S
E Q U Ê N C I A D I D Á T I C A - L
Í N G U A I N G L E S A
|
|
ANO: 6º PERÍODO: 09 a 20
/ 03 / 2020 Nº DE AULAS: 04 |
|
E I X O
|
U N I D A D E T E M
Á T I C A |
Oralidade
/ Leitura / Escrita / Conhecimentos Linguísticos |
Interação discursiva / Estudo do léxico / Gramática
|
O B J E T O S D E
C O N H E C I ME N T O
|
|
Construção de Repertório Lexical Funções e uso da língua inglesa em sala
de aula (Classroom language) Pronome pessoal sujeito - Singular (I,
You, He, She, It)
|
|
H A B I L I D A D E
S
|
|
(EF06LI03) Solicitar esclarecimentos em
língua inglesa sobre o que não entendeu e o significado de palavras ou
expressões desconhecidas. (EF06LI16) Construir repertório
relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua
inglesa em sala de aula. (EF06LI19) Identificar e fazer uso adequado dos
pronomes pessoais sujeito e das relações de coesão gramatical que ajudam a
estabelecer nos vários gêneros textuais orais e escritos.
|
|
C O M P E T Ê N C I
A S E S P E C Í F I C A S
|
|
Identificar o lugar de si e o
do outro em um mundo plurilíngue e multicultural, refletindo, criticamente,
sobre como a aprendizagem da língua inglesa contribui para a inserção dos
sujeitos no mundo globalizado, inclusive no que concerne ao mundo do
trabalho.
|
|
E T A P A S D A
A U L A /
M E T O D O L O G I A
|
|
1ª aula: Os estudantes das novas
gerações são nativos digitais. Isso significa que a maioria deles nunca
conheceu um mundo sem internet, celular, Google, ou redes sociais. Desde
a primeira infância, os estudantes da Geração Z (pessoas
que nasceram entre o fim da década de 90 e o ano de 2010), estão
navegando em ambientes virtuais. Eles comunicam-se com desenvoltura no meio
digital, às vezes mais do que seus pais e professores. Vamos trabalhar alguns
questionamentos como: - O que vocês entendem por tecnologias? A partir das respostas dos alunos fazer uma breve discussão sobre as
tecnologias existentes e como elas influenciam em nossa vida, tanto
positivamente quanto negativamente. Pedir aos alunos que citem quais meios de comunicação que eles conhecem
e listar no quadro. Socializar as respostas. Fazer outros questionamentos como: - Quais os recursos tecnológicos que
você tem em casa?
- Qual tecnologia mais usamos
em sala de aula?
- O que a tecnologia é capaz de fazer nos dias de hoje? Pedir para que eles escrevam no caderno. Após terminarem, socializar as
respostas com toda a sala, para maior entendimento de todos.
2ª aula:
Começaremos a aula perguntando aos alunos, se sabem que a língua inglesa é a
língua que mais aparece nas páginas da internet e que a própria palavra
“internet” é em inglês que significa uma rede interligada / rede
internacional. Se eles conseguem imaginar a vida deles sem a Internet.
Através de uma conversa vamos investigar quem está acostumado a usar a
internet e com qual finalidade ela é mais utilizada. Falar que eles
assistirão um vídeo sobre “A história da Internet”, e que precisarão prestar
bastante atenção, porque eles responderão algumas perguntas sobre esse vídeo.
Após a exibição do vídeo, perguntar quais informações eles ouviram que não
sabiam. Colocar as seguintes perguntas no quadro. Pode ser feito em dupla. https://www.youtube.com/watch?v=b3iZnC652Yo - Quando surgiu a Internet? (Resposta: Surgiu na década de 60, nos
Estados Unidos.) - O que significa o www? (Resposta: world wide
web que é a sigla que indica a extensão mundial em rede da Internet.) - Quem é Bill Gates? (Resposta: fundador da Microsoft, a maior
empresa de software fo mundo e quem revolucionou o computador pessoal.)
- Quando a Internet se expandiu? (Resposta: na década de
90 com o uso da Internet para fins comerciais.) - A Internet possui sites em várias línguas, mas
qual é a língua mais utilizada? (Resposta: Inglês.) - Quais são as maiores empresas de internet no
mundo e no Brasil? (Resposta: Google, Yahoo, Apple, Microsoft e no Brasil, os
portais Ig e Buscapé.)
Ou se achar que eles terão dificuldades para
responder, pode colocar para relacionar colunas. Match the columns (Relacione as colunas.) a) Quando surgiu a Internet? (
) Na década de 90 com o uso da Internet
para fins comerciais. b) Quem é Bill Gates? ( ) world
wide web que é a sigla que indica a extensão mundial em rede
da internet. c) Quando a Internet se expandiu? ( ) Inglês. d) O que
significa o www? ( ) fundador
da Microsoft, a maior empresa de software fo mundo e quem
revolucionou o
computador pessoal. e) A Internet possui sites em várias línguas, ( )
Google, Yahoo, Apple, Microsoft e no
Brasil, os portais ig e Buscapé. mas qual é a língua mais utilizada? f) Quais são as maiores empresas de internet ( ) Surgiu na
década de 60, nos Estados Unidos. no mundo
e no Brasil
3ª aula:
Vamos
apresentar os pronomes pessoais sujeito no singular. Iniciaremos trabalhando a
oralidade, para que nosso aluno fixe os pronomes
pessoais sujeito no singular (I, You, He, She, It). Nesse período não
usaremos a escrita. Podemos utilizar os próprios alunos como exemplo. No caso
do It, podemos utilizar os objetos
escolares. Depois que explicarmos todos os pronomes, faremos uso de todos
novamente. Podemos apontar para nós mesmos e dizer “I”, para uma
aluna, para que eles falem “She”, e assim sucessivamente. Ex.: Teacher: Eu, em inglês, é I (ai). Como
se diz eu, em inglês? Students: I (ai).
Teacher: Vocês sabem como falamos “você”
em inglês? Students:
You. Teacher: Great!
Fazer essa dinâmica para todos os pronomes pessoais
sujeito no singular. Repetir até que perceba que assimilaram. Pedir que os
alunos pratiquem entre eles, em dupla ou trio. Colocar os
pronomes no quadro com suas respectivas traduções, pedir para que eles leiam.
Ler e repetir para associar a escrita com a pronúncia. Fazer uma pequena atividade de completar com
os pronomes (ex.: Y_ u; _ h _ ; H_
; _t ; ou relacionar os pronomes em inglês com sua
respectiva tradução.
4ª aula:
Colocar
no quadro os pronomes com suas respectivas traduções, para anotarem no
caderno. Atividade escrita de fixação do conteúdo (anexo)
|
|
R E C U R S O S |
|
Piloto,
vídeo, data show
|
|
A V A L I A Ç Ã O
|
|
A
avaliação se realizará através do processo de desenvolvimento das atividades
solicitadas, oral e escrita
|
S
E Q U Ê N C I A D I D Á T I C A - L
Í N G U A I N G L E S A |
|
ANO: 7º PERÍODO: 09
a 20 / 03 / 2020 Nº DE AULAS: 04 |
|
E I X O |
U N I D A D E T E M
Á T I C A |
Oralidade
/ Leitura / Conhecimentos linguísticos |
Interação
discursiva / Práticas de leitura e
pesquisa/ Gramática |
O B J E T O S D E
C O N H E C I ME N T O |
|
Funções e usos da língua inglesa:
convivência e colaboração em sala de aula Objetivos de leitura Passado simples - forma afirmativa
(Verbo to be) Pronome pessoal sujeito - (I, You, He,
She, It, We, You, They) |
|
H A B I L I D A D E
S |
|
(EF07LI01) Interagir em situações de
intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de forma
respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e
jogos. (EF07LI09) Selecionar, em um texto,
a informação desejada como objetivo de leitura. (EF07LI11) Participar de troca de
opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros
ambientes. (EF07LI19) Utilizar o passado
simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando
relações de sequência e causalidade. |
|
C O M P E T Ê N C I
A S E S P E C Í F I C A S |
|
Utilizar novas tecnologias, com novas linguagens
e modos de interação, para pesquisar, selecionar, compartilhar, posicionar-se
e produzir sentidos em práticas de letramento na língua inglesa, de forma
ética, crítica e responsável. |
|
E T A P A S D A
A U L A / M
E T O D O L O G I A |
|
1ª
aula: Conversar
sobre a importância da tecnologia na língua inglesa. Perguntar sobre o que
eles entendem por tecnologia. Quais recursos tecnológicos eles utilizam em
casa. Passar um vídeo para mostrar como surgiram os computadores e se
desenvolveram. Vídeo: Evolução
da computação e da internet - https://www.youtube.com/watch?v=pZ_vB8Ofhlk
(3:51) Após assistir o vídeo, fazer alguns questionamentos
como: - Qual a diferença dos computadores quando eles
foram criados e os de atualmente? (Resposta: tamanho, peso, comprimento, altura) - De acordo com o vídeo, quando o computador foi
criado, a utilização é a mesma de hoje? - Quando surgiu a Internet? (Resposta: Surgiu na década de 60, nos
Estados Unidos.) - O que significa o www? (Resposta: world wide
web que é a sigla que indica a extensão mundial em rede da Internet.) - Quem é Bill Gates? (Resposta: fundador da Microsoft, a maior
empresa de software fo mundo e quem revolucionou o
computador pessoal.) - Quando a Internet se expandiu? (Resposta: na década de
90 com o uso da Internet para fins comerciais.) - A Internet possui sites em várias línguas, mas
qual é a língua mais utilizada? (Resposta: Inglês.) 2ª aula:
Retomar o vídeo assistido na aula anterior. - Você consegue imaginar sua vida hoje sem a
internet? Sabemos e já vimos no vídeo que a língua inglesa é a língua que
mais aparece nas páginas da internet e que a própria palavra “internet” é uma
palavra em inglês, e que significa uma rede interligada / rede internacional.
E muitas outras palavras usadas na área das tecnologias são em inglês. Sendo
assim, pedir para que os alunos façam uma lista de palavras usadas na área de
tecnologia. Ex: tablet, smartphone, download,
pendrive, backup, log in, layout, site, link, password, printscreen, upload,
upgrade, wi-fi,
full screen, home page, emoji, free fire, facebook, instagram, mouse,
chat, chip, blog, delete, e-mail, fake, game, net, on-
line, scanner. Socializar as palavras com a turma,
pedindo para que eles falem o significado das mesmas. Backup -
Fazer
um backup significa fazer uma cópia de programas ou dados
para evitar perda dos mesmos. Download - Baixar dados da
internet (músicas, textos, vídeos, fotos e mais) para seu arquivo pessoal. Full screen - tela cheia ou completa. É quando a tela do computador é
quadrangular e não retangular como na tela Wide screen. Home page - É a página principal do seu navegador da internet. Log in/on - Iniciar uma
sessão, conectar-se a algo. Pode ser a internet, ao facebook, e outros. Layout - É a cara de
um site. Mostra a estrutura física de uma página na internet. Link - Mecanismo que quando clicamos passamos entre os diversos
conteúdos de um site sem uma ordem definida. Podemos ir de uma à página à
outra, pular parágrafos de uma mesma página, voltar à página inicial e até
acessar outros sites utilizando estes mecanismos.
Password - Senha. Código utilizado para proteger os dados do usuário.
Printscreen - Foto da tela. É um botão localizado no teclado que tira uma
foto da tela do seu computador e transforma ela em arquivo que pode ser salvo
e enviado a outras pessoas.
Upload - Enviar dados para internet, é o sentido contrário do download.
Upgrade - Melhorar, atualizar hardware, tornar a máquina mais potente.
Wi-fi - é uma abreviação de “Wireless Fidelity”, que
significa fidelidade sem fio, em português. Wi-fi, ou wireless é
uma tecnologia de comunicação que não faz uso de cabos, e geralmente é transmitida
através de frequências de rádio, infravermelhos etc.
3ª aula:
Fazer uma revisão oral com todos os pronomes pessoais sujeito (I, you, he,
she, it, you, we they) Ex.: Teacher: Eu, em inglês, é I (ai). Como
se diz eu, em inglês? Students: I (ai). Teacher: Vocês lembram como falamos “você”
em inglês? Students: You. Teacher: Excellent! Fazer essa dinâmica para revisar todos os pronomes
pessoais sujeito no singular. Colocar no quadro aleatoriamente os pronomes,
ler e pedir para que eles repitam. E perguntar a tradução. Pode também
escrever um em cada folha de ofício, como se fosse plaquinhas, e fazer a
mesma dinâmica. Sistematizar
no quadro os pronomes pessoais sujeito. Fazer uma atividade escrita. (anexo) 4ª aula: Introduziremos o verbo to be no passado (Was, Were), juntamente com os
pronomes. Mostraremos o uso do verbo be no passado
para todas as pessoas.
Trabalharemos inicialmente só com oralidade. Ex.:
Teacher: Eu estava, em
inglês é I was. Como se diz eu
estava? Students: I was. Teacher: Very good! (Muito bom). Sistematizar no quadro verbo to be no passado. Trabalhar atividade escrita. |
|
R E C U R S O S |
|
Piloto,
papel ofício, vídeo, data show |
|
A V A L I A Ç Ã O |
|
Participação,
produção e interação durante as atividades propostas oral e escrita. |
S
E Q U Ê N C I A D I D Á T I C A - L
Í N G U A I N G L E S A |
|
ANO: 8º
PERÍODO: 09
a 20 / 03 / 2020 Nº DE AULAS: 04 |
|
E I X O |
U N I D A D E T E M
Á T I C A |
Oralidade
/ Conhecimento linguísticos |
Produção
oral / Gramática / Estudo do léxico |
O B J E T O S D E
C O N H E C I ME N T O |
|
Produção de textos orais com autonomia Construção de repertório lexical Verbos para indicar o futuro com Will – Forma afirmativa |
|
H A B I L I D A D E
S |
|
(EF08LI04)
Utilizar recursos e repertório linguísticos apropriados para
informar/comunicar/falar do futuro: planos, previsões, possibilidades e
probabilidades. (EF08LI12) Construir
repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro. (EF08LI14)
Utilizar formas verbais do futuro para descrever planos e expectativas e
fazer previsões. |
|
C O M P E T Ê N C I
A S E S P E C Í F I C A S |
|
Utilizar
novas tecnologias, com novas linguagens e modos de interação, para pesquisar,
selecionar, compartilhar, posicionar-se e produzir sentidos em práticas de
letramento na língua inglesa, de forma ética, crítica e responsável. |
|
E T A P A S D A
A U L A /
M E T O D O L O G I A |
|
1ª aula: Iniciar a
aula perguntando o que eles entendem por tecnologia. (tecnologia
é o conjunto dos instrumentos, métodos e técnicas que permitem o aproveitamento
prático do conhecimento científico). A palavra tecnologia tem origem no grego
"tekhne" que signfica "técnica, arte, ofício"
juntamente com o sufixo "logia" que significa
"estudo". Perguntar também: - O
que a tecnologia é capaz de fazer nos dias de hoje? OBS:
levar exemplos do que a tecnologia é capaz de fazer, e se possível, levar
imagens dessas criações. (O microchip em
seres humanos já é uma realidade, pelo menos na Suécia. Esse gadget, que é
implantado na mão das pessoas, ajudam no dia a dia dos moradores do país. Com
o microchip eles podem entrar em suas casas, escritórios, academia e tudo
mais apenas aproximando a mão das fechaduras. Eles também contêm os contatos
de emergência dessas pessoas.
(Esse
método, que pelo menos na cabeça das pessoas já é bem conhecido, utiliza
plástico para fazer praticamente qualquer coisa. Mas como a tecnologia está
sempre em movimento, empresas como a HP e a GE estão dando os primeiros
passos para conseguir fazer uma impressora 3D em metal. Elas
serviriam para fabricação de peças de metal com mais rapidez e já teriam
clientes como a Volkswagen e a Wilo.)
(Você pode achar que drones não são mais uma tecnologia de se impressionar, mas
pesquisadores da École Polytechnique Federale de Lausanne (EPFL), na Suíça, e
da Universidade de Stanford, fizeram um linha de pequenos drones que
conseguem levar objetos 40 vezes mais pesados que eles. Seus guinchos
adesivos fazem com que eles consigam se prender a qualquer coisa. Essa
tecnologia pode ser usada em situações de resgate.)
4. Pedir carros via aplicativo
Em nossa cidade já
temos o “Bora passageiro” e o “Ita drive”
- Qual tecnologia é
mais usada na sala de aula?
- Quais os recursos
tecnológicos que você tem em casa?
2ª aula: Sabemos que a língua inglesa é a língua que
mais aparece nas páginas da internet e que a própria palavra “internet” é uma
palavra em inglês, e que significa uma rede interligada / rede internacional.
E muitas outras palavras usadas na área das tecnologias são em inglês. Listar
com os alunos algumas delas. Trabalhar caça palavras e/ou palavras cruzadas
que contenha algumas dessa palavras. (anexo). Depois de um tempo, que eles
começarem a fazer a palavra cruzada/caça palavras, se perceber
que eles estão tendo dificuldade,
colocar as palavras no quadro. 3ª
aula: Começar a aula perguntando se eles conseguem
imaginar a vida deles sem internet.
Perguntar quem utiliza a internet e com qual finalidade. Se eles já
leram ou viram alguma reportagem falando da evolução dos computadores e da
internet. Passar o vídeo: Evolução da computação e da internet - https://www.youtube.com/watch?v=pZ_vB8Ofhlk (3:51) Após
assistir o vídeo, fazer alguns questionamentos como: -
Qual a diferença dos computadores quando eles foram criados e os de
atualmente? (Resposta:
tamanho, peso, comprimento, altura) -
De acordo com o vídeo, quando o computador foi criado, a utilização é a mesma
de hoje? - Quando surgiu a Internet? (Resposta: Surgiu na década de 60, nos
Estados Unidos.) - O que significa o www? (Resposta: world wide
web que é a sigla que indica a extensão mundial em rede da Internet.) - Quem é Bill Gates? (Resposta: fundador da Microsoft, a maior
empresa de software fo mundo e quem revolucionou o
computador pessoal.) - Quando a Internet se expandiu? (Resposta: na década de
90 com o uso da Internet para fins comerciais.) - A Internet possui sites em várias línguas, mas
qual é a língua mais utilizada? (Resposta: Inglês.) 4ª aula:
Para explicar o futuro com will, iremos começar
trabalhando só oralidade. Utilizaremos inicialmente só o verbo go
(ir). Perguntar como se fala eu em inglês, e qual o verbo que
significa ir, em inglês. Falaremos para eles que se eu vou pra
algum lugar, em inglês eu falo I will go. Se você vai, you
will go, e perguntar se ele vai pra algum lugar, como falamos? E
assim fazer com todos os pronomes. Instigá-los a fazer de forma variada, em
ordem aleatória, com todos os pronomes, para que eles percebam a estrutura da
frase. Depois que fizermos com eles várias vezes, vamos sistematizando no
quadro à medida que eles forem falando, na sequência correta dos pronomes. |
|
R E C U R S O S |
|
Piloto,
papel ofício, vídeo, imagens, data show |
|
A V A L I A Ç Ã O |
|
Participação
nas atividades oral e escrita propostas. |
S
E Q U Ê N C I A D I D Á T I C A - L
Í N G U A I N G L E S A |
|
ANO: 9º PERÍODO: 09
a 20 / 03 / 2020 Nº DE AULAS: 04 |
|
E I X O |
U N I D A D E T E M
Á T I C A |
Oralidade
/ Leitura / Conhecimentos Linguísticos |
Interação
discursiva / Práticas de leitura e novas tecnologias / Estudo do
léxico |
O B J E T O S D E
C O N H E C I ME N T O |
|
Funções
e usos da língua inglesa: persuasão Informações
em ambientes virtuais Usos
de linguagem em meio digital: “internetês” |
|
H A B I L I D A D E
S |
|
(EF09LI01) Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de
vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos
linguísticos voltados para a eficácia da comunicação. (EF09LI08) Explorar ambientes virtuais de informação e
socialização, analisando a qualidade e a validade das informações veiculada (EF09LI13) Reconhecer, nos novos gêneros digitais (blogues,
mensagens instantâneas, tweets, entre outros), novas formas de escrita
(abreviação de palavras, palavras com combinação de letras e números,
pictogramas, símbolos gráficos, entre outros) na constituição das mensagens. |
|
C O M P E T Ê N C I
A S E S P E C Í F I C A S |
|
Utilizar
novas tecnologias, com novas linguagens e modos de interação, para pesquisar,
selecionar, compartilhar, posicionar-se e produzir sentidos em práticas de
letramento na língua inglesa, de forma ética, crítica e responsável. |
|
E T A P A S D A
A U L A /
M E T O D O L O G I A |
|
1ª
aula: Começar a aula com frases contendo
informações falsas. E perguntar se acreditam no que estão lendo/ouvindo. Ex: The English
teacher is rich, because he won much money in the lottery. Prado’s mayor died in a car accident
yesterday. Ivete Sangalo is in Prado today. Next week Bolsonaro is going to
Itamaraju. Falar que todas essas notícias são fake news, se eles sabem o
que significa. Promover um debate para entender o que eles já sabem sobre o
assunto. Perguntar se lembram de alguma notícia que viralizou e depois
descobriu-se que era falsa. - Se é fácil identificar notícias falsas. (Possíveis
respostas: Sim, porque elas
normalmente parecem estranhas ou obvias / Não, porque eles parecem muito reais ou possíveis - Se Existe alguma ferramenta que você pode usar para
verificar a fonte das notícias. (Alunos podem citar
sites de fontes confiáveis ou que fazem esse papel de checar as notícias.) - Se sabem quantas postagens virais eles clicam a cada semana. E quantas compartilham. - Em quais fontes de notícias costumam confiar. - Em um mundo onde as notícias podem ser comunicadas por qualquer
pessoa com um telefone celular como decidir em qual pode confiar. Discutir com os alunos, como
identificar se as notícias que estão lendo são falsas ou reais? Hoje em dia, as pessoas estão enfrentando muitos problemas em relação
a notícias falsas. Muitas coisas que compartilhamos nas redes sociais podem
ser falsas. Há muitas dicas dadas por especialistas que ajudam a detectar se
uma notícia é falsa ou real e é muito importante para não espalhar mentiras. 1. Verifique
o site onde está lendo. Normalmente, notícias falsas vêm de sites
desconhecidos. 2. Quando lê um artigo e percebe que o título não
corresponde ao tópico do texto, ele é provavelmente falso. 3.
Quando há muitos problemas de ortografia ou gramática,
isso mostra que nenhuma revisão foi feita. Portanto, tenha cuidado e
verifique a origem dele. 4.
A data das notícias pode ajudá-lo muito.
Verifique se é atual. As
notícias falsas, no entanto, vão além de brincadeiras inocentes na Internet e
têm feito vítimas reais. Pedir para
eles em trio, criarem frases com notícias falsas e reais. Socializar com a
turma, e verificar a veracidade. 2ª aula: Apresentar o texto e pedir para sublinhar as palavras em que a
grafia e significado são semelhantes (cognatos verdadeiros.). Fazer a
correção das palavras grifadas.
. How schools are helping to fight fake News
Partnership with
journalists Students in the 3rd grade at the
Euzébio da Motta State School in Curitiba (PR) have organized themselves in
order to take the National High School Exam (ENEM) next month. One of the
activities they prepared has to do with fake news. In a partnership with
Universidade Positivo, four journalists held seminars so that students could
be wary of fake news. The school’s director, Olinda de Godoi Ribeiro,
explained that the seminars lasted for two months. Throughout this period,
the invited journalists helped students to identify questionable news
stories. “They always showed two news stories, one true and
another one fake. The work stimulated teenagers to analyze that information,
and identify flaws, Portuguese mistakes, and check sources. It was very
cool,” says Olinda. Pedir para grifar as palavras que eles conhecem.
Traduzir com eles essas palavras. Fazer a tradução do texto juntamente com os
alunos. Saiba como 4 escolas estão ajudando a combater as
fake news Parceria com jornalistas Os alunos do 3º ano do ensino médio do
Colégio Estadual Euzébio da Motta, em Curitiba (PR), se organizam para
realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no próximo mês. Uma das
atividades de preparação tem a ver com as fake news." "Talita Brasileiro e Lais Tobias
de Carvalho, estudantes de jornalismo da Universidade Positivo, ministraram
oficinas para os alunos se prevenirem contra as informações falsas. A diretora do colégio, Olinda de Godoi
Ribeiro, explicou que as oficinas duraram dois meses. Durante esse período,
os jornalistas convidados ajudavam os estudantes a identificar notícias
duvidosas. “Eles sempre mostravam duas notícias,
uma verdadeira e outra falsa. Todo o trabalho fazia com que os adolescentes
fossem estimulados a analisar aquelas informações, percebendo falhas,
identificando erros de português, verificando fontes. Foi muito bacana”,
conta Olinda." 3ª aula: Vamos trabalhar os emojis, tão
familiar com o uso da internet. 92% dos usuários de
internet usam emojis. Hoje
eles fazem parte da cultura, sendo usados desde a comunicação diária até para
contar histórias. A palavra “emoji”
vem da união de “e”, que significa imagem em japonês e “moji”, que significa
letra. Ou seja, são símbolos que representam uma ideia, palavra ou frase
completa. Mas muito além da internet, os
emojis estão quase que onipresentes em nossa cultura hoje, aparecendo em
programas de TV, filmes, propagandas e até decoração. Esses
símbolos têm a aparência de expressões, objetos, animais, tipos de clima etc.
Viraram febre com o uso cada vez maior de smartphones. Hoje fazem parte da
escrita e são considerados até uma nova linguagem. Rapidez de
comunicação a que estamos submetidos e a facilidade de usarmos uma imagem até
para a comunicação entre falantes de outras línguas, uma vez que a imagem
pode ter a mesma interpretação em diferentes línguas. Mostrar a imagem dos emojis, no data
show ou impressa, e refletir as perguntas com os alunos. ·
Quais emojis vocês usam mais?
Porque? ·
Para quem vocês mandam emojis? ·
Qual dos emojis que você usa pra falar
de você? ·
Vocês acham que eles podem expressar
sentimentos e emoções melhor do que palavras? Porque? ·
Vocês conhecem alguma situação onde o
uso de emojis não são apropriados? 1. Pedir aos alunos para criarem um
emoji para representar nossa cultura e costume local. 2. Sublinhar no texto abaixo, os
cognatos verdadeiros. The word emoji comes from Japanese e (picture)
+ moji (character). It became popular worldwide in the 2010s after being
added to mobile operating systems. Emojis can represent facial expressions,
common objects, places and types of weather, and animals in a funny way. They
are used mainly in electronic messages and web pages and their design is
constantly evolving.
4ª aula:
Trabalhar uma atividade. Numerar os
emojis de acordo com o significado em inglês 2) laughing; smiling 3) Blinking; 4) In love; 5) Upset; 6) Sending a kiss; 7) Laughing a lot; 8) Happy; 9) Sad, crying; 10) Sending a kiss with love; 11) Angel; 12) Proud, happy; 13) Sarcastic; 14) Very upset; disappointed; 15) Sending a kiss. |
|
R E C U R S O S |
|
Piloto,
texto. emojis |
|
A V A L I A Ç Ã O |
|
Participação
e interação durante as atividades propostas oral e escrita |
Nenhum comentário:
Postar um comentário