas permaneçam sempre baixas, conservando-as intactas, salvo as alterações pertinentes às atividades humanas que modificam as condições naturais.

As sociedades do mundo contemporâneo, independente do continente ou país, provocam impactos nas águas que podem ser divididos em: poluição industrial, doméstica e rural.

 

Por Eduardo de Freitas Graduado em Geografia

A atividade pode ser criada pelo professor como pode está usando a do livro página( 82)

RECURSOS: (59 a 76 ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; (X ) Computador;

 

( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 69 e 82 )

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:

Professor:                                                                Escola:                                                                   


SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

Unidade Temática: Conexões e escalas (Aspectos demográficos e sociais (cap:5), A heterogeneidade da população brasileira(cap:6) e População e trabalho cap:7).

Objeto do conhecimento: Características da população brasileira

Objetivo: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da

relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano:                           Período: 03/08/2020 a  14/08/2020                               Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF07GE02) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.

 

(EF07GE03) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.                                    Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.                                    Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

COMPETÊNCIAS GERAIS

6.   Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

7.  Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo

estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, começamos um novo ciclo, nesse momento vamos dar as mãos e caminharmos em uma só direção falando a mesma língua e tomando as mesmas decisões para melhor atender os nossos alunos e facilitar as nossas vidas nesse período de pandemia. Que Deus nos ajude e nos oriente.

 

Informações para os alunos

. Boas vindas.

-Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...


-  Duração (36 minutos cada aula)

-  Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc)

-  Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula)

1ºAula

Coloque o texto ou as s do livro( 66 a 73) na tela do computador ou do celular e peça para um aluno por vez lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e usar o texto ou o livro como suporte para o aluno responder as atividades.

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.

Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo POPULAÇÃO BRASILEIRA: Distribuição geográfica.

https://www.youtube.com/watch?v=sCsfBCsilUk&t=41s

Texto para leitura

População brasileira

Atualmente, o Brasil possui a quinta maior população do mundo, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país atingiu em 2010, 190.755.799 habitantes, apresentando uma concentração populacional inferior apenas a dos referidos países: China (1,3 bilhão), Índia (1,2 bilhão), Estados Unidos (317,6 milhões) e Indonésia (232,5 milhões). A divisão da população brasileira conforme o sexo é a seguinte: mulheres (51%), homens (49%). As mulheres também são a maioria nas universidades 57%.

A taxa de crescimento demográfico do Brasil está em constante processo de declínio. Esse fato é consequência do planejamento familiar, e, principalmente, da redução da taxa de fecundidade (número de filhos gerados por cada mulher). Conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) em 2008, a taxa de fecundidade da mulher brasileira é de 1,89.

Apesar de ser um país populoso (população absoluta), o Brasil é pouco povoado (população relativa), pois sua densidade demográfica é de apenas 22,4 habitantes por quilômetro quadrado. Seu território é habitado de forma extremamente desigual São Paulo é o estado mais populoso, com 41.262.199 habitantes, enquanto Roraima, estado menos populoso, possui 450.479 habitantes. A ocupação populacional nas diferentes Regiões comprova essa concentração desigual no território brasileiro.

Nordeste 53.081.950 habitantes, densidade demográfica de 34,2 hab./ km². Norte 15.864.454 habitantes, densidade demográfica de 4,1 hab./ km².

Sul 27.386.891 habitantes, densidade demográfica de 47,5 hab./ km². Sudeste 80.364.410 habitantes, densidade demográfica de 87 hab./ km².

Centro-Oeste 14.058.094 habitantes, densidade demográfica de 8,7 hab./ km².

Portanto, a Região Sudeste é a mais populosa e mais povoada do Brasil, com destaque para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Há quatro décadas, o Sudeste caracteriza-se como tal.

A expectativa de vida do brasileiro está crescendo a cada ano, fator resultante de melhorias nas condições de vida e saúde no país. Conforme pesquisa realizada pelo IBGE, a população do Brasil vive em média 72,8 anos. Atualmente, o país ocupa o 80° lugar no ranking mundial da expectativa de vida da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) brasileiro também está ampliando a cada ano, de acordo com o relatório mais recente, divulgado em 2010, o Brasil possui média de 0,699, ocupando a 73° posição no ranking mundial, composto por 169 países.

A taxa de mortalidade infantil é outro índice social que tem apresentado melhorias. Conforme dados de 2009, publicados pelo o IBGE, a taxa de mortalidade infantil no Brasil passou de 33,5 crianças mortas por mil nascidas vivas, para 22, entre 1998 e 2009. Entretanto, o país tem muito a melhorar, especialmente em relação à desigualdade social, à saúde, educação, distribuição de renda, segurança, entre outros fatores.

 

Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco


2ª aula

Coloque o texto ou as páginas do livro (76 a 77) na tela do computador ou do celular e peça para um aluno por vez lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e usar o texto ou o livro como suporte para o aluno responder as atividades.

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário. Continuação do assunto da aula anterior.

Texto para leitura

Conceitos demográficos

A demografia ou Geografia da População é a área da ciência que se preocupa em estudar as dinâmicas e os processos populacionais. Para entender, por exemplo, a lógica atual da população brasileira é necessário, primeiramente, entender alguns conceitos básicos desse ramo do conhecimento.

População absoluta: é o índice geral da população de um determinado local, seja de um país, estado, cidade ou região. Exemplo: a população absoluta do Brasil está estimada em 180 milhões de habitantes.

Densidade demográfica: é a taxa que mede o número de pessoas em determinado espaço, geralmente medida em habitantes por quilômetro quadrado (hab/km²). Também é chamada de população relativa.

Superpovoamento ou superpopulação: é quando o quantitativo populacional é maior do que os recursos sociais e econômicos existentes para a sua manutenção.

Qual a diferença entre um local, populoso, densamente povoado e superpovoado?

Um local densamente povoado é um local com muitos habitantes por metro quadrado, enquanto que um local populoso é um local com uma população muito grande em termos absolutos e um lugar superpovoado é caracterizado por não ter recursos suficientes para abastecer toda a sua população.

Exemplo: o Brasil é populoso, porém não é densamente povoado. O Bangladesh não é populoso, porém superpovoado. O Japão é um país populoso, densamente povoado e não é superpovoado.

Taxa de natalidade: é o número de nascimentos que acontecem em uma determinada área.

Taxa de fecundidade: é o número de nascimentos bem sucedidos menos o número de óbitos em nascimentos.

Taxa de mortalidade: é o número de óbitos ocorridos em um determinado local.

Crescimento natural ou vegetativo: é o crescimento populacional de uma localidade medido a partir da diminuição da taxa de natalidade pela taxa de mortalidade.

Crescimento migratório: é a taxa de crescimento de um local medido a partir da diminuição da taxa de imigração (pessoas que chegam) pela taxa de emigração (pessoas que se mudam).

Crescimento populacional ou demográfico: é a taxa de crescimento populacional calculada a partir da soma entre o crescimento natural e o crescimento migratório.

Migração pendular: aquela realizada diariamente no cotidiano da população. Exemplo: ir ao trabalho e voltar.

Migração sazonal: aquela que ocorre durante um determinado período, mas que também é temporária. Exemplo: viagem de férias.

Migração definitiva: quando se trata de algum tipo de migração ou mudança de moradia definitiva.

Êxodo rural: migração em massa da população do campo para a cidade durante um determinado período. Lembre-se que uma migração esporádica de campo para a cidade não é êxodo rural.

Metropolização: é a migração em massa de pessoas de pequenas e médias cidades para grandes metrópoles ou regiões metropolitanas.

Desmetropolização: é o processo contrário, em que a população migra em massa para cidades menores, sobretudo as cidades médias.

Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena


Professor pode criar uma atividade ou usar a atividade do livro pag:74 e 75.

3ª aula

Continuação do assunto com correção da atividade e uma breve sondagem sobre o aprendizado dos alunos e o momento excelente para sanar as duvidas.

4ª aula

Coloque o texto ou as páginas do livro ( 76 a 81) na tela do computador ou do celular e peça para um aluno por vez lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e usar o texto ou o livro como suporte para o aluno responder as atividades.

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.

Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo Diversidade da população brasileira.

https://www.youtube.com/watch?v=9oiqSoLvXc4

Texto para leitura

A COMPOSIÇÃO ÉTNICA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

 

O Brasil é um país com grande diversidade étnica, sua população é composta essencialmente por três principais grupos étnicos: o indígena, o branco e o negro. Os indígenas constituem a população nativa do país, os portugueses foram os povos colonizadores da nação e os negros africanos foram trazidos para o trabalho escravo.

Esse contexto proporcionou a miscigenação dos habitantes do Brasil, caracterizados como mulato (branco + negro); caboclo ou mameluco (branco + índio); cafuzo (índio + negro). Com o prosseguimento da miscigenação, originaram-se os inúmeros tipos que hoje compõem a nossa população.

A composição étnica dos brasileiros é um conteúdo muito importante, passível de uma atenção especial por parte do educador ao aplicá-lo em sala de aula. Mostre aos alunos a diversidade étnica da população nacional e como esse fator contribuiu para a nossa identidade cultural; demonstre aspectos culturais presentes em nossas vidas, originários dos indígenas, portugueses, africanos, além dos outros imigrantes europeus, árabes e asiáticos.

No objetivo de promover a reflexão dos estudantes, pergunte sobre a origem étnica de seus familiares, demonstrando a ampla mistura étnica que há em nossa nação.

É sempre importante ressaltar que nos estados brasileiros não há homogeneidade étnica, e sim, a predominância de vários grupos. A distribuição dos principais grupos étnicos pelo território nacional é uma consequência do povoamento das regiões do país.

A região Sul teve os europeus como principais povos ocupantes do território; na Amazônia, predominam os descendentes indígenas; os afro-descendentes são maioria no Nordeste brasileiro. No entanto, existe grande diversidade mesmo entre essas regiões, pois além de ter ocorrido a miscigenação nesses locais, há um grande fluxo migratório entre essas partes do Brasil.

Após uma abordagem histórica da formação da população brasileira, solicite aos alunos um trabalho em grupo (até 4 pessoas) contendo os principais grupos étnicos do Brasil, sua distribuição no território nacional e suas contribuições culturais e econômicas para a nação.

Proponha a construção de um painel composto por diferentes grupos étnicos, e por fim, realize um debate em sala de aula entre os alunos, destacando a heterogeneidade dos habitantes do Brasil e o processo histórico que proporcionou essa grande miscigenação.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco Graduado em Geografia

Equipe Brasil Escola

5ª aula

Coloque o texto ou as páginas do livro (84 a  88) na tela do computador ou do celular e peça para um aluno por vez lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e usar o texto ou o livro como suporte para o aluno responder as atividades.

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.


Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo, População e Trabalho - Sesi Laranjeiras. https://www.youtube.com/watch?v=4HRFr4XDt-U

 

População Economicamente Ativa (PEA) Corresponde à parcela da população que trabalha ou que está apta ao trabalho. àÉ importante conhecer sobre a PEA para fornecer dados para a avaliação da economia de um país e para o planejamento socioeconômico.

Mulheres e desigualdades no mercado de trabalho Apesar da ampliação do acesso ao mercado de trabalho, a mulher ainda sofre com a desigualdade salarial em relação ao homem. As mulheres vem superando os homens nos indicadores educacionais, porém isso ainda não é garantia para que elas possam receber salários mais elevados

à Nos últimos anos, estudos vêm apontando uma tendência contínua de redução da desigualdade salarial entre homens e mulheres. O aumento da renda das mulheres está relacionado à conquista de maior espaço na vida pessoal, familiar e na sociedade e ao combate à desigualdade entre gêneros. à No Brasil, o aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho e sua maior autonomia financeira vêm contribuindo para o aumento da proporção de famílias chefiadas por mulheres.

O trabalho infantil no Brasil No Brasil, a Constituição e o Estatuto da Criança e do Adolescente proíbem o trabalho infantil. Apesar do trabalho infantil ter diminuído nos últimos anos, ainda é uma realidade em nosso país. Os menores tem sua formação escolar comprometida e muitas vezes estão expostos a ambientes de trabalho que prejudicam à saúde.

A pirâmide etária do Brasil A pirâmide etária é um gráfico que mostra os dados sobre a população de acordo com a idade e o gênero. Bônus demográfico: Período em que o número de pessoas em idade economicamente ativa supera o de idosos e crianças. à De acordo com estudos demográficos, até 2020 o Brasil viverá o seu período do bônus demográfico.

Os efeitos do envelhecimento da população àMaiores gastos do governo com saúde e aposentadoria dos idosos. à O governo precisa buscar ações que garantam um envelhecimento mais saudável para as pessoas. à Com o avanço da idade, as pessoas passam a necessitar de maior apoio e cuidado familiar. à Necessidade de maiores investimentos públicos em asilos e casas de repouso.

Prof. Gabriel Rocha

Professor pode criar uma atividade ou usar a atividade do livro pag:89.

6ª aula

Continuação do assunto com correção da atividade e uma breve sondagem sobre o aprendizado dos alunos e o momento excelente para sanar as duvidas.

 

RECURSOS: (76 a 88 ) Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (X ) Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (74,75 e 89 )

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:

 

Professor:                                                                Escola:                                                                   


SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

Unidade Temática: Formas de representação e pensamento espacial e Mundo do trabalho ( O Continente Americano : Quadro natural e regionalização( cap:6) .

Objeto do conhecimento: Identidades e interculturalidades regionais: Estados Unidos da América, América espanhola e portuguesa e África.

Objeto de Conhecimento: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos

geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano:                           Período:  03/08/2020  a  14/08/2020                               Nº de Aulas: 04

HABILIDADES

(EF08GE11) Analisar áreas de conflito e tensões nas regiões de fronteira do continente latino-americano e o papel de organismos internacionais e regionais de cooperação nesses cenários.

(EF08GE20) Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses

povos.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.       Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.                 Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais

confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, começamos um novo ciclo, nesse momento vamos dar as mãos e caminharmos em uma só direção falando a mesma língua e tomando as mesmas decisões para melhor atender os nossos alunos e facilitar as nossas vidas nesse período de pandemia. Que Deus nos ajude e nos oriente.

 

Informações para os alunos

. Boas vindas.

-Informações sobre a forma das aulas online/remotas


- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

-  Duração (36 minutos cada aula)

-  Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc)

-  Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula)

1ºAula

Coloque o texto ou as páginas do livro ( 88 a 94 ) na tela do computador ou do celular e peça para um aluno por vez lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e usar o texto ou o livro como suporte para o aluno responder as atividades.

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.

Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo, Aspectos Físicos do Continente Americano.

https://www.youtube.com/watch?v=5AFTiiC6dAg

 

Texto para leitura

Aspectos Físicos do Continente Americano

Os aspectos físicos do continente americano são bastante variados, tendo como característica principal as elevadas altitudes em sua porção ocidental. O Continente Americano é formado por duas grandes massas continentais, uma localizada ao norte e que engloba a América do Norte, Central e o Caribe, e outra localizada ao sul, onde se encontra a América do Sul. Juntas, essas faixas de terra se estendem em uma área superior a 42 milhões de km², tornando-se o segundo maior continente do planeta, ocupando 8% da área terrestre e 28,5% das terras emersas.

Na porção oeste do continente, tanto ao norte como ao sul, observamos a presença de grandes cadeias montanhosas. No continente sul-americano, elas formam a Cordilheira dos Andes, que se formou em função do atrito da Placa Tectônica de Nazca e a Placa Sul-americana. Na continente norte-americano, elas formam acidentes geográficos como as Montanhas Rochosas e os Montes Apalaches, oriundos do choque entre a Placa Norte- americana e a Placa de Juan de Fuca.

A seguir, temos um mapa topográfico, indicando as variações de altitude no continente americano.

Em linhas gerais, o relevo das Américas é proveniente de uma formação geológica antiga, apresentando um número maior de bacias sedimentares e um caráter mais acidentado ao longo da maior parte de suas áreas. Apesar disso, existem ainda alguns escudos cristalinos na porção leste e central da América do Sul, na região da Guiana Francesa, no Norte da América do Norte e na Groelândia. Cadeias orogenéticas recentes podem ser visualizadas na Cordilheira dos Andes e em toda a costa oeste do continente.

A formação de elevadas altitudes no litoral próximo ao Oceano Pacífico dificulta a chegada de umidade advinda desse Oceano para o continente, produzindo alguns desertos e regiões áridas, a exemplo do que ocorre no México e nos Estados Unidos. Na América do Sul, no entanto, essa dinâmica não se aplica em função da presença da Floresta Amazônica, que produz uma intensa quantidade de umidade através de sua evapotranspiração, distribuindo ar úmido para todo o cone sul.

Em razão de as Américas serem um continente de elevada extensão territorial no sentido norte-sul, suas regiões extremas apresentam baixas temperaturas, influenciadas pelas massas de ar polares. No entanto, massas de ar quente oriundas do interior das massas continentais elevam as temperaturas em regiões como a costa leste da América do Sul, do Norte e Central, além de reduzir a umidade do ar em alguns períodos do ano nas regiões centrais dessas três regiões. Assim, podemos perceber que o continente americano apresenta praticamente todos os tipos de clima existentes no planeta Terra.

O continente é também rico em termos de bacias hidrográficas. Dentre as inúmeras grandes bacias existentes, três delas merecem destaque: a bacia Platina, a do Mississipi-Missouri e a Amazônica, sendo essa última a maior do mundo tanto em extensão quanto em volume de água, propiciando uma riqueza hidrográfica sem igual em todo o mundo.

Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena


2ª aula

Coloque o texto ou as páginas do livro ( 95 a 99) na tela do computador ou do celular e peça para um aluno por vez lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e usar o texto ou o livro como suporte para o aluno responder as atividades.

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.

Continuação do assunto da aula anterior com o subtema, Regionalização da América: divisão física e divisão histórico- cultural.

Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo. https://www.youtube.com/watch?v=W34iyO7q0ww

 

Texto para leitura

Divisão regional do continente americano

A América é concebida a partir de duas principais divisões regionais: uma obedece ao critério da localização e posição geográfica, outra obedece a critérios culturais e econômicos. A primeira divide o continente em América do Sul, Central e do Norte. A segunda divide em América Latina e Anglo-saxônica.

Divisão Física

Tendo como critério a posição física dos continentes no que se refere às suas respectivas latitudes e respeitando, ainda, as divisões político-nacionais, a América é dividida em América do Norte, Central e do Sul.

A América do Norte é composta por Estados Unidos, Canadá e México.

A América Central é formada por Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Cuba, Dominica, República Dominicana, Granada, Haiti, Jamaica, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, Trinidad e Tobago.

Já da América do Sul fazem parte: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Peru, Chile, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname.

Além da posição latitudinal, nota-se também a configuração dos formatos do continente americano, notadamente marcado por duas grandes porções de terras ligadas por outra parte menor. Além disso, nessa divisão, cada parte encontra-se sobre uma placa tectônica distinta.

Divisão sociocultural

A divisão sociocultural da América divide esse continente em América Anglo-Saxônica e América Latina. Na primeira região, encontram-se apenas Estados Unidos e Canadá; na outra, todos os demais países do continente americano. É comum ouvir que os principais critérios dessa divisão são o idioma e a diversidade étnica, entretanto, isso não é totalmente verdadeiro.

Os idiomas da América Anglo-Saxônica, de acordo com essa divisão, seriam aqueles de origem inglesa ou saxônica, no caso o Inglês. No entanto, uma parte do Canadá fala o Francês língua de origem latina , que é, inclusive, um dos idiomas oficiais do país. Além disso, alguns estados dos EUA adotam outros idiomas oficiais além do inglês, como o próprio Francês e o Espanhol, outra língua de origem latina.

Além disso, nem todos os países da América Latina utilizam idiomas de origem latina. É o caso, por exemplo, do Suriname, que fala Holandês, e de alguns países da América Central que adotaram o inglês como idioma oficial. Isso sem contar as inúmeras línguas pré-colombianas utilizadas por povos indígenas, algumas delas também adotadas oficialmente (como o guarani, no Paraguai).

Essa divisão das Américas, por sua vez, também não obedece à distribuição étnica da população, como muitos autores argumentam, uma vez que desconsidera uma infinidade de etnias, muitas delas nativas, que habitam o continente.

Na verdade, o principal fator que divide essas duas Américas é o econômico. Enquanto os anglo-saxões possuem economias mais desenvolvidas, os latinos apresentam economias subdesenvolvidas ou emergentes.

Por: Rodolfo F. Alves Pena


3ª aula

Continuação do assunto da aula anterior com o subtema, Povos e culturas do continente americano.

Explicação das páginas 100 a 102, professor pode pedir ao aluno para lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e intercalar com perguntas sobre o tema para o aluno.

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.

A atividade pode ser produzida pelo professor ou pode usar a do livro pag: 102 a 103.

4ª aula

Continuação do assunto com correção da atividade e uma breve sondagem sobre o aprendizado dos alunos e o momento excelente para sanar as duvidas.

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 103 e 104 )

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:

Professor:                                                                Escola:                                                                   


SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

Unidade Temática: O sujeito e seu lugar no mundo, Mundo do trabalho e Formas de representação e pensamento espacial, O Continente Europeu : Europa: quadro natural e regionalização(cap:5) e Europa: econômica e população (cap:7)

Objeto do conhecimento: A hegemonia europeia na economia, na política e na cultura e Cadeias industriais e inovação no uso dos recursos naturais e matérias-primas.

Objetivo: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da

relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano:                           Período: 03/08/2020 e 14/08/2020                                Nº de Aulas: 04

HABILIDADES

(EF09GE07) Analisar os componentes físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia.

(EF09GE10) Analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania.

(EF09GE16) Identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania.

(EF09GE17) Explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania.

(EF09GE18) Identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia (tais como termoelétrica, hidrelétrica, eólica e nuclear) em diferentes países.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.  Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.    Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo

estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, começamos um novo ciclo, nesse momento vamos dar as mãos e caminharmos em uma só direção

falando a mesma língua e tomando as mesmas decisões para melhor atender os nossos alunos e facilitar as nossas


vidas nesse período de pandemia. Que Deus nos ajude e nos oriente.

 

Informações para os alunos

. Boas vindas.

-Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

-  Duração (36 minutos cada aula)

-  Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc)

-  Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula)

1ºAula

Coloque o texto ou aa páginas do livro ( 78 a 81) na tela do computador ou do celular e peça para um aluno por vez lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e usar o texto ou o livro como suporte para o aluno responder as atividades.

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.

Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo, Aspectos físicos da Europa.

https://www.youtube.com/watch?v=bNrtEeeD038&t=421s

Texto para leitura

Europa aspecto físico

 

A Europa é marcada por uma grande densidade de territórios independentes, fruto das relações históricas de disputas pelo poder. A Europa é um continente situado em três hemisférios distintos: o setentrional, o ocidental e o oriental. Localiza-se a oeste da Ásia, ao norte da África, a leste do Oceano Atlântico e ao sul do Oceano Glacial Ártico. As sociedades que habitaram esse continente foram as principais responsáveis pela colonização da maior parte dos demais territórios do planeta, sendo, por isso, denominado como o “centro do mundo”, apesar de, em termos cartográficos, essa expressão ser considerada errônea.

A Europa reúne um total de 50 países, sendo que dois deles também fazem parte da Ásia: A Turquia e a Rússia.

Apesar desse número elevado de países, a sua área é pequena, com cerca de 10.180.00 km². Se não contarmos com a Rússia, país em que a maior parte do seu território localiza-se na Ásia, seu espaço diminui para uma área menor que o Brasil, possuindo, no entanto, muito mais países do que o Brasil possui em estados.

Essa grande concentração de pequenos territórios explica-se pelas históricas relações de instabilidade que marcaram a região. Como foi na própria Europa que primeiro se estabeleceu a ideia de Estado moderno, foi lá também que as diferentes nações começaram primeiro as suas lutas pela constituição de seus próprios estados. Essa luta, vale lembrar, ainda está presente em muitos locais, com destaque para a Espanha, onde catalães, bascos, navarros e outros povos buscam pela formação de seus próprios países, o que elevaria ainda mais o número de Estados nesse continente.

A despeito dessa ampla fragmentação, a Europa passa, curiosamente, por um efeito contrário de integração graças à formação e expansão da União Europeia. Esse bloco econômico, além de ser responsável pela utilização do euro na maioria dos seus países-membros, praticamente eliminou as fronteiras entre os seus territórios, apesar de isso ter provocado efeitos de reação em partes da população, que vêm se embebendo cada vez mais de pensamentos xenofóbicos (de aversão a estrangeiros).

A população europeia, em dados recentes, é de 740 milhões de habitantes aproximadamente. Demograficamente, o continente caracteriza-se pelos fluxos migratórios internos (graças à existência da União Europeia) e, principalmente, externos, com muitos estrangeiros advindos de países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. Por outro lado, a média de idade na população vem se elevando de forma significativa, graças às baixíssimas taxas de natalidade e mortalidade registradas ao longo dos últimos 20 anos.

Quanto aos aspectos físicos, a Europa é caracterizada pelo predomínio de baixas altitudes, com exceção apenas dos Alpes Escandinavos na porção setentrional, do Cáucaso, a sudeste; dos Alpes e algumas regiões nos Bálcãs e na Península Ibérica, na porção meridional do continente.

O clima da Europa predominante é o temperado, com variações entre as regiões litorâneas e continentais, bem como


nas zonas de maiores altitudes. Os outros tipos climáticos são o mediterrâneo, o polar e o alpino (também chamado de clima de montanha).

A hidrografia da Europa é marcada pela presença de alguns importantes rios, como o Danúbio, o Reno, o Volga, o Sena, o Elba, o Tejo e muitos outros. Os tipos de vegetação existentes são a Tundra, a Floresta Boreal, a Floresta Temperada, as Estepes e as Vegetações Mediterrâneas.

Economicamente, a Europa, após o final da Segunda Guerra Mundial, iniciou um processo de recuperação, passando a contar novamente com fortíssimas potências internacionais, com destaque para a Alemanha, o Reino Unido e a França. Além disso, o mais avançado bloco econômico do mundo, a União Europeia, propicia uma maior integração comercial dentro do continente. Apesar disso, essas nações sofreram intensamente com uma forte crise econômica, responsável pelo aumento exponencial das taxas de miséria e desemprego, cujos efeitos ainda podem ser sentidos nos dias atuais.

Apesar das estreitas dimensões territoriais, a Europa é um dos mais importantes continentes do mundo, pois é nela que os valores que atualmente se disseminam pelo mundo via Globalização constituíram-se. Além disso, apesar do fortalecimento nas últimas décadas de Estados Unidos, Japão e dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia e China), a Europa configura-se com um dos protagonistas na Geopolítica e Economia internacionais.

Na presente seção, você poderá obter melhores e mais aprofundadas informações sobre esse continente, com temas envolvendo tantos os aspectos físicos (clima, relevo e vegetação) quanto os aspectos humanos (população, economia, política).

Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena

 

 

2ª aula

Coloque o texto ou a página do livro ( 82 a 83) na tela do computador ou do celular e peça para um aluno por vez lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e usar o texto ou o livro como suporte para o aluno responder as atividades.

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.

Continuação do assunto da aula anterior com o subtema, Problemas Ambientais da Europa. Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo. Europa -problemas ambientais 9ºano https://www.youtube.com/watch?v=VZNRPw3mtU0

 

Problemas Ambientais da Europa

Com o avanço das áreas urbanas, atividades pecuárias e os incêndios florestais, a fauna e a flora foram modificadas.

Isso vem acabando com as espécies animais do continente, como o lince e o bisonte europeu.

A desertificação é outro problema grave na Europa, causado pelos incêndios e pela ação do homem.Tem como consequência a falta de fertilidade do solo, a degradação do mesmo e o desmatamento de grandes áreas.

As chuvas ácidas é a emissão de gases poluentes provocados pelo uso excessivo de combustíveis fósseis, que entram em contato com as substâncias presentes na atmosfera e formam soluções ácidas que caem com as chuvas e provocam muitos problemas como a morte de plâncton e peixes nos lagos e a erosão de estátuas expostas ao ar livre.

Alterações do climáticas é um problema que a europa está enfrentando atualmente, pesquisas indicam

o aumento do efeito estufa, que ocorre devido, principalmente, ao grande aumento na emição de CO2. E esse aumento é consequencia da industrialização, de queimadas nas florestas (incendios acidentais ou devido às práticas agrícolas).

O aumento do nível do mar, a degradação do solo e a diminuição da biodiversidade são algumas das consequencias dessas alterações no clima e uns dos maiores problemas ambientais que a europa vem enfrentando atualmente.


3ª aula

Continuação do assunto da aula anterior com o subtema, Matrizes energética europeia.

Explicação das páginas   84 a 86, professor pode pedir ao aluno para lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e intercalar com perguntas sobre o tema para o aluno.

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.

 

4ª aula

Continuação do assunto da aula anterior com o subtema, Regionalização do continente europeu.

Explicação da página 88, professor pode pedir ao aluno para lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e intercalar com perguntas sobre o tema para o aluno.

Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário.

Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo. Regionalização da Europa | Análise de mapas | Geografia | Professor Bruno Barros

https://www.youtube.com/watch?v=oeSp_xFrx0c

 

AS ATIVIDADES PODEM SER PRODUZIDA PELOS PROFESSORES COMO PODE USAR A DO LIVRO DA PÁGINA 89.

RECURSOS: ( 78 a 88) Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (X ) Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 89 )

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:

Professor:       Escola:            

Nenhum comentário:

Postar um comentário