S E Q U Ê N C I A D I D Á T I C A - L
Í N G U A I N G L E S A |
|||||||||||||||||||||||||
ANO: 6º PERÍODO: 25 / 08 a 04
/ 09 / 2020 Nº DE AULAS: 03 |
|||||||||||||||||||||||||
E
I X O |
U
N I D A D E T E M Á T I C A |
||||||||||||||||||||||||
Oralidade
/ Leitura / Escrita / Conhecimentos Linguísticos |
Interação discursiva / Estudo do léxico / Gramática |
||||||||||||||||||||||||
O B J E T O S
D E C O N H E C I ME N T O |
|||||||||||||||||||||||||
Pronome pessoal sujeito – Plural |
|||||||||||||||||||||||||
H A B I L I D A D E S |
|||||||||||||||||||||||||
(EF06LI19) Identificar e fazer uso adequado dos pronomes
pessoais sujeito e das relações de coesão gramatical que ajudam a estabelecer
nos vários gêneros textuais orais e escritos. |
|||||||||||||||||||||||||
C O M P E T Ê N C I A S E S P E C Í F I C A S |
|||||||||||||||||||||||||
Identificar o lugar de si e o
do outro em um mundo plurilíngue e multicultural, refletindo, criticamente,
sobre como a aprendizagem da língua inglesa contribui para a inserção dos
sujeitos no mundo globalizado, inclusive no que concerne ao mundo do
trabalho. |
|||||||||||||||||||||||||
C O M P E T Ê N C I A S S O C I O E M O C I O N A I S |
|||||||||||||||||||||||||
Empatia, Ética, Resiliência,
Estabilidade emocional, Autoconhecimento, Confiança, Responsabilidade,
Autonomia, Criatividade |
|||||||||||||||||||||||||
E T A P A S
D A A U L A
/ M E T O D O L O G I A |
|||||||||||||||||||||||||
1ª aula:
Estudamos até agora os pronomes pessoais
sujeito no singular (I, YOU, HE, SHE e IT), agora vamos estudá-los no plural.
Lembra que os pronomes pessoais sujeito servem para substituir o nome de
alguém (ou alguma coisa) numa frase. Vamos lá! No plural nós temos os
pronomes pessoais sujeito YOU, WE e THEY. Veja no quadro
abaixo suas respectivas traduções.
Vamos aplicá-los em frases para que você
possa compreender melhor. They have three
daughters. (Eles têm três filhas.) They are dentists. (Eles/elas são dentistas.) You are lawyers. (Vocês são
advogados/advogadas.) We have three
sisters. (Nós temos três irmãs.) My cousin
and my sister are students. They are
students. (Meu primo e minha irmã são estudantes. Eles são estudantes.) José and
Sara have three cats. They have three cats. (José e Sara têm três gatos. Eles
têm três gatos) Vale lembrar que empregamos you não só no singular
como também no plural. Só sabemos se o you é singular ou plural, no contexto da
conversa, da frase em que you está
sendo empregado. Ex.: You are
a great doctor. (Você é um
grande médico.) You are good dentists. (Vocês são bons dentistas.) Sugestão de
vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=ZY3U25QMxS8 https://www.youtube.com/watch?v=FNmuogi6Nt0 https://www.youtube.com/watch?v=N78bqyATlLo https://www.youtube.com/watch?v=PqazvC1IBX8 https://www.youtube.com/watch?v=i296bT8y2S4 https://www.youtube.com/watch?time_continue=181&v=QHea-riGHl0&feature=emb_logo https://www.youtube.com/watch?v=GYX4JlSeI9g - SONG https://www.youtube.com/watch?v=9BmvvC9qe2s&ab_channel=TeacherHam (NNOOVVOO)
SONG 2ª e 3ª aula:
Agora que já estudamos
pronomes pessoais sujeito no plural, vamos praticar fazendo algumas
atividades. EXERCISES 1) Complete as frases com o pronome pessoal sujeito em
inglês adequado:
a) ______ are playing. (Eles) b) ______ are good
players. (Nós) c) Do _______ clean
the car? (Vocês) d) ________ want
chocolate. (Nós) 2) Substitua os sujeitos das frases pelos pronomes que
melhor se encaixam: You, We, They
a) Chris
and Pietro study together every Friday. ____________ b) Have Billy
and you already traveled to Canada? __________ c) Paul
and I will move out to another country. ________
d) The girls study English because _____ want
to live in USA. _________ 3) Preste atenção nos pronomes destacados e selecione a
opção correta que o substituiria em inglês.
1. Amanda e Bruno estudam italiano porque eles querem
visitar Roma. a) She b) He c) They 2. Nós compramos uma
casa perto da praia. a) They b) We c) You 3. Eles/elas estão
felizes. a) You b) They c) It 4. Vocês tem que me
ajudar. a) It b) You c) We 4) Rewrite the sentences below with the
correct pronouns. Don’t forget to begin each sentence with a capital letter.
(Reescreva as frases abaixo com os pronomes pessoais corretos. Não esqueça de
começar cada frase com letra maiúscula) a) Kate
and Ben played soccer.
________________________________ b) Jairo
put on glasses. ________________________________________ c) My cat
has a very long tail. ___________________________________ d) The
apples are in the basket. _________________________________ e) Maria
and I are good friends. ________________________________ f) Carine
is at school. _________________________________________ 5) Use one of
the pronouns in the word bank to replace the words given. (Use um dos
pronomes do banco de palavras para substituir as palavras dadas) HE
THEY IT SHE WE a) My sister ________ b) The car ________ c) Paulo ________ d) My bike ________ e) João and I ________
7) Qual pronome
pessoal deve ser utilizado em cada uma das imagens abaixo? (It, He, They ou
She?) ___________ ________ ________ __________ _________ 8) Leia
o texto e substitua os sujeitos grifados por pronomes
pessoais sujeito correspondentes. Hi, my name is Mark and I am a student. My father
is an engineer and my mother is an architect. My grandpa is a
doctor, and my grandma is a housewife. My sister Jane is a
teacher, and my friends Tom and Alfred are astronauts. My neighbor
Angelo is from Italy, he is a Italian reporter. His girlfriend is
a dentist and she is beautiful. Hi, my name is Mark and I am a
student. _____ is an engineer and _____ is an architect. ____
is a doctor, and ____ is a housewife. ____ is a teacher, and _____
are astronauts. ____ is from Italy, he is a Italian reporter. ____is
a dentist and she is beautiful. 9) Substitute the words in bold for he, she, it, we, or they to complete the sentences. Example:
Lara is a student. She is
18 years old. a)
The dog is black and white. ___
is black and white. b)
Juca is at school. _____ isn’t
at home. c)
Mateus and I are happy. _____
are playing soccer. d)
Norma and Carol are good friends.
_____ are at the beach. e)
Juliana is a good girl. ____ is a good girl. |
|||||||||||||||||||||||||
R E C U R S O S |
|||||||||||||||||||||||||
slides,
vídeo |
S E Q U Ê N C I A D I D Á T I C A - L
Í N G U A I N G L E S A ANO: 7º PERÍODO: 24 / 08 a 04 / 09 / 2020 Nº
DE AULAS: 03 E
I X O U
N I D A D E T E M Á T I C A Oralidade
/ Leitura / Escrita / Conhecimentos Linguísticos Interação discursiva / Estudo do léxico / Gramática O B J E T O S
D E C O N H E C I ME N T O Passado Verbo to be - forma negativa H A B I L I D A D E S (EF07LI19) Utilizar o passado
simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando
relações de sequência e causalidade. C O M P E T Ê N C I A S E S P E C Í F I C A S Utilizar novas tecnologias, com novas linguagens
e modos de interação, para pesquisar, selecionar, compartilhar, posicionar-se
e produzir sentidos em práticas de letramento na língua inglesa, de forma
ética, crítica e responsável. C O M P E T Ê N C I A S S O C I O E M O C I O N A I S Empatia, Ética, Resiliência,
Estabilidade emocional, Autoconhecimento, Confiança, Responsabilidade,
Autonomia, Criatividade E T A P A S
D A A U L A
/ M E T O D O L O G I A 1ª
aula: Nas aulas anteriores estudamos o verbo to be
no passado na forma afirmativa. Agora, dando
continuidade, vamos aprender sobre o verbo to be no passado na forma negativa,
que é muito fácil. A regra é simples: basta “colocar” um NOT logo depois do verbo. Na forma negativa o verbo to be pode
ser contraído com o not. Examples: They were
not good students. They weren’t good students. (Eles não
eram bons alunos.) Mary was not the main actress. Mary wasn’t the main actress. (Mary não
era a atriz principal.) I was
not at home. I wasn’t at home. (Eu não estava
em casa.) You
were not happy. You weren’t happy. (Você não estava feliz.) João was not my
teacher. João wasn’t my teacher. (João não era mey professor.) VERB TO BE
SIMPLE PAST TENSE AFFIRMATIVE NEGATIVE CONTRACTED I was I was not I wasn't You were You were not You weren't He was He was not He wasn't She was She was not She wasn't It was It was not It wasn't We were We were not We weren't You were You were not You weren't They were They were not They weren't Sugestão de
Vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=Hmf14X9hZns (Forma negativa
- 3:32 min até 4: 23 min) https://www.youtube.com/watch?v=7VM11B-Iws8
(Forma
negativa - 5 min até 5:58 min ) https://www.youtube.com/watch?v=JiHiqCUrBRg (Forma negativa - a
partir de5:18 min) 2ª
aula:
Agora vamos colocar em prática tudo que você aprendeu de verbo to be no
passado na forma negativa. A C T I V I T I E S 1) Choose the
correct option to complete the sentences below: (Escolha a opção
correta para completar as frases abaixo) 1 - The money
_____ on the desk last week. a) isn’t 2 - We _____
together last night. a) aren’t 3 - I _____ the
one who told him the truth. a) didn’t 4 - It _____ not
a good idea to skip class. a) was 5 - We ______
not happy about his behaviour. a) did 6 - My
daughter’s teachers _____ not involved in her learning development. a) did 7 - He _____
short and had black hair. a) aren’t 8 - She _____ 20
years old when she moved to Orlando. a) isn’t a) I was not
c) She was not
e) He was not 3) Complete as lacunas abaixo com
wasn’t ou weren’t. a) I ______ born
in the USA. b) Jack and
Bob ______ good friends. c) Mary
______ very happy. d)
Ryan ______ so cool. e)
John ______ at Jack’s house. f) Vinicius and
Marcus ______ sick two weeks ago. 3ª aula: Vamos continuar
exercitando. Agora com interpretação de um diálogo. 1) Read the
dialogue. a) Complete the dialogue below using the past tense of the verb to be (was, wasn’t, were, weren’t) Where were you yesterday? Marta: Hi,
Paula. Where were you yesterday? You ___________ (negativa) at home. Paula: No, I
_____________ (negativa). I
__________ at the movies. Claúdio: Alone? Paula: No.
Pedro ___________ with me. We ___________ together. Claúdio: I see… And
the movie, was it good? Paula: Oh yes,
it __________. Terrific. Marta: What was
it about? Paula: Hmm. Try
and guess. Claúdio: Was it a
love story? Paula: No, it
_________ (negativa). It
_________ about animals. You know me. Marta: Those
movies are always the same. Paula: No, the
animals in this movie __________ different.
They _____________ in a park on an
island.... Claúdio: I know!
Jurassic Park! A great movie, directed by Steven Spielberg. It’s about a scientific experiment with dinosaurs. But
they escape and the park never… Marta: Stop it.
Claúdio! I want to see that movie! b) Mark T (true) or F (false), according to the dialogue. (
) The movie was a love story. (
) It was about animals. ( ) The animals in the movie were very
common. (
) The animals were in a park. (
) The park was on an island. (
) In Paula’s opinion, the movie was terrible. 2) Underline the correct answer. Kayla
and Lily ( was / were ) virtual friends, but now they are real
friends. Kayla ( was / were )
born in Canada and Lily ( were / was ) born in Spain. Although they
lived in different countries they chatted almost every day. So, when they (was
/ were ) on their winter
break, they decided to meet each other in Rio de Janeiro. The trip ( were
/ was ) amazing! The weather was excellent, the hotel ( were / was ) comfortable and it ( wasn’t / weren’t ) far from
the beach. In fact, it ( was /
were ) very close to the marvelous beach of Copacabana. The restaurants (
were / was ) great and the food was
delicious. The beaches ( weren’t
/ wasn’t ) very crowded.
b) wasn’t
c) weren’t
b) weren’t
c) wasn’t
b) wasn’t
c) weren’t
b) were
c) did
b) were
c) was
b) were
c) was
b) wasn’t
c) didn’t
b) wasn’t
c) weren’t
S E Q U Ê N C I A D I D Á T I C A - L
Í N G U A I N G L E S A ANO: 8º PERÍODO:
24 / 08 a 04
/ 09 / 2020 Nº
DE AULAS: 03 E
I X O U
N I D A D E T E M Á T I C A Oralidade
/ Leitura / Escrita / Conhecimentos Linguísticos Interação discursiva / Estudo do léxico / Gramática O B J E T O S
D E C O N H E C I ME N T O Futuro com will – Formas afirmativa e
negativa H A B I L I D A D E S (EF08LI14)
Utilizar formas verbais do futuro para descrever planos e expectativas e
fazer previsões. C O M P E T Ê N C I A S E S P E C Í F I C A S Utilizar novas tecnologias, com novas linguagens
e modos de interação, para pesquisar, selecionar, compartilhar, posicionar-se
e produzir sentidos em práticas de letramento na língua inglesa, de forma
ética, crítica e responsável. C O M P E T Ê N C I A S S O C I O E M O C I O N A I S Empatia, Ética, Resiliência,
Estabilidade emocional, Autoconhecimento, Confiança, Responsabilidade,
Autonomia, Criatividade E T A P A S
D A A U L A
/ M E T O D O L O G I A 1ª aula: Agora que estudamos alguns verbos de ação,
começaremos hoje a estudar o futuro em inglês. O Simple Future é formado pelo auxiliar will e pelo verbo principal no
infinitivo, sem a partícula to. O Simple Future, possui apenas uma forma para
todas as pessoas sem exceção. Veremos primeiro na forma afirmativa. FORMA AFIRMATIVA: I will
wait for you in front of the College. (Esperarei por você na frente da
faculdade.) They will
help us when they have a time. (Eles nos ajudarão quando tiverem tempo.) She will only
be at home next month. (Ela só estará em casa no mês que vem.) Sugestão de vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=xtJoGi9G5OU
– só afirmativa https://www.youtube.com/watch?v=96w-GqF7F_8 https://www.youtube.com/watch?v=xbP1PkSN4a8 https://www.youtube.com/watch?v=cB8yFXOp72M AFFIRMATIVE FORM CONJUGAÇÃO FORMA CONTRAÍDA I will work I’ll work You
will
work You’ll work He
will
work He’ll work She
will
work She’ll work It
will
work It’ll work We
will
work We’ll work You
will
work You’ll work They
will
work They’ll work 2ª aula: Atividade para melhor
fixação. EXERCISES 1. Complete with
the correct form of the future with WILL. (Complete com a forma correta do futuro com
WILL) a) I _____________________________ the
museum tomorrow. (visit) b) My sister ______________________ next
Sunday. (work) c) You ________________________ to New
York next month. (travel) d) Mary ______________________ to the
park tonight. (go) e) They ________________________ the
house. (clean) 2. Read the text
below. Fill in the blanks with the verb in the future tense. (Leia o texto
abaixo. Preencha os espaços com o verbo no futuro) Greg and Kate _____
(travel) to San Francisco next Friday. They _____ (spend) the
Christmas holidays with Keven and Betsy.
Uncle Paul _____ (take) them to the airport. Their flight is at
eight o’clock. They _____ (have) a lot of fun there. Vocabulary holiday - feriado flight - voo fun - diversão spend - passar take - levar Mark T (true) or F
(false). [Marque T (verdadeiro) ou F
(falso)] (
) Greg and Kate will travel next Thursday. (
) They’ll go to San Francisco. (
) They will spend Christmas holidays. (
) Their flight is at 8:30. (
) They will go to the airport
on foot. (
) Uncle Paul will take Greg and Kate to the airport. 3ª aula:
Para se formar frases negativas no
Simple Future, basta acrescentar a partícula de negação not depois do verbo auxiliar will. Há duas possibilidades de contração na forma
negativa entre o verbo auxiliar will e a partícula de negação not: sujeito + ‘ll + not ou sujeito + won’t (will + not). AFIRMATIVA NEGATIVA Conjugação Conjugação Forma Contraída I will work I will not work I’ll not/ I won’t
work You
will
work You
will not work You’ll not / You won’t
work He
will
work He
will not work He’ll not /
He won’t work She
will
work It
will not work It’ll not work / It won’t work It
will
work She
will not work She’ll not work / She won’t work We
will
work We
will not work We’ll not work
/ We won’t work You
will
work You
will not work We’ll not work
/ We won’t work They
will
work They
will not work They’ll not work / They won’t work FORMA NEGATIVA: Rachel won't
come. (Raquel não virá.) I think it will
not rain in the day of your marriage. (Acho que não choverá no dia do seu
casamento.) He won't
go with us. (Ele não irá conosco.) I will
not celebrate my birthday next year, (Não comemorarei meu aniversário no
ano que vem.) ACTIVITIES 1. Choose the correct answer. A. Qual é a
alternativa que completa corretamente a frase “I ______________ free time
tomorrow” no Simple Future? a) will to have. b) have will. c) will have. d) have. B. Complete a
frase “The stores ___________ early this afternoon” com o verbo no Simple
Future e depois marque a alternativa correta. a) will closing. b) will closes. c) will closed. d) will close. C. Qual é a forma
negativa da frase “Paul will paint the house”? a) Paul not will paint the house. b) Paul won’t paint the house. c) Paul not will painted the house. d) Paul won’t painted the house. 2. Read the text and fill in the blanks using the verbs in
parentheses using the future tense. My plans for
the future Vocabulary rich:
rico each
other: um ao outro Mark T
for True or F for False (Verdadeiro ou Falso) ( ) Allan Jones will have faith. ONE DAY One day I will
go to Brazil. I will visit the North and the South. I will eat typical food,
like “feijoada” and “acarajé”. I will talk to the people. I will make new
friends. I will dance Brazilian music, like “Samba” and “Axé”. Yesterday I
watched a programme on TV about Brazil. It is a beautiful place, I will love
this country located in South America. I will see wonderful beaches and I
will learn Portuguese. Vocabulary a = um, uma and = e beautiful = lindo, lindas Brazilian = brasileira dance = dançar day = dia eat = comer food = comida, alimento friends = amigos go = ir I = eu in = em is = é it = ele located = localizado love = amar music = música new = novos north = norte on = em one = um Portuguese = português programme = programa see = ver south = sul talk = conversar the = o, a, os, as to = para, com this = este typical = típica visit = visitar watched = assisti, vi yesterday = ontem A) Combine as
colunas adequadamente com base no significado das palavras: ( 1 ) about ( ) pessoas ( 2 ) beaches (
) aprender ( 3 ) country (
) sobre, a respeito ( 4 ) eat ( ) como, tais como ( 5 ) learn ( ) fazer ( 6 ) like ( ) lugar ( 7 ) make ( ) maravilhoso ( 8 ) people (
) país ( 9 ) place ( ) praias ( 10 ) wonderful (
) comer B) De acordo com
o texto, escreva certo (C) ou errado (E) em cada frase abaixo: 1. (
) O Brasil é localizado no continente sul-americano. 2. (
) Samba e axé são músicas típicas do Brasil. 3. (
) Feijoada e acarajé são comidas típicas do sul do Brasil. C) De acordo com
o texto, escreva certo (C) ou errado (E) em cada frase abaixo: 1. (
) Brazilian typical music is only “Samba”. 2. (
) Portuguese is not Brazil official language. 3. (
) Brazil is beautiful country. D) Responda em
português segundo o texto: Quais são as comidas típicas
brasileiras citadas? E) Responda em
inglês segundo o texto: What will the author see in Brazil?
I _______ (work) in a big city and I ______ (be)
rich. I ______ (have) a happy life and I ____ (have) a
beautiful wife – my wife _______ (have) six children. My children ______
(love) me and I ______ (love) my children. I won’t have serious
problems and I _____ (feel-negativa) down every day. I _____ (work)
from Monday to Saturday - on Sundays, I _____(work-negativa). My wife ____
(help) me and I _____ (help) her. We _____ (be) more
than husband and wife: we _____ (be) best friends. I _____ (have)
a great job and I ____ (love) my job. My family _____ (be) a
very special family and we _____ (love) each other. In our family,
there _____ (be) peace, love, faith, dedication, respect and
sincerity. This is my dream.
wife: esposa
serious: sério
feel down: sentir-se triste
too: também
more than: mais do que
best: melhores
job: trabalho, emprego
there will be: vai haver
faith: fé
this: este
dream: sonho
her: ela, a ela
( ) Allan Jones will not have a happy
life.
( ) Allan Jones won’t have children.
( ) Allan Jones will feel down every
day.
( ) Allan Jones will have a very good
wife.
( ) Allan Jones will love his job, his
wife and his children.
S E Q U Ê N C I A D I D Á T I C A - L
Í N G U A I N G L E S A ANO: 9º
PERÍODO:
24 / 08 a 04 / 09 / 2020 Nº
DE AULAS: 03 E
I X O U
N I D A D E T E M Á T I C A Oralidade
/ Escrita / Conhecimentos Linguísticos Interação discursiva / Estudo do léxico / Gramática O B J E T O S
D E C O N H E C I ME N T O Estrangeirismo
H A B I L I D A D E S (EF09LI17) Debater
sobre a expansão da língua inglesa pelo mundo, em função do processo de colonização
nas Américas, África, Ásia e Oceania. (EF09LP12) Identificar
estrangeirismos, caracterizando-os segundo a conservação, ou não, de sua
forma gráfica de origem, avaliando a pertinência, ou não, de seu uso. C O M P E T Ê N C I A S E S P E C Í F I C A S Comunicar-se na língua inglesa, por meio do uso variado de linguagens
em mídias impressas ou digitais, reconhecendo-a como ferramenta de acesso ao
conhecimento, de ampliação das perspectivas e de possibilidades para a compreensão
dos valores e interesses de outras culturas e para o exercício do
protagonismo social. C O M P E T Ê N C I A S S O C I O E M O C I O N A I S Empatia, Ética, Resiliência,
Estabilidade emocional, Autoconhecimento, Confiança, Responsabilidade,
Autonomia, Criatividade E T A P A S
D A A U L A
/ M E T O D O L O G I A 1ª aula: Vamos
começar falando sobre a proposta da aula que é
identificar as marcas da influência estrangeira na nossa fala. Perguntar para os alunos se
eles reconhecem alguma influência estrangeira (ou elemento de outras
culturas) dentro da nossa cultura brasileira, que são comuns no nosso dia a
dia. Vídeos sugeridos:
https://www.youtube.com/watch?v=A1vyYWmpl9w https://www.youtube.com/watch?v=GVl_Q3OZE7E Veja abaixo
dois títulos de reportagens retirados da internet: 1) Brasileiros em
quarentena pedem delivery até três vezes por semana, diz
pesquisa 2) Coronavírus:
clínica fará teste por drive-thru em shopping de
BH Observe que as
palavras destacadas em itálico se originam da língua inglesa, com suas
definições a seguir: Delivery - Sistema de
entrega em domicílio; ação de entregar, de levar compras até o endereço
indicado por quem as comprou. Exemplo: rede de
restaurantes com delivery de comida. Drive-thru - Serviço de
vendas de produtos, normalmente alimentos fast food, que permite ao cliente
comprar o produto sem sair do carro. É uma variação da expressão
“drive-through” (com semelhante pronúncia) com significado literal de
“através do carro”. Estrangeirismo/Anglicismo - Esse é o
nome dado à introdução de um termo ou expressão de origem inglesa em outra
língua. Muitas vezes, as palavras são adotadas do inglês e seguem a grafia e
pronúncia originais. Leia as frases
abaixo e confira a aplicação de alguns termos, comprovando o uso de palavras
do inglês em nosso cotidiano e o quanto nossa cultura é influenciada: a) Fiz um check-up
essa semana e o médico me indicou um tratamento a laser para
tirar essas manchas causadas pelo stress. b) Sexta-feira
passada eu comi um hamburger em um fast-food com
refrigerante diet. No sábado, fiz hot-dog com
muito ketchup para levar ao picnic de domingo. c) O time de
futebol da escola fez um gol de penalty que decidiu a partida. d) Eu cliquei no link
para fazer um download e, sem querer, deletei o
conteúdo da home page. e) Na última
semana estava entediado em casa e resolvi ir ao shopping center
fazer compras, pois várias lojas estavam com placas de 50% off.
Abaixo, está uma lista contendo vários outros exemplos
para confirmar como o inglês está mais presente no nosso dia a dia do que
imaginamos. Palavras adotadas no português:
Air bag; Check in; Check-up;
Cookie; Cupcake; Enter;
Fast-food; Flash; Freezer; Gospel; Internet;
Jazz; Ketchup; Kit;
Know-how; Milk-shake; Moto-boy;
Motocross; Mouse; Okay;
Play; Pub; Ranking; Rap;
Remix; Show; Site;
Skate; Slogan; Stereo;
Delivery; Diet; Drag queen;
Short; Stop; Hit;
Home page; Hot-dog; Rock; Performance; Laser;
Light; Link; Shopping center; Outdoor;
Trailer; Online. Há casos em que os termos passam por adaptações
para ficarem mais condizentes com o português, ou seja, são termos
“aportuguesados”. Palavras aportuguesadas: Basket – basquete; Beef – bife; Black-out – blecaute; Cartoon – cartum; Clip
– clipe; Cocktail – coquetel; Delete – deletar; Detective – detetive; Snob
– esnobe; Volley – vôlei; Film
– filme; Flirt – flerte; Football – futebol; Goal
– gol; Golf – golfe; Handball – handebol; Knock-out – nocaute; Layout – leiaute; Moccasin – mocassim; Pancake – panqueca; Penalty – pênalti; Picnic – piquenique; Poker – pôquer; Pudding – pudim; Sandwich – sanduíche; Shampoo – xampu; Stand – estande; Stress – estresse; Surf
– surfe; Tennis – tênis; Whisky – uísque 2ª aula:
Vamos exercitar: 1. Elabore 07 frases em português utilizando estrangeirismos,
inspirando-se nos exemplos dados. Exemplo: Hoje no coffee break quero tomar um milk shake
e depois ir ao shopping. Preciso comprar um mouse
novo para meu computador. 2. Procure à sua volta
por mais palavras de origem inglesa incorporadas ao nosso cotidiano. Podem
estar relacionadas à informática, música, esportes, comércio ou qualquer
outro ramo. 3ª aula:
Apresentar para os alunos a música “Samba do
Approach”. Esclarecer que a música é em
português, mas, existem na letra algumas palavras em inglês. Reforçar que
algumas palavras não são da língua inglesa (savoir-fair e, noveau-riche). Pontuar os estrangeirismos que aparecem. https://www.youtube.com/watch?v=6LWzaFLAxuk
https://www.youtube.com/watch?v=8Bkd-YATYL0 1) O
que você percebe de diferente na letra dessa música? https://www.youtube.com/watch?v=dF7RCT1y7lE Samba
do Approach Venha provar meu brunch brunch - refeição que se toma quando se acorda
tarde sex-appeal - atraente do ponto de vista sexual Atividade: Incentive
os alunos a comporem uma música usando estrangeirismos. Deixe-os escolherem o
ritmo. Peça que componham a música em casa e que na aula
seguinte eles deverão apresentar suas produções. Reforce que não há
necessidade de instrumentos musicais. Observação: Esclareça que será necessário a cópia
escrita do que eles produzirem. 4º aula: Durante esta aula os
alunos deverão apresentar suas composições. Explique aos alunos que eles deverão, após suas
apresentações, responder a perguntas como:
2) Em
quais línguas algumas palavras foram escritas?
3) Qual a intenção do compositor ao usar outros idiomas?
4)
Marque no texto todas as palavras estrangeiras.
5) Você
conhece o significado delas e a qual idioma cada uma pertence?
6) Qual o
nome utilizado para esse tipo de uso de linguagem?
Zeca Baleeiro
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat
Eu tenho savoir-faire
Meu temperamento é light
Minha casa é hi-tech
Toda hora rola um insight
Já fui fã do Jethro Tull
Hoje me amarro no Slash
Minha vida agora é cool
Meu passado é que foi trash
Venha
provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat
Fica
ligada no link
Que eu vou confessar, my love
Depois do décimo drink
Só um bom e velho Engov
Eu tirei o meu Green Card
E fui pra Miami Beach
Posso não ser pop star
Mas já sou um noveau riche
Eu tenho sex-appeal
Saca só meu background
Veloz como Damon Hill
Tenaz como Fittipaldi
Não dispenso um happy end
Quero jogar no dream team
De dia um macho man
E de noite drag queen
approach – aproximação.
lunch - almoço
ferryboat - balsa, barco de passagem
savoir-faire - habilidade, esperteza
light - suave (neste sentido da música)
hi-tech - alta tecnologia
insight - discernimento, esclarecimento
jethro tull - uma banda de rock progressivo
cool - legal
trash - coisa sem valor, refugo, escória, pessoa sem valor
love - amor
drink - bebida
green card - visto americano
noveau riche - novo rico
background - fundo, segundo plano, fundamento
happy end - final feliz
dream team - seleção americana de basquete
drag queen - homem que se veste de mulher
What are the words you used in your song?
Nenhum comentário:
Postar um comentário