S E Q U Ê N C I A D I D Á T I C A - L
Í N G U A I N G L E S A |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
ANO: 6º PERÍODO:
09 a 13 / 11 / 2020 Nº DE AULAS: 02 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
E I X O |
U N I D A D E
T E M Á T I C A |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Oralidade
/ Leitura / Escrita / Conhecimentos Linguísticos |
Estudo do léxico / Gramática |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O B J E T O S D E
C O N H E C I ME N T O |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Verbo
to be – forma afirmativa – plural |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
H A B I L I D A D E S |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
(EF06LI19)
Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e
descrever rotinas diárias. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
C O M P E T Ê N C I A S E S P E C Í F I C A S |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
CELI01 Identificar o lugar de
si e o do outro em um mundo plurilíngue e multicultural, refletindo,
criticamente, sobre como a aprendizagem da língua inglesa contribui para a
inserção dos sujeitos no mundo globalizado, inclusive no que concerne ao
mundo do trabalho. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
C O M P E T Ê N C I A S
S O C I O E M O C I O N A I S |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o
desenvolvimento de seu autoconhecimento para que cresça mais confiante, com
isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam
único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no
futuro, para o sucesso profissional. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
E T A P A S D A A U L A /
M E T O D O L O G I A |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1ª
aula Videos Sugeridos: https://www.youtube.com/watch?v=TcrxKcEByxM&ab_channel=TwoforOneEnglish
https://www.youtube.com/watch?v=Gq7g0E7qAAw&ab_channel=BelFreitas
https://www.youtube.com/watch?v=9RyCWt2kgnw&ab_channel=PlayaSJC
https://www.youtube.com/watch?v=cNdftVqQMyc&ab_channel=SimpleEnglishInstitute No verbo to be (ser/estar), temos apenas 3
formas de conjugação no simple present (presente
simples): am, is e are. Na sequência anterior
trabalhamos na forma afirmativa no singular (am, is, are)
e nessa continuaremos com o verbo to be, agora com o plural
(are). O verbo to be em inglês é essencial para iniciar qualquer tipo de conversa,
seja uma entrevista de emprego, uma conversa com amigos ou mesmo só para se
apresentar. Como dá para perceber, a conjugação do verbo to be é a mesma para He, she, it (is) e para We, you, they (are). E isso acontece muito com outros verbos
também. Além disso, você deve ter notado que o you aparece
2 vezes, uma no singular e outra no plural, porém sem diferença em sua
conjugação. You are beautiful >
Vocês são bonitas You are at school > Vocês
estão na escola We are married >
Nós somos casados We are late >
Nós estamos atrasados They are cold >
Eles estão com frio They are crazy! >
Eles são malucos!
Singular: I (eu), You (você), He (ele),
She (ela), It (ele/ela) Plural: We (nós), You (vocês) e They
(eles/elas). A conjugação do verbo to be é a mesma para he, she, it (is) e para we, you, they (are). Além disso, o you (você/vocês) aparece
2 vezes, uma no singular e outra no plural, porém sem diferença em sua
conjugação e o contexto da frase que indicará
a sua referência. O It é usado para substantivos ou
coisas no singular quando nos referimos a algo unitário e não humano. Mas,
quando nos referimos a mais de uma coisa e com substantivo no plural usamos o
They. O they é usado
como plural para he, she e it, referindo-se tanto para humanos
quanto para substantivos e coisas não humanas. Assim como nas pessoas
do singular, no plural você também usa o verbo to be na forma contraída: we
are ou we’re, you are ou you’re, they are ou they’re. O significado é o mesmo
e a forma contraída deve ser usada para reduzir o tamanho das frases.
2ª aula ACTIVITIES 2.
Complete com am, is ou
are. a)
I _____ a good student. b)
My dog _____ black and white. c)
They _____ at school. d) Susana
_____ my mother. e) Paulo
and Júlio _____ friends. f)
We _____ teachers. g)
He _____ in the classroom. 3.
Choose the correct form of “to be in
present tense a) The bag ____ blue. ( )
is ( ) are ( ) am b) Ted _____ my
friend. ( )
am ( ) are ( ) is c) Susy and Leo _____
married. ( )
are ( ) is ( ) am d)
They ____ red. ( ) is ( ) am ( ) are 1. Circle am, is or are a) I (am – is
– are) sad. b) They (am –
is – are) rulers. c) We (am –
is – are) happy. d) You (am –
is – are) good children. e) He (am –
is – are) na English boy. f) It (am –
is – are) a cat. g) She (am –
is – are) Brazilian. https://worksheetspdf.com/verb-to-be/ https://worksheetspdf.com/verb-to-be/ Observe a imagem e complete as falas com o verbo adequado,
consulte a caixa de texto ao lado: https://acessaber.com.br/atividades/atividade-de-ingles-verb-to-be-6o-ano/ ____ Mary. My brother is a student. _________ fourteen. I am They are are He is _____ a student
. _______ flowers. ____ happy. My parents _____ in our house. |
S E Q U Ê N C I A D I D Á T I C A - L Í
N G U A I N G L E S A
ANO: 7º PERÍODO: 09 a 13 / 11 / 2020 Nº DE AULAS: 02 E I X O U N I D A D E
T E M Á T I C A Conhecimentos
Linguísticos Gramática O B J E T O S D E
C O N H E C I ME N T O Past
continuous (Passado contínuo) – forma negativa H A B I L I D A D E S (EF07LI18) Utilizar o passado simples e o
passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de
sequência e causalidade. C O M P E T Ê N C I A S E S P E C Í F I C A S CELI02 Comunicar-se na língua inglesa, por meio
do uso variado de linguagens em mídias impressas ou digitais, reconhecendo-a
como ferramenta de acesso ao conhecimento, de ampliação das perspectivas e de
possibilidades para a compreensão dos valores e interesses de outras culturas
e para o exercício do protagonismo social. C O M P E T Ê N C I A S
S O C I O E M O C I O N A I S Autonomia;
Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento para que cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. E T A P A S D A A U L A /
M E T O D O L O G I A 1ª aula A Forma
Negativa do Passado Contínuo é feita acrescentado-se not entre
o passado simples do verbo to be + o gerúndio (-ing) do
verbo principal. SUJEITO + PASSADO SIMPLES DO VERBO TO
BE + NOT +
GERÚNDIO DO VERBO PRINCIPAL (-ING) Observe a tabela abaixo. FULL FORM CONTRACTED FORM TRANSLATION I was not working. I wasn't working. Eu não estava trabalhando. You were not working. You weren't working. Você não estava trabalhando. He was not working. He wasn't working. Ele não estava trabalhando. She was not working. She wasn't working. Ela não estava trabalhando. It was not working. It wasn't working. Ele ou ela não estava
trabalhando. We were not working. We weren't working. Nós não estávamos trabalhando. You were not working. You weren't working. Vocês não estavam trabalhando. They were not working They weren’t working Eles/Elas não estavam trabalhando. Exemplos: FORMAS ABREVIADAS: was not - wasn't / were not - weren't. Ambas
as formas são corretas e bastante comuns na Língua Inglesa. Alguns exemplos
com as formas abreviadas: I wasn't watching TV last night. (Eu não estava
assistindo TV ontem à noite.) They weren't waiting for her at the airport. (Eles
não estavam esperando por ela no aeroporto.) Bob and
Jamey weren't sleeping when Jane got home. (Bob e Jamey não
estavam dormindo quando Jane chegou em casa.) She wasn't
reading a book, she was reading a magazine. (Ela não estava lendo um
livro, estava lendo uma revista.) 2ª
aula 1. Complete
the blankets with the verbs in parentheses using the Past Continuous, in the negative form (Complete os espaços com os verbos
que estão entre parênteses usando o passado contínuo, na forma negativa.) a) She ___________________ (watch)
a TV show. b) You ___________________________
(dance) axé and funk at the
ballad. c) Bob ___________________________
(send) messagens in his cell phone. d) They
___________________________ (talk) about the movie. e) I _________________(read)
a very pleasant book last night. f) He
_________________ (watch) TV when his mother arrived. g) My father
and my little brother ______________________ (play) soccer yesterday. h) My mother
___________________ (have) lunch with her friends last week. i) They
_____________________ (work) hard in their College project. 2. Complete the text below with the
past continuous of the verbs given. (Complete o texto abaixo com os verbos
dados no passado contínuo) Yesterday, I had a really bad day. I woke up late
because my alarm clock __________________________ (not work). It
__________________ (rain) outside.
The neighbors ________________ (shout).
My head __________________ (hurt).
I turned on the TV but there ________________ anything interesting __________________
(not show). I turned on the radio
but there ________________ no good music _________________ (play). I __________________ (feel) down. 3. Selecione qual é a forma
correta do PAST CONTINUOUS para completar as frases. a) Kelly ________ yesterday. ( )
wasn’t studying ( )
weren’t studying b) I _________
about games with Elliot. ( ) wasn’t talking ( ) weren’t talking c) The boys _________ in the park last
Sunday. ( ) wasn’t running ( ) weren’t running 4. Now, let’s read a cartoon. (Agora, vamos
ler um cartum.) https://www.pinterest.ca/pin/760756562026963048/ Ao lermos o
cartum, verificamos que o motorista do carro afirma que, enquanto dirigia, a) ( ) estava
lendo mensagens no celular. b) ( ) estava
assistindo um jornal no Ipod. c) ( ) estava
assistindo um TV show no Ipod. d) ( ) estava conversando
no celular 5. Observe as frases e assinale com (C) se
a estrutura do Past Continuous estiver certa e (E) se
estiver errada. a) (
) I was not studying to the English Test. b) (
) Neymar were not playing soccer
yesterday. c)
( ) Alessandra and Bruna were not walking in
Salvador. d) (
) She was not singing Pop Music. 6. Escreva as frases em inglês de acordo com as
regras do Past Continuous Tense. a) Eu não estava escrevendo para
você. ____________________________________ c) Fábio não estava conversando com
Ana. _________________________________ d) Elas estavam dançando funk. _________________________________________ e) Nós não estávamos assistindo TV__________________________________________
Passado Contínuo (Past continuous) - Forma Negativa
S E Q U Ê N C I A D I D Á T I C A - L
Í N G U A I N G L E S A ANO: 8º PERÍODO: 09 a 13 / 11 / 2020 Nº DE AULAS: 02 E I X O U N I D A D E
T E M Á T I C A Oralidade
/ Leitura / Escrita / Conhecimentos Linguísticos Interação discursiva / Gramática O B J E T O S D E
C O N H E C I ME N T O Quantifiers
(Quantificadores) - Many, Much H A B I L I D A D E S (EF08LI16) Utilizar, de modo inteligível,
corretamente, some, any, many, much. (EF08LI05IT) Conhecer e empregar os
substantivos contáveis e incontáveis. C O M P E T Ê N C I A S E S P E C Í F I C A S CELI04 Elaborar
repertórios linguístico-discursivos da língua inglesa usados em diferentes
países e por grupos sociais distintos dentro de um mesmo país, de modo a
reconhecer a diversidade linguística como direito e valorizar os usos
heterogêneos, híbridos e multimodais emergentes nas sociedades
contemporâneas. C O M P E T Ê N C I A S S O C I O E M O C I O N A I S Autonomia;
Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento para que cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. E T A P A S D A A U L A /
M E T O D O L O G I A 1ª aula Vídeos
com many e much: https://www.youtube.com/watch?v=Ff4pmSCf5sM https://www.youtube.com/watch?v=3m2OkiSoi4o https://www.youtube.com/watch?v=ykfe6mhiS5s Much e many são quantifiers (quantificadores). Much significa
muito ou muita e many significa muitos ou
muitas. Quantificadores são palavras utilizadas para fazer referência à
quantidade de algo. Para sabermos quando usar many e much,
precisamos verificar se o substantivo ao qual o quantificador se refere é countable (contável)
ou uncountable (incontável). Isso porque many é usado com contáveis
e much, com incontáveis. Nem tudo que é contável na língua portuguesa é
contável na língua inglesa. Por isso, é preciso ter cuidado para saber quando
usar many ou much. Um countable
noun (substantivo contável) possui uma forma de singular e outra de
plural, já um uncountable noun (substantivo incontável) só
possui a forma de singular. Os substantivos incontáveis são
aqueles que não podemos contar, como milk, sugar, salt, water etc.
Eles possuem apenas a forma singular. Exemplos: We
can put much salt. / Podemos colocar mais
sal. I
need much money. / Eu preciso de mais
dinheiro. Do
you want much wine? / Você aceita mais
vinho? I
need much sugar, please. / Preciso de mais açúcar,
por favor. I
have so much felling to show. / Eu tenho
tanto sentimento para mostrar. I
don't eat much meat. / Eu não como
muita carne. Os
substantivos contáveis são aqueles que podemos contar, como potatoes,
tomatoes, oranges, apples etc. Eles possuem a
forma singular e plural. Exemplos: We have to buy many apples. / Temos que comprar muitas maçãs. I need many eggs. / Eu preciso de muitos ovos. I
have many notebooks. / Eu tenho
muitos cadernos. I
have many cats and dogs. / Eu tenho muitos
gatos e cachorros. There
are many potatoes and oranges here. / Há
muitas batatas e laranjas aqui. There
are many banks near here. / Há
muitos bancos perto daqui. 2ª aula Activities 1.
Complete the sentences with many
or much. a) I make _____________ mistakes
in my composition. b) You put ______________ sugar
in your coffee. c) André eats _____________
pieces of cake. d) Alessandra put _____________
salt on her food. e) We saw __________ birds flying
over that old house. f) I bought ______________ stamps
for my children. g) Your sister drinks
_______________ water. h) Roger and his friends don’t
have ____________ money. i) Edwin played ______________
games at that place. j) Stephanie doesn’t have
______________ time to spend. k) Your mother helps
_____________ people. 2.
Choose the right alternative to complete the sentences. a) There wasn’t __________ rain
last year, so now the fields are dry
and brown. ( many /
much ) b) Britney: Did you receive
_____________ e-mails yesterday?
( much / many ) Vanessa: No,
only 3 or 4. c) That plane can take 300
passengers. That’s ____________
people. ( much /
many ) d) We don’t have ___________ time
for this. Let’s start working. (
much /
many ) e) There aren’t _________
bananas, only three. ( many
/ much ) f) There isn’t ____________ cake. (
many /
much ) g) Is there ______________ food? ( many
/ much ) h) Are there ___________
strawberries? ( many /
much ) i) There isn’t __________
chicken. ( many / much )
S E Q U Ê N C I A D I D Á T I C A - L
Í N G U A I N G L E S A ANO: 9º PERÍODO: 09 a 13 / 11 / 2020 Nº DE AULAS: 02 E I X O U N I D A D E
T E M Á T I C A Oralidade
/ Leitura / Escrita / Conhecimentos Linguísticos Interação discursiva / Gramática O B J E T O S D E
C O N H E C I ME N T O Occupations
(profissões) H A B I L I D A D E S (EF09LI05IT)
Identificar e
utilizar as profissões. C O M P E T Ê N C I A S E S P E C Í F I C A S CELI01 Utilizar
novas tecnologias, com novas linguagens e modos de interação, para pesquisar,
selecionar, compartilhar, posicionar-se e produzir sentidos em práticas de
letramento na língua inglesa, de forma ética, crítica e responsável. C O M P E T Ê N C I A S S O C I O E M O C I O N A I S Autonomia;
Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento para que cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. E T A P A S D A A U L A /
M E T O D O L O G I A 1ª aula Inicie a aula perguntando aos alunos sobre o que eles gostariam de ser
(profissão), que tipo de trabalho gostariam de realizar. Conversar sobre os diferentes tipos
de trabalho, profissões e ofícios que existem.
Onde trabalha a maioria das pessoas? No campo ou na cidade? Que trabalhos em
inglês ou profissões vocês conhecem? É uma boa ideia ajudá-lo a reconhecer
diferentes trabalhos, por exemplo: o trabalho do carteiro (postman),
que é a pessoa que entrega a correspondência que foi enviada para cada
pessoa, a tempo e de forma segura. Esta profissão é muito importante na
sociedade. Também poderão conversar sobre outras menos conhecidas, tais
como: inventors (inventores), discoverers (descobridores) e explorers (exploradores), para que assim comecem a compreender que há
muitos tipos diferentes de profissões e ocupações para escolher. Perguntar
sobre as profissões dos membros de sua família. Faça as perguntas em inglês e
os auxilie com o vocabulário referente às profissões. Introduza
algumas estruturas na língua inglesa que servem como respostas às perguntas
feitas. ·
I am a
teacher. ·
My
father/mother is a teacher ·
I work
as a psychologist. ·
I work
at a bank. ·
I work
for a newspaper ·
I am
unemployed at the moment. ·
I am
looking for a job right now. ·
Lawyer – advogado ·
Artist – artista plástico, pintor ·
Dentist –
dentista, odontólogo ·
Electrician – eletricista ·
Salesperson – vendedor de loja ·
Hairdresser – cabeleireiro ·
Mechanic –
mecânico ·
Carpenter – carpinteiro ·
Waiter / Waitress – garçom / garçonete ·
Driver – motorista 2ª aula JOB WHAT DO THEY DO? WHERE DO THEY WORK? CHEFS Prepare and cook food. They work in a kitchen. DENTISTS Look after people's teeth. They work in a dentists. DOCTORS Look after people's health. They work in a hospital or surgery. HAIR DRESSERS Cut and style people's hair. They work in a hair salon. LAWYERS Defend and prosecute people. They work in a law court and in a lawyers office. NURSES Look after patients . They work in a hospital or doctor's surgery. SECRETARIES Arrange appointments, type letters and organise meetings. They work in an office. TEACHERS Teach people. They work in a school. VETS Look after people's animals. They work in a veterinary surgery or vets. WAITERS/WAITRESSES Serve people food and drink. They work in a restaurant. ACTIVITY Enumere
a segunda coluna de acordo com a primeira. Observe que na primeira coluna
temos o nome das profissões em Inglês e na segunda a frase explicativa da
função de cada pessoa na profissão. (
1 ) Teacher ( ) I sing songs (
2 ) Police officer ( ) I
bring letters (
3 ) Chef ( ) I fight fires (
4 ) Student ( ) I
treat patients (
5 ) Truck driver ( ) I serve food in the restaurant (
6 ) Dentist ( ) I drive trucks (
7 ) Waiter ( ) I look after patients (
8 ) Postal worker ( ) I study at school (
9 ) Firefighter ( ) I cook in a restaurant (
10 ) Doctor ( ) I fight crime (
11 ) Nurse ( ) I teach students (
12 ) Singer ( ) I take care of teeth
http://inglesnodiaadia.blogspot.com/2016/06/pofissoes-occupations-professions.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário