S E Q U Ê N C I A       D I D Á T I C A          -         L Í N G U A       I N G L E S A

 

 

         ANO:                                       PERÍODO:  09  a  13 / 11 / 2020                                Nº DE AULAS:  02

 

 

E I X O

 

 

U N I D A D E   T E M Á T I C A

 

 

Oralidade / Leitura / Escrita / Conhecimentos Linguísticos

 

Estudo do léxico / Gramática

 

 

O B J E T O S   D E   C O N H E C I ME N T O

 

 

Verbo to be – forma afirmativa – plural

H A B I L I D A D E S

 

 

(EF06LI19) Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias.

 

C O M P E T Ê N C I A S     E S P E C Í F I C A S

 

 

CELI01 Identificar o lugar de si e o do outro em um mundo plurilíngue e multicultural, refletindo, criticamente, sobre como a aprendizagem da língua inglesa contribui para a inserção dos sujeitos no mundo globalizado, inclusive no que concerne ao mundo do trabalho.

 

 

C O M P E T Ê N C I A S     S O C I O E M O C I O N A I S

 

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento para que cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

E T A P A S       D A       A U L A   /   M E T O D O L O G I A

 

 

1ª aula

 

Videos Sugeridos:  https://www.youtube.com/watch?v=TcrxKcEByxM&ab_channel=TwoforOneEnglish

                                 https://www.youtube.com/watch?v=Gq7g0E7qAAw&ab_channel=BelFreitas

                                 https://www.youtube.com/watch?v=9RyCWt2kgnw&ab_channel=PlayaSJC

                                 https://www.youtube.com/watch?v=cNdftVqQMyc&ab_channel=SimpleEnglishInstitute

 

No verbo to be (ser/estar), temos apenas 3 formas de conjugação no simple present (presente simples): am, is e are. Na sequência anterior trabalhamos na forma afirmativa no singular (am, is, are) e nessa continuaremos com o verbo to be, agora com o plural (are).

verbo to be em inglês é essencial para iniciar qualquer tipo de conversa, seja uma entrevista de emprego, uma conversa com amigos ou mesmo só para se apresentar.

Como dá para perceber, a conjugação do verbo to be é a mesma para He, she, it (is) e para We, you, they (are). E isso acontece muito com outros verbos também.

 

Além disso, você deve ter notado que o you aparece 2 vezes, uma no singular e outra no plural, porém sem diferença em sua conjugação.

 

 


You are beautiful > Vocês são bonitas

You are at school > Vocês estão na escola

We are married > Nós somos casados

We are late > Nós estamos atrasados

They are cold > Eles estão com frio

They are crazy! > Eles são malucos!

 

 

 

 

 

AFIRMATIVA

FORMA CONTRAÍDA

 

 

 

SINGULAR

I

AM

I’M

YOU

ARE

YOU’RE

HE

 

IS

HE’S

SHE

SHE’S

IT

IT’S

 

PLURAL

WE

 

ARE

WE’RE

YOU

YOU’RE

THEY

THEY’RE

 

Singular: I (eu), You (você), He (ele), She (ela), It (ele/ela)

Plural: We (nós), You (vocês) e They (eles/elas).

 

A conjugação do verbo to be é a mesma para he, she, it (is) e para we, you, they (are). Além disso, o you (você/vocês) aparece 2 vezes, uma no singular e outra no plural, porém sem diferença em sua conjugação e o contexto da frase que indicará a sua referência.

 

O It é usado para substantivos ou coisas no singular quando nos referimos a algo unitário e não humano. Mas, quando nos referimos a mais de uma coisa e com substantivo no plural usamos o They.

 

they é usado como plural para he, she e it, referindo-se tanto para humanos quanto para substantivos e coisas não humanas.

 

Assim como nas pessoas do singular, no plural você também usa o verbo to be na forma contraída: we are ou we’re, you are ou you’re, they are ou they’re. O significado é o mesmo e a forma contraída deve ser usada para reduzir o tamanho das frases.

 

Exemplos

Forma contraída

It is my pencil

It’s my pencil (é meu lápis)

They are my pencils

They’re my pencils (são meus lápis)

It is white

It’s white (é branco)

They are black and white

They’re black and white (são preto e branco)

 

 

2ª aula

 

ACTIVITIES

2. Complete com am, is ou are.

a) I _____ a good student.

b) My dog _____ black and white.

c) They _____ at school.

d) Susana _____ my mother.

e) Paulo and Júlio _____ friends.

f) We _____ teachers.

g) He _____ in the classroom.

 

3. Choose the correct form of “to    

    be in present tense

a) The bag ____ blue.

    ( ) is    ( ) are    ( ) am

b) Ted _____ my friend.

    ( ) am    ( ) are   ( ) is

c) Susy and Leo _____ married.

    ( ) are    ( ) is    ( ) am

d) They ____ red.

     ( ) is    ( ) am    ( ) are

 

 

 

 

 


1. Circle am, is or are

a) I (am – is – are) sad.

b) They (am – is – are) rulers.

c) We (am – is – are) happy.

d) You (am – is – are) good children.

e) He (am – is – are) na English boy.

f) It (am – is – are) a cat.

g) She (am – is – are) Brazilian.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


                                

 

 

        https://worksheetspdf.com/verb-to-be/                                                       https://worksheetspdf.com/verb-to-be/

 

 

 

Observe a imagem e complete as falas com o verbo adequado, consulte a caixa de texto ao lado:

                            https://acessaber.com.br/atividades/atividade-de-ingles-verb-to-be-6o-ano/

____ Mary.

My brother is a student. _________ fourteen.

 


                              

I am

They are

are

He is

 


_____ a student .

_______ flowers.

____ happy.

My parents _____ in our house.

 

 

 

 

 

 



 

S E Q U Ê N C I A       D I D Á T I C A        -       L Í N G U A       I N G L E S A

 

 

            ANO:                                       PERÍODO:  09  a  13 / 11 / 2020                                Nº DE AULAS:  02

 

 

E I X O

 

 

U N I D A D E   T E M Á T I C A

 

 

Conhecimentos Linguísticos

 

Gramática

 

 

O B J E T O S   D E   C O N H E C I ME N T O

 

 

Past continuous (Passado contínuo) – forma negativa

H A B I L I D A D E S

 

 

(EF07LI18) Utilizar o passado simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade.

 

C O M P E T Ê N C I A S     E S P E C Í F I C A S

 

 

CELI02 Comunicar-se na língua inglesa, por meio do uso variado de linguagens em mídias impressas ou digitais, reconhecendo-a como ferramenta de acesso ao conhecimento, de ampliação das perspectivas e de possibilidades para a compreensão dos valores e interesses de outras culturas e para o exercício do protagonismo social.

 

 

C O M P E T Ê N C I A S     S O C I O E M O C I O N A I S

 

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento para que cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

E T A P A S       D A       A U L A   /   M E T O D O L O G I A

 

 

1ª aula

 

Passado Contínuo (Past continuous) - Forma Negativa

 

Forma Negativa do Passado Contínuo é feita acrescentado-se not entre o passado simples do verbo to be + o gerúndio (-ing) do verbo principal.

SUJEITO + PASSADO SIMPLES DO VERBO TO BE + NOT + GERÚNDIO DO VERBO PRINCIPAL (-ING)

 

 

 


Observe a tabela abaixo.

 

FULL FORM

 

CONTRACTED FORM

 

TRANSLATION

was not working.

wasn't working.

Eu não estava trabalhando.

You were not working.

You weren't working.

Você não estava trabalhando.

He was not working.

He wasn't working.

Ele não estava trabalhando.

She was not working.

She wasn't working.

Ela não estava trabalhando.

It was not working.

It wasn't working.

Ele ou ela não estava trabalhando.

We were not working.

We weren't working.

Nós não estávamos trabalhando.

You were not working.

You weren't working.

Vocês não estavam trabalhando.

They were not working

They weren’t working

Eles/Elas não estavam trabalhando.

 

 

Exemplos:

 

  • I was not (wasn’t) drinking tea last night. (Eu não estava tomando chá noite passada)
  • You were not (weren’t) swimming in the sea. (Você não estava nadando no mar)
  • He was not (wasn’t) reading romantic book. (Ele não está lendo livros de romance)
  • She was not (wasn’t) writing an e-mail to me. (Ela não estava escrevendo um e-mail para mim)
  • You were not (weren’t) cleaning the bedroom. (Vocês não estavam limpando o quarto)
  • We were not (weren’t) waiting for the students last week. (Nós não estávamos esperando pelos estudantes semana passada)
  • They were not (weren’t) helping my brothers. (Eles não estavam ajudando meus irmãos)

FORMAS ABREVIADAS: was not - wasn't / were not - weren't. Ambas as formas são corretas e bastante comuns na Língua Inglesa. Alguns exemplos com as formas abreviadas:

wasn't watching TV last night. (Eu não estava assistindo TV ontem à noite.)

They weren't waiting for her at the airport. (Eles não estavam esperando por ela no aeroporto.)

Bob and Jamey weren't sleeping when Jane got home. (Bob e Jamey não estavam dormindo quando Jane chegou em casa.)

She wasn't reading a book, she was reading a magazine. (Ela não estava lendo um livro, estava lendo uma revista.)

 

2ª aula

 

 

 

 


1. Complete the blankets with the verbs in parentheses using the Past Continuous, in the negative form (Complete os espaços com os verbos que estão entre parênteses usando o passado contínuo, na forma negativa.)

a) She ___________________ (watch) a TV show.

b) You ___________________________ (dance) axé and funk at the ballad. 

c) Bob ___________________________ (send) messagens in his cell phone.

d) They ___________________________ (talk) about the movie.

e) I _________________(read) a very pleasant book last night.

f) He _________________ (watch) TV when his mother arrived.

g) My father and my little brother ______________________ (play) soccer yesterday.

h) My mother ___________________ (have) lunch with her friends last week.

i) They _____________________ (work) hard in their College project.

 

2. Complete the text below with the past continuous of the verbs given. (Complete o texto abaixo com os verbos dados no passado contínuo)

 

Yesterday, I had a really bad day. I woke up late because my alarm clock __________________________ (not work).

It __________________ (rain) outside. The neighbors ________________ (shout). My head __________________ (hurt). I turned on the TV but there ________________ anything interesting __________________ (not show). I turned on the radio but there ________________ no good music _________________ (play). I __________________ (feel) down.

 

 

 

3. Selecione qual é a forma correta do PAST CONTINUOUS para completar as frases.

a) Kelly ________ yesterday.

( ) wasn’t studying

( ) weren’t studying

 

b) I _________ about games with Elliot.

( ) wasn’t talking

( ) weren’t talking

 

c) The boys _________ in the park last Sunday. 

( ) wasn’t running

( ) weren’t running

 

 

4. Now, let’s read a cartoon. (Agora, vamos ler um cartum.)

 

 

 

 

 

 

 

 


  https://www.pinterest.ca/pin/760756562026963048/ 

 

Ao lermos o cartum, verificamos que o motorista do carro afirma que, enquanto dirigia,

a) (    ) estava lendo mensagens no celular.

b) (    ) estava assistindo um jornal no Ipod.

c) (    ) estava assistindo um TV show no Ipod.

d) (    ) estava conversando no celular

 

 

5. Observe as frases e assinale com (C) se a estrutura do Past Continuous estiver certa e (E) se estiver errada.

a) (    ) I was not studying to the English Test.

b) (    ) Neymar were not playing soccer yesterday.

c) (    ) Alessandra and Bruna were not walking in Salvador.

d) (    ) She was not singing Pop Music.

e) (    ) Anita was not danceing funk.

 

6. Escreva as frases em inglês de acordo com as regras do Past Continuous Tense.

a) Eu não estava escrevendo para você. ____________________________________

b) Ela não estava dormindo. _____________________________________________

c) Fábio não estava conversando com Ana. _________________________________

d) Elas estavam dançando funk. _________________________________________

e) Nós não estávamos assistindo TV__________________________________________

 

 

 




 

S E Q U Ê N C I A       D I D Á T I C A          -         L Í N G U A       I N G L E S A

 

 

          ANO:                          PERÍODO:   09   a   13 / 11 / 2020                         Nº DE AULAS:  02

 

 

E I X O

 

 

U N I D A D E   T E M Á T I C A

 

 

Oralidade / Leitura / Escrita / Conhecimentos Linguísticos

 

Interação discursiva / Gramática

 

 

O B J E T O S   D E   C O N H E C I ME N T O

 

 

Quantifiers (Quantificadores) - Many, Much

H A B I L I D A D E S

 

 

(EF08LI16) Utilizar, de modo inteligível, corretamente, some, any, many, much.

(EF08LI05IT) Conhecer e empregar os substantivos contáveis e incontáveis.

 

C O M P E T Ê N C I A S     E S P E C Í F I C A S

 

 

CELI04 Elaborar repertórios linguístico-discursivos da língua inglesa usados em diferentes países e por grupos sociais distintos dentro de um mesmo país, de modo a reconhecer a diversidade linguística como direito e valorizar os usos heterogêneos, híbridos e multimodais emergentes nas sociedades contemporâneas.

 

 

C O M P E T Ê N C I A S     S O C I O E M O C I O N A I S

 

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento para que cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

E T A P A S       D A       A U L A   /   M E T O D O L O G I A

 

 

 

1ª aula

 

Vídeos com many e much: https://www.youtube.com/watch?v=Ff4pmSCf5sM

                                            https://www.youtube.com/watch?v=3m2OkiSoi4o

                                            https://www.youtube.com/watch?v=ykfe6mhiS5s

                                            https://youtu.be/gYHeC6Jap60

Much many são quantifiers (quantificadores). Much significa muito ou muita e many significa muitos ou muitas.

Quantificadores são palavras utilizadas para fazer referência à quantidade de algo.

Para sabermos quando usar many much, precisamos verificar se o substantivo ao qual o quantificador se refere é countable (contável) ou uncountable (incontável). Isso porque many é usado com contáveis much, com incontáveis.

 

Nem tudo que é contável na língua portuguesa é contável na língua inglesa. Por isso, é preciso ter cuidado para saber quando usar many ou much.

 

Um countable noun (substantivo contável) possui uma forma de singular e outra de plural, já um uncountable noun (substantivo incontável) só possui a forma de singular.

 

Os substantivos incontáveis são aqueles que não podemos contar, como milk, sugar, salt, water etc. Eles possuem apenas a forma singular.

 

Exemplos:

We can put much salt. / Podemos colocar mais sal.

I need much money. / Eu preciso de mais dinheiro.

Do you want much wine? / Você aceita mais vinho?

I need much sugar, please. / Preciso de mais açúcar, por favor.

I have so much felling to show. / Eu tenho tanto sentimento para mostrar.

I don't eat much meat. / Eu não como muita carne.

 

 

 

 

Os substantivos contáveis são aqueles que podemos contar, como potatoes, tomatoes, oranges, apples etc. Eles possuem a forma singular e plural.

 

Exemplos:

We have to buy many apples. / Temos que comprar muitas maçãs.

I need many eggs. / Eu preciso de muitos ovos.

I have many notebooks. / Eu tenho muitos cadernos.

I have many cats and dogs. / Eu tenho muitos gatos e cachorros.

There are many potatoes and oranges here. / Há muitas batatas e laranjas aqui.

There are many banks near here. / Há muitos bancos perto daqui.

 

 

2ª aula

Activities

 

1. Complete the sentences with many or much.

a) I make _____________ mistakes in my composition.

b) You put ______________ sugar in your coffee.

c) André eats _____________ pieces of cake.

d) Alessandra put _____________ salt on her food.

e) We saw __________ birds flying over that old house.

f) I bought ______________ stamps for my children.

g) Your sister drinks _______________ water.

h) Roger and his friends don’t have ____________ money.

i) Edwin played ______________ games at that place.

j) Stephanie doesn’t have ______________ time to spend.

k) Your mother helps _____________ people.

 

 

2. Choose the right alternative to complete the sentences.

a) There wasn’t __________ rain last year, so now the  fields are dry and brown. ( many  /  much )

b) Britney: Did you receive  _____________ e-mails yesterday? ( much  /  many )

    Vanessa: No, only 3 or 4.

c) That plane can take 300 passengers. That’s ____________   people. ( much  /  many )

d) We don’t have ___________ time for this. Let’s start working. ( much  /  many )

e) There aren’t _________ bananas, only three.  ( many   /  much )

f) There isn’t  ____________ cake.  ( many  /  much )

g) Is there ______________ food? ( many   /  much )

h) Are there ___________ strawberries? ( many  /  much )

i) There isn’t __________ chicken. ( many  /  much )

 

 

 

 

 

 

 

 

 




 

S E Q U Ê N C I A       D I D Á T I C A          -         L Í N G U A       I N G L E S A

 

 

          ANO:                          PERÍODO:   09   a   13 / 11 / 2020                         Nº DE AULAS:  02

 

 

E I X O

 

 

U N I D A D E   T E M Á T I C A

 

 

Oralidade / Leitura / Escrita / Conhecimentos Linguísticos

 

Interação discursiva / Gramática

 

 

O B J E T O S   D E   C O N H E C I ME N T O

 

 

Occupations (profissões)

H A B I L I D A D E S

 

 

(EF09LI05IT) Identificar e utilizar as profissões.

 

C O M P E T Ê N C I A S     E S P E C Í F I C A S

 

 

CELI01 Utilizar novas tecnologias, com novas linguagens e modos de interação, para pesquisar, selecionar, compartilhar, posicionar-se e produzir sentidos em práticas de letramento na língua inglesa, de forma ética, crítica e responsável.

 

C O M P E T Ê N C I A S     S O C I O E M O C I O N A I S

 

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento para que cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

E T A P A S       D A       A U L A   /   M E T O D O L O G I A

 

 

 

1ª aula

Inicie a aula perguntando aos alunos sobre o que eles gostariam de ser (profissão), que tipo de trabalho gostariam de realizar. Conversar sobre os diferentes tipos de trabalho, profissões e ofícios que existem. Onde trabalha a maioria das pessoas? No campo ou na cidade? Que trabalhos em inglês ou profissões vocês conhecem? É uma boa ideia ajudá-lo a reconhecer diferentes trabalhos, por exemplo: o trabalho do carteiro (postman), que é a pessoa que entrega a correspondência que foi enviada para cada pessoa, a tempo e de forma segura. Esta profissão é muito importante na sociedade. Também poderão conversar sobre outras menos conhecidas, tais como: inventors (inventores), discoverers (descobridores) e explorers (exploradores), para que assim comecem a compreender que há muitos tipos diferentes de profissões e ocupações para escolher.

 

Perguntar sobre as profissões dos membros de sua família. Faça as perguntas em inglês e os auxilie com o vocabulário referente às profissões.

  • WHAT´S YOUR FATHER´S OCCUPATION / JOB? 
  • WHAT´S YOUR MOTHER´S OCCUPATION?
  • WHAT´S YOUR OCCUPATION?
  • WHAT DO YOU DO? 
  • WHAT BUSINESS ARE YOU IN?

 

Introduza algumas estruturas na língua inglesa que servem como respostas às perguntas feitas. 

 


·         I am a teacher.

·         My father/mother is a teacher

·         I work as a psychologist.

·         I work at a bank.

·         I work for a newspaper

·         I am unemployed at the moment.

·         I am looking for a job right now.

 

 

 

 

 

 

·         Lawyer – advogado

·         Artist – artista plástico, pintor

·         Dentist – dentista, odontólogo

·         Electrician – eletricista

·         Salesperson – vendedor de loja

·         Hairdresser – cabeleireiro

·         Mechanic – mecânico

·         Carpenter – carpinteiro

·         Waiter / Waitress – garçom / garçonete

·         Driver – motorista

 

 

·         Actor / Actress – ator / atriz

·         Teacher – professor de escola

·         Pilot – piloto

·         Doctor – médico

·         Nurse – enfermeira

·         Engineer – engenheiro

·         Singer – cantor

·         Postman – carteiro

·         Chef – chefe de cozinha, de culinária

·         Musician – músico

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


2ª aula

 

JOB

WHAT DO THEY DO?

WHERE DO THEY WORK?

CHEFS

Prepare and cook food.

They work in a kitchen.

DENTISTS

Look after people's teeth.

They work in a dentists.

DOCTORS

Look after people's health.

They work in a hospital or surgery.

HAIR DRESSERS

Cut and style people's hair.

They work in a hair salon.

LAWYERS

Defend and prosecute people.

They work in a law court and in a lawyers office.

NURSES

Look after patients .

They work in a hospital or doctor's surgery.

SECRETARIES

Arrange appointments, type letters

and organise meetings.

They work in an office.

TEACHERS

Teach people.

They work in a school.

VETS

Look after people's animals.

They work in a veterinary surgery or vets.

WAITERS/WAITRESSES

Serve people food and drink.

They work in a restaurant.

 

 

ACTIVITY

Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira. Observe que na primeira coluna temos o nome das profissões em Inglês e na segunda a frase explicativa da função de cada pessoa na profissão.

( 1 ) Teacher            ( )  I sing songs

( 2 ) Police officer   ( )  I bring letters

( 3 ) Chef                 ( )  I fight fires

( 4 ) Student            ( )  I treat patients

( 5 ) Truck driver     ( )  I serve food in the restaurant

( 6 ) Dentist             ( )  I drive trucks

( 7 ) Waiter              ( )  I look after patients

( 8 ) Postal worker   ( )  I study at school

( 9 ) Firefighter        ( )  I cook in a restaurant

( 10 ) Doctor            ( )  I fight crime

( 11 ) Nurse             ( )  I teach students

( 12 ) Singer            ( )  I take care of teeth

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


                                                                                                                                                                               

 

                                                                  http://inglesnodiaadia.blogspot.com/2016/06/pofissoes-occupations-professions.html

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário