SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA |
Unidade Temática: LUTAS DO BRASIL |
Objeto de Conhecimento: Capoeira (Principais
regras e movimentos) |
Ano: 7º ano Período: 03.08 a 14.08.2020 Nº de
Aulas: 04 |
HABILIDADES |
(EF06EF24)
Planejar e utilizar estratégias básicas, respeitando o colega como oponente e
conhecendo as características (fundamentos técnicos e táticos) da capoeira. EF06EF23)
Experimentar, fruir e recriar a luta capoeira, valorizando a própria segurança
e integridade física, bem como as dos demais. (EF06EF24)
Planejar e utilizar estratégias básicas, respeitando o colega como oponente e
conhecendo as características (fundamentos técnicos e táticos) da capoeira. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
1ª ETAPA:
Aula Expositiva Objeto
de conhecimento: Capoeira (Principais regras e movimentos) A explanação do objeto de conhecimento poderá ser feito através de slides, vídeos, pesquisa, debate, etc. VÍDEOS: Sugestões:
https://www.youtube.com/watch?v=8FfWsRpRM2M
2ª ETAPA: ATIVIDADE
01: Exercício de fixação sobre o conteúdo. (anexo) PRODUÇÃO DE TEXTO: Com base no estudo sobre a capoeira e nos questionamentos elaborar uma produção de texto, com no mínimo 15 linhas. ü A
capoeira é arte, filosofia, dança, luta ou esporte? ü Quais são os benefícios que a capoeira pode proporcionar a saúde? 3ª ETAPA: ATIVIDADE
02: A
atividade em anexo apresenta imagens das pinturas que foram feitas por
artistas europeus, que vieram ao Brasil e representaram o que, para eles, era
a capoeira. Através das questões que serão disponibilizadas e no seu
conhecimento sobre a capoeira elabore em seu caderno um texto de no mínimo 15
linhas. 4ª ETAPA: ATIVIDADE
03: Vivência da Capoeira em casa (em anexo) Atividade 01: a ginga Atividade 02: a ginga com balões OBSERVAÇÃO: As
atividades são sugestões, assim como o planejamento é flexível, podendo ser
ajustado a outras metodologias/recursos/aplicativos de acordo com a
realidade. |
RECURSOS: ( ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo;( x ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente as aulas práticas; ( )
Informativos; ( x ) Outros: celular,
notebook; |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; ( x )
Pesquisa ( x ) Resolução de
Exercícios; ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( x ) Observação do
desempenho individual e/do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( x ) Avaliação da
participação; Outros:
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário