SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática | |
Tema: Matemática na quarentena | Unidade Temática: Geometria |
Objeto de Conhecimento: Arco de circunferência; Plano cartesiano; Vistas ortogonais; Projeção ortogonal | |
Ano: 9º Período: 13 a 30 / 10 / 2020 Nº de Aulas: 15 | |
HABILIDADES | |
(EF09MA11) Resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência, fazendo uso, inclusive, de softwares de geometria dinâmica. (EF09MA15) Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um polígono regular cuja medida do lado é conhecida, utilizando régua e compasso, como também softwares. (EF09MA16) Determinar o ponto médio de um segmento de reta e a distância entre dois pontos quaisquer, dadas as coordenadas desses pontos no plano cartesiano, sem o uso de fórmulas, e utilizar esse conhecimento para calcular, por exemplo, medidas de perímetros e áreas de figuras planas construídas no plano. (EF09MA17) Reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva. | |
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA | |
1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho. 2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo. 3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções. | |
COMPETÊNCIAS GERAIS | |
1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. 5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados. 6. Enfrentar situações-problema em múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas, e dados). |
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
Primeira semana – De 13 a 30/10/2020
1ª Aula e 2ª Aula – Arco de circunferência 1º momento: . Solicitar que os alunos observem a imagem dos Arcos da Lapa do RJ, da página 56 e perguntar se já viram construções com arcos. . Indagar se os alunos tem ideia de como fazer uma obra contendo arcos. . Fazer comentários a respeito da utilidade da Matemática nas construções.
2º momento: . Com compasso ou no GEOGEBRA traçar uma circunferência, delimitar arcos e demostrar o ângulo central do mesmo. . Apresentar com cálculos como determinar a medida de um arco numa circunferência, de acordo as orientações didáticas da página 57
3ª Aula e 4ª Aula – Arco de circunferência
. Seguindo as orientações didáticas, apresentar o ângulo inscrito em uma circunferência. . Apresentar a relação entre o ângulo central e um ângulo inscrito correspondentes a um mesmo arco de circunferência, de acordo as 3 propriedades demonstras nas páginas 58 e 59. . Orientar para fazer as atividades das páginas 59 e 60
5ª Aula– Arco de circunferência . Corrigir as atividades das páginas 59 e 60
|
Segunda semana – De 19 a 23/10/2020
6ª Aula e 7ª Aula – Plano cartesiano 1º momento: . Iniciar a aula com o jogo batalha naval
2º momento: . Seguindo as orientações didáticas da página 61, por meio do GEOGEBRA ou no quadro apresentar o plano cartesiano demonstrando cada um dos seus elementos (eixos das abscissas e das ordenadas, quadrantes). . Apresentar circunferências e outra s figuras e suas coordenadas num plano cartesiano. . Orientar para fazerem as atividades da página 62 e 63
8ª Aula e 9ª Aula – Plano cartesiano . Corrigir as atividades da página 62 e 63 . Pedir lápis de cor para a próxima aula.
10ª Aula – Plano cartesiano . Apresentar a figura a seguir e pedir que os alunos apresentem as coordenadas dos pontos: A, B, C, D, E, F, G, H, I e J.
. Fazer as correções se houver erros e apresentar as coordenadas A (-3,0); B (2, -3); C (3,4); D (1,1) em um plano cartesiano, pedir que liguem os pontos, pintem e mostrem a figura final
A figura deve ficar nesse formato . Solicitar que num plano cartesiano, represente os pontos A (4,0), B (0,4), C (-4,4), D (-8,0), E (-4,-4) e F (0,-4). . Orientar para verem o vídeo
Terceira semana – De 26 a 30 /10/2020
11ª Aula e 12ª Aula – Vistas ortogonais
1º momento: . Iniciar aula diferenciando uma figura bidimensional (duas dimensões - altura e largura) de uma figura tridimensional (comprimento, largura e altura). Exemplos: Dimensional: quadrado, triângulo, círculos, et. Tridimensional: cubo, paralelepípedo, cones, cilindros, etc. . Mostrar uma folha (bidimensional) e uma caixa (tridimensional)com o formato de um retângulo e comprovar a diferença entre ambas.
2º momento: . Seguindo as orientações da página 65 demonstrar como determinar um ponto de fuga de um sólido geométrico. . Solicitar que os alunos façam uma malha pontilhada e oriente a construir um cubo. Modelo 13ª Aula e 14ª Aula - Projeção ortogonal
. Seguindo as orientações das páginas 66 e 67 demonstrar como acontece a projeção de um objeto, de uma figura, de como é nossa visão geométrica dos mesmos. . Orientar para fazer as atividades das páginas 67 a 69.
15ª Aula – Projeção ortogonal . Correção das atividades das páginas 67 a 69.
|
RECURSOS: (X ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; (X ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( x ) Outros: celular, notebook; |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (56 a 69) ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros: |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário