SEQUÊNCIA DIDÁTICA 7º ANO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA

Unidade Temática: LUTAS DO BRASIL

Objeto de Conhecimento: Capoeira (Principais regras e movimentos)

Ano: 7º ano                            Período: 03.08 a 14.08.2020                         Nº de Aulas: 04

HABILIDADES

(EF06EF24) Planejar e utilizar estratégias básicas, respeitando o colega como oponente e conhecendo as características (fundamentos técnicos e táticos) da capoeira.

EF06EF23) Experimentar, fruir e recriar a luta capoeira, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais.

(EF06EF24) Planejar e utilizar estratégias básicas, respeitando o colega como oponente e conhecendo as características (fundamentos técnicos e táticos) da capoeira.


ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1ª ETAPA: Aula Expositiva

Objeto de conhecimento: Capoeira (Principais regras e movimentos)

A explanação do objeto de conhecimento poderá ser feito através de slides, vídeos, pesquisa, debate, etc.

VÍDEOS:

Sugestões:

  • Movimentos básicos da capoeira

https://www.youtube.com/watch?v=8FfWsRpRM2M

  • Saltos

https://www.youtube.com/watch?v=tTxi2GYOnGY&feature=youtu.be&fbclid=IwAR3LrdHgFcdaMXwghUj7yEVQOonEmf1_k39vQeuhxTI68BC2BS-WkpGhw1U

  • Gingas e golpes de ataque e defesa

https://www.youtube.com/watch?v=cKbjhqlZS8U&feature=youtu.be&fbclid=IwAR29uadVn9BLZA2oVKk4Rzb87cO3KOdfzK4qiz15p6ciKk1F7Hp2uZaGHYg

  • Animações: movimentos de capoeira

https://www.google.com/imgres?imgurl=http://artesecular.no.comunidades.net/imagens/cocorinha.gif&imgrefurl=http://artesecular.no.comunidades.net/movimentos-de-capoeira&tbnid=0fIx_86MJgwJjM&vet=1&docid=KLXrosmfqo6hBM&w=250&h=250&itg=1&q=cocorinha+capoeira&hl=pt-BR&source=sh/x/im

2ª ETAPA:

ATIVIDADE 01:

Exercício de fixação sobre o conteúdo. (anexo)

PRODUÇÃO DE TEXTO: Com base no estudo sobre a capoeira e nos questionamentos elaborar uma produção de texto, com no mínimo 15 linhas.

ü  A capoeira é arte, filosofia, dança, luta ou esporte?

ü  Quais são os benefícios que a capoeira pode proporcionar a saúde?

3ª ETAPA:

ATIVIDADE 02:

A atividade em anexo apresenta imagens das pinturas que foram feitas por artistas europeus, que vieram ao Brasil e representaram o que, para eles, era a capoeira. Através das questões que serão disponibilizadas e no seu conhecimento sobre a capoeira elabore em seu caderno um texto de no mínimo 15 linhas.

 

4ª ETAPA:

ATIVIDADE 03:

Vivência da Capoeira em casa (em anexo)

Atividade 01: a ginga

Atividade 02: a ginga com balões

OBSERVAÇÃO: As atividades são sugestões, assim como o planejamento é flexível, podendo ser ajustado a outras metodologias/recursos/aplicativos de acordo com a realidade.



RECURSOS: ( ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo;( x ) Computador;

(  ) Jogos; (  ) Material pertinente as aulas práticas; (   ) Informativos; ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (   ) Trabalho;  ( x  ) Pesquisa   ( x ) Resolução de Exercícios; (  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho individual e/do grupo; (  ) Cartaz; (   ) Debate; (  ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:                                                      

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário