SEQUÊNCIA DE MATEMÁTICA 9º ANO OUTUBRO

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: Matemática na quarentena

Unidade Temática: Geometria

Objeto de Conhecimento: Arco de circunferência; Plano cartesiano; Vistas ortogonais; Projeção ortogonal

Ano                          Período: 13 a 30 / 10 / 2020                               Nº de Aulas: 15

HABILIDADES

(EF09MA11) Resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência, fazendo uso, inclusive, de softwares de geometria dinâmica.

(EF09MA15) Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um polígono regular cuja medida do lado é conhecida, utilizando régua e compasso, como também softwares.

(EF09MA16) Determinar o ponto médio de um segmento de reta e a distância entre dois pontos quaisquer, dadas as coordenadas desses pontos no plano cartesiano, sem o uso de fórmulas, e utilizar esse conhecimento para calcular, por exemplo, medidas de perímetros e áreas de figuras planas construídas no plano.

(EF09MA17) Reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.

 2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

COMPETÊNCIAS GERAIS

1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.

6. Enfrentar situações-problema em múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas, e dados).

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocionalAutoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana – De 13 a 30/10/2020

 

1ª Aula e 2ª Aula – Arco de circunferência

1º momento:

. Solicitar que os alunos observem a imagem dos Arcos da Lapa do RJ, da página 56 e perguntar se já viram construções com arcos.

. Indagar se os alunos tem ideia de como fazer uma obra contendo arcos.

. Fazer comentários a respeito da utilidade da Matemática nas construções.

 

2º momento:

. Com compasso ou no GEOGEBRA traçar uma circunferência, delimitar arcos e demostrar o ângulo central do mesmo.

. Apresentar com cálculos como determinar a medida de um arco numa circunferência, de acordo as orientações didáticas da página 57

 

3ª Aula e 4ª Aula – Arco de circunferência

 

. Seguindo as orientações didáticas, apresentar o ângulo inscrito em uma circunferência.

. Apresentar a relação entre o ângulo central e um ângulo inscrito correspondentes a um mesmo arco de circunferência, de acordo as 3 propriedades demonstras nas páginas 58 e 59.

. Orientar para fazer as atividades das páginas 59 e 60

 

5ª Aula– Arco de circunferência

. Corrigir as atividades das páginas 59 e 60

 

Segunda semana – De 19 a 23/10/2020

 

6ª Aula e 7ª Aula – Plano cartesiano

1º momento:

. Iniciar a aula com o jogo batalha naval

 

2º momento:

. Seguindo as orientações didáticas da página 61, por meio do GEOGEBRA ou no quadro apresentar o plano cartesiano demonstrando cada um dos seus elementos (eixos das abscissas e das ordenadas, quadrantes).

. Apresentar circunferências e outra s figuras e suas coordenadas num plano cartesiano.

. Orientar para fazerem as atividades da página 62 e 63

 

 

8ª Aula e 9ª Aula – Plano cartesiano

. Corrigir as atividades da página 62 e 63

. Pedir lápis de cor para a próxima aula.

 

10ª Aula – Plano cartesiano

. Apresentar a figura a seguir e pedir que os alunos apresentem as coordenadas dos pontos: A, B, C, D, E, F, G, H, I e J.

 

. Fazer as correções se houver erros e apresentar as coordenadas A (-3,0); B (2, -3); C (3,4); D (1,1) em um plano cartesiano, pedir que liguem os pontos, pintem e mostrem a figura final

 

 A figura deve ficar nesse formato

. Solicitar que num plano cartesiano, represente os pontos A (4,0), B (0,4), C (-4,4), D (-8,0), E (-4,-4) e F (0,-4).

. Orientar para verem o vídeo

 

Terceira semana – De 26 a 30 /10/2020

 

11ª Aula e 12ª Aula – Vistas ortogonais

 

1º momento:

. Iniciar aula diferenciando uma figura bidimensional (duas dimensões - altura e largura) de uma figura tridimensional (comprimento, largura e altura).

Exemplos:

Dimensional: quadrado, triângulo, círculos, et.

Tridimensional: cubo, paralelepípedo, cones, cilindros, etc. 

. Mostrar uma folha (bidimensional) e uma caixa (tridimensional)com o formato de um retângulo e comprovar a diferença entre ambas.

 

2º momento:

. Seguindo as orientações da página 65 demonstrar como determinar um ponto de fuga de um sólido geométrico.

. Solicitar que os alunos façam uma malha pontilhada e oriente a construir um cubo. Modelo

 

13ª Aula e 14ª Aula - Projeção ortogonal

 

. Seguindo as orientações das páginas 66 e 67 demonstrar como acontece a projeção de um objeto, de uma figura, de como é nossa visão geométrica dos mesmos.

. Orientar para fazer as atividades das páginas 67 a 69.

 

15ª Aula – Projeção ortogonal

. Correção das atividades das páginas 67 a 69.

 

RECURSOS: (X ) Livro didático;  ( ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (56 a 69) 

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário