S E Q U Ê N C I A       D I D Á T I C A          -         L Í N G U A       I N G L E S A

 

 

         ANO:                                       PERÍODO:  13  a  30 / 10 / 2020                                Nº DE AULAS:  06

 

 

E I X O

 

 

U N I D A D E   T E M Á T I C A

 

 

Oralidade / Leitura / Escrita / Conhecimentos Linguísticos

 

Estudo do léxico / Gramática

 

 

O B J E T O S   D E   C O N H E C I ME N T O

 

 

Construção de repertório lexical (países e nacionalidades)

Verbo to be – forma afirmativa – singular

H A B I L I D A D E S

 

 

(EF06LI10IT) Reconhecer e nomear países e nacionalidades.

(EF06LI11IT) Aplicar noções iniciais da prática da oralidade para se apresentar ao grupo, para cumprimentos, saudações, bem como para perguntar e responder sobre a origem.

(EF06LI19) Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias.

 

C O M P E T Ê N C I A S     E S P E C Í F I C A S

 

 

CELI01 Identificar o lugar de si e o do outro em um mundo plurilíngue e multicultural, refletindo, criticamente, sobre como a aprendizagem da língua inglesa contribui para a inserção dos sujeitos no mundo globalizado, inclusive no que concerne ao mundo do trabalho.

 

 

C O M P E T Ê N C I A S     S O C I O E M O C I O N A I S

 

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento para que cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

E T A P A S       D A       A U L A   /   M E T O D O L O G I A

 

 

1ª aula

 

Apresentar para os alunos a frase “I’m a citizen of the world”, verificar se eles sabem o que significa a frase, falar para eles a tradução da mesma “Eu sou um cidadão do mundo”, perguntar o que significa ser cidadão pra eles. Caso os alunos não saibam responder. Perguntar se eles acreditam que todos os seres humanos já nascem com direitos e se acreditam que o documento ajuda a tornar uma pessoa cidadã?

Apresentar algumas definições:

Cidadão – indivíduo que, como membro de um Estado, usufrui de direitos civis e políticos por este garantidos e desempenha os deveres que, nesta condição, lhe são atribuídos.

Cidadão - é aquele que se identifica culturalmente como parte de um território, usufrui dos direitos e cumpre os deveres estabelecidos em lei. Ou seja, exercer a cidadania é ter consciência de suas obrigações e lutar para que o que é justo e correto seja colocado em prática.

De acordo com essas definições, perguntar se eles se consideram ‘um cidadão’, e por que. Falar que todos os cidadãos têm direitos e deveres. Apresentar algumas fotos e perguntar que direitos e deveres eles identificam nas fotos.

 

       

                   Citizen taking a bus.                                          Citizen voting.                             Citizens taking care of nature.

 

 

       

           Citizens preserving the nature.                                       Citizen getting RG.                                                   Citizens studying.

 

Direitos: tirar documentos; utilizar transporte público, direito a educação, etc e perguntar pra eles quais outros direitos eles conhecem e encaminhar a discussão para que comentem sobre direitos sociais como saúde, alimentação, trabalho, segurança e lazer.

Deveres: votar para escolher os governantes, proteger e preservar a natureza. Outros deveres do cidadão: cumprimento das leis, o respeito aos direitos das outras pessoas, a proteção e preservação da natureza e do patrimônio público, etc.

Falar para os alunos que os direitos e deveres dos cidadãos brasileiros estão registrados na Constituição Federal de 1988, e que além dos direitos assegurados pela Constituição, o Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como o Estatuto do Idoso, asseguram os direitos específicos desses grupos.

Perguntar também que outras ações, além das retratadas nas fotos, poderiam ser consideradas atitudes cidadãs. (ceder lugares a idosos, grávidas e pessoas com deficiência física no transporte público, reciclar lixo, respeitar as outras pessoas, etc.)

Pedir para que eles observem o mapa mundi e falem o que eles veem nele, e como eles relacionam a frase “I’m a citizen of the world”.

                                                      

 

Trata-se de um mapa com fotografias de pessoas que parecem ser de etnias e nacionalidades diversas. Os alunos podem dizer que, com base na frase e no mapa, é possível concluir que para ser um cidadão de determinada região não importa a etnia, origem ou classe social da pessoa.

 

2ª aula

 

Introduza o tópico da aula dizendo: “I’m Brazilian. / I’m from Brazil” e pergunte: “Where are you from?” Liste alguns nomes de pessoas famosas de nacionalidades distintas e pergunte: “Where is _________from?” Dê as possíveis respostas: “He/She is _____________ (nationality). He/She is from ____________ (country)”. Algumas opções: Maradona, Barack Obama, Cristiano Ronaldo, David Beckham, Madonna, Queen Elizabeth, etc. 

Mostre então o handout e peça que identifiquem os símbolos apresentados na atividade 1. Essa identificação facilitará a associação dos símbolos e dos países onde se encontram. Em seguida peça que façam a correspondência entre os símbolos e os países.

 

                                                        

 

                                                     1. Where are these symbols from?

                                                    Label each picture with words from the box at the bottom of the chart:

 

                                

                                                https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/fernanda-lanza/countries-and-nationalities

 

  

Leia as respostas em voz alta e peça que os alunos repitam os nomes dos países.

Respostas - Atividade 1:

a. The LeaningTower of Pisa, Italy

b. The EiffelTower, France

c. The Statue of Liberty, USA

d. Great Wall of China, China

e. Christ the Redeemer, Brazil

f.  Flag, Canada

g. Big Ben / double decker bus, England

h. Mount Fuji, Japan

i.  Flag, Portugal

j.  Pyramid, Egypt

k. Sydney Opera House, Austrália

l.  The Brandenburg Gate, Germany

m. Taj Mahal, India

n. Flag, Argentina

 

 

 

 

3ª aula

 

 

Leia o enunciado bem como os sufixos e as nacionalidades. Pergunte se os alunos conhecem mais nacionalidades com essas terminações e peça que observem os países listados na atividade anterior. Eles devem descobrir quais nacionalidades não aparecem na tabela, ou seja: Portuguese, Brazilian, American, British.

 

 

Look at the chart with the nationalities below. They are organized according to their suffixes.

Can you add other nationalities to this chart?

  

  

 

 

 

 

 

                                                          https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/fernanda-lanza/countries-and-nationalities

 

 

Sugestão de vídeos:   https://www.youtube.com/watch?v=Z6cvRmyEUKc&ab_channel=AMES836

                                      https://www.youtube.com/watch?v=0n2XsT8NT28&ab_channel=AMES836

                                      https://www.youtube.com/watch?v=NJVV1LDt2hE&ab_channel=TopEnglish

                                      https://www.youtube.com/watch?v=mXgoYYZPqeg&ab_channel=TeacherAllie

 

 

Opção 1: Pedir para que os alunos pesquisem na Internet / Wikipedia informações sobre pessoas famosas e escrever sobre suas nacionalidades e país de origem.

 

Famous People around the world

Person’s name (nome da pessoa)

Country (país)

Nationality (nacionalidade)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Opção 2: Montar um jogo da memória com os países e suas nacionalidades.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4ª aula

 

A C T I V I T I E S

1. ENCONTRE NO CAÇA PALAVRAS OS PAÍSES E NACIONALIDADES CORRESPONDENTES EM INGLÊS:

A

M

E

R

I

C

A

N

A

S

E

R

F

G

T

Y

U

J

K

L

O

P

U

Y

T

R

A

S

D

C

V

G

H

N

J

M

K

G

E

R

M

A

N

Q

A

Z

C

D

R

T

E

A

S

D

R

S

Q

A

N

A

P

A

J

Z

X

D

A

V

B

N

H

Y

U

I

K

L

N

M

A

Z

D

P

Q

A

S

X

E

D

C

V

R

P

O

R

T

U

G

U

E

S

E

A

G

Q

A

S

D

A

R

G

E

N

T

I

N

A

Q

B

W

E

A

S

Z

E

A

J

W

Q

L

Z

A

U

U

I

G

E

R

T

G

H

U

I

I

R

X

C

Q

H

C

A

X

A

Q

P

A

Q

S

N

H

N

T

Q

A

S

D

F

G

H

J

A

Z

V

A

E

Y

B

W

P

A

L

N

A

D

I

N

D

R

T

Y

U

I

O

P

Q

Ç

Z

Q

Z

E

J

A

G

A

A

X

K

D

Z

C

T

B

E

F

I

T

A

L

Y

A

S

Q

I

A

R

D

M

S

P

A

N

I

S

H

D

V

E

G

A

D

S

J

Q

A

N

J

A

N

L

G

G

F

N

Q

X

Y

E

Z

U

Q

G

F

D

P

O

R

T

U

G

C

A

U

Z

B

I

I

H

V

B

A

Q

H

S

D

J

A

J

Q

S

G

Q

Q

W

N

Ç

M

M

H

X

G

A

P

J

G

V

Z

A

N

E

A

H

S

I

W

T

T

Z

A

G

B

K

N

R

G

Q

V

N

Ç

L

P

O

R

T

U

G

A

L

Z

P

S

A

R

C

N

T

G

F

R

E

N

C

H

Q

L

N

H

C

Ç

D

I

A

Y

T

F

Q

A

T

F

V

A

O

V

H

B

G

R

F

F

W

K

A

J

B

R

A

Z

I

L

G

E

G

Y

E

V

B

C

J

C

Y

V

S

E

G

D

E

I

I

U

X

P

A

P

A

H

F

C

D

U

S

C

I

I

U

A

T

C

Q

D

K

S

R

J

L

I

Z

O

H

S

I

L

G

N

E

I

S

X

N

X

I

Q

R

K

E

E

R

G

T

H

A

P

Q

I

F

Ç

Q

U

Q

A

G

O

E

A

U

E

O

W

E

X

A

D

Ç

A

Y

G

T

Ç

A

U

Y

L

T

P

A

R

H

M

A

Z

U

M

P

S

Q

Z

A

R

G

E

N

T

I

N

E

A

N

J

Y

Q

Z

F

W

 

COUNTRIES   -   NATIONALITIES

United States - ______________________
England - __________________________
Mexico – 
Mexican 
France- ____________________________

Spain - _____________________________ 

Germany - __________________________

___________________________- Japanese
Argentina - __________________________

Italy - ______________________________
Brazil - _____________________________

Greece  – Greek                                              
Portugal - __________________________

 

2. Read the text and answer.

On vacation

Alex is on a vacation. He is in Brazil. Brazil is a wonderful country: there are lots of beaches and beautiful places in Brazil. Alex is from the United States. He is American. Now, Alex is in Rio de Janeiro. It’s a beautiful city.

 

Vocabulary

on vacation – em férias

wonderful – maravilhoso

country – país

beach – praia

place – lugar

city – cidade

 

1. Match the columns.

a) Where is Alex?                         (   ) Yes, he is.

b) Is Brazil a beautiful country?   (   ) Alex is from the United States of America.

c) Where is Alex from?                (   ) Yes, it is. 

d) Is Alex on vacation?                (   ) Alex is in Brazil.

 

 

 

 

 

2. Write T for true and F for false

(    ) Alex is a Brazilian boy.

(    ) Alex is in São Paulo.

(    ) Rio de Janeiro is a beautiful city.

(    ) Alex is on vacation.

(    ) Alex is from the United States of America.

(    ) Alex is American.

 

5ª aula

 

O verbo to be é famoso! A maioria das pessoas que aprendem inglês costuma começar por ele. E por um motivo simples: como ele significa “ser” e “estar”, ajuda no básico da comunicação no idioma.

As pessoas (pronomes pessoais) em inglês são, no singular: I, you, he, she, it (eu, você, ele, ela, ele/ela para o que não é pessoa). Agora, vamos ver como fica o to be para cada um desses pronomes:

 

Affirmative Form  -  Singular

 

Subject Pronouns

 

 

Verb to be

 

 

I (eu)

 

am (sou / estou)

 

 

 happy (feliz).

 

 intelligent (inteligente).

 

 at home (em casa).

 

You (tu, você)

 

 

are (é / está)

 

He (ele)

She (ela)

  It (ele,ela)

 

 

is (é / está)

Contracted Forms

 

 

I am  =  I’m

 

eu sou / estou

 

You are  =  You’re

 

você é / está

 

He is  =  He’s

She is  =  She’s

It is  =  It’s

 

ele é / está

ela é / está

ele(a) é / está

 

Exemplos: 

I am here. ou I’m intelligent. (Eu estou aqui / Eu sou inteligente)

Janet is tall. (Janet é alta)

He is at school. ou He’s at school. (Ele está na escola)

She is in the kitchen. ou She’s in the kitchen. (Ela está na cozinha)

You are sick. ou You’re sick. (Você está doente)

I am Brazilian ou I’m Brazilian. (Eu sou brasileiro)

 

 

 

 

6ª aula

 

Activities

 

1. Complete os espaços com o verbo to be.

        My name _____ Maria. I ______ eleven years old. I _____ from Itamaraju. My father  ______ Paulo, He ______ thirty years old. He _____ a teacher. My mother _____ Laura. She _____ twenty-eight years old. She _____ a housewife. They are very nice. We are very happy together.

 

 

 

 

 

 

2. Choose the correct option to complete the sentences.

a) Paula (are / is / am) in the computer room.

b) My mother (is / are / am) in Curitiba.

c) Beyoncé (are / am/ is) a singer.

d) I ( am / are / is ) at school in the morning.

e) My dog ( am / is / are ) small.

f) It ( are / am / is ) a pencil.

 

3. Find the pairs:

a) I                (   )  is on the table.

b) You          (   )  am at school.

c) He             (   )  are tall.

d) The pen   (   )  is handsome.

 

4. Ordene as palavras e monte as frases.

a) He – my brother. – is   __________________________________________

b) am – your friend. – I    __________________________________________

c) beautiful. – are – You   _________________________________________

d) good girl. – She – is – a __________________________________________

e) Claúdia – in the classroom. – is   __________________________________

 

5. Complete the sentences using verb to be (am, is, are.)

a) Kátia _______ a good friend.

b) I _____ smart.

c) Lucas _____ my brother.

d) The cat ______ black.

e) He _____ happy.

 

6. Choose the correct alternative.

a) Pedro ____ at home.

    ( ) is    ( ) am    ( ) are

 

b) The teacher _____ in the classroom.

    ( ) are    (  ) is    ( ) am

 

c) The car ______ in the beautiful.

    ( ) am    ( ) are    ( ) is

 

d) It ____ hot today.

    ( ) are    ( ) am    ( ) is

 

e) She ____ very busy this week.

    ( ) am    ( ) are    ( ) is

 

f) I ______ here.

( ) is    ( ) are     ( ) am

 

7. Rewrite the sentences using contracted forms (‘m, ‘s, ‘re)

a) It is a good idea. __________________________

b) You are at school.  ________________________

c) He is a good boy. _________________________

d) I am a student. ___________________________

e) She is intelligent. ________________________

 

 



 

S E Q U Ê N C I A       D I D Á T I C A        -       L Í N G U A       I N G L E S A

 

 

            ANO:                                       PERÍODO:  13  a  30 / 10 / 2020                                Nº DE AULAS:  06

 

 

E I X O

 

 

U N I D A D E   T E M Á T I C A

 

 

Conhecimentos Linguísticos

 

Gramática

 

 

O B J E T O S   D E   C O N H E C I ME N T O

 

 

Passado contínuo – forma afirmativa – regras -ing

H A B I L I D A D E S

 

 

(EF07LI18) Utilizar o passado simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade.

 

C O M P E T Ê N C I A S     E S P E C Í F I C A S

 

 

CELI02 Comunicar-se na língua inglesa, por meio do uso variado de linguagens em mídias impressas ou digitais, reconhecendo-a como ferramenta de acesso ao conhecimento, de ampliação das perspectivas e de possibilidades para a compreensão dos valores e interesses de outras culturas e para o exercício do protagonismo social.

 

 

C O M P E T Ê N C I A S     S O C I O E M O C I O N A I S

 

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento para que cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

E T A P A S       D A       A U L A   /   M E T O D O L O G I A

 

 

1ª aula

 

Passado Contínuo, descreve uma ação que estava ocorrendo em um certo período no passado.

Past Continuous é formado pelo passado simples do verbo to be (was / were) + o gerúndio (-ing) do verbo principal.

 

SUJEITO + PASSADO SIMPLES DO VERBO TO BE + GERÚNDIO DO VERBO PRINCIPAL (-ING)

 

O Past Continuous é usado para:

1. Descrever uma ação em andamento num determinado momento no passado:

Fred was dancing with his girlfriend. (Fred estava dançando com sua namorada.)

was talking to my boss when you called me yesterday afternoon. (Eu estava falando com meu chefe quando você

                                                                                                              me ligou ontem à tarde.)

At 7:00 a.m., I was flying over San Francisco. (Às 7:00 eu estava voando sobre São Francisco.)

My father arrived when my mother was cooking. (Meu pai chegou quando minha mãe estava cozinhando.)

In 2001 he was living in Dublin. (Em 2001 ele estava morando em Dublin.)

What were you doing at 6:00 p.m.? (O que você estava fazendo às 18:00?)

It was raining this morning. (Estava chovendo hoje de manhã.)

 

 

 

 

EXERCISES

 

1. Complete as alternativas com o verbo to be no passado (was/were) e acrescente “ing” aos verbos dos parênteses para formar o “Past continuous”:

 

a) The kids _____________ in the garden when it suddenly began to rain. (play)

b) My father and my  mother ________________________ TV when his mother arrived. (watch)

c) He _____________________________ a good book. (read)

d) I _______________________a juice,  when she arrived. (drink)

e) They _____________________hard in their College project. (work)

 

2. Marque a alternativa que está escrita corretamente no tempo verbal Past Continuous:          

a) (     ) She was think his all day long.                                      c) (     ) I am studying for maths this morning.

b) (     ) Maysa was playing video game when I left.             d) (     ) We all were very confuse with this mess.

 

 

 

2ª aula

 

                     REGRAS PARA O ACRÉSCIMO DO –ING AOS VERBOS PARA FORMAR O PAST CONTINUOUS

 

 

REGRA GERAL: Acrescenta-se -ing aos verbos para formar o Past Continuous:

 

         Exemplos:

         to work (trabalhar) – working          to sing (cantar) – singing               to try (tentar) – trying

         to read (ler) – reading                        to drink (beber) drinking           to play (jogar/brincar) - playing

 

EXCEÇÕES:

 

a) Quando o verbo principal termina em (e), retiramos o (e) e acrescentamos (ing). Ou seja, o verbo perde sua vogal e esses verbos terminados em (e), passam a ser terminados em (ing) e não em (eing).

 

         Exemplos: 

EXCEÇÃO:  to be (ser/estar) – being

         to dance (dançar) – dancing           to make (fazer) – making                 

         to love (amar)loving                     to have (ter) – having

 

b) Quando o verbo principal termina com (ie), troca-se o (ie) por “y” e acrescenta-se (ing).

 

         Exemplos:

         to die (morrer) – dying                       to lie (mentir) – lying

 

c) Quando o verbo principal é monossilábico (tem apenas uma sílaba) ou dissilábico (duas sílabas) terminados em CVC (Consoante – Vogal – Consoante), dobramos a última consoante e acrescentamos o (ing), se a última sílaba for tônica.

 

        Exemplos:

        to stop (parar) – stopping                  to run (correr) – running

        to swim (nadar) – swimming             to begin (começar) – beginning

 

 

 

 

 

 

 

ACTIVITIES

 

1) Preencha os espaços em branco com o Past Continuous dos verbos entre parênteses. Não esqueça de usar o verbo to be no passado, antes do verbo principal.

a) She ____________________________   to us. (lie)
b) When the phone rang, they __________________________ a letter. (write)
c) Mark _____________________________ the car on the corner, when she arrived. (stop)

d) We  ____________________________ in the park. (run)
e) I  ________________________________ at the party  yesterday. (dance)

 

2) Qual das frases abaixo está no Past Continuous?

a) I work  at home every Friday.
b) My father was worried about your job.
c) Melissa and Juan are happy.
d) I was studying for the English test last night.

 

3) Assinale a sequência em que os verbos stop e dance estão escritos de forma correta no Past Continuous.

a) stoping – danceing                 c) stopping – dancing

b) stopping – danceing              d) stoping – dancing

 

 

3ª aula

 

1. Complete the sentences with the past continuous:      

a) Tadeu ______________________ (play) tennis while I _________________________ (read) my book.

b) Yesterday at six I _________________ (prepare) dinner.

c) The boys _________________________ (swim) while I ________________________ (clean) my room.

d) The teacher _____________________ (tell) a story and the students __________________________ (listen).

e) The children _____________________ (look) for the cat in the garage.    

f) Susana _______________________ (cut) bread while Ana _______________________ (make) a cake.

g) They  ________________  (study) English yesterday at 4:00 pm .

 

 

2. Write correct sentences: Yesterday at 6 pm your family were doing different things. Write affirmative sentences in the past continuous.

a) My mother / read / a novel

b) My father / watch / a movie

c) My sister / write / in her diary

d) My two brothers / listen / to the radio

e) My little sister and I / watch / a movie

f) We / talk / about school 

 

3. FILL IN THE BLANKS with the Past Continuous form of the verbs in parentheses.

Last week, there was the city carnival. I _______________ (walk) in the parade with my two sisters. We _______________ (have) a fantastic time! There were a lot of bands. They ______________ (play) all kinds of music. Lots of people ______________ (dance) and we ________________ (wear) beautiful costumes. Some people _________________ (sing) and a lot of people _______________ (eat).  I _____________ (drink) a glass of coke and my sisters ____________ (drink) some juice. We ___________ (laugh). It was great!

 

 

 

 

4ª aula

1.    READ THE TEXT (LEIA O TEXTO)

Monday morning

It was Monday morning. It was raining.

Dad, Mom, Jason and my brother were in the dining-room. Dad was sitting in a coffee table. He was eating bread with cheese. Mommy was drinking soda with French fries. My brother was drinking juice and eating popcorn. Where was my cat doing? Ah, It was drinking milk under the chair.  It was cold outside.

 

1.1 Marque as respostas corretas de acordo com o texto acima. (Match the correct answers according the text above)

I- What was Dad doing? (O que o pai estava fazendo?)

a) He was drinking a glass of wine.

b) He was eating bread with cheese.

c) He was drinking juice.

 

II- What was Mommy doing? (O que a mamãe estava fazendo?)

a)    She was eating bread with cheese.

b)    She was drinking juice.

c)    She was drinking soda with French fries.

 

III- What was Jason doing? (O que Jason (o irmão) estava fazendo?

a)    He was drinking juice and eating popcorn.

b)    He was drinking milk.

c)    He was drinking soda.

 

IV - What was the cat doing? (O que o gato estava fazendo?)

a)    It was drinking soda.

b)    It was drinking milk under the chair.

c)    It was drinking juice.

 

 

5ª aula

EXPRESSÕES DE TEMPO PASSADO EM INGLÊS (Advérbios de Tempo)

 

        Em inglês os verbos no passado frequentemente vem acompanhado de expressões de tempo.

        Confira a seguir algumas formas específicas para expressar ideia de tempo chamadas de advérbios de tempo.

      

Yesterday  - ontem                                                                                           

         I was at the party yesterday.                                                                  

         (Eu estava na festa ontem.)

 

Last night - noite passada

Marta was at home last night.

(Marta estava em casa na noite passada.)

 

 

Last week   -  semana passada

    They  were in London last week

    (Eles estavam em Salvador na semana passada.)

 

Last month  - mês passado

    He was travelling last month

    (Ele estava viajando no mês passado.)

 

 

Last year – ano passado.

    Silvia and Pablo e were in Salvador last  year.

    (Eles estavam  em Salvador no ano passado.)

 

 

Ago – atrás

She was here 5 minutes ago.

(Ela estava aqui há cinco minutos atrás.)  

 

Ago

 They were working  two days ago.

  (Eles estavam trabalhando há dois dias atrás)

 

- two days ago: dois dias atrás – há dois dias

- two months ago: dois meses atrás – há dois meses

- two years ago: dois anos atrás – há dois anos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EXERCISES

 

1. Marque a opção que melhor traduz a expressão de tempo sublinhada nas frases abaixo:

1.1 - I was studying last night!                                             1.3 - They were working in London last year

A. Eu estava estudando no mês passado.                           A. Eles estavam trabalhando em Londres no ano passado.
B. Eu estava estudando na noite passada.                         B. Eles estavam trabalhando em Londres no mês passado.
C
. Eu estava estudando na semana passada.                     C. Eles estavam trabalhando em Londres na última semana


1.2 - Sarah was watching TV yesterday.                             
1.4 - We were  at home three hours  ago.
A. Sarah estava assistindo TV hoje.                                      A. Nós estávamos em casa a três noites passada.

B. Sarah estava assistindo TV de manhã.                            B. Nós estávamos em casa a três horas atrás.

C. Sarah estava assistindo TV ontem.                                  C. Nós estávamos em casa a três horas de ontem.

 

2. Relacione as colunas.

(a) last night        (    ) atrás

(b) yesterday       (    ) mês passado

(c) last month     (    ) semana passada

(d) ago                  (    ) noite passada

(e) last week        (    ) ontem

 

3. Was ou Were?

a) We ________ dancing.

b) The dog __________ barking.

c) The printer ____________ printing out a photograph.

d) The pupils __________ writing a test.

e) Sue and Garreth ___________ walking up th hill.

f) It __________ raining.

g) They ___________ swimming in the lake.

h) I  __________ reading a magazine.

i) We __________ watching TV.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

S E Q U Ê N C I A       D I D Á T I C A          -         L Í N G U A       I N G L E S A

 

 

          ANO:                          PERÍODO:   13   a   30 / 10 / 2020                         Nº DE AULAS:  06

 

 

E I X O

 

 

U N I D A D E   T E M Á T I C A

 

 

Oralidade / Leitura / Escrita / Conhecimentos Linguísticos

 

Interação discursiva / Gramática

 

 

O B J E T O S   D E   C O N H E C I ME N T O

 

 

Food (alimento)

Substantivos contáveis e incontáveis

 

H A B I L I D A D E S

 

 

(EF08LI23IT) Identificar e classificar vocabulário relacionado a alimentos.

(EF08LI24IT) Conhecer e empregar os substantivos contáveis e incontáveis.

 

C O M P E T Ê N C I A S     E S P E C Í F I C A S

 

 

CELI04 Elaborar repertórios linguístico-discursivos da língua inglesa usados em diferentes países e por grupos sociais distintos dentro de um mesmo país, de modo a reconhecer a diversidade linguística como direito e valorizar os usos heterogêneos, híbridos e multimodais emergentes nas sociedades contemporâneas.

 

 

C O M P E T Ê N C I A S     S O C I O E M O C I O N A I S

 

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento para que cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

E T A P A S       D A       A U L A   /   M E T O D O L O G I A

 

 

 

1ª aula

 

Perguntar aos alunos se eles conhecem ou sabem dizer alguma comida ou bebida em inglês.  Apresentar algumas figuras para que eles possam fazer associação entre as figuras e o vocabulário. Ler o vocabulário e praticar a pronúncia.

 


                              

                                                                                                                    

                                                                                         

                                                             

 

 

 


                          

                          

                                                                                                                     

 

 


                                                                                                                                                   

  

 

 

 

Perguntar qual tipo de alimento eles mais gostam (What kind of food do you like?) ou mais consomem (What kind of food do you eat?) Perguntar o que eles acham sobre essas comidas que gostam (ou não gostam) se são saudáveis ou não.

 

Conversar com eles sobre o que entendem por alimentação saudável (healthy food) e não saudável (junk food). É importante que os alunos percebam e analisem criticamente a qualidade de suas refeições diárias, verificando se as escolhas estão em alimentos saudáveis ou alimentos industrializados e de rápido preparo.

 

 

 

 

Perguntar se eles costumam ler os rótulos dos alimentos que consomem, falar que quanto mais ingredientes tiver na composição, menos saudável é o alimento. Alertá-los para importância de ler rótulos antes de consumir alimentos industrializados

 

 

2ª aula

 

Trabalhar o texto abaixo onde mostra que o consumo de determinados alimentos são saudáveis (healthy) ou não (junk), para nossa saúde.

 

Fuel for you body

Your body is a wonderful machine, but you have to consume the right kind of “fuel” to make it work well.

To be healthy, it is important to choose healthy food (grilled meat / poultry / fish / dairy products, vegetables, fruits, juices) and avoid junk food (fried meat / sweets / fast foods / soda / chips). It is very important to drink lots of water.

Now you know what is good to eat and drink. Put the right fuel into your body!

Vocabulary

fuel – alimento    right – certo    make – fazer           juice – suco      food – alimento       eat – comer      know – sabe       dairy – derivados do leite           sweet – doce     body – corpo       kind – tipo       work – funcionar   avoid – evitar   chips – salgadinho   put – coloque   fish – alimento   grilled meat – carne grelhada    now – agora

vegetable – verduras              

                                    

 

 

 

 

 


                      

                        Answers

a) T        b) F      c) T      d) F      e) T

 

                        Mark T for true or F for false.

                        a. (    ) If you eat healthy food, yur body works well.

                        b. (    ) Your body needs junk food.

                        c. (    )  You have to drink lots of water to be healthy.

                        d. (    ) Soda is good for your health.

                        e. (    ) If you consume the right fuel, you have good health.

 

EXERCISES

 

1. Escreva (H) para “healthy” e (J) para “junk”              2. Match the columns. (Relacione as colunas)

    (    ) Coke          (    ) Ice cream                                        a) popcorn     (    )  leite

    (    ) Fruit           (    ) Green salad                                    b) ice cream   (    )  salada

    (    ) Pizza          (    ) Popcorn                                          c) salad          (    )  suco

    (    ) Milk           (    ) Vegetables                                     d) milk           (    )  pipoca

    (    ) Juice          (    ) French fries                                    e) juice          (    )  sorvete

 

3. Write H to Healthy food and J to Junk food

(   ) Fish

(   ) French fries

(   ) Sandwich

(   ) Fruit

 

a) H, J, J, H

b) H, H, J, J

c) J, H, J, H

 

4. Match the columns.

a) Fruits    (    ) Suco

b) Milk     (    ) Refrigerante

c) Juice     (    ) Frutas

d) Pie        (    ) Leite

e) Soda     (    ) Torta

 

 

 

 

5. Marque a alternativa que contenha apenas comidas saudáveis

a) Pizza, milk, ice cream

b) Rice, Beans, Juice

c) Tea, Coke, Fish

d) Pie, Sweets, Soda

 

3ª aula

                               

                         

                                      https://br.pinterest.com/pin/862228291133740966/?nic_v2=1a4w525RH

 

 

 

 

 

 

 

4ª aula

 

https://br.pinterest.com/pin/524739794065399369/?nic_v2=1a4w525RH

 

 

 

 

 

 

 

5ª aula

 

Sugestão de vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=dTK39yFcmGw&ab_channel=BrasilEscola

 

Countable and Uncountable Nouns (Substantivos Contávéis e Incontáveis)

 

            Countable nouns (substantivos contáveis) são aqueles que têm singular e plural. Por exemplo, cat (gato), cats (gatos), table (mesa), tables (mesas), book (livro), books (livros), newspaper (jornal), newspapers (jornais), pen (caneta), pens (canetas), etc.

 

            Uncountable nouns (substantivos incontáveis) é o nome que damos paras as coisas que não contamos; ou seja, elas só existem no singular. Alguns exemplos são: water (água), coffee (café), milk (leite), sugar (açúcar), cheese (queijo), rice (arroz), butter (manteiga), oxygen (oxigênio), wine (vinho), beer (cerveja), luck (sorte), salt (sal), money (dinheiro) e outros mais.

 

            Esses substantivos são considerados incontáveis, pois não costumamos dizê-los ou escrevê-los no plural. Ou seja, não é comum dizermos “two waters” (duas águas), “three waters” (três águas), “four waters” (quatro águas), “five waters” (cinco águas), etc.

 

Cuidado com os seguintes substantivos, considerados incontáveis em inglês:

- chocolate (o que se contam são as barras de chocolate);

- money (o que se contam são os dólares, os ienes, etc.);

- bread (o que se contam são as fatias [slices] ou as unidades [loaves] de pão);

- time (o que se contam são as horas, os minutos, os dias, etc.);

- milk (o que se contam são os litros de leite).

 

A palavra "informação", por exemplo, é contável em português e incontável em inglês.

Podemos dizer em português “preciso de duas informações”, mas para expressar a mesma ideia em inglês, devemos dizer “I need two pieces of information.”

Sempre que queremos expressar determinada quantidade de uma palavra que é incontável em inglês, ela precisa ser acompanhada de algum complemento (no caso de information, usamos piece of).

Observe a imagem abaixo e veja que complemento é usado com cada substantivo.

A bottle of milk. (Uma garrafa de leite.)

A glass of water. (Um copo d’água.)

A jug of water. (Uma jarra d’água.)

A cup of tea. (Uma xícara de chá.)

A packet of tea. (Um pacote de chá.)

A jar of honey. (Um frasco de mel.)

A loaf of bread. (Um pão.)

A slice of bread. (Uma fatia de pão.)

A carton of milk. (Uma embalagem de leite.)

A can of Coke. (Uma lata de Coca-cola.)

A bottle of Coke. (Uma garrafa de Coca-cola.)

A bowl of sugar. (Um açucareiro.)

A kilo of meat. (Um quilo de carne.)

A bar of soap. (Um sabonete.)

A bar of chocolate. (Uma barra de chocolate.)

A piece of chocolate. (Um pedaço de chocolate.)

A piece of cheese. (Um pedaço de queijo.)

A piece of furniture. (Um móvel.)

 

 

ACTIVITIES

A. Write C for countable and U for uncountable: (escreva C para contável e U para incontável)

( ) time         ( ) butter       ( ) oil          ( ) chairs

( ) rice          ( ) books       ( ) games    ( ) friends

( ) houses     ( ) flour         ( ) milk      ( ) cheese

( ) tea           ( ) meat         ( ) bread     ( ) time

( ) sugar       ( ) pencils     ( ) cars        ( ) chicken

 

B. Choose the correct alternative. (Escolha a alternativa correta)

1. Marque a alternativa em que todos os substantivos são contáveis.

a) money, teacher, water, pencil

b) orange juice, book, car, beans

c) book, girl, banana, friends

d) butter, rice, tea, sugar

 

2. Marque a alternativa em que todos os substantivos são incontáveis.

a) time, sugar, water, money

b) apple, students, desks, school

c) milk, children, beer, house

d) potato, pizza, bread, pen

 

C. Answer using C to countable names and U to uncountable names.

a) The children are playing in the garden.    (    )        h) I don't like milk.                                  (    )

b) I prefer tea.                                                (    )        i) Scientists say : -Stop to the pollution. (    )

c) My mother wants more butter.                 (    )        j) There are two windows in classroom.  (    )

d) We need some glue to fix this vase.          (    )        k) The waiters are very professional.      (    )

e) I drink two glasses of water on morning.  (    )        l) The bread is delicious.                           )

f) Drivers must be careful.                            (    )        m) Some policemen are working.           (    )

g) I want three bottles of mineral water.       (    )        n) I love you                                             (    )

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


https://www.pinterest.com.au/pin/494481234068625379/?nic_v2=1a4w525RH

 

 

 

6ª aula

 

https://www.eslprintables.com/grammar_worksheets/nouns/countable_and_uncountable_nouns/Countable_or_Uncountable_1_of_217364/

 

 

 

 

 

 

 

                 

         https://www.eslprintables.com/vocabulary_worksheets/food/food_and_drinks/Food_and_drinks_countable_and_500130/

 

 

 

 

 



 

S E Q U Ê N C I A       D I D Á T I C A          -         L Í N G U A       I N G L E S A

 

 

          ANO:  9º                         PERÍODO:   13   a   30 / 10 / 2020                         Nº DE AULAS:  06

 

 

E I X O

 

 

U N I D A D E   T E M Á T I C A

 

 

Oralidade / Leitura / Escrita / Conhecimentos Linguísticos

 

Interação discursiva / Gramática

 

 

O B J E T O S   D E   C O N H E C I ME N T O

 

 

Health problems (problemas de saúde)

Modal verbs (verbos modais)

 

H A B I L I D A D E S

 

 

(EF09LI32IT) Assimilar e empregar de modo claro, problemas de saúde.

(EF09LI16) Empregar, de modo inteligível, os verbos should, must, have to, may e might para indicar recomendação, necessidade ou obrigação e probabilidade. 

 

C O M P E T Ê N C I A S     E S P E C Í F I C A S

 

 

CELI01 Utilizar novas tecnologias, com novas linguagens e modos de interação, para pesquisar, selecionar, compartilhar, posicionar-se e produzir sentidos em práticas de letramento na língua inglesa, de forma ética, crítica e responsável.

 

C O M P E T Ê N C I A S     S O C I O E M O C I O N A I S

 

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento para que cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

E T A P A S       D A       A U L A   /   M E T O D O L O G I A

 

 

 

1ª aula

Introduzir o vocabulário de problemas de saúde (health problems) perguntando quais os principais motivos que os levariam a faltar aula, no presencial.

Professor: “What are the common reasons to miss a class?” Os alunos responderão em português, pois, ainda não conhecem o vocabulário referente à health problems.

 

                                      FLU                                 STOMACHACHE                                           FEVER                              

 

 

 

 

            

 

 

 

 

                    Figura 1: Garota gripada.                   Figura 2: Homem com dor de estômago.                           Figura 3: Criança com febre.

 

Depois de mostrar as figuras 1,2 e 3 questione seus alunos:  Do you miss classes because of these problems? Why? 

 

Sugestão de vídeo:    https://www.youtube.com/watch?v=WNJRl3BZ204&ab_channel=MES

                                   https://www.youtube.com/watch?v=tERmnS_Bjws&ab_channel=MissPuppi

 

 

 

 

 

 

A partir dos sintomas é possível identificar as doenças que uma pessoa pode contrair. Para mencioná-los utilizamos o verbo Have, assim, para dizer que estamos gripados dizemos “I have the flu”. Para mencionar ou se referir a terceira pessoa do singular, utiliza-se has.

 

Health problems

 

cold (resfriado)

I have a cold

flu (gripe)

I have the flu.

sore throat (garganta inflamada)

I have sore throat.

cough (tosse)

I have a very bad cough.

fever (febre)

I have a fever.

heartburn (azia)

I have heartburn.

runny nose (nariz escorrendo)

I have a runny nose.

headache (dor de cabeça)

I have a headache.

stomachache (dor no estômago)

I have a stomachache.

backache (dor nas costas)

I have a backache.

toothache (dor de dente)

I have a toothache.

earache (dor de ouvido)

I have an earache.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2ª aula

ACTIVITIES

1. Indique o “health problem” de acordo com a imagem:

 

a) What's the matter with him?     b) What's the matter with him?    c) What's the matter with him?    b) What's the matter with him?

 

 


                                                                                                                        

 

                                                                                                                                                                             

 

                                                                          

He has ______________              He has a _____________            He has the _____________        He has a ____________

 

 

2. Choose the best option according to the picture

 

       a) sore throat           a) stomachache        a) flu                   a) headache           a) cold

       b) backache             b) backache             b) backache         b) cough                b) backache

       c) headache             c) cold                      c) headache         c) diarrhea             c) cough

       d) flu                       d) earache                d) toothache         d) stomachache     d) headache

 

 

 

 

 

 

3.  Preencha a crossword com os health problems adequados em inglês.

            ACROSS                                       DOWN

2. TORCER O TORNOZELO        1. DOR DE OUVIDO

4. TOSSE                                      2. GARGANTA INFLAMADA

7. DOR DE BARRIGA                  5. RESFRIADO

10. AZIA                                       6. DOR NAS COSTAS

11. DOR DE CABEÇA                  8. GRIPE

12. DOR DE DENTE                    9. FEBRE

13. QUEIMADURA DE SOL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


3ª aula

 

EXERCISES

 

1. Match the suggestions to the health problems.

a) I have a sore throat.        (    )  Don’t drink cold liquids..

b) I have a backache.          (    )  Go to bed and rest.

c) I have a stomachache.    (    )  Have some hot milk with honey.

d) I have a cold.                  (    )  Don’t eat fast food.

 

2. Complete the following sentences with health problems.

sore throat      fever        flu

 

 

 


a) If you have fever, muscle pains, weakness, you probably have the _______________ .

b) When your body temperature is above normal range, you have a ________________ .

c) If you have a throat inflammation, you have a __________________ .

 

3. Underline the odd word:

a) arms - shoulders - hands - first

b) cold - stomachache - hair - cough

c) feet - teeth – earache - nose

d) feet - leg - eye - ball

 

 

4. Read and match:

 

            The weather is too bad lately, it’s rainy and cold.

            Everybody is ill, Kitty is coughing, grandma has a sore throat and grandpa has a toothache.

            Leo has a high fever and Liz is worried about him.

            Liz is not well too, because when she is worried she always has a stomachache and a bad headache.

            John is stressed, he is working a lot. Now he is going to call the doctor. He thinks that Tobby has a terrible cold.

            Poor Browns ...

 

a) The Browns are    (    )   a toothache

b) Leo has                 (    )   a cold

c) Kitty is                 (    )   a stomachache and a headache

d) Grandma has        (    )   stressed

e) Grandpa has         (    )   a fever

f) Liz has                  (    )   ill

g) Tobby has            (    )   a sore throat

h) John is                  (    )   coughing

 

 

 

4ª aula

 

            Os verbos modais em inglês são uma classe pequena de verbos que são usados como auxiliares de um outro verbo principal em uma frase.

            A sua característica mais importante é que entre o verbo modal e o verbo principal não se usa o "to". Por exemplo, com o verbo comum "to want" diríamos "I want to go.", mas com o verbo modal "must" o correto seria "I must go.", sem o "to" no meio.

 

 

Must

O verbo modal "must" geralmente significa "dever" ou "ter que" fazer algo, nesse sentido de obrigação. Ele também pode indicar "dever" no sentido de uma suposição. Exemplos:

·         must go home soon. (Eu tenho que ir pra casa logo.

·         He must be very rich. (Ele deve ser muito rico.)

Tal como em português, "must" ("dever") pode ser substituído por "to have to" ("ter que") na maioria dos casos. Porém, precisamos lembrar que "must" não tem uma forma no passado. Assim, devemos usar o "to have to" para indicar esse tempo:

·         had to go home early. (Eu tive que ir pra casa cedo.)

·         didn't have to do it, but I did it anyway. (Eu não tinha que fazê-lo, mas o fiz de qualquer forma.)

 

 

May

O verbo modal "may" expressa a possibilidade de algo ser realizado:

·         may go to the party. (Eu posso ir/talvez vá à festa.)

Ele também pode ter o sentido de dar ou pedir uma permissão:

·         You may not use the car tonight. (Você não pode usar o carro hoje à noite.)

Ainda podemos traduzi-lo como "poder", assim como o "can", mas o seu uso é muito mais formal:

·         Teacher, may I ask a question? (Professor(a), eu posso fazer uma pergunta?)

·         May I take your order? (Eu poderia tomar o seu pedido?)

 

 

 

 

Might

O verbo modal "might" é bem similar ao "may" no sentido de expressar a possibilidade de algo ser realizado. Porém, ele expressa uma possibilidade menos provável que o "may". Exemplos:

·         might go to the party. (Eu posso ir/talvez vá à festa.)

·         It might rain tonight, but I don't think it will. (Pode chover/talvez chova hoje à noite, mas eu não acho que vá.)

Porém, ao contrário do "may", ele não costuma ser usado para pedir permissão.

 

 

Should

O verbo modal "should" geralmente é usado para dar um conselho, algo que seria como o "deveria" em português. É como uma versão mais suave do "must".

·         You should go there. (Você deveria ir lá.)

·         should leave you alone. (Eu deveria te deixar sozinho.)

Ele também pode ser usado para perguntar a opinião de alguém ou dar sugestões:

·         Should we look for a place to eat? (Vamos procurar um lugar pra comer?)

 

 

ESTRUTURA DA FRASE COM MODAL VERBS   (SHOULD, MUST, MAY, MIGHT)

 

 

Afirmativa: Modal verb antes do verbo principal

 

They should play soccer”  (Eles deveriam jogar futebol.)

 

 

 

Negativa:  Modal verb + not + antes do verbo principal

 

They should not play soccer”  (Eles não deveriam jogar futebol.)

 

 

 

Interrogativa: Modal verb no início da frase

 

Should they play soccer?”   (Eles deveriam jogar futebol?)

 

 

 

 

5ª e 6ª aula

EXERCISES

 

 

1. Observe a imagem e responda as questões

 

 

 

 

 

 

 


 

 

a) O homem deduz que a informação que leu é verdadeira porque... ______________________________________________

b) Em que ele baseia a sua dedução?  _____________________________________________________________________

c) A que/ quem se refere o pronome “they”? _________________________________________________________________

 

 

 

 

2. Complete the dialogue using the words.

Doctor:  What’s the matter?

Patient:  I have a terrible _______      (  ) book   (  ) mouth   (  ) headache

Doctor:  Do you have __________ ?  (  ) fever   (  ) ear        (  ) homework

Patient:  No, but I have ______ too.   (  ) tree     (  ) leg         (  ) insomnia

Dcotor:  Ok, let me check your ____  (  ) cough (  ) nose      (  ) temperature

Patient:  What’s wrong with me?

Doctor:   I think, it is ____________  (  ) food   (  ) cold       (  ) injection

Patient:  What can I do?

Doctor:  You should ____________   (  ) cold    (  ) head     (  ) stay in bed   

 

3. Qual a alternativa está de acordo com a ilustração abaixo?  

 (A) You mustn’t smoke in this place.                   

 (B) You must smoke in here.

 (C) You should smoke in this place.

 (D) Don’t use cell phone in here.  

 (E)  You can’t smoke in the supermarket.

 

 

 

4. Que inferências poderíamos fazer de alguém que foi negligente no trânsito? 

 

                                                                    (A) They could drive faster.                                        

                                                                    (B) They should jump of the car.

                                                                    (C) They should drive with more attention.

                                                                    (D) They mustn’t drive with more attention.

                                                                    (E) They can drive.

77

 

5. Check the correct alternative.

a) She is crying because her mother said she _______ go to the mall with her friends.

    (  ) may not          (  ) should          (  ) must

 

b) You look pale. You ______ see your doctor.

    (  ) should          (  ) might not          (  ) should not

 

c) My team ______ win this champioship, but I don’t think it will.

    (  ) shouldn’t          (  ) might          (  ) may not

 

d) I need a pencil. _______ I use yours for a minute?

    (  ) Should           (  ) May           (  ) 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário