Roteiros 5ª Sequência Cie

 

 

Secretaria Municipal de Educação

Ensino Fundamental Anos Finais

 

ROTEIRO DE ESTUDO - CIÊNCIAS

Período: Julho    2021- 5ª Sequência Didática

Prezadas famílias, para que tudo ocorra bem durante o desenvolvimento das nossas aulas a distância e que todos continuem a ser produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e acompanhar a rotina de estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso, compartilhamos algumas dicas que podem ajudar:

• Junto com o aluno, estabeleça horários e crie uma rotina de estudos, coloque-o na parede e a vista de todos;

• É preciso um ambiente calmo, silencioso e confortável para que o aluno possa se concentrar;

• No começo da rotina de estudos, separem todos os materiais necessários para realizar as atividades do dia;

• É importante que a família acompanhe o desenvolvimento das atividades e que revisem se elas foram bem realizadas e se estão dentro do prazo da entrega.

• Montamos uma tabela de estudos e realização das atividades no livro didático de Ciências.

• Faça as atividades em uma folha a parte com cabeçalho identificando o estudante, o ano que estuda, a escola e o componente curricular (Ciências). Lembre-se de devolvê-la para escola.

LIVRO INSPIRE CIÊNCIAS – 6º Ano

Subtema: Que relações existem entre os seres vivos?

Objetos de Conhecimento: As interações entre os seres vivos; Cadeias e teias alimentares; Desequilíbrios ambientais; Decompositores e ciclagem de nutrientes; Relações Ecológicas.

Para início de

Conversa:

Que relações existem entre os seres vivos?

Aprofundando

 no tema:

As interações entre os seres vivos

Aprofundando

no tema:

Cadeias alimentares

Teias alimentares

Aprofundando

 no tema:

Desequilíbrios ambientais

 

Fazer a leitura das páginas 124 e 125 do livro didático, em seguida copie e responda no caderno as questões da página 125 do mesmo livro. Atenção a organização.

Nessa sessão você fará a leitura das páginas 126 e 127 do livro didático. Em seguida, anotar e responder a questão da página 127 na folha+.

Nessa etapa, fazer a leitura das páginas 128 a 130 do livro didático. Leia com bastante atenção para entender. Após a leitura, faça a atividade das páginas 129 e 130. Capriche!

Ler a página 131 do livro didático. Após a leitura, no caderno, fazer um texto, com suas palavras, sobre o que você entendeu a respeito de Desequilíbrio ecológico.

Aprofundando

 No tema:

Decompositores e ciclagem de nutrientes

Vamos verificar!

Qual relação do surto de febre amarela com o desastre de Mariana?

Assim se faz ciências:

Jane Goodall e os chimpanzés

Mergulho

no tema

Montando um terrário

Agora, vamos ler a página 132 do livro com bastante atenção. Após a leitura, responder a página 133. Faça com bastante atenção.

Vamos entender sobre isso lendo a página 134. Logo após responder a atividade da página 135.

Vamos entender sobre essa pesquisadora britânica, lendo as páginas 142 e 143 do livro didático. Após a leitura, responder as questões da página 143.

Ler as instruções para confecção do terrário na página 144. Realizar a atividade prática e responder as reflexões da mesma página.

Mergulho

no tema:

Relações entre os seres vivos e o meio ambiente

Mergulho

no tema:

Cadeia alimentar

Nessa etapa tem a orientação para um jogo que você poderá fazer com sua família. Leia as instruções na página 145 do livro didático.

Aqui temos mais uma sugestão de jogo que poderá ser feita em casa. Leiam as instruções das páginas 146 e 147. Divirtam-se.

 

Obs: Utilizar folhas pautadas para resolução das atividades, não esqueça de fazer o cabeçalho contendo, tema, subtema em estudo e data. Faça tudo com organização.

 

Prefeitura Municipal de Itamaraju-Ba

Secretaria Municipal de Educação

Ensino Fundamental: Anos Finais

 

 ROTEIRO DE ESTUDO - CIÊNCIAS

 

Período: Julho - 5ª Sequência Didática

Prezadas famílias, para que tudo ocorra bem durante o desenvolvimento das nossas aulas a distância e que todos continuem a ser produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e acompanhar a rotina de estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso, compartilhamos algumas dicas que podem ajudar:

• Junto com o aluno, estabeleça horários e crie uma rotina de estudos, coloque-o na parede e a vista de todos;

• É preciso um ambiente calmo, silencioso e confortável para que o aluno possa se concentrar;

• No começo da rotina de estudos, separem todos os materiais necessários para realizar as atividades do dia;

• É importante que a família acompanhe o desenvolvimento das atividades e que revisem se elas foram bem realizadas e se estão dentro do prazo da entrega.

• Montamos uma tabela de estudos e realização das atividades do livro didático de Ciências.

• Faça as atividades em uma folha a parte com cabeçalho identificando o estudante, o ano

que estuda, a escola e o componente curricular (Ciências). Lembre-se de devolvê-la para escola.

LIVRO INSPIRE CIÊNCIAS – 7º Ano

Subtema: Diversidade de Ecossistemas

Objetos de Conhecimento:  Conceito de ecossistema e ecologia, os ecossistemas brasileiros (ou biomas), como é medida a biodiversidade de um bioma e adaptações dos seres vivos.

Levantamento de conhecimentos prévios

APROFUNDANDO NO TEMA

Biomas do Brasil

Atividade 02

Atividade 03

Leia e interprete as imagens das páginas 46 é 47 em seguida responda com suas palavras as questões 1,2,3 e 4 da página 47.

 

Utilize as páginas 48,49,50,51,52,53,54 para leitura e informação, use calma e muita atenção pois esse conteúdo é riquíssimo para o nosso aprendizado.

Agora chegou o momento de conferir se realmente aprendeu com a leitura da sessão anterior, responda as atividades  da página 54 na folha a parte, não esqueça do cabeçalho.

Na página 55 tem um texto muito interessante,

"A floresta e um solo", leia muita atenção em seguida responda as questões 1,2,3,4 e 5 na folha a parte, não esqueça do cabeçalho.

Aprofundando

 No tema: Mata Atlântica e Caatinga

Mão na Massa

Que tal conhecermos mais um pouco sobre a Mata Atlântica e a Caatinga? Para isso é preciso ler com bastante atenção nas páginas 56,57,58,59.

Resolver as atividades da página 60,61.

Agora vamos para a página 77 "Biodiversidade".

O que é biodiversidade?

Leia e analise para responder as reflexões 1,2,3 e 4.

Ainda tem mais só um pouquinho, você vai desenhar em seu caderno um animal que está em ameaça de extinção da Mata Atlântica e falar as características dele, é só voltar a página 60 para ver algumas espécies.

 

Obs: Utilizar folhas pautadas para resolução das atividades, não esqueça de fazer o cabeçalho contendo, tema, subtema em estudo e data. Faça tudo com organização.

 


LIVRO INSPIRE CIÊNCIAS - 7º ANO

 

TEMA: DIVERSIDAFES DE ECOSSISTEMA

 

OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS:  Conceito de ecossistema e ecologia, os ecossistemas brasileiros (ou biomas), como é medida a biodiversidade de um bioma e adaptações dos seres vivos.

 

LEVANTAMENTO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS

ATIVIDADE 2

ATIVIDADE 3

SISTEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO

MÃOS NA MASSA

Leia e interprete as imagens das páginas 46 é 47 em seguida responda com suas palavras.

As questões 1,2,3 E 4 da página 47.

APROFUNDANDO NO TEMA

Biomas do Brasil páginas 48,49,50,51,52,53,54 leia com calma e muita atenção pois esse assunto é riquíssimo para o nosso aprendizado.

Depois de lerem todo o assunto responda as atividades  da página 54 no caderno não esqueça do cabeçalho

Na página 55 tem um texto

"A floresta e um solo", leia e em seguida faça atividades 1,2,3,4 e 5.

Que tal conhecermos mais um pouco sobre a Mata Atlântica e a Caatinga? Para isso é preciso ler com bastante atenção nas páginas 56,57,58,59.

Resolver as atividades da página 60,61.

Agora vamos para a página 77 "Biodiversidade"

O que é biodiversidade?

Leia e analise para responder as reflexões.

1,2,3 e 4.

Ainda tem mais só um pouquinho, você vai desenhar em seu caderno um animal que está em ameaça de  extinção da Mata Atlântica e falar as características dele, é só voltar a página 60 para ver algumas espécies.

Observação: Faça o cabeçalho com o tema a data em todas as atividades!
Não esqueça!!

 

 

Caixa de Texto: Prefeitura Municipal de Itamaraju-Ba
Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais

 

 

 


ROTEIRO DE ESTUDO - CIÊNCIAS

Período: Julho    2021- 5ª Sequência Didática

Prezadas famílias, para que tudo ocorra bem durante o desenvolvimento das nossas aulas a distância e que todos continuem a ser produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e acompanhar a rotina de estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso, compartilhamos algumas dicas que podem ajudar:

• Junto com o aluno, estabeleça horários e crie uma rotina de estudos, coloque-o na parede e a vista de todos;

• É preciso um ambiente calmo, silencioso e confortável para que o aluno possa se concentrar;

• No começo da rotina de estudos, separem todos os materiais necessários para realizar as atividades do dia;

• É importante que a família acompanhe o desenvolvimento das atividades e que revisem se elas foram bem realizadas e se estão dentro do prazo da entrega.

• Montamos uma tabela de estudos e realização das atividades no livro didático de Ciências.

• Faça as atividades em uma folha a parte com cabeçalho identificando o estudante, o ano que estuda, a escola e o componente curricular (Ciências). Lembre-se de devolvê-la para escola.

LIVRO INSPIRE CIÊNCIAS – 8º Ano

Subtema: Tecnologias do bem: iniciativas a favor do meio ambiente

Objetos de Conhecimento: Eletricidade e magnetismo; Impactos da geração de energia; Consumo responsável de energia.

Para início de Conversa: Eletricidade e Magnetismo

Verificando a Aprendizagem

Entendendo um pouco mais sobre Magnetismo

 

Atividade 03

 

Fazer a leitura das páginas 123 a 126 do livro didático Inspire Ciências.

Nessa sessão você realizará a atividade da página 127 com base na leitura das páginas da sessão anterior.

Faça a leitura das páginas 128 a 130 do livro didático. Leia com bastante atenção para entender. Após a leitura, faça a atividade da página 131. Capriche!

Resolver as questões da página 134, para auxiliar nas respostas, consulte as páginas 132 e 133 do livro didático Inspire Ciências.

Leitura e Interpretação

Vamos verificar quais os impactos da geração de energia?

 

Você anda consumindo energia de forma consciente?

Atividade 05

Agora, vamos ler o texto “Tesla versus Edson: A Guerra das Correntes” das páginas 140 e 141, em seguida responda as questões referentes ao texto. Faça com bastante atenção.

Vamos entender sobre isso lendo as páginas 143 a 147. E aí, qual a produção de energia gera maior impacto ambiental? Reflita!

Analise o infográfico das páginas 148 e 149.

Com base na leitura das sessões anteriores resolver as questões da página 150.

Atividade Experimental 

Nessa etapa com a orientação no livro didático, tem vários experimentos que você poderá realizar, peça ajuda aos pais. Leia as instruções na página 151 a 157 e após a realização dos experimentos resolver as questões propostas.

 

Obs: Utilizar folhas pautadas para resolução das atividades, não esqueça de fazer o cabeçalho contendo, tema, subtema em estudo e data. Faça tudo com organização.

 

Caixa de Texto: Prefeitura Municipal de Itamaraju-Ba
Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais

 

 

 


ROTEIRO DE ESTUDO - CIÊNCIAS

Período: Julho    2021- 5ª Sequência Didática

Prezadas famílias, para que tudo ocorra bem durante o desenvolvimento das nossas aulas a distância e que todos continuem a ser produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e acompanhar a rotina de estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso, compartilhamos algumas dicas que podem ajudar:

• Junto com o aluno, estabeleça horários e crie uma rotina de estudos, coloque-o na parede e a vista de todos;

• É preciso um ambiente calmo, silencioso e confortável para que o aluno possa se concentrar;

• No começo da rotina de estudos, separem todos os materiais necessários para realizar as atividades do dia;

• É importante que a família acompanhe o desenvolvimento das atividades e que revisem se elas foram bem realizadas e se estão dentro do prazo da entrega.

• Montamos uma tabela de estudos e realização das atividades no livro didático de Ciências.

• Faça as atividades em uma folha a parte com cabeçalho identificando o estudante, o ano que estuda, a escola e o componente curricular (Ciências). Lembre-se de devolvê-la para escola.

LIVRO INSPIRE CIÊNCIAS – 9º Ano

Subtema: Aspectos quantitativos das transformações químicas e Preservação da biodiversidade.

Objetos de Conhecimento: Lei de conservação da Massa e Leis das Proporções definidas, Balanceamento de equações químicas e Funções químicas. Preservação da biodiversidade;

Conceito de Biodiversidade e importância; Corredores ecológicos: metas de conservação e importância; Os principais problemas ambientais (lixo, poluição da água, ar e solo, exploração dos recursos naturais, extinção de espécies).  

Para início de Conversa:

Por dentro do Tema

Atividade 02

Aprofundando no tema sobre acidentes radioativos

 

Utilizando a página 111 do livro didático Inspire Ciências elabore uma definição para a “Lei de Conservação da Massa”, em seguida reproduza a ilustração de Lavoisier.

Nessa sessão você realizará a leitura das páginas 112 e 113 do livro didático.

Faça a atividade da página 114. Capriche!

Fazer a leitura da página 122 do livro didático Inspire Ciências, para melhor compreensão do tema.

Levantamento de Conhecimentos Prévios - Parte 2

Vamos verificar sobre Crescimento populacional e impacto ambiental?

 

Conhecendo sobre os principais problemas ambientais.

Atividade 05

Como podemos cuidar melhor do Planeta? Analise as imagens e texto das páginas 168 e 169 do livro didático, em seguida responda com suas palavras as questões propostas na página 169.

Entenda sobre isso lendo as páginas 170 e 171, em seguida responda as questões das páginas 172 e 173.

Faça a leitura das páginas 174 a 178.

Com base na leitura das sessões anteriores resolver as questões das páginas 179 e 180.

Aprofundando no Tema: Alterações Bióticas

Atividade 06

Agora chegou o momento de conhecermos as possíveis oluções para todos os problemas ambientais estudados.

Atividade 07

Faça a leitura das páginas 181 e 182

Com base na leitura da sessão anterior resolver as questões da página 183

Faça a leitura das páginas 184 a 189 para compreender melhor o tema.

Resolva as questões das páginas 185, 189, 190 do livro didático.

Assim se faz Ciência

Leitura de texto e análise de um problema.

Obs: Utilizar folhas pautadas para resolução das atividades, não esqueça de fazer o cabeçalho contendo, tema, subtema em estudo e data. Faça tudo com organização.

 

Conheça sobre o Sistema Urubu a partir da leitura da página 191 do livro didático, em seguida responda as questões propostas na mesma página.

Fazer a leitura e interpretação do texto “O problema ocasionado pelo plástico” disponível nas páginas 198 e 199 do livro didático. Capriche!

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário