SEQUÊNCIA DIDÁTICA 24/08 A 04/09

 

 

S E Q U Ê N C I A       D I D Á T I C A          -         L Í N G U A       I N G L E S A

 

 

               ANO:                                           PERÍODO:  25 / 08  a  04 / 09 / 2020                                    Nº DE AULAS:  03

 

 

E I X O

 

 

U N I D A D E   T E M Á T I C A

 

 

Oralidade / Leitura / Escrita / Conhecimentos Linguísticos

 

Interação discursiva / Estudo do léxico / Gramática

 

 

O B J E T O S   D E   C O N H E C I ME N T O

 

 

Pronome pessoal sujeito – Plural

 

H A B I L I D A D E S

 

 

(EF06LI19) Identificar e fazer uso adequado dos pronomes pessoais sujeito e das relações de coesão gramatical que ajudam a estabelecer nos vários gêneros textuais orais e escritos.

 

C O M P E T Ê N C I A S     E S P E C Í F I C A S

 

 

Identificar o lugar de si e o do outro em um mundo plurilíngue e multicultural, refletindo, criticamente, sobre como a aprendizagem da língua inglesa contribui para a inserção dos sujeitos no mundo globalizado, inclusive no que concerne ao mundo do trabalho.

 

 

C O M P E T Ê N C I A S     S O C I O E M O C I O N A I S

 

Empatia, Ética, Resiliência, Estabilidade emocional, Autoconhecimento, Confiança, Responsabilidade, Autonomia, Criatividade

 

E T A P A S       D A       A U L A   /   M E T O D O L O G I A

 

 

1ª aula:   Estudamos até agora os pronomes pessoais sujeito no singular (I, YOU, HE, SHE e IT), agora vamos estudá-los no plural. Lembra que os pronomes pessoais sujeito servem para substituir o nome de alguém (ou alguma coisa) numa frase. Vamos lá!

                No plural nós temos os pronomes pessoais sujeito YOU, WE e THEY. Veja no quadro abaixo suas respectivas traduções.

Pronomes Pessoais Sujeito

(Personal Pronouns)

PLURAL

TRADUÇÃO

You

Nós

We

Vós / Vocês

They

Eles / Elas

 

          

 

 

 

 

 

 

 

 

Vamos aplicá-los em frases para que você possa compreender melhor.

They have three daughters. (Eles têm três filhas.)

They are dentists. (Eles/elas são dentistas.)

You are lawyers. (Vocês são advogados/advogadas.)

We have three sisters. (Nós temos três irmãs.)

My cousin and my sister are students. They are students.  (Meu primo e minha irmã são estudantes. Eles são estudantes.)

José and Sara have three cats. They have three cats. (José e Sara têm três gatos. Eles têm três gatos)

 

 

 

Vale lembrar que empregamos you não só no singular como também no plural. Só sabemos se o you é singular ou plural, no contexto da conversa, da frase em que you está sendo empregado.

Ex.: You are a great doctor.  (Você é um grande médico.)

        You are good dentists.  (Vocês são bons dentistas.)

 

 

Sugestão de vídeos:   https://www.youtube.com/watch?v=ZY3U25QMxS8

                                      https://www.youtube.com/watch?v=FNmuogi6Nt0

                                      https://www.youtube.com/watch?v=N78bqyATlLo

                                      https://www.youtube.com/watch?v=PqazvC1IBX8

                                      https://www.youtube.com/watch?v=i296bT8y2S4

                                      https://www.youtube.com/watch?time_continue=181&v=QHea-riGHl0&feature=emb_logo

                                  https://www.youtube.com/watch?v=GYX4JlSeI9g  -  SONG

                                     https://www.youtube.com/watch?v=9BmvvC9qe2s&ab_channel=TeacherHam   (NNOOVVOO)  SONG

 

2ª e  3ª aula:   Agora que já estudamos pronomes pessoais sujeito no plural, vamos praticar fazendo algumas atividades.

 

EXERCISES

1) Complete as frases com o pronome pessoal sujeito em inglês adequado:

a) ______ are playing. (Eles)

b) ______ are good players. (Nós)

c) Do _______ clean the car? (Vocês)

d) ________ want chocolate. (Nós)

 

2) Substitua os sujeitos das frases pelos pronomes que melhor se encaixam: You, We, They

a) Chris and Pietro study together every Friday.  ____________

b) Have Billy and you already traveled to Canada? __________

c) Paul and I will move out to another country. ________

d) The girls study English because _____ want to live in USA.   _________

 

3) Preste atenção nos pronomes destacados e selecione a opção correta que o substituiria em inglês.

1. Amanda e Bruno estudam italiano porque eles querem visitar Roma. 

a) She       

b) He             

c) They

 

2. Nós compramos uma casa perto da praia.

a) They

b) We

c) You

 

3. Eles/elas estão felizes.

a) You

b) They

c) It

 

4. Vocês tem que me ajudar.

a) It

b) You

c) We

 

 

 

4) Rewrite the sentences below with the correct pronouns. Don’t forget to begin each sentence with a capital letter. (Reescreva as frases abaixo com os pronomes pessoais corretos. Não esqueça de começar cada frase com letra maiúscula)

a) Kate and Ben played soccer.  ________________________________

b) Jairo put on glasses. ________________________________________

c) My cat has a very long tail. ___________________________________

d) The apples are in the basket. _________________________________

e) Maria and I are good friends. ________________________________

f) Carine is at school. _________________________________________

 

 

5) Use one of the pronouns in the word bank to replace the words given. (Use um dos pronomes do banco de palavras para substituir as palavras dadas)

HE      THEY      IT      SHE      WE

 


a) My sister      ________

b) The car         ________

c) Paulo            ________

d) My bike       ________

e) João and I    ________

 

 

6) Encontre os personal pronouns no caça palavras abaixo e complete a tabela ao lado.

 

PERSONAL PRONOUNS

 

SINGULAR

 

PLURAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7) Qual pronome pessoal deve ser utilizado em cada uma das imagens abaixo? (It, He, They ou She?)

a)                                       b)                           c)                            d)                                e)                                    

 

 

 

          ___________                 ________              ________               __________                  _________

 

 

 

 

 

8) Leia o texto e substitua os sujeitos grifados por pronomes pessoais sujeito correspondentes.

 

Hi, my name is Mark and I am a student. My father is an engineer and my mother is an architect. My grandpa is a doctor, and my grandma is a housewife. My sister Jane is a teacher, and my friends Tom and Alfred are astronauts. My neighbor Angelo is from Italy, he is a Italian reporter. His girlfriend is a dentist and she is beautiful.

 

Hi, my name is Mark and I am a student. _____ is an engineer and _____ is an architect. ____ is a doctor, and ____ is a housewife. ____ is a teacher, and _____ are astronauts. ____ is from Italy, he is a Italian reporter. ____is a dentist and she is beautiful.

 

 

 

9) Substitute the words in bold for he, she, it, we, or they to complete the sentences.

 

     Example: Lara is a student. She is 18 years old.

 

a) The dog is black and white.  ___ is black and white.

b) Juca is at school.  _____ isn’t at home.

c) Mateus and I are happy.  _____ are playing soccer.

d) Norma and Carol are good friends.  _____ are at the beach.

e) Juliana is a good girl. ____ is a good girl.

 

 

 

 

 

 

R E C U R S O S

 

slides, vídeo

 

 



 

S E Q U Ê N C I A       D I D Á T I C A          -         L Í N G U A       I N G L E S A

 

 

              ANO:                                       PERÍODO:  24 / 08  a  04 / 09 / 2020                                Nº DE AULAS:  03

 

 

E I X O

 

 

U N I D A D E   T E M Á T I C A

 

 

Oralidade / Leitura / Escrita / Conhecimentos Linguísticos

 

Interação discursiva / Estudo do léxico / Gramática

 

 

O B J E T O S   D E   C O N H E C I ME N T O

 

 

Passado Verbo to be - forma negativa

H A B I L I D A D E S

 

 

(EF07LI19) Utilizar o passado simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade.

 

C O M P E T Ê N C I A S     E S P E C Í F I C A S

 

 

Utilizar novas tecnologias, com novas linguagens e modos de interação, para pesquisar, selecionar, compartilhar, posicionar-se e produzir sentidos em práticas de letramento na língua inglesa, de forma ética, crítica e responsável.

 

C O M P E T Ê N C I A S     S O C I O E M O C I O N A I S

 

Empatia, Ética, Resiliência, Estabilidade emocional, Autoconhecimento, Confiança, Responsabilidade, Autonomia, Criatividade

 

E T A P A S       D A       A U L A   /   M E T O D O L O G I A

 

 

1ª aula:  Nas aulas anteriores estudamos o verbo to be no passado na forma afirmativa. Agora, dando continuidade, vamos aprender sobre o verbo to be no passado na forma negativa, que é muito fácil. A regra é simples: basta “colocar” um NOT

logo depois do verbo. Na forma negativa o verbo to be pode ser contraído com o not.  

 

Examples: They were not good students. They weren’t good students. (Eles não eram bons alunos.)

                   Mary was not the main actress.  Mary wasn’t the main actress. (Mary não era a atriz principal.)

                   I was not at home. I wasn’t at home. (Eu não estava em casa.)

                   You were not happy. You weren’t happy. (Você não estava feliz.)

                   João was not my teacher. João wasn’t my teacher. (João não era mey professor.)

 

VERB TO BE SIMPLE PAST TENSE

AFFIRMATIVE

NEGATIVE

CONTRACTED

I was

I was not

I wasn't

You were

You were not

You weren't

He was

He was not

He wasn't

She was

She was not

She wasn't

It was

It was not

It wasn't

We were

We were not

We weren't

You were

You were not

You weren't

They were

They were not

They weren't

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sugestão de Vídeos:  https://www.youtube.com/watch?v=Hmf14X9hZns  (Forma negativa  -  3:32 min até 4: 23 min)

                                           https://www.youtube.com/watch?v=7VM11B-Iws8   (Forma  negativa - 5 min até 5:58 min )

                                             https://www.youtube.com/watch?v=JiHiqCUrBRg   (Forma negativa  - a partir de5:18 min)

 

2ª aula:  Agora vamos colocar em prática tudo que você aprendeu de verbo to be no passado na forma negativa.

 

A C T I V I T I E S

 

1) Choose the correct option to complete the sentences below: (Escolha a opção correta para completar as frases abaixo)

 

1 - The money _____ on the desk last week.

a) isn’t
b) wasn’t
c) weren’t

 

2 - We _____ together last night.

a) aren’t
b) weren’t
c) wasn’t

 

3 - I _____ the one who told him the truth.

a) didn’t
b) wasn’t
c) weren’t

 

4 - It _____ not a good idea to skip class.

a) was
b) were
c) did

 

5 - We ______ not happy about his behaviour.

a) did
b) were
c) was

 

6 - My daughter’s teachers _____ not involved in her learning development.

a) did
b) were
c) was

 

7 - He _____ short and had black hair.

a) aren’t
b) wasn’t
c) didn’t

 

8 - She _____ 20 years old when she moved to Orlando.

a) isn’t
b) wasn’t
c) weren’t

 

 

 

 

2) Neste exercício você vai praticar as contrações. Você deverá escrever no espaço em branco as contrações adequadas:

a) I was not                                                  c) She was not                                             e) He was not  

 

 

 

 

b) They were not                                         d) We were not                                            f) You were not   

 

 

 

 

3) Complete as lacunas abaixo com wasn’t ou weren’t.

a) I ______ born in the USA.

b) Jack and Bob  ______ good friends.

c) Mary  ______ very happy.

d) Ryan ______ so cool.

e) John ______ at Jack’s house.

f) Vinicius and Marcus ______ sick two weeks ago.

 

3ª aula: Vamos continuar exercitando. Agora com interpretação de um diálogo.

 

1) Read the dialogue.

 

a) Complete the dialogue below using the past tense of the verb to be (was, wasn’t, were, weren’t)

 

Where were you yesterday?

Marta:     Hi, Paula. Where were you yesterday?

                You ___________ (negativa) at home.

Paula:     No, I _____________ (negativa).  I __________ at the movies.

Claúdio:  Alone?

Paula:     No. Pedro ___________ with me. We ___________ together.

Claúdio:  I see… And the movie, was it good?

Paula:     Oh yes, it __________. Terrific.

Marta:     What was it about?

Paula:     Hmm. Try and guess.

Claúdio:  Was it a love story?

Paula:     No, it _________ (negativa).  It _________ about animals. You know me.

Marta:     Those movies are always the same.

Paula:     No, the animals in this movie __________ different. 

                They _____________ in a park on an island....

Claúdio:  I know! Jurassic Park! A great movie, directed by Steven Spielberg. It’s about

                 a scientific experiment with dinosaurs. But they escape and the park never…

Marta:     Stop it. Claúdio! I want to see that movie!

 

 

b) Mark T (true) or F (false), according to the dialogue.

    (      ) The movie was a love story.

    (      ) It was about animals.

    (      ) The animals in the movie were very common.

    (      ) The animals were in a park.

    (      ) The park was on an island.

    (      ) In Paula’s opinion, the movie was terrible.

 

 

 

2) Underline the correct answer.

            Kayla and Lily ( was / were ) virtual friends, but now they are real friends. Kayla ( was / were ) born in Canada and Lily ( were / was ) born in Spain. Although they lived in different countries they chatted almost every day. So, when they (was / were ) on their winter break, they decided to meet each other in Rio de Janeiro. The trip ( were / was ) amazing! The weather was excellent, the hotel ( were / was ) comfortable and it ( wasn’t / weren’t ) far from the beach. In fact, it ( was / were ) very close to the marvelous beach of Copacabana. The restaurants ( were  / was ) great and the food was delicious. The beaches

( weren’t / wasn’t ) very crowded.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                               

 

 




 

S E Q U Ê N C I A       D I D Á T I C A          -         L Í N G U A       I N G L E S A

 

 

               ANO:                                     PERÍODO:   24 / 08   a  04 / 09 / 2020                               Nº DE AULAS:  03

 

 

E I X O

 

 

U N I D A D E   T E M Á T I C A

 

 

Oralidade / Leitura / Escrita / Conhecimentos Linguísticos

 

Interação discursiva / Estudo do léxico / Gramática

 

 

O B J E T O S   D E   C O N H E C I ME N T O

 

 

Futuro com will – Formas afirmativa e negativa

 

H A B I L I D A D E S

 

 

(EF08LI14) Utilizar formas verbais do futuro para descrever planos e expectativas e fazer previsões.

 

C O M P E T Ê N C I A S     E S P E C Í F I C A S

 

 

Utilizar novas tecnologias, com novas linguagens e modos de interação, para pesquisar, selecionar, compartilhar, posicionar-se e produzir sentidos em práticas de letramento na língua inglesa, de forma ética, crítica e responsável.

 

C O M P E T Ê N C I A S     S O C I O E M O C I O N A I S

 

Empatia, Ética, Resiliência, Estabilidade emocional, Autoconhecimento, Confiança, Responsabilidade, Autonomia, Criatividade

 

E T A P A S       D A       A U L A   /   M E T O D O L O G I A

 

 

 

1ª aula:  Agora que estudamos alguns verbos de ação, começaremos hoje a estudar o futuro em inglês.   O Simple Future é formado pelo auxiliar will e pelo verbo principal no infinitivo, sem a partícula to. O Simple Future, possui apenas uma forma para todas as pessoas sem exceção. Veremos primeiro na forma afirmativa.

 

FORMA AFIRMATIVA:

I will wait for you in front of the College. (Esperarei por você na frente da faculdade.)

They will help us when they have a time. (Eles nos ajudarão quando tiverem tempo.)

She will only be at home next month. (Ela só estará em casa no mês que vem.)

 

Sugestão de vídeos:   https://www.youtube.com/watch?v=xtJoGi9G5OU – só afirmativa

                                    https://www.youtube.com/watch?v=96w-GqF7F_8

                                       https://www.youtube.com/watch?v=xbP1PkSN4a8

                                       https://www.youtube.com/watch?v=cB8yFXOp72M

 

AFFIRMATIVE  FORM

 

CONJUGAÇÃO

 

 FORMA CONTRAÍDA

 

I will work

I’ll work

You will work

You’ll work

He will work

He’ll work

She will work

She’ll work

It will work

It’ll work

We will work

We’ll work

You will work

You’ll work

They will work

They’ll work

 

 

 

2ª aula: Atividade para melhor fixação.

 

EXERCISES

 

1. Complete with the correct form of the future with WILL.  (Complete com a forma correta do futuro com WILL)

a) I _____________________________ the museum tomorrow. (visit)

b) My sister ______________________ next Sunday. (work)

c) You ________________________ to New York next month. (travel)

d) Mary ______________________ to the park tonight. (go)

e) They ________________________ the house. (clean)

 

2. Read the text below. Fill in the blanks with the verb in the future tense. (Leia o texto abaixo. Preencha os espaços com o verbo no futuro) 

 

Greg and Kate _____ (travel) to San Francisco next Friday. They _____ (spend) the Christmas holidays with Keven and Betsy.  Uncle Paul _____ (take) them to the airport. Their flight is at eight o’clock. They _____ (have) a lot of fun there.  

 

Vocabulary

holiday - feriado

flight - voo

fun - diversão

spend - passar 

take - levar

 

Mark T (true) or F (false).  [Marque T (verdadeiro) ou F (falso)]

(    ) Greg and Kate will travel next Thursday.

(    ) They’ll go to San Francisco.

(    ) They will spend Christmas holidays.

(    ) Their flight  is at 8:30.

(    ) They will go to the airport  on foot.

(    ) Uncle Paul will take Greg and Kate to the airport.

 

 

 

3ª aula:   Para se formar frases negativas no Simple Future, basta acrescentar a partícula de negação not depois do verbo auxiliar will. Há duas possibilidades de contração na forma negativa entre o verbo auxiliar will e a partícula de negação not: sujeito + ‘ll + not ou sujeito + won’t (will + not).

 

AFIRMATIVA

NEGATIVA

Conjugação

Conjugação

Forma Contraída

I will work

I will not work 

I’ll not/ I won’t work

You will work

You will not work

You’ll not / You won’t work

He will work

He will not work

He’ll not / He won’t work

She will work

It will not work

It’ll not work / It won’t work

It will work

She will not work

She’ll not work / She won’t work

We will work

We will not work

We’ll not work / We won’t work

You will work

You will not work

We’ll not work / We won’t work

They will work

They will not work

They’ll not work / They won’t work

 

 

 

 

FORMA NEGATIVA:

Rachel won't come. (Raquel não virá.)

I think it will not rain in the day of your marriage. (Acho que não choverá no dia do seu casamento.)

He won't go with us. (Ele não irá conosco.)

I will not celebrate my birthday next year, (Não comemorarei meu aniversário no ano que vem.)

 

ACTIVITIES

1. Choose the correct answer.

A. Qual é a alternativa que completa corretamente a frase “I ______________ free time tomorrow” no Simple Future?

a) will to have.

b) have will.

c) will have.

d) have.

 

B. Complete a frase “The stores ___________ early this afternoon” com o verbo no Simple Future e depois marque a alternativa correta.

a) will closing.

b) will closes.

c) will closed.

d) will close.

 

C. Qual é a forma negativa da frase “Paul will paint the house”?

a) Paul not will paint the house.

b) Paul won’t paint the house.

c) Paul not will painted the house.

d) Paul won’t painted the house.

 

 

 

2. Read the text and fill in the blanks using the verbs in parentheses using the future tense.

My plans for the future


                I _______ (work) in a big city and I ______ (be) rich. I ______ (have) a happy life and I ____ (have) a beautiful wife – my wife _______ (have) six children. My children ______ (love) me and I ______ (love) my children. I won’t have serious problems and I _____ (feel-negativa) down every day. I _____ (work) from Monday to Saturday - on Sundays, I _____(work-negativa). My wife ____ (help) me and I _____ (help) her. We _____ (be) more than husband and wife: we _____ (be) best friends. I _____ (have) a great job and I ____ (love) my job. My family _____ (be) a very special family and we _____ (love) each other. In our family, there _____ (be) peace, love, faith, dedication, respect and sincerity. This is my dream.

 

Vocabulary

rich: rico 
wife: esposa 
serious: sério 
feel down: sentir-se triste
too: também 
more than: mais do que 
best: melhores 
job: trabalho, emprego 

each other: um ao outro 
there will be: vai haver 
faith: fé 
this: este 
dream: sonho 
her: ela, a ela

 

Mark T for True or F for False (Verdadeiro ou Falso)
(  ) Allan Jones will not have a happy life.
(  ) Allan Jones won’t have children.
(  ) Allan Jones will feel down every day.
(  ) Allan Jones will have a very good wife.

(  ) Allan Jones will have faith.
(  ) Allan Jones will love his job, his wife and his children.

 

 

 

 

 

ONE DAY

One day I will go to Brazil. I will visit the North and the South. I will eat typical food, like “feijoada” and “acarajé”. I will talk to the people. I will make new friends. I will dance Brazilian music, like “Samba” and “Axé”. Yesterday I watched a programme on TV about Brazil. It is a beautiful place, I will love this country located in South America. I will see wonderful beaches and I will learn Portuguese.

 

Vocabulary

a = um, uma

and = e

beautiful = lindo, lindas

Brazilian = brasileira

dance = dançar

day = dia

eat = comer

food = comida, alimento

friends = amigos

go = ir

I = eu

in = em

is = é

it = ele

located = localizado

love = amar

music = música

new = novos

north = norte

on = em

one = um

Portuguese = português

programme = programa

see = ver

south = sul

talk = conversar

the = o, a, os, as

to = para, com

this = este

typical = típica

visit = visitar

watched = assisti, vi

yesterday = ontem

 

A) Combine as colunas adequadamente com base no significado das palavras:

( 1 ) about              (  ) pessoas

( 2 ) beaches          (  ) aprender

( 3 ) country           (  ) sobre, a respeito

( 4 ) eat                   (  ) como, tais como

( 5 ) learn               (  ) fazer

( 6 ) like                  (  ) lugar

( 7 ) make               (  ) maravilhoso

( 8 ) people            (  ) país

( 9 ) place               (  ) praias

( 10 ) wonderful    (  ) comer

 

B) De acordo com o texto, escreva certo (C) ou errado (E) em cada frase abaixo:

1. (  ) O Brasil é localizado no continente sul-americano.

2. (  ) Samba e axé são músicas típicas do Brasil.

3. (  ) Feijoada e acarajé são comidas típicas do sul do Brasil.

 

C) De acordo com o texto, escreva certo (C) ou errado (E) em cada frase abaixo:

1. (  ) Brazilian typical music is only “Samba”.

2. (  ) Portuguese is not Brazil official language.

3. (  ) Brazil is beautiful country.

 

D) Responda em português segundo o texto:

Quais são as comidas típicas brasileiras citadas?

 

E) Responda em inglês segundo o texto:

What will the author see in Brazil?

 

 

 




 

S E Q U Ê N C I A       D I D Á T I C A          -         L Í N G U A       I N G L E S A

 

 

              ANO:                                        PERÍODO:  24 / 08   a  04 / 09 / 2020                                Nº DE AULAS:  03

 

 

E I X O

 

 

U N I D A D E   T E M Á T I C A

 

 

Oralidade / Escrita / Conhecimentos Linguísticos

 

Interação discursiva / Estudo do léxico / Gramática

 

 

O B J E T O S   D E   C O N H E C I ME N T O

 

 

Estrangeirismo

 

H A B I L I D A D E S

 

 

(EF09LI17) Debater sobre a expansão da língua inglesa pelo mundo, em função do processo de colonização nas Américas, África, Ásia e Oceania.

(EF09LP12) Identificar estrangeirismos, caracterizando-os segundo a conservação, ou não, de sua forma gráfica de origem, avaliando a pertinência, ou não, de seu uso.

 

C O M P E T Ê N C I A S     E S P E C Í F I C A S

 

 

Comunicar-se na língua inglesa, por meio do uso variado de linguagens em mídias impressas ou digitais, reconhecendo-a como ferramenta de acesso ao conhecimento, de ampliação das perspectivas e de possibilidades para a compreensão dos valores e interesses de outras culturas e para o exercício do protagonismo social.

 

 

C O M P E T Ê N C I A S     S O C I O E M O C I O N A I S

 

Empatia, Ética, Resiliência, Estabilidade emocional, Autoconhecimento, Confiança, Responsabilidade, Autonomia, Criatividade

 

E T A P A S       D A       A U L A   /   M E T O D O L O G I A

 

 

1ª aula:   Vamos começar falando sobre a proposta da aula que é identificar as marcas da influência estrangeira na nossa fala.  Perguntar para os alunos se eles reconhecem alguma influência estrangeira (ou elemento de outras culturas) dentro da nossa cultura brasileira, que são comuns no nosso dia a dia.

Dizer pra eles que uma das influências estrangeiras acontece na língua, por meio de estrangeirismos (dar alguns exemplos como: site, lockdown, shampoo, fast food, etc).

 

Vídeos sugeridos:  https://www.youtube.com/watch?v=A1vyYWmpl9w   

                              https://www.youtube.com/watch?v=GVl_Q3OZE7E

Veja abaixo dois títulos de reportagens retirados da internet:

1) Brasileiros em quarentena pedem delivery até três vezes por semana, diz pesquisa

2) Coronavírus: clínica fará teste por drive-thru em shopping de BH

Observe que as palavras destacadas em itálico se originam da língua inglesa, com suas definições a seguir:

Delivery - Sistema de entrega em domicílio; ação de entregar, de levar compras até o endereço indicado por quem as comprou.

Exemplo: rede de restaurantes com delivery de comida.

Drive-thru - Serviço de vendas de produtos, normalmente alimentos fast food, que permite ao cliente comprar o produto sem sair do carro. É uma variação da expressão “drive-through” (com semelhante pronúncia) com significado literal de “através do carro”.

 

 

 

Estrangeirismo/Anglicismo - Esse é o nome dado à introdução de um termo ou expressão de origem inglesa em outra língua. Muitas vezes, as palavras são adotadas do inglês e seguem a grafia e pronúncia originais.

 

Leia as frases abaixo e confira a aplicação de alguns termos, comprovando o uso de palavras do inglês em nosso cotidiano e o quanto nossa cultura é influenciada:

 

a) Fiz um check-up essa semana e o médico me indicou um tratamento a laser para tirar essas manchas causadas pelo stress.

 

b) Sexta-feira passada eu comi um hamburger em um fast-food com refrigerante diet. No sábado, fiz hot-dog com muito ketchup para levar ao picnic de domingo.

 

c) O time de futebol da escola fez um gol de penalty que decidiu a partida.

 

d) Eu cliquei no link para fazer um download e, sem querer, deletei o conteúdo da home page.

 

e) Na última semana estava entediado em casa e resolvi ir ao shopping center fazer compras, pois várias lojas estavam com placas de 50% off.

 

Abaixo, está uma lista contendo vários outros exemplos para confirmar como o inglês está mais presente no nosso dia a dia do que imaginamos.

 

 

Palavras adotadas no português: Air bag;  Check in;  Check-up;  Cookie;  Cupcake;  Enter;  Fast-food;  Flash;  Freezer; Gospel;  Internet;  Jazz;  Ketchup;  Kit;  Know-how;  Milk-shake;  Moto-boy;  Motocross;  Mouse;  Okay;  Play;  Pub; Ranking;  Rap;  Remix;  Show;  Site;  Skate;  Slogan;  Stereo;  Delivery;  Diet;  Drag queen;  Short;  Stop;  Hit;  Home page; Hot-dog;  Rock;  Performance;  Laser;  Light;  Link;  Shopping center;  Outdoor;  Trailer;  Online.

 

Há casos em que os termos passam por adaptações para ficarem mais condizentes com o português, ou seja, são termos “aportuguesados”.

Palavras aportuguesadas:  Basket – basquete;   Beef – bife;   Black-out – blecaute;   Cartoon – cartum;   Clip – clipe;   Cocktail – coquetel;   Delete – deletar;   Detective – detetive;   Snob – esnobe;   Volley – vôlei;   Film – filme;   Flirt – flerte; Football – futebol;   Goal – gol;   Golf – golfe;   Handball – handebol;   Knock-out – nocaute;   Layout – leiaute;   Moccasin – mocassim;   Pancake – panqueca;   Penalty – pênalti;   Picnic – piquenique;   Poker – pôquer;   Pudding – pudim;   Sandwich – sanduíche;   Shampoo – xampu;   Stand – estande;   Stress – estresse;   Surf – surfe;   Tennis – tênis;   Whisky – uísque

 

2ª aula:  Vamos exercitar:

1. Elabore  07 frases em português utilizando estrangeirismos, inspirando-se nos exemplos dados.

Exemplo: Hoje no coffee break quero tomar um milk shake e depois ir ao shopping.

                 Preciso comprar um mouse novo para meu computador.

 

 

2. Procure à sua volta por mais palavras de origem inglesa incorporadas ao nosso cotidiano. Podem estar relacionadas à informática, música, esportes, comércio ou qualquer outro ramo.

 

 

 

 

 

 

3ª aula: Apresentar para os alunos a música “Samba do Approach”.  Esclarecer que a música é em português, mas, existem na letra algumas palavras em inglês. Reforçar que algumas palavras não são da língua inglesa (savoir-fair e, noveau-riche). Pontuar os estrangeirismos que aparecem.    https://www.youtube.com/watch?v=6LWzaFLAxuk

                                                                              https://www.youtube.com/watch?v=8Bkd-YATYL0

 

                                      1) O que você percebe de diferente na letra dessa música?
                                      2) Em quais línguas algumas palavras foram escritas?
                                      3) Qual a intenção do compositor ao usar outros idiomas?

                                      4) Marque no texto todas as palavras estrangeiras.
                                      5) Você conhece o significado delas e a qual idioma cada uma pertence?
                                      6) Qual o nome utilizado para esse tipo de uso de linguagem?

 

https://www.youtube.com/watch?v=dF7RCT1y7lE

 

Samba do Approach
Zeca Baleeiro

Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat

Eu tenho savoir-faire
Meu temperamento é light
Minha casa é hi-tech
Toda hora rola um insight
Já fui fã do Jethro Tull
Hoje me amarro no Slash
Minha vida agora é cool
Meu passado é que foi trash

Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat

Fica ligada no link
Que eu vou confessar, my love
Depois do décimo drink
Só um bom e velho Engov
Eu tirei o meu Green Card
E fui pra Miami Beach
Posso não ser pop star
Mas já sou um noveau riche


Eu tenho sex-appeal
Saca só meu background
Veloz como Damon Hill
Tenaz como Fittipaldi
Não dispenso um happy end
Quero jogar no dream team
De dia um macho man
E de noite drag queen

 

 

 

 

 

 



brunch - refeição que se toma quando se acorda tarde
approach – aproximação.
lunch - almoço
ferryboat - balsa, barco de passagem
savoir-faire - habilidade, esperteza
light - suave (neste sentido da música)
hi-tech - alta tecnologia
insight - discernimento, esclarecimento
jethro tull - uma banda de rock progressivo
cool - legal
trash - coisa sem valor, refugo, escória, pessoa sem valor
love - amor
drink - bebida
green card - visto americano
noveau riche - novo rico

sex-appeal - atraente do ponto de vista sexual
background - fundo, segundo plano, fundamento
happy end - final feliz
dream team - seleção americana de basquete
drag queen - homem que se veste de mulher

 

 

Atividade: Incentive os alunos a comporem uma música usando estrangeirismos. Deixe-os escolherem o ritmo.

Peça que componham a música em casa e que na aula seguinte eles deverão apresentar suas produções. Reforce que não há necessidade de instrumentos musicais.

 

Observação: Esclareça que será necessário a cópia escrita do que eles produzirem.

 

 

 

4º aula: Durante esta aula os alunos deverão apresentar suas composições.

Explique aos alunos que eles deverão, após suas apresentações, responder a perguntas como:
                                       What are the words you used in your song?



 

              

 

 

                                                                                                                                                           

 

 

                                                          

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário