Secretaria Municipal de Educação Ensino Fundamental Anos Finais
|
Período: Julho 2021-
5ª Sequência Didática
Prezadas famílias, para que tudo
ocorra bem durante o desenvolvimento das nossas aulas a distância e que todos
continuem a ser produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e
acompanhar a rotina de estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso,
compartilhamos algumas dicas que podem ajudar:
• Junto com o aluno, estabeleça
horários e crie uma rotina de estudos, coloque-o na parede e a vista de todos;
• É preciso um ambiente calmo,
silencioso e confortável para que o aluno possa se concentrar;
• No começo da rotina de estudos,
separem todos os materiais necessários para realizar as atividades do dia;
• É importante que a família
acompanhe o desenvolvimento das atividades e que revisem se elas foram bem
realizadas e se estão dentro do prazo da entrega.
• Montamos uma tabela de estudos e
realização das atividades no livro didático de Ciências.
• Faça as atividades em uma folha a
parte com cabeçalho identificando o estudante, o ano que estuda, a escola e o
componente curricular (Ciências). Lembre-se de devolvê-la para escola.
LIVRO INSPIRE CIÊNCIAS – 6º Ano |
|||
Subtema:
Que relações existem entre os seres vivos? Objetos
de Conhecimento: As interações entre os seres
vivos; Cadeias e teias alimentares; Desequilíbrios ambientais; Decompositores
e ciclagem de nutrientes; Relações Ecológicas. |
|||
Para início de Conversa: Que relações existem entre os seres
vivos? |
Aprofundando no tema: As interações entre os seres vivos |
Aprofundando no tema: Cadeias alimentares Teias alimentares |
Aprofundando no tema: Desequilíbrios ambientais
|
Fazer a leitura das páginas 124 e 125 do livro didático,
em seguida copie e responda no caderno as questões da página 125 do mesmo
livro. Atenção a organização. |
Nessa sessão você fará a leitura das páginas 126 e 127 do
livro didático. Em seguida, anotar e responder a questão da página 127 na
folha+. |
Nessa etapa, fazer a leitura das páginas 128 a 130 do
livro didático. Leia com bastante atenção para entender. Após a leitura, faça
a atividade das páginas 129 e 130. Capriche! |
Ler a página 131 do livro didático.
Após a leitura, no caderno, fazer um texto, com suas palavras, sobre o que
você entendeu a respeito de Desequilíbrio ecológico. |
Aprofundando No tema: Decompositores e ciclagem de
nutrientes |
Vamos verificar! Qual relação do surto de febre
amarela com o desastre de Mariana? |
Assim se faz ciências: Jane Goodall e os chimpanzés |
Mergulho no tema Montando um terrário |
Agora, vamos ler a página 132 do
livro com bastante atenção. Após a leitura, responder a página 133. Faça com
bastante atenção. |
Vamos entender sobre isso lendo a
página 134. Logo após responder a atividade da página 135. |
Vamos entender sobre essa pesquisadora
britânica, lendo as páginas 142 e 143 do livro didático. Após a leitura,
responder as questões da página 143. |
Ler as instruções para confecção
do terrário na página 144. Realizar a atividade prática e responder as
reflexões da mesma página. |
Mergulho no tema: Relações entre os seres vivos e o
meio ambiente |
Mergulho no tema: Cadeia alimentar |
||
Nessa etapa tem a orientação para
um jogo que você poderá fazer com sua família. Leia as instruções na página
145 do livro didático. |
Aqui temos mais uma sugestão de
jogo que poderá ser feita em casa. Leiam as instruções das páginas 146 e 147.
Divirtam-se. |
||
Obs: Utilizar folhas pautadas para
resolução das atividades, não esqueça de fazer o cabeçalho contendo, tema,
subtema em estudo e data. Faça tudo com organização. |
Prefeitura Municipal de
Itamaraju-Ba Secretaria Municipal de
Educação Ensino Fundamental: Anos Finais
|
Período:
Julho - 5ª Sequência Didática
Prezadas famílias, para que tudo
ocorra bem durante o desenvolvimento das nossas aulas a distância e que todos
continuem a ser produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e
acompanhar a rotina de estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso,
compartilhamos algumas dicas que podem ajudar:
• Junto com o aluno, estabeleça
horários e crie uma rotina de estudos, coloque-o na parede e a vista de todos;
• É preciso um ambiente calmo,
silencioso e confortável para que o aluno possa se concentrar;
• No começo da rotina de estudos,
separem todos os materiais necessários para realizar as atividades do dia;
• É importante que a família
acompanhe o desenvolvimento das atividades e que revisem se elas foram bem
realizadas e se estão dentro do prazo da entrega.
• Montamos uma tabela de estudos e
realização das atividades do livro didático de Ciências.
• Faça as
atividades em uma folha a parte com cabeçalho identificando o estudante, o ano
que
estuda, a escola e o componente curricular (Ciências). Lembre-se de devolvê-la
para escola.
LIVRO INSPIRE CIÊNCIAS – 7º Ano |
|||
Subtema: Diversidade de Ecossistemas Objetos de
Conhecimento: Conceito de ecossistema e ecologia, os
ecossistemas brasileiros (ou biomas), como é medida a biodiversidade de um
bioma e adaptações dos seres vivos. |
|||
Levantamento de conhecimentos prévios |
APROFUNDANDO NO TEMA Biomas do Brasil |
Atividade 02 |
Atividade 03 |
Leia e interprete as imagens das páginas 46 é
47 em seguida responda com suas palavras as questões 1,2,3 e 4 da página 47.
|
Utilize as páginas 48,49,50,51,52,53,54 para
leitura e informação, use calma e muita atenção pois esse conteúdo é
riquíssimo para o nosso aprendizado. |
Agora chegou o
momento de conferir se realmente aprendeu com a leitura da sessão anterior,
responda as atividades da página 54 na
folha a parte, não esqueça do cabeçalho. |
Na página 55 tem um texto muito interessante, "A floresta e um
solo", leia muita atenção em seguida responda as questões 1,2,3,4 e 5 na folha a parte, não esqueça do
cabeçalho. |
Aprofundando No tema: Mata Atlântica e Caatinga |
Mão na Massa |
||
Que tal conhecermos mais um pouco sobre a Mata
Atlântica e a Caatinga? Para isso é preciso ler com bastante atenção nas
páginas 56,57,58,59. Resolver as atividades
da página 60,61. |
Agora vamos para a página 77
"Biodiversidade". O que é biodiversidade? Leia e analise para responder as reflexões
1,2,3 e 4. Ainda tem mais só um
pouquinho, você vai desenhar em seu caderno um animal que está em ameaça de
extinção da Mata Atlântica e falar as características dele, é só voltar a
página 60 para ver algumas espécies. |
||
Obs: Utilizar folhas pautadas para
resolução das atividades, não esqueça de fazer o cabeçalho contendo, tema,
subtema em estudo e data. Faça tudo com organização. |
LIVRO INSPIRE CIÊNCIAS - 7º ANO |
|
||||
TEMA: DIVERSIDAFES DE ECOSSISTEMA |
|
||||
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS: Conceito de ecossistema e ecologia, os ecossistemas brasileiros (ou
biomas), como é medida a biodiversidade de um bioma e adaptações dos seres
vivos. |
|
||||
LEVANTAMENTO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS |
ATIVIDADE 2 |
ATIVIDADE 3 |
SISTEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO |
MÃOS NA MASSA |
|
Leia e
interprete as imagens das páginas 46 é 47 em seguida responda com suas
palavras. As questões
1,2,3 E 4 da página 47. APROFUNDANDO NO
TEMA Biomas do
Brasil páginas 48,49,50,51,52,53,54 leia com calma e muita atenção pois esse
assunto é riquíssimo para o nosso aprendizado. |
Depois
de lerem todo o assunto responda as atividades da página 54 no caderno não esqueça do
cabeçalho |
Na página 55
tem um texto "A
floresta e um solo", leia e em seguida faça atividades 1,2,3,4 e 5. |
Que tal
conhecermos mais um pouco sobre a Mata Atlântica e a Caatinga? Para isso é
preciso ler com bastante atenção nas páginas 56,57,58,59. Resolver as
atividades da página 60,61. |
Agora vamos
para a página 77 "Biodiversidade" O que é biodiversidade? Leia e analise
para responder as reflexões. 1,2,3 e 4. Ainda tem mais
só um pouquinho, você vai desenhar em seu caderno um animal que está em
ameaça de extinção da Mata Atlântica e
falar as características dele, é só voltar a página 60 para ver algumas
espécies. |
|
Observação:
Faça o cabeçalho com o tema a data em todas as atividades! |
|
Período: Julho 2021- 5ª Sequência Didática
Prezadas famílias, para que tudo ocorra bem durante o
desenvolvimento das nossas aulas a distância e que todos continuem a ser
produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e acompanhar a rotina de
estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso, compartilhamos algumas
dicas que podem ajudar:
• Junto com
o aluno, estabeleça horários e crie uma rotina de estudos, coloque-o na parede
e a vista de todos;
• É preciso
um ambiente calmo, silencioso e confortável para que o aluno possa se
concentrar;
• No começo
da rotina de estudos, separem todos os materiais necessários para realizar as
atividades do dia;
• É
importante que a família acompanhe o desenvolvimento das atividades e que
revisem se elas foram bem realizadas e se estão dentro do prazo da entrega.
• Montamos
uma tabela de estudos e realização das atividades no livro didático de
Ciências.
• Faça as
atividades em uma folha a parte com cabeçalho identificando o estudante, o ano
que estuda, a escola e o componente curricular (Ciências). Lembre-se de
devolvê-la para escola.
LIVRO
INSPIRE CIÊNCIAS – 8º Ano |
||||
Subtema:
Tecnologias do bem: iniciativas a favor do meio ambiente Objetos de Conhecimento: Eletricidade e magnetismo;
Impactos da geração de energia; Consumo responsável de energia. |
||||
Para
início de Conversa: Eletricidade e Magnetismo |
Verificando a Aprendizagem |
Entendendo
um pouco mais sobre Magnetismo |
Atividade
03 |
|
Fazer a leitura das páginas 123 a
126 do livro didático Inspire Ciências. |
Nessa sessão você realizará a
atividade da página 127 com base na leitura das páginas da sessão anterior. |
Faça a leitura das páginas 128 a
130 do livro didático. Leia com bastante atenção para entender. Após a
leitura, faça a atividade da página 131. Capriche! |
Resolver
as questões da página 134, para auxiliar nas respostas, consulte as páginas
132 e 133 do livro didático Inspire Ciências. |
|
Leitura
e Interpretação |
Vamos
verificar quais os impactos da geração de energia? |
Você
anda consumindo energia de forma consciente? |
Atividade
05 |
|
Agora, vamos ler o texto “Tesla versus Edson: A Guerra das
Correntes” das páginas 140 e 141, em seguida responda as questões referentes
ao texto. Faça com bastante atenção. |
Vamos entender sobre isso lendo as páginas 143 a 147. E
aí, qual a produção de energia gera maior impacto ambiental? Reflita! |
Analise o infográfico das páginas 148 e 149. |
Com base na leitura das sessões anteriores resolver as
questões da página 150. |
|
Atividade
Experimental |
||||
Nessa
etapa com a orientação no livro didático, tem vários experimentos que você
poderá realizar, peça ajuda aos pais. Leia as instruções na página 151 a 157
e após a realização dos experimentos resolver as questões propostas. |
||||
Obs:
Utilizar folhas pautadas para resolução das atividades, não esqueça de fazer
o cabeçalho contendo, tema, subtema em estudo e data. Faça tudo com
organização. |
||||
Período: Julho 2021- 5ª Sequência Didática
Prezadas famílias, para que tudo ocorra bem durante o
desenvolvimento das nossas aulas a distância e que todos continuem a ser
produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e acompanhar a rotina de
estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso, compartilhamos algumas
dicas que podem ajudar:
• Junto com
o aluno, estabeleça horários e crie uma rotina de estudos, coloque-o na parede
e a vista de todos;
• É preciso
um ambiente calmo, silencioso e confortável para que o aluno possa se
concentrar;
• No começo
da rotina de estudos, separem todos os materiais necessários para realizar as
atividades do dia;
• É
importante que a família acompanhe o desenvolvimento das atividades e que
revisem se elas foram bem realizadas e se estão dentro do prazo da entrega.
• Montamos
uma tabela de estudos e realização das atividades no livro didático de
Ciências.
• Faça as
atividades em uma folha a parte com cabeçalho identificando o estudante, o ano
que estuda, a escola e o componente curricular (Ciências). Lembre-se de
devolvê-la para escola.
LIVRO
INSPIRE CIÊNCIAS – 9º Ano |
|||||
Subtema:
Aspectos quantitativos das
transformações químicas e Preservação da biodiversidade. Objetos de Conhecimento: Lei de conservação da Massa e
Leis das Proporções definidas, Balanceamento de equações químicas e Funções
químicas. Preservação
da biodiversidade; Conceito de Biodiversidade e importância;
Corredores ecológicos: metas de
conservação e importância; Os principais problemas ambientais (lixo,
poluição da água, ar e solo, exploração dos recursos naturais, extinção de
espécies). |
|||||
Para
início de Conversa: |
Por
dentro do Tema |
Atividade
02 |
Aprofundando
no tema sobre acidentes radioativos
|
||
Utilizando a página 111 do livro
didático Inspire Ciências elabore uma definição para a “Lei de Conservação da
Massa”, em seguida reproduza a ilustração de Lavoisier. |
Nessa sessão você realizará a
leitura das páginas 112 e 113 do livro didático. |
Faça a atividade da página 114.
Capriche! |
Fazer a leitura da página 122 do livro didático Inspire
Ciências, para melhor compreensão do tema. |
||
Levantamento
de Conhecimentos Prévios - Parte 2 |
Vamos
verificar sobre Crescimento
populacional e impacto ambiental?
|
Conhecendo sobre os principais
problemas ambientais. |
Atividade
05 |
||
Como podemos cuidar melhor do Planeta? Analise as imagens
e texto das páginas 168 e 169 do livro didático, em seguida responda com suas
palavras as questões propostas na página 169. |
Entenda sobre isso lendo as páginas 170 e 171, em seguida
responda as questões das páginas 172 e 173. |
Faça a leitura das páginas 174 a 178. |
Com base na leitura das sessões anteriores resolver as
questões das páginas 179 e 180. |
||
Aprofundando
no Tema: Alterações Bióticas |
Atividade
06 |
Agora chegou o momento de
conhecermos as possíveis oluções para todos os problemas ambientais
estudados. |
Atividade
07 |
||
Faça a
leitura das páginas 181 e 182 |
Com base
na leitura da sessão anterior resolver as questões da página 183 |
Faça a
leitura das páginas 184 a 189 para compreender melhor o tema. |
Resolva as
questões das páginas 185, 189, 190 do livro didático. |
||
Assim se faz Ciência |
Leitura de texto e análise de um
problema. |
Obs: Utilizar folhas pautadas para resolução das atividades,
não esqueça de fazer o cabeçalho contendo, tema, subtema em estudo e data.
Faça tudo com organização.
|
|||
Conheça
sobre o Sistema Urubu a partir da leitura da página 191 do livro didático, em
seguida responda as questões propostas na mesma página. |
Fazer a leitura e interpretação do texto “O
problema ocasionado pelo plástico” disponível nas páginas 198 e 199 do livro
didático. Capriche! |
||||
Nenhum comentário:
Postar um comentário