SEQUÊNCIA DIDÁTICA 30/06 A 09/07

 

 

S E Q U Ê N C I A       D I D Á T I C A          -         L Í N G U A       I N G L E S A

 

 

               ANO:                                           PERÍODO:    30 / 06  a  09  / 07 / 2020                                    Nº DE AULAS:  02

 

 

E I X O

 

 

U N I D A D E   T E M Á T I C A

 

 

Oralidade / Escrita

 

Interação discursiva

 

 

O B J E T O S   D E   C O N H E C I ME N T O

 

 

Colors (Cores)

Cardinal Numbers [Números Cardinais (0 a 10)]

 

E T A P A S       D A       A U L A   /   M E T O D O L O G I A

 

 

1ª aula: Nesta aula faremos algumas atividades com cores para melhor fixação do vocabulário e prática da pronúncia.

 

1. Complete a cruzadinha em INGLÊS.

1. azul

2. amarelo

3. rosa

4. laranja

5. preto

6. vermelho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


2. Pinte os desenhos apenas com as cores abaixo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


3. Match the columns (Relacione as colunas)

a) The banana is   (   )  black

b) The apple is      (   ) green

c) The orange is    (   )  yellow

d) The pear is        (   ) orange

e) The cat is           (   ) red

 

 

4. Pinte com as cores indicadas e ligue-as

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5. Localize na horizontal e vertical as cores abaixo                 6. Let’s color.

e pinte cada palavra da cor correspondente.

O seu caça palavras vai ficar muito colorido

 

RED, GREEN, BLUE, YELLOW, BROWN, BLACK,

      WHITE, GRAY, PINK, PURPLE, ORANGE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2ª aula:  Falar da importância dos números no nosso dia a dia.

Ex: Quantos alunos há na sala? Quantos professores há na escola? Quantos anos você tem? Quantas pessoas há na sua família? Qual a quantidade de meninos e meninas na sala de aula? Perguntar para os alunos se eles conhecem algum número em inglês. Sugiro que seja trabalhado um vídeo ou slides dos números em inglês de 0 a 10, inicialmente, para que eles se familiarizem com a pronúncia. Vamos praticar bem a escrita e a pronúncia para que fique bem assimilado.

 

Sugestão de vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=HZ88iKnwARE

                                    https://www.youtube.com/watch?v=p8lSh1ZUWSM

                                    https://www.youtube.com/watch?v=b02Ojls1O14

                                    https://www.youtube.com/watch?v=pzmB0GoEKkA

 

 

 

 

 

Cardinal Numbers (Números Cardinais)

0 – Zero

1 – One

2 – Two

3 – Three

4 – Four

5 – Five

6 – Six

7 – Seven

8 – Eight

9 – Nine

10 – Ten

Atividade

 

1. Read the number word. Color the number you read. (Leia o número. Pinte o número que você leu.)

 

 

SIX

 

9

6

3

 

TWO

 

2

8

4

 

FIVE

 

7

2

5

 

THREE

 

8

5

3

 

SEVEN

 

3

7

5

 

NINE

 

9

2

8

 

ONE

 

9

1

6

 

FOUR

 

6

7

4

 

EIGHT

 

2

8

1

 

2. Write the numbers that comes before and after. (Escreva os números que vem antes e depois)

a) _____­­­­______, eight, ___________

b) ___________, two, __________

c) ___________, four, __________

d) __________, seven, __________

e) __________, nine, __________

 

3. Choose the correct answer. (Escolha a resposta correta)

 

Ten

a) 9

b) 10

c) 6

 

Five

a) 8

b) 4

c) 5

 

Four

a) 4

b) 3

c) 1

 

Six

a) 6

b) 2

c) 7

 

One

a) 5

b) 2

c) 10

 

 

4. Put the letters in the correct order to get a number. (Coloque as letras em ordem correta para obter um número)

a) ensve - ________________

b) tow - _______________

c) gethi - _______________

d) ienn - ______________

e) eon -  _______________

f) ehret - _______________

g) ufro - _______________

i)  vife - _______________

 

Add three

   

Two

 

 

 

Six

 

 

 

One

 

 

 

Four

 

 

Subtract four

  

Eight

 

 

 

Ten

 

 

 

Four

 

 

 

Six

 

 

Subtract five

  

Seven

 

 

 

Six

 

 

 

Ten

 

 

 

Eight

 

 

5. Follow the rule. Read the rule at the top of each table. Fill in the missing number. (Siga a regra. Leia a regra na parte superior de cada tabela. Preencha o número que falta.)

Add two

  

Four

 

 

 

Eight

 

 

 

Seven

 

 

 

Three

 

 

 

                                       

                                                                                                                                         https://br.pinterest.com/pin/562316703458223052/

 

 

 

 

Match! Use the same color to match the numbers

 

https://br.pinterest.com/pin/348606827397153705/

 

 

 

 




 

S E Q U Ê N C I A       D I D Á T I C A          -         L Í N G U A       I N G L E S A

 

 

               ANO:                                           PERÍODO:    30 / 06  a  09  / 07 / 2020                                    Nº DE AULAS:  02

 

 

E I X O

 

 

U N I D A D E   T E M Á T I C A

 

 

Oralidade / Escrita

 

Interação discursiva

 

 

O B J E T O S   D E   C O N H E C I ME N T O

 

 

Membros da Família

Adjetivos

 

E T A P A S       D A       A U L A   /   M E T O D O L O G I A

 

 

1ª aula: Vamos usar essas atividades com Membros da Família, para reforçar a pronúncia e a escrita.    

 

 

1. Complete a cruzadinha com os Membros da Família, em inglês:

 

 

                                                                                                                                           https://br.pinterest.com/pin/210895195039804174/

 

2. Complete as frases, usando os Membros da Família em inglês que estão no quadro abaixo:

 mother          father        sister        brother

 


           

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


                                       https://viacarreira.com/atividades-de-ingles-para-imprimir/

 

 

 

 

3. Family Crossword

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


                                                                                          https://onlinecursosgratuitos.com/30-atividades-de-ingles-membros-da-familia-para-imprimir/

 

 

4. Complete as frases com os membros da família, de acordo com os parênteses.

                                                                                              https://onlinecursosgratuitos.com/30-atividades-de-ingles-membros-da-familia-para-imprimir/

 

 

 

 

 

 

5. Escolha a opção que melhor traduz os Membros da Família

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


6. Apresentar a árvore genealógica, e estimulá-los a fazer a árvore da família deles.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


2ª aula:  Apresentar os adjetivos, através de um vídeo.

Sugestão de vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=R7LoOMPNn20&t=34s

                                     https://www.youtube.com/watch?v=08IF53nV39I

                                     https://www.youtube.com/watch?v=R7LoOMPNn20&list=TLPQMjgwNjIwMjA4u9wJ0pXdxw&index=1

                                     https://www.youtube.com/watch?v=-ESKw4pGx08

 

Um adjetivo é uma palavra que dá nome a uma qualidade, ou que define ou limita um substantivo. Tem a mesma função dos adjetivos em português, mas funcionam de maneira um pouco diferente. Em inglês os adjetivos são invariáveis. Eles não têm masculino, feminino, singular ou plural. São sempre usados com a mesma forma em qualquer situação e sempre antecede o substantivo.

It is a tall tree; She is a pretty woman; My new car.

 

Alguns adjetivos. (Opposites).

Tall – alto........................Short – baixo

Big – grande....................Small – pequeno

Rich – rico.......................Poor – pobre

Long – longo...................Short – curto

Fat – gordo......................Thin – magro

Old – velho......................New – novo (coisas)

Old – velho......................Young – jovens (pessoas)

Good – bom ....................Bad – mau

Dirty – sujo......................Clean – limpo

Beautiful–bonito..............Ugly – feio

Wrong – errado ...............Right – certo

Cheap – barato ................Expensive - caro

 

Beautiful house = casa bonita...................... Beautiful houses = casas bonitas

Good boy = menino bom . .......................... Good boys = meninos bons

Bad man = homem mau .............................. Bad men = homens maus

 

Note: man (singular) ....................... men (plural) (irregular plural).

 

Exercises

1. Use the opposites of the underlined words.

a) My friend is very short . _____________________________

b) Your car is very dirty . ______________________________

c) Is your teacher old ? ________________________________

d) I am poor . ________________________________________

e) Are you short ? ____________________________________

f) Elizabeth is ugly . __________________________________

g) Your friend is fat . __________________________________

h) Henry is very young . _______________________________

                                                            https://brainly.com.br/tarefa/27204142

 

 

 

 

 

 

                                                             

 

                                           https://br.pinterest.com/pin/470555861070056428/

 

 

https://www.pinterest.it/pin/373024781633045523/

 

 

 

Read the text and answer.

 

Sandra is very beautiful, young, and successful. She’s a famous actress. She’s also very rich. Her house near the beach is big and beautiful, and her car is very expensive. Her fans love her. But is she happy?

Sandra says, “yeah, I’m young, rich, beautiful, and famous. People think rich people are happy. That’s not always true!

Sandra’s brother, Mike, is her manager. He says, “Sandra is only 18. She enjoys acting and entertaining people. But she’s not happy. She doesn’t like being famous.

It’s true,” Sandra says. “I’m never alone. Reporters are everywhere. Wherever I go, they’re there. They’re outside my house all the time! That’s so annoying!“.

 

Vocabulary

also - também          entertaining - entreter       

think - acha              only - apenas, só

says - diz, fala          always - sempre

yeah - sim, é             manager - empresário

true - verdade           never - nunca

enjoys - curte           everywhere - por toda

being - ser                                      parte

alone - sozinha        outside - lado de fora

there -lá                   annoying -irritante,

                                                 chato

1. De acordo com o texto

a) Sandra é jovem, rica e famosa.

b) Sandra acha que pessoas ricas   

    sempre são felizes.

c) Mike tem 18 anos.

d) Sandra está sempre sozinha.

 

2. Pode-se concluir no texto que:

a) pessoas bonitas são mais felizes;

b) pessoas ricas são mais felizes;

c) pessoas ricas nem sempre são felizes;

d) Sandra Rosa é uma pessoa feliz;

e) Sandra Rosa é bonita mas não é famosa.

 

3. A pessoa citada no texto é:

a) uma modelo;

b) uma bailarina;

c) uma atriz;

d) uma dançarina;

e) uma médica.

 

4. Sandra _____

a) tem muitos amigos.

b) gosta de ser famosa.

c) tem 16 anos.

d) não é feliz.

 

http://www.educacao.pe.gov.br/portal/upload/galeria/8591/07-INGLES_FUNDAMENTAL.pdf

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


                                                                                                                  https://br.pinterest.com/pin/420171840226155957/

 

 




 

S E Q U Ê N C I A       D I D Á T I C A          -         L Í N G U A       I N G L E S A

 

 

               ANO:                                           PERÍODO:    30 / 06  a  09 / 07 / 2020                                    Nº DE AULAS:  02

 

 

E I X O

 

 

U N I D A D E   T E M Á T I C A

 

 

Oralidade / Escrita

 

Interação discursiva

 

 

O B J E T O S   D E   C O N H E C I ME N T O

 

 

Places in the City (Lugares na cidade)

E T A P A S       D A       A U L A   /   M E T O D O L O G I A

 

 

 

1ª aula:   Iniciar a aula conversando sobre a cidade em que moramos: O que temos em nossa cidade? Quais são os lugares mais visitados? Em que lugares vocês costumam ir? O que tem perto da sua casa? O que temos perto da nossa escola? Que lugares não tem em nossa cidade que vocês gostariam que tivesse? Vocês sabem como falamos esses lugares em Inglês?

 

Apresentar os lugares da cidade através de vídeo ou slides.

 

Sugestão de vídeos : https://www.youtube.com/watch?v=1rtEKKW_-9E

                                      https://www.youtube.com/watch?v=zod9wgtgZl0

 

Places in the city

 

Supermarket – Supermercado

Bakery – Padaria

Bookstore – Livraria

Post Office – Correios

Airport – Aeroporto

Movies – Cinema

Church – Igreja

Park – Parque

School – Escola

Bank – Banco

Bus Stop - Ponto de ônibus

Hotel – Hotel

 

1. Choose the correct option

1. I need to read books and study, where should I go?

( ) library    ( ) church    ( ) bank    ( ) supermarket

 

2. Carla is a nurse. She works in a ______ .

( ) hospital    ( ) school    ( ) hotel

 

3. I need to buy some bread. where should I go?

( ) bank     ( ) airport    ( ) bakery

 

4. Jennifer is a waitress. She works in a ___ .

( ) restaurant    ( ) gym     ( ) church

 

5. I put my money in a ____ .

( ) post office    ( ) library    ( ) bank

 

 

 

 

 

 

 

6. I need to buy a book, where should I go?

( ) bakery   ( ) bookstore    ( ) zoo    ( ) library

 

7. I want to watch a film. Where should I go?

( ) movie theater    ( ) church    ( ) school

 

8. Some people go to ____ on Sundays.

( ) school    ( ) church    ( ) hospital

 

9. I want to go see many different animals. Where should I go?

( ) You should go to the zoo.

( ) You should go to the library.

 

 

2. Where do you:

read books? ( ) bookshop    ( ) park   ( ) library

have lunch? ( ) supermarket  ( ) restaurant  ( ) bank

buy some bread? ( ) bakery    ( ) school    ( ) church

buy food? ( ) bank    ( )  restaaurant    ( ) post office

see monuments? ( ) restaurant    ( ) bus stop    ( ) park

save money? ( ) hospital    ( ) park    ( ) bank

learn math, history or any subject? ( ) park    ( ) school

buy books? ( ) bookstore    ( ) bank    ( ) hotel  

 

 

3. Match the columns

a) You buy food        (   ) at a library

b) You have lessons  (   ) at a bus stop

c) You catch a bus     (   ) at a supermarket

d) You read books     (   ) at a school

 

 

 

4. Match the places to what you can do there.

 library        post office       school  

      bank        hospital        park

 

 

 

 

 


What you can do there

Places

post a letter

 

study

 

get money

 

play outside

 

see a doctor

 

get a book

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2ª aula:  

 

1.  Choose the best option

- Oh, hello! Where are you going?

* I’m going to the (supermarket / restaurant) to buy some cheese, some milk and some potatoes. And you?

- I’m going to the (library / hospital) to study English.

* Oh, I’m going with you to the (church / library) to help you, then to the (park  / post office) to do some exercise

   and then to the movies with my family this evening, to watch a new film.

- That’s a good film. I’m going to a (bookstore / restaurant) with my mom to have dinner.

* Ok, goodbye.

- Goodbye.

                                                               https://www.englishexercises.org/makeagame/viewgame.asp?id=2524#a

 

 

 

 

2. Read the text and answer.

 

My home town

 

            My home town was a big and beautiful city full of old houses and good restaurants. There was a church on the corner of

my house. Beside the church there was a supermarket.

On Main Street there were some shops: the bakery, the grocery, the drugstore and the butchery. There were also a lot of restaurants.

On Saturdays and Sundays the shops and the restaurants were full of people.

Vocabulary

big – grande                          corner - esquina        

also – também                       shop - loja              

new – novo                            a lot of – muitos          

full of - cheia de                    city - cidade

beside - ao lado                     main - principal       

some – alguns                       street - rua                     

old - velho                             Saturday - sábado

home town - cidade natal      also - também

shop - loja                              new - novo

 

1. De acordo com o texto,      

a) Os restaurantes estão sempre vazios.        

b) A cidade é pequena.            

c) Tem uma padaria entre o supermercado e a igreja. 

d) Do lado da igreja tem um supermercado.

 

2. A cidade _______ .

a) é bonita

b) só tem casas novas

c) não tem farmácias

d) fica próximo de uma praia famosa

 

3. Sublinhar no texto os lugares da cidade que aparecem. Copiar e colocar a tradução.

 

 

3. Choose the correct answer.

 

a) movie theater

b) hotel

c) school

a) hospital

b) park

c) library

a) bookstore

b) restaurant

c) drugstore

a) church

b) butchery

c) supermarket

a) school

b) bakery

c) church

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


https://br.pinterest.com/pin/442900944583490691/

 

 

 

 




 

S E Q U Ê N C I A       D I D Á T I C A          -         L Í N G U A       I N G L E S A

 

 

               ANO:                                           PERÍODO:    30 / 06  a  09 / 07 / 2020                                    Nº DE AULAS:  02

 

 

E I X O

 

 

U N I D A D E   T E M Á T I C A

 

 

Oralidade / Escrita

 

Interação discursiva

 

 

O B J E T O S   D E   C O N H E C I ME N T O

 

 

Food (alimento)

Contável e incontável

 

E T A P A S       D A       A U L A   /   M E T O D O L O G I A

 

 

1ª aula:   

 

1º momento: Conversar com os alunos sobre o que entendem por alimentação saudável e não saúdavel. Fazer um levantamento sobre os hábitos alimentares deles. É importante que os alunos percebam e analisem criticamente a qualidade de suas refeições diárias, verificando se as escolhas estão em alimentos saudáveis ou alimentos industrializados e de rápido preparo.

                        

2º momento: Apresentação e discussão: texto ou vídeo (Muito além do peso – oficial https://www.youtube.com/watch?v=8UGe5GiHCT4) – É um documentário feito para informar, provocar reflexão e promover mudanças. É um relato sobre a indústria de junk food.

                                    Questões propostas para discussão do vídeo: 

                                     O que escolher: alimentação saudável ou fast food?

                                     Qual alimentação é mais atraente?

                                     Por que as crianças não sabem identificar o que é um mamão, um pimentão, uma manga?

                                     Relacione publicidade e consumo de junk food.

                                     Consequências de uma alimentação fast food para o corpo humano.

                                     Verificar se os alunos sabem a composição dos produtos industrializados que consomem e se o

                                     consideram saudável.

 

                                     OU o  Vídeo:  Healthy Food Vs Junk Food Song (https://www.youtube.com/watch?v=fE8lezHs19s),

                                     Discutir sobre quais alimentos apresentados fazem bem e quais são nocivos à saude.

 

3º momento:  Perguntar qual tipo de alimentos eles mais gostam (What kind of food do you like?) ou mais consomem (What kind of food do you eat?) e se eles costumam ler os rótulos dos alimentos que consomem, falar que quanto mais ingredientes tiver na composição, menos saudável é o alimento. Alertá-los para importância de ler rótulos antes de consumir alimentos industrializados. Um dos objetivos dessa leitura, é que os alunos percebam que as reflexões abordadas no texto transformam os rótulos em meios para decidirmos se o consumo de determinados alimentos são saudáveis ou não, para nossa própria saúde. Falar da  importância de se ter uma alimentação saudável.

            Vídeo: Os 7 alimentos que mais tem açúcar no mundo - https://www.youtube.com/watch?v=iNvowpnq-9M

 

 

Fuel for you body

Your body is a wonderful machine, but you have to consume the right kind of “fuel” to make it work well.

To be healthy, it is important to choose healthy food (grilled meat / poultry / fish / dairy products, vegetables, fruits, juices) and avoid junk food (fried meat / sweets / fast foods / soda / chips). It is very important to drink lots of water.

Now you know what is good to eat and drink. Put the right fuel into your body!

Vocabulary

fuel – alimento    right – certo       make – fazer     juice – suco        food – alimento    eat – comer        know – sabe        dairy – derivados do leite      sweet – doce     body – corpo

kind – tipo          work – funcionar,   avoid – evitar   chips – salgadinho   put – coloque       fish – alimento    vegetable – verduras   grilled meat – carne grelhada    now – agora

                                     

 

 

 

 

 


                        Answers

a) T        b) F      c) T      d) F      e) T

 

                        Mark T for true or F for false.

                        a. (    ) If you eat healthy food, yur body works well.

                        b. (    ) Your body needs junk food.

                        c. (    )  You have to drink lots of water to be healthy.

                        d. (    ) Soda is good for your health.

                        e. (    ) If you consume the right fuel, you have good health.

 

 

 

1. Escreva (H) para “healthy” e (J) para “junk”              2. Match the columns. (Relacione as colunas)

    (    ) Coke       (    )  Ice cream                                      a) popcorn     (    )  leite

    (    ) Fruit        (    )  Green salad                                  b) ice cream   (    )  salada

    (    ) Pizza       (    )  Popcorn                                        c) salad          (    )  suco

    (    ) Milk        (    )  Vegetables                                   d) milk           (    )  pipoca

    (    ) Juice       (    )  French fries                                   e) juice          (    )  sorvete

 

 

2ª aula:     

Vídeos com substantivos contáveis e incontáveis:   https://www.youtube.com/watch?v=q8rcsJ6a7Xk

                                                                                           https://www.youtube.com/watch?v=vZ-GgSq1ae8

 

Countable and Uncountable Nouns (Contávéis e Incontáveis)

            Countable nouns (substantivos contáveis) são aqueles que têm singular e plural. Por exemplo, cat (gato), cats (gatos), table (mesa), tables (mesas), book (livro), books (livros), newspaper (jornal), newspapers (jornais), pen (caneta), pens (canetas), etc.

Uncountable nouns (substantivos incontáveis) é o nome que damos paras as coisas que não contamos; ou seja, elas só existem no singular. Alguns exemplos são: water (água), coffee (café), milk (leite), sugar (açúcar), cheese (queijo), rice (arroz), butter (manteiga), oxygen (oxigênio), wine (vinho), beer (cerveja), luck (sorte), salt (sal), money (dinheiro) e outros mais.

            Esses substantivos são considerados incontáveis, pois não costumamos dizê-los ou escrevê-los no plural. Ou seja, não é comum dizermos “two waters” (duas águas), “three waters” (três águas), “four waters” (quatro águas), “five waters” (cinco águas), etc.

 

Cuidado com os seguintes substantivos, considerados incontáveis em inglês:

- chocolate (o que se contam são as barras de chocolate);

- money (o que se contam são os dólares, os ienes, etc.);

- bread (o que se contam são as fatias [slices] ou as unidades [loaves] de pão);

- time (o que se contam são as horas, os minutos, os dias, etc.);

- milk (o que se contam são os litros de leite).

 

EXERCISES

1. Write C for countable

    and U for uncountable:

(   ) time

(   ) meat

(   ) flour

(   ) books

(   ) butter

(   ) rice

(   ) apples

(   ) tea

(   ) sugar

(   ) pencils

(   ) oil

(   ) games

(   ) milk

(   ) bread

(   ) cars

(   ) tomatoes

(   ) milk

(   ) bread

(   ) cars

(   ) tomatoes

(   ) friends

(   ) houses

(   ) honey

(   ) chairs

(   ) fingers

(  ) cheese                                                                                                         https://br.pinterest.com/pin/442900944583490691/

(  ) carrots

 

                                                                                    

 

 

 

A. Escolha a alternativa correta

1. Marque a alternativa em que todos os substantivos são contáveis.

a) money, teacher, water, pencil

b) orange juice, book, car, beans

c) book, girl, banana, friends

d) butter, rice, tea, sugar

 

2. Marque a alternativa em que todos os substantivos são incontáveis.

a) time, sugar, water, money

b) apple, students, desks, school

c) milk, children, beer, house

d) potato, pizza, bread, pen

          

 

 

 

 

 

 

 


                                                                     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

https://br.pinterest.com/pin/553309504200798291/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário