S E Q U Ê N C I A D I D Á T I C A - L
Í N G U A I N G L E S A |
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ANO: 6º PERÍODO: 30 / 11 a 11 / 12 / 2020 Nº DE AULAS: 02 |
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E I X O |
U N I D A D E
T E M Á T I C A |
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Oralidade
/ Leitura / Escrita |
Interação discursiva |
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O B J E T O S D E
C O N H E C I ME N T O |
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Projeto
Consciência Negra Partilha
de leitura, com mediação do professor Construção
de repertório lexical e autonomia leitora. |
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H A B I L I D A D E S |
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(EF06LI09)
Localizar informações específicas em texto. (EF06LI12)
Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto
informa/comunica. |
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C O M P E T Ê N C I A S E S P E C Í F I C A S |
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Identificar similaridades e diferenças entre a
língua inglesa e a língua materna / outras línguas, articulando-as a aspectos
sociais, culturais e identitários, em uma relação intrínseca entre língua,
cultura e identidade. |
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C O M P E T Ê N C I A S S O C I O E M O C I O N A I S |
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Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o
desenvolvimento de seu autoconhecimento para que cresça mais confiante, com
isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam
único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no
futuro, para o sucesso profissional. |
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E T A P A S D A A U L A /
M E T O D O L O G I A |
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1ª e 2ª AULA Projeto
Consciência Negra “A valorização da Identidade do Negro”. Nestas
duas semanas subsequentes vamos trabalhar o projeto Consciência Negra com o
tema “A valorização da Identidade do Negro”. Enfatizar as características da
Genética Africana exaltando a valorização dessa identidade. Sugestão
de vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=DoQh63AWrNQ&ab_channel=RondonHist%C3%B3riasInfantis
Activities 1-
Pesquise no
texto e responda em português: a)
Qual a
característica do cabelo de Lelê?
___________________________________________________________________ b)
Qual a parte
do seu corpo que Lelê não gosta?
______________________________________________________________ c)
Onde Lelê
encontrou a resposta para a característica do seu cabelo?
_____________________________________________ d)
O que Lelê
descobriu sobre sua característica de identidade?
__________________________________________________ 2-
Lelê sabe
que em cada cachinho existe um pedacinho de sua história. O cabelo de lelê é
cheio de cachos, e o seu como é? Desenhe o seu cabelo e pinte como ele é. 3-
Relacione as
traduções com as frases em inglês. a)
O negro
cabelo é pura magia. ( ) Lelê like what she sees. b)
Descobre a
beleza de ser como é. ( ) Where do curls come from? c)
De onde vem
tanto cachinhos? ( ) Discover the beauty of being as you are. d) Lelê gosta do que vê. ( ) Black hair is pure magic. Projeto Consciência Negra “A Valorização da Identidade do Negro”, O
Respeito às diferenças é de fundamental importância para uma boa convivência. Vocabulary bad hair
- cabelo ruim/feio curly
hair - cabelo cacheado messy
hair - cabelo desarrumado/bagunçado
braided hair -
cabelo trançado afro
hair - cabelo afro 1-
Pesquise no
vocabulário palavras de preconceito que não devemos usar com pessoas
que possuem cabelos afros em inglês. __________________________________________________________________________________________________ 2-
Pesquise no
vocabulário palavras corretas que podemos usar com pessoas que possuem
cabelos afros em inglês: ___________________________________________________________________________________________________ 3- All about my
offspring (Tudo sobre minha descendência) a)
What color is your skin? (Qual a cor
da sua pele?) ( ) white (branco) (
) black (negro) ( ) brown (pardo) b)
What color is your hair? Qual a cor
do seu cabelo? ( ) black (preto) (
) blond (loiro) ( ) brown (castanho) c) What is your
descendant? Qual a sua descendência? ( ) white (branco) (
) black (negro) ( ) indigenous (indígena) |
S E Q U Ê N C I A D I D Á T I C A - L
Í N G U A I N G L E S A ANO: 7º PERÍODO: 30 / 11 a 11 / 12 / 2020 Nº DE AULAS: 02 E I X O U N I D A D E
T E M Á T I C A Oralidade
/ Leitura / Escrita Interação discursiva O B J E T O S D E
C O N H E C I ME N T O Projeto Consciência Negra Funções e usos da língua inglesa:
convivência e colaboração em sala de aula Partilha de leitura Produção
de textos escritos, em formatos diversos, com mediação do professor H A B I L I D A D E S (EF07LI01) Interagir em situações de
intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de forma
respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e
jogos. (EF07LI11) Participar de troca de
opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros
ambientes. C O M P E T Ê N C I A S E S P E C Í F I C A S Identificar o
lugar de si e o do outro em um mundo plurilíngue e multicultural, refletindo,
criticamente, sobre como a aprendizagem da língua inglesa contribui para a
inserção dos sujeitos no mundo globalizado, inclusive no que concerne ao
mundo do trabalho. C O M P E T Ê N C I A S S O C I O E M O C I O N A I S Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento
de seu autoconhecimento para que cresça mais confiante, com isso só tem a
ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único.
Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no
futuro, para o sucesso profissional. E T A P A S D A A U L A /
M E T O D O L O G I A Sugestões de vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=O9tp2lmWC-M
https://www.letras.mus.br/bob-marley/878418/traducao.html 1ª aula 1º Momento: Conversar com os
alunos sobre a importância da sua origem; sobre os negros; nossa
história; a religião; influência na moda, na dança, na comida e na cultura em
geral. 2º
Momento: Ampliar
esse debate perguntando: What
the meaning is freedom? (Qual
o significado de liberdade?). Mostre
para os alunos imagens que façam eles refletirem sobre o significado de
liberdade: Pedir que os alunos falem e em seguida se
expressem através de um desenho, uma poesia ou de uma música. 2ª AULA 1º Momento: Apresentar para os
alunos a música: “Free
Like We Want To Be” Bob Marley. Ouvir
e acompanhar a letra da música com os alunos; 2º Momento: Trabalhar inicialmente o
vocabulário da música – que eles possam identificar vocábulos conhecido –
pedir que escrevam todas as palavras que eles conseguirem
identificar/traduzir (o máximo que conhecerem); 3º Momento: A partir da música e da
reflexão sobre o significado de liberdade, peça os alunos que construam
frases de empoderamento e protagonismo, e socialize com os colegas. Free Like We Want
To Be Bob Marley Free like we
want to be Some time you
want to get off Leave the work
and take off But the boss man
say you gonna lose you pay No chain on your
feet now 9 to 5 got you
beat now You working hard
to save Inflation like a
tidal wave Are we free like
we want to be Tell me are we
free like we want to be Are we free like
we want to be Tell me are we
free like we want to be Racist get
defeat Black man vote
and take you seat Now them think
we gonna quiet Maybe we start a
riot Whan happen to
the diamond they stole The innocent
blood run cold Do we still have
to live in poverty Now they say
we're free to be poor But are we free
like we want to be... Free Like We Want To Be (Tradução) Livres como
queremos ser Ás vezes você
quer sair e ir Deixar o
trabalho e ir Mas o chefe diz
que você vai perder seu pagamento Não há corrente
nos seus pés agora 9 a 5 você
começa a batida agora Você trabalha
pesado pra conservar Inflação como
uma onda tidal Nós somos livres
como queremos de ser? Me diga que
somos livres como queremos ser Nós somos livres
como queremos de ser? Me diga que
somos livres como queremos ser O racista é
derrotado O homem negro
voata e toma o seu lugar Agora eles
pensam que nós vamos sossegar Talvez nós
começamos um motim Quando acontece
com o diamante eles roubam O sangue
inocente corre frio Nós ainda temos
que viver na pobreza? Agora eles dizem
que nós somos livres para sermos pobres Mas nós s… Sistematizar as
palavras de empoderamento e protagonismo expressadas pelos alunos. Fonte imagens: https://medium.com/@carlosalbertoferreira/130-anos-de-liberdade-372b554e23e7 https://br.pinterest.com/pin/293015519480727422/
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Í N G U A I N G L E S A ANO: 8º PERÍODO: 30 / 11 a 11 / 12 / 2020 Nº DE AULAS: 02 E I X O U N I D A D E
T E M Á T I C A Oralidade
/ Leitura / Escrita Interação discursiva O B J E T O S D E
C O N H E C I ME N T O Projeto Consciência Negra Práticas
investigativas Compreensão
de textos orais de cunho descritivo ou narrativo Partilha de leitura H A B I L I D A D E S (EF07LI01) Interagir em situações de
intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de forma
respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e
jogos. (EF07LI11) Participar de troca de
opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros
ambientes. (EF08LI03)
Construir o sentido global de textos orais, relacionando suas partes, o
assunto principal e informações relevantes. C O M P E T Ê N C I A S E S P E C Í F I C A S CELI04 Elaborar
repertórios linguístico-discursivos da língua inglesa usados em diferentes
países e por grupos sociais distintos dentro de um mesmo país, de modo a
reconhecer a diversidade linguística como direito e valorizar os usos
heterogêneos, híbridos e multimodais emergentes nas sociedades
contemporâneas. C O M P E T Ê N C I A S S O C I O E M O C I O N A I S Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento
de seu autoconhecimento para que cresça mais confiante, com isso só tem a
ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único.
Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no
futuro, para o sucesso profissional. E T A P A S D A A U L A /
M E T O D O L O G I A 1ª e 2ª aula Vamos
realizar várias atividades sobre o “Dia da Consciência Negra” que é celebrada
em 20 de novembro. Afinal, o RACISMO ainda é um ato que, infelizmente,
vem sendo praticado em nosso país. Portanto, devemos realizar diversas
atividades de conscientização e combate desse crime. 1. Read the text below and then answer the following
questions in English. (Leia o texto
abaixo e responda as questões seguintes
em Inglês). Black awareness
Day – Brazil a)
When is Black Awareness Day celebrated in Brazil? (Quando é celebrado o Dia
da Consciência Negra no Brasil)?
______________________________________________________________________________________________________
b) Did this celebration begin in what decade? (Em qual
década essa celebração se iniciou?) ______________________________________________________________________________________________________
c) In its origin, when was it celebrated and what was the
reason? (Em sua origem, quando era celebrada e por qual razão?) ______________________________________________________________________________________________________ d) Who was Zumbi? What do you know of him? (Quem foi Zumbi?
O que você sabe sobre ele?) Pesquise e
responda essa questão em Português. ______________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________ Projeto
“Consciência Negra” (PROPOSTA: Pesquisa e reflexão) I. Você já
ouviu falar sobre a expressão “I can´t breathe”? Você sabe o significado
dessa expressão? Então
vamos lá! “I can´t breathe” significa “Eu não consigo respirar”. Mas o que
isso tem a ver com
“Consciência Negra”, com o “Racismo”? Vamos pesquisar? a. Pesquise na internet qual a relação dessa
expressão “I can´t breathe” com o Racismo. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b. Quando e onde surgiu esse slogan “I can´t
breath? ____________________________________________________________ c. Como e por que surgiu? _________________________________________________________________________________
II. Agora
reflita com sua família e responda em Português. a. O que você
pensa sobre a prática do Racismo no Brasil?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ b. Você já presenciou ou sofreu algum ato de
racismo? Comente. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ III. Find the words in Bold of the
text in the Word Search below. (Encontre no caça palavras abaixo, as palavras
que estão em evidência no texto) 2ª e 3ª aula IV. Assista ao vídeo “Chimamanda Adichie: O perigo
de uma única história https://www.youtube.com/watch?v=D9Ihs241zeg V. Depois
que assistir ao vídeo, faça, em Português, um breve resumo comentando o que
você entendeu do mesmo.
S E Q U Ê N C I A D I D Á T I C A - L
Í N G U A I N G L E S A ANO: 9º PERÍODO: 30 / 11 a 11 / 12 / 2020 Nº DE AULAS: 02 E I X O U N I D A D E
T E M Á T I C A Oralidade
/ Leitura / Escrita Interação discursiva O B J E T O S D E
C O N H E C I ME N T O Projeto Consciência Negra Compreensão
de textos orais de cunho descritivo ou narrativo Partilha de leitura Reflexão pós-leitura H A B I L I D A D E S (EF07LI11) Participar de troca de
opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros
ambientes. (EF09LI01) Fazer uso da língua inglesa
para expor pontos de vista, argumentos considerando o contexto e os recursos
linguísticos voltados para a eficácia da comunicação. (EF09LI03) Analisar posicionamentos
defendidos e refutados em textos orais sobre temas de interesse social e
coletivo. C O M P E T Ê N C I A S E S P E C Í F I C A S Identificar o
lugar de si e o do outro em um mundo plurilíngue e multicultural, refletindo,
criticamente, sobre como a aprendizagem da língua inglesa contribui para a
inserção dos sujeitos no mundo globalizado, inclusive no que concerne ao mundo
do trabalho. C O M P E T Ê N C I A S S O C I O E M O C I O N A I S Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento
de seu autoconhecimento para que cresça mais confiante, com isso só tem a
ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único.
Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no
futuro, para o sucesso profissional. E T A P A S D A A U L A /
M E T O D O L O G I A 1ª aula 2ª aula 1ª etapa: Importante que haja oralmente uma retomada ao vídeo “Chimamanda Adichie: o perigo de uma única história”, relembre com os alunos o que a palestrante afirma, qual objetivo dela
ao relatar suas vivências e explique aos alunos o que é um(a) “Storyteller”. (se achar necessário, disponibilize a fala digitada de
Chimamanda Adichie para os alunos). 2ª etapa: Após toda uma discussão e preparo, trabalhe com os alunos as atividades
sugeridas em anexo, com objetivo em analisar o conhecimento do aluno sobre a
palestra e desenvolver o senso crítico do aluno sobre o tema. ·
(Sugere-se que trabalhe as questões na
plataforma “Google forms”, para
melhor aproveitamento do tempo de aula!) ·
Professor(a), fique à vontade para
promover outras atividades acerca do vídeo! ACTIVITIES 1) Responda
as questões de acordo com o vídeo: “Chimamanda Adichie: o perigo de
uma única história”. a) Quem é
Chimamanda Adichie? Qual é sua história? b) Chimamanda
Adichie diz que, quando criança, nos livros em que escrevia, “Todos os meus personagens
eram brancos de olhos azuis. Eles brincavam na neve. Comiam maçãs. E
eles falavam muito sobre o tempo, em como era maravilhoso o sol ter
aparecido”? Explique essa fala: c) Qual era a
ideia que a colega de quarto da escritora tinha da África? Por que? d) Como a
palestrante reagiu ao visitar o México pela primeira vez? O que essa reação
causou nela? e) Como se cria
uma história única? f) Qual é o perigo
da história única? g) Explique como a
fala de Chimamanda Adichie se relaciona com a ideia de senso comum e a
necessidade de se construir um olhar sociológico? 2) Relacione as seguintes frases: a)
Todos os meus
personagens eram brancos de olhos azuis. b)
Eu não sabia que
pessoas como eu podiam existir na literatura. c)
Ela sentiu pena de mim
antes mesmo de ter me visto. d)
Mostre um povo como
uma coisa repetidamente, e será o que ele se tornará. e)
Eu tive uma infância
muito feliz, cheia de risos e amor, em uma família muito unida. f)
Um dos meus amigos
mais próximos morreu num acidente aéreo porque nossos caminhões de bombeiros
não tinham água. g)
O problema com
estereótipos não é que eles sejam mentira, mas que eles sejam incompletos. h)
A consequência de uma
única história é que ela rouba das pessoas sua dignidade. i)
Histórias podem também
ser usadas para capacitar e humanizar. j)
Quando nós rejeitamos
uma única história, quando percebemos que nunca há apenas uma história sobre
nenhum lugar, nós reconquistamos um tipo de paraíso. ( ) I didn't know that people like me could
exist in literature. ( ) The problem with stereotypes is not
that they are lies, but that they are incomplete. ( ) I Stories can also be used to empower
and humanize. ( ) She felt sorry for me before she even
saw me. ( ) Show people as one thing over and over
again, and that is what they will become. ( ) The consequence of a single story is
that it robs people of their dignity. ( )
All my characters were white with blue eyes. ( ) I had a very happy childhood, full of
laughter and love, in a close-knit family. ( ) When we reject a single story, when we
realize that there is never just one story about any place, we regain a kind
of paradise. ( ) One of my closest friends died in an
air accident because our fire trucks had no water.
1ª
etapa:
Caro professor, iniciar a aula
proporcionando um bate papo com os alunos sobre o dia da consciência negra, 20/11, ressaltando a necessidade e a
importância desta data. Permita-os falar o que sabem a respeito do assunto e
também que falem sobre suas experiências, vivências e opiniões.
2ª
etapa:
Promover uma discussão e orientar os
alunos a assistirem a palestra “Chimamanda Adichie: o perigo de uma única
história”, (faça um pequeno apanhado sobre o vídeo, para
que desperte a curiosidade dos alunos). Peça para terem atenção
nas legendas, e se possível fazerem anotações das citações ou partes que
considerarem importantes.
(https://www.youtube.com/watch?v=D9Ihs241zeg&feature=youtu.be)
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