SEQUÊNCIA DIDÁTICA 03 A 21/08

 

 

S E Q U Ê N C I A       D I D Á T I C A          -         L Í N G U A       I N G L E S A

 

 

               ANO:                                           PERÍODO:  03  a  14 / 08 / 2020                                    Nº DE AULAS:  04

 

 

E I X O

 

 

U N I D A D E   T E M Á T I C A

 

 

Oralidade / Leitura / Escrita / Conhecimentos Linguísticos

 

Interação discursiva / Estudo do léxico / Gramática

 

 

O B J E T O S   D E   C O N H E C I ME N T O

 

 

Review - Pronome pessoal sujeito - Singular (I, You, He, She, It)

 

H A B I L I D A D E S

 

 

(EF06LI19) Identificar e fazer uso adequado dos pronomes pessoais sujeito e das relações de coesão gramatical que ajudam a estabelecer nos vários gêneros textuais orais e escritos.

 

C O M P E T Ê N C I A S     E S P E C Í F I C A S

 

 

Identificar o lugar de si e o do outro em um mundo plurilíngue e multicultural, refletindo, criticamente, sobre como a aprendizagem da língua inglesa contribui para a inserção dos sujeitos no mundo globalizado, inclusive no que concerne ao mundo do trabalho.

 

 

C O M P E T Ê N C I A S     S O C I O E M O C I O N A I S

 

Empatia, Ética, Resiliência, Estabilidade emocional, Autoconhecimento, Confiança, Responsabilidade, Autonomia, Criatividade

 

E T A P A S       D A       A U L A   /   M E T O D O L O G I A

 

 

1ª aula:   Vamos revisar os pronomes pessoais sujeito no singular (I, You, He She It), para trabalharmos pronome pessoal

sujeito no plural.

SINGULAR

TRADUÇÃO

I

Eu

You

Tu/Você

He

Ele (Quando for referente a pessoas no masculino)

She

Ela (Quando for referente a pessoas no feminino)

It

Ele/Ela (Quando se referir a animais ou objetos)

 

 

 

 

                        

 

 

 

 

 

 

 

POWER POINT: https://drive.google.com/file/d/1d-yu7I6rQ9lRNrp9iEI1RwzpexpyecrE/view?usp=sharing

 

 

 

Ex:  Teacher: Como nós aprendemos como se fala eu, em inglês?

                                    

          Students: I (ai).

          Teacher: E “você” em inglês?

          Students: You.

          Teacher: Fantastic!

 

Fazer essa dinâmica para todos os pronomes pessoais sujeito no singular. Repetir até que perceba que assimilaram.

 

 

 

 

 

 

 

Exemplos:

love my dog. (Eu amo meu cachorro).

Where are you from? (De onde você é?).

He is a good student. (Ele é um bom aluno).

I am a teacher. (Eu sou professor(a)

She is at school. (Ela está na escola)

 

 

Observação Importante:

I: o pronome de 1ª pessoa do singular é sempre escrito com letra maiúscula, mesmo no meio das frases.

Ex: Susan and I are neighbors. (Susan e eu somos vizinhas).

       My Family and I are at home. (Minha família e eu estamos em casa.

 

 

EXERCISES

 

1. Complete com o pronome pessoal sujeito. Preste atenção na tradução.

a.____ are my friends.                   d. ____ are happy.                             g. ______ is a banana.

Eles são meus amigos.                   Nós estamos/somos felizes.                    É uma banana.

 

b.____  is my mother.                   e. ____ is a student.                           h. ____ am happy.

Ela é minha mãe.                          Você é um estudante.                             Eu sou feliz.

 

c.____ is meu father.                     f. ____ am student.           

Ele é meu pai.                               Eu sou estudante.

 

 

2. Escreva o pronome pessoal (personal pronouns)  correto:

a. Peter =                                   f. Laura = 

b. The dog =                              g. The cat = 

c. Suellen =                               h. Lucy = 

d. Frank =                                  i. The book = 

e. Lucy =                                         

 

 

 

 

 

 

 

2ª aula: Continuar com atividades, para melhor fixação do aprendizado.

 

 

 

 

 

 

 

 

ACTIVITIES

 

1. Identifique no texto os pronomes pessoais sujeito e sublinhe-os.

To: Maria

 

From: Lara

 

Hi, Maria! My name is Lara. I live in the U.S.A. I have one brother. He loves basketball. He watches games on TV every night. I don’t like basketball but I like and play volleyball. My brother doesn’t like to study history and geography but he studies math every afternoon. I don’t eat spaghetti. I eat hamburgers, salads, fruit...

 

 

 

3. Substitute the words in bold for he, she or it to complete the sentences.

    

   Example: Louise is a student. She is 18 years old.

 

a) Leonardo is my brother. ________ is my friend, too.

b) Kátia is my sister. ________ is at school.

c) The Celular is an important invention. ________ is cool, too.

d) Ivete Sangalo is from Salvador. ________ is famous.

e) Porto Seguro is a beautiful city. ________ is a beautiful city.

f) Lion is a big animal.  _________ is a big animal.

 

 

4. Put the words in the right place.

Carol      Liz           girl           mother      João      boy       pencil       father     car               bus       Leo        lion          Juca         eraser        Maria       bird      brother    dog          house        book

 


HE

SHE

IT

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                

 

 

 

 

 

 

 

 

R E C U R S O S

 

slides, video

 

 



 

S E Q U Ê N C I A       D I D Á T I C A          -         L Í N G U A       I N G L E S A

 

 

               ANO:                                           PERÍODO:  03  a  21 / 08 / 2020                                    Nº DE AULAS:  06

 

 

E I X O

 

 

U N I D A D E   T E M Á T I C A

 

 

Oralidade / Leitura / Escrita / Conhecimentos Linguísticos

 

Interação discursiva / Estudo do léxico / Gramática

 

 

O B J E T O S   D E   C O N H E C I ME N T O

 

 

Passado Verbo to Be - forma afirmativa (review)

 

H A B I L I D A D E S

 

 

(EF07LI19) Utilizar o passado simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade.

 

C O M P E T Ê N C I A S     E S P E C Í F I C A S

 

 

Utilizar novas tecnologias, com novas linguagens e modos de interação, para pesquisar, selecionar, compartilhar, posicionar-se e produzir sentidos em práticas de letramento na língua inglesa, de forma ética, crítica e responsável.

 

C O M P E T Ê N C I A S     S O C I O E M O C I O N A I S

 

Empatia, Ética, Resiliência, Estabilidade emocional, Autoconhecimento, Confiança, Responsabilidade, Autonomia, Criatividade

 

E T A P A S       D A       A U L A   /   M E T O D O L O G I A

 

 

 

1ª aula:  Introduziremos ou revisaremos (pra quem já deu antes) o verbo to be no passado (Was, Were), juntamente com os pronomes/nomes.  Mostraremos o uso do verbo be no passado para todas as pessoas na forma afirmativa.

 

    Sugestão de Vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=2pJ_Tb4r3JM

                                                          https://www.youtube.com/watch?v=Hmf14X9hZns  (Forma afirmativa 1os 3:32 min)

                                                    https://www.youtube.com/watch?v=tjPo1amkkxI

                                                          https://www.youtube.com/watch?v=7VM11B-Iws8   (Forma afirmativa 1os 5 min)

                                                      https://www.youtube.com/watch?v=fVvGQWjDq0I

                                                         https://www.youtube.com/watch?v=JiHiqCUrBRg   (Forma afirmativa 1os 5:07 min)

 

POWER POINT:  https://drive.google.com/file/d/1OtlpCBZeWwO3GZp1KG2NVfdB1kWOWEzS/view?usp=sharing

 

Após passar o vídeo, trabalhar a oralidade, perguntando:

            Ex.: Teacher: Eu estava, em inglês é I was. Como se diz eu estava?

                    Students: I was.

                    Teacher: Great!

Fazer com todas as pessoas (I, You, He, She, It, We, You, They). Falar aleatoriamente os pronomes, e pedir para que eles conjuguem o verbo to be no passado, pedir para que repitam. E perguntar a tradução.

 

 

O verbo to be corresponde em português aos verbos “ser” ou “estar”. Ele é utilizado para descrever e identificar pessoas e objetos e nas expressões de tempo, de lugar e idade. No passado, ele se traduz como era, estava.

 

AFFIRMATIVE FORM

I

WAS

 

 

 

 

AT HOME YESTERDAY.

   YOU

WERE

HE

SHE

IT

 

WAS

WE

YOU

THEY

 

WERE

 

 Em verbos no passado frequentemente vem acompanhado de locuções verbais ou advérbios de tempo, como: ago (atrás), yesterday (ontem), last week (semana passada).

Examples:

It was too cold yesterday. (Estava muito frio ontem.)

We were there. (Nós estávamos lá.) 

They were happy. (Eles estavam felizes)

She was here 2 minutes ago. (Ela estava aqui há 2 minutos)

 

                                                   

2ª aula: Trabalhar algumas atividades que também estão inclusas nos slides (power point).

A C T I V I T I E S

1. Preencha os espaços em branco com a forma mais adequada do verbo "to be" no passado. (Was, Were)
a) I _______ on vacation.
b) You ______  sick.

c) She ________ here.

d) They ________ from the USA.

e) He _______ married.

 

2. Traduza as frases da atividade anterior.
a)
b)
c)
d)
e)

 

 

 

3. Choose the correct answer. (Escolha a resposta correta)

a) You ______ happy.                             (   ) was    (   ) were

b) I ______ at the supermarket.              (   ) was    (   ) were

c) Laura and I _______ good friends      (   ) was    (   ) were

d) Maria ______ my girlfriend.               (   ) was    (   ) were

e) Lucas _____ my boss 3 years ago.      (   ) was    (   ) were

f) It _____ a computer.                            (   ) was    (   ) were

 

 

4. Read the text and fill in the blanks. Use was or were.

Kayla and Lily _____  virtual friends, but now they are real friends. Kayla ____ born in Canada and Lily ____ born in Spain. Although they lived in different countries they chatted almost every day. So, when they _____ on their winter break, they decided to meet each other in Rio de Janeiro. The trip _____ amazing! The weather _____  excellent, the hotel _____  comfortable and it _____ not far from the beach. In fact, it ____ very close to the marvelous beach of Copacabana. The restaurants ______  great and the food was delicious. The beaches _____ not very crowded.

 

 

5. Read the texts and answer.

Cora Coralina

 

            Cora Coralina, a Brazilian poet, was born in Goiás in 1889. Her father was Francisco de Paula Peixoto and her mother was Jacinta Luiza Brandão. At the age of 14 she was already a talented poet, but her first book was published when she was 75.

 

Read the sentences below and write T (true), F (false)

a) (  ) Cora Coralina and Castro Alves were both poets.

b) (  ) Cora Coralina was from São Paulo.

c) (  ) She doesn’t have talent to write.

d) (  ) Her first book was published  when she was 14.

e) (  ) Her mother was born in 1889.

 

Pracinhas

 

            Pracinhas were Brazilian soldiers from the Força Expedicionária Brasileira (FEB) who sent to fight in the Second World War. This war started in 1939 and Brazil became part of it in 1942. Pracinhas were important in many battles, especially in Monte Castelo in Italy.

Read the sentences below and write T (true), F (false)

a) (  ) The Pracinhas were soldiers from FEB.

b) (  ) They fight in the Second World War.

c) (  ) The Second World War started in 1942.

 

 

 




 

S E Q U Ê N C I A       D I D Á T I C A          -         L Í N G U A       I N G L E S A

 

 

               ANO:  8º                                         PERÍODO:   03  a  22 / 08 / 2020                                    Nº DE AULAS:  06

 

 

E I X O

 

 

U N I D A D E   T E M Á T I C A

 

 

Oralidade / Leitura / Escrita / Conhecimentos Linguísticos

 

Interação discursiva / Estudo do léxico / Gramática

 

 

O B J E T O S   D E   C O N H E C I ME N T O

 

 

Verbos de ação (eat, read, sleep, drink, run, jump, swim, etc)

 

H A B I L I D A D E S

 

 

(EF08LI14) Utilizar formas verbais do futuro para descrever planos e expectativas e fazer previsões.

C O M P E T Ê N C I A S     E S P E C Í F I C A S

 

 

Utilizar novas tecnologias, com novas linguagens e modos de interação, para pesquisar, selecionar, compartilhar, posicionar-se e produzir sentidos em práticas de letramento na língua inglesa, de forma ética, crítica e responsável.

 

C O M P E T Ê N C I A S     S O C I O E M O C I O N A I S

 

Empatia, Ética, Resiliência, Estabilidade emocional, Autoconhecimento, Confiança, Responsabilidade, Autonomia, Criatividade

 

E T A P A S       D A       A U L A   /   M E T O D O L O G I A

 

 

 

 

1ª aula:  Vamos trabalhar os verbos de ação como eat, run, walk, etc, para em seguida trabalharmos o futuro com will. Apresentar os verbos com imagens e traduções. Pode também usar vídeos e/ou slides.

 

 

SUGESTÃO DE VÍDEOS:   https://youtu.be/GSph7bc8k-4

                                               https://www.youtube.com/watch?v=_I2rhnDXCTc

                                                   https://www.youtube.com/watch?v=jOx8sGmKyIE

                                           https://www.youtube.com/watch?v=hzo9me2fdzg

                                           https://www.youtube.com/watch?v=4c6FyuetSVo

                                           https://www.youtube.com/watch?v=j3EYciNco58

 

 

POWER POINT:    https://drive.google.com/file/d/1OdGEUAjfczDC_pVtWgTbkL94ZJP3pmix/view?usp=sharing

 

 

 

 

 

 

 

2ª Aula: Vamos fazer algumas atividades para que esses verbos de ação sejam melhor assimilados.

 

EXERCISES

swim         wear        drink       drive       play

write         draw         sing         read       walk

1. Use the verbs to fill in the blanks below. (Escolha os verbos para completar os espaços abaixo)

 

 

1. You ________ a car.

2. You ________ your uniform.

3. You ________ story books.

4. You ________ with a pen.

5. You ________ a picture.

6. You ________ games.

7. You ________ water.

8. You ________ songs.

9. You ________ along the road.

10. You _______ in the swimming pool.

https://br.pinterest.com/pin/41095415338266386/

 

2. Escolha os verbos mais adequados de acordo com a tradução, nas opções a seguir.

1. I ______ water.                       

(Eu bebo água.)               
( ) drink
( ) take
( ) hold

 

2. You ______ music.

(Você ouve música.)
( ) listen to
( ) heard
( ) play

 

3. We _______ to walk.

(Nós saímos para passear.)
( ) go out
( ) pass

( ) leave

 

 

 

 

 

 

 

4. _____ meat.

(Compre carne.)

( ) sell

( ) buy

( ) eat

 

5. _____ the box to him.

(Jogue a caixa para ele.)
( ) play
( ) throw
( ) look

 

6. _____ at me.

(Olhe para mim.)
( ) see
( ) look at
( ) view

 

https://www.englishexperts.com.br/forum/exercicio-verbos-em-ingles-para-iniciantes-t25226.html

 

 

 

3. Click on the correct action verb:

 

      (  ) to sew               (  ) to jump             (  ) to run            (  ) to eat                 (  ) to talk               (  ) to jump

      (  ) to paint             (  ) to skeep            (  ) to read           (  ) to drink             (  ) to swim            (  ) to read

      (  ) to walk             (  ) to sleep             (  ) to draw          (  ) to dream            (  ) to cook             (  ) to sleep

 

 

4. Complete com as letras que estão faltando e descubra alguns verbos de ação.

 

 

 

 

 

 


                                                                                                                                                      

 

 

 

 

                                                                                                                                                            

 

 

                                                           https://www.facebook.com/englishwsheets/photos/a.1430820733802546/1854046108146671/?type=3&theater

 




 

S E Q U Ê N C I A       D I D Á T I C A          -         L Í N G U A       I N G L E S A

 

 

               ANO:                                           PERÍODO:   03  a  22 / 08 / 2020                                    Nº DE AULAS:  06

 

 

E I X O

 

 

U N I D A D E   T E M Á T I C A

 

 

Oralidade / Leitura / Escrita / Conhecimentos Linguísticos

 

Interação discursiva / Estudo do léxico / Gramática

 

 

O B J E T O S   D E   C O N H E C I ME N T O

 

 

Fake News

 

H A B I L I D A D E S

 

 

(EF09LI08) Explorar ambientes virtuais de informação e socialização, analisando a qualidade e a validade das informações veiculadas.

 

C O M P E T Ê N C I A S     E S P E C Í F I C A S

 

 

Comunicar-se na língua inglesa, por meio do uso variado de linguagens em mídias impressas ou digitais, reconhecendo-a como ferramenta de acesso ao conhecimento, de ampliação das perspectivas e de possibilidades para a compreensão dos valores e interesses de outras culturas e para o exercício do protagonismo social.

 

 

C O M P E T Ê N C I A S     S O C I O E M O C I O N A I S

 

Empatia, Ética, Resiliência, Estabilidade emocional, Autoconhecimento, Confiança, Responsabilidade, Autonomia, Criatividade

 

E T A P A S       D A       A U L A   /   M E T O D O L O G I A

 

 

1ª aula:   Perguntar para a turma se eles já ouviram falar de Fake News e se eles sabem o que significa.  Fake news é um termo em inglês e é usado para referir-se a falsas informações divulgadas, principalmente, em redes sociais.

Promover um debate com os alunos para entender o que eles já sabem sobre o assunto de “fake news”. Pergunte se lembram de alguma notícia que viralizou e depois descobriu-se que era falsa.

Fazer com que os alunos pensem e discutam sobre notícias veiculadas, sua importância, formas de identificar sua veracidade e a forma de lidar com essas notícias.

Levar os alunos a perceberem quais notícias são ou não falsas e como evitar disseminar inverdades.

SUGESTÃO DE VÍDEOS:     https://www.youtube.com/watch?v=QytOzSwuMKw

                                               https://www.youtube.com/watch?v=RE_oB8COKys

                                               https://www.youtube.com/watch?v=xRWcW0RtYjY

                                               https://www.youtube.com/watch?v=_-KQf9zdi-M

                                               https://www.youtube.com/watch?v=N3Zed-yovKg

2ª aula:  Apresentar o power point e discutir como identificar se as notícias que vc está lendo são falsas ou reais?

POWER POINT:

https://drive.google.com/file/d/1wfgbXCrggbR26wAKkmB_639meF9CwtIK/view?usp=sharing

 

 

 

 

Como identificar se as notícias que você está lendo são falsas ou reais? (How to identify if the news you are reading is fake or real?)

Hoje em dia, as pessoas estão enfrentando muitos problemas em relação a notícias falsas. Muitas coisas que compartilhamos nas redes sociais podem ser falsas. Há muitas dicas dadas por especialistas para ajudá-lo a detectar se uma notícia é falsa ou real e este exercício é muito importante para não espalhar mentiras:

 

  • Check if the website is familiar. (Verifique se o site é familiar.)
  • Double check the URL. (Verifique novamente o URL.)
  • See if the headline matches the topic of the text. (Veja se o título corresponde ao tópico do texto.)
  • Many problems of spelling can be an evidence of fake news. (Muitos problemas de ortografia podem

ser uma evidência de notícias falsas.)

  • Check if there is a current date. (Verifique se existe uma data atual.)
  • There is an author to be investigated. (Existe um autor para ser investigado.)
  • There are links to other sources. (Existem links para outras fontes.)
  • The photos look photoshopped. (As fotos parecem modificadas.)
  • Go through other famous sites to see the same news. (Veja outros sites famosos para ver as mesmas notícias.)
  • Check the “About us” section. (Verifique a seção “Sobre nós”.)

 

 

Pedir para os alunos pesquisarem e trazerem para próxima aula notícias que foram Fake News.

 

OBS: O professor também deve pesquisar e levar algumas notícias que foram descobertas como Fake News e outras reais.

 

 

3ª aula:  Mostrar as reportagens/notícias para os alunos e pedir para que eles identifiquem se as notícias são Fake News. Instigá-los a falarem porque eles acham que são ou porque não são fake News. Socializar as notícias Fakes News que eles trouxerem.

 

 

4ª aula: Pedir para que eles criem notícias “fake News”, e apresentem para a turma. Usando os critérios estudados.

 

                                                                                                                                                           

 

 

                                                          

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário