SEQUÊNCIA DIDÁTICA 09 A 20/03



 

S E Q U Ê N C I A       D I D Á T I C A          -         L Í N G U A       I N G L E S A

 

 

               ANO:  6º                                         PERÍODO:  09  a  20 / 03 / 2020                                    Nº DE AULAS:  04

 

 

E I X O

 

 

U N I D A D E   T E M Á T I C A

 

 

Oralidade / Leitura / Escrita / Conhecimentos Linguísticos

 

Interação discursiva / Estudo do léxico / Gramática

 

 

O B J E T O S   D E   C O N H E C I ME N T O

 

 

Construção de Repertório Lexical

Funções e uso da língua inglesa em sala de aula (Classroom language)

Pronome pessoal sujeito - Singular (I, You, He, She, It)

 

H A B I L I D A D E S

 

 

(EF06LI03) Solicitar esclarecimentos em língua inglesa sobre o que não entendeu e o significado de palavras ou expressões desconhecidas.

(EF06LI16) Construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa em sala de aula.

(EF06LI19) Identificar e fazer uso adequado dos pronomes pessoais sujeito e das relações de coesão gramatical que ajudam a estabelecer nos vários gêneros textuais orais e escritos.

 

C O M P E T Ê N C I A S     E S P E C Í F I C A S

 

 

Identificar o lugar de si e o do outro em um mundo plurilíngue e multicultural, refletindo, criticamente, sobre como a aprendizagem da língua inglesa contribui para a inserção dos sujeitos no mundo globalizado, inclusive no que concerne ao mundo do trabalho.

 

E T A P A S       D A       A U L A   /   M E T O D O L O G I A

 

 

1ª aula:  Os estudantes das novas gerações são nativos digitais. Isso significa que a maioria deles nunca conheceu um mundo sem internet, celular, Google, ou redes sociais. Desde a primeira infância, os estudantes da Geração Z (pessoas que nasceram entre o fim da década de 90 e o ano de 2010), estão navegando em ambientes virtuais. Eles comunicam-se com desenvoltura no meio digital, às vezes mais do que seus pais e professores. Vamos trabalhar alguns questionamentos como:

- O que vocês entendem por tecnologias?

A partir das respostas dos alunos fazer uma breve discussão sobre as tecnologias existentes e como elas influenciam em nossa vida, tanto positivamente quanto negativamente.

Pedir aos alunos que citem quais meios de comunicação que eles conhecem e listar no quadro. Socializar as respostas.

Fazer outros questionamentos como: - Quais os recursos tecnológicos que você tem em casa? 

                                                            - Qual tecnologia mais usamos em sala de aula? 

                                                            - O que a tecnologia é capaz de fazer nos dias de hoje?

Pedir para que eles escrevam no caderno. Após terminarem, socializar as respostas com toda a sala, para maior entendimento de todos.

 

2ª aula: Começaremos a aula perguntando aos alunos, se sabem que a língua inglesa é a língua que mais aparece nas páginas da internet e que a própria palavra “internet” é em inglês que significa uma rede interligada / rede internacional. Se eles conseguem imaginar a vida deles sem a Internet. Através de uma conversa vamos investigar quem está acostumado a usar a internet e com qual finalidade ela é mais utilizada. Falar que eles assistirão um vídeo sobre “A história da Internet”, e que precisarão prestar bastante atenção, porque eles responderão algumas perguntas sobre esse vídeo. Após a exibição do vídeo, perguntar quais informações eles ouviram que não sabiam. Colocar as seguintes perguntas no quadro. Pode ser feito em dupla.

https://www.youtube.com/watch?v=b3iZnC652Yo

- Quando surgiu a Internet? (Resposta: Surgiu na década de 60, nos Estados Unidos.)

- O que significa o www? (Resposta: world wide web que é a sigla que indica a extensão mundial em rede da Internet.)

- Quem é Bill Gates? (Resposta: fundador da Microsoft, a maior empresa de software fo mundo e quem revolucionou o

                                                     computador pessoal.)

 

 

 

- Quando a Internet se expandiu? (Resposta: na década de 90 com o uso da Internet para fins comerciais.)

- A Internet possui sites em várias línguas, mas qual é a língua mais utilizada?  (Resposta: Inglês.)

- Quais são as maiores empresas de internet no mundo e no Brasil? (Resposta: Google, Yahoo, Apple, Microsoft e no Brasil, os  

                                                                                                                               portais Ig e Buscapé.)

 

Ou se achar que eles terão dificuldades para responder, pode colocar para relacionar colunas.

Match the columns (Relacione as colunas.)

a) Quando surgiu a Internet?                          (   )  Na década de 90 com o uso da Internet para fins comerciais.

b) Quem é Bill Gates?                                    (   )  world wide web que é a sigla que indica a extensão mundial em rede

                                                                               da internet.

c) Quando a Internet se expandiu?                 (   )  Inglês.

d)  O que significa o www?                            (   )  fundador da Microsoft, a maior empresa de software fo mundo e quem

                                                                                revolucionou o computador pessoal.

e) A Internet possui sites em várias línguas,  (   )  Google, Yahoo, Apple, Microsoft e no Brasil, os portais ig e Buscapé.

    mas qual é a língua mais utilizada?

f) Quais são as maiores empresas de internet (   )  Surgiu na década de 60, nos Estados Unidos.

    no mundo e no Brasil

 

3ª aula:  Vamos apresentar os pronomes pessoais sujeito no singular. Iniciaremos trabalhando a oralidade, para que nosso aluno fixe os pronomes pessoais sujeito no singular (I, You, He, She, It). Nesse período não usaremos a escrita. Podemos utilizar os próprios alunos como exemplo. No caso do It, podemos utilizar os objetos escolares. Depois que explicarmos todos os pronomes, faremos uso de todos novamente. Podemos apontar para nós mesmos e dizer “I”, para uma aluna, para que eles falem “She”, e assim sucessivamente.

                          

                           Ex.:  Teacher: Eu, em inglês, é I (ai). Como se diz eu, em inglês?

                                    Students: I (ai).

 

                                    Teacher: Vocês sabem como falamos “você” em inglês?

                                    Students: You.

                                    Teacher: Great!

 

Fazer essa dinâmica para todos os pronomes pessoais sujeito no singular. Repetir até que perceba que assimilaram. Pedir que os alunos pratiquem entre eles, em dupla ou trio.

Colocar os pronomes no quadro com suas respectivas traduções, pedir para que eles leiam. Ler e repetir para associar a escrita com a pronúncia.  Fazer uma pequena atividade de completar com os pronomes (ex.: Y_ u;  _ h _ ;  H_  ;  _t ;  ou relacionar os pronomes em inglês com sua respectiva tradução.

 

 

4ª aula: Colocar no quadro os pronomes com suas respectivas traduções, para anotarem no caderno. Atividade escrita de fixação do conteúdo (anexo)

 

 

 

R E C U R S O S

 

Piloto, vídeo, data show

 

 

A V A L I A Ç Ã O

 

 

A avaliação se realizará através do processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, oral e escrita

 

 

 




 

S E Q U Ê N C I A       D I D Á T I C A          -         L Í N G U A       I N G L E S A

 

 

               ANO:                                           PERÍODO:  09  a  20 / 03 / 2020                                    Nº DE AULAS:  04

 

 

E I X O

 

 

U N I D A D E   T E M Á T I C A

 

 

Oralidade / Leitura /  Conhecimentos linguísticos

 

Interação discursiva / Práticas de leitura e pesquisa/ Gramática

 

 

O B J E T O S   D E   C O N H E C I ME N T O

 

 

Funções e usos da língua inglesa: convivência e colaboração em sala de aula

Objetivos de leitura

Passado simples - forma afirmativa (Verbo to be)

Pronome pessoal sujeito - (I, You, He, She, It, We, You, They)

 

H A B I L I D A D E S

 

 

(EF07LI01) Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de forma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos.

(EF07LI09) Selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura.

(EF07LI11) Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.

(EF07LI19) Utilizar o passado simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade.

 

C O M P E T Ê N C I A S     E S P E C Í F I C A S

 

 

Utilizar novas tecnologias, com novas linguagens e modos de interação, para pesquisar, selecionar, compartilhar, posicionar-se e produzir sentidos em práticas de letramento na língua inglesa, de forma ética, crítica e responsável.

 

E T A P A S       D A       A U L A   /   M E T O D O L O G I A

 

 

1ª aula:   Conversar sobre a importância da tecnologia na língua inglesa. Perguntar sobre o que eles entendem por tecnologia. Quais recursos tecnológicos eles utilizam em casa. Passar um vídeo para mostrar como surgiram os computadores e se desenvolveram.

 

Vídeo: Evolução da computação e da internet   -   https://www.youtube.com/watch?v=pZ_vB8Ofhlk  (3:51)

 

Após assistir o vídeo, fazer alguns questionamentos como:

- Qual a diferença dos computadores quando eles foram criados e os de atualmente? (Resposta: tamanho, peso, comprimento, altura)

- De acordo com o vídeo, quando o computador foi criado, a utilização é a mesma de hoje?

- Quando surgiu a Internet? (Resposta: Surgiu na década de 60, nos Estados Unidos.)

- O que significa o www? (Resposta: world wide web que é a sigla que indica a extensão mundial em rede da Internet.)

- Quem é Bill Gates? (Resposta: fundador da Microsoft, a maior empresa de software fo mundo e quem revolucionou o

                                                     computador pessoal.)

- Quando a Internet se expandiu? (Resposta: na década de 90 com o uso da Internet para fins comerciais.)

- A Internet possui sites em várias línguas, mas qual é a língua mais utilizada?  (Resposta: Inglês.)

 

 

2ª aula: Retomar o vídeo assistido na aula anterior.  - Você consegue imaginar sua vida hoje sem a internet?

Sabemos e já vimos no vídeo que a língua inglesa é a língua que mais aparece nas páginas da internet e que a própria palavra “internet” é uma palavra em inglês, e que significa uma rede interligada / rede internacional. E muitas outras palavras usadas na área das tecnologias são em inglês. Sendo assim, pedir para que os alunos façam uma lista de palavras usadas na área de tecnologia.

 

 

 

Ex: tablet, smartphone, download, pendrive, backup, log in, layout, site, link, password, printscreen, upload, upgrade, wi-fi,

       full screen, home page, emoji, free fire, facebook, instagram, mouse, chat, chip, blog, delete, e-mail, fake, game, net, on-

       line,  scanner.

Socializar as palavras com a turma, pedindo para que eles falem o significado das mesmas.

 

Backup - Fazer um backup significa fazer uma cópia de programas ou dados para evitar perda dos mesmos.

Download - Baixar dados da internet (músicas, textos, vídeos, fotos e mais) para seu arquivo pessoal.

Full screen - tela cheia ou completa. É quando a tela do computador é quadrangular e não retangular como na tela Wide screen.

Home page - É a página principal do seu navegador da internet.

Log in/on - Iniciar uma sessão, conectar-se a algo. Pode ser a internet, ao facebook, e outros.

Layout - É a cara de um site. Mostra a estrutura física de uma página na internet.

Link - Mecanismo que quando clicamos passamos entre os diversos conteúdos de um site sem uma ordem definida. Podemos ir de uma à página à outra, pular parágrafos de uma mesma página, voltar à página inicial e até acessar outros sites utilizando estes mecanismos.

Password - Senha. Código utilizado para proteger os dados do usuário.

Printscreen - Foto da tela. É um botão localizado no teclado que tira uma foto da tela do seu computador e transforma ela em arquivo que pode ser salvo e enviado a outras pessoas.

Upload - Enviar dados para internet, é o sentido contrário do download.

Upgrade - Melhorar, atualizar hardware, tornar a máquina mais potente.

Wi-fi - é uma abreviação de “Wireless Fidelity”, que significa fidelidade sem fio, em português. Wi-fi, ou wireless é uma tecnologia de comunicação que não faz uso de cabos, e geralmente é transmitida através de frequências de rádio, infravermelhos etc.

 

3ª aula: Fazer uma revisão oral com todos os pronomes pessoais sujeito (I, you, he, she, it, you, we they)

              Ex.:  Teacher: Eu, em inglês, é I (ai). Como se diz eu, em inglês?

                       Students: I (ai).

 

                       Teacher: Vocês lembram como falamos “você” em inglês?

                       Students: You.

                       Teacher: Excellent!

 

Fazer essa dinâmica para revisar todos os pronomes pessoais sujeito no singular. Colocar no quadro aleatoriamente os pronomes, ler e pedir para que eles repitam. E perguntar a tradução. Pode também escrever um em cada folha de ofício, como se fosse plaquinhas, e fazer a mesma dinâmica. Sistematizar no quadro os pronomes pessoais sujeito.

Fazer uma atividade escrita. (anexo)

 

4ª aula:  Introduziremos o verbo to be no passado (Was, Were), juntamente com os pronomes.  Mostraremos o uso do verbo be no passado para todas as pessoas. Trabalharemos inicialmente só com oralidade.

 

            Ex.: Teacher: Eu estava, em inglês é I was. Como se diz eu estava?

                    Students: I was.

                    Teacher: Very good! (Muito bom).

 

Sistematizar no quadro verbo to be no passado. Trabalhar atividade escrita.

 

 

R E C U R S O S

 

 

Piloto, papel ofício, vídeo, data show

 

 

A V A L I A Ç Ã O

 

 

Participação, produção e interação durante as atividades propostas oral e escrita.

 

 



 

S E Q U Ê N C I A       D I D Á T I C A          -         L Í N G U A       I N G L E S A

 

 

               ANO:                                      PERÍODO:  09  a  20 / 03 / 2020                                    Nº DE AULAS:  04

 

 

E I X O

 

 

U N I D A D E   T E M Á T I C A

 

 

Oralidade / Conhecimento linguísticos

 

 

Produção oral / Gramática / Estudo do léxico

 

O B J E T O S   D E   C O N H E C I ME N T O

 

 

Produção de textos orais com autonomia

Construção de repertório lexical

Verbos para indicar o futuro com Will – Forma afirmativa

H A B I L I D A D E S

 

 

(EF08LI04) Utilizar recursos e repertório linguísticos apropriados para informar/comunicar/falar do futuro: planos, previsões, possibilidades e probabilidades.

(EF08LI12) Construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.

(EF08LI14) Utilizar formas verbais do futuro para descrever planos e expectativas e fazer previsões.

 

C O M P E T Ê N C I A S     E S P E C Í F I C A S

 

 

Utilizar novas tecnologias, com novas linguagens e modos de interação, para pesquisar, selecionar, compartilhar, posicionar-se e produzir sentidos em práticas de letramento na língua inglesa, de forma ética, crítica e responsável.

 

E T A P A S       D A       A U L A   /   M E T O D O L O G I A

 

 

1ª aula:  Iniciar a aula perguntando o que eles entendem por tecnologia. (tecnologia é o conjunto dos instrumentos, métodos e técnicas que permitem o aproveitamento prático do conhecimento científico). A palavra tecnologia tem origem no grego "tekhne" que signfica "técnica, arte, ofício" juntamente com o sufixo "logia" que significa "estudo". Perguntar também:

 

- O que a tecnologia é capaz de fazer nos dias de hoje?

 

OBS: levar exemplos do que a tecnologia é capaz de fazer, e se possível, levar imagens dessas criações. 

1 - Microchip

 (microchip em seres humanos já é uma realidade, pelo menos na Suécia. Esse gadget, que é implantado na mão das pessoas, ajudam no dia a dia dos moradores do país. Com o microchip eles podem entrar em suas casas, escritórios, academia e tudo mais apenas aproximando a mão das fechaduras. Eles também contêm os contatos de emergência dessas pessoas.

 

 

2 - Impressão 3D

 (Esse método, que pelo menos na cabeça das pessoas já é bem conhecido, utiliza plástico para fazer praticamente qualquer coisa. Mas como a tecnologia está sempre em movimento, empresas como a HP e a GE estão dando os primeiros passos para conseguir fazer uma impressora 3D em metal. Elas serviriam para fabricação de peças de metal com mais rapidez e já teriam clientes como a Volkswagen e a Wilo.)

 

 

3 – Drones

 (Você pode achar que drones não são mais uma tecnologia de se impressionar, mas pesquisadores da École Polytechnique Federale de Lausanne (EPFL), na Suíça, e da Universidade de Stanford, fizeram um linha de pequenos drones que conseguem levar objetos 40 vezes mais pesados que eles. Seus guinchos adesivos fazem com que eles consigam se prender a qualquer coisa. Essa tecnologia pode ser usada em situações de resgate.)

 

 

 

 

4. Pedir carros via aplicativo

(Serviços como Uber 99, é possível pedir carros com motoristas que estão próximos da localização do usuário e conseguem chegar em menos de cinco minutos)

Em nossa cidade já temos o “Bora passageiro” e o “Ita drive”

 

 

 

 

- Qual tecnologia é mais usada na sala de aula?

- Quais os recursos tecnológicos que você tem em casa?

 

2ª aula:   Sabemos que a língua inglesa é a língua que mais aparece nas páginas da internet e que a própria palavra “internet” é uma palavra em inglês, e que significa uma rede interligada / rede internacional. E muitas outras palavras usadas na área das tecnologias são em inglês. Listar com os alunos algumas delas. Trabalhar caça palavras e/ou palavras cruzadas que contenha algumas dessa palavras. (anexo). Depois de um tempo, que eles começarem a fazer a palavra cruzada/caça palavras,  se perceber  que eles estão tendo dificuldade,  colocar as palavras no quadro.

 

3ª aula:  Começar a aula perguntando se eles conseguem imaginar a vida deles sem internet.  Perguntar quem utiliza a internet e com qual finalidade. Se eles já leram ou viram alguma reportagem falando da evolução dos computadores e da internet. Passar o vídeo: Evolução da computação e da internet   -   https://www.youtube.com/watch?v=pZ_vB8Ofhlk  (3:51)

Após assistir o vídeo, fazer alguns questionamentos como:

- Qual a diferença dos computadores quando eles foram criados e os de atualmente? (Resposta: tamanho, peso, comprimento, altura)

- De acordo com o vídeo, quando o computador foi criado, a utilização é a mesma de hoje?

- Quando surgiu a Internet? (Resposta: Surgiu na década de 60, nos Estados Unidos.)

- O que significa o www? (Resposta: world wide web que é a sigla que indica a extensão mundial em rede da Internet.)

- Quem é Bill Gates? (Resposta: fundador da Microsoft, a maior empresa de software fo mundo e quem revolucionou o

                                                     computador pessoal.)

- Quando a Internet se expandiu? (Resposta: na década de 90 com o uso da Internet para fins comerciais.)

- A Internet possui sites em várias línguas, mas qual é a língua mais utilizada?  (Resposta: Inglês.)

 

4ª aula: Para explicar o futuro com will, iremos começar trabalhando só oralidade. Utilizaremos inicialmente só o verbo go (ir). Perguntar como se fala eu em inglês, e qual o verbo que significa ir, em inglês. Falaremos para eles que se eu vou pra algum lugar, em inglês eu falo I will go. Se você vai, you will go, e perguntar se ele vai pra algum lugar, como falamos? E assim fazer com todos os pronomes. Instigá-los a fazer de forma variada, em ordem aleatória, com todos os pronomes, para que eles percebam a estrutura da frase. Depois que fizermos com eles várias vezes, vamos sistematizando no quadro à medida que eles forem falando, na sequência correta dos pronomes.

 

 

R E C U R S O S

 

 

Piloto, papel ofício, vídeo, imagens, data show

 

 

A V A L I A Ç Ã O

 

 

Participação nas atividades oral e escrita propostas.

 

 




 

S E Q U Ê N C I A       D I D Á T I C A          -         L Í N G U A       I N G L E S A

 

 

               ANO:                                       PERÍODO:  09  a  20 / 03 / 2020                                    Nº DE AULAS:  04

 

 

E I X O

 

 

U N I D A D E   T E M Á T I C A

 

 

Oralidade / Leitura / Conhecimentos Linguísticos

 

 

Interação discursiva / Práticas de leitura e novas tecnologias / Estudo do léxico

 

O B J E T O S   D E   C O N H E C I ME N T O

 

 

Funções e usos da língua inglesa: persuasão

Informações em ambientes virtuais

Usos de linguagem em meio digital: “internetês”

H A B I L I D A D E S

 

 

(EF09LI01) Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia da comunicação.

(EF09LI08) Explorar ambientes virtuais de informação e socialização, analisando a qualidade e a validade das informações veiculada

(EF09LI13) Reconhecer, nos novos gêneros digitais (blogues, mensagens instantâneas, tweets, entre outros), novas formas de escrita (abreviação de palavras, palavras com combinação de letras e números, pictogramas, símbolos gráficos, entre outros) na constituição das mensagens.

 

C O M P E T Ê N C I A S     E S P E C Í F I C A S

 

 

Utilizar novas tecnologias, com novas linguagens e modos de interação, para pesquisar, selecionar, compartilhar, posicionar-se e produzir sentidos em práticas de letramento na língua inglesa, de forma ética, crítica e responsável.

 

E T A P A S       D A       A U L A   /   M E T O D O L O G I A

 

 

1ª aula:  Começar a aula com frases contendo informações falsas. E perguntar se acreditam no que estão lendo/ouvindo.

Ex: The English teacher is rich, because he won much money in the lottery.

       Prado’s mayor died in a car accident yesterday.

       Ivete Sangalo is in Prado today.

       Next week Bolsonaro is going to Itamaraju.

Falar que todas essas notícias são fake news, se eles sabem o que significa. Promover um debate para entender o que eles já sabem sobre o assunto. Perguntar se lembram de alguma notícia que viralizou e depois descobriu-se que era falsa.

- Se é fácil identificar notícias falsas.    (Possíveis respostas: Sim, porque elas normalmente parecem estranhas ou obvias / Não, porque eles parecem muito reais ou possíveis

- Se Existe alguma ferramenta que você pode usar para verificar a fonte das notícias.   (Alunos podem citar sites de fontes confiáveis ou que fazem esse papel de checar as notícias.)

- Se sabem quantas postagens virais eles clicam a cada semana. E quantas compartilham.

- Em quais fontes de notícias costumam confiar.

- Em um mundo onde as notícias podem ser comunicadas por qualquer pessoa com um telefone celular como decidir em qual pode confiar.

        Discutir com os alunos, como identificar se as notícias que estão lendo são falsas ou reais?

Hoje em dia, as pessoas estão enfrentando muitos problemas em relação a notícias falsas. Muitas coisas que compartilhamos nas redes sociais podem ser falsas. Há muitas dicas dadas por especialistas que ajudam a detectar se uma notícia é falsa ou real e é muito importante para não espalhar mentiras.

1. Verifique o site onde está lendo. Normalmente, notícias falsas vêm de sites desconhecidos.

2. Quando lê um artigo e percebe que o título não corresponde ao tópico do texto, ele é provavelmente falso.

 

 

 

3. Quando há muitos problemas de ortografia ou gramática, isso mostra que nenhuma revisão foi feita. Portanto, tenha cuidado e verifique a origem dele.

4. A data das notícias pode ajudá-lo muito. Verifique se é atual.

As notícias falsas, no entanto, vão além de brincadeiras inocentes na Internet e têm feito vítimas reais.

Pedir para eles em trio, criarem frases com notícias falsas e reais. Socializar com a turma, e verificar a veracidade.

 

2ª aula: Apresentar o texto e pedir para sublinhar as palavras em que a grafia e significado são semelhantes (cognatos verdadeiros.). Fazer a correção das palavras grifadas.

. How schools are helping to fight fake News

Partnership with journalists

Students in the 3rd grade at the Euzébio da Motta State School in Curitiba (PR) have organized themselves in order to take the National High School Exam (ENEM) next month. One of the activities they prepared has to do with fake news. In a partnership with Universidade Positivo, four journalists held seminars so that students could be wary of fake news.

 

The school’s director, Olinda de Godoi Ribeiro, explained that the seminars lasted for two months. Throughout this period, the invited journalists helped students to identify questionable news stories.

 

“They always showed two news stories, one true and another one fake. The work stimulated teenagers to analyze that information, and identify flaws, Portuguese mistakes, and check sources. It was very cool,” says Olinda.

Pedir para grifar as palavras que eles conhecem. Traduzir com eles essas palavras. Fazer a tradução do texto juntamente com os alunos.

Saiba como 4 escolas estão ajudando a combater as fake news

Parceria com jornalistas 

Os alunos do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Euzébio da Motta, em Curitiba (PR), se organizam para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no próximo mês. Uma das atividades de preparação tem a ver com as fake news."

"Talita Brasileiro e Lais Tobias de Carvalho, estudantes de jornalismo da Universidade Positivo, ministraram oficinas para os alunos se prevenirem contra as informações falsas. 

 

A diretora do colégio, Olinda de Godoi Ribeiro, explicou que as oficinas duraram dois meses. Durante esse período, os jornalistas convidados ajudavam os estudantes a identificar notícias duvidosas. 

 

“Eles sempre mostravam duas notícias, uma verdadeira e outra falsa. Todo o trabalho fazia com que os adolescentes fossem estimulados a analisar aquelas informações, percebendo falhas, identificando erros de português, verificando fontes. Foi muito bacana”, conta Olinda."

 

3ª aula: Vamos trabalhar os emojis, tão familiar com o uso da internet. 92% dos usuários de internet usam emojis. Hoje eles fazem parte da cultura, sendo usados desde a comunicação diária até para contar histórias. A palavra “emoji” vem da união de “e”, que significa imagem em japonês e “moji”, que significa letra. Ou seja, são símbolos que representam uma ideia, palavra ou frase completa. Mas muito além da internet, os emojis estão quase que onipresentes em nossa cultura hoje, aparecendo em programas de TV, filmes, propagandas e até decoração.

Esses símbolos têm a aparência de expressões, objetos, animais, tipos de clima etc. Viraram febre com o uso cada vez maior de smartphones. Hoje fazem parte da escrita e são considerados até uma nova linguagem.  Rapidez de comunicação a que estamos submetidos e a facilidade de usarmos uma imagem até para a comunicação entre falantes de outras línguas, uma vez que a imagem pode ter a mesma interpretação em diferentes línguas.

Mostrar a imagem dos emojis, no data show ou impressa, e refletir as perguntas com os alunos.

·         Quais emojis vocês usam mais? Porque? 

 

 

 

 

·         Para quem vocês mandam emojis?

·         Qual dos emojis que você usa pra falar de você?

·         Vocês acham que eles podem expressar sentimentos e emoções melhor do que palavras? Porque?

·         Vocês conhecem alguma situação onde o uso de emojis não são apropriados?

1. Pedir aos alunos para criarem um emoji para representar nossa cultura e costume local.

2. Sublinhar no texto abaixo, os cognatos verdadeiros.

The word emoji comes from Japanese e (picture) + moji (character). It became popular worldwide in the 2010s after being added to mobile operating systems. Emojis can represent facial expressions, common objects, places and types of weather, and animals in a funny way. They are used mainly in electronic messages and web pages and their design is constantly evolving.

 

      

                                            

4ª aula:  Trabalhar uma atividade. Numerar os emojis de acordo com o significado em inglês

1) Angel;

2) laughing; smiling

3) Blinking;

4) In love;

5) Upset;

6) Sending a kiss;

7) Laughing a lot;

8) Happy;

9) Sad, crying;

10) Sending a kiss with love;

11) Angel;

12) Proud, happy;

13) Sarcastic;

14) Very upset; disappointed;

15) Sending a kiss.

 

 

 

 

R E C U R S O S

 

 

Piloto, texto. emojis

 

 

A V A L I A Ç Ã O

 

 

Participação e interação durante as atividades propostas oral e escrita

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário