S E Q U Ê N C I A D I D Á T I C A - L
Í N G U A I N G L E S A |
|||||||||||||||||||||||||||||
ANO: 6º PERÍODO: 03 a 14
/ 08 / 2020 Nº DE AULAS: 04 |
|||||||||||||||||||||||||||||
E
I X O |
U
N I D A D E T E M Á T I C A |
||||||||||||||||||||||||||||
Oralidade
/ Leitura / Escrita / Conhecimentos Linguísticos |
Interação discursiva / Estudo do léxico / Gramática |
||||||||||||||||||||||||||||
O B J E T O S
D E C O N H E C I ME N T O |
|||||||||||||||||||||||||||||
Review - Pronome pessoal sujeito -
Singular (I, You, He, She, It) |
|||||||||||||||||||||||||||||
H A B I L I D A D E S |
|||||||||||||||||||||||||||||
(EF06LI19) Identificar e fazer uso adequado dos pronomes
pessoais sujeito e das relações de coesão gramatical que ajudam a estabelecer
nos vários gêneros textuais orais e escritos. |
|||||||||||||||||||||||||||||
C O M P E T Ê N C I A S E S P E C Í F I C A S |
|||||||||||||||||||||||||||||
Identificar o lugar de si e o
do outro em um mundo plurilíngue e multicultural, refletindo, criticamente,
sobre como a aprendizagem da língua inglesa contribui para a inserção dos
sujeitos no mundo globalizado, inclusive no que concerne ao mundo do
trabalho. |
|||||||||||||||||||||||||||||
C O M P E T Ê N C I A S S O C I O E M O C I O N A I S |
|||||||||||||||||||||||||||||
Empatia, Ética, Resiliência,
Estabilidade emocional, Autoconhecimento, Confiança, Responsabilidade,
Autonomia, Criatividade |
|||||||||||||||||||||||||||||
E T A P A S
D A A U L A
/ M E T O D O L O G I A |
|||||||||||||||||||||||||||||
1ª aula:
Vamos revisar os pronomes pessoais
sujeito no singular (I, You, He She It), para trabalharmos pronome
pessoal sujeito no plural.
POWER POINT: https://drive.google.com/file/d/1d-yu7I6rQ9lRNrp9iEI1RwzpexpyecrE/view?usp=sharing Ex:
Teacher: Como nós aprendemos como se
fala eu, em inglês? Students:
I (ai). Teacher:
E “você” em inglês? Students: You.
Teacher:
Fantastic! Fazer essa dinâmica para todos os
pronomes pessoais sujeito no singular. Repetir até que perceba que
assimilaram. Exemplos: I love my dog.
(Eu amo meu cachorro). Where are you from? (De
onde você é?). He is a
good student. (Ele é um bom aluno). I am a
teacher. (Eu sou professor(a) She is at
school. (Ela está na escola) Observação Importante: I:
o pronome de 1ª pessoa do singular é sempre escrito com letra maiúscula,
mesmo no meio das frases. Ex: Susan and I
are neighbors. (Susan e eu somos vizinhas). My
Family and I are at home. (Minha família e eu estamos em casa. EXERCISES 1. Complete
com o pronome pessoal sujeito. Preste atenção na tradução. a.____ are
my friends. d.
____ are happy.
g. ______ is a banana. Eles
são meus amigos.
Nós estamos/somos felizes. É uma banana. b.____ is my mother.
e.
____ is a student.
h. ____ am happy. Ela
é minha mãe.
Você é um estudante. Eu sou
feliz. c.____ is
meu father.
f. ____ am
student. Ele é meu
pai.
Eu sou estudante. 2. Escreva o
pronome pessoal (personal pronouns) correto: a. Peter =
f. Laura = b. The dog =
g. The cat
= c. Suellen =
h. Lucy = d. Frank =
i. The book = e. Lucy =
2ª aula:
Continuar com atividades, para melhor fixação do
aprendizado. ACTIVITIES 1.
Identifique no texto os pronomes pessoais sujeito e sublinhe-os. To: Maria From: Lara Hi, Maria! My name is Lara. I live in the
U.S.A. I have one brother. He loves basketball. He watches games on TV every
night. I don’t like basketball but I like and play volleyball. My brother
doesn’t like to study history and geography but he studies math every
afternoon. I don’t eat spaghetti. I eat hamburgers, salads, fruit... 3. Substitute
the words in bold for he, she or it to complete the sentences.
Example: Louise
is a student. She is 18 years old. a) Leonardo is my brother. ________ is
my friend, too. b) Kátia is my sister. ________ is at
school. c) The Celular is an important
invention. ________ is cool, too. d) Ivete Sangalo is from Salvador.
________ is famous. e) Porto Seguro is a beautiful city. ________
is a beautiful city. f) Lion is a big animal. _________ is a big animal. 4.
Put the words in the right place. Carol Liz girl mother João boy pencil father car bus Leo lion Juca eraser Maria bird brother dog house book
|
|||||||||||||||||||||||||||||
R E C U R S O S |
|||||||||||||||||||||||||||||
slides,
video |
S E Q U Ê N C I A D I D Á T I C A - L
Í N G U A I N G L E S A ANO: 7º PERÍODO: 03 a 21
/ 08 / 2020 Nº DE AULAS: 06 E
I X O U
N I D A D E T E M Á T I C A Oralidade
/ Leitura / Escrita / Conhecimentos Linguísticos Interação discursiva / Estudo do léxico / Gramática O B J E T O S
D E C O N H E C I ME N T O Passado Verbo to Be - forma afirmativa
(review) H A B I L I D A D E S (EF07LI19) Utilizar o passado
simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando
relações de sequência e causalidade. C O M P E T Ê N C I A S E S P E C Í F I C A S Utilizar novas tecnologias, com novas linguagens
e modos de interação, para pesquisar, selecionar, compartilhar, posicionar-se
e produzir sentidos em práticas de letramento na língua inglesa, de forma
ética, crítica e responsável. C O M P E T Ê N C I A S S O C I O E M O C I O N A I S Empatia, Ética, Resiliência,
Estabilidade emocional, Autoconhecimento, Confiança, Responsabilidade,
Autonomia, Criatividade E T A P A S
D A A U L A
/ M E T O D O L O G I A 1ª aula:
Introduziremos ou revisaremos (pra
quem já deu antes) o verbo to be no passado (Was, Were), juntamente com os pronomes/nomes. Mostraremos o uso do verbo be no passado
para todas as pessoas na forma
afirmativa. Sugestão de Vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=2pJ_Tb4r3JM
https://www.youtube.com/watch?v=Hmf14X9hZns (Forma
afirmativa 1os 3:32 min)
https://www.youtube.com/watch?v=tjPo1amkkxI
https://www.youtube.com/watch?v=7VM11B-Iws8
(Forma
afirmativa 1os 5 min)
https://www.youtube.com/watch?v=fVvGQWjDq0I
https://www.youtube.com/watch?v=JiHiqCUrBRg (Forma
afirmativa 1os 5:07 min) POWER POINT: https://drive.google.com/file/d/1OtlpCBZeWwO3GZp1KG2NVfdB1kWOWEzS/view?usp=sharing Após passar o vídeo, trabalhar a oralidade, perguntando:
Ex.:
Teacher: Eu estava, em inglês é I was. Como se diz eu estava? Students:
I was.
Teacher: Great! Fazer com todas as pessoas (I, You, He, She, It,
We, You, They). Falar aleatoriamente os pronomes, e pedir para que eles conjuguem
o verbo to be no passado, pedir para que repitam. E perguntar a tradução. O verbo to be
corresponde em português aos verbos “ser”
ou “estar”. Ele é utilizado para
descrever e identificar pessoas e objetos e nas expressões de tempo, de lugar
e idade. No passado, ele se traduz como era, estava. AFFIRMATIVE FORM I WAS AT HOME YESTERDAY. YOU WERE HE SHE IT WAS WE YOU THEY WERE Em
verbos no passado frequentemente vem acompanhado de locuções verbais ou
advérbios de tempo, como: ago (atrás), yesterday
(ontem), last week (semana passada). Examples: It was too cold yesterday.
(Estava muito frio ontem.) We were there. (Nós estávamos lá.) They were happy. (Eles estavam felizes) She was here 2
minutes ago. (Ela estava aqui há 2 minutos)
2ª aula: Trabalhar algumas atividades
que também estão inclusas nos slides (power point). A C T I V I T I E S 1. Preencha os espaços
em branco com a forma mais adequada do verbo "to be" no
passado. (Was, Were) c) She ________ here. d) They ________ from the USA. e) He _______ married. 2. Traduza as frases da atividade
anterior. 3.
Choose the correct answer. (Escolha a resposta correta) a) You ______ happy. ( ) was (
) were b) I ______ at the supermarket. ( ) was (
) were c) Laura and I _______ good friends ( )
was ( ) were d) Maria ______ my girlfriend. ( ) was (
) were e) Lucas _____ my boss 3 years ago. ( ) was
( ) were f) It _____ a
computer. ( ) was
( ) were 4. Read the text and fill in the blanks.
Use was or were. Kayla and Lily _____
virtual friends, but now they are
real friends. Kayla ____ born in
Canada and Lily ____ born in
Spain. Although they lived in different countries they chatted almost every
day. So, when they _____ on their
winter break, they decided to meet each other in Rio de Janeiro. The trip _____ amazing! The weather _____ excellent, the hotel _____ comfortable and it _____ not far from the beach. In fact, it ____ very close to the marvelous beach of Copacabana. The
restaurants ______ great and the food was delicious. The
beaches _____ not very crowded. 5. Read
the texts and answer. Cora
Coralina Cora Coralina, a Brazilian poet, was born in Goiás
in 1889. Her father was Francisco de Paula Peixoto and her mother was Jacinta
Luiza Brandão. At the age of 14 she was already a talented poet, but her
first book was published when she was 75. Read the sentences below and write T (true), F (false) a) ( ) Cora
Coralina and Castro Alves were both poets. b) ( ) Cora
Coralina was from São Paulo. c) ( ) She
doesn’t have talent to write. d) ( ) Her
first book was published when she was
14. e) ( ) Her
mother was born in 1889. Pracinhas Pracinhas
were Brazilian soldiers from the Força
Expedicionária Brasileira (FEB) who sent to fight in the Second World
War. This war started in 1939 and Brazil became part of it in 1942. Pracinhas
were important in many battles, especially in Monte Castelo in Italy. Read the sentences below and write T (true), F (false) a) ( ) The
Pracinhas were soldiers from FEB. b) ( ) They
fight in the Second World War. c) ( ) The
Second World War started in 1942.
a) I _______ on vacation.
b) You ______
sick.
a)
b)
c)
d)
e)
S E Q U Ê N C I A D I D Á T I C A - L
Í N G U A I N G L E S A ANO: 8º PERÍODO: 03 a 22 / 08 / 2020 Nº DE AULAS: 06 E
I X O U
N I D A D E T E M Á T I C A Oralidade
/ Leitura / Escrita / Conhecimentos Linguísticos Interação discursiva / Estudo do léxico / Gramática O B J E T O S
D E C O N H E C I ME N T O Verbos de ação (eat, read, sleep, drink,
run, jump, swim, etc) H A B I L I D A D E S (EF08LI14)
Utilizar formas verbais do futuro para descrever planos e expectativas e
fazer previsões. C O M P E T Ê N C I A S E S P E C Í F I C A S Utilizar novas tecnologias, com novas linguagens
e modos de interação, para pesquisar, selecionar, compartilhar, posicionar-se
e produzir sentidos em práticas de letramento na língua inglesa, de forma
ética, crítica e responsável. C O M P E T Ê N C I A S S O C I O E M O C I O N A I S Empatia, Ética, Resiliência,
Estabilidade emocional, Autoconhecimento, Confiança, Responsabilidade,
Autonomia, Criatividade E T A P A S
D A A U L A
/ M E T O D O L O G I A 1ª aula:
Vamos trabalhar os verbos de ação como
eat, run, walk, etc, para em seguida trabalharmos o futuro com will.
Apresentar os verbos com imagens e traduções. Pode também usar vídeos e/ou
slides. SUGESTÃO DE VÍDEOS: https://youtu.be/GSph7bc8k-4
https://www.youtube.com/watch?v=_I2rhnDXCTc
https://www.youtube.com/watch?v=jOx8sGmKyIE https://www.youtube.com/watch?v=hzo9me2fdzg https://www.youtube.com/watch?v=4c6FyuetSVo https://www.youtube.com/watch?v=j3EYciNco58 POWER POINT: https://drive.google.com/file/d/1OdGEUAjfczDC_pVtWgTbkL94ZJP3pmix/view?usp=sharing 2ª Aula: Vamos
fazer algumas atividades para que esses verbos de ação sejam melhor
assimilados. EXERCISES swim
wear drink drive play write
draw sing read walk 1. You ________ a car. 2. You ________ your uniform. 3. You ________ story books. 4. You ________ with a pen. 5. You ________ a picture. 6. You ________ games. 7. You ________ water. 8. You ________ songs. 9. You ________ along the road. 10. You _______ in the swimming pool.
https://br.pinterest.com/pin/41095415338266386/ 2. Escolha os
verbos mais adequados de acordo com a tradução, nas opções a seguir. 1. I ______ water. (Eu bebo água.) 2. You ______ music. (Você ouve música.) 3. We _______ to walk. (Nós saímos
para passear.) ( ) leave 4. _____ meat. (Compre
carne.) ( ) sell ( ) buy ( ) eat 5. _____ the box to him. (Jogue a caixa para
ele.) 6. _____ at me. (Olhe para
mim.) https://www.englishexperts.com.br/forum/exercicio-verbos-em-ingles-para-iniciantes-t25226.html 3. Click on the correct action verb: (
) to sew ( ) to jump ( ) to run (
) to eat ( ) to talk ( ) to jump (
) to paint ( ) to skeep (
) to read ( ) to drink ( ) to swim (
) to read (
) to walk ( ) to sleep ( ) to draw (
) to dream ( ) to cook ( ) to sleep 4. Complete com as letras que estão faltando e descubra alguns
verbos de ação.
https://www.facebook.com/englishwsheets/photos/a.1430820733802546/1854046108146671/?type=3&theater
( ) drink
( ) take
( ) hold
( ) listen to
( ) heard
( ) play
( ) go out
( ) pass
( ) play
( ) throw
( ) look
( ) see
( ) look at
( ) view
S E Q U Ê N C I A D I D Á T I C A - L
Í N G U A I N G L E S A ANO: 9º PERÍODO: 03 a 22 / 08 / 2020 Nº DE AULAS: 06 E
I X O U
N I D A D E T E M Á T I C A Oralidade
/ Leitura / Escrita / Conhecimentos Linguísticos Interação discursiva / Estudo do léxico / Gramática O B J E T O S
D E C O N H E C I ME N T O Fake News H A B I L I D A D E S (EF09LI08)
Explorar ambientes virtuais de informação e socialização, analisando a
qualidade e a validade das informações veiculadas. C O M P E T Ê N C I A S E S P E C Í F I C A S Comunicar-se na língua inglesa, por meio do uso variado de linguagens
em mídias impressas ou digitais, reconhecendo-a como ferramenta de acesso ao
conhecimento, de ampliação das perspectivas e de possibilidades para a
compreensão dos valores e interesses de outras culturas e para o exercício do
protagonismo social. C O M P E T Ê N C I A S S O C I O E M O C I O N A I S Empatia, Ética, Resiliência, Estabilidade
emocional, Autoconhecimento, Confiança, Responsabilidade, Autonomia,
Criatividade E T A P A S
D A A U L A
/ M E T O D O L O G I A 1ª
aula: Perguntar para a turma se eles já ouviram
falar de Fake News e se eles sabem o que significa. Fake news é
um termo em inglês e é usado para referir-se a falsas informações divulgadas,
principalmente, em redes sociais. Promover
um debate com os alunos para entender o que eles já sabem sobre o assunto de
“fake news”. Pergunte se lembram de alguma notícia que viralizou e depois
descobriu-se que era falsa. Fazer
com que os alunos pensem e discutam sobre notícias veiculadas, sua
importância, formas de identificar sua veracidade e a forma de lidar com
essas notícias. Levar
os alunos a perceberem quais notícias são ou não falsas e como evitar
disseminar inverdades. SUGESTÃO DE VÍDEOS:
https://www.youtube.com/watch?v=QytOzSwuMKw
https://www.youtube.com/watch?v=RE_oB8COKys
https://www.youtube.com/watch?v=xRWcW0RtYjY
https://www.youtube.com/watch?v=_-KQf9zdi-M
https://www.youtube.com/watch?v=N3Zed-yovKg 2ª aula:
Apresentar o power point e discutir como identificar se as notícias
que vc está lendo são falsas ou reais? POWER POINT: https://drive.google.com/file/d/1wfgbXCrggbR26wAKkmB_639meF9CwtIK/view?usp=sharing Como identificar se as notícias que você está lendo são falsas ou
reais? (How to
identify if the news you are reading is fake or real?) Hoje em dia, as pessoas estão enfrentando muitos problemas em relação
a notícias falsas. Muitas coisas que compartilhamos nas redes sociais podem
ser falsas. Há muitas dicas dadas por especialistas para ajudá-lo a detectar
se uma notícia é falsa ou real e este exercício é muito importante para não
espalhar mentiras: ser uma evidência de notícias falsas.) Pedir para os
alunos pesquisarem e trazerem para próxima aula notícias que foram Fake News. OBS: O professor também deve pesquisar
e levar algumas notícias que foram descobertas como Fake News e outras reais. 3ª aula:
Mostrar as reportagens/notícias para
os alunos e pedir para que eles identifiquem se as notícias são Fake News.
Instigá-los a falarem porque eles acham que são ou porque não são fake News. Socializar
as notícias Fakes News que eles trouxerem. 4ª aula:
Pedir para que eles criem notícias “fake News”, e apresentem para a turma.
Usando os critérios estudados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário