S E Q U Ê N C I A D I D Á T I C A - L
Í N G U A I N G L E S A |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
ANO: 6º PERÍODO:
13 a 30 / 10 / 2020 Nº DE AULAS: 06 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
E I X O |
U N I D A D E
T E M Á T I C A |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Oralidade
/ Leitura / Escrita / Conhecimentos Linguísticos |
Estudo do léxico / Gramática |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O B J E T O S D E
C O N H E C I ME N T O |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Construção
de repertório lexical (países e nacionalidades) Verbo
to be – forma afirmativa – singular |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
H A B I L I D A D E S |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
(EF06LI10IT) Reconhecer
e nomear países e nacionalidades. (EF06LI11IT) Aplicar
noções iniciais da prática da oralidade para se apresentar ao grupo, para
cumprimentos, saudações, bem como para perguntar e responder sobre a origem. (EF06LI19)
Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e
descrever rotinas diárias. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
C O M P E T Ê N C I A S E S P E C Í F I C A S |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
CELI01 Identificar o lugar de
si e o do outro em um mundo plurilíngue e multicultural, refletindo,
criticamente, sobre como a aprendizagem da língua inglesa contribui para a
inserção dos sujeitos no mundo globalizado, inclusive no que concerne ao
mundo do trabalho. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
C O M P E T Ê N C I A S
S O C I O E M O C I O N A I S |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento
de seu autoconhecimento para que cresça mais confiante, com isso só tem a
ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único.
Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no
futuro, para o sucesso profissional. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
E T A P A S D A A U L A /
M E T O D O L O G I A |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1ª
aula Apresentar para os alunos a frase “I’m
a citizen of the world”, verificar se eles sabem o que significa a frase,
falar para eles a tradução da mesma “Eu sou um cidadão do mundo”, perguntar o
que significa ser cidadão pra eles. Caso os alunos não saibam responder. Perguntar
se eles acreditam que todos os seres humanos já nascem com direitos e se
acreditam que o documento ajuda a tornar uma pessoa cidadã? Apresentar algumas definições: Cidadão –
indivíduo que, como membro de um Estado, usufrui de direitos civis e
políticos por este garantidos e desempenha os deveres que, nesta condição,
lhe são atribuídos. Cidadão
- é aquele que se identifica culturalmente como parte de um território,
usufrui dos direitos e cumpre os deveres estabelecidos em lei. Ou seja,
exercer a cidadania é ter consciência de suas obrigações e lutar para que o
que é justo e correto seja colocado em prática. De acordo com essas definições,
perguntar se eles se consideram ‘um cidadão’, e por que. Falar que todos os
cidadãos têm direitos e deveres. Apresentar algumas fotos e perguntar que
direitos e deveres eles identificam nas fotos. Citizen taking a bus.
Citizen voting. Citizens taking
care of nature. Citizens
preserving the nature.
Citizen getting RG. Citizens studying. Direitos: tirar documentos; utilizar
transporte público, direito a educação, etc e perguntar pra eles quais outros
direitos eles conhecem e encaminhar a discussão para que comentem sobre
direitos sociais como saúde, alimentação, trabalho, segurança e lazer. Deveres: votar para escolher os
governantes, proteger e preservar a natureza. Outros deveres do cidadão:
cumprimento das leis, o respeito aos direitos das outras pessoas, a proteção
e preservação da natureza e do patrimônio público, etc. Falar para os alunos que os direitos e
deveres dos cidadãos brasileiros estão registrados na Constituição Federal de
1988, e que além dos direitos assegurados pela Constituição, o Estatuto da
Criança e do Adolescente, bem como o Estatuto do Idoso, asseguram os direitos
específicos desses grupos. Perguntar também que outras ações, além
das retratadas nas fotos, poderiam ser consideradas atitudes cidadãs. (ceder
lugares a idosos, grávidas e pessoas com deficiência física no transporte
público, reciclar lixo, respeitar as outras pessoas, etc.) Pedir para que eles observem o mapa
mundi e falem o que eles veem nele, e como eles relacionam a frase “I’m a
citizen of the world”.
Trata-se de um mapa com fotografias de
pessoas que parecem ser de etnias e nacionalidades diversas. Os alunos podem
dizer que, com base na frase e no mapa, é possível concluir que para ser um
cidadão de determinada região não importa a etnia, origem ou classe social da
pessoa. 2ª aula Introduza o
tópico da aula dizendo: “I’m Brazilian. / I’m from Brazil” e pergunte: “Where
are you from?” Liste alguns nomes de pessoas famosas de nacionalidades
distintas e pergunte: “Where is _________from?” Dê as possíveis respostas:
“He/She is _____________ (nationality). He/She is from ____________
(country)”. Algumas opções: Maradona, Barack Obama, Cristiano Ronaldo, David
Beckham, Madonna, Queen Elizabeth, etc. Mostre então
o handout e peça que identifiquem os símbolos apresentados
na atividade 1. Essa identificação facilitará a associação dos símbolos e dos
países onde se encontram. Em seguida peça que façam a correspondência entre
os símbolos e os países.
1. Where are these symbols from?
Label each picture with words from the box at the bottom of the chart: Leia as respostas em voz alta e peça que os
alunos repitam os nomes dos países. Respostas - Atividade 1: a. The LeaningTower of Pisa, Italy b. The EiffelTower, France c. The Statue of Liberty, USA d. Great Wall of China, China e. Christ the Redeemer, Brazil f. Flag, Canada g. Big Ben / double decker bus, England h. Mount Fuji, Japan i. Flag, Portugal j. Pyramid, Egypt k. Sydney Opera House, Austrália l. The Brandenburg Gate, Germany m. Taj Mahal, India n. Flag, Argentina 3ª aula Leia o
enunciado bem como os sufixos e as nacionalidades. Pergunte se os alunos
conhecem mais nacionalidades com essas terminações e peça que observem os
países listados na atividade anterior. Eles devem descobrir quais
nacionalidades não aparecem na tabela, ou seja: Portuguese, Brazilian,
American, British. Look at the
chart with the nationalities below. They are organized according to their
suffixes. Can you add
other nationalities to this chart?
https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/fernanda-lanza/countries-and-nationalities Sugestão de vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=Z6cvRmyEUKc&ab_channel=AMES836 https://www.youtube.com/watch?v=0n2XsT8NT28&ab_channel=AMES836 https://www.youtube.com/watch?v=NJVV1LDt2hE&ab_channel=TopEnglish https://www.youtube.com/watch?v=mXgoYYZPqeg&ab_channel=TeacherAllie Opção 1: Pedir
para que os alunos pesquisem na Internet / Wikipedia informações sobre
pessoas famosas e escrever sobre suas nacionalidades e país de origem.
Opção 2:
Montar um jogo da memória com os países e suas nacionalidades. 4ª aula A C T I V I T I E S 1. ENCONTRE NO CAÇA PALAVRAS OS PAÍSES E
NACIONALIDADES CORRESPONDENTES EM INGLÊS:
COUNTRIES -
NATIONALITIES United
States - ______________________ Spain
- _____________________________ Germany
- __________________________ ___________________________-
Japanese Italy
- ______________________________ Greece – Greek 2. Read the text
and answer. On vacation Alex is on a vacation. He
is in Brazil. Brazil is a wonderful country: there are lots of beaches and
beautiful places in Brazil. Alex is from the United States. He is American.
Now, Alex is in Rio de Janeiro. It’s a beautiful city. Vocabulary on vacation – em férias wonderful – maravilhoso country – país beach – praia place – lugar city – cidade a) Where is Alex?
( )
Yes, he is. b) Is Brazil a beautiful country?
( )
Alex is from the United States of America. c) Where is Alex from? ( )
Yes, it is. d) Is Alex on vacation?
( ) Alex is in Brazil. 2. Write T
for true and F for false ( ) Alex is a Brazilian boy. ( ) Alex is in São Paulo. ( ) Rio de Janeiro is a
beautiful city. ( ) Alex is on vacation. ( ) Alex is from the United
States of America. ( ) Alex is American. 5ª aula O verbo to be é famoso!
A maioria das pessoas que aprendem inglês costuma começar por ele. E por um
motivo simples: como ele significa “ser” e “estar”, ajuda no básico da
comunicação no idioma. As pessoas (pronomes pessoais) em inglês
são, no singular: I, you, he, she, it (eu, você, ele,
ela, ele/ela para o que não é pessoa). Agora, vamos ver como fica o to
be para cada um desses pronomes:
Exemplos: I
am here. ou I’m intelligent.
(Eu estou aqui / Eu sou inteligente) Janet is tall. (Janet é alta) He is at school. ou He’s at school. (Ele está na
escola) She is in the kitchen. ou She’s in the kitchen.
(Ela está na cozinha) You are sick. ou You’re sick.
(Você está doente) I am Brazilian ou I’m
Brazilian. (Eu sou brasileiro) 6ª aula Activities 1.
Complete os espaços com o verbo to be. My name _____ Maria. I ______ eleven
years old. I _____ from Itamaraju. My father
______ Paulo, He ______ thirty years old. He _____ a teacher. My
mother _____ Laura. She _____ twenty-eight years old. She _____ a housewife.
They are very nice. We are very happy together. 2. Choose the correct option to complete the
sentences. a) Paula (are / is / am) in the
computer room. b) My mother (is / are / am) in
Curitiba. c) Beyoncé (are / am/ is) a singer. d) I ( am / are / is ) at school in the
morning. e) My dog ( am / is / are ) small. f) It ( are / am / is ) a pencil. 3.
Find the pairs: a) I ( )
is on the table. b) You (
) am at school. c) He ( )
are tall. d) The pen (
) is handsome. 4.
Ordene as palavras e monte as frases. a) He – my brother. – is __________________________________________ b) am – your friend. – I
__________________________________________ c) beautiful. – are – You _________________________________________ d) good girl. – She – is – a
__________________________________________ e) Claúdia – in the classroom. –
is __________________________________ 5.
Complete the sentences using verb to be (am, is, are.) a) Kátia _______ a good friend. b) I _____ smart. c) Lucas _____ my brother. d) The cat ______ black. e) He _____ happy. 6.
Choose the correct alternative. a) Pedro ____ at home.
( ) is ( ) am ( ) are b) The teacher _____ in the classroom.
( ) are ( ) is
( ) am c) The car ______ in the beautiful.
( ) am ( ) are ( ) is d) It ____ hot today.
( ) are ( ) am ( ) is e) She ____ very busy this week.
( ) am ( ) are ( ) is f) I ______ here. ( ) is ( ) are ( ) am 7.
Rewrite the sentences using contracted forms (‘m, ‘s, ‘re) a) It is a good idea. __________________________ b) You are at school. ________________________ c) He is a good boy.
_________________________ d) I am a student.
___________________________ e) She is intelligent.
________________________ |
S E Q U Ê N C I A D I D Á T I C A - L Í
N G U A I N G L E S A
ANO: 7º PERÍODO: 13 a 30 / 10 / 2020 Nº DE AULAS: 06 E I X O U N I D A D E
T E M Á T I C A Conhecimentos
Linguísticos Gramática O B J E T O S D E
C O N H E C I ME N T O Passado
contínuo – forma afirmativa – regras -ing H A B I L I D A D E S (EF07LI18) Utilizar o passado simples e o
passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de
sequência e causalidade. C O M P E T Ê N C I A S E S P E C Í F I C A S CELI02 Comunicar-se na língua inglesa, por meio
do uso variado de linguagens em mídias impressas ou digitais, reconhecendo-a
como ferramenta de acesso ao conhecimento, de ampliação das perspectivas e de
possibilidades para a compreensão dos valores e interesses de outras culturas
e para o exercício do protagonismo social. C O M P E T Ê N C I A S
S O C I O E M O C I O N A I S Autonomia;
Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento para que cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. E T A P A S D A A U L A /
M E T O D O L O G I A 1ª
aula O Passado
Contínuo, descreve uma ação que estava ocorrendo em um
certo período no passado. O Past
Continuous é formado pelo passado simples do
verbo to be (was / were) + o gerúndio (-ing)
do verbo principal. SUJEITO +
PASSADO SIMPLES DO VERBO TO BE + GERÚNDIO DO VERBO
PRINCIPAL (-ING) O Past
Continuous é usado para: 1. Descrever
uma ação em andamento num determinado momento no passado: Fred was dancing with his
girlfriend. (Fred estava dançando com sua namorada.) I was talking to my boss when
you called me yesterday afternoon. (Eu estava falando com meu chefe quando
você
me ligou ontem à tarde.) At 7:00 a.m., I was flying over
San Francisco. (Às 7:00 eu estava voando sobre São Francisco.) My father arrived when my mother was
cooking. (Meu pai chegou quando minha mãe estava cozinhando.) In 2001 he was living in
Dublin. (Em 2001 ele estava morando em Dublin.) What were you doing at
6:00 p.m.? (O que você estava fazendo às 18:00?) It was raining this morning.
(Estava chovendo hoje de manhã.) EXERCISES 1. Complete as alternativas com o verbo to be no
passado (was/were) e acrescente “ing” aos verbos dos parênteses para formar o “Past continuous”: a) The
kids _____________ in the garden when it suddenly began to rain. (play) b)
My father and my mother ________________________ TV when his
mother arrived. (watch) c) He _____________________________ a good book. (read) d) I _______________________a
juice, when she arrived. (drink) e) They
_____________________hard in their College project. (work) 2. Marque a
alternativa que está escrita corretamente no tempo verbal
Past Continuous: a) ( ) She was think his all day long. c) ( ) I am
studying for maths this morning. b) ( ) Maysa was playing video game when I left. d) ( ) We all were very confuse with this mess. 2ª
aula REGRAS PARA O
ACRÉSCIMO DO –ING AOS VERBOS PARA FORMAR O PAST CONTINUOUS REGRA GERAL: Acrescenta-se -ing aos verbos para formar o
Past Continuous: Exemplos: to work (trabalhar)
– working to sing
(cantar) – singing to try (tentar) – trying to read
(ler) – reading to drink
(beber) – drinking to play (jogar/brincar) - playing EXCEÇÕES: a) Quando o
verbo principal termina em (e), retiramos o (e) e acrescentamos (ing).
Ou seja, o verbo perde sua vogal e esses verbos terminados em (e),
passam a ser terminados em (ing) e
não em (eing).
Exemplos: EXCEÇÃO: to be (ser/estar) – being to
love (amar) – loving to have
(ter) – having b) Quando o
verbo principal termina com (ie), troca-se o (ie) por “y”
e acrescenta-se (ing). Exemplos: to die (morrer) – dying to lie (mentir) – lying c) Quando o
verbo principal é monossilábico (tem apenas uma sílaba) ou dissilábico (duas
sílabas) terminados em CVC (Consoante – Vogal – Consoante), dobramos a última
consoante e acrescentamos o (ing), se a última sílaba for tônica. Exemplos: to stop (parar) –
stopping to run (correr) –
running to swim (nadar) – swimming to begin (começar) – beginning ACTIVITIES 1) Preencha os espaços em branco com o Past Continuous dos verbos entre
parênteses. Não esqueça de usar o verbo to be no passado, antes do verbo
principal. d) We ____________________________ in the park. (run) 2) Qual das frases
abaixo está no Past Continuous? 3) Assinale a sequência em que os verbos stop e dance estão escritos de forma correta no Past Continuous. a) stoping – danceing c) stopping – dancing b) stopping – danceing d) stoping – dancing 3ª
aula 1. Complete the sentences with the past
continuous: a) Tadeu ______________________ (play) tennis
while I _________________________ (read) my book. b) Yesterday at six I _________________ (prepare) dinner. c) The boys _________________________ (swim)
while I ________________________ (clean) my room. d) The teacher _____________________ (tell)
a story and the students __________________________ (listen). e) The children _____________________ (look)
for the cat in the garage. f) Susana _______________________ (cut) bread
while Ana _______________________ (make) a cake. g) They ________________ (study) English
yesterday at 4:00 pm . 2. Write correct
sentences: Yesterday at 6 pm your family were doing different things. Write
affirmative sentences in the past continuous. a) My mother / read / a novel b) My father / watch / a movie c) My sister / write / in her diary d) My two brothers / listen / to the radio e) My little sister and I / watch / a movie f) We / talk / about school 3. FILL IN THE BLANKS with the Past
Continuous form of the verbs in parentheses. Last week, there was
the city carnival. I _______________ (walk) in the parade with my two
sisters. We _______________ (have) a fantastic time! There were a lot
of bands. They ______________ (play) all kinds of music. Lots of
people ______________ (dance) and we ________________ (wear)
beautiful costumes. Some people _________________ (sing) and a lot of
people _______________ (eat). I
_____________ (drink) a glass of coke and my sisters ____________ (drink)
some juice. We ___________ (laugh). It was great! 4ª
aula 1. READ
THE TEXT (LEIA O TEXTO) Monday
morning It was
Monday morning. It was raining. Dad, Mom,
Jason and my brother were in the dining-room. Dad was sitting in a coffee
table. He was eating bread with cheese. Mommy was drinking soda with French
fries. My brother was drinking juice and eating popcorn. Where was my cat
doing? Ah, It was drinking milk under the chair. It was cold outside. 1.1 Marque as respostas corretas de
acordo com o texto acima. (Match the correct answers according the text
above) I- What was Dad doing? (O
que o pai estava fazendo?) a) He
was drinking a glass of wine. b) He
was eating bread with cheese. c) He
was drinking juice. II- What was Mommy doing?
(O que a mamãe estava fazendo?) a) She was eating bread with cheese. b) She was drinking juice. c) She was drinking soda with French fries. III- What was Jason doing?
(O que Jason (o irmão) estava fazendo? a) He was drinking juice and eating popcorn. b) He was drinking milk. c) He was drinking soda. IV - What was the cat doing?
(O que o gato estava fazendo?) a) It was drinking soda. b) It was drinking milk under the chair. c) It was drinking juice. 5ª
aula Em inglês os verbos no passado
frequentemente vem acompanhado de expressões de tempo.
Confira a seguir algumas formas específicas para expressar ideia de
tempo chamadas de advérbios de
tempo. Yesterday
- ontem
I
was at the party yesterday.
(Eu estava na festa ontem.) Last night - noite passada Marta was at home last night. (Marta estava em casa na noite passada.) Last
week - semana passada They were in London last week (Eles estavam em Salvador na semana passada.) Last month
- mês passado He was
travelling last month (Ele estava viajando no mês
passado.) Last year – ano passado.
Silvia and Pablo e were in Salvador last year.
(Eles estavam em Salvador no ano passado.) Ago – atrás She was here 5 minutes ago. (Ela estava aqui há cinco minutos atrás.) Ago They were working two days ago. (Eles estavam
trabalhando há dois dias atrás) -
two days ago: dois dias atrás –
há dois dias - two months ago: dois meses atrás –
há dois meses - two years
ago: dois
anos atrás – há dois anos EXERCISES 1. Marque a opção que melhor
traduz a expressão de tempo sublinhada nas frases abaixo: A. Eu
estava estudando no mês passado. A. Eles estavam trabalhando em Londres
no ano passado. B.
Sarah estava assistindo TV de manhã. B. Nós
estávamos em casa a três horas atrás. C.
Sarah estava assistindo TV ontem. C. Nós estávamos em casa a três horas de ontem. 2. Relacione as colunas. (a) last night (
) atrás (b) yesterday ( ) mês passado (c) last month (
) semana passada (d) ago ( ) noite passada (e) last week ( )
ontem 3. Was ou Were? a) We ________
dancing. b) The dog
__________ barking. c) The
printer ____________ printing out a photograph. d) The
pupils __________ writing a test. e) Sue and
Garreth ___________ walking up th hill. f) It __________
raining. g) They ___________
swimming in the lake. h) I __________ reading a magazine. i) We __________
watching TV.
a) She
____________________________ to us. (lie)
b) When the phone rang, they
__________________________ a letter. (write)
c) Mark _____________________________ the car
on the corner, when she arrived. (stop)
e) I ________________________________ at the
party yesterday. (dance)
a) I work at home every Friday.
b) My father was worried about your job.
c) Melissa and Juan are happy.
d) I was
studying for the English test
last night. EXPRESSÕES DE TEMPO PASSADO EM INGLÊS (Advérbios de
Tempo)
1.1 - I was studying last night! 1.3 - They were working
in London last year
B. Eu estava estudando na noite passada. B.
Eles estavam trabalhando em Londres no mês
passado.
C.
Eu estava estudando na semana passada.
C.
Eles estavam trabalhando em Londres na última
semana
1.2 - Sarah was watching TV yesterday. 1.4 - We were at home three hours ago.
A. Sarah estava assistindo TV hoje. A. Nós estávamos em casa a três noites passada.
S E Q U Ê N C I A D I D Á T I C A - L
Í N G U A I N G L E S A |
|||
ANO: 8º PERÍODO: 13 a 30
/ 10 / 2020 Nº DE AULAS: 06 |
|||
E I X O |
U N I D A D E
T E M Á T I C A |
||
Oralidade
/ Leitura / Escrita / Conhecimentos Linguísticos |
Interação discursiva / Gramática |
||
O B J E T O S D E
C O N H E C I ME N T O |
|||
Food
(alimento) Substantivos
contáveis e incontáveis |
|||
H A B I L I D A D E S |
|||
(EF08LI23IT)
Identificar e classificar vocabulário relacionado a alimentos. (EF08LI24IT)
Conhecer e empregar os substantivos contáveis e incontáveis. |
|||
C O M P E T Ê N C I A S E S P E C Í F I C A S |
|||
CELI04 Elaborar
repertórios linguístico-discursivos da língua inglesa usados em diferentes
países e por grupos sociais distintos dentro de um mesmo país, de modo a
reconhecer a diversidade linguística como direito e valorizar os usos
heterogêneos, híbridos e multimodais emergentes nas sociedades
contemporâneas. |
|||
C O M P E T Ê N C I A S S O C I O E M O C I O N A I S |
|||
Autonomia;
Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento para que cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
|||
E T A P A S D A A U L A /
M E T O D O L O G I A |
|||
1ª aula Perguntar
aos alunos se eles conhecem ou sabem dizer alguma comida ou bebida em
inglês. Apresentar algumas figuras para que eles possam fazer
associação entre as figuras e o vocabulário. Ler o vocabulário e praticar a
pronúncia.
Perguntar qual tipo de alimento
eles mais gostam (What kind of food do you like?) ou mais consomem (What kind
of food do you eat?) Perguntar o que eles acham sobre essas comidas
que gostam (ou não gostam) se são saudáveis ou não. Conversar com
eles sobre o que entendem por alimentação saudável (healthy food) e não
saudável (junk food). É importante que os alunos percebam e analisem
criticamente a qualidade de suas refeições diárias, verificando se as
escolhas estão em alimentos saudáveis ou alimentos industrializados e de
rápido preparo. 2ª aula Fuel for you body Your
body is a wonderful machine, but you have to consume the right kind of “fuel”
to make it work well. To
be healthy, it is important to choose healthy food (grilled meat / poultry /
fish / dairy products, vegetables, fruits, juices) and avoid junk food (fried
meat / sweets / fast foods / soda / chips). It is very important to drink
lots of water. Now
you know what is good to eat and drink. Put the right fuel into your body! Vocabulary fuel
– alimento right
– certo make – fazer juice – suco food
– alimento eat
– comer know – sabe dairy – derivados do leite
sweet – doce body – corpo kind
– tipo work – funcionar avoid – evitar chips
– salgadinho put – coloque fish – alimento grilled
meat – carne grelhada now
– agora vegetable –
verduras Answers a)
T b) F c) T d) F e) T a. ( ) If you eat healthy food, yur body works
well. b. ( ) Your body needs junk food. c. ( )
You have to drink lots of water to be healthy. d. ( ) Soda is good for your health. e. ( ) If you consume the right fuel, you have
good health. 1.
Escreva (H) para “healthy” e (J) para “junk” 2. Match the columns. (Relacione as colunas) (
) Coke (
) Ice cream a)
popcorn ( )
leite (
) Fruit ( ) Green salad b) ice
cream ( )
salada (
) Pizza ( ) Popcorn c) salad (
) suco (
) Milk ( ) Vegetables d)
milk ( )
pipoca (
) Juice ( ) French fries e)
juice ( )
sorvete 3. Write H to Healthy food and J to Junk
food ( ) Fish ( ) French fries ( ) Sandwich ( ) Fruit a)
H, J, J, H b)
H, H, J, J c)
J, H, J, H 4. Match the columns. a)
Fruits ( ) Suco b)
Milk ( ) Refrigerante c)
Juice ( )
Frutas d)
Pie ( )
Leite e)
Soda ( ) Torta 5.
Marque a alternativa que contenha apenas comidas saudáveis a)
Pizza, milk, ice cream b)
Rice, Beans, Juice c)
Tea, Coke, Fish d)
Pie, Sweets, Soda 3ª aula https://br.pinterest.com/pin/862228291133740966/?nic_v2=1a4w525RH 4ª aula https://br.pinterest.com/pin/524739794065399369/?nic_v2=1a4w525RH 5ª aula Sugestão de vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=dTK39yFcmGw&ab_channel=BrasilEscola Countable and Uncountable Nouns (Substantivos
Contávéis e Incontáveis) Countable nouns (substantivos
contáveis) são aqueles que têm singular
e plural. Por exemplo, cat (gato),
cats (gatos), table (mesa), tables (mesas), book (livro), books (livros),
newspaper (jornal), newspapers (jornais), pen (caneta), pens (canetas), etc.
Uncountable nouns (substantivos incontáveis)
é o nome que damos paras as coisas que não contamos; ou seja, elas só existem
no singular. Alguns exemplos são:
water (água), coffee (café), milk (leite), sugar (açúcar), cheese (queijo),
rice (arroz), butter (manteiga), oxygen (oxigênio), wine (vinho), beer
(cerveja), luck (sorte), salt (sal), money (dinheiro) e outros mais. Esses substantivos são
considerados incontáveis, pois não costumamos dizê-los ou escrevê-los no
plural. Ou seja, não é comum dizermos “two waters” (duas águas), “three waters”
(três águas), “four waters” (quatro águas), “five waters” (cinco águas), etc.
Cuidado com os
seguintes substantivos, considerados incontáveis em inglês: - chocolate (o que se
contam são as barras de chocolate); - money (o que se
contam são os dólares, os ienes, etc.); - bread (o que se
contam são as fatias [slices] ou as unidades [loaves] de pão); - time (o que se
contam são as horas, os minutos, os dias, etc.); - milk (o que se
contam são os litros de leite). A palavra "informação", por exemplo, é contável em português
e incontável em inglês. Podemos dizer em português “preciso de duas informações”, mas para
expressar a mesma ideia em inglês, devemos dizer “I need two pieces of
information.” Sempre que queremos expressar determinada quantidade de uma palavra
que é incontável em inglês, ela precisa ser acompanhada de algum complemento
(no caso de information, usamos piece of). Observe
a imagem abaixo e veja que complemento é usado com cada substantivo. A glass
of water. (Um
copo d’água.) A jug
of water. (Uma
jarra d’água.) A cup
of tea. (Uma
xícara de chá.) A
packet of tea. (Um
pacote de chá.) A jar
of honey. (Um
frasco de mel.) A loaf
of bread. (Um
pão.) A slice
of bread. (Uma
fatia de pão.) A
carton of milk. (Uma
embalagem de leite.) A can
of Coke. (Uma
lata de Coca-cola.) A
bottle of Coke. (Uma
garrafa de Coca-cola.) A bowl
of sugar. (Um
açucareiro.) A kilo
of meat. (Um
quilo de carne.) A bar
of soap. (Um
sabonete.) A bar
of chocolate. (Uma
barra de chocolate.) A piece
of chocolate. (Um
pedaço de chocolate.) A piece
of cheese. (Um
pedaço de queijo.) A piece
of furniture. (Um
móvel.) ACTIVITIES A. Write C
for countable and U for uncountable: (escreva C para contável e U para
incontável) ( ) time ( ) butter
( ) oil ( ) chairs ( ) rice (
) books ( ) games ( ) friends ( ) houses ( )
flour ( )
milk ( ) cheese ( ) tea ( )
meat ( )
bread ( ) time ( ) sugar ( )
pencils ( ) cars ( ) chicken B. Choose
the correct alternative. (Escolha a alternativa correta) 1. Marque a alternativa em que
todos os substantivos são contáveis. a)
money, teacher, water, pencil b)
orange juice, book, car, beans c)
book, girl, banana, friends d)
butter, rice, tea, sugar 2. Marque a alternativa em que todos os
substantivos são incontáveis. a) time, sugar, water, money b) apple, students, desks,
school c) milk, children, beer, house d) potato, pizza, bread, pen C. Answer using C
to countable names and U to
uncountable names. a) The children are
playing in the garden. ( ) h) I don't like milk.
( ) b) I prefer tea.
( )
i) Scientists say : -Stop to the
pollution. ( ) c) My mother wants
more butter.
(
) j) There are two windows in
classroom. ( ) d) We need some glue to
fix this vase. ( )
k) The waiters are
very professional.
( ) e) I drink two glasses of
water on morning. ( ) l) The bread is
delicious.
( ) f) Drivers must
be careful.
( ) m) Some policemen are
working. ( ) g) I want three bottles of
mineral water. ( ) n) I love you ( ) https://www.pinterest.com.au/pin/494481234068625379/?nic_v2=1a4w525RH 6ª aula https://www.eslprintables.com/grammar_worksheets/nouns/countable_and_uncountable_nouns/Countable_or_Uncountable_1_of_217364/
https://www.eslprintables.com/vocabulary_worksheets/food/food_and_drinks/Food_and_drinks_countable_and_500130/ |
S E Q U Ê N C I A D I D Á T I C A - L
Í N G U A I N G L E S A
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
ANO: 9º PERÍODO: 13 a 30 / 10 / 2020 Nº DE AULAS: 06 |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
E I X O
|
U N I D A D E
T E M Á T I C A |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Oralidade
/ Leitura / Escrita / Conhecimentos Linguísticos |
Interação discursiva / Gramática
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O B J E T O S D E
C O N H E C I ME N T O
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Health
problems (problemas de saúde) Modal
verbs (verbos modais)
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
H A B I L I D A D E S
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
(EF09LI32IT)
Assimilar e empregar de modo claro, problemas de saúde. (EF09LI16)
Empregar, de modo inteligível, os verbos should, must, have to, may e might
para indicar recomendação, necessidade ou obrigação e probabilidade.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
C O M P E T Ê N C I A S E
S P E C Í F I C A S
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
CELI01 Utilizar
novas tecnologias, com novas linguagens e modos de interação, para pesquisar,
selecionar, compartilhar, posicionar-se e produzir sentidos em práticas de
letramento na língua inglesa, de forma ética, crítica e responsável. |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
C O M P E T Ê N C I A S S O C I O E M O C I O N A I S |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autonomia;
Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento para que cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
E T A P A S D A A U L A /
M E T O D O L O G I A
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1ª aula Introduzir
o vocabulário de problemas de saúde (health problems) perguntando quais os principais motivos que os levariam a faltar aula, no
presencial. Professor: “What are the
common reasons to miss a class?” Os alunos responderão em
português, pois, ainda não conhecem o vocabulário referente à health
problems.
Figura 1: Garota gripada. Figura
2: Homem com dor de estômago. Figura
3: Criança com febre.
Depois
de mostrar as figuras 1,2 e 3 questione seus alunos: Do you miss classes because of these
problems? Why?
Sugestão de vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=WNJRl3BZ204&ab_channel=MES https://www.youtube.com/watch?v=tERmnS_Bjws&ab_channel=MissPuppi
A partir dos sintomas é possível identificar as
doenças que uma pessoa pode contrair. Para mencioná-los utilizamos o verbo Have,
assim, para dizer que estamos gripados dizemos “I have the flu”. Para
mencionar ou se referir a terceira pessoa do singular, utiliza-se has.
2ª aula ACTIVITIES 1. Indique o “health problem” de acordo com a
imagem:
a) What's
the matter with him? b) What's the
matter with him? c) What's the matter with him? b) What's the matter with him?
He has
______________ He has a _____________ He has the _____________ He has a ____________
2.
Choose the best option according to the picture
a) sore throat a) stomachache a)
flu a) headache a) cold b) backache b) backache b) backache b) cough b) backache c) headache c) cold c) headache c) diarrhea c) cough d) flu d) earache d) toothache d) stomachache d)
headache
3. Preencha a crossword com os health problems adequados
em inglês.
3ª aula
EXERCISES
1. Match the suggestions to the
health problems. a)
I have a sore throat. ( )
Don’t drink cold liquids.. b)
I have a backache. ( )
Go to bed and rest. c)
I have a stomachache. ( )
Have some hot milk with honey. d)
I have a cold. (
) Don’t eat fast food.
2. Complete the following sentences
with health problems.
a)
If you have fever, muscle pains, weakness, you probably have the
_______________ . b)
When your body temperature is above normal range, you have a ________________
. c)
If you have a throat inflammation, you have a __________________ .
3. Underline the odd word: a)
arms - shoulders - hands - first b)
cold - stomachache - hair - cough c)
feet - teeth – earache - nose d)
feet - leg - eye - ball
4. Read and match:
The weather is too bad lately,
it’s rainy and cold. Everybody is ill, Kitty is
coughing, grandma has a sore throat and grandpa has a toothache. Leo has a high fever and Liz is
worried about him. Liz is not well too, because when
she is worried she always has a stomachache and a bad headache. John is stressed, he is working a
lot. Now he is going to call the doctor. He thinks that Tobby has a terrible
cold. Poor Browns ...
a)
The Browns are ( )
a toothache b)
Leo has (
) a cold c)
Kitty is ( )
a stomachache and a headache d)
Grandma has (
) stressed e)
Grandpa has (
) a fever f)
Liz has (
) ill g)
Tobby has (
) a sore throat h)
John is (
) coughing
4ª aula
Os verbos modais em inglês são uma classe
pequena de verbos que são usados como auxiliares de um outro verbo principal
em uma frase. A sua
característica mais importante é que entre o verbo modal e o verbo principal
não se usa o "to". Por exemplo, com o verbo comum
"to want" diríamos "I want to go.",
mas com o verbo modal "must" o correto
seria "I must go.", sem o "to"
no meio.
Must
·
I must go
home soon. (Eu tenho que ir pra casa logo.) ·
He must be very
rich. (Ele deve ser muito rico.) Tal como em português, "must" ("dever")
pode ser substituído por "to have to" ("ter que")
na maioria dos casos. Porém, precisamos lembrar que "must"
não tem uma forma no passado. Assim, devemos usar o "to have to"
para indicar esse tempo: ·
I had to go home early. (Eu
tive que ir pra casa cedo.) ·
I didn't have to do it, but I
did it anyway. (Eu não tinha que fazê-lo, mas o fiz de qualquer forma.)
May
O verbo modal "may"
expressa a possibilidade de algo ser realizado: ·
I may go
to the party. (Eu posso ir/talvez vá à festa.) Ele também pode ter o
sentido de dar ou pedir uma permissão: ·
You may not
use the car tonight. (Você não pode usar o carro hoje à
noite.) Ainda podemos
traduzi-lo como "poder", assim como o "can",
mas o seu uso é muito mais formal: ·
Teacher, may I
ask a question? (Professor(a), eu posso fazer uma pergunta?) ·
May I take your order? (Eu
poderia tomar o seu pedido?) Might
O verbo modal "might"
é bem similar ao "may" no sentido de expressar a
possibilidade de algo ser realizado. Porém, ele expressa uma possibilidade
menos provável que o "may". Exemplos: ·
I might go
to the party. (Eu posso ir/talvez vá à festa.) ·
It might rain
tonight, but I don't think it will. (Pode chover/talvez chova hoje à
noite, mas eu não acho que vá.) Porém, ao contrário do
"may", ele não costuma ser usado para pedir
permissão.
Should
O verbo modal "should"
geralmente é usado para dar um conselho, algo que seria como o "deveria"
em português. É como uma versão mais suave do "must". ·
You should go
there. (Você deveria ir lá.) ·
I should leave
you alone. (Eu deveria te deixar sozinho.) Ele também pode ser
usado para perguntar a opinião de alguém ou dar sugestões: ·
Should we look for a place to eat? (Vamos
procurar um lugar pra comer?)
5ª
e 6ª aula EXERCISES
1. Observe a imagem e responda as
questões
a) O homem deduz
que a informação que leu é verdadeira porque...
______________________________________________ b) Em que ele baseia a sua dedução?
_____________________________________________________________________ c) A que/ quem se refere o
pronome “they”?
_________________________________________________________________
2. Complete the dialogue using
the words. Doctor: What’s the matter? Patient: I have a terrible _______ (
) book ( ) mouth
( ) headache Doctor: Do you have __________ ? ( )
fever ( ) ear
( ) homework Patient: No, but I have ______ too. ( )
tree ( ) leg (
) insomnia Dcotor: Ok, let me check your ____ ( )
cough ( ) nose (
) temperature Patient: What’s wrong with me? Doctor: I think, it is ____________ ( )
food ( ) cold
( )
injection Patient: What can I do? Doctor: You should ____________ ( ) cold
( ) head ( ) stay in bed 3. Qual a
alternativa está de acordo com a ilustração abaixo? (A) You
mustn’t smoke in this place.
(B) You must
smoke in here. (C) You should
smoke in this place. (D) Don’t use
cell phone in here. (E) You
can’t smoke in the supermarket.
4. Que
inferências poderíamos fazer de alguém que foi negligente no trânsito?
(B) They should jump of the car. (C) They should drive with more
attention. (D) They
mustn’t drive with more attention. (E) They can drive. 77
5. Check the
correct alternative. a) She
is crying because her mother said she _______ go to the mall with her
friends. (
) may not ( ) should (
) must
b) You
look pale. You ______ see your doctor. (
) should ( ) might not (
) should not
c) My
team ______ win this champioship, but I don’t think it will. (
) shouldn’t ( ) might (
) may not
d) I
need a pencil. _______ I use yours for a minute? (
) Should ( ) May (
) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário