SEQUÊNCIA DIDÁTICA 30/11 A 11/12

 

 

S E Q U Ê N C I A       D I D Á T I C A          -         L Í N G U A       I N G L E S A

 

 

          ANO:  6º                         PERÍODO:   30 / 11   a   11 / 12 / 2020                         Nº DE AULAS:  02

 

 

E I X O

 

 

U N I D A D E   T E M Á T I C A

 

 

Oralidade / Leitura / Escrita

 

Interação discursiva

 

 

O B J E T O S   D E   C O N H E C I ME N T O

 

 

Projeto Consciência Negra

Partilha de leitura, com mediação do professor

Construção de repertório lexical e autonomia leitora.

 

H A B I L I D A D E S

 

 

(EF06LI09) Localizar informações específicas em texto.

(EF06LI12) Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.

 

C O M P E T Ê N C I A S     E S P E C Í F I C A S

 

 

Identificar similaridades e diferenças entre a língua inglesa e a língua materna / outras línguas, articulando-as a aspectos sociais, culturais e identitários, em uma relação intrínseca entre língua, cultura e identidade.

 

C O M P E T Ê N C I A S     S O C I O E M O C I O N A I S

 

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento para que cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

E T A P A S       D A       A U L A   /   M E T O D O L O G I A

 

 

 

1ª e 2ª AULA

 

Projeto Consciência Negra “A valorização da Identidade do Negro”.

Nestas duas semanas subsequentes vamos trabalhar o projeto Consciência Negra com o tema “A valorização da Identidade do Negro”. Enfatizar as características da Genética Africana exaltando a valorização dessa identidade.

 

Sugestão de vídeo:  https://www.youtube.com/watch?v=DoQh63AWrNQ&ab_channel=RondonHist%C3%B3riasInfantis

                                   

                       

 

                                                  Valéria Belém

 

Lelê não gosta do que vê,

De onde vêm tantos cachinhos?

Pergunta sem saber o que fazer.

 

Joga pra lá, puxa pra cá,

Jeito não dá, jeito não têm.

 

Toda pergunta exige resposta.

Em um livro vou procurar!

Pensa Lelê num canto a cismar.

 

Fuça aqui, fuça lá,

Mexe e remexe até encontrar o tal livro,

Muito sabido! Que tudo aquilo pode explicar.

 

Depois do Atlântico, a África chama

E conta uma trama de sonhos e medos,

De guerras e vidas e mortes no enredo.

Também de amor no enrolado cabelo.

 

 

 

Lelê gosta do que vê,

Vai à vida, vai ao vento,

Brinca e solta o sentimento.

 

Descobre a beleza de ser como é,

Herança traçada no ventre da raça do pai,

Da avó, de além-mar até...

 

O negro cabelo é pura magia,

Encanta o menino e a quem se avizinha.

Que gira e roda no fuso da Terra.

De tantos cabelos que são a memória.

 

Lelê já sabe que em cada cachinho

Existe um pedaço de sua história

Lelê ama o que vê! E você?

 

           

 

 

Activities

1-    Pesquise no texto e responda em português:

a)     Qual a característica do cabelo de Lelê? ___________________________________________________________________

b)    Qual a parte do seu corpo que Lelê não gosta? ______________________________________________________________

c)     Onde Lelê encontrou a resposta para a característica do seu cabelo? _____________________________________________

d)    O que Lelê descobriu sobre sua característica de identidade? __________________________________________________

 

2-    Lelê sabe que em cada cachinho existe um pedacinho de sua história. O cabelo de lelê é cheio de cachos, e o seu como é? Desenhe o seu cabelo e pinte como ele é.

 

3-    Relacione as traduções com as frases em inglês.

a)     O negro cabelo é pura magia.        (   ) Lelê like what she sees.

b)    Descobre a beleza de ser como é.  (   ) Where do curls come from?

c)     De onde vem tanto cachinhos?      (   ) Discover the beauty of being as you are.

d)    Lelê gosta do que vê.                     (   ) Black hair is pure magic.

 

 

Projeto Consciência Negra “A Valorização da Identidade do Negro”, O Respeito às diferenças é de fundamental importância para uma boa convivência.

Vocabulary

bad hair - cabelo ruim/feio           curly hair - cabelo cacheado         messy hair - cabelo desarrumado/bagunçado  

                          braided hair - cabelo trançado                  afro hair - cabelo afro

 

 

 

 

 

 

 

 

 


1-    Pesquise no vocabulário palavras de preconceito que não devemos usar com pessoas que possuem cabelos afros em inglês.

__________________________________________________________________________________________________

 

 

2-    Pesquise no vocabulário palavras corretas que podemos usar com pessoas que possuem cabelos afros em inglês:

___________________________________________________________________________________________________

 

 

3-    All about my offspring (Tudo sobre minha descendência)

a)    What color is your skin? (Qual a cor da sua pele?)

(  ) white (branco)     (  ) black (negro)    (  ) brown (pardo)

 

b)    What color is your hair? Qual a cor do seu cabelo?

(  ) black (preto)     (  ) blond (loiro)     (  ) brown (castanho)

 

c)    What is your descendant? Qual a sua descendência?

(  ) white (branco)     (  ) black (negro)      (  ) indigenous (indígena)

 

 



 

S E Q U Ê N C I A       D I D Á T I C A          -         L Í N G U A       I N G L E S A

 

 

          ANO:  7º                         PERÍODO:   30 / 11   a   11 / 12 / 2020                         Nº DE AULAS:  02

 

 

E I X O

 

 

U N I D A D E   T E M Á T I C A

 

 

Oralidade / Leitura / Escrita

 

Interação discursiva

 

 

O B J E T O S   D E   C O N H E C I ME N T O

 

 

Projeto Consciência Negra

Funções e usos da língua inglesa: convivência e colaboração em sala de aula

Partilha de leitura

Produção de textos escritos, em formatos diversos, com mediação do professor

 

H A B I L I D A D E S

 

 

(EF07LI01) Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de forma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos.

(EF07LI11) Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.

 

C O M P E T Ê N C I A S     E S P E C Í F I C A S

 

 

Identificar o lugar de si e o do outro em um mundo plurilíngue e multicultural, refletindo, criticamente, sobre como a aprendizagem da língua inglesa contribui para a inserção dos sujeitos no mundo globalizado, inclusive no que concerne ao mundo do trabalho.

 

 

C O M P E T Ê N C I A S     S O C I O E M O C I O N A I S

 

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento para que cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

E T A P A S       D A       A U L A   /   M E T O D O L O G I A

 

 

 

Sugestões de vídeos:  https://www.youtube.com/watch?v=O9tp2lmWC-M      

                                 https://www.letras.mus.br/bob-marley/878418/traducao.html

 

1ª aula

1º Momento: Conversar com os alunos sobre a importância da sua origem; sobre os negros; nossa história; a religião; influência na moda, na dança, na comida e na cultura em geral.

 

2º Momento: Ampliar esse debate perguntando: What the meaning is freedom? (Qual o significado de liberdade?).  Mostre para os alunos imagens que façam eles refletirem sobre o significado de liberdade:

 

      

 Pedir que os alunos falem e em seguida se expressem através de um desenho, uma poesia ou de uma música.

 

 

 

 

 

 

2ª AULA

 

1º Momento: Apresentar para os alunos a música: “Free Like We Want To Be” Bob Marley.  Ouvir e acompanhar a letra da música com os alunos;

 

2º Momento: Trabalhar inicialmente o vocabulário da música – que eles possam identificar vocábulos conhecido – pedir que escrevam todas as palavras que eles conseguirem identificar/traduzir (o máximo que conhecerem);

 

3º Momento: A partir da música e da reflexão sobre o significado de liberdade, peça os alunos que construam frases de empoderamento e protagonismo, e socialize com os colegas.

 

Free Like We Want To Be

Bob Marley

Free like we want to be

Some time you want to get off

Leave the work and take off

But the boss man say you gonna lose you pay

No chain on your feet now

9 to 5 got you beat now

You working hard to save

Inflation like a tidal wave

 

Are we free like we want to be

Tell me are we free like we want to be

Are we free like we want to be

Tell me are we free like we want to be

 

Racist get defeat

Black man vote and take you seat

Now them think we gonna quiet

Maybe we start a riot

Whan happen to the diamond they stole

The innocent blood run cold

Do we still have to live in poverty

Now they say we're free to be poor

But are we free like we want to be...

Free Like We Want To Be (Tradução)

 

Livres como queremos ser

Ás vezes você quer sair e ir

Deixar o trabalho e ir

Mas o chefe diz que você vai perder seu pagamento

Não há corrente nos seus pés agora

9 a 5 você começa a batida agora

Você trabalha pesado pra conservar

Inflação como uma onda tidal

 

Nós somos livres como queremos de ser?

Me diga que somos livres como queremos ser

Nós somos livres como queremos de ser?

Me diga que somos livres como queremos ser

 

O racista é derrotado

O homem negro voata e toma o seu lugar

Agora eles pensam que nós vamos sossegar

Talvez nós começamos um motim

Quando acontece com o diamante eles roubam

O sangue inocente corre frio

Nós ainda temos que viver na pobreza?

Agora eles dizem que nós somos livres para sermos pobres

Mas nós s…

 

Sistematizar as palavras de empoderamento e protagonismo expressadas pelos alunos.

  

Fonte imagens:  https://medium.com/@carlosalbertoferreira/130-anos-de-liberdade-372b554e23e7

                           https://br.pinterest.com/pin/293015519480727422/

 

 




 

S E Q U Ê N C I A       D I D Á T I C A          -         L Í N G U A       I N G L E S A

 

 

          ANO:                          PERÍODO:   30 / 11   a   11 / 12 / 2020                         Nº DE AULAS:  02

 

 

E I X O

 

 

U N I D A D E   T E M Á T I C A

 

 

Oralidade / Leitura / Escrita

 

Interação discursiva

 

 

O B J E T O S   D E   C O N H E C I ME N T O

 

 

Projeto Consciência Negra

Práticas investigativas

Compreensão de textos orais de cunho descritivo ou narrativo

Partilha de leitura

 

H A B I L I D A D E S

 

 

(EF07LI01) Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de forma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos.

(EF07LI11) Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.

(EF08LI03) Construir o sentido global de textos orais, relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes.

 

C O M P E T Ê N C I A S     E S P E C Í F I C A S

 

 

CELI04 Elaborar repertórios linguístico-discursivos da língua inglesa usados em diferentes países e por grupos sociais distintos dentro de um mesmo país, de modo a reconhecer a diversidade linguística como direito e valorizar os usos heterogêneos, híbridos e multimodais emergentes nas sociedades contemporâneas.

 

 

C O M P E T Ê N C I A S     S O C I O E M O C I O N A I S

 

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento para que cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

E T A P A S       D A       A U L A   /   M E T O D O L O G I A

 

 

1ª e 2ª aula

Vamos realizar várias atividades sobre o “Dia da Consciência Negra” que é celebrada em 20 de novembro. Afinal, o RACISMO ainda é um ato que, infelizmente, vem sendo praticado em nosso país. Portanto, devemos realizar diversas atividades de conscientização e combate desse crime.

 

1. Read the text below and then answer the following questions in English. (Leia o texto abaixo e responda as questões  

    seguintes em Inglês).

Black awareness Day – Brazil

a) When is Black Awareness Day celebrated in Brazil? (Quando é celebrado o Dia da Consciência Negra no Brasil)? ______________________________________________________________________________________________________

 

b) Did this celebration begin in what decade? (Em qual década essa celebração se iniciou?)

______________________________________________________________________________________________________

 

 

 

c) In its origin, when was it celebrated and what was the reason? (Em sua origem, quando era celebrada e por qual razão?) ______________________________________________________________________________________________________

 

d) Who was Zumbi? What do you know of him? (Quem foi Zumbi? O que você sabe sobre ele?)

     Pesquise e responda essa questão em Português.

______________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________

 

 

Projeto “Consciência Negra” (PROPOSTA: Pesquisa e reflexão)

 

I. Você já ouviu falar sobre a expressão “I can´t breathe”? Você sabe o significado dessa expressão?

   Então vamos lá! “I can´t breathe” significa “Eu não consigo respirar”. Mas o que isso tem a ver com  

   “Consciência Negra”, com o “Racismo”? Vamos pesquisar?

 

a. Pesquise na internet qual a relação dessa expressão “I can´t breathe” com o Racismo.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

b. Quando e onde surgiu esse slogan “I can´t breath? ____________________________________________________________

 

c. Como e por que surgiu? _________________________________________________________________________________

 

II. Agora reflita com sua família e responda em Português.

a. O que você pensa sobre a prática do Racismo no Brasil?   

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

b. Você já presenciou ou sofreu algum ato de racismo? Comente.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

III.  Find the words in Bold of the text in the Word Search below. (Encontre no caça palavras abaixo, as palavras que estão em   

        evidência no texto)

 

 

 

 

 

 

 

 


2ª e 3ª aula

 

 

 

 

 

 

                                                                     https://englishproject.online

 

IV. Assista ao vídeo “Chimamanda Adichie: O perigo de uma única história

       https://www.youtube.com/watch?v=D9Ihs241zeg

 

V.  Depois que assistir ao vídeo, faça, em Português, um breve resumo comentando o que você entendeu do mesmo.

 

 




 

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          ANO:  9º                         PERÍODO:   30 / 11   a   11 / 12 / 2020                         Nº DE AULAS:  02

 

 

E I X O

 

 

U N I D A D E   T E M Á T I C A

 

 

Oralidade / Leitura / Escrita

 

Interação discursiva

 

 

O B J E T O S   D E   C O N H E C I ME N T O

 

 

Projeto Consciência Negra

Compreensão de textos orais de cunho descritivo ou narrativo

Partilha de leitura

Reflexão pós-leitura

 

H A B I L I D A D E S

 

 

(EF07LI11) Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.

(EF09LI01) Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia da comunicação.

(EF09LI03) Analisar posicionamentos defendidos e refutados em textos orais sobre temas de interesse social e coletivo.

 

C O M P E T Ê N C I A S     E S P E C Í F I C A S

 

 

Identificar o lugar de si e o do outro em um mundo plurilíngue e multicultural, refletindo, criticamente, sobre como a aprendizagem da língua inglesa contribui para a inserção dos sujeitos no mundo globalizado, inclusive no que concerne ao mundo do trabalho.

 

 

C O M P E T Ê N C I A S     S O C I O E M O C I O N A I S

 

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento para que cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

E T A P A S       D A       A U L A   /   M E T O D O L O G I A

 

 

 

1ª aula

1ª etapa:

Caro professor, iniciar a aula proporcionando um bate papo com os alunos sobre o dia da consciência negra, 20/11, ressaltando a necessidade e a importância desta data. Permita-os falar o que sabem a respeito do assunto e também que falem sobre suas experiências, vivências e opiniões.

 

2ª etapa:

Promover uma discussão e orientar os alunos a assistirem a palestra Chimamanda Adichie: o perigo de uma única história”, (faça um pequeno apanhado sobre o vídeo, para que desperte a curiosidade dos alunos). Peça para terem atenção nas legendas, e se possível fazerem anotações das citações ou partes que considerarem importantes.

(https://www.youtube.com/watch?v=D9Ihs241zeg&feature=youtu.be)

 

 

 

2ª aula

1ª etapa:

Importante que haja oralmente uma retomada ao vídeo Chimamanda Adichie: o perigo de uma única história”, relembre com os alunos o que a palestrante afirma, qual objetivo dela ao relatar suas vivências e explique aos alunos o que é um(a) “Storyteller”.

 

(se achar necessário, disponibilize a fala digitada de Chimamanda Adichie para os alunos).

 

 

 

 

 

2ª etapa:

Após toda uma discussão e preparo, trabalhe com os alunos as atividades sugeridas em anexo, com objetivo em analisar o conhecimento do aluno sobre a palestra e desenvolver o senso crítico do aluno sobre o tema.

 

·         (Sugere-se que trabalhe as questões na plataforma “Google forms”, para melhor aproveitamento do tempo de aula!)

 

·         Professor(a), fique à vontade para promover outras atividades acerca do vídeo!

 

 

 

ACTIVITIES

 

1)  Responda as questões de acordo com o vídeo: Chimamanda Adichie: o perigo de uma única história”.

a)   Quem é Chimamanda Adichie? Qual é sua história?

b)   Chimamanda Adichie diz que, quando criança, nos livros em que escrevia, “Todos os meus personagens eram brancos de olhos azuis. Eles brincavam na neve. Comiam maçãs. E eles falavam muito sobre o tempo, em como era maravilhoso o sol ter aparecido”? Explique essa fala:

c)    Qual era a ideia que a colega de quarto da escritora tinha da África? Por que?

d)   Como a palestrante reagiu ao visitar o México pela primeira vez? O que essa reação causou nela?

e)    Como se cria uma história única?

f)    Qual é o perigo da história única?

g)   Explique como a fala de Chimamanda Adichie se relaciona com a ideia de senso comum e a necessidade de se construir um olhar sociológico? 

 

2) Relacione as seguintes frases:

a)    Todos os meus personagens eram brancos de olhos azuis.

b)   Eu não sabia que pessoas como eu podiam existir na literatura.

c)    Ela sentiu pena de mim antes mesmo de ter me visto.

d)   Mostre um povo como uma coisa repetidamente, e será o que ele se tornará. 

e)    Eu tive uma infância muito feliz, cheia de risos e amor, em uma família muito unida.

f)     Um dos meus amigos mais próximos morreu num acidente aéreo porque nossos caminhões de bombeiros não tinham água.

g)    O problema com estereótipos não é que eles sejam mentira, mas que eles sejam incompletos.

h)   A consequência de uma única história é que ela rouba das pessoas sua dignidade.

i)     Histórias podem também ser usadas para capacitar e humanizar.

j)     Quando nós rejeitamos uma única história, quando percebemos que nunca há apenas uma história sobre nenhum lugar, nós reconquistamos um tipo de paraíso.

 

(    ) I didn't know that people like me could exist in literature.

(    ) The problem with stereotypes is not that they are lies, but that they are incomplete.

(    ) I Stories can also be used to empower and humanize.

(    ) She felt sorry for me before she even saw me.

(    ) Show people as one thing over and over again, and that is what they will become.

(    ) The consequence of a single story is that it robs people of their dignity.

(    ) All my characters were white with blue eyes.

(    ) I had a very happy childhood, full of laughter and love, in a close-knit family.

(    ) When we reject a single story, when we realize that there is never just one story about any place, we regain a kind of paradise.

(    ) One of my closest friends died in an air accident because our fire trucks had no water.

 

 


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