sequencia 6 ano EF

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA

Unidade Temática: LUTAS DO BRASIL

Objeto de Conhecimento: Capoeira (História da Capoeira, Capoeira da Angola e Regional)

Ano: 6º ano                            Período: 03.08 a 14.08.2020                         Nº de Aulas: 04

HABILIDADES

(EF06EF21) Analisar os aspectos histórico-culturais identificando a capoeira como elemento cultural do movimento humano brasileiro a partir dos seus aspectos histórico-sociais;

(EF06EF22) Diferenciar a capoeira da Angola da capoeira regional problematizando preconceitos e estereótipos relacionados ao universo da luta e demais práticas corporais, propondo alternativas para superá-los, com base na solidariedade, na justiça, na equidade e no respeito.

(EF35EF13) Experimentar, fruir e recriar diferentes lutas presentes no contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana.

(EF35EF14) Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas do contexto comunitário e regional

e lutas de matriz indígena e africana experimentadas, respeitando o colega como oponente e as normas de segurança.

(EF35EF15) Identificar as características das lutas do contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana, reconhecendo as diferenças entre lutas e brigas e entre lutas e as demais práticas corporais.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1ª ETAPA: Aula Expositiva

Objeto de conhecimento: Capoeira (História da Capoeira, Capoeira da Angola e Regional)

A explanação do objeto de conhecimento poderá ser feito através de slides, vídeos, pesquisa, debate, etc.

 

VÍDEOS:

Sugestões:

 

//www.youtube.com/watch?reload=9&v=kYkIVX-Khi0&feature=youtu.be

Professor explica a diferença entre a Capoeira Angola e a Capoeira Regional

 

História da Capoeira em desenho

https://www.youtube.com/watch?v=GcTQLKh-Oak

 

2ª ETAPA:

ATIVIDADE 01:

Exercício de fixação sobre o conteúdo. (em anexo)

 

ATIVIDADE 02:

Pesquisar e fazer uma ilustração sobre os instrumentos da capoeira (em anexo)

 

3ª ETAPA:

ATIVIDADE 03:

Exercício comparativo entre a capoeira da Angola e a capoeira Regional (em anexo)

 

ATIVIDADE 04:

Exercício de fixação sobre o conteúdo. (em anexo)

 

 

 

4ª ETAPA:

ATIVIDADE 05:

Vivência da Capoeira em casa (em anexo)

Atividade 01: a ginga

Atividade 02: a ginga com balões

 

 

 

OBSERVAÇÃO: As atividades são sugestões, assim como o planejamento é flexível, podendo ser ajustado a outras metodologias/recursos/aplicativos de acordo com a realidade.

 

 

 

RECURSOS: ( ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo;( x ) Computador;

(  ) Jogos; (  ) Material pertinente as aulas práticas; (   ) Informativos; ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (   ) Trabalho;  ( x  ) Pesquisa   ( x ) Resolução de Exercícios; (  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho individual e/do grupo; (  ) Cartaz; (   ) Debate; (  ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:                                                     

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário