S E Q U Ê N C I A D I D Á T I C A - L
Í N G U A I N G L E S A |
|
ANO: 8º PERÍODO: 16 a 27 / 11 / 2020 Nº DE AULAS: 04 |
|
E I X O |
U N I D A D E
T E M Á T I C A |
Oralidade
/ Leitura / Escrita / Conhecimentos Linguísticos |
Interação discursiva / Gramática |
O B J E T O S D E
C O N H E C I ME N T O |
|
Many,
Much – How many, How much |
|
H A B I L I D A D E S |
|
(EF08LI05IT) Conhecer e empregar os
substantivos contáveis e incontáveis. (EF08LI16) Utilizar, de modo inteligível,
corretamente, some, any, many, much. |
|
C O M P E T Ê N C I A S E S P E C Í F I C A S |
|
CELI04 Elaborar
repertórios linguístico-discursivos da língua inglesa usados em diferentes
países e por grupos sociais distintos dentro de um mesmo país, de modo a
reconhecer a diversidade linguística como direito e valorizar os usos
heterogêneos, híbridos e multimodais emergentes nas sociedades
contemporâneas. |
|
C O M P E T Ê N C I A S S O C I O E M O C I O N A I S |
|
Autonomia;
Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento para que cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
|
E T A P A S D A A U L A /
M E T O D O L O G I A |
|
1ª e 2ª aula Activities Choose the
correct alternative: 1. Which of the underlined
expression is used correctly? (Quais das expressões sublinhadas estão sendo
usadas corretamente) 2. Mark the alternative that complete correctly the sentences: (Marque a alternativa que completa
corretamente as frases) There are ________ dogs and cats for adoption if
you want one. I have _______ books. Do you want _______ water? I have so _________ love to give. a) many/many/ much/much b) many/ much/many/ many c) much/ many/ many/ much d) many/ many/many/ much e) much/ many/many/ much 3. Mark the incorrect option.
(Marque a opção incorreta) a) I need to buy many potatoes. b) Don' t waste so much money with me. c) They need many wine to the party. d) I'll give you so much love. e) Tell them I want many oranges. Trabalhar interpretação de texto. What can you see
in my city? You can see many things. There is
a plane flying over the town. There are many birds on a wire. There are many
houses, many buildings, trees, streets. There are many flowers in the middle
of the streets. There is a river near my city. The river has much water. On
Sunday the children like to swim and play soccer. the streets seem very
quiet. My little city is very beautiful. Vocabulary things
– coisas wire – fio de
eletricidade river – rio seem – parecer buildings – prédios,
edifícios middle – meio plane
– avião birds – pássaros over – acima quiet – calmo(a) town – cidade much –
muito (a) 1. Match the columns a) A plane (
) stay on wire. b) Birds (
) like to swim and play soccer. c) Children ( )
flies over the town. 2. Write (C) for correct or (I)
for incorrect ( ) Many birds. ( ) Many streets. ( ) Much flowers. ( ) Much water. 3. Match the answers to the questions. a) What
can we see in this city? ( )
They like to swim and play soccer. b) Where
is the plane flying? ( ) There are many flowers. c) What
is in the middle of the streets? ( ) Many things (plane, birds, houses, etc) d) What
do the children like to do on Sundays?
( ) The plane is flying over
the town. 3ª e 4ª aula Sugestão
de vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=urehttUgO3k https://www.youtube.com/watch?v=7JgLT-KinR0
How much e How many são
expressões em inglês usadas para fazer questionamentos, isto é, são
usadas para a construção de frases interrogativas. A palavra “how” é uma
“question word”. Contudo, “how” acompanhando de “much” ou “many” assume
propósitos distintos. Vamos compreender: Como usar “how many”? How many é utilizado para expressar questões relacionadas
aos substantivos (nouns) em inglês que podem ser contados, isto é, usado para
coisas que podem ser quantificadas. Além disso, determina os “countable
nouns”, os substantivos contáveis. Geralmente é utilizado para substantivos
concretos, como objetos e animais e está relacionado ao plural dos
substantivos em inglês (plural nouns). Exemplos: • How many books are on the
table? / Quantos livros estão na mesa? • How many pens do you have? /
Quantos canetas você tem? •
How many cars are there on this
avenue? / Quantas carros há nesta avenida? • How many friends do you have? /
Quantos amigos você tem? Observação: perceba que todos os substantivos citados acima
estão no plural. Além disso, how many pode ser usado para o feminino
quanto para o masculino. Como usar “how much”? How much é utilizado para questionamentos relacionados aos substantivos
incontáveis, isto é, usado para coisas que não podem ser quantificadas.
Determina os “uncountables nouns”, os substantivos incontáveis. Geralmente
são usados para líquidos e substantivos abstratos, como sentimentos e
sensações. Além disso, how much está relacionado aos substantivos que estão
no singular. Veja alguns exemplos. Exemplos: •
How much do you love me? / O
quanto você me ama? •
How much coffee did you drink
today? / Quanto café você bebeu hoje? • How much water do I have to
drink in a day? / Quanta água eu tenho que beber em um dia? • How much is the soda? / Quanto
é o refrigerante? OBSERVAÇÃO: perceba que os substantivos citados acima estão
no singular. Além disso, assim como o how many, how much também não é
alterado quanto ao gênero (feminino ou masculino). OBSERVAÇÃO: a expressão how much também
significa quanto custa. Exercises 1.Complete as
frases com many ou much. a) How ___________
dogs do you have? e) How
___________ water do you need? b) How ___________
times did I say no? f) How
___________ time in jail could he face? c) How ___________
pieces of information do you need?
g) How ___________ sheets of paper are there? d) How ___________money
is there in your bank account?
h) How ___________ dollars did you spend last night? 4.
Choose How many or How much a)
________________ cheese do you buy? b)
_________________ books are there in your bag? c) _________________
films did Tom see last week d)
_________________ money do you spend every week? e)
_________________ friends does Linda have? f)
_________________ sugar do we need? g)
_________________ tomatoes are there in the fridge? h)
_________________ meat are you going to buy? i)
__________________ milk did you drink yesterday? j)
__________________ apples do you see? Choose the correct alternative: 1. Which alternative can complete
the sentence correctly ? Fonte:
https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-ingles/exercicios-sobre-much-many.htm |
S E Q U Ê N C I A D I D Á T I C A - L
Í N G U A I N G L E S A ANO: 9º PERÍODO: 16 a 27 / 11 / 2020 Nº DE AULAS: 04 E I X O U N I D A D E
T E M Á T I C A Oralidade
/ Leitura / Escrita / Conhecimentos Linguísticos Interação discursiva / Gramática O B J E T O S D E
C O N H E C I ME N T O Occupations
(Profissões) Questions
Words (Palavras interrogativas) – what, who, how, where, when H A B I L I D A D E S (EF09LI04)
Expor resultados de pesquisa ou estudo, com o apoio de recursos, tais como
notas, gráficos, tabelas, entre outros, adequando as estratégias de
construção do texto oral aos objetivos de comunicação e ao contexto. (EF09LI05IT) Identificar
e utilizar as profissões. (EF08LI06IT)
Identificar e
compreender o uso das palavras interrogativas. C O M P E T Ê N C I A S E S P E C Í F I C A S CELI01 Utilizar
novas tecnologias, com novas linguagens e modos de interação, para pesquisar,
selecionar, compartilhar, posicionar-se e produzir sentidos em práticas de
letramento na língua inglesa, de forma ética, crítica e responsável. C O M P E T Ê N C I A S S O C I O E M O C I O N A I S Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o
desenvolvimento de seu autoconhecimento para que cresça mais confiante, com
isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam
único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no
futuro, para o sucesso profissional. E T A P A S D A A U L A /
M E T O D O L O G I A 1ª e 2ª aula Vamos continuar sensibilizando nossos alunos da importância dos
estudos para a vida profissional. Propor uma discussão inicial sobre
diferentes profissões, sua importância na sociedade e o papel das emoções no
dia a dia de quem trabalha: além disso promover o entendimento de que as
escolhas profissionais independem do gênero. Discuss
these questions with your classmates. (Discuta estas perguntas com seus
alunos.) A) What
occupations are represented in the pictures? (Quais profissões estão representadas nas
figuras?) (Respostas: 1. Teacher; 2. Civil engineer; 3. Sanitation worker; 4. Farmer;
5. Dentist )
(Espera-se que os estudantes notem que as cinco imagens mostram
mulheres e homens exercendo as mesmas atividades.) B) In
your opinion, what is the importance of each of these professionals for our
Society? (Em sua opinião, qual a importância de cada um desses profissionais para
nossa sociedade?) What would happen if these professionals
didn’t exist? (O que aconteceria se esses profissionais não existissem?) (A proposta é levar os/as estudantes a perceber
uma relação de interdependência entre os diferentes profissionais que atuam
na sociedade. Perguntar-lhes por exemplo, de que modo dentistas dependem de
engenheiros civis (Resposta possível: Para projetar seus consultórios.)
Encorajar a turma a pensar em outras relações e, por meio delas, demostrar
que diferentes profissões se complementam.) C) Are
all these occupations common in your city/community? Which of these
professionals do you see more often? Which one/s do you rarely (or never) see? (Todas estas profissões são comuns em sua
cidade/comunidade? Quais dessas profissões você vê com mais frequência? (Quais dessas você vê raramente ou nunca
vê? ) D) In
any daily situation, people can experience positive emoticons, such as joy,
gratitude, admiration, inthusiasm, but there can be negative feelings as well.
Consider the characteristics of each occupation depicted here. What
situations, in your opinion, may cause these professionals
some of the emoticons in the box? Explain the answers. (Em situações diárias, pessoas podem ter
experiências/emoções positivas, como alegria, admiração, entusiasmo, mas
pode ser sentimentos negativos. Considere as
características de cada profissão retratada aqui. Quais situações em sua
opinião pode causar nestes profissionais algumas
emoções do quadro? Explicar as respostas.) anger
disappointment
dislike
frustration
irritation
nervousness (Resposta: Falar da importância de
conhecer as emoções e saber lidar com elas. São conhecimentos úteis para
os/as adolescentes, ainda que não trabalhem, visto que podem refletir sobre
isso e compartilhar esses conhecimentos com outras pessoas. As respostas são
pessoais, porém pode-se fornecer uma situação-exemplo como ponto de partida.
É possível dizer, por exemplo, que agricultores podem experimentar frustração
diante de uma seca ou geada que prejudique suas plantações. Após ouvir as
ideias, perguntar quais seriam as melhores maneiras de esses profissionais
lidarem com tais emoções negativas.) Take a
look at the text and answer the questions. (Olhe o texto e responda as
perguntas.) a) What
kind of text is this? (Resposta: It
is a pie graph/chart.) b) What
is the purpose of this kind of text? (Resposta: To display a visual /pictorial
representation of essential data/quantitative information about a certain
subject in order to help the readers
understand it quickly and objectively.) c) Which of these options best describes the
format of the text shown ? I. It’s
a abar graph (vertical and horizontal). II. It’s a pie graph (circular chart). X (Resposta correta) III.
It’s a line graph (points connected by lines). Falar com os alunos que esse
gráfico recebe o nome de “pie” seu formato lembra uma torta redonda; também é
conhecido por “gráfico de pizza”, dado o formato arredondado e divisão em
fatias. d) Which of these characteristics can apply to
the text shown here? I. A key
is added to explain the data presented in each section/slice of the
chart. X II.
Different/Contrasting colors are used to represent diferente
data. X III. There is a little that is immediately understandable. X IV. There is repetition of the same color. V. Gray or
dark colors are used to present information. VI. The presentation of information is visually
attractive. Falar também que o uso de cores
contrastantes serve para evitar confusão na interpretação dos dados, cores
escuras não são indicadas porque sobrepõem-se aos números; a apresentação de
um gráfico é atraente para estimular as pessoas a lê-lo e interpretá-lo; a
mistura de algarismos arábicos com romanos, sem qualquer intenção, dificulta
a interpretação; o título deve ser autoexplicativo porque é próprio do
objetivo de um gráfico informar algo de maneira concisa, etc. 3ª e 4ª aula Sugestão
de vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=D6tRJt3bqrU&ab_channel=PROFESSORKENNY
https://www.youtube.com/watch?v=YYZ40fy0au8&ab_channel=ProfessorSauloCasal
https://www.youtube.com/watch?v=24vALAyd214&ab_channel=WilliamRossi https://www.youtube.com/watch?v=j-awTZH2j6A&ab_channel=BrasilEscola
https://www.youtube.com/watch?v=zuYrFs_m5lw&ab_channel=EnglishYourself Fazer
perguntas faz parte do nosso dia a dia. Perguntamos para pedir informações,
tirar dúvidas, conhecer melhor as pessoas ou simplesmente para satisfazer a
nossa curiosidade. As
question words são pronomes interrogativos que são utilizados para
fazer perguntas em inglês. Elas são empregadas normalmente no início da
frase. Por exemplo, na frase “Quem é você?/Who are you?”, a question word WHO
é a palavra que introduz e especifica a pergunta. Devido ao fato de que a
maioria delas começa com WH- elas são também chamadas de WH-Words. WH words (palavras interrogativas) Uso Exemplos What (O que?/ Qual?) Perguntar uma informação sobre algo/alguma coisa What is your name?
(Qual é o seu nome?) What is this? (O que é isso?) When (Quando?) Pergunta pelo tempo When were you born? (Quando
você nasceu?) When is your birthday? (Quando é seu aniversário?) Where (Onde?) Perguntando
pelo lugar ou posição Where
do you live? (Onde você mora?) Where are the toys and objects? (Onde
estão os brinquedos e objetos?) Who (Quem?) Perguntando quem ou qual pessoa ou pessoas (sujeito) Who closed the door? (Quem
fechou a porta?) Who is that beautiful girl? (Quem é
aquela moça bonita?) How (Como?) How are you? (Como você vai?) How do you go to school? (Como
você vai para escola?) 1. Escolha a alternativa correta. a. ____
color are your eyes? ( ) Where ( ) What ( ) Who ( ) How b. _______ is
your address? ( ) Where ( ) When c. ________ are you
now? ( ) What ( ) Who ( ) Where ( ) When d. _______ do you
have English class? ( ) When ( ) What ( ) How ( ) Who e. _______ is your
father? ( ) When ( ) Where 2. Relacione cada frase com a tradução adequada. a)
How do you do?
( ) Quem sabe meu nome? b)
Where are you?
( ) Qual sua cor predileta? c)
What is your favorite color? ( ) Como
você está?
d)
What’s your name? ( ) Quando
é seu aniversário? e)
Who knows my name? ( ) Qual é o seu nome? Balão
1 - Joe: Garfield, what are you doing out here? (O que você está fazendo aqui
fora?) Balão
2 – Garfield: I´m frozen to the fence. (Estou congelado na cerca.) a)
Na tirinha acima há uma question word, qual é ela?
__________________________. b)
O que significa essa question word? _______________________________________. 4. Forme
perguntas do tipo "palavras
interrogativas/question words" a partir das frases a
seguir, usando WHERE, WHO, WHEN, WHAT e HOW. A parte da frase em letra maiúscula indica
qual "question word/palavra interrogativa" você deve usar: Exemplo: He was AT THE BEACH yesterday. -->
Where was he yesterday? a)
That girl was KEVIN’S COUSIN. __________ was that girl? b)
EVERYBODY was at the party. ________ was at the
party? c)
The barbecue was TWO DAYS AGO. ___________ was the barbecue? d)
The keys were IN MY POCKET. ________ were the keys? e)
Gina and Sally were IN SCHOOL this morning. _________were Gina and Sally this morning? 5. Neste
exercício você terá que completar as frases abaixo com as "questions
words" aprendidas (who, how, when, where, who). a) __________
is my agenda? I think it is on my backpack. b) __________ your mother arrives? Maybe
tomorrow afternoon. c) __________ is that
guy wearing a blue coat? I think he is Jane's husband. d) __________ is the problem? I don’t have
book. e) __________ is your best friend? Bruno is. f) __________ was your father? He is good. g) __________ is your party? On Saturday. h) __________ is he? In the kitchen. 6. Complete the conversation with the
correct question words. Anna: Hi, Nick. _______ are you doing here? Answers What Who When Where Who Anna: Oh look! I love this singer. Nick: I don't know her. ______ is she? Anna: She's Adele. She's great! I
went to her concert. Nick: Really? _______ was the
concert? Anna: It was last week. Nick: _______ was it? Anna: In the park. Nick: _______ did you go with? Anna: I went with my friends. We had
a great time. 7. Match the
QUESTION WORDS with the appropriate sentences. (Relacione as palavras
interrogativas com as frases apropriadas) a) Where ( ) was
he doing when the lights went off? a) C; D; B;
A b) D; E; A;
B 8. Complete the following
sentences with the correct question word. I. __________ has got a pencil for me? Claudia has got one. II. __________ is your birthday? In April. III.
__________ old is her son? Seven. IV.
__________ are your posters? Over my bed. Mark the CORRECT answer. a) How / When / Who / Where b) Who / When / How / Where c) Who / Where / How / When d) How / Where / Who / When 9. Complete the gaps with a question
word from the box. When
What Where How Who a) A: ________ is Brenda’s party? B: Next
Friday. b) A: _______ is your boss? B: Mr. Derek. c) A: _________ are you watching? B: An old TV show. d) A: _________ is my
book? B: It’s in the second drawer. e) A: ____
often do you go to the theater? B: Three times per month. “What
they are? (Música)” Cantar a música abaixo no mesmo ritmo da cantiga de roda “Marcha Soldado”. I
want to know Want
to find what they are Why
are they so big? When
they sleep? How they eat? Who
can tell me about them? Which
color? Red or blue? Where
they, where they, where they… Where
they live? Give me a clue. -pronomes-interrogativos-em-inglesquestion-words/
https://br.pinterest.com/pin/86905467789056239/
b) How ( ) will win the next Nobel Prize for
literature?
c) What ( ) are we going to help her?
d) Who ( ) should I spend my Christmas vacation?
c) B; A; C; D
d) A; B; D; C
https://demonstre.com/atividades/10-atividades-sobre
Nenhum comentário:
Postar um comentário