SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA |
Unidade Temática: LUTAS DO BRASIL |
Objeto de Conhecimento: Capoeira (História da Capoeira, Capoeira da Angola e
Regional) |
Ano: 6º ano Período: 03.08 a 14.08.2020 Nº de
Aulas: 04 |
HABILIDADES |
(EF06EF21) Analisar os aspectos
histórico-culturais identificando a capoeira como elemento cultural do
movimento humano brasileiro a partir dos seus aspectos histórico-sociais; (EF06EF22) Diferenciar a capoeira da
Angola da capoeira regional problematizando preconceitos e estereótipos
relacionados ao universo da luta e demais práticas corporais, propondo
alternativas para superá-los, com base na solidariedade, na justiça, na
equidade e no respeito. (EF35EF13)
Experimentar, fruir e recriar diferentes lutas presentes no contexto
comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana. (EF35EF14)
Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas do contexto comunitário e
regional e
lutas de matriz indígena e africana experimentadas, respeitando o colega como
oponente e as normas de segurança. (EF35EF15)
Identificar as características das lutas do contexto comunitário e regional e
lutas de matriz indígena e africana, reconhecendo as diferenças entre lutas e
brigas e entre lutas e as demais práticas corporais. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
1ª ETAPA:
Aula Expositiva Objeto
de conhecimento: Capoeira (História da
Capoeira, Capoeira da Angola e Regional) A explanação do objeto de conhecimento poderá ser
feito através de slides, vídeos, pesquisa, debate, etc. VÍDEOS: Sugestões: //www.youtube.com/watch?reload=9&v=kYkIVX-Khi0&feature=youtu.be Professor explica a diferença entre a Capoeira
Angola e a Capoeira Regional História da Capoeira em desenho https://www.youtube.com/watch?v=GcTQLKh-Oak 2ª ETAPA: ATIVIDADE
01: Exercício
de fixação sobre o conteúdo. (em anexo) ATIVIDADE
02: Pesquisar e fazer uma ilustração sobre os instrumentos da capoeira (em
anexo) 3ª ETAPA: ATIVIDADE
03: Exercício
comparativo entre a capoeira da Angola e a capoeira Regional (em anexo) ATIVIDADE
04: Exercício
de fixação sobre o conteúdo. (em anexo) 4ª ETAPA: ATIVIDADE
05: Vivência da Capoeira em casa (em anexo) Atividade 01: a ginga Atividade 02: a ginga com
balões OBSERVAÇÃO: As
atividades são sugestões, assim como o planejamento é flexível, podendo ser
ajustado a outras metodologias/recursos/aplicativos de acordo com a
realidade. |
RECURSOS: ( ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo;( x ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente as aulas práticas; ( )
Informativos; ( x ) Outros: celular,
notebook; |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; ( x )
Pesquisa ( x ) Resolução de
Exercícios; ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( x ) Observação do
desempenho individual e/do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( x ) Avaliação da
participação; Outros:
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário